Repositório RCAAP

No chão da escola: dificuldades e avanços dos professores indígenas no processo educativo

Este trabalho baseia-se em pesquisa realizada na Barreira da Missão, área indígena do Município de Tefé-AM, um estudo desenvolvido com abordagem qualitativa em que buscou analisar quais as estratégias utilizadas pelos professores indígenas da Betel para superar as dificuldades encontradas nas salas de aula durante o trabalho docente. O caminhar metodológico utilizou observação direta e entrevista semiestruturada com o Tuxaua e professores da escola, os quais serão apresentados com as iniciais dos seus nomes. Os resultados nos mostraram as diversas dificuldades, mas os professores superam, por meio da criatividade, a parceria com os pais tornou-se forte aliada para esse fim e a participação do coordenador indígena na SEMED – Tefé tem sido fundamental para pensar as questões educacionais indígenas em âmbitos legais e fortalece o trabalho docente e o protagonismo étnico.

Ano

2019

Creators

Neto de Oliveira Fonseca, Kácia de Medeiros Weigel, Valeria Augusta Cerqueira

PERFIL DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ITINERANTES DOS MUNICIPIOS DO PIEMONTE DA DIAMANTINA – BAHIA

Este artigo teve como objetivo conhecer o perfil dos professores de Educação Especial que atuam com o AEE, de forma itinerante nos municípios do Piemonte da Diamantina/BA. Foi utilizado um questionário aplicado a seis professoras. Os dados mostram que todas são mulheres casadas, autodeclaradas pardas, com idades entre 32 e 47 anos. Possuem entre 5 a 25 anos de trabalho na educação básica e de 1 a 10 anos no AEE. Metade é concursada e a outra metade é prestadora de serviço terceirizado. Todas são graduadas em nível superior e a maioria possuem cursos de Especialização. Chegam a gastar de uma a 5 horas diárias com atividades que acabam levando pra casa. De forma geral a relação com os outros sujeitos do ambiente escolar e educacional foi considerada positiva.

Ano

2020

Creators

Silva, Osni Oliveira Noberto da Miranda, Theresinha Guimarães Bordas, Miguel Angel Garcia

Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu

Este artigo objetiva refletir sobre a educação de criança em idade pré-escola que desenvolvem a sua formação em escolas do campo na trama cotidiana da partilha de experiências com crianças maiores e com possibilidades de aprendizagens diferentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Em relação aos resultados, os dados analisados apontaram que o processo de ensino e aprendizagem das crianças pequenas atendidas em escolas do campo, considera em seu desenvolvimento a formação socioeducativa na trama cotidiana de experiências, considerando nesse percurso os deslocamentos nos espaços, as formas de organização dos ambientes e das atividades propostas, o reconhecimento de seus direitos e a realização de práticas portadoras de movimentos amplos, constituidoras da ampliação biopsicossocial.

Ano

2019

Creators

Pinho, Vilma Aparecida Freitas, Léia Gonçalves

VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais

Resumo: Este artigo busca contribuir nas discussões sobre materiais didáticos (Hofstaetter, 2015; 2016; 2017) e lúdicos (Huizinga, 1998) para o ensino de História da Arte. A pesquisa se desenvolveu no âmbito do Ensino Médio com uma turma da escola pública de Arroio do Padre/RS, tendo como estratégia lúdico/pedagógica para trabalhar temas da História da Arte a proposição de “viagem” e a utilização de materiais como malas, mapas, passaporte, carimbos e diários de viagem. A pesquisa contou com bolsa de Iniciação Científica da FAPERGS e promoveu a retroalimentação com o campo de ensino que fomentou a produção dos dados oriundos da experiência escolar. Os resultados obtidos foram satisfatórios, apontando grande interesse por parte dos estudantes com a proposta, agregando a eles novos saberes.

Ano

2020

Creators

Rutz, Mairin Jordane Azevedo, Cláudio Tarouco de

Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo

Este artigo tem como objeto de estudo o mal-estar docente e sua influência na construção da identidade do professor que atua no Programa Educação em Tempo Integral (ProEi), em uma escola pública do interior da Bahia. Busca entender como os novos papéis atribuídos à educação escolar, a partir das configurações sócio-educacionais do Programa, desafiam o professor com as demandas de sua profissão, interferindo na construção de professoralidade. Diante dessa problemática, este estudo objetiva discutir cenários de um Brasil profundo em relação às causas que aprofundam o mal-estar docente numa escola em tempo integral e seus reflexos no processo de construção da identidade e da professoralidade do professor. Espera-se contribuir com problematizações sobre a nova dinâmica escolar, a partir da implantação do ProEi, no sentido de superação desse mal-estar a partir da valorização e da ampliação da formação do professor.

