Repositório RCAAP

Editorial

No summary/description provided

Ano

1999

Creators

Baccega, Maria Aparecida

Ressignificação da escola: a circulação da ideologia

Aos muitos aspectos que estão sendo e ainda serão discutidos sobre a ressignificação da Escola, este artigo propõe que se acrescentem as questões referentes à ideologia. Mostra a ideologia como praxis social, conjunto prescritivo de representações e de normas, a qual encontra lugar privilegiado nas formas simbólicas que circulam em todo o mundo, através, sobretudo, dos meios de comunicação. Aponta ideologia e construção de sentido, ideologia e cotidiano, circulação das formas simbólicas e meios de comunicação e ideologia como possível roteiro de discussão da temática.

Ano

1999

Creators

Baccega, Maria Aparecida

Comunicação e educação

Discurso do Reitor da USP, Jacques Marcovitch, por ocasião do workshop Educação a distância: compartilhando experiências, organizado pela Escola Politécnica da USP. O Magnífico Reitor destaca a importância das novas tecnologias na educação, observando que um projeto de educação a distância não pode prescindir do professor e de sua capacidade única de reflexão. Ressalta que a introdução dessas tecnologias não pode estar submetida à intervenção de interesses mercantis que representem a indesejável esterilização de padrões curriculares e a desqualificação de professores. A educação deve preparar agentes de mudanças, construindo a cidadania.

Ano

1999

Creators

Marcovitch, Jacques

Computador para interação comunicativa

The article discusses school communication as an interactive teaching practice between the teacher and the students. It emphasizes the fact that communication technologies, particularly the computer, can be mediators in the joint construction of knowledge. They favor the individual's continual education, leading him or her to learn to be, to do, to know and to work with others in a cooperative manner, in order to create a collective intelligence capable of managing conflict and promoting a more human life.

Ano

1999

Creators

Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo

Virtualização da realidade

O artigo discute o conceito de realidade virtual, demonstrando como, na sociedade contemporânea, ele adquire amplitude, saindo da esfera do imaginário e da possibilidade, para obter materialidade nos intercâmbios da vida social, incluindo-se a transmissão de informações, facilitada pela informática e as telecomunicações. Toma como exemplo a comunidade científica que, cada vez mais, amplia seus contatos e desenvolve atividades através de redes de computadores como a Internet.

Ano

1999

Creators

Chaves, Eduardo O. C.

Escola: espaço para a produção de conhecimento

O artigo discute sobre a necessidade de a escola reavaliar-se enquanto espaço de produção de conhecimento, à medida que não tem atentado para as transformações que as tecnologias da comunicação operam nas novas gerações. Ter acesso às tecnologias é fato importante para a escola, pois elas estão atuando sobre as estruturas cognitivas das crianças e, portanto, requerendo do ambiente escolar alterações no tratamento das disciplinas e dos currículos, que levem em conta as novas formas de adquirir informação, para transformá-la em conhecimento de maneira prazerosa.

Ano

1999

Creators

Alves, Lynn Rosalina Gama Pretto, Nelson

Encenação da educação nas cartas de leitores

O artigo trata de pesquisa de mestrado, defendida em 1998, na PUC/RJ, sobre as cartas de leitores enviadas a três grandes jornais do Rio de Janeiro - O Dia, Jornal do Brasil e O Globo - que têm a educação como temática. A autora analisa como as preocupações que os jornais têm como tema e, também, como as notícias sobre educação, veiculadas nos jornais, vão pautando as discussões feitas através das cartas. Revela que a seção de cartas dos leitores é um espaço importante de diálogo entre o jornal e a sociedade, sendo palco das principais discussões sobre a educação, que devem ser feitas pelo conjunto da sociedade.

Rádio: história e abrangência na era digital

Artigo trata do rádio, em seus diversos aspectos, enquanto meio de comunicação de massa que se firmou na primeira metade deste século e tem passado por profundas transformações tecnológicas. Do percurso da válvula, ao transistor e ao sinal digital - inovação que vem sendo implantada em todo o mundo, tornando ainda mais ágil e de qualidade as transmissões - o rádio esteve e está presente em diversificadas atividades da sociedade. Apesar de ser tratado com menor prestígio do que a televisão, ele tem alcançado ampla diversificação em sua freqüência, permitindo a veiculação de programação em FM, AM e OM. O autor destaca as diferentes características de regulamentação e de sua exploração na Europa, EUA e América Latina. Discute a conveniência de tê-lo como um serviço regulado pelo setor estatal e/ou público ou, então, pelo setor privado. Apresenta ainda aspectos do uso democrático desse meio de comunicação, que tem sido veículo de propaganda de forças conservadoras (CIA) e revolucionárias (zapatistas), bem como de etnias que tentam preservar sua identidade.  

