Repositório RCAAP

Em busca de novas narrativas organizacionais: análise de conteúdo audiovisual e proposta de matriz estruturante em storytelling

Day-to-day determinations when communicating show a considerable distance between the projection of the identity and the perception generated, which makes it evident that to inform and to communicate are very different instances in the relationship and dialogue process. This is even more radical at a time of multi-protagonism, densification of the sources of trust and an overload of circulating messages. It is in this environment that this study was motivated and proposed: to bring together, analyze, understand, schematize and assist in applying the narrative format of storytelling, particularly the one based on the experience of the evoking source. It concerns the arousal of reminiscence of life histories and their interlacing with the trajectory at a time of organizational agents. An analysis is conducted of the institutional audiovisual content of ten organizations, through a technique of structural analysis of the narrative, with proposal of a structuring matrix of storytelling elements.

Ano

2013

Creators

Cogo, Rodrigo Silveira

Governança do “espaço branco”: desenvolvimento, identidade e processos dinâmicos para incrementar a sustentabilidade e a responsabilidade social

Sustentabilidade e responsabilidade social envolvem, de forma crescente, temáticas como identidade e qualidade de vida para entrar prontamente e de forma mais profunda nos processos de tomadade decisão, especialmente nos decisões intersetoriais. Para essa nova interação são necessários redesenhos e reformas de “governança”. Este artigo explora um case do sul da Bahia, no Brasil, onde um novo tipo de mecanismo de governança cruzada faz prever um direcionamento mais efetivo para os prementes desafios sociais, econômicos e ambientais do século XXI.

Ano

2013

Creators

Lyons, Colleen M. Scanlan Deetz, Stanley

Comunicação organizacional e sustentabilidade: sobre o modelo instituído no âmbito da organização comunicada

En este artículo se realiza un estudio sobre el concepto de sustentabilidad establecido como modelo en importantes organizaciones brasileras y su entidad representativa, el Consejo Empresarial Brasilero para el Desarrollo Sustentable (CEBDS). El estudio, que incluyó investigación exploratoria en sitios institucionales, se centra en la dimensión de la “organización comunicada” (Baldissera, 2009a), como el lugar en que las organizaciones ofrecen imágenes de sí – ethos discursivo (Maingueneau, 2008). Los resultados evidencian la institución del triple bottom line (Elkington, 2000) como modelo de sustentabilidad adoptado por tales organizaciones, siendo que el análisis interpretativo de este modelo ratifica la centralidad de la dimensión económica.

Ano

2013

Creators

Baldissera, Rudimar Kaufmann, Cristine

Ideias-força evidenciadas no discurso organizacional sobre sustentabilidade

Sob a ótica da comunicação organizacional, este artigo aborda as estratégias discursivas que as empresas utilizam para conciliar seus negócios e interesses econômicos com as pressões legais e sociais por responsabilidade ambiental. Para entender o lugar de fala que elas assumem, é analisado empiricamente o discurso organizacional sobre a sustentabilidade de três grandes empresas que atuam no Brasil, por meio de três ideias-força: responsabilidade pelo impacto ambiental gerado pela empresa; adoção de práticas mitigadoras de danos ambientais; e estímulo à adoção de atitudes sustentáveis por parte dos demais atores sociais. 

Ano

2013

Creators

Henriques, Márcio Simeone Sant'Ana, Lidiane Ferreira

A sustentabilidade na perspectiva comunicacional e discursiva

Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias discursivas e comunicativas adotadas na campanha publicitária da Eletrobras do ano 2011, que teve como foco a sustentabilidade. Para tanto, foi construído um marco conceitual para embasar o estudo analítico. Conclui-se que anoção de sustentabilidade é trabalhada na campanha, não apenas na perspectiva ambiental, como também na social, econômica e cultural, corroborando o discurso institucional que reforça outras políticas e práticas da organização. 

Ano

2013

Creators

Veríssimo, Fabiane da Silva Andres, Fernanda Sagrilo Silva, Marcela Guimarães e Castro, Maria Lília Dias de

Comunicação e sustentabilidade no esteio da cidadania: um estudo sobre a (des)articulação entre organizações na esfera pública

Para compreender os desafios da construção de ações e políticas capazes de renovar as práticas sustentáveis, problematizam-se neste artigo as respostas aos dilemas do consumo construídas por atores da sociedade civil, do estado e do mercado. Esse esforço sugeriria a construçãode articulações entre diferentes grupos para atender às demandas dos atores sociais, por meio da ação política e do exercício da cidadania. Percebe-se que a construção de discursos e práticas politicamente corretas nem sempre dá conta da complexa relação que envolve a comunicação e o meio ambiente na esfera pública. 

Ano

2013

Creators

Viegas, Daniela Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa

O processo comunicacional e as práticas sustentáveis nas organizações The communication process and the sustainable practices in organizations El proceso de comunicación y las prácticas sustentables en las organizaciones

O artigo tem como objetivo compreender a comunicação que constrói o significado sobre sustentabilidade para os indivíduos da organização Alfa, indústria da área de alimentos. O estudo teórico-empírico foi realizado na linha interpretativista. A partir da análise dos dados foi possível observar os processos comunicacionais que permeiam as práticas sustentáveis, por meio das vias informacional e relacional, manifestando e dando forma à organização por meio da informação e das oportunidades de interação, impelindo o sujeito a agir. 

Ano

2013

Creators

Batistella, Morgana Monteiro Marchiori, Marlene

Las disputas argumentativas alrededor del Nuevo Código Forestal en Twitter: comunicación, economía y sociedad en la perspectiva ambiental

This article aims at analyzing quantitatively and qualitatively the communicative flows on the Twitter concerning the changes in the Brazilian Forestry Code, in order to understand if the microblog’s communicative environment was used in a way by which it could reveal a plurality of discourses and arguments involving different positions in the dispute. After this plurality was partially proven, the arguments used by both sides of the dispute (for and against the changes) were listed and confronted with a theoretical context concerning the environment anchored on communication, economics and social sciences issues.

Ano

2013

Creators

Medeiros, Priscila Muniz de Silva Júnior, José Afonso da

O discurso da responsabilidade social e da sustentabilidade na comunicação organizacional da Vale

Este artigo analisa os efeitos de sentido de responsabilidade social e sustentabilidade nos releases institucionais da empresa Vale. Trabalhando com os preceitos teórico-metodológicos da análise de discurso de linha francesa, ele problematiza as memórias discursivas dos conceitos de responsabilidade social e sustentabilidade. A partir da análise, entendemos que tais temáticas são incorporadas à cultura organizacional por serem um diferencial competitivo no mercado, mas, apesar do caráter informativo, os textos não apresentam as contradições e os tensionamentos envolvidos na temática. 

Ano

2013

Creators

Reginato, Gisele Dotto Dalla Pozza, Débora Flores

As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro

Este artigo objetiva identificar as representações sociais da responsabilidade social na publicidade institucional de um banco brasileiro e no discurso de seus funcionários e clientes. Tendo como referência a teoria das representações sociais, identificamos as representações em comerciais institucionais para televisão por meio do método semiótico e aplicamos um survey em uma amostra de 640 funcionários e 377 estudantes-clientes. Os resultados mostram distintas representações. A veiculada pela empresa busca legitimar seus interesses. Os funcionários elaboram representações de modo identitário e próximo ao discurso oficial. Os clientes representam de acordo com a sua condição de consumidores. Essas representações dialogam com arepresentação hegemônica do capitalismo. 

Ano

2013

Creators

Silva, Luíza Mônica Assis da Galinkin, Ana Lúcia Almeida, Angela Maria de Oliveira

Elites empresariais, a questão social e a responsabilidade social empresarial no Brasil e na Argentina

Neste artigo procura-se compreender por que, no Brasil, os empresários assumiram a divulgação de discursos e práticas de responsabilidade social empresarial (RSE), quando na Argentina foi a sociedade civil organizada que o fez. Desse modo, além do esforço comparativo – sempre útil para apontar semelhanças e diferenças, criar escalas e perceber generalidades – compreende- se que na abordagem do tema há uma lacuna a ser suprimida: a construção de um marco histórico sobre a ação empresarial em relação à questão social. Como corolário, pretende-se entender o quadro contextual que reveste de sentidos a expressão RSE em cada realidade nacional analisada, levando em consideração o fato de que, mesmo sendo um discurso global, ele não é homogêneo.

Ano

2013

Creators

Oliveira, Luciana Dulci, Otávio

O discurso da sustentabilidade: construção de sentido para a comunicação interna

Resumo: Este artigo, um recorte da tese defendida pela autora na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob a orientação da Profa. Margarida Kunsh, busca analisar os discursos construídos nas organizações quando elas se pautam por uma política de sustentabilidade. Ao adotar como pressuposto que esses discursos precisarão fazer sentido para aqueles que o recebem – os funcionários –, a pesquisa procura entender se as pessoas têm realmente se mobilizado para as questões mais urgentes trazidas pela comunicação interna, em função dessa apreensão de sentido. As conclusões apontam que a comunicação interna tem sido capaz de promover a transformação necessária para a mudança de paradigma representada pela sustentabilidade. 

Ano

2013

Creators

Vilaça, Wilma Pereira Tinoco

Comunicação pública como prática de responsabilidade social das organizações públicas

O artigo propõe o uso da comunicação pública na gestão pública como forma de exercer a responsabilidade social. Analisa brevemente a correlação existente entre ambas, fundamentando aspectos teóricos relevantes sobre o conceito da comunicação pública. Demonstra operacionalmente essa prática, trazendo resultados da pesquisa realizada no Ministério Público do Trabalho no Paraná, ao evidenciar que a opção pela comunicação pública, de fato, promove a responsabilidade social ao favorecer a participação e os interesses da sociedade, na exigência da accountabillity e no alastramento da esfera pública. 

Ano

2013

Creators

Rosso, Gisele Silvestrin, Celsi Brönstrup

Mensurando a consciência ambiental do consumidor: um estudo comparativo entre as escalas NEP e ECCB

The purpose of this study is to compare and assess the feasibility of two scales, NEP and ECCB, to measure environmental concern. Examination of literature indicated that environmental consumer behavior intention (local acronym ICCA) derives from environmental concern. To render the study operational, an on-line survey was conducted among 538 Brazilian consumers. Multivaried statistics techniques were used to verify the NEP and ECCB scale dimensions, as well as to assess their association with the ICCA. The results indicate that ECCB is more adequate to measure the ICCA.

Ano

2013

Creators

Freire, Otávio Quevedo-Silva, Filipe Frederico, Elias

A sustentabilidade econômica como posicionamento estratégico nos negócios da “nova” Baixada Santista: demandas profissionais às relações públicas

This study presents a brief prognosis on the professional field of public relations regarding the process of economic development of the Santos Lowland. Based on an analysis of the economical and market environment, identifying the perspectives and challenges faced by organizations operating in that metropolitan region, which is undergoing dynamic reconfiguration. Sustainability, according to the empirical research explored in this study, arises as an emerging theme in that region of the São Paulo coast, signaling the professional demands in the area of Public Relations.

Ano

2013

Creators

Lisboa, Wellington Teixeira Luz, Taise Fernandes

Public versus private: the challenge of becoming common for the entire society

Resenha do livro: Comunicação pública: bases e abrangênciasAutora: Mariângela Furlam Haswani

Ano

2013

Creators

Salvatori, Patrícia Carla Gonçalves

Além das quatro linhas

Resenha do livro: Marketing e gestão do esporteAutor: Ary José Rocco Jr.

Ano

2013

Creators

Farias, Luiz Alberto de

Publicidade: um olhar semiótico no universo da brasilidade

Resenha do livro: Propaganda, identidade e discurso: brasilidades midiáticasAutor: Eneus Trindade