Repositório RCAAP

Cenário cultural de Belo Horizonte: a comunicação em cena nos palcos do teatro e da dança

Pensando a comunicação a partir de seus instrumentos de mediação e aproximação entre as manifestações culturais e o público, este artigo apresenta o processo de construção de um diagnóstico do consumo de espetáculos de teatro e dança no cenário cultural de Belo Horizonte, mapeando os públicos envolvidos e propondo diretrizes para ações de comunicação voltadas para públicos desse setor cultural. 

Ano

2010

Creators

Mendonça, Carlos Magno Camargos

Macropesquisa latino-americana de comunicação e relações públicas

A “Macropesquisa latino-americana de comunicação e relações públicas” (LatAmCom 2009) investiga as tendências, o profissionalismo e os papéis sociais da profissão em dez países, por meio das opiniões de uma mostra representativa de profissionais. A seção do questionário que se refere a tendências foi organizada originalmente pelo European Communication Monitor, o qual permitirá comparações entre os dois continentes.

Ano

2010

Creators

Molleda, Juan-Carlos Moreno, Ángeles Athaydes, Andréia Suárez, Ana María

Cultural como fim e por princípio

Entrevistado por: Leandro Duarte; Luiz Alberto de Farias; Paulo Celestino da Costa Filho; Sérgio Andrucci Junior.

Ano

2010

Creators

Miranda, Danilo Santos de

Finding paths between communication and organizational studies

Resenha do livro: Comunicação e organização: reflexões, processos e práticasAutora: Marlene Marchiori (Org.)

Comunicação, humanização e organização: uma tríade contemporânea?

Resenha do livro: A comunicação como fator de humanização nas organizaçõesAutora: Margaria Maria Krohling Kunsch (Org.)

Ano

2010

Creators

Rebechi, Claudia Nociolini

Bastidores do Planalto: os homens dos presidentes e a relação com a imprensa

Resenha do livro: No Planalto, com a imprensa: entrevistas de secretários de imprensa e porta-vozes – de JK a LulaAutores: André Singer, Mário H élio Gomes, Carlos Villanova, Jorge Duarte (Org.)

As danças no grande salão

No summary/description provided

The research on communication of organizations: origins and bases

La comunicación en y de las organizaciones es algo reciente. Los trabajos en torno a este tema, de origen anglosajón, fueron recientemente enriquecidos por las investigaciones francesas. Un tal objeto ha recibido la influencia de disciplinas varias y sus corrientes de pensamiento se caracterizan por las contribuciones de dos grandes escuelas, la escuela funcionalista y la escuela interpretativista.

Pensar la integración latinoamericana: también desde la comunicación organizacional y las relaciones públicas

Este artículo subraya la necesidad de pensar al comunicador organizacional y relacionista público como un actor en el proceso de integración de la sociedad latinoamericana desde lo regional hacia lo global. Esta idea se encuentra presente en las facultades de comunicación de Latinoamérica, pero la mayor parte de los análisis se concentran en los medios de información, en el periodismo o en la comunicación pública. Se ha desconsiderado el potencial que tiene, en este propósito, la acción y orientación del comunicador y relacionista en las organizaciones, públicas y privadas, como un actor más en la labor de construcción de la integración latinoamericana.

Ano

2011

Creators

Suárez Monsalve, Ana María

A comunicação pública como processo para o exercício da cidadania: o papel das mídias sociais na sociedade democrática

Pode-se dizer que por meio da comunicação pública a sociedade exercita sua cidadania. Com o propósito de refletir sobre a comunicação pública nesse contexto, faz-se pertinente o debate sugerido no presente texto. A partir da sociedade midiatizada, tecem-se considerações acerca do papel das mídias sociais na construção da cidadania e sua relevância em uma sociedade democrática. 

Ano

2011

Creators

Mainieri, Tiago Ribeiro, Eva Márcia Arantes Ostrosky

Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies)

Este artigo tem dois objetivos: eliminar os estereótipos sobre o que é o lobby e explicar quais são as suas técnicas e estratégias. A partir disso, explicar o que é um lobista e as características que ele deve ter, além de citar as atividades que uma campanha de lobby pode promover e como aplicá-las corretamente. O lobby é muito pouco conhecido. O presente artigo enquadra o lobbying como uma das técnicas de relações públicas, pois é basicamente uma forma de comunicação entre as organizações e os poderes públicos. Portanto, essa moderna atividade está longe de velhos conceitos que a associavam a chantagem e o suborno, já que na atualidade concentra sua atuação em ações dirigidas a toda a população, com a intenção de influenciar os governantes. 

Ano

2011

Creators

Esparcia, Antonio Castillo

Pode a comunicação organizacional ser considerada uma atividade de lobby?

O artigo tem como objetivo contribuir para o debate da comunicação organizacional e propor uma reflexão sobre o lobby da comunicação, como uma nova função nas organizações contemporâneas. Acreditamos que essa função poderá render dividendos positivos para a organização ao demonstrar um comportamento transparente perante os públicos, propor objetivos demanter a harmonia e o entendimento com todas as partes interessadas, estar aberta a acolher suas reivindicações e a lhes proporcionar excelente atendimento. Esse posicionamento contribuirá, inclusive, para demonstrar a lisurada prática do lobby pela empresa em relação aos setores governamentais, aumentando sua credibilidade. 

