Repositório RCAAP

E não sou eu uma criança? : Trabalho infantil, história e Brasil profundo

Ao longo do tempo, a busca pela educação formal constituiu-se uma das agendas de luta para os mais distanciados das esferas econômicas privilegiadas. Criticada por muitos, a educação formal representava, e ainda representa, uma oportunidade de ascensão social para essas pessoas. Corpos pretos, homossexuais, nordestinos, de mulheres, dentre outros, buscavam a escola (pública) com o propósito de vencer a pobreza e preencher de sentidos a vida. No entanto, como adversário desses projetos de transformação de uma realidade muitas vezes sofrida, o trabalho infantil, calcado em uma lógica colonial, fez ruir muitos dos sonhos desses sujeitos. No decorrer dos anos, o Trabalho Infantil (TI) e o Trabalho Infantil Doméstico (TID) têm-se apresentado como um dos principais fatores a contribuir para a repetência, a evasão e o abandono escolar, e suas consequências biopsicossociais para os milhões de sujeitos trabalhadores dos campos e das cidades do Brasil Profundo têm sido extremamente nefastas. Neste ensaio, objetivamos discutir a problemática do trabalho infantil em perspectiva socioeconômica, histórica e cultural. Pretendemos pôr em diálogo tal temática com as contribuições de autores/as preocupados/as com a superação das desigualdades.

Ano

2019

Creators

Santos, Terezinha Oliveira de Lucas, Carlos Henrique

REFLEXÕES ACERCA DAS APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NAS RELAÇÕES EDUCATIVAS ENTRE ALUNOS(AS) SURDOS(AS) E OUVINTES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA-PB

Este artigo problematiza algumas práticas de interação e elementos sociais/educacionais que contribuem com as aproximações e/ou distanciamentos entre alunos/as surdos/as e ouvintes em uma escola declarada inclusiva na cidade de João Pessoa/PB. Para tanto, fundamenta-se em reflexões sobre a política de inclusão e os Estudos Surdos. O procedimento metodológico envolveu observações, seguido de registros sobre a legitimação de identidades e diferenças em meio à luta por (re)significação social, especificamente, dos/as alunos/as surdos/as. Os resultados evidenciaram, simultaneamente, rupturas, resistências, tensões e desafios vividos pelos sujeitos protagonistas deste estudo, os quais demonstraram que a capacidade de construção de suas identidades se baseia em um processo de associação e/ou dissociação entre grupos surdos e ouvintes.

Ano

2020

Creators

DA SILVA, GRACILEIDE ALVES SINÉSIO MOURA, RONNIE WESLEY DORZIAT, ANA

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO COMUM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE AEE NUMA ESCOLA PÚBLICA

O presente estudo apresenta o relato de uma prática docente inclusiva de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autismo - TEA, por meio do Atendimento Educacional Especializado – AEE, numa escola pública municipal de Fortaleza. O desenvolvimento desse estudo se deu a partir da observação da vivência em sala de aula, no processo de escolarização de sujeitos portadores de TEA. Respeitando os princípios éticos da pesquisa acadêmica, de cunho qualitativo, o estudo se desenvolveu com as seguintes abordagens: estudo bibliográfico, documental e análise das vivências em sala de aula. As informações foram analisadas como estudo de caso. A relevância desse estudo está em possibilitar uma compreensão de como se dá o processo ensino aprendizagem de alunos portadores de TEA, numa sala de aula do ensino fundamental, destacando-se a prática docente colaborativa à inclusão educacional.

Ano

2021

Creators

Andrade, Francisco Ari Rebouças, Aline de Oliveira Oliveira, Renata Tavares de

Las formas de la igualdad. Entre políticas y pedagogía.

El artículo se propone reflexionar acerca de la configuración histórica del vínculo entre educación e igualdad. Se analizan los desplazamientos discursivos que históricamente se produjeron tanto como producto de unas políticas educativas determinadas, como de una serie de disputas y articulaciones al interior del campo pedagógico. Nos interesa señalar al menos dos desplazamientos: de la noción de igualdad a la de equidad, y de ésta al imperativo de la inclusión. Nos detendremos en este último punto para analizar cómo en la Argentina, en el contexto de los gobiernos que tuvieron lugar a comienzos del siglo XXI, la cuestión de la igualdad como un punto de partida se volvió un nodo central de las políticas nacionales, generando una serie de experiencias pedagógicas que interpelaron tanto el formato escolar como sus vínculos con el “afuera”, obligando a repensar los saberes pedagógicos, en diálogo con otros sujetos, saberes, experiencias y conocimientos.

