Repositório RCAAP

Um olho muito além do alcance

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Perception of sports celebrities: a model of choice, management and control of their use in relation to brands

Este artigo propõe um framework para gestão do uso de celebridades, como intuito de minimizar riscos e otimizar resultados relativos ao processo de escolha e uso de celebridades endossantes. Apresentam-se uma revisão de literatura nacional e internacional relevante para o propósito do artigo, bem como dados quantitativos exploratórios coletados de 4,5 mil brasileiros, acerca da percepção de celebridades endossantes em uma série de atributos. As descobertas evidenciam diferenças de percepção dos grupos de celebridades analisados – geral, esportes e futebol (como subgrupo esportivo) –, indicando a necessidade de desenvolvimento e adoção de modelos de decisão sobre o uso de endosso de celebridades. 

Ano

2011

Creators

Freire, Otávio Senise, Diego

A construção de um ídolo futebolístico na imprensa: estudo de caso

O artigo, perpassando as edições dos meses de abril, maio e junho de 2011 dos jornais O Globo (Rio de Janeiro) e O Estado de S. Paulo, procura investigar como a imprensa escrita está construindo a imagem do futebolista brasileiro Neymar(Neymar da Silva Santos Júnior). A pesquisa busca identificar quais recursos são acionados na tentativa de aproximar o jovem atleta à narrativa clássica do herói e/ou às “essencializações” que os brasileiros fazem de si mesmo. 

Ano

2011

Creators

Helal, Ronaldo George Cabo, Alvaro do Amaro, Fausto Pereira, Camila Augusta Alves Teixeira, João Paulo Vieira

La influencia del megaevento Copa del Mundo de 2010 en la imagen del país anfitrión, tomando como base la cobertura del periódico Zero Hora

Como um megaevento pode influenciar o país que o sedia, em diferentes aspectos, incluindo a sua imagem, é o foco central desta pesquisa. Para tanto,a África do Sul, onde se realizou o megaevento esportivo da Copa do Mundo de 2010, foi escolhida como objeto de estudo. A metodologia da pesquisa consistiu numa auditoria de imagem na mídia, em que foram selecionadas e analisadas em categorias as principais inserções sobre aquele país no “Jornal da Copa”, do jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS). Entende-se que as considerações e os resultados apresentados neste trabalho podem ser valiosos para a atividade dos profissionais de relações públicas, especialmente considerando a proximidade da realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. 

Ano

2011

Creators

Remus, Renata Amaral Pereira, Ana Cristina Cypriano

A sétima arte e a caixinha de surpresas

Resenha do Livro: Futebol, cinema e cia.: ensaiosAutores: José Carlos Marques; Sandra Regina Turtelli (Org.)

Relaciones públicas: nuevos desafíos

Resenha do Livro: Práticas acadêmicas em relações públicas:processos, pesquisas e aplicações Autores: Cláudia Peixoto de Moura; Nelson Costa Fossatti (Org.)

Comunicação pública em um admirável mundo novo

Resenha do Livro: Comunicação pública, sociedade e cidadania Autora: Margarida Maria Krohling Kunsch (Org.)

Ano

2011

Creators

Costa Filho, Paulo Celestino da

Comunicando saúde

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Ano

2012

Creators

Ferrari, Maria Aparecida

Comunicação da ciência: rumo a uma teoria da divulgação científica

Propõe-se uma perspectiva e um quadro de referência para se examinar e compreender a pro- blemática da comunicação pública da ciência. São sugeridas algumas dimensões disciplinares para assinalar as diferenças entre o discurso interpares (comunicação primária) da ciência e o discurso da comunicação pública da ciência (comunicação secundária). A partir dessas dimensões formula-se uma matriz multidisciplinar que mostra como algumas questões e obstáculos à comunicação pública da ciência podem emergir e ser interpretados mais como divergências estruturais necessárias entre esses dois discursos, vistos agora como diferentes “estilos profissionais”, em vez de, apenas, “disfunções”, pressões conjunturais ou diferenças pontuais entre cientistas e divulgadores. Essa interpretação certamente melhorará a compreensão mútua entre cientistas e jornalistas.

Comunicação e saúde: um campo variado e pujante

The intertwining of the social and communication aspects of health gave rise to a new field of  knowledge since the second half of the last century. The purpose of this text is of pondering on the theoretical and conceptual dimensions of this web. For the future the task is to outline through communication the social themes in which the health problems and situations (risk, medication,technique etc.) are inserted and the systemizing of the empirical research and of the experiments conducted to get to know which part of what has already been done can (or not) be used for newexperiments.

As mídias, as instituições de saúde e a população: convergências e divergências na comunicação sobre a prevenção da dengue

Apresenta-se uma pesquisa sobre a comunicação na prevenção da dengue. Com apoio em teorias da produção social dos sentidos, buscou-se compreender e comparar os discursos da mídia, das instituições de saúde e da população sobre a dengue. Foram analisados jornais e telejornais, fluxos de produção e circulação e conteúdos dos materiais informativos, além da realização de entrevistas com moradores de um conjunto de favelas. Os resultados incluem mapas das fontes e dos fluxos da comunicação sobre a dengue, bem como do fluxo de produção e circulação dos materiais das instituições. Entre as conclusões estão a circularidade dos discursos midiáticos e institucionais e a discrepância destes com os da população.

