Repositório RCAAP

A informação e o conhecimento na biologia do conhecer: uma abordagem cognitiva para os estudos sobre inteligência empresarial

Estudo da inteligência empresarial sob o enfoque cognitivo da Biologia do Conhecer, a partir da observação, sobre o meio de negócios, de proprietários de pequenas e médias empresas PME. De forma geral, a Ciência da Informação tem recebido muitas influências das Ciências Cognitivas, influências estas encontradas também no âmbito da gestão da informação e da inteligência empresarial. Nestas áreas, a literatura considera a informação como o elemento que possibilita que a organização, entidade pensante, tome consciência das mudanças e tendências do ambiente externo de negócios, num quadro de dependência crítica entre a organização e o ambiente. Quanto ao conhecimento, esta mesma literatura traz subjacente a idéia de que assimilar as experiências dos clientes, concorrentes, parceiros e demais atores do ambiente externo possibilita renovar o conhecimento da empresa, rejuvenescendo as estruturas mentais dos responsáveis pelo seu gerenciamento. Essas idéias fundamentam-se numa transposição das teorias cognitivas tradicionais para as organizações. Assim, as empresas adquirem, de alguma maneira, vida própria e inteligência suficientes para captarem informação do ambiente externo, processá-la e utilizar aquela necessária à sua permanência no mercado, relegando aos indivíduos, membros das organizações, um papel secundário nesse processo. Neste trabalho, a atividade de inteligência empresarial foi analisada sob a abordagem cognitiva da Biologia do Conhecer. Para tanto, partiu-se dos depoimentos de seis empresários, proprietários de PME mineiras, a respeito de suas próprias histórias e as de suas respectivas empresas. A partir disso, pôde-se analisar a conduta desses empresários à frente de seus respectivos negócios, assim como questões-chave sobre inteligência empresarial. Os dados obtidos através dos depoimentos dos entrevistados mostram que a permanência de suas empresas, no ambiente de negócios, não possui uma relação direta, e clara, com a existência de atividades formais e sistemáticas de inteligência empresarial. Do ponto de vista cognitivo da Biologia do Conhecer, foi possível observar que, no que diz respeito à gestão da informação e da inteligência empresarial, deve-se considerar o estilo característico dos empresários gerenciarem as suas empresas, a forma como eles o fazem, as relações e as interações que eles estabelecem, os domínios pelos quais transitam, bem como as suas pré-disposições intrínsecas em aceitarem recursos informacionais. Argumenta-se em favor da idéia de que a Biologia do Conhecer possibilita discutir os conceitos de informação e de conhecimento sob uma perspectiva inteiramente nova. Por conseguinte, a Biologia do Conhecer poderá influenciar, significativamente, os estudos voltados para a gestão da informação e da inteligência empresarial e a Ciência da Informação como um todo.

Ano

2019

Creators

Monica Erichsen Nassif Borges

Dados normativos para população brasileira de meia-idade em testes de uso frequente na clínica neuropsicológica