Ano

2020

Creators

Fattore, Natalia Mariné

A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT

Diante da discriminação étnica e cultural pautada em políticas pedagógicas sob uma perspectiva etnocêntrica, é preciso mais conscientização e envolvimento no tocante ao combate à discriminação aos afro-brasileiros(as) nos espaços escolares. Nesse processo, a gestão escolar é imprescindível. Esta pesquisa, que é de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, objetiva analisar as ações educativas sobre a questão afro-brasileira na perspectiva da gestão de uma instituição de ensino no município de Cuiabá, MT. Aplicou-se entrevista semiestruturada a quatro gestores e, com isso, identificou-se que: os gestores desconhecem as leis que tratam sobre as questões étnico-raciais; a discriminação, no âmbito escolar, não é reconhecida; essa temática é abordada apenas em datas específicas. Percebe-se a necessidade de a gestão escolar ser mais atenta às ações discriminatórias existentes de diferentes formas no espaço escolar.

Ano

2021

Creators

Silva, Leonelson Dias Ponce de Leon Ramírez, Germana

A PROBLEMÁTICA ACERCA DA INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

Trata da inserção profissional de egressas e egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na rede pública estadual de educação do Paraná, e analisa a negação da atuação profissional desses sujeitos. A Educação do Campo é compreendida como conquista dos Movimentos Sociais, o que a coloca no âmbito de sua afirmação como política pública. Realizou-se a análise da reivindicação acerca da inserção profissional de licenciados em Educação do Campo por áreas do conhecimento, voltando-se para algumas experiências de negação desse reconhecimento. Como procedimentos metodológicos, foram privilegiadas a pesquisa bibliográfica e a análise documental, com especial atenção para o Dossiê para Reconhecimento da Licenciatura em Educação do Campo, que foi organizado, no ano de 2017, pela Articulação Paranaense por uma Educação do Campo.  No processo de pesquisa e análise, a mobilização e a organização foram verificadas como elementos centrais para garantia do direito dos povos trabalhadores do campo à educação. Isso se expande na luta pelo direito dos graduados em Educação do Campo para que possam exercer a profissão docente de acordo com o perfil de sua formação, buscando a conexão entre escola e vida como questão fundamental no delineamento e na afirmação da escola do campo.

Ano

2021

Creators

Verdério, Alex Lima, Andreia Gomes

A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais

O presente texto apresenta resultados de uma investigação produzida a partir da inspiração em autores pós-estruturalistas, que tem por objetivo analisar diferentes práticas discursivas no campo da educação especial produzidas no contexto da racionalidade neoliberal. Para as discussões aqui apresentadas tomamos como materialidade analítica entrevistas realizadas com três gestoras de duas escolas da rede pública de ensino que possuem alunos em processo de inclusão escolar. Ao trabalharmos em tais entrevistas, visualizamos nos discursos dos professores a operação de práticas que produzem os alunos em situação de inclusão escolar como alunos anormais. Tais práticas ao provocarem como efeito ações de exclusão por inclusão na escola podem resultar na manutenção desses sujeitos em condições desiguais de concorrência nas tramas do jogo econômico da sociedade neoliberal.

Ano

2020

Creators

da Rosa, Denise Ferreira de Menezes, Eliana Pereira

MARCOS REFERENCIAIS DE APROXIMAÇÕES ENTRE TEORIA CRÍTICA DE CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Os estudos sobre a educação inclusiva são práticas curriculares de inclusão de talento, deficiência, origem socioeconômica ou cultural em escolas e salas de aula provedoras, em que as necessidades desses alunos sejam satisfeitas. Nessa perspectiva, tendo por base a revisão de literatura sobre o tema, o presente artigo objetiva explicitar algumas das aproximações entre Teoria Crítica de currículo e Educação Inclusiva a partir do detalhamento de quatro subitens: a problemática curricular e o traçado de seu campo conceitual; a inserção da teoria crítica de currículo, a partir dos anos 80; a década de 90 e a institucionalização de práticas pedagógicas inclusivas; os marcos legais para a promoção da educação inclusiva no Brasil.

Ano

2021

Creators

Ziesmann, Cleusa Inês Nogueira, Sandra Vidal

Entrevista com Guacira Louro

Sem resumo

Ano

2019

Creators

Seffner, Fernando

Apresentação

sem resumo

Ano

2019

Creators

Quadrado, Raquel Pereira

A hipercrítica: mais uma volta no parafuso IV

Este artigo faz uma revisão e atualização do conceito de hipercrítica, proposto pelo autor há três décadas, no campo dos Estudos Foucaultianos. Como existem várias citações e referências a trabalhos anteriores escritos pelo próprio autor, é feita uma discussão acerca daquilo que muitos chamam de autoplágio. Argumenta-se que essa expressão é um oximoro e, como tal, implica uma contradição insolúvel. Dada a sua impossibilidade lógica, não faz sentido falar-se em autoplágio. Sendo assim, não há problema da autocitação desde que se informem as fontes originais. Explica-se que a hipercrítica é uma crítica radical que deve estar sempre disposta a se voltar sobre si mesma e criticar a si própria. Falar em radicalidade significa problematizar constantemente até a perspectiva em que ela se situa e as bases epistemológicas e teóricas sobre as quais se assenta. Nesse sentido, a hipercrítica se coloca na esteira do kantismo, mas assume uma perspectiva contingente e não-metafísica. São discutidas as possibilidades da hipercrítica no campo educacional, bem como sua efetividade e pertinência.

Ano

2020

Creators

Veiga-Neto, Alfredo

Das parcerias intelectuais e afetivas: o que podemos aprender com um grupo de estudos

O presente artigo pretende revisitar algumas pesquisas de mestrado e doutorado desenvolvidas na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, em especial no eixo temático Infâncias, Gênero e Sexualidade, – vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRGS. A visibilidade e a dimensão que tais investigações têm tomado, especialmente nos dias atuais, mostram o alcance e a pertinência desses temas, que tiveram início nas discussões propostas pelo GEERGE – Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero – e que ainda hoje estão em plena atividade, inspirando a criação de outros grupos de pesquisa no campo da educação. Para dar conta desta tarefa, foram utilizados os dados disponíveis na Plataforma Lattes do CNPq e no repositório de teses e dissertações da UFRGS. O conjunto dos textos divulgados, entre acessos e downloads, já foram visualizados 63180 vezes. Diante deste quadro, é necessário problematizar o acesso e a disseminação dos conhecimentos produzidos por este grupo.

Ano

2019

Creators

Felipe, Jane Bello, Alexandre

EM TEMPOS DE “FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS”, REFLEXÕES SOBRE A UTILIDADE DO INÚTIL: possibilidades para a formação escolar

Este artigo objetiva refletir sobre o paradigma da formação por competências. O texto mobiliza argumentos em torno da utilidade dos conhecimentos inúteis articulados a noção de inovação na educação, considerando possíveis desdobramentos para o contexto escolar. Este estudo se caracterizou como pesquisa bibliográfica, sendo de natureza descritiva bibliográfica com uma abordagem qualitativa. Identificou-se que a “utilidade” do conhecimento tem sido um dos referenciais fundamentais utilizados pelas orientações da formação por competências. Tal filiação explicaria, segundo nossa análise, grande parte das limitações apresentadas pelas formulações do que vem se constituindo como uma Pedagogia das Competências no sentido de cumprir promessas e objetivos manifestos.

Ano

2020

Creators

Mascarello, Celoy Aparecida Rezer, Ricardo

O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR A PARTIR DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DOS POVOS DO CAMPO

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições da Etnomatemática na contextualização e no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos das quatro operações fundamentais em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo. Realizamos uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, desenvolvida com trinta e cinco estudantes de uma escola do campo da Rede Municipal de Educação de Feira de Santana-BA, situada em um distrito da zona rural deste município. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos um pré-teste, diário de bordo e pós-teste. Nossos dados revelaram que o ensino da Matemática, quando contextualizado por meio dos aportes da Etnomatemática, sobretudo quando levamos em consideração as vivências dos sujeitos do campo, contribuiu para melhorar o entendimento dos estudantes sobre os conceitos matemáticos relacionados às quatro operações matemáticas fundamentais.

