Repositório RCAAP

As ouvidorias virtuais em instituições de ensino brasileiras

Este texto apresenta os resultados das duas primeiras fases da pesquisa desenvolvida sobre as diferentes modalidades propostas pelas universidades para ouvir (e interagir) virtualmente com os seus diferentes segmentos de públicos, especificamente aquelas identificadas como fale-conosco, contato, contatos e/ou ouvidoria. O interesse em investigar esse novo ”ouvir”, chamado de “ouvidoria virtual” no projeto, se deve à constatação de que atualmente essas novas formas de interatividade, cada vez mais presentes nos sites/portais das universidades, se constituem em uma das principais opções de relacionamento e comunicação, “virtualizando” o falar e o ouvir. 

Ano

2010

Creators

Scroferneker, Cleusa Maria Andrade

Gestão de relacionamento com líderes: desafio para o ouvidor

Este trabajo busca reflexionar sobre la importancia y la gestión de las relaciones a través de la comunicación dirigida a los resultados de la defensoría. Se enfatiza el público constituido por los líderes de las áreas, responsables de responder a las manifestaciones. Se concluye que todavía no hay evidencias sobre el profesional ideal para la función de defensor, pero que el mercado de defensoría depende de habilidades comunicativas.

Ano

2010

Creators

Lima, Chussely Souza

Ouvidoria brasileira, estímulo à cidadania

Entrevistado por: Luiz Carlos Assis Lasbeck

Ano

2010

Creators

Oliveira, João Elias de

Relationship is the secret

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Ouvidoria é democracia

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Ano

2010

Creators

Vega, Luis Narciso Bork

Ouvidoria e cultura organizacional

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Ano

2010

Creators

Maciel, Neiva Renck

Ouvidoria é lugar de compreensão

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Ouvidoria universitária, uma cultura em expansão

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Ano

2010

Creators

Calado, Carmem Lúcia de Araújo

The affirmative bases of organizational change

Resenha do livro: La intervención apreciativa: una manera nueva, provocadora y efectiva para construir las organizaciones del siglo XXIAutor: Federico Varona Madrid

Ano

2010

Creators

Curvello, João José Azevedo

A comunicação interna sob novos olhares

Resenha do livro: Por dentro da comunicação interna: tendências, reflexões e ferramentasAutores: Charbelly Estrella; Ricardo Benevides; Ricardo F reitas (Orgs.)

Ano

2010

Creators

Lopes, Valéria de Siqueira Castro

Quem não comunica não se sustenta!

Resenha do livro: A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizaçõesAutores: Margarida Maria Krohling Kunsch; I vone de Lourdes Oliveira (Orgs.)

Ano

2010

Creators

Fernandes, Backer Ribeiro

Um universo chamado cultura

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Organizações comunicacionais e o binômio imitação-inovação

O artigo objetiva analisar a prática da imitação-inovação no contexto organizacional, tendo como foco o campo da comunicação e, ainda, propor um modelo teórico para essa prática. Trata-se de um estudo exploratório que faz uso de referencial teórico nos eixos teóricos de inovação, imitação, organizações e comunicação social. Resultou na apresentação de um modelo de inovação – inovação intrínseca, inovação percebida e inovação conjugada – e de um modelo de imitação – imitação intrínseca, imitação percebida e imitação conjugada. 

Ano

2010

Creators

Giacomini Filho, Gino

O profissional de Relações Públicas no ambiente corporativo global

O artigo aborda a problemática do perfil, das competências, das habilidades, das atribuições e das atividades do profissional que atua no campo das relações públicas, com base em extenso levantamento realizado em associações profissionais e corporativas do mundo todo. No que tange ao cenário brasileiro, apresenta pesquisas referentes à diversidade de formação do profissional que realiza atividades de relações públicas e as inúmeras denominações das áreas corporativas que congregam as atividades de comunicação e relacionamento. 

Ano

2010

Creators

Oliveira, Paulo Roberto Nassar de

Singularidades da formação em organização da cultura no Brasil

O texto traça um panorama sobre a formação em organização da cultura e analisa mais detidamente o caso brasileiro e suas singularidades, entendendo que em nosso país este campo engloba os estudos em políticas culturais, gestão cultural e produção cultural. 

Ano

2010

Creators

Rubim, Antonio Albino Canelas

Marketing is the message

Superada la etapa de los proyectos artísticos y culturales aislados, con la evolución de la concepción a un nivel de política (en el estado y en las empresas) y, sobre todo, con el abandono del vicio (antes, virtud) de las ayudas fiscales (caso típico de remedio que se convierte en un veneno), la aplicación del concepto de marketing a la producción artístico-cultural alcanza un momento de madurez y de nuevas propuestas en las formas de trabajar, de recaudar fondos y de financiarse, que sientan las bases para el surgimiento de una economía de la cultura.

Ano

2010

Creators

Machado Neto, Manoel Marcondes

Gestão estratégica da cultura: a emergência da comunicação por ação cultural

Os investimentos em cultura pelas organizações estranhas ao mundo das artes vêm se tornando um importante instrumento institucional para geração de posicionamento estratégico. Adotado popularmente como marketing cultural, esse tipo de investimento deveria ser corretamente denominado de comunicação por ação cultural. Nesse sentido, os principais resultados deste trabalho indicaram que o termo marketing cultural é considerado como ferramenta de comunicação ou parte da estratégia de comunicação das empresas, por meio do patrocínio de atividades culturais com o objetivo principal de geração de imagem positiva da marca. 

Ano

2010

Creators

Augusto, Eduardo Yanaze, Mitsuru Higuchi

Do mecenato ao marketing cultural: a evolução do patrocínio no Brasil

O trabalho identifica os momentos em que o patrocínio foi decisivo para o desenvolvimento da cultura e das comunicações. Procura-se demonstrar que esta atividade, antes feita de modo amador e personalista, é regida na atualidade por ações mercadológicas. A jornada inicia-se com o Brasil Imperial, chegando até a modernidade, para assim mapear os personagens ou as instituições responsáveis por toda uma produção artístico-cultural, além de apontar a importância que o marketing cultural ganhou para o fazer artístico e midiático. 

Ano

2010

Creators

Correia, Inês Fernandes

O uso do marketing cultural como instrumento de relações públicas institucionais

Cultural marketing is directly related to institutional public relations, as both activities have common goals: enhancement of image, the search for differentiated relationship with their publics and development of the society. Thus, the projects should be targeted, specific and related to the universe of the brand.

Ano

2010

Creators

Carvalho, Simone Alves de