Repositório RCAAP

O conceito de politização da maternidade como legado de pesquisa

O artigo aborda argumentos engendrados por Meyer (2003; 2005; 2006; 2009) sobre o conceito de politização da maternidade. As disputas em torno da maternidade no século XXI ocorrem marcadas pelo fortalecimento dos feminismos e em resposta ao adensamento de algumas práticas culturais e políticas que operam com recursos econômicos, simbólicos e educativos em alguns eixos: o controle sobre os corpos das mulheres, a maternidade e o lugar do Estado. Apresentamos análises decorrentes de duas pesquisas de doutorado, uma com foco nas responsabilidades individuais de uma politização da maternidade e outra voltada para a responsabilização coletiva pela via das políticas de inclusão social. A primeira examina a politização do corpo grávido, e a outra discute a politização da maternidade no âmbito de políticas públicas brasileiras, sobretudo, no Primeira Infância Melhor/RS.

Ano

2019

Creators

Vione Schwengber, Maria Simone Klein, Carin

TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura

Este estudo tem como objetivo investigar os efeitos da interação com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na percepção de acadêmicos de cursos de licenciatura sobre seu desempenho cognitivo, com ênfase nos processos de atenção, resolução de problemas e habilidade de comunicação. Para tanto, realizou-se um pesquisa quantitativa ex-post facto, por meio da aplicação de um questionário em uma amostra de 619 graduandos de licenciatura. Nas análises identificaram-se correlações positivas de fraca intensidade entre a autopercepção de atenção, a capacidade de resolução de problemas e a qualidade de comunicação com as experiências anteriores de uso das mídias no ensino e no cotidiano.

Ano

2020

Creators

Ramos, Daniela K. Melo, Hiago Murilo de

El feminismo en las universidades

Este artículo intenta pensar críticamente las categorías género y mujer en el marco del pensamiento feminista. El uso indiscriminado del concepto “género” ha terminado convirtiéndose en una aberración que, además, no presenta ningún riesgo para los quehaceres tradicionales androcéntricos de las disciplinas. Asimismo, plantea críticamente los retos y desafíos que se presentan para poder hablar de “feminismos” en la academia y en la ciencia latinoamericana. La autonomía tanto de la educación superior como del feminismo deben sostenerse en este nuevo milenio que aún no hace espacio al feminismo en sus currículas.

Ano

2019

Creators

Bartra, Eli

Revisitando Una giornata particolare: feminismo, gênero e sociologia da educação em disputa

Ao evocar momento histórico e acontecimentos passados para analisar inquietações que são foco de nossas preocupações presentes, como postula Peter Burke, em História como alegoria (1995), o presente artigo noticia ineditamente observações de campo de pesquisa sobre elações de gênero nos cursos de Pedagogia, onde se encontram ainda desafios e obstáculos de um percurso inacabado. Esta pesquisa tem analisado disciplinas que abordam as questões de gênero em cursos de Pedagogia de Universidades Federais do Sudeste do Brasil. Ao partir dessa pesquisa e em análise de específicos episódios de campo, percebidos como desdobramento do Golpe de Estado sob o qual estamos vivendo, o texto aborda o fomento de ódios, tentativas de apagamento de Direitos e a potencialização de disputas que colocam em foco tanto a disciplina Sociologia da Educação quanto maneiras de abordar as relações de gênero em cursos de Formação Docente na Educação Superior, os quais graduam profissionais para atuarem na Educação Básica.

Ano

2019

Creators

Auad, Daniela

Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA

Propõe-se discutir as questões de gênero com os jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola de nível médio, no município de Bragança/PA. Objetivou-se investigar a compreensão dos/das estudantes sobre o conceito de gênero e seus desdobramentos. Utilizou-se aqui o método qualitativo, os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários a 21 estudantes, conversas e apresentação de filme/curtas também foram desenvolvidas no intuito de estimular as narrativas e a socialização dos lugares de gênero na qual os/as estudantes estão submetidos. Perceberam-se discursos naturalizados sobre o que é ser homem é o que é ser mulher, em nossa sociedade e ainda a reprodução de papéis pensados para os dois sexos. Os resultados desta pesquisa apontam para a emergente necessidade de discutir questões relacionadas às relações de gênero de forma aberta, aprofundada e interdisciplinar na universidade e nas escolas da Educação Básica.