Ano

2021

Creators

Nery, Eliana Bispo Vitoria dos Santos, Olga Rodrigues Porto, Klayton Santana

Expediente

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Ano

2020

Creators

Revista Momento, Editoras

Apresentação

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Ano

2020

Creators

Lockmann, Kamila Kraemer, Graciele Marjana

ALFABETIZACIÓN CIENTÍFICA DE METABOLITOS SECUNDARIOS DEL ULEX EUROPAEUS: un proyecto de aula en la vereda Santa Rosa- localidad de Ciudad Bolívar

El presente proyecto de aula se construye para la compresión de la educación ambiental a partir del diálogo de saberes y el territorio. Esta propuesta didáctica se consolida a través del curso, Énfasis Didáctico para Licenciados en Química de la Universidad Pedagógica Nacional (Colombia) y es construido a partir de la problemática ambiental generada por el retamo espinoso en la vereda Santa Rosa, ubicada en ciudad Bolívar en el sur de la ciudad de Bogotá, en donde la población se dedica a la agricultura y ganadería. Los habitantes de la vereda son los principales afectados, demostrando la necesidad de buscar una solución al daño que genera la expansión del Ulex Europaeus en los cultivos. Se realiza un proyecto de aula a partir de diferentes actividades, como una propuesta para promover la alfabetización científica en los habitantes de la vereda, desarrollando una extracción acuosa para la identificación de los metabolitos secundarios presentes en la planta invasora. En ese sentido, a partir de los diferentes talleres que se proponen, se induce a la participación de la comunidad para el reconocimiento y uso del extracto de la planta, teniendo en cuenta características químicas previamente identificadas en laboratorio. Finalmente, se establece la propuesta del proyecto de aula, en donde se articula el conocimiento didáctico del contenido con el propósito de generar alfabetización científica, teniendo en cuenta el objetivo de desarrollo sostenible; “vida de ecosistemas terrestres” y las implicaciones que tienen las plantas invasoras en el territorio, para las comunidades afectadas tanto económica como socialmente.  

Ano

2021

Creators

Rodriguez Medrano, Laura Andrea Ariza, Leidy Gabriela Merchan, Leydy Zoraya Zoque, Jeisson Fabian

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE: entendimentos e abordagens a partir da perspectiva discente

O estudo teve como objetivo geral investigar como foram desenvolvidos temas relacionados à saúde nas aulas de Educação física com os alunos do Ensino Médio, buscando capturar sentidos sobre saúde produzidos pelos discentes. Como objetivo específico, buscamos descrever como a saúde é abordada nos conteúdos da Educação física escolar desenvolvidos na escola. A pesquisa realizou-se em duas escolas públicas da zona leste de Bagé RS, de agosto a outubro de 2016, com 12 alunos matriculados no 3º ano do ensino médio, por meio de questionários semiestruturados. Como resultados, identificamos: entendimentos dos escolares pautados nas perspectivas ampliadas do conceito de saúde; a presença dos esportes como conteúdo privilegiado nas aulas, e um esvaziamento da questão “Por que ensinar?” nos relatos dos escolares. O fortalecimento da intencionalidade pedagógica pode funcionar como dispositivo de ressignficação dos conteúdos para uma formação em saúde na escola, em detrimento de uma abordagem em caixa ou uniprofissional.

Ano

2021

Creators

Ferreira, Maicon Soares Teixeira, Juliana Cotting

Expediente

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A CONCEPÇÃO DE EMOÇÃO NOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

As emoções nem sempre foram um foco da Psicologia, foi necessário um longo processo para que adentrassem esse campo e passassem a ser estudadas a partir de uma perspectiva científica. Henri Wallon se tornou uma referência nesse aspecto, por seu estudo acerca da afetividade e sua função na concepção de uma pessoa completa, com ênfase para a ligação com a aprendizagem, compreendendo as emoções em uma relação intrínseca com a cognição. As emoções têm ganhado espaço no ambiente escolar e no processo de desenvolvimento do aluno e é crescente o número de materiais de educação socioemocional que têm surgido e sido utilizados na Educação Básica. Assim, a pesquisa tem como objetivo compreender qual a concepção de emoção adotada nesses materiais e buscar assimilar quais são as possíveis consequências dessa concepção para a subjetividade do aluno. A metodologia utilizada foi o estudo documental, tendo sido construída uma Ficha de Análise para identificação de dados em programas de educação emocional. Identificou-se falta de clareza nos materiais quanto ao conceito de emoção e de educação socioemocional, sendo que estes são associados a temas específicos. Analisou-se como aparece nos materiais a ideia de controle das emoções, de sucesso profissional e certo discurso positivo e prescritivo. Foram ressaltados os pontos favoráveis dos materiais: compreende o aluno como um sujeito integral e torna a atividade pedagógica mais prática. Indica-se a necessidade de continuar os estudos em torno da temática da educação socioemocional, pois se trata de questão que carece de aprofundamento conceitual.

Ano

2021

Creators

Ramirez Albuquerque Barbosa, Carla Vieira Santos, Soraya de Castro Balduino Paranahyba, Jordana