Ano

2019

Creators

Santiago, Jonatas Silva Anecleto, Úrsula Cunha Sacramento, Ivana Carla Oliveira

INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA

Este estudo teve por objetivo investigar as concepções de professores em relação à interação entre professor e aluno em cursos técnicos profissionalizantes, na modalidade Educação a Distância (EaD), ofertados por Institutos Federais de Educação em Minas Gerais. De caráter exploratório e quanti-qualitativo, a pesquisa contou com a aplicação de dois questionários a trinta professores desses cursos. Os resultados mostram que na concepção desses professores existe a interação professor e aluno. No entanto, verifica-se a não utilização por parte dos pesquisados de ferramentas tecnológicas do Moodle direcionadas a promover essa interação, e que o papel do docente nesses cursos EaD, muitas vezes, é desempenhado pelo tutor, o que indica ser essa interação ainda incipiente. Ações dos professores desses cursos técnicos EaD no sentido de promover a interação professor e aluno podem contribuir para uma educação de qualidade frente aos avanços tecnológicos e uma formação mais humana do aluno.

Ano

2020

Creators

Borges, Rosimeire Aparecida Soares Mesquita, Vânia dos Santos Miranda, Gilmar dos Santos Sousa

PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação

Este trabalho propõe uma reflexão sobre os processos avaliativos no contexto da educação ambiental (EA) com o objetivo compreender os diversos enfoques sobre a temática para fundamentar o aprimoramento de indicadores como instrumento avaliativo. O objeto de análise são artigos da revista internacional Éducation relative à l'environnement, publicados no volume 2 do ano 2000. Do ponto de vista metodológico, os textos foram traduzidos para a língua portuguesa e submetidos à revisão sistemática considerando: as inquietações e problematizações propostas pelos autores, as metodologias e estratégias apresentadas, com ênfase nos indicadores. Os resultados evidenciam uma diversidade de olhares sobre a avaliação e sua complexidade, a necessidade de indicadores, e uma discussão mais aprofundada sobre a temática da avaliação, como uma questão importante que precisa permear os debates sobre a EA.

Ano

2020

Creators

Vieira, Solange Reiguel Torales Campos, Marília Andrade Saheb, Daniele

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UM ESPAÇO DE RESSIGNIFICAÇÃO E COMPREENSÃO DO SER

O presente estudo apresenta reflexões teóricas que resultam de uma pesquisa em andamento. Este insere-se no contexto da dimensão estética e sensível da Educação Ambiental. As reflexões aqui presentes são desenvolvidas objetivando apresentar subsídios para compreensão dos princípios da Educação Ambiental e suas novas ontologias. Como objetivos específicos busca-se reafirmar a EA como educação em si e não à parte dela. Busca-se ainda ressaltar a relevância da EA em todos os níveis, espaços e contextos sociais.

Ano

2020

Creators

Santos, Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Mota, Junior Cesar Uriarte, Mônica Zewe

ABORDAGEM DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE CAPANEMA - PA

Este artigo tem como temática aplicação do conhecimento sobre eficiência energética. É um relato de atividade de sensibilização sobre uso de energia elétrica desenvolvido no ensino fundamental com alunos do quinto ano de faixa etária entre 6 a 10 anos de idade. A energia está relacionada com todas as atividades desenvolvidas na sociedade, o desperdício resulta em impactos negativos ao meio ambiente. A educação ambiental ao abordar a problemática energética contribui para o desenvolvimento do senso crítico mediante conhecimento desenvolvido na escola e vivenciado na comunidade. A metodologia realizada foi através de palestras, apresentação de vídeos e questionamentos feitos aos alunos durante a atividade. Foi perceptível que os alunos compreenderam a problemática da produção energética de acordo com suas respostas obtidas através dos questionamentos realizados oralmente em sala.

Ano

2022

Creators

Reis, Alexandre José Soares Freitas, Deyverson Mesquita dos Santos, Neuma Teixeira

SABERES DA BIODIVERSIDADE: Etnografia em uma comunidade quilombola no Território de Irecê - Bahia

O texto apresenta a experiência de uma pesquisa etnográfica desenvolvida com sujeitos de uma comunidade quilombola. Realizamos observações, conversas e entrevistas em diferentes momentos, todas registradas no diário de campo, em transcrições e em fotografias. A partir dos dados produzidos, criou-se uma escrita etnográfica referente aos saberes que orientam ações cotidianas nas relações sociais e culturais e, a partir disso, foi analisado como os saberes da biodiversidade são empreendidos socialmente, compreendidos e compartilhados. Considera-se que o território quilombola investigado é um locus de aprendizagens, problematizações, produção e compartilhamento dos saberes-fazeres, em que as histórias narradas apontam para conhecimentos construídos nas relações simbióticas com a natureza.