Ano

2011

Creators

França, Fábio Ferrari, Maria Aparecida

O lobby como estratégia criativa de oposição

Este artigo aborda a semiose de um conceito empregado na comunicação de uma organização. Baseia-se no modelo de Goodall Jr., Eisenberg e Trethewey (2010) que apresenta a comunicação diante da dicotomia entre criatividade e sujeição (Scroferneker, 2006); e se enquadra na perspectiva interpretativa, que aborda organizações como culturas (Kunsch, 2009). A interpretação se baseia em conceitos como texto e não-texto (Lotman, 1978, Machado, 2003). Os resultados indicam o potencial de ressignificação de um conceito no contexto externo à organização e ações adaptativas da mesma.

Ano

2011

Creators

Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges

Lobby: a democratic instrument of representation of interests?

This article analyzes the potential of lobbying as a democratic instrument of representation of interest. On the one hand, the article highlights the positive contributions of lobbying activities to the democratic process. On the other hand, the article identifies some problems that lobbying activities can generate, in the light of the democratic value of political equality. The text also discusses the question of lobbying regulation, focusing on (i) the purposes of this measure, (ii) the factors which hinder its adoption in Brazil, and (iii) the set of initiatives that – together with lobbying regulation – could contribute to making lobbying become an effective democratic instrument of representation of interests.

Ano

2011

Creators

Mancuso, Wagner Pralon Gozetto, Ana Cristina Oliveira

Relações governamentais, lobby e advocacy no contexto de public affairs

This text is not exactly an academic article, but rather something that results from a professional experience in this area developed in the course of twentyfive years in-country and fifteen abroad – particularly in the U.S. market and in the European Union. What one discusses here is if in practice there are significant differences between government relations, advocacy and lobbying. Or does it only concern the activities that result from a historical evolution, in which some individuals “become remiss” in the true quest for defense of their legitimate interests? One concludes by suggesting that a new era for public issues or public affairs begins after the serious economic and fiscal financial crisis of 2008 and the advent of massification of social media like the Facebook and Twitter.

Ano

2011

Creators

Patri, Eduardo Carlos Ricardo da

A comunicação como estratégia para a participação do cidadão no estado democrático de direito

Este artigo propõe analisar a função estratégica que a comunicação, como mecanismo de estímulo ao diálogo e participação, ocupa no modelo constitucional de estado democrático de direito. Por meio de uma pesquisa conceitual nos campos do direito constitucional, da teoria política e da comunicação pública discute-se que o reconhecimento dos diferentes grupos civis organizados, a participação e a pressão desses grupos por seus interesses por meio do lobby na formulação e implementação de políticas públicas fazem parte do modelo democrático adotado no Brasil a partir de 1988. 

Ano

2011

Creators

Reis, Patrícia Cerqueira

Da ciência de aprender a se ajudar livremente pela ação recíproca dos homens uns sobre os outros

A garantia à livre associação pacífica é um dos esteios das liberdades individuais. Ao investigar a natureza do individualismo e a reação da sociedade democrática a essa pulsão, Alexis de Tocqueville nota que “dificilmente se tira um homem de si mesmo para interessá-lo pelo destino de todo o Estado”. (...). Mas, se é preciso fazer passar uma estrada junto do seu domínio, ele verá desde o primeiro olhar que existe uma relação entre essa pequena questão pública e os seus maiores negócios privados e descobrirá (...) o estreito laço que une aqui o interesse particular ao interesse geral. É nessa arena, por vezes conflituosa, que surgem as práticas da advocay e do lobby. 

Ano

2011

Creators

Guttilla, Rodolfo Witzig

El lobbying europeo: escenario y bases para su desarrollo

Este artículo ofrece una visión de las principales instituciones comunitarias y de sus procesos de toma de decisiones los cuales explican el complejo entramado que constituye el sistema político de la Unión Europea (UE), para luego analizar los motivos para practicar el lobbying en él. El principal es, a demás de los intereses en juego, la complejidad del sistema decisorio, más fragmentado organizativamente, menos integrado jerárquicamente y más competitivo que los sistemas nacionales, que favorece una accesibilidad mucho mayor. El análisis de esta accesibilidad cierra el artículo.

O lobby no Brasil: uma trajetória histórica

Este trabalho tem como base de estudo o período que se inicia no ano da independência do Brasil (1822) até a promulgação da Constituição de 1988, abrangendo mais de 160 anos da nossa história. Ele se centra nos fatos fundamentados nas ações de lobby detectadas ao longo do tempo, por meio de acontecimentos ocorridos e registrados em inúmeros documentos da nossa historia político-econômica. O termo lobby é considerado como a atividade de pressão, ostensiva ou velada, legítima ou não, a favor ou contra, do setor privado para influenciar as decisões do poder público, não só do legislativo, em prol de interesses privados. 

Ano

2011

Creators

Figueiredo, Ney de Lima