Ano

2019

Creators

Santana, José Dias dos santos, Adriano Vasconcelos Vieira, Norma Cristina

O pensamento queer sobre os corpos que existem: E a emergência de falar em sexualidade sobre a forma de subversão a normatividade

No artigo apresentamos discussões à luz dos pensamentos e contribuições do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero – GEERGE, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, referentes à Pedagogia Queer, sexualidades, relações de gênero e normatização presentes nos espaços escolares. Refletimos sobre uma padronização das pedagogias escolares, voltando o olhar para as crianças pequenas, às quais de alguma maneira tendem a resistir a essas normatizações hegemônicas e heteronormativas, difundidas como única e possível forma de viver e constituir as sexualidades. Buscamos compreender como ocorre a educação de meninos e meninas que subvertem essas fronteiras de padrões impostos, como estes corpos tornam-se invisíveis ao não se encaixarem na norma heterossexual. Quais as estratégias que a Pedagogia Queer oferece para tornar visíveis estes corpos, trazendo-os para ordem discursiva, do dizível.

Ano

2019

Creators

Cavalheiro, Ariana Souza Soares, Rodrigo Lemos Maio, Eliane Rose

Ciclo de cinema do GEERGE: a arte promovendo o debate sobre gênero e sexualidade

Este artigo objetiva mostrar a importância do trabalho com a arte para promover o debate sobre gênero e sexualidade, a partir da proposta desenvolvida pelo GEERGE – Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero – nas cinco edições do Ciclo de Cinema, ocorridas entre 2004 e 2009. Elas aconteceram na Sala Redenção, Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, com entrada franca e abertas à comunidade, havendo conversa com professores/as convidados/as de diversas áreas após as exibições dos filmes. Com este trabalho, por meio de uma pesquisa bibliográfica, enfatizamos a importância de operar com a arte nesta discussão, como campo potente de oportunizar e potencializar debates sobre diversidade e Direitos Humanos, uma prática que o GEERGE iniciou e contribuiu de dentro da universidade para acadêmicos e comunidade.

Ano

2019

Creators

Rosa, Cristiano Eduardo da Felipe, Jane

AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA AO TRABALHO DOCENTE

O artigo é resultado de pesquisa do mestrado que objetivou analisar a representação social de tecnologia, entre formadores e cursistas, no Núcleo de Tecnologia Educacional em Manaus/AM, suas implicações na formação docente e nos processos de implementação das políticas de inserção da tecnologia no trabalho docente na Amazônia. Nesse sentido, foi realizado um estudo empírico fundamentado na Teoria da Representação Social como eixo teórico-metodológico, seus mecanismos de formação e estruturação para apreender a materialidade e a acepção do termo tecnologia. Os resultados obtidos com o desenvolvimento da pesquisa indicam a coexistência de dois sentidos do termo: a tecnologia como produto (meio material) e como processo (estratégias de gestão, interações e mediações didáticas).

Ano

2021

Creators

Mourão, Arminda Rachel Botelho Castro, Tânia Mara de Souza

Gênero, sexualidade e envelhecimento: Miradas pós-críticas na educação e/m saúde.

O texto apresenta as contribuições do GEERGE para o debate educacional e/m saúde sobre as intersecções entre gênero, sexualidade e envelhecimento. O trabalho em tela foi produzido desde miradas pós-críticas articuladas aos estudos feministas e queer, informando problematizações sobre a produção da diferença e o trabalho das pedagogias culturais. O corpus empírico da composição deste ensaio recorre a teses, dissertações e estudos produzidos por integrantes do grupo de pesquisa. Os resultados apontam para o protagonismo desse coletivo de pesquisa na articulação entre envelhecimento, gênero e sexualidade. A aposta central do trabalho é de que o conjunto de trabalhos emergiu de forma difusa, mas balizado pelas posições ético-epistemológicas assumidas pelo grupo na pesquisa sobre gênero e sexualidade no campo educacional.

Ano

2019

Creators

Pocahy, Fernando Altair

OS USOS DO CONCEITO DE PEDAGOGIAS CULTURAIS PARA ALÉM DOS OCEANOS: um análise do contexto Brasil e Austrália

O conceito de Pedagogias Culturais assinala o quanto são produtivos os modos como as pedagogias se imbricam às práticas culturais para conduzir os sujeitos do presente. Esta pesquisa investiga os usos das Pedagogias Culturais no Brasil e na Austrália empregando como metodologia a revisão bibliográfica, com foco nos estudos conduzidos por Andrade e Costa (2015) e Watkins et al (2015). O argumento da proposta expõe em que medida as análises brasileiras e australianas sobre as Pedagogias Culturais se aproximam ou se distanciam. A incidência de aspectos pedagógicos em diversas práticas culturais tais como visitas a museus, passeios noturnos ou aulas de yoga, despontam as Pedagogias Culturais enquanto uma ferramenta teórica móvel, global e inscrita em estratégias, sempre renovadas e atualizadas, orientadas a conduzir os sujeitos na contemporaneidade.

