Repositório RCAAP

A importância da comunicação para a implementação da política nacional de humanização no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo

Este artigo discorre sobre um novo paradigma de gestão institucional, baseado na comunicação e no relacionamento. Hoje, em vez do modelo tradicional de comunicação informacional, se passa a enfatizar a comunicação interativa e relacional, ou seja, a gestão participativa. A Política Nacional de Humanização (PNH) proposta pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do HumanizaSUS, graças ao princípios ideológicos, organizacionais e de participação social que o norteiam, aumenta o grau de corresponsabilidade dos atores envolvidos, tendo que haver necessariamente uma interação entre usuários, profissionais, gestores e instituições da rede de saúde.

Ano

2012

Creators

Rodrigues, Maria Aparecida da Silva

A saúde na perspectiva da comunicação institucional e mercadológica

O presente estudo baseia-se em um levantamento bibliográfico das pesquisas publicadas em 2011 com o tema comunicação e saúde, nos portais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Apresenta-se uma pesquisa exploratória, de caráter quantitativo e qualitativo, da diversificada bibliografia encontrada sobre o tema, relacionando-a com o conceito de comunicação organizacional integrada, desenvolvido por Margarida Kunsch. O primeiro passo foi identificar as possíveis relações que podem ser estabelecidas entre os termos comunicação e saúde. Percebe-se que o tema engendra vieses os mais diversos e que, na maioria dos casos, a comunicação organizacional em saúde privilegia o aspecto institucional em detrimento do mercadológico.

Ano

2012

Creators

Dellazzana, Angela Lovato

A publicidade saudável na comunicação pública

Este artigo discute as razões pelas quais o conceito de comunicação pública comumente não abrange a publicidade, nem sequer a publicidade de utilidade pública, devido, por exemplo, a estigmas da propaganda governamental ou da publicidade mercadológica. O texto demonstra a importância da publicidade de utilidade pública para a comunicação pública, teoricamente e por meio de imagens empregadas numa campanha que dialoga com estratégias persuasivas desenvolvidas pela publicidade mercadológica para promover a cidadania dos portadores de HIV.

Ano

2012

Creators

Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges

Gravidez de adolescentes na mídia impressa

A comunicação é uma das principais ferramentas para intervir na saúde, pois utiliza estratégias para informar e influenciar as decisões dos indivíduos, no sentido de promoverem sua saúde. No caso da gravidez na adolescência, grande parte da percepção que se tem sobre o tema advém da abordagem feita pela mídia impressa. Sendo assim, desenvolvemos um estudo por meio do qual se procura analisar os principais enfoques que o tema recebe na mídia local, na mídia estadual e na mídia nacional. Para tanto, foram escolhidos, respectivamente, O Nacional, de Passo Fundo (RS), Zero Hora, de Porto Alegre (RS), e a Folha de S.Paulo. O presente artigo atém-se exclusivamente à verificação da presença do tema na mídia local, representada por O Nacional, seguindo um protocolo de análise elaborado para este fim.

Ano

2012

Creators

Bertol, Sonia Regina Schena

Os desafios da comunicação interpessoal na saúde pública brasileira

A saúde pública no Brasil é uma questão complexa, assim como a comunicação interpessoal entre aqueles que trabalham nas organizações de saúde e com aqueles que utilizam os serviços destas. Apresentamos neste artigo um breve histórico sobre a saúde no Brasil, a definição de comunicação interpessoal e uma discussão sobre a importância da ouvidoria em hospitais públicos, além de um breve estudo de caso. O texto discute esses temas e propõe uma reflexão sobre o setor.

Ano

2012

Creators

Carvalho, Simone Alves de

Observatórios de mídia: discussão sobre os dispositivos sociais de crítica midiática no campo da saúde pública

Este artigo discute o papel dos observatórios de mídia em geral e da saúde em particular, para a melhoria do tratamento jornalístico de matérias sobre a temática. Avalia sua relevância para o debate sobre as políticas e ações de comunicação na saúde pública no Brasil. Buscas na internet revelam diversidade de observatórios voltados à saúde e outros que incluem a temática em seu conteúdo. Apenas o Observatório de Saúde na Mídia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dedica-se integralmente a essa interface. Daí a importância de ampliar o alcance desses observatórios na esfera pública para exercer monitoramento sistemático das informações sobre saúde veiculadas na mídia.  

