Repositório RCAAP
Uma propaganda exemplar do governo Lula
O artigo comenta a falta de críticas regulares da classe intelectual ao conteúdo de campanhas publicitárias veiculadas em televisão no Brasil, em especial às propagandas do governo. Como contribuição, o autor analisa os principais elementos culturais que se cruzam incoerentemente no comercial do ProUni – Programa Universidade para Todos, do Ministério da Educação: a citação de uma seqüência do filme Hair e a trilha sonora que reproduz parte da canção “Para não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré. A conclusão é de que esse filme publicitário retrata perfeitamente a própria, e equivocada, concepção de comunicação do governo Lula.
2006
Carrascoza, João Anzanello
Uma educadora, diretora, produtora audiovisual em sua experiência na TV universitária
Com base em sua experiência como criadora e diretora da TV USP, MaríliaFranco discorre sobre a criação das TVs universitárias, sobre seus desafios, dificuldades e possibilidades pedagógicas. Fala sobre a importância da televisão no Brasil e a carência de uma pesquisa científica sobre seu papel histórico.
O que aprendi com educação à distância
A autora relata a experiência que teve com a educação a distância no Curso de Especialização Lato Sensu Gestão da Comunicação da ECA-USP. No relato são apresentadas as peculiaridades, vantagens e desvantagens do trabalhoon-line combinado com a educação presencial. Nesta seção o leitor encontraráuma visão crítica sobre o assunto e uma valiosa contribuição para a construçãode caminhos alternativos na educação.
2006
Costa, Maria Cristina Castilho
Pojeto Clicar: entre o lúdico e a compreensão
O Projeto Clicar atende crianças e adolescentes em situação de risco pessoale social, entre 6 e 17 anos, na Estação Ciência. Tem como foco a criação deum espaço educativo integrado: através do uso de computadores com softwares educativos e acesso à internet, biblioteca, mesas e materiais para jogar, desenhar, pintar, as crianças e adolescentes passam as tardes com educadores e estagiários, que estimulam o conhecimento, sem deixar de levar em conta as características do universo do público-alvo. A participação éespontânea e não é necessário matrícula para que a criança e o adolescente sejam integrados às atividades do dia.
2006
Pranzetti, Dirce Maria Toloza, Maria Cecília Leão, Maria Izabel de Araújo
Escrivão de prosas. Contadora de histórias. Um diálogo entre narrativas
Como o olhar e o pensamento não são neutros, igual aos olhares dos autores e dos narradores, a autora elege os filmes Narradores de Javé, de Eliane Caffé, e Um filme falado, de Manoel de Oliveira e as narrativas de ambos como foco da atividade de videografia para esta seção. A tentativa é mostrar os diálogos existentes entre diferentes narrativas; as confluênciasentre a narrativa cinematográfica e as estruturas das narrativas literárias, aspossibilidades de pensar sobre as línguas e sobre as escritas que falam e escrevem as histórias e as prosas do mundo. Como as palavras mudas e sós, em estado de dicionário, as histórias de muitas pessoas e povos também estão esperando para ser escritas em versos ou em prosa. E ocinema, embora traga as narrativas em prosa, não deixa de nos mostrar o quanto as imagens estão repletas de poesia.
2006
Magno, Maria Ignês Carlos
Atividades com Comunicação & Educação Ano XI - N. 2
As três atividades com os artigos desta edição da revista têm como propósito apresentar sugestões para serem desenvolvidas em sala de aula, discutindo as novas formas de ensino e aprendizagem, promovendo a interação entre as diferentes áreas do conhecimento na perspectiva da sociedade atual. Para a primeira atividade foram eleitos os artigos O que aprendi com educação a distância, Uma proposta para a leitura crítica dos videogames e Projeto Clicar. Para a segunda atividade, os artigos Modos de inserção de jornais televisivos e Apropriações melodramáticas: o caso Pedrinho no Jornal Nacional e em Senhora do Destino. Na terceira atividadeas idéias são abordadas a partir dos artigos Uma propaganda exemplar do governo Lula, A luta contra o desemprego: os portões de fogo da atualidade e A arte de Elifas Andreato.
Editorial
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2006
Costa, Maria Cristina Castilho Citelli, Adílson Odair
Sociabilidade mediatizada
Ao lembrar o impacto dos meios de comunicação na vida das pessoas ea sociabilidade mediatizada sustentando uma nova ordem social, a autora observa que esta edição tem por objetivo precípuo propor práticas pedagógicas e educativas que aproximem as ciências da comunicaçãoe os meios de comunicação de massa de todos os agentes e situações que envolvam a educação. Deseja que os temas e os autores forneçam as ferramentas necessárias para que o leitor se torne ele também ummilitante desse campo novo de ação que é comunicação e educação. Um campo de contornos ainda imprecisos, observa, mas que atravessa fronteiras e divisões, colocando em diálogo saberes, mídias e diferentes áreas do conhecimento.
2006
Costa, Maria Cristina Castilho
Olhar hipertextual: uma perspectiva bakhtiniana da inclusão de imagens na sala de aula
Este artigo apresenta contribuições, geradas a partir das discussões einvestigações realizadas pelo Grupo de Pesquisa Lattes/CNPq Educação Hipertextual, para inclusão das imagens nas salas de aula sob uma perspectiva hipertextual. Para tanto, são mostradas algumas característicasdo hipertexto, buscando relativizar o papel das novas tecnologias na promoção de experiências educativas hipertextuais. Apresenta-se, portanto, um conceito amplo de hipertextualidade, construído com base no referencial bakhtiniano, caracterizado pela não-linearidade, heterogeneidade eintertextualidade, entendidas como versões do dialogismo e da polifonia de Bakhtin. O conceito de imagem também é ampliado, assumindo que imagens são produções culturais que se constituem como textos e, como tais, evocam múltiplas interpretações.
2006
Dias, Ângela Álvares Correia Fontineles, Flávia de Souza Moura, Karina da Silva
Comunicação e educação para a cidadania em uma cooperativa de assentamento do MST
O texto apresenta como uma cooperativa de assentamento do Movimentodos Trabalhadores Rurais Sem-Terra trabalha a educação e a comunicação em sua comunidade. Na concepção do Movimento, educação não é somente sinônimo de ensino formal; ao contrário, tem um sentido muito mais amplo, pois diz respeito à complexidade do processo de formação humana, que tem nas práticas sociais o principal ambiente das aprendizagens do ser humano. A Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória Ltda. – COPAVI, situada em Paranacity, no norte do estado do Paraná, investe desde 1991 na formaçãoda identidade das 25 crianças (de 5 a 12 anos) que moram no assentamento.
2006
Deliberador, Luzia M. Yamashita Vieira, Ana Carolina Rampazzo
Televisão digital interativa: expectativas de uso cultural e educativo
O artigo traz uma reflexão sobre as expectativas geradas quanto à utilização cultural e educativa da televisão digital interativa após sua implementação e a apropriação de seus recursos pelos usuários e geradores dos conteúdos. Apresenta algumas possibilidades para o contexto cultural e educativo, os padrões tecnológicos concorrentes ao modelo definido e o movimento oficial na escolha do sistema brasileiro. A partir de uma pesquisa documental, o texto agrupa informações sobre a migração das emissoras ao sistema digital, sua utilização enquanto repositório de programas e rede de intercâmbio, a TV Escola Digital Interativa, Serviço de Apoio ao Professor em Sala de Aula eDocumentário Digital Interativo.
A educação entre os Parintintim: temos muito a aprender com eles
Doutor em Antropologia e professor da Universidade de Illinois em Chicago,Waud H. Kracke colabora com a revista Comunicação & Educação com um relato sobre a educação entre os Parintintim. De caráter mais etnográfico do que de ensaio teórico, neste trabalho o autor coloca importantes questões sobre a educação entre os povos indígenas brasileiros e o que temos a aprender com eles. Reflete sobre a importância do olhar no aprendizadoe sobre os processos de transmissão oral. Os Parintintim não separam ensino prático do teórico e o conteúdo daquilo que aprendem está intimamente relacionado com os valores a partir dos quais se organiza a sua sociedade. Entre eles, a colaboração é mais valorizada do que a competitividade.
Os meios de comunicação de massa na era da internet
Guillermo Orozco Gomes, professor da Universidade de Guadalajara, México, aborda importantes questões relativas à comunicação na América Latina,tais como as relações entre a cultura local e global e a importância da televisão e da indústria cultural na constituição das culturas nacionais. De passagem pelo Brasil, faz uma análise para a revista Comunicação & Educação sobre o advento dos novos meios de comunicação – o computador, os celulares e outros equipamentos digitais –, assim como conclama a escola a participar das novas formas de interagir e conhecer que se estabelecem no mundo.
Leituras ambientais na paisagem transformada
O projeto Poesia no Metrô pretende implantar poesia no interior das estações de Metrô. O processo é classificado e configurado como uma intervenção urbana e utilizará recursos técnicos da comunicação gráfico-ambiental. O presente artigo realiza uma análise dos seus elementos constitutivos e apresenta a figura do gestor de processos comunicacionais, cuja funçãoé executar a mediação entre os autores do projeto e o público ao qual o empreendimento se destina, atribuindo um caráter de gestão da comunicação ao projeto.
Informação, um bem público, direito do cidadão!
O jornalista Eugênio Bucci, presidente da Radiobrás, fala dos esforços paragarantir o direito democrático à informação e das diferenças de objetivos entre a comunicação pública e a comunicação comercial. Apresenta os avanços conquistados em sua gestão, ressaltando a importância da Agência Brasil, a criação da Associação de Rádios Públicas e da TV Brasil, que tem por objetivo veicular conteúdos em português e espanhol para toda a América do Sul eparte da América Central.
Da comunicação à educação: a importância dos estudos de recepção
O artigo analisa o livro de Nilda Jacks e Ana Carolina Escosteguy – Comunicação e recepção – que, buscando conhecer quem é, qual o lugar e qual a ação do sujeito–receptor no processo comunicacional, oferecem a pesquisadores da área, a educadores e a todos aqueles que se interessam pelo tema uma reconstrução histórica do espaço conceitual e metodológico da recepção, a partir de um mapeamento teórico capaz de organizar,respeitando uma ordem cronológica, os paradigmas que nortearam os estudos da comunicação que marcaram o século XX. São apresentadas também as várias contribuições de pesquisadores brasileiros, entre os quais Maria Immacolata Vassalo de Lopes, Mauro Wilton de Sousa, Eclea Bosi,Ondina Fachel, Elza Dias Pacheco, Rosa Maria Bueno Fischer, em variados momentos.
2006
Baccega, Maria Aparecida Guimarães, Margaret de Oliveira
Ivaldo Bertazzo: arte também é educação
O premiado coreógrafo Ivaldo Bertazzo já trabalhou com uma infinidadede ritmos e danças em seus trinta anos de carreira. Neste depoimento, fala das descobertas de se trabalhar com educação e arte na formação de cidadãos; conta como é lidar com a variedade de público que envolve seu trabalho e como fundiu também conceitos de educação, psicologia e desenvolvimento corporal para mostrar que o corpo, por si só, é um dos mais eficientes canais de comunicação que o ser humano possui. Seu público é privilegiado: cidadãos das mais variadas formações, além de jovens moradores de comunidades de baixa renda de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Desenvolvendo atividades colaborativas na escola
A internet e os computadores têm sido apontados como recursos de grandepotencial no sentido de incrementar atividades colaborativas entre alunos situados em locais distantes. Aproveitando-se destes recursos, realizou-se, no primeiro semestre de 2001, uma atividade denominada Jogos Colaborativos, envolvendo alunos das 8as Séries de cinco escolas da Província Marista de Santa Catarina – SC. Durante dois dias, os alunos desenvolveram uma atividade colaborativa na qual o principal meio de comunicação foi a internet. O presente trabalho visa descrever, analisar e avaliar essa atividade, na perspectiva de divulgá-la e ampliá-la no ambiente escolar.
2006
Guedes, Caroline Lengert Rosenthal, Hugo
O poeta e o equívoco - Eduardo Alves da Costa
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