Ano

2020

Creators

Bortolazzo, Sandro

Liberdade de gênero: promovendo algumas fissuras na lógica heteronormativa

Esse artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida a partir de referenciais e produções decorrentes das contribuições do GEERGE, especialmente as da fundadora e pesquisadora Guacira Louro. A pesquisa teve como corpus de análise a série Liberdade de Gênero, exibida no canal GNT e teve como objetivo analisar as falas dos/as entrevistados/as na série acerca de suas vivências trans, problematizando sobre os atributos de gênero, o entrelaçamento existente entre gênero e sexualidade e as mídias como espaço de encontro e pertencimento. A série mostra em 10 episódios como se organizam as vidas de 14 pessoas trans que assumem a experiência de ter um gênero diferente do sexo anatômico, trazendo exemplos em que essas pessoas se inserem de forma bem-sucedida e feliz dentro da sociedade.

Ano

2019

Creators

Oliveira de Aguiar, Thais Geraldo Quadrado, Raquel Pereira

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social

O presente artigo objetivou investigar as políticas públicas educacionais direcionadas a Educação de Jovens e Adultos (EJA), averiguando a inclusão de tal modalidade de ensino no contexto educativo brasileiro. Para tanto, buscou levantar elementos sobre a trajetória histórica da EJA, enfocando os aspectos sociais, econômicos e históricos do público da EJA, bem como suas especificidades de vida e o contexto social em que estão inseridos. A construção do trabalho deu-se por meio da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. As análises tiveram como suporte o método dialético que permitiu a realização dos estudos a partir de uma visão dialética sob as relações sociais, os conflitos e as lutas de classe existentes em nossa sociedade capitalista, sobretudo, no âmbito educacional.

Ano

2020

Creators

Rodrigues, Vanessa Elisabete Raue Moreira, Jandira Bregonde

Pedagogías feministas: estrategias una educación emancipadora y decolonial

Qué lugar ocupa la educación en la reproducción de desigualdades de género? ¿Nuestras prácticas educadoras transforman los contextos de desigualdad y violencia? ¿Es posible impulsar una educación transgresora del sistema dominante patriarcal? Este artículo busca construir respuestas en torno a las pedagogías feministas. Se realiza un estudio bibliográfico descriptivo y reflexivo que toma como referencia los diversos espacios de acción del feminismo y la educación. Este artículo pone en diálogo perspectivas epistemológicas diversas, buscando establecer conexiones entre: feminismos, pedagogía, diversidad y cultura. De esta manera, se concluye con la propuesta de unas líneas estratégicas que, por un lado interpelan a los agentes educativos en su toma de posición ante las desigualdad de género y, por el otro, construye acciones para subvertir las prácticas y teorías educativas tradicionales prestando especial atención a la interseccionalidad, las diversidades, los lenguajes, los curriculums y la pedagogía crítica.

Ano

2019

Creators

Martín, Irene Martínez

Las marcas de las resistencias

No summary/description provided

Ano

2019

Creators

Bonavitta, Paola

Expediente

No summary/description provided

Ano

2019

Creators

Caetano, Marcio

A alegria subversiva de devir-criança

Resumo: O presente trabalho pretendeu discutir o conceito de devir-criança, como proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari, e sua relação com a imagem da criança que é apresentada na Bíblia cristã, especificamente nos Evangelhos do Novo Testamento. Nesse sentido, este trabalho se inicia debatendo sobre a alegria e de como esta é encarnada na expressividade ingênua das crianças. Contudo, a partir da apresentação do conceito de devir-criança, a discussão abandona a perspectiva social e biologicamente definida sobre a criança, para passar a compreendê-la como força inventiva em processo de criação-destruição de mundos. Nesse sentido, é defendido que o entendimento da criança nos Evangelhos não se restringe a uma imagem moralizada de pureza e castidade, sendo também potência criadora, alegre, que comunga com a abertura de mundos a agenciamentos criativos. Palavras-chave: Criança, devir-criança, Bíblia. LA ALEGRÍA SUBVERSIVA DE DEVENIR-NIÑO Resumen: El presente trabajo pretendió discutir el concepto de devenir-niño, como propuso Gilles Deleuze y Félix Guattari, y su relación con la imagen del niño que se presenta en la Biblia cristiana, específicamente en los Evangelios del Nuevo Testamento. En ese sentido, este trabajo se inicia debatiendo sobre la alegría y de cómo ésta es encarnada en la expresividad ingenua de los niños. Sin embargo, a partir de la presentación del concepto de devenir-niño, la discusión abandona la perspectiva social y biológicamente definida sobre el niño, para pasar a comprenderla como fuerza inventiva en proceso de creación-destrucción de mundos. En este sentido, se defiende que el entendimiento del niño en los Evangelios no se restringe a una imagen moralizada de pureza y castidad, siendo también potencia creadora, alegre, que conversa con la apertura de mundos a agenciamientos creativos. Palabras-clave: Niño, devenir-niño, Biblia.

Ano

2019

Creators

Lopes, Eduardo Simonini

A MULHER E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO: uma revisão sistemática em bases de dados nacionais

Este estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática da produção acadêmica realizada a partir de levantamento em base de dados, sendo priorizadas as publicações divulgadas pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no GT23 intitulado “Gênero, Sexualidade e Educação”; banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na biblioteca eletrônica de periódicos científicos Scientific Electronic Library Online (SciELO). Mediante investigação de natureza bibliográfica, foram analisadas as produções acadêmicas sobre os seguintes descritores: “mulher” + “teto de vidro”; “mulher” + “relações de gênero”; “mulher” + “divisão sexual do trabalho”; “mulher” + ”atuação profissional”. Este estudo justifica-se como relevante no sentido de reunir informações que possam contribuir para um maior aprofundamento sobre questões inerentes à relações de gênero, carreira e atuação profissional.

Ano

2020

Creators

Correa Silva, Ana Maria Peres Gonçalves, Josiane

Sobre a eficácia de anjos evanescentes: teologia e política em Walter Benjamin

No presente artigo, nos propomos a indicar, em parte da obra de Walter Benjamin, o que chamamos de uma angeologia, relacionando-a com a experiência da infância, o que se configura como a possibilidade de defesa de uma relação entre infância e religião. Apoiando-se na mística judaica, Benjamin faz uma conexão singular entre materialismo histórico e teologia, defendendo uma compreensão política da infância e uma aliança crítica entre a teologia e o materialismo histórico. O pensador sugere caminhos férteis para a crítica da noção de ingenuidade infantil e garante uma posição privilegiada aos profanos usos infantis da tradição nas brincadeiras.

Ano

2019

Creators

Ferreira, Marcelo Santana Pamplona, Marina Harter

Interrogando a branquitude: experiências formadoras em raça, etnia, religião e sexualidade de um garoto branco, cristão e gay

Uma das questões pouco investigadas nos estudos pós-coloniais e decoloniais é a constituição da branquitude e seu papel na manutenção das estruturas de dominação e exploração. Nesse artigo analisa-se como raça e etnia se constituem em relação à religião e como se articulam com questões de gênero e sexualidade a partir de um relato autobiográfico que se concentra na infância. A construção do relato está fundamentada na metodologia de “pesquisa-formação” de Marie-Christine Josso e apresenta “experiências formadoras” que evidenciam de que forma as questões enunciadas vão se materializando na formação do sujeito que narra em forma de pedagogias. O objetivo dessa abordagem e das informações apresentadas é oferecer subsídios para a construção de processos educativos que questionem a colonialidade e favoreçam perspectivas libertadoras e emancipatórias.

Ano

2019

Creators

Musskopf, André Sidnei

A escola como território de circulação das diferenças: práticas e saberes religiosos em pauta

Este artigo discute os desafios do trabalho com o currículo escolar a partir do conceito de tradução cultural de Homi Bhabha e dos modos de proceder no cotidiano segundo Michel de Certeau. Problematiza ordenamentos legais no que tange ao ensino religioso e os embates políticos em torno de sua elaboração, apontando para um projeto hegemônico que cria mecanismos para se manter no contexto atual de recrudescimento do conservadorismo. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental e a análise da discursividade como forma de compreender esses embates e propor formas/forças que rompam com a ideia da diferença como monstro. Aponta que monstros são o mau encontro, a falta de riso, de afeto, de pensar diferente e de ter um espaçotempo para ser o que quiser, para acreditar no que quiser acreditar, para ser criança, para viver como criança.

Ano

2019

Creators

da Silva, Sandra Kretli Schuchter, Teresinha Maria