Ano

2012

Creators

Bahia, Lílian Claret Mourão Mattos, Maria Ângela

Health, government and media: a (sometimes) conflictive relationship

Observatorio de médios. Observatorio de la Salud en los Medios. Políticas de comunicación y de salud pública.O objetivo deste artigo é analisar os conflitos entre mídia e governo na divulgação de doenças. Selecionamos as 46 matérias publicadas sobre febre amarela no Jornal do Commercio e no Diario de Pernambuco, do Recife (PE) entre 7 de janeiro e 19 de fevereiro de 2008, em uma cobertura polêmica sobre a ocorrência de uma possível epidemia, apesar de o governo ter negado o fato. Avaliamos secundariamente a epidemia de meningite meningocócica no Brasil nos anos 1970. Tomamos como base os conceitos de risco e memória discursiva para compreender os sentidos construídos tanto em períodos ditatoriais quanto nos de democracia.

Ano

2012

Creators

Gomes, Isaltina Maria de Azevedo Mello Ferraz, Luiz Marcelo Robalinho

Saúde, comunicação, humanização

Entrevistado por: Maria Aparecida Ferrari e Arquimedes Pessoni

Comunicação médico-paciente

Entrevistado por: Maria Aparecida Ferrari e Arquimedes Pessoni

Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão

Propaganda médica é tema de relevância mundial controverso. O médico tem legítimo direito de propagar suas atividades profissionais, mas deve conservar-se dentro dos limites éticos. É clara a importância que a comunicação assume na promoção da saúde. A internet insere-se, nesta conjuntura, como uma mídia utilizada para educação da população e propagação da publicidade médica. Contudo, o compromisso ético vem sendo substituído por interesses da política socioeconômica capitalista. Quando o médico se torna responsável pela banalização da medicina, coloca em xeque a relação médico-paciente. Este estudo levantou no Google propagandas de serviços médicos especializados do Estado de São Paulo na internet, de outubro de 2008 a julho de 2009.

Ano

2012

Creators

Rocha, Marco Antonio Mendes Sousa, Paulo Roberto de Espin Neto, José Rocha, Lenamaris Mendes

Saúde além da medicina: a invisibilidade do enfermeiro como fonte de informações para a imprensa

O artigo apresenta os resultados de um estudo exploratório cuja proposta é elucidar as questões que tornam o enfermeiro e seu órgão representativo, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), invisíveis como fontes para jornalistas especializados em saúde nos veículos da capital paulista. A revisão de autores dedicados à comunicação pública, às relações públicas e às teorias de comunicação de massa, além da realização de entrevistas com jornalistas de editorias de saúde de veículos de São Paulo, mostraram possíveis fatores que influenciam a imprensa a não considerar pautar temas de interesse público sugeridos pelo Coren-SP.

Ano

2012

Creators

Santos, Mônica Farias dos

Transplantes em notícia: um jornalismo delineado em factos declinados por fontes oficiais

En el año 2011, el problema de los trasplantes fue un tópico que generó bastante atención de los medios de comunicación, constituyéndose como una cuestión recurrente, si la comparamos con años anteriores. Aquí, queremos descubrir que tipo de tematización se hizo en los 59 artículos seleccionados en el año 2011 y que fuentes de información fueron interpeladas para la construir una noticiabilidad que posicionó este tópico en el debate público. Este trabajo se insiere en una investigación más amplia que comenzó en 2008 y que, hasta finales del 2011, reunió una muestra de 6.305 artículos noticiosos sobre salud publicados en la prensa generalista portuguesa.

Ano

2012

Creators

Lopes, Felisbela Ruão, Teresa Marinho, Sandra Fernandes, Luciana Gomes, Sofia

A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias

Averiguar os aspectos da percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias foi o principal objetivo deste trabalho. Para tanto, os participantes da pesquisa foram divididos em duas turmas de estudantes do Centro de Educação para Jovens e Adultos (Ceja), de Blumenau (SC): uma de deficientes auditivos; e outra de pessoas que ouvem. A cada turmaforam mostradas campanhas publicitárias para avaliar os aspectos da percepção visual no que se refere à construção de sentidos e significados para a compreensão da mensagem. Os resultados da pesquisa indicam que os deficientes auditivos são consumidores que necessitam de estímulos adequados que forneçam o reforço positivo para facilitar a comunicação entre si e com os “ouvintes”, mas também para prover estímulos que despertem o comportamento de compra.

Ano

2012

Creators

Patricio, Djalma José

A representação do tema drogas na mídia capixaba

O presente trabalho refere-se à análise da cobertura do tema drogas em dois jornais da cidade de Vitória (ES): A Gazeta e A Tribuna. As matérias analisadas compreendem o período de 1º a 31 de julho de 2010. Duas questões básicas constituem o problema de pesquisa: como os jornais capixabas abordam o tema; como o divulgam envolvendo crianças e adolescentes. Utilizou-se como método a análise de conteúdo das matérias e análise comparativa entre os jornais. Trata-se de um estudo exploratório documental, com enfoque qualitativo. A pesquisa mostra que o discurso que permeia os jornais capixabas em torno do tema drogas está centrado no modelo proibicionista e policialesco.

Ano

2012

Creators

Marcolino, Eliana Martins Rebouças, Edgard José

Marketing social en salud para migrantes mexicanos em Estados Unidos y México: diferencias y puntos de acuerdo

El objetivo de este texto es reflexionar sobre las diferencias y puntos de acuerdo que surgen a partir del análisis comparativo sobre estrategias de marketing social mexicanas y estadounidenses para la salud del migrante. El diseño es cualitativo, siendo utilizada la técnica de recolección por entrevistas semiestructuradas aplicadas a 21 informantes claves, funcionarios de instituciones de salud en México y Estados Unidos involucrados con programas y/o campañas relacionadas con migrantes. Las actividades de promoción y marketing social son hasta el momento aisladas, la propuesta es comunicación para la salud, ya que su significación se incluye en ambos.  

Ano

2012

Creators

González, Janet Garcia

Entendendo as mídias sociais

Resenha do Livro: Estratégia em mídias sociais: como romper o paradoxo das redes sociais e tornar a concorrência irrelevanteAutor: Fábio Cipriani

Ano

2012

Creators

Terra, Carolina Frazon

Comunicar em cenários mutantes

Resenha do Livro: Relaciones públicas: naturaleza, función y gestión en las organizaciones contemporáneasAutores: Maria Aparecida Ferrari; Fabio França

La salud como fenómeno social

Resenha do Livro: Comunicación y salud en ArgentinaAutores: Mónica Petracci; Silvio Waisbord (Comp.)

O que não é sólido desmancha no ar

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Ano

2013

Creators

Farias, Luiz Alberto de Kunsch, Margarida Maria Krohling

La communication autour du risque: quelques repérages

La communication autour du risque constitue une problématique en émergence de première importance qui va bien au-delà de la communication de crise, qui intervient quand le risque devient événement. Mobilisée dans le cadre d’actions préventives ou correctives, elle influence ainsi directement le fruit du travail collaboratif. Mais elle renvoie au concept nomade de “risque” utilisé tant en droit, commerce, médecine ou assurance, qui se charge au fur et à mesure de son évolution de divers traits sémantiques donnant lieu à des sens différents, sans se départir de son ambiguïté originelle. Aussi face à cette diversité des concepts et au foisonnement de la production scientifique correspondante, cet article contribue à établir un état de l’art de la littérature scientifique dans les sciences humaines et sociales. Son ambition est de dépasser la dichotomie traditionnelle liée aux spécialisations théoriques qui se sont installées tant en sociologie et en science politique qu’en information-communication.