Repositório RCAAP
O débito clássico em questão: relações entre a Grécia e o Ocidente na Antiguidade e na Modernidade
Resenha de: HANINK, J. The classical debt: Greek Antiquity in an era of austerity. Cambridge: Belknap, 2017. 337 p.
Women in Martial’s eyes
In approximately 25% of his epigrams, of more than 1500, Martial presents the female gender as subject of the epigrammatic narrative, however, the poet varies the tone used in each narrated character. Now the poet points out an addiction, sometimes he throws mythological or historical themes, sometimes some consecrated person echoes, sometimes some woman who is part of the poet’s personal life is remembered by him, for example. Although they appear throughout Epigrammata, most of them are in books I, VIII, X, XII. Here, in this article, it was selected some types described by Martial, it is our aim to present the translation of these, in a panorama of how women were seen in First Century AD Rome.
2019
Beraldo Santana do Amaral da Rocha, Mariana
Vencidos pela 'fama' do não visto César: os boatos e a invasão de César à Itália em 49 a.C.
This article aims to study the influence of rumors during the advance of Caesar over Italy in the context of the civil wars against Pompey (49-48 BC). As we know, Caesar, have been crossed the Rubicon, was at a disadvantage and with fewer men, but still managed to conquer the peninsula by driving away his enemy. Our hypothesis is that such a victory was facilitated by the circulation of rumors about the fama of the victorious general and his troops. Intending to evaluate this influence of the rumors in this context, we studied the works of Lucanus, Cicero, Dio Cassio, Suetonius, Plutarch, Appian, and, of course, those of Caesar himself.
Hierápolis, Atenas e Roma: a retórica geográfica e a Segunda Sofística
Este trabalho apresenta o pensamento geográfico de Luciano de Samósata no contexto da Segunda Sofística, como meio de uma construção retórica do elogio e do vitupério relacionados a centros do Império Romano. Luciano pesa e avalia o discurso instigado por cidades como Atenas, Roma e a vizinha à sua cidade natal de Samósata, Hierápolis, ou “Cidade Santa”, segundo o modelo do discurso epidítico. Assim, procura-se investigar de que maneira temas associados às cidades, às viagens e à geografia refletem na formação do discurso de Luciano, enquanto meio para confrontar e desafiar as grandes questões que atribulavam sua geração. Deve-se, portanto, explorar como Luciano constrói o mapa do Império e se situa dentro deste, prestando atenção à sua caracterização de cidades, e especialmente à húbris epistêmica gerada pelas intersecções culturais do Império.
Apresentação
Apresentação.
Teorias, métodos e conceitos aplicados à História Antiga: uma entrevista com Pedro Paulo A. Funari
Entrevista com Pedro Paulo A. Funari.
Cultura material, recursos digitais e conhecimento histórico: reflexões sobre a elaboração de bancos de dados para pesquisas em Arqueologia Clássica
Os avanços do conhecimento histórico sobre a Antiguidade Clássica, nas últimas décadas, devem muito aos conhecimentos arqueológicos, que reposicionam a relação entre as fontes escritas e materiais na interpretação do passado. A descrição e classificação tipológica fundamentadas nos aspetos morfológicos, cronológicos, técnicos e estilísticos da cultura material constituem dois dos principais recursos metodológicos para a produção do conhecimento arqueológico. As inovações eletrônicas atuais trouxeram inúmeras contribuições para o pesquisador por meio de programas de análise inter-relacionada dos dados, e possibilidades de acesso aos dados e difusão do conhecimento, viabilizando perspectivas futuras e novas leituras de um mesmo objeto de estudo. Assim, a produção de bancos de dados assume um papel fundamental para a elaboração de catálogos de referência, e promove uma maior variabilidade de interpretações. Todavia, faz-se necessário refletir sobre os objetivos, usos e alcances de tais recursos metodológicos para a comunidade acadêmica e para as pesquisas científicas como um todo, assim como as questões relativas ao acesso público às informações. Neste artigo, procuramos sistematizar e discutir tais questões por meio de alguns exemplos específicos e propostas de modelos de organização de corpora documentais, e da construção de bases de dados em pesquisas na área da Arqueologia Clássica, apresentando as propostas e possibilidades de análise de dados que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
2018
Dias, Carolina Kesser Barcellos Souza, Camila Diogo de Cerqueira, Fábio Vergara
Tecnologias e mapeamento de redes sociais para o estudo da Antiguidade: o Festival das 'Compitalia' e seus atores sociais na Roma augustana
Today, most efforts to compile and share documents related to the Ancient World have technology as an ally. In both digital mapping and the inclusion of epigraphic, numismatic and iconographic documents on open access platforms, digital technology is essential for scientific work on Antiquity. This article, which seeks to address this question, is divided into two parts: a theoretical one, aimed at understanding how the Digital Classics area underlines one of the great current additions to the Humanities, which is digital technology; and another methodological one, in which the methods with their selections and choices that allow the creation of a map of the network are presented. As a case study, we present the problem of the network of connections built from the contact between Augusto and the magistri uici and the production of everyday religious actions and interactions, as well as the partial results of the reconstruction of the map developed by Digital Augustan Rome to reach our goal of demarcating a network over it.
O uso dos conceitos de cidade e espaço em História Antiga: João Crisóstomo e a cristianização de Constantinopla como estudo de caso
O espaço, por longo tempo, foi relegado a um segundo plano nos estudos históricos. Contudo, reflexões sobre os territórios, as cidades e os símbolos culturais que compuseram suas paisagens cada vez mais vêm tomando lugar nas pautas de pesquisa de especialistas que se dedicam ao estudo da Antiguidade. No período tardo-antigo, muitas transformações produzidas no espaço citadino estavam relacionadas a manifestações de caráter religioso, como a ampliação dos credos cristãos e a interferência que estes últimos passaram a exercer sobre as paisagens arquitetônicas. Tendo em mente tais considerações é que propomos refletir, em primeiro lugar, sobre a utilização e a problematização dos conceitos de espaço e cidade nas pesquisas históricas. Num segundo momento, e como estudo de caso, refletiremos sobre a atuação de João Crisóstomo em Constantinopla. Ao ser consagrado bispo da cidade, em 397, João pretendeu interferir na vida de sua congregação mediante a aplicação de reformas que, entre outros pontos, incluíam reflexões morais e pedagógicas sobre as relações dos cristãos com o cotidiano e com o espaço citadino, atuando, assim, na delimitação de lugares próprios e impróprios para os cristãos.
Una discusión historiográfica sobre el Bajo Imperio: ¿crisis del alfabetismo grecorromano?
Los diferentes estudiosos del alfabetismo en el mundo romano (puede mencionarse, a modo de ejemplo, a W. V. Harris y a G. Cavallo) coinciden, con sus respectivos matices, en postular un retroceso en la difusión de la capacidad de leer y escribir desde el siglo III d.C., que se aceleraría a finales del siglo IV para convertirse en un derrumbe en los siglos V y VI. La caída del alfabetismo grecorromano en los siglos V y VI es un hecho indiscutible, producto del retroceso del fenómeno urbano y del cambio en las estructuras económicas, sociales y culturales sobre las que se había basado la difusión y el uso de la palabra escrita. No ocurre, sin embargo, lo mismo con el proceso de retroceso de la alfabetización que se postula para los siglos III y IV d.C. No existen evidencias claras de una caída significativa y la tesis parece basarse sólo de manera general en la idea de la “crisis del siglo III” y de la “decadencia” posterior del imperio. El objetivo del presente trabajo es demostrar la ausencia de una caída o crisis significativa del alfabetismo grecorromano durante el siglo III y el creciente papel desempeñado por la cultura escrita en el Imperio romano transformado del siglo IV. Se recurre para ello sobre todo a un análisis de fuentes jurídicas y literarias de este período.
The word as political and religious means and goal: the case of Augustine of Hippo, a referent of the Christian intelectual elite in the context of Late Antiquity
A inicios del siglo V, Agustín: el escritor, el hombre de fe, el obispo, el maestro y el intérprete de una época de crisis se transformó en testigo, en valioso relator de las consecuencias sociales y políticas de la caída de Roma a manos de un jefe bárbaro y su sequito de guerreros. En ese contexto el escritor de Hipona construyo, con metódica paciencia una posición que hundía sus raíces culturales en el pasado romano de los tiempos tardo-republicanos y alto-imperiales. Es finalidad de este trabajo demostrar de qué modo dicho pensador urdió un discurso hegemónico ante el paganismo en decadencia y como interpreto la importancia de Roma y su historia pasada y la iglesia católica en su proceso de consolidación, como partes indisolubles del futuro de la Christianitas con capital en Roma.
'Pax' e imperialismo: da República ao Principado através das guerras civis
Resenha de: CORNWELL, Hannah. Pax and the Politics of Peace: Republic to Principate. Oxford: Oxford University Press, 2017. 272 p.
The portraits of an emperor: contributions to the historiographical debate on Nero and his Principate
The purpose of this article is to demonstrate that, throughout history, Emperor Nero has undergone a process of abolition of memory, which helped to highlight his crimes and forge the monstrous image we have today. In this sense, we will examine how the most recognized contemporary scholars have resorted to such abolition to elaborate their own “Neros”.
Construindo as bases de uma identidade cristã: o discurso de Tertuliano de Cartago sobre Marcião, em 'Adversus Marcionem'
Neste artigo, empreendemos um exame minucioso dos argumentos do autor cristão Tertuliano de Cartago acerca do cristão considerado herege, Marcião. Analisamos, por meio dele, o processo de construção, em termos do discurso, da identidade cristã, tendo por premissa a oposição discursiva entre o “verdadeiro” cristianismo e os “falsos cristianismos”, neste caso, representados pelo marcionismo. A partir dos critérios elencados pelo antropólogo Fredrik Barth, em sua teoria da etnicidade, pudemos compreender o processo de construção (ou desconstrução) de um adversário levado a cabo por Tertuliano, ao mesmo tempo que ele construía as premissas de sua identidade cristã por meio da comparação entre as ideias que ele julgava corretas em oposição ao que supostamente seus oponentes pregavam.
2020
Garcia, Willian Fernandes Selvatici, Monica
Introduction
Introduction of the dossier "Roman Republic: Culture and society".
2016
Silva, José Guilherme Rodrigues da
Some remarks on the study of the Roman Republican History nowadays: and interview with Valentina Arena
Interview with Valentina Arena.
Apollo, Hercules and Chrysas in Cicero’s ‘De Signis’ (Verr. 2, 4, 93‑96)
O De signis, o quarto discurso da segunda actio das Verrinas de Cícero, é uma rica fonte para o estudo das estátuas divinas e os modos de percepção, conhecimento e práticas religiosas na República tardia. O discurso de Cícero é pleno de informações sobre essas estátuas, seus lugares e gestos a elas relacionados, lidando com emoções religiosas. Em uma breve seção do De signis, pode‑se perceber o conflito entre o (mau) propretor e (bons) povos aliados materializado nas estátuas divinas de Apolo, Hércules e Chrysas. Cícero elogia as violentas respostas das populações locais contra um violento e indigno magistrado romano – como ele constrói a figura de Verres. O orador não apenas lança mão de conceitos e ideias sobre as divindades, mas, com base em crenças, temores e esperanças compartilhadas, Cícero os cria para sua audiência.
'Sisyphus nobis ante oculos' (Lucr. 3. 995): o dissenso entre 'imperium' e 'auctoritas' na Roma de fins da República
In the paper that follows, we propose an original interpretation about the section of De rerum natura that brings the myth of Sisyphus (3. 995-1002). Our reading departs from the increasingly unstable relationship of complementarity and reciprocal exclusion between auctoritas and potestas. Lucretius invokes the mythical character to warn of the need to prevent the refusal of imperium to high magistrates by the negative response coming from the gods. He reproaches the use of the auspicia by some branches of Roman elite committed with optimates political orientation. From his point of view, they would be seeking to frustrate the political program of leaders aligned with the intellectual tradition referred as “popularis”.
2016
Sant’Angelo, Maria de Nazareth Eichler
Coin images and public life in Republican Rome
O presente artigo propõe um olhar sobre a vida pública romana a partir da análise das imagens de dois denários republicanos. As moedas foram emitidas por Caio e Tibério Minúcio Augurino em 135 e 134 AEC, respectivamente. Adota a perspectiva de um século II dinâmico em uma República romana em contínua transformação interna, conforme proposto por H. Flower (2010). Insere-se no pressuposto de que, na iconografia numismática do período, aquilo a que chamamos “religião” e aquilo a que chamamos “política” construíram juntas um discurso comum, que, de diferentes formas, nos contam sobre a cidade de Roma e seus cidadãos.