Ano

2021

Creators

Melo, André Carneiro Barzano, Marco Antonio Leandro

A ESTREITA RELAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA FREIREANA, A FORMAÇÃO ECOCIDADÃ E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA

Este trabalho, uma reflexão teórica, de abordagem qualitativa, tem como objetivo encontrar relações entre a educação problematizadora proposta por Freire, a formação ecocidadã e a educação ambiental transformadora, bem como relacionar seus princípios aos fundamentos da emancipação humana. O artigo inicia problematizando como a educação ambiental e a educação para a cidadania são trabalhados nas escolas e interligando os questionamentos ao Ensino de Ciências. Posteriormente, são apresentadas as reflexões teóricas sobre a pedagogia freireana, a formação ecocidadã e a educação ambiental transformadora, relacionando-as como fundamentos para a emancipação humana. Conclui-se o texto argumentando que, através da intersecção entre esses fundamentos educacionais, que são diversos e complementares entre si, é possível promover a emancipação dos sujeitos, a consciência socioambiental e a transformação da realidade.

Ano

2021

Creators

Ceschini, Mayra da Silva Cutruneo Salomão de Freitas, Diana Paula

Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção

Que desafios estão postos à formação de educadoras e educadores do campo para que gênero, raça e natureza sejam incorporados plenamente ao seu marco conceitual, metodológico e político, enquanto categorias úteis para a superação da lógica monorracial, monocultural e heteropatriarcal que organiza a educação brasileira? Esta é a questão que propomos para conduzir as reflexões sobre os diálogos em construção entre decolonialidade e formação de educadoras e educadores do campo. Neste ensaio, cujo o ponto de partida é a atuação junto aos movimentos sociais do campo, especialmente os movimentos de mulheres, negros, quilombolas e feministas, decolonialidade e educação do campo são compreendidas enquanto movimento, práxis política e epistêmica.

Ano

2019

Creators

Zeferino, Jaqueline Cardoso dos Passos, Joana Célia Paim, Elison Antonio

Políticas de atenção à diversidade: do pagamento da dívida social ao respeito à diferença

As políticas de atenção à diversidade constituem a materialidade da presente pesquisa, que tomou o deslocamento de ênfase entre a desigualdade e o direito à diferença como foco de análise, buscando entender com a educação se coloca nesse quadro ao se propor a reduzir uma dívida social histórica direcionada a alguns grupos identitários específicos. Vinculada ao campo dos Estudos Foucaultianos, a pesquisa usou os conceitos de prática e de normalização como ferramentas, no exercício analítico empreendido sobre um conjunto de materiais publicado pelo Ministério da Educação. Os resultados apontam que as políticas de atenção à diversidade fazem circular práticas de normalização da diferença e têm se mostrado insuficientes para reduzir as desigualdades e para atenuar as práticas de discriminação, na Contemporaneidade.

Ano

2020

Creators

Graff, Patrícia

VELHICE, EDUCAÇÃO E GÊNERO: intersecções na Educação de Jovens e Adultos

O presente estudo buscou analisar os significados que as mulheres idosas – participantes de um Programa de Educação de Jovens e Adultos – atribuem à educação. Para tanto, lançou-se mão da pesquisa qualitativa, com auxílio das pesquisas de tipo bibliográfica, documental e de campo, além das técnicas de observação direta e entrevista não estruturada. Como campo da pesquisa, selecionou-se um Programa de EJA em uma escola municipal, com a participação de cinco alunas, cujas narrativas foram interpretadas à luz da Hermenêutica-Dialética. As suas percepções foram reunidas em três categorias empíricas: lazer/sociabilidade, cidadania/pertença, liberdade/autonomia. Os significados foram muito diversos, mas todos concorreram para a necessidade de ampliação de espaços educacionais para as mulheres, especialmente na velhice, em que possam reconhecer suas demandas singulares no decorrer de todas as fases da vida.

Ano

2021

Creators

Menezes, Kelly Maria Gomes

Normatividade cultural e marginalização das sexualidades: o preconceito no ambiente escolar contra a pessoa LGBT

Este estudo compartilha constatações evidenciadas na literatura sobre a normatividade cultural permeada por questões de gênero e sexualidade além de fomentar reflexão sobre propagação de diferença e discriminação a indivíduos considerados diferentes no ambiente escolar. Dentre as referências que embasam essa reflexão, destaca-se o livro “O corpo Educado: pedagogias da sexualidade”, organizado por Guacira Lopes Louro propondo desvelar a relação entre práticas escolares, corpo e sexualidade. A revisão bibliográfica mostra que a intolerância em relação à homossexualidade na sociedade repercute na escola e que há demanda de políticas educacionais acerca da diversidade sexual visando o combate à homofobia.

Ano

2019

Creators

Amando, Marilia Rocha Cusati, Iracema Campos Carvalho, Odair França de

Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial

Resumo: Com o objetivo de refletir sobre a questão identitária através das máscaras enquanto elemento artístico e cultural com amplo potencial pedagógico, este artigo problematiza a questão da construção de saberes através das contribuições da teoria da decolonialidade, fundamentando-se para tanto no trabalho com máscaras realizado através da oficina intitulada Máscara e Identidade: nós no PIBID (2017). Desse modo, ressalta-se a relevância dos saberes subalternos enquanto resistência a imposições epistemológicas oriundas de uma ciência europeia que visam silenciar as vozes dos indivíduos subalternos (QUIJANO, 2010; SANTOS, 2010), bem como restringi-los em suas possibilidades construir sua identidade e sua subjetividade através de um sistema representacional que integre suas vivências, suas experiências e seus conhecimentos.

Ano

2019

Creators

Sacco dos Anjos Torres, Laura Sacco dos Anjos Torres, Laura Polidori Zamperetti, Maristani

DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS TRANSGRESSORAS RUMO AO BRASIL PROFUNDO E DESCOLONIAL

Neste ensaio procuramos cogitar caminhos para a descolonização do pensamento no âmbito da educação e da pesquisa. Embasadas na perspectiva epistemológica descolonial, refletimos sobre diferentes aspectos que ilustram a crise do paradigma dominante no campo da ciência e da sociedade. Aliás, o próprio conceito de Brasil Profundo nos convida a (re)pensar as relações decorridas do imperialismo e da modernidade visando à construção de um mundo mais digno e seguro, que reconheça e respeite todas as existências. Avançamos, assim, problematizando percepções ou narrativas históricas sobre a construção da identidade e da cultura brasileira. E, por fim, sinalizamos a urgência de se produzir práticas transgressoras, por meio da educação popular e da ecologia de saberes, mas também através de pesquisas com métodos inovadores, reconhecendo e, sobretudo, valorizando razões oprimidas e subalternizadas.

Ano

2020

Creators

Veiga Júnior, Álvaro Accorssi, Aline Silveira, Anelise Fernandes

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário

Este artigo visa à discussão da importância do estágio docência, componente curricular do programa de pós-graduação em educação, na constituição da docência universitária. A partir de uma experiência empírica realizada em uma disciplina, terceira fase da licenciatura em Pedagogia, discutimos os desafios da didática no ensino superior, a dimensão estratégica que a avaliação ocupa no âmbito do processo pedagógico, além das dificuldades que os estudantes têm evidenciado ao ingressar na universidade. As práticas pedagógicas desenvolvidas e disponibilizadas a serviço da reflexão crítica mobilizaram o pós-graduando, a professora titular da disciplina na Graduação, bem como a orientadora em nível de pós-graduação.

Ano

2021

Creators

Reis, Valdeci Coppete, Maria Conceição Sartori, Ademilde Silveira

A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidades

Este artigo tem como foco a trajetória de construção da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA), de Balneário Camboriú-SC. O objetivo geral foi compreender o processo de construção da PMEA. Especificamente: interpretar os documentos e as narrativas das educadoras ambientais quanto à criação da PMEA; e compreender as concepções das educadoras sobre o Programa de Educação Ambiental Terra Limpa (PTL), considerando as linhas de atuação da PMEA. Os diálogos tiveram o apoio de Sauvé (2013), Sato (2001), Pereira (2016) e Loureiro (2004). A hermenêutica orientou a interpretação dos dados. Pode-se depreender que o PTL é uma política pública colocada em prática, e por meio dele a sociedade e o governo podem elencar os problemas e traçar estratégias para solucioná-los.

Ano

2020

Creators

Rockett, Ananda Nocchi

Inclusão digital: uma via para a responsabilização individual

A partir de uma pesquisa documental acerca da inserção e do uso das tecnologias digitais na educação pública escolarizada no Brasil, no período de 1980 a 2017, o objetivo deste artigo é problematizar práticas discursivas mobilizadas por meio de políticas que disseminam a inclusão digital pelas vias da escola nos últimos quarenta anos. A analítica que sustenta a problematização foi desenvolvida a partir do conceito foucaultiano de discurso. Demonstra-se que os primeiros movimentos de inserção e uso das tecnologias digitais na educação pública brasileira têm início com a ideia de inserção; mais tarde, tal processo reconfigura-se em universalização; e, no último decênio, é compreendido como inclusão. Atrelado à noção de inclusão digital, os discursos propagados na segunda década do século XXI enfocam a necessidade de responsabilização individual.

Ano

2020

Creators

Loureiro, Carine Bueira Birnfeldt, Carolina Heck, Júlio Xandro