Repositório RCAAP

O Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz

Inaugurado em março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa, na Estaçãoda Luz, é a primeira instituição totalmente dedicada ao idioma original de um país. Com tecnologia de ponta, o museu apresenta toda a história da língua portuguesa, os vários idiomas que ajudaram a formá-la e a criação da língua na literatura brasileira. Além das áreas para exposições temporárias, terminais multimídias e escritórios de gestão de conteúdo, o visitante também tem acesso à Grande Galeria, à Galeria das Influências, à Linha do Tempo e ao Beco das Palavras. Atualmente, o português é a língua oficial de oito países, de quatro continentes: Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Timor Leste, além do Brasil.

O filme como pretexto para estudar o Brasil do Espelho D'Água

A proposta desta Videografia é apresentar, a partir do filme Espelho D’Água, aspectos da geopolítica e cultura brasileiras, em especial das regiõescortadas pelo rio São Francisco. Tendo o filme como pretexto, o objetivo é estudar e discutir os problemas de um rio e, particularmente, sugerir o debate para um dos maiores problemas do momento: a preservação da água no planeta, em geral, e no Brasil, em particular.

Ano

2006

Creators

Magno, Maria Ignês Carlos

Atividades com Comunicação & Educação Ano XI - N. 3

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Ano

2006

Creators

Itacarambi, Ruth Ribas

Editorial

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Ano

2007

Creators

Costa, Maria Cristina Castilho Citelli, Adílson Odair

Comunicação & Educação: um olhar para a diversidade

Comunicação & Educação: um olhar para a diversidade

Ano

2007

Creators

Lima, Solange Martins Couceiro de

As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitários

A partir de depoimentos de universitários, discute-se a relação entre a leitura de histórias em quadrinhos e o gosto pela leitura – constatando-se que este se iniciou no contato com as publicações da Nona Arte, antes mesmo do período de alfabetização –, bem como o afastamento posterior das histórias em quadrinhos em benefício de outras leituras, mais utilitárias (livros e manuais de estudo). Os autores concluem pela defesa da inclusão de materiais quadrinhísticos no ambiente escolar em geral, aconselhando a familiarização dos profissionais de educação e informação com a mídia e a linguagem dos quadrinhos.

Ano

2007

Creators

Bari, Valéria Aparecida Vergueiro, Waldomiro

A utopia brasileira da mídia cidadã

A simultaneidade de sistemas midiáticos na sociedade brasileira, um massivo (hegemônico) e outro popular (contra-hegemônico), constitui um paradoxoque desafia os pesquisadores da área de Comunicação. Revisando o itineráriopercorrido pelos pensadores brasileiros para elucidar a questão, surge naturalmente o conceito de mídia cidadã como ideal utópico capaz de estabelecer convergências entre os dois sistemas midiáticos ainda incomunicados.

Ano

2007

Creators

Melo, José Marques de

A mediação tecnológica nos espaços educativos: uma perpectiva educomunicativa

Qual é o desafio que os sites de relacionamento, como o Messenger, daMicrosoft, e a rede de relacionamentos Orkut, do Google, entre os mais populares, representam para a educação? É possível ignorar a presença desta nova forma de expressão comunicativa? Estas são algumas das questões abordadas neste artigo com base nas pesquisas realizadas pelo Núcleo de Comunicação e Educação da ECA-USP, como a recente experiência desenvolvida junto a dois mil jovens com renda familiar de até um salário mínimo, em Embu das Artes, SP, envolvendo exercícios de práticas comunicativas, produção radiofônica e construção de blogs na internet. É o que a educomunicação denomina mediação tecnológica nos espaços educativos.

Ano

2007

Creators

Soares, Ismar de Oliveira

Os espaços de leitura

Apontando para a trajetória das práticas de leitura, esta reflexão enfatizaa categoria do espaço na leitura, estendendo-a para além da compreensão doambiente físico no qual o ato de ler ocorre. Nesse sentido, mostra-se a diversidade de modos de ler, a singularidade de suas práticas e, ainda, reflete-se sobre questões ligadas ao espaço imaginário, demonstrando a importância dos espaços de leitura – físicos/imaginários – na construção damemória social.

Ano

2007

Creators

Barreto, Angela Maria

Telenovela e realidade social: algumas possibilidades dialógicas

Pensando no tema do congresso Ensino e Pesquisa em Comunicação, esteartigo procura explicitar algumas categorias propostas para avaliar diferentes graus de enfrentamento e focalização de temas sociais nas telenovelas; elas nos ajudam a verificar modos possíveis de interação entre a telenovela e a vida social brasileira no processo de incorporação, aceleração e transformação das práticas e experiências cotidianas.

Ano

2007

Creators

Motter, Maria Lourdes Jakubaszko, Daniela

Comunicação e memória em tempos de repressão: uma análise interdisciplinar de Memórias do Cárcere e Primavera con una esquina rota

As histórias de vivência de prisioneiros políticos em tempos de repressãocolocam de maneira intensa a questão da memória. Duas obras literárias latino-americanas: Memórias do cárcere, de Graciliano Ramos, e Primavera con una esquina rota, de Mario Benedetti, são analisadas neste artigo. A autora pondera que, embora nos forneça índices essenciais, a análise puramente literária não basta para abordar as experiências vividas no cárcere. Além de seu necessário enquadramento em determinadoscontextos históricos e políticos, considera que devemos, ao abordá-las,levar igualmente em conta os seus aspectos psicológicos, referindo-se essencialmente aos trabalhos de pesquisa pioneiros sobre os efeitos da tortura que têm sido realizados por Françoise Sironi e o centro parisiensede etnopsiquiatria Georges-Devéreux.

Ano

2007

Creators

Florent, Adriana Coelho

Contribuição dos cursos de especialização lato sensu para o desenvolvimento do campo da Comunicação

O artigo traz o relato do que foi abordado na Mesa Temática – A contribuição dos Cursos de Especialização Lato Sensu para o Desenvolvimento do Campo da Comunicação –, no XXIX CongressoBrasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, realizado de 4 a 9 de setembro de 2006 na UnB – Universidade de Brasília. O debate teve o objetivo de mostrar que esses cursos cumprem importante função no desenvolvimento da ciência, no atendimento à sociedade e na profissionalização dos alunos. A autora relatou a experiência do Departamento de Comunicações e Artes ao criar o curso de Gestão da Comunicação, que optou por privilegiar a formação teórica com ênfasenas humanidades – história, ciências sociais, filosofia, estética, educação. Destaca o estímulo ao ingresso na pós-graduação stricto sensu, favorecendo a Comunicação não só como um espaço de ação, mas também de reflexão científica.

Ano

2007

Creators

Costa, Maria Cristina Castilho

Declaração Universal dos Direitos Humanos, o documento mais importante elaborado pelo homem

Maria Luiza Marcílio ocupa o importante cargo de presidente da Comissãode Direitos Humanos da Universidade de São Paulo, onde criou a primeira biblioteca virtual em língua portuguesa sobre direitos humanos. Diplomada em História pela Universidade de São Paulo – USP e doutorada pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, sua tese sobre a cidade de SãoPaulo foi marco da pesquisa em demografia histórica na América Latina. Publicou importantes obras sobre o abandono da criança e a questão da educação. Nesta entrevista, ela defende a Declaração Universal dosDireitos Humanos como o mais importante documento elaborado pelo homem. Afirma que o Brasil só poderá combater a desigualdade social com uma escola de base de qualidade para todos, além de defender a pesquisa como ferramenta essencial para a tomada de decisões, em qualquer áreado saber e da sociedade.

Ano

2007

Creators

Costa, Maria Cristina Castilho Ivo, Consuelo

O discurso hegemônico de Veja e a construção da imagem do pobre

Este artigo efetua uma análise crítica da revista de assuntos gerais eatualidades Veja, apontando os sentidos hegemônicos que permeiam suas páginas. Utilizando os preceitos da análise do discurso de linha francesa, efetuamos a (re)leitura do exemplar de 6 de setembro de 2006 com o intuito de demonstrar, pela observação de seu modo de dizer intenso e convicto, as estratégias de construção de seus discursos e a produção dos efeitos desentidos que atuam constituindo a imagem do pobre em suas páginas.

Ano

2007

Creators

Baccega, Maria Aparecida Azevedo, Aline Fernandes de

Tornei-me o homo faber por excelência

Neste depoimento, Cyro Del Nero conta sobre seus mais de 56 anos atuando como cenógrafo nas diferentes áreas das artes e espetáculos, e nos meios de comunicação e entretenimento. Traz em seu currículo trabalhos para o teatro realizados na Grécia e na Alemanha. Apresentou exposições na Quadrienal de Cenografia de Praga, ex-Tchecoslováquia. No Brasil, produziu para o TBC, fez exposições e ganhou diversos prêmios; foi o criador e realizador das instalações do Pavilhão Brasileiro na EXPO 70 – em Osaka, no Japão. Trabalhou para o cinema e para a televisão, transformando-se no que ele mesmo chama um homo faber por excelência, que, entre todas suas artes, se dedicou ainda à docência.

Ano

2007

Creators

Del Nero, Cyro

A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História

Nos últimos anos, vivenciamos mudanças perceptíveis com a implantaçãodas tecnologias de informação e comunicação. Na escola não podemos ignorá-las (televisão, vídeo, computador etc.), porque são articuladoras de aprendizagens. Este trabalho analisa a utilização de programas de televisão e filmes. Trabalhamos com doze filmes, os quais contribuíram à discussão dos conteúdos estudados, ampliando o conhecimento sobre a Históriaparticular e de outros povos, ao observarem mudanças e permanências. Os filmes possibilitaram (re)pensar os valores locais, regionais, nacionais e mundiais. Por fim, alunos e professores aprenderam vendo o mundo, numa mixagem entre imagem, texto e contexto, não caindo no fetichismo tecnológico, visto que os filmes não mudarão o processo ensino-aprendizagem num passe de mágica.

Ano

2007

Creators

Couto, Maria Elizabete Souza

Poemas em diálogo

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Ano

2007

Creators

Citelli, Adílson

REDARTE-SP: integrando recursos de informação em arte da cidade de São Paulo

A REDARTE/SP, criada em 1998, é uma rede de serviços de informação emarte localizada na cidade de São Paulo, que inclui bibliotecas, centros de documentação, centros de referência, arquivos, centros de pesquisa, setores de museus e outras organizações públicas ou privadas responsáveis por projetos ou espaços virtuais. Pretende-se que a articulação em rede dos serviços de informação em arte da cidade de São Paulo possibilite o desenvolvimento de projetos conjuntos, a organização mais eficiente dainformação na área e maior acessibilidade, favorecendo o atendimento de uma demanda que também será ampliada em função da disponibilidade da informação organizada e de sua maior divulgação e circulação. Além disso, a REDARTE/SP, ao favorecer a troca de informações e experiências entre diversos profissionais, deverá contribuir para seu desenvolvimento permanente e para a formação de lideranças na área que, compartilhandovisões, ajudem a transformar a situação diagnosticada em São Paulo e, em articulação com outros atores, colaborem para a redução da exclusão cultural na cidade.

Ano

2007

Creators

Almeida, Maria Christina Barbosa de Pina, Paulo Simões de Almeida

Excluídos e invisíveis

A proposta desta videografia é apresentar dois filmes de naturezas diferentes, mas que possuem aspectos comuns: a exclusão e a reflexão sobre a idéia de invisível, ou o que se pode tornar visível: Camelos Também Choram é um documentário narrativo que retrata a vida dos nômades do deserto de Gobi na Mongólia; e Crianças Invisíveis são sete curtas de diversos países que têm como temática a dura realidade de personagens infantis. A autora propõe para este número da revista um duplo exercício do olhar: discutir o que está dado a ser visto e o que pode ser descoberto.

Ano

2007

Creators

Magno, Maria Ignês Carlos