Ano

2012

Creators

Araújo, Inesita Soares de

Comunicação para a saúde em ambientes colaborativos: o empoderamento do paciente

O texto discute o empoderamento por parte do paciente no novo ambiente comunicacional 2.0 que impacta nas relações com os profissionais de saúde, os quais passam a ter menos controle sobre as ações dos pacientes. Estes saem de uma posição reativa para uma nova postura, proativa, discutindo sobre seu estado de saúde e experiências de outros pacientes com a mesma enfermidade – todas obtidas a partir do uso da internet.

Ano

2012

Creators

Pessoni, Arquimedes

Comunicação e saúde: interfaces e desafios

Este artigo apresenta uma reflexão crítica sobre comunicação e saúde em uma sociedade na qual informação e conhecimento representam categorias amplamente valorizadas. Focalizando a formação médica, propõe a inserção da comunicação nos currículos de graduação e pós-graduação como modo de desenvolver competências para o exercício profissional humanizado, especificamente no que diz respeito ao relacionamento com o paciente.

Ano

2012

Creators

Nassar, Maria Rosana Ferrari

Communication and health: humanization, meaning and communicative action

O objetivo deste artigo é analisar o binômio comunicação-saúde sob a perspectiva do agir comunicativo de Jürgen Habermas. Em um país com cerca de 191 milhões de habitantes, a comunicação deve subsidiar as políticas públicas de promoção da saúde, para tornar democráticas as práticas gerenciais e sanitárias. A humanização dos serviços e a atuação das equipes multiprofissionais exigem interação e acordo entre os sujeitos. O agir comunicativo pode trazer esse significado, com sustentação do diálogo e da cooperação, apontando nova direção baseada nos acordos sociais para produção dos serviços de saúde.

Ano

2012

Creators

Carvalho, Denise Werneck Freire, Maria Teresa Marins Vilar, Guilherme

Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público

Em questões de saúde pública, a participação dos cidadãos é essencial para garantir o sucesso da ação, pois existe a demanda por um esforço individual que assegure benefício ao grupo, podendo existir um equilíbrio entre ganho social e pessoal. Tendo como pano de fundo a teoria dos dilemas sociais, o texto discute resultados obtidos com a realização de experimento cujo objetivo esteve em avaliar efeitos imediatos associados ao conteúdo de peças selecionadas. Os temas abordados pelas campanhas apresentam uma característica em comum: são situações de grande interesse social que só podem ser resolvidas com forte atuação individual.

Ano

2012

Creators

Gomes Júnior, José Luiz Batista, Leandro Leonardo

Tabagismo em diálogo: olhares sobre o discurso do Ministério da Saúde

O tabagismo está em evidência. O debate sobre o tema envolve uma série de atores sociais, entre os quais as organizações, que se posicionam discursivamente como representação da própria identidade e da realidade. Por meio de estudos sobre identidade e estratégias de comunicação organizacional, além de revisões históricas, pudemos traçar uma contextualização para a análise de discurso. O trabalho busca por novos olhares sobre os textos institucionais do Ministério da Saúde.

Ano

2012

Creators

Carvalho, Raphael Silva Souza Oliveira Lopes Filho, Boanerges Balbino

Comunicação e mediações em aids: um olhar sobre o silêncio e o silenciamento no universo feminino

Este artigo discute a produção dos sentidos da aids no universo feminino por meio da noção de mediação. O termo visa traçar as representações simbólicas que compõem a epidemia entre mulheres. A nossa hipótese é a de que as relações que as mulheres vivendo com HIV/aids mantêm com a sociedade são repletas de silêncios que as afetam duplamente: pelos estigmas da doença em si e pelas relações de poder que mantêm com seus parceiros. Porém, não obstante essa realidade, elas buscam espaços alternativos para amenizar o cenário que afeta mulheres vivendo com HIV/aids no Brasil.

Ano

2012

Creators

Oliveira, Valdir de Castro Rezende, Daniela Savaget Barbosa

HumanizaSUS: uma experiência de humanização e gestão da comunicação em organizações hospitalares

This article is a study on humanization in the hospital indoor. It presents, at first, a discussion of the complexity of the human being, exposing the importance of the appreciation of their subjectivity. Following this approach, it explores the concept of humanization and the implications that this produces both in the employee-patient relationship, and in employee-employee relationship. To this end, it explores the intrinsic relationship that exists between humanization and communication. In order to base the relationship shown is used as an example the HumanizaSUS, present in the Brazilian health system.

Ano

2012

Creators

Figueiredo, Daniel de Oliveira Badia, Estefânia Salmória

A relação entre hospital e usuários na ótica da comunicação

O artigo avalia a influência da cultura e de elementos dos vínculos organizacionais na percepção do processo comunicativo entre um hospital universitário público e seus usuários, bem como as estratégias utilizadas para superar dificuldades nesse diálogo. Foi possível ainda avaliar como o diálogo é percebido num cenário marcado por vínculos organizacionais como identificação, sentimento de pertença, idealização da organização e solidariedade.

Ano

2012

Creators

Romangnolli, Marisa Kerbauy, Maria Teresa Miceli