Repositório RCAAP
As ouvidorias virtuais em instituições de ensino brasileiras
Este texto apresenta os resultados das duas primeiras fases da pesquisa desenvolvida sobre as diferentes modalidades propostas pelas universidades para ouvir (e interagir) virtualmente com os seus diferentes segmentos de públicos, especificamente aquelas identificadas como fale-conosco, contato, contatos e/ou ouvidoria. O interesse em investigar esse novo ”ouvir”, chamado de “ouvidoria virtual” no projeto, se deve à constatação de que atualmente essas novas formas de interatividade, cada vez mais presentes nos sites/portais das universidades, se constituem em uma das principais opções de relacionamento e comunicação, “virtualizando” o falar e o ouvir.
2010
Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Gestão de relacionamento com líderes: desafio para o ouvidor
Este trabajo busca reflexionar sobre la importancia y la gestión de las relaciones a través de la comunicación dirigida a los resultados de la defensoría. Se enfatiza el público constituido por los líderes de las áreas, responsables de responder a las manifestaciones. Se concluye que todavía no hay evidencias sobre el profesional ideal para la función de defensor, pero que el mercado de defensoría depende de habilidades comunicativas.
2010
Lima, Chussely Souza
Ouvidoria brasileira, estímulo à cidadania
Entrevistado por: Luiz Carlos Assis Lasbeck
2010
Oliveira, João Elias de
Ouvidoria, caminho para a civilidade e o diálogo
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2010
Riche, Cristina Ayoub
Ouvidoria e cultura organizacional
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2010
Maciel, Neiva Renck
Ouvidoria é lugar de compreensão
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2010
Complak, Krystian
Ouvidoria universitária, uma cultura em expansão
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2010
Calado, Carmem Lúcia de Araújo
The affirmative bases of organizational change
Resenha do livro: La intervención apreciativa: una manera nueva, provocadora y efectiva para construir las organizaciones del siglo XXIAutor: Federico Varona Madrid
2010
Curvello, João José Azevedo
A comunicação interna sob novos olhares
Resenha do livro: Por dentro da comunicação interna: tendências, reflexões e ferramentasAutores: Charbelly Estrella; Ricardo Benevides; Ricardo F reitas (Orgs.)
2010
Lopes, Valéria de Siqueira Castro
Quem não comunica não se sustenta!
Resenha do livro: A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizaçõesAutores: Margarida Maria Krohling Kunsch; I vone de Lourdes Oliveira (Orgs.)
2010
Fernandes, Backer Ribeiro
Um universo chamado cultura
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Organizações comunicacionais e o binômio imitação-inovação
O artigo objetiva analisar a prática da imitação-inovação no contexto organizacional, tendo como foco o campo da comunicação e, ainda, propor um modelo teórico para essa prática. Trata-se de um estudo exploratório que faz uso de referencial teórico nos eixos teóricos de inovação, imitação, organizações e comunicação social. Resultou na apresentação de um modelo de inovação – inovação intrínseca, inovação percebida e inovação conjugada – e de um modelo de imitação – imitação intrínseca, imitação percebida e imitação conjugada.
2010
Giacomini Filho, Gino
O profissional de Relações Públicas no ambiente corporativo global
O artigo aborda a problemática do perfil, das competências, das habilidades, das atribuições e das atividades do profissional que atua no campo das relações públicas, com base em extenso levantamento realizado em associações profissionais e corporativas do mundo todo. No que tange ao cenário brasileiro, apresenta pesquisas referentes à diversidade de formação do profissional que realiza atividades de relações públicas e as inúmeras denominações das áreas corporativas que congregam as atividades de comunicação e relacionamento.
2010
Oliveira, Paulo Roberto Nassar de
Singularidades da formação em organização da cultura no Brasil
O texto traça um panorama sobre a formação em organização da cultura e analisa mais detidamente o caso brasileiro e suas singularidades, entendendo que em nosso país este campo engloba os estudos em políticas culturais, gestão cultural e produção cultural.
2010
Rubim, Antonio Albino Canelas
Marketing is the message
Superada la etapa de los proyectos artísticos y culturales aislados, con la evolución de la concepción a un nivel de política (en el estado y en las empresas) y, sobre todo, con el abandono del vicio (antes, virtud) de las ayudas fiscales (caso típico de remedio que se convierte en un veneno), la aplicación del concepto de marketing a la producción artístico-cultural alcanza un momento de madurez y de nuevas propuestas en las formas de trabajar, de recaudar fondos y de financiarse, que sientan las bases para el surgimiento de una economía de la cultura.
2010
Machado Neto, Manoel Marcondes
Gestão estratégica da cultura: a emergência da comunicação por ação cultural
Os investimentos em cultura pelas organizações estranhas ao mundo das artes vêm se tornando um importante instrumento institucional para geração de posicionamento estratégico. Adotado popularmente como marketing cultural, esse tipo de investimento deveria ser corretamente denominado de comunicação por ação cultural. Nesse sentido, os principais resultados deste trabalho indicaram que o termo marketing cultural é considerado como ferramenta de comunicação ou parte da estratégia de comunicação das empresas, por meio do patrocínio de atividades culturais com o objetivo principal de geração de imagem positiva da marca.
2010
Augusto, Eduardo Yanaze, Mitsuru Higuchi
Do mecenato ao marketing cultural: a evolução do patrocínio no Brasil
O trabalho identifica os momentos em que o patrocínio foi decisivo para o desenvolvimento da cultura e das comunicações. Procura-se demonstrar que esta atividade, antes feita de modo amador e personalista, é regida na atualidade por ações mercadológicas. A jornada inicia-se com o Brasil Imperial, chegando até a modernidade, para assim mapear os personagens ou as instituições responsáveis por toda uma produção artístico-cultural, além de apontar a importância que o marketing cultural ganhou para o fazer artístico e midiático.
2010
Correia, Inês Fernandes
O uso do marketing cultural como instrumento de relações públicas institucionais
Cultural marketing is directly related to institutional public relations, as both activities have common goals: enhancement of image, the search for differentiated relationship with their publics and development of the society. Thus, the projects should be targeted, specific and related to the universe of the brand.
2010
Carvalho, Simone Alves de