Repositório RCAAP
Editorial
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Recepção: nova perspectiva nos estudos de Comunicação
O artigo trata dos estudos de Recepção dos meios de comunicação a partir da perspectiva do campo da comunicação, ou seja, como processo de interação e diálogo entre sujeitos – emissores e receptores. Destaca a importância da cultura, do cotidiano e da origem social dos receptores como constituintes da mediação, lugar para a configuração dos significados. Os estudos de recepção, desse ponto de vista, estão interessados nas características socioculturais dos receptores e como elas atuam na significação e ressignificação, no diálogo e nas práticas culturais que se dão no campo da comunicação.
Jornal na escola: da informação à opinião esclarecida
O artigo apresenta-se como resultado de pesquisas e reflexões realizadas por professoras da Universidade Estadual de Maringá-PR, envolvidas no projeto Hemeroteca Pedagógica. Discute a importância do trabalho com o jornal em sala de aula, destacando o papel que ele pode desempenhar como facilitador da leitura da realidade, ajudando a desenvolver, nas crianças e jovens, o espírito crítico tão importante na atualidade. Destaca, ainda, a linguagem jornalística como acessível e de fácil compreensão, ajudando a criar a hábito de leitura.
1998
Trevisani, Maria de Lourdes Longhini Moreira, Ana Lúcia Olivo Rosas Galuch, Maria Terezinha Bellanda Sforni, Maria Sueli de Faria
Frida Kahlo entre as flores de Xochiquétzal
O autor lembra o grande interesse que a vida e a obra da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954) vêm despertando entre estudiosos e artistas nestes últimos anos, mas o leitor deste trabalho poderá constatar que seu principal objetivo não se centra nos mitos que, com base na trágica existência da artista e nas evidentes particularidades dramáticas de sua obra, foram criados e têm tido uma acolhedora recepção na sociedade de consumo. O que, sem menosprezar esses valores, o autor fundamentalmente pretende, seguindo uma perspectiva poética, é colocar em evidência aspectos da expressividade plástica decorrente da relação de textos pictóricos de Frida Kahlo com iconografias pré-colombianas do México.
Realização e recepção: um exercício de leitura
The article deals with an exercise of reading and deconstructing the video O palácio da memória (Memory palace). It is based on the relationship between thought-language, stressing the role the word has in constructing the non-verbal, on the constitution of interior discourse and of conscience (M. Bakhtin e Vygotsky) and on Paulo Freire's concept of generating words, in order to report on an experience carried out with public teaching educators on video reception. The article concludes that this type of analysis allows for a greater approximation between the contexts in which reception is performed.
1998
Fonseca, Maria Teresa Azevedo de
Estética da violência
O artigo discute o tratamento que a mídia dá à violência, compondo o que a autora denominou de uma estética da violência. Analisa o caso da cobertura da revista Veja à rebelião liderada por Leonardo Pareja. Mostra como ele soube utilizar a mídia em benefício de uma imagem de herói dos oprimidos. A estética da violência colabora para a inversão de valores e para o amálgama entre ficção e realidade.
Educação e Comunicação como prática de pesquisa
The article reports on the development of the teaching practice in the Master's level course in Education at the College of Education at the Universidade Federal de Pelotas - RS. A group of educators carried out experiments in the teaching-researching modality aiming at focusing on education as a communication process. The methodology that was adopted privileged the subjects' critical autonomy in contact with their day to day experience, allowing for the socialization of learned knowledge, relating theory and practice. It gives examples of work done by graduate students as well as their points of view on the methodology that was developed.
Recepção: a abordagem dos Estudos Culturais
O artigo trata da Teoria da Recepção ou, como prefere o autor, Interpretação da Audiência da mídia, que busca compreender os processos comunicativos, a inter-relação emissores/ receptores e a construção de significados pelos receptores. O autor aborda quatro tendências. A primeira delas é apresentada neste artigo e discute a tradição de Estudos Culturais e as contribuições de autores como Raymond Williams e Stuart Hall, do Centro para Estudos de Cultura Contemporânea, de Birmingham, Inglaterra, para a consolidação dessa linha teórica. Tem como pressuposto básico que os meios de comunicação não são meros meios de transporte de informação, mas revelam significados culturais criados num determinado período histórico. As outras tendências – Interacionismo Simbólico, Tradição dos Estudos de Consenso Cultural e a Abordagem da Mediações e da Lógica de Produção e Consumo – serão apresentadas na próxima edição.
Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez)
Em entrevista exclusiva à Comunicação & Educação, o Prof. Dr. Guillermo Orozco Gómez, pesquisador dos processos de recepção e do campo comunicação/educação, faz um breve relato sobre sua formação acadêmica; sobre seu interesse na educação para os meios, prioritariamente a inter-relação criança televisão, a partir dos contextos da família e da escola. Dá seu ponto de vista sobre o papel da escola e do professor, ressaltando a necessidade de se repensar a sua formação. Destaca a prioridade das necessidades dos educandos para, a partir delas, utilizar-se as novas tecnologias na escola, invertendo, portanto, o que tem sido feito pelos governos. Fala da importância do Estado e da sociedade civil na criação e manutenção de espaços públicos, fazendo frente à ideologia da privatização e da mercantilização. Afirma também que a escola perdeu seu papel hegemônico na sociedade, precisando, para recuperá-lo, saber compartilhar e conviver com outras instituições culturais.
1998
Paulino, Roseli Aparecida Fígaro
Tiradentes: um presídio da ditadura
A autora faz a crítica ao livro Tiradentes, um presídio da ditadura. Mémórias de presos políticos, organizado por Alípio Freire, Izaías Almada e J. A. de Granville Ponce, editado pela Spicione, em 1997. Traz à tona e costura com seu próprio olhar os depoimentos dos que foram os presos políticos do Tiradentes, ressaltando o valor do livro por trazer ao conhecimento do público, revelando, para compor a História, o cotidiano vivido na prisão por aqueles que ousaram lutar contra a ditadura. Conta como o livro mostra os laços de solidariedade que se estabeleceram entre os presos, a organização das rotinas diárias para se conseguir viver com dignidade, a resistência à tortura e humilhações, a integridade dos valores morais e os sonhos de liberdade, por um mundo melhor.
Arquivo como base do trabalho jornalístico
O autor trata da especificidade e características dos departamentos de documentação de jornais, revistas, rádio e televisão. Destaca a necessidade de estes arquivos estarem adequados para atenderem com rapidez, precisão e objetividade aos seus usuários, garantindo facilidade na busca da informação e simplicidade na operação dos acervos. Relata sua experiência na organização e coordenação de arquivos em empresas jornalísticas como a Globo e a Abril.
Língua e informática, que dupla
Entendendo a informática como ferramenta e utilizando o software Investigando textos com Sherlock, buscou-se motivar o aluno à leitura na certeza de que esta é um passaporte eficiente para a autonomia do aprendiz. Avaliando constantemente o trabalho, corrigindo rotas, constatando as possibilidades e, principalmente, os resultados animadores, parece chegado o momento de o professor se apropriar deste instrumental, preparando-se adequadamente para, associando a tecnologia ao projeto pedagógico, tornar a informática recurso educacional e estratégia proveitosa e gostosa para seu trabalho.
1998
Vidal, Marly Camargo de Barros Vecchio, Rosângela Del
Ensino e pesquisa no segundo grau
A autora relata experiência em escola de segundo grau através de projeto de ensino-pesquisa. O objetivo é estimular os alunos e capacitá-los para a auto-aprendizagem, buscando o aprimoramento de conhecimentos. Durante um semestre, cerca de duzentos alunos aprenderam o que é um projeto de pesquisa, as etapas da pesquisa científica e desenvolveram projetos, chegando a resultados bastante satisfatórios, expostos pela escola com vistas à integração com a comunidade.
1998
Tuzzo, Simone Antoniacci
Memória
Poema
Canais universitários de TV a cabo - TV USP
The article stresses the opportunity of creating university stations, via the cable television Law, opening society to the transmission of neuf universities of the State of São Paulo. It emphasizes the challenge it represents to the academic realms to use the television language in its relationship with society. TV USP, as a CNU member, has guided itself by the concepts of knowledge construction and transmission in its dimension of excellence and utility, searching from internal partnerships between its units for transmitting its programming. The author divulges the programming that is effective as of 2/9/98.
Editorial
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O estereótipo e as diversidades
The concept of stereotype, proposed by the author, emphasize its meaning as prejudice, pre-concept, in most cases, built in as a common sense and passed over from generation to generation. Value aspects and judgements prevail in the stereotype, on na emotional basis. When speaking of stereotypes, the author highlights the importance of differentiating agreement and conformity aspects. She calls attention for the dissimulation of the stereotype negative side, used, most times, only as a concept. This aspect is fairly exploited, specially by the means of communication. She shows the importance of knowing the stereotypes as on the basis for a dialogue among social-cultural diversities.
Multiculturalismo
O artigo esclarece o conceito de multiculturalismo, localiza-o e mostra seu uso na sociedade norte-americana, ressaltando os aspectos positivos bem como os negativos. Também analisa o multiculturalismo tendo em vista as características pluriétnicas do Brasil, país que prioriza a assimilação das culturas para a formação de uma única identidade: a brasileira.
1998
Lima, Solange Martins Couceiro de
Desafios comunicacionais no Mercosul
O processo de globalização vem provocando a criação de blocos econômicos regionais. Contudo, essa estratégia defensiva dos países contiguamente geográficos, como é o caso do Mercosul, para conquistar espaços no novo mapa do mundo, não vem sendo acompanhada de uma política de preservação das identidades culturais. O multiculturalismo ensejado pela globalização midiática abre oportunidades para a projeção mundial daquelas culturas capazes de criar mecanismos internos de comunicação intercultural e ao mesmo tempo disseminar internacionalmente os valores da cultura megarregional.
Dilemas éticos no campo da violência
Este artigo é o primeiro de uma série através da qual pretendemos discutir as bases culturais, atitudes e juízos que fundamentam a nossa percepção atual no campo da segurança e da justiça. Iniciamos o nosso texto mostrando que a violência é uma noção genérica e homogeneizadora que recobre diferentes fenômenos sociais. A seguir examinamos detalhadamente um caso paradigmático, que nos permite evidenciar os dilemas sociais que enfrentamos na construção de uma sociedade democrática.