Ano

1999

Creators

Biernatzki, Willian E.

Comunicação e interesse público (Entrevista com Armand Mattelart)

Em entrevista exclusiva à Comunicação & Educação o professor Armand Mattelart, da Universidade Paris 8, relata sua experiência, na década de 80, à frente da missão de estudar e indicar propostas para um projeto de democratização ao acesso às tecnologias da informação e da comunicação. Fala de sua preocupação como o ensino de Comunicação e de seus livros que procuram contextualizar histórica e socialmente as diferentes correntes e tendências do pensamento comunicacional. Armand Mattelart discute a relação comunicação/educação, ressaltando a importância de se criar, nas escolas, um lugar para a atuação de pesquisadores oriundos da Comunicação que sejam capazes da prática pedagógica no espaço da Educação. Destaca ainda a importância de se questionar as lógicas mercantis e privadas que, cada vez mais, cerceiam o espaço público.

Ano

1999

Creators

Paulino, Roseli Aparecida Fígaro de la Torre, Alberto Efendy Maldonado Gómez

TV, um poder sem controle

O artigo tem como tema central a relação TV e sociedade. Ele trata da televisão como um fenômeno social, apresenta as linhas básicas do modelo público europeu de broadcasting e analisa o caso brasileiro no momento atual. O texto situa historicamente o surgimento e a consolidação da TV como veículo de comunicação de massa e, a partir daí, analisa a questão do controle e do financiamento das emissoras. Questiona o modelo comercial hegemônico adotado no Brasil, ao confrontá-lo com o sistema público europeu. Mostra como a televisão, em nosso país, torna-se um poder autônomo sem qualquer controle social e apresenta um breve balanço das reações da sociedade à atual crise de qualidade da TV brasileira.

Ano

1999

Creators

Leal Filho, Laurindo Lalo

Ciência em Debate: jornalismo científico nas ondas do rádio

O depoimento apresentado neste artigo tem por objetivo mostrar como é possível conseguir um diálogo entre o cientista-pesquisador e o jornalista. A experiência do programa radiofônico Ciência em Debate, veiculado pela Rádio Unesp-FM, em Bauru, região centro-oeste de São Paulo, de 1996 a 1999, mostrou que é possível fazer da entrevista científica um diálogo e, também, humanizar o cientista-pesquisador. Com isso os jargões do cientista-pesquisador, marcados muito mais como um mecanismo de defesa ou de superioridade, vão sendo paulatinamente substituídos por uma explicação simples, sem perder a complexidade. A experiência do Ciência em Debate foi, antes de tudo, a democratização e a ampliação do saber como um bem público.

Ano

1999

Creators

Ferreira, Ricardo Alexino

Exercícios com jornais

Professora da terceira série do Ensino Fundamental de escola pública da cidade de Sorocaba, São Paulo, relata planejamento e execução de experiência pedagógica desenvolvida com o jornal em sala de aula. O trabalho foi planejado em quatro etapas, partindo da realidade dos alunos que, num primeiro momento, necessitaram compreender como o jornal pode ser manuseado, servir para pesquisa e ajudar a compreender os temas locais, nacionais e internacionais. Posteriormente, desenvolveu o trabalho usando o jornal como fonte de informação, introduzindo os temas das disciplinas do currículo. Ao final, elaborou, junto com os alunos, um jornal falado. 

Ano

1999

Creators

Dutra, Susi Maria de Oliveira

Ensino de matemática: luz no túnel

Professora de Matemática do ensino fundamental relata sua experiência de trabalho pedagógico desenvolvida com alunos da quarta série, em escola pública da Grande São Paulo. A partir de um folheto de supermercado, que anuncia produtos, quantidades e preços, a professora introduz conceitos de Matemática, como o de unidade padrão de medida, facilitando o aprendizado dos alunos. A professora descobre que, ao aproximar a Matemática escolar da matemática da vida do aluno, consegue levá-los a uma atuação mais crítica e participativa no procedimento das informações transmitidas na escola.

Ano

1999

Creators

Pereira, Claúdia Maria

Nuvens

Poema

Ano

1999

Creators

Pessoa, Fernando

Ciência de forma lúdica e interativa

A Estação Ciência é um centro de difusão científica, tecnológica e cultural da Universidade de São Paulo, inaugurada em 1987, com sede no bairro da Lapa, em São Paulo. Dirigida a estudantes de todos os níveis de escolaridade e aos interessados em Ciência. Abriga exposições permanentes e temporárias, aparelhos e experimentos práticos de física, química, biologia, geologia, história, além de outras áreas do conhecimento. Seu espaço físico está dividido em três grandes plataformas temáticas: Ciência, Tecnologia e Informática. Produziu a série Minuto Científico - vinhetas de cunho educativo - que obteve, em 1998, o prêmio do Festival Téléscience, no Canadá. Desenvolve, ainda, o Projeto Clicar, que através da informática estimula o aprendizado de jovens em situação de rua.

Ano

1999

Creators

Silva, André Chaves de Melo

Editorial

No summary/description provided

Ano

2000

Creators

Baccega, Maria Aparecida

Mediação organizativa: o campo da produção

Através do discurso da História - o de 500 anos de descoberta do/chegada ao Brasil - a autora discute a questão do ponto de vista presente em um relato, seja o discurso da história ou os relatos da mídia. Ressalta que é já na elaboração da pauta dos temas a serem veiculados pelos meios de comunicação que se seleciona, dando evidência a um fato, apagando-se outros, tirando um assunto do âmbito pessoal para torná-lo um tema de amplitude social. Destaca as principais características da mediação organizativa, a que se dá no âmbito da produção, entre as quais as relações de poder na sociedade, os interesses da empresa - a busca do lucro -, a soberania nacional. O conhecimento desses aspectos, afirma a autora, devem nos fazer relativizar a tão proclamada independência do sujeito/receptor, levando-nos à compreensão dos fatores limitadores que incidem sobre suas escolhas.

Ano

2000

Creators

Baccega, Maria Aparecida

Discurso da propaganda e Diretrizes Curriculares

A partir de uma análise da nova LDB e das DCNEM, a autora questiona a autonomia proposta pela legislação, considerando ser esta mais uma reforma de ensino sem uma política eficaz de implantação. Tomando por base os três princípios básicos das DCNEM: a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade, nos quais a interdisciplinaridade se coloca como estratégia fundamental, ela questiona se os profissionais da educação estão preparados para implementá-la. Entrando no seu próprio campo de atuação - linguagens e códigos -, a autora aborda a questão dos meios de comunicação em sala de aula, discutindo como é possível integrá-los ao espaço educativo sem que ocupem/substituam o espaço que é próprio da escola. Para essa discussão, utiliza o texto publicitário, demonstrando como a análise e desconstrução de sua linguagem são importantes tanto para a implementação dos temas do currículo quanto para a formação crítica.

Ano

2000

Creators

Lukianchuki, Claúdia

Meios de comunicação e práticas escolares

A partir da constatação - através de pesquisa realizada em escolas públicas de São Paulo, com professores do ensino fundamental e médio - de que os meios de comunicação e seus produtos culturais têm forte presença na vida de professores e alunos, o autor destaca a importância de se travar um diálogo crítico entre os discursos formais produzidos no espaço pedagógico e os discursos não-didáticos produzidos pelos meios de comunicação. Desse modo, a escola poderá recuperar seu papel na formação do cidadão.

Ano

2000

Creators

Citelli, Adílson Odair

Estudos de recepção para a crítica da comunicação

A autora propõe pensar a comunicação a partir da recepção para entender melhor o papel dos meios de comunicação na vida da sociedade contemporânea, como eles atuam no cotidiano dos grupos sociais, nas diferentes comunidades e culturas, deixando também de lado a oposição emissor todo-poderoso versus receptor passivo ou, por outro lado, emissor neutro versus receptor/consumidor todo-poderoso. Critica as posturas que se revelam ao mesmo tempo apocalíticas e integradas na análise do poder dos meios de comunicação e defende a quebra da eficácia informacional pelo resgate da cultura, pela democratização da posse dos veículos de comunicação. Aborda a comunicação como processo de mediações sociais e culturais. Conclui situando a escola como mediadora social, principalmente em relação aos meios de comunicação, o que lhe confere grande importância no processo de recepção.

Ano

2000

Creators

Paulino, Roseli Aparecida Fígaro