INTRODUÇÃO: Os testes são ferramentas essenciais no contexto da avaliação neuropsicológica, favorecendo o diagnóstico de transtornos neurológicos, como as demências. Ao interpretar resultados obtidos por um paciente, são necessárias referências em pessoas saudáveis da população à qual pertence. Com esta finalidade, são desenvolvidos estudos normativos. As pessoas podem ter desempenhos diferentes associados a fatores sociodemográficos. Idade e escolaridade têm se mostrado como os fatores de maior influência. OBJETIVOS: Desenvolver dados normativos para testes neuropsicológicos comumente utilizados na prática clínica em adultos brasileiros de meia-idade e verificar a influência de anos de estudo, idade, sexo e quociente de inteligência (QI) na variabilidade dos resultados em testes neuropsicológicos. MÉTODOS: A amostra foi composta por 120 indivíduos saudáveis, com idades entre 45 e 64 anos, divididos em três grupos por escolaridade (4-7, 8-11 e 12 anos de estudo) e dois grupos por faixa etária (45-54 e 55-64 anos), num total de seis grupos de 20 participantes. Como critérios de exclusão, foram investigados fatores que poderiam comprometer a função cognitiva no momento de aplicação dos testes. Os testes escolhidos foram a escala Mattis de avaliação de demência, teste de trilhas, teste de fluência, com referência semântica (animais) e fonêmica (FAS), e teste do desenho do relógio. Na estatística, os resultados foram apresentados em médias, desvios-padrão e percentis. Escolaridade, idade, sexo e QI foram analisados como categorias, sendo utilizados métodos estatísticos apropriados, de acordo com a distribuição dos dados. Anos de estudo, idade e QI foram também analisados como variáveis contínuas, sendo correlacionados com os resultados nos testes neuropsicológicos. RESULTADOS: Os dados normativos dos testes foram apresentados em tabelas, divididos em grupos por idade e escolaridade. Com relação à influência das variáveis independentes nos resultados, a escolaridade influenciou as diferenças nos resultados de quase todos os testes, com a exceção do desenho do relógio. Na comparação das duas faixas etárias, observou-se diferença nas duas partes do teste de trilhas e na letra F do teste de fluência. Na categoria sexo, foi encontrada diferença no teste de fluência F. As diferenças evidenciadas na análise do QI foram semelhantes às ocorridas em escolaridade. Uma forte correlação foi encontrada entre as variáveis independentes anos de estudo e QI. CONCLUSÕES: O presente estudo traz contribuições para a avaliação neuropsicológica no Brasil, na medida em que fornece dados normativos para população de meia-idade, com escolaridade a partir de 4 anos, em testes frequentemente utilizados. Confirma achados de outros estudos sobre a forte influência da escolaridade, inclusive na comparação entre os níveis médios e superiores. A influência de idade foi menor, uma vez que a amostra é restrita a duas faixas etárias. Espera-se que este estudo seja útil para os clínicos e que estimule novos estudos normativos no Brasil.

Ano

2019

Creators

Guilherme Almeida Carvalho

A Linguagem na formação de Conceitos na sala de aula de física na educação de jovens e adultos

Nesta pesquisa investigamos a produção de sentidos por estudantes jovens e adultos nas interações discursivas na sala de aula de Física da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante desenvolvimento de uma sequência de ensino de óptica intitulada Luz, Cores e Visão. Direcionamos nosso olhar e análise para a produção discursiva (oral e escrita) dos estudantes em interação com o professor e entre os pares, para investigar como seus modos de dizer se relacionam com o discurso alheio do professor e da ciência escolar. Examinamos também a ação docente na EJA, que teve como objetivo engajar os estudantes na produção de sentidos e, assim, favorecer o domínio de conceitos científicos. Para as análises das produções discursivas dos estudantes e da ação docente selecionamos três episódios de ensino nos quais professor e estudantes trabalharam conceitos científicos no campo da óptica elementar (reflexão especular e difusa da luz e o modelo de luz e visão). Para isso, valemo-nos dos conceitos de compreensão responsiva de Bakhtin (1953/1997), de abordagem comunicativa de Mortimer & Scott (2003), da distinção entre discurso explicativo e argumentativo (BRONCKART, 1999; VIEIRA & NASCIMENTO, 2009) e das relações dos estudantes com ao discurso escolar (FONTANA, 1996). Nas análises, observamos mudanças bem demarcadas na abordagem comunicativa do professor ao longo de cada um dos episódios, que se iniciavam com um discurso predominantemente interativo/dialógico e terminavam com um discurso não interativo/de autoridade. Por vezes, as elaborações do professor se apoiaram nas produções dos estudantes e nas soluções encontradas por estes ao problema em questão. Notamos, além disso, que os cuidados na escuta, acolhimento e incentivo do professor resultam em efetivo protagonismo dos estudantes na aula e, consequentemente, uma relação de co-autoria no discurso da sala de aula e dos sentidos que foram sendo postos em circulação. As análises permitiram evidenciar que as ações do professor, como sustentação da produção discursiva dos estudantes, favoreceram maior entrelaçamento entre as palavras próprias dos alunos e as palavras alheias da ciência escolar.

Ano

2019

Creators

Erico Tadeu Fraga Freitas

A Sagração da Primavera: um diálogo entre a semiótica e a dança

O propósito desta tese é analisar A Sagração da Primavera, obra das mais importantes realizadas no século XX, por meio de uma interface entre a semiótica de linha francesa e a dança. O corpus da pesquisa está delimitado pelos espetáculos de dança coreografados porVaslav Nijinsky em 1913 e por Pina Bausch em 1975, ambos publicados no YouTube. Metodologicamente, o semissimbolismo, o sincretismo, a semiótica visual e a semiótica tensiva foram os caminhos escolhidos para identificarmos os mecanismos de produção de sentido do corpus. Por meio das análises dos vídeos selecionados, os espetáculosconfiguraram-se como textos e objetos artísticos submetidos à linguagem audiovisual digital. Dessa forma os efeitos coreográficos foram submetidos também à linguagem gerenciada pelas câmeras de filmagem que criaram outras correlações com a linguagem dos coreógrafos. As análises semissimbólicas apontaram para o ritual: a passagem para a continuidade da vida em que as categorias identidade vs. alteridade e vida vs. morte são construídas lado a lado nos espetáculos analisados. Os resultados da pesquisa corroboraram para a confirmação das hipóteses referentes à existência da ossibilidade de diálogo entre as categorias da semiótica visual e as categorias da pesquisa em dança. Outra constatação importante é que embora os coreógrafos utilizem a mesma música e a temática do sacrifício em suas coreografias, há diferenças na construção de sentido entre as obras. Sobretudo ao revelarem personagens e heroínas cujas vozes expressam-se apaixonadas. Tais vozes são carregadas de sentimentos embrenhados num envelope corporal que se inscreve como receptor e emissor, em meio a valores socioculturais e paradigmas que se reconstroem e reproduzem dia após dia.

Ano

2019

Creators

Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz

Congado em Alvinópolis

Este artigo é fruto de uma pesquisa de pós graduação. tendo como viés principal a história cultural, em vista que esta abre múltiplas possibilidades para se compreender história cultural e não cultura popular, apropriação ao invés de dominação. Esse se torna o grande objetivo deste trabalho. A partir de então, o artigo apresenta um estudo sobre as manifestações culturais afro-brasileiras, tendo como ponto principal o congado na cidade de Alvinópolis, Minas Gerais, bem como suas origens, seus símbolos e seus significados para os moradores da cidade.

Ano

2019

Creators

Adriene Henriques Domingues

Traumas maxilofaciais em vítimas de violência interpessoal periciadas no Instituto Médico Legal de Belo Horizonte - Minas Gerais

O trauma maxilofacial é um tipo muito específico de trauma que ocorre em casos de acidentes de trânsito ou de violência interpessoal. Seu aumento se deve à violência crescente nas cidades representando um impacto na vida social, psíquica e profissional das vítimas e um dos maiores desafios aos serviços de saúde pública, por sua alta incidência e custos financeiros. Este estudo avaliou a prevalência dos traumas maxilofaciais em pessoas vivas vítimas de agressão física examinadas no Instituto Médico Legal de Belo Horizonte (IML-BH), Minas Gerais, Brasil. Os dados sociodemográficos (idade, sexo, residência, ocupação, situação conjugal) e dos traumas maxilofaciais (tipo de trauma, região da face e lado afetados, instrumento utilizado, horário da ocorrência e resultado do evento) foram extraídos de laudos médico-odontológicos realizados no IML-BH durante o ano de 2011. Os resultados obtidos foram analisados utilizando os testes do Qui-Quadrado e Análise Bivariada com Correção de Bonferroni considerando uma probabilidade de significância de 5% (p0,05). Foram analisados 1.956 laudos. Os periciados mais atingidos por lesões maxilofaciais foram indivíduos do sexo masculino (p<0,0001), adultos jovens com idades entre 20-39 anos (p<0,0001), residentes em Belo Horizonte (p<0,0001), sem companheiro (p<0,0001) e que trabalhavam com prestação de serviço (p<0,0001). A maioria dos atos de violência utilizou agressão nua (p<0,0001), ocorreu no período noturno (p=0,006), afetou mais o lado esquerdo (p<0,0001) e em múltiplas regiões da face (p<0,0001), causando traumas aos tecidos moles (p<0,0001) e caracterizando crime de lesão corporal (p<0,0001). É necessário monitorar os índices de violência por meio de programas de conscientização, prevenção e educação relacionados aos traumas maxilofaciais com o objetivo de reduzir a violência interpessoal, cada vez mais crescente no dia a dia.

Ano

2019

Creators

Luiza Valeria de Abreu Maia

Desenvolvimento de novos materiais lignocelulósicos e quitinosos com potencial aplicação em química ambiental

 Este trabalho descreve a preparação de novos materiais quelantes, derivados lignocelulósicos e quitosanicos. Na primeira parte descreve-se a modificação química do bagaço de cana (B) e da celulose (C) usando o ácido de Meldrum como agente modificante, com o objetivo de se inserir funções carboxílicas, em uma síntese sem ouso de solventes nocivos a saúde humana e ao meio ambiente. As condições otimizadas destas sínteses forneceram o bagaço de cana modificado com o ácido de Meldrum (BAM) e celulose modificada com ácido do Meldrum (CM) com uma percentagem de ganho de massa de 86,0% e 80%, após 4 h de reação, respectivamente. A introdução dos grupos carboxílicos foi mensurada por retrotitulação ácido-base e os resultados mostram que 4,69 ± 0,20 mmol/g de funções ácido carboxílico foram introduzidas em BAM e 4,21 mmol/g ±0,15 mmol na celulose. A capacidade de BAM em adsorver o corante violeta cristal (VC) em solução aquosa foi avaliada em diferentes tempos de contato, pH¿s, temperaturas e concentração inicial do corante. Os experimentos cinéticos mostram que a quantidade de corante adsorvido na superfície de BAM aumenta com o acréscimo da temperatura e que o tempo de equilíbrio de adsorção é atingido após 12 horas de experimento. A cinética de adsorção seguiu o modelo de pseudo segunda ordem e o uso dos modelos de Arrhenius e Eyring permitiram observar a energia de ativação e as variações na energia livre de Gibbs, a entalpia e a entropia de ativação para o sistema de adsorção estudado. A energia de ativação calculada (14,14 kJ/mol), sugere uma adsorção física do corante violeta cristal na superfície de BAM. Os estudos termodinâmicos se enquadraram melhor nos modelos de isotermas de Langmuir e Sips e a capacidade máxima de adsorção de violeta cristal em 1,0 g de BAM foi de 692,10 mg em experimentos a 45 °C. Os parâmetros termodinâmicos deste processo tais como energia livre, entalpia e entropia também foram determinados. Na segunda parte deste trabalho descreve-se a modificação química da quitosana (Q)onde inicialmente as funções amina presentes no material foram usadas para a obtenção de grupos amino quaternários, a partir de reações de alquilação, o que levou à preparação da quitosana metilada QM1. A modificação química de QM1 usando diversos anidridos cíclicos permitiu a produção de materiais polifuncionalizados através de uma estratégia inédita na literatura. Esta estratégia foi capaz de produzir materiais que podem promover a adsorção de contaminantes catiônicos, graças às funções carboxílicas introduzidas na matriz quitosânica, e também de contaminantes aniônicos, pelos grupos amino quaternários presentes, o que os torna um adsorvente universal. Estes materiais produzidos a partir de quitosana podem apresentar uma grande versatilidade de aplicações em química tecnológica, graças a suas características zwitteriônicas. Outra inovação deste trabalho foi a obtenção de derivados de quitosana reticulados pela reação de cicloadição do tipo 1,3-dipolar (reação de Huisgen) onde derivados azida e alcinos de quitosana se reticulam, na presença de Cu (I), em uma reação tradicionalmente descrita na literatura por reação "click". A reticulação da quitosana e de seus derivados produziram novos biomateriais que possuem promissoras aplicações na indústria farmacêutica e em química tecnológica. 

Ano

2019

Creators

Bruno Christiano Silva Ferreira

Influência da requeima na pozolanicidade de cinzas de bagaço de cana-de-açúcar de diferentes características

O uso de materiais alternativos que minimizem o impacto ambiental, devido à emissão de gases, consumo de energia e de matéria prima na produção do cimento Portland se tornou nos últimos anos alvo de diversos estudos. Dentre eles, pode-se destacar as pesquisas sobre o uso de resíduos agroindustriais que podem agir como materiais pozolânicos, cimentícios, fíleres ou agregados. A utilização de cinzas de casca de arroz em substituição parcial ao cimento Portland é uma prática usual em alguns lugares do mundo. No Brasil, diversos estudos apontam para o uso de cinzas de bagaço de cana-de-açúcar como materiais cimentícios suplementares, uma vez que o país é um dos maiores produtores mundiais de cana-de-açúcar. Trabalhos na literatura indicam que, dependendo do tipo, do processo de cultivo da cana-de-açúcar assim como das condições de queima do bagaço, as cinzas podem apresentar características pozolânicas, contribuindo para uma maior durabilidade dos compostos cimentícios. Essas características, usualmente, são associadas à granulometria, ao teor de sílica, e à presença de sílica amorfa no material. Neste contexto, este trabalho estuda a requeima como processo de beneficiamento e homogeneização de cinzas de bagaço de cana-de-açúcar de diferentes origens. Para isto cinzas antes e após a requeima foram caracterizadas por meio de fluorescência de raios X, perda ao fogo, massa específica, difração de raios X, análise térmica, distribuição granulométrica, índice de atividade pozolânica, ensaio Chapelle Modificado, ensaio de condutividade elétrica, módulo de elasticidade e tração na flexão. A análise dos resultados obtidos indica que as propriedades mecânicas dos compostos cimentícios fabricados com substituição de 10% da massa de cimento pelo volume equivalente de cinzas de bagaço de cana-de-açúcar justificam seu uso. No entanto, a requeima parece não favorecer a atividade pozolânica das cinzas de bagaço de cana-de-açúcar assim como não contribuiu para a melhoria das propriedades mecânicas estudadas. A análise global dos dados indica que o mecanismo de ação das cinzas foi de preenchimento de vazios.

Ano

2019

Creators

Ramon Tadeu Lopes Ferreira

Síntese e caracterização de nanocompósitos PVA/nanotubos de carbono para potencial aplicação biomédica"

Nos últimos anos, nanocompósitos formados a partir de materiais poliméricos e nanotubos de carbono (CNTs) têm sido extensivamente estudados devido às suas interessantes propriedades mecânicas e possíveis utilizações nas mais diversas aplicações. Neste trabalho, filmes de nanocompósitos de poli(álcool vinílico) (PVA) com nanotubos de carbono de paredes múltiplas (MWNT) foram sintetizados através de duas rotas distintas, caracterizados quanto à morfologia e propriedades físicas e mecânicas. Os nanotubos foram modificados quimicamente e foi investigado o efeito da funcionalização química nos MWNT para a síntese e formação dos filmes nanoestruturados. Foi ainda estudada a relação entre as rotas de síntese dos nanocompósitos e suas propriedades. Os resultados de intumescimento, resistência mecânica e tenacidade indicaram que através da inserção de pequenas quantidades de nanotubos de carbono podem ser obtidas mudanças consideráveis nas propriedades dos nanocompósitos em relação ao polímero puro. Foi investigada a bioconjugação dos CNTs com a enzima Glicose Oxidase utilizando a rota química de ativação das carboxilas dos nanotubos funcionalizados com carbodiimidas. A partir disso,observou-se a viabilidade da síntese de nanocompósitos biofuncionais. Os resultados de ensaio biológico (MTT) indicaram que os nanocompósitos são promissores para serem utilizados em aplicações biomédicas.

Ano

2019

Creators

Joyce Cristina da Cruz Santos

Análise de Impactos no RTQ-C com a adoção da Norma ISO 8995:2002 deIluminância de Interiores

A revisão da norma NBR 5413 para se adequar à ISO 8995:2002 provocará mudanças consideráveis na classificação de um edifício que busca a etiquetagem PROCEL. O RTQ-C foi revisado em setembro de 2010 e estabeleceu novos métodos para determinar a densidadede potência instalada nos ambientes de uso comercial, de serviço e públicos, baseando seus níveis máximos de densidade de potência para atingir a classificação A no item de iluminação, nos níveis médios de iluminância da NBR 5413. Com a mudança da norma e conseqüente elevação nos níveis médios de iluminância, diversos ambientes apresentarão densidades de potência superiores às definidas pelo RTQ-C, tornando mais complexo o processo de etiquetagem PROCEL com nível A. A análise dos impactos vai trazer respostas sobre as mudanças que seriam necessárias ao RTQ-C para adequação à norma ISO 8995:2002 e as dificuldades que percorrerão o caminho dos projetistas que desejam certificar edifícios com classificação A no selo PROCEL Edifica.

Ano

2019

Creators

Livia Fernandes Gontijo

Repositórios de dados científicos na América do Sul: uma análise da conformidade com os Princípios FAIR

O crescimento do processo de digitalização no mundo tem apresentado desafios à prática bibliotecária, uma vez que tradicionalmente seu núcleo de atuação está na organização de documentos bibliográficos em formato físico. A intenção de pesquisa teve como fim estudar o fenômeno dos dados gerados por meio do processo científico e o desenvolvimento de serviços que enfrentam os crescentes desafios de sua gestão e curadoria, o que envolve volumes de recursos digitais em constante expansão. O problema de pesquisa se encontra nos ambientes e nas práticas responsáveis pela organização desses ativos digitais resultantes da investigação científica contemporânea. Foram objetos de estudo dessa investigação: os dados, enquanto fenômeno; os conjuntos de dados, enquanto unidades informacionais; os Princípios FAIR, enquanto diretrizes à gestão e curadoria de dados científicos; e os repositórios digitais institucionais de dados científicos, enquanto ambientes virtuais de organização informacional. As questões de pesquisa respondidas foram: Qual a natureza dos conjuntos de dados científicos arquivados em repositórios digitais institucionais oriundos do continente sul-americano? Qual a conformidade desses repositórios com os Princípios FAIR? O objetivo da pesquisa foi investigar conjuntos de dados científicos e respectivos repositórios digitais institucionais sul-americanos à luz dos Princípios FAIR. Lidar com o fenômeno dos dados é assistir a comunidade acadêmica em seus diversos campos, assim como a sociedade civil em suas dificuldades tecnológicas e digitais, disponibilizando meios de acesso mais ágeis e assertivos num ambiente digital cada vez mais nebuloso e caótico. A investigação consistiu em uma pesquisa aplicada, do ponto de vista de sua natureza; de método qualitativo, pelos meios de sua abordagem ao problema; exploratória e analítica, do ponto de vista dos objetivos; bibliográfica e documental, a partir dos procedimentos técnicos. Fez-se levantamento dos repositórios de dados científicos na base RE3DATA. A coleta dos dados contou com levantamento bibliográfico em bases de dados científicas, e com levantamento de dados referentes aos depósitos de conjuntos de dados científicos em repositórios vinculados a instituições sul-americanas. Utilizou-se da análise de conteúdo à concepção dos resultados de pesquisa. Os repositórios encontrados e aptos à investigação foram o do PPBio (Brasil); o da UFPR (Brasil); o do CIAT (Colômbia); o da PUC (Peru); o do MEC (Peru); e o da USIL (Peru). Os achados indicam que os programas (software) responsáveis pelos repositórios investigados que servem à gestão e curadoria de dados científicos são o Morpho (DataONE), o DSpace, e o Dataverse. Em relação aos conjuntos de dados científicos investigados, notou-se que sua natureza se concentra em dados textuais e numéricos, salvos em arquivos de texto e em tabelas, respectivamente. Os repositórios em maior conformidade com os Princípios FAIR foram aqueles estabelecidos mediante o uso do Dataverse. Concluiu-se que profissionais da informação devem buscar sua capacitação em dados, a começar pelo planejamento de projetos e políticas institucionais dirigidas à implementação de repositórios de dados científicos, passando pelo entendimento das divergentes necessidades entre comunidades, pelo conhecimento técnico computacional exigido a tais práticas, e idealmente, pela busca da padronização e manutenção desses serviços.

Ano

2021

Creators

Marcello Mundim Rodrigues

Ser professor na contemporaneidade: tensão entre o particular e o coletivo

O foco de discussões deste trabalho recai sobre as questões relacionadas aos modos de subjetivação do professor considerando o fazer docente inscrito em um modelo social diferente da modernidade. Entende-se, aqui, que existem diferentes formas da sociedade contemporânea funcionar, se organizar, do sujeito se relacionar com o espaço e o tempo, portanto, novas formas de fazer laço social em uma sociedade considerada como sociedade do espetáculo, consumista, instável e em constante recomeço. O objetivo central desta pesquisa é analisar os dizeres de professores, a fim de verificar quais são os seus modos de subjetivação diante da configuração da sociedade atual. Para o desenvolvimento da reflexão proposta, procura-se estabelecer diálogo com algumas teorias do discurso (PÊCHEUX, AUTHIER-REVUZ), em interface com os estudos da psicanálise de Freud e de Lacan. Os participantes da pesquisa, no total de sete, são professores que lecionam em segmentos diferentes, Ensino Fundamental e Médio, de uma escola da rede estadual de ensino localizada em um distrito da Zona da Mata de Minas Gerais. Para este estudo, tendo em vista o objetivo proposto, foram utilizados como dispositivos metodológicos de pesquisa - a entrevista semiestruturada e o encontro coletivo. A entrevista permitiu ao professor falar e refletir sobre si, sobre o seu fazer em sala de aula, sobre seus saberes, sobre ser professor na atualidade. Os encontros coletivos, outro momento da pesquisa, proporcionaram um espaço de circulação da palavra entre os participantes com intuito de interrogar as recorrências discursivas, as imagens cristalizadas a respeito da educação, da profissão docente. À luz das representações advindas dos dizeres dos professores, foi possível apreender vestígios de subjetivação, de singularidade. Assim, mesmo que os discursos da Educação na pós-modernidade atravessem os dizeres dos docentes, foi possível verificar que a posição subjetiva desses professores é constituída sob alguns aspectos sociais e históricos da modernidade. Conclui-se, então, que a tradição persiste na forma como esses professores lidam com a profissão e incide no modo como esses sujeitos se inscrevem e são inscritos na docência

Ano

2019

Creators

Herminia Maria Martins Lima Silveira

Efeitos da combinação entre estrutura de prática e frequência de conhecimento de resultados na aquisição de habilidades motoras

O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos da combinação entre estrutura de prática e frequência relativa de conhecimento de resultados. Cento e vinte voluntários foram distribuídos aleatoriamente em doze grupos experimentais: 1) constante - 100%CR em Parâmetro e PMG (C100-100), 2) constante - 100%CR em Parâmetro e 50%CR PMG (C100-50), 3) constante - 50%CR em Parâmetro e 100%CR PMG (C50-100), 4) constante - 50%CR em Parâmetro e 50%CR PMG (C50-50), 5) aleatória com manipulação de Parâmetro - 100%CR em Parâmetro e PMG (PAR100-100), 6) aleatória com manipulação de Parâmetro - 100%CR em Parâmetro e 50%CR PMG (PAR 100-50), 7) aleatória com manipulação de Parâmetro - 50%CR em Parâmetro e 100%CR PMG (PAR 50-100), 8) aleatória com manipulação de Parâmetro - 50%CR em Parâmetro e 50%CR PMG(PAR 50-50), 9) aleatória com manipulação de PMG - 100%CR em Parâmetro e PMG (PMG 100-100), 10) aleatória com manipulação de PMG - 100%CR em Parâmetro e 50%CR PMG (PMG 100-50), 11) aleatória com manipulação de PMG - 50%CR em Parâmetro e 100%CR PMG (PMG 50-100), 12) aleatória com manipulação de PMG -50%CR em Parâmetro e 50%CR PMG (PMG 50-50). O experimento utilizou a tarefa de pressionamento de teclas e foi conduzido em duas fases. Na fase de aquisição os grupos de prática constante praticaram a tarefa com o tempo total de 1400ms e o tempo relativo de 22,2%-44,4%-33,3%, enquanto que os grupos de prática aleatória (parâmetro) realizaram a tarefa com os tempos totais de 1200, 1400 e 1600ms e o tempo relativo de 22,2%-44,4%-33,3%. Os grupos de prática aleatória (PMG) praticaram a tarefa com o tempo total de 1400ms e os tempos relativos de 22,2%-44,4%-33,3%, 4,4%-33,3%-22,2% e 33,3%-22,2%-44,4%. Na fase de testes, todos os grupos praticaram com o tempo total de 1400ms e o tempo relativo de 22,2%-44,4%-33,3%, no teste de retenção, enquanto que no teste de transferências os grupos praticaram no tempo total de 1800ms e os tempos relativos de 22,2%-55,5%-22,2%. Os resultados demonstraram, de modo geral, manutenção do desempenho da fase de aquisição apenas no teste de retenção o que sugeriu ocorrência de aprendizagem. Todavia, não foram verificadas diferenças significantes entre os grupos nos testes de retenção e transferência. Concluiu-se que não houve efeito da combinação entre estrutura de prática e frequência relativa de conhecimento de resultados.

Ano

2019

Creators

Maicon Rodrigues Albuquerque

Estudo de problemas elastodinâmicos bidimensionais no domínio do tempo com elementos de contorno

(Este trabalho apresenta uma ferramenta computacional, baseada no Método dos Elementos de Contorno (MEC), com solução fundamental dependente do tempo, para a análise e simulação bidimensional de problemas elastodinâmicos. Esta ferramenta chamada ANELC (Análise Elastodinâmica com Elementos de Contorno) estuda o comportamento da propagação da onda em domínios infinitos e semi- infinitos. O algoritmo implementado utiliza elementos lineares isoparamétricos, que facilitam a modelagem da geometria do problema. As equações integrais do contorno são resolvidas usando um esquema de integração passo a passo no tempo, onde variações temporais constantes e lineares são, respectivamente, admitidas para a força desuperfície e para os deslocamentos. O ANELC é um programa interativo em todas as etapas da análise. O ANELC é uma ferramenta genérica, capaz de tratar problemas envolvendo vários tipos de geometria (modelos bidimensionais) e carregamentos. O programa tem uma interface de tal forma amigável e intuitiva, que torna o processo de aprendizagem mais fácil. Ela é prática, pois o usuário controla suas funcionalidades, através de uma interface gráfica interativa bastante flexível, que permite em todos os instantes a visualização do modelo e dos resultados, diminuindo os erros na entrada de dados pré-processamento e, conseqüentemente, melhorando a visualização das informações numérica e gráfica dos resultados pós-processamento).

Ano

2019

Creators

Julio Cesar Torres Rodriguez

Selection of indigenous lactic acid bacteria presenting anti-listerial activity, and their role in reducing the maturation period and assuring the safety of traditional Brazilian cheeses

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2022

Creators

Fernanda Bovo Campagnollo Larissa Pereira Margalho Bruna Akie Kamimura Marcelo D'Elia Feliciano Luisa Freire Letícia dos Santos Lopes Verônica Ortiz Alvarenga Vasco Augusto Pilão Cadavez Ursula Gonzales-Barron Donald William Schaffner Anderson de Souza Sant'Ana

Um banquete de ideias: o juízo crítico na restauração do afresco de Andrea Mantegna

Nestes escritos, busquei o equilíbrio entre o Pensamento e a Tecnociência. Como restauradora de obras de arte, preocupei-me com as decisões tomadas para as intervenções restaurativas, especialmente nos tratamentos pictóricos. Acreditei que a tomada de decisão deve serantecedida e acompanhada de um juízo crítico, que é desenvolvido não só com discussões entre colegas, mas com estudos entre as diversas áreas do conhecimento. As obras de arte estão representadas na nossa cultura, não só pela Estética, mas também, pela História comotestemunhas de tempo e lugar. É uma característica da atualidade o grande avanço tecnológico e, consequentemente, a sua utilização e desenvolvimento na área da Conservação, o que é muito bom, porque permite aos profissionais o uso de novos recursos técnicos. Por outro lado, questiono se o pensamento teórico e o juízo crítico têm sido buscados nos momentos de decisões, ou seja, no momento de se definir qual o melhor tratamento a ser realizado. Através da Arte da Memória percorri caminhos que me levaram aos teóricos da restauração, aos filósofos, aos tratadistas da arte do afresco e também aos físicos e matemáticos. Escolhi como Imagem Agente para expandir o meu pensamento, a restauração pelo processo da AnastiloseInformática, desenvolvido no Departamento de Física da Universidade de Pádua, Itália, para os afrescos de Andrea Mantegna pintados na Capela Ovetari na Igreja dos Eremitas, nessa mesma cidade. Procurei uma relação entre diferentes linhas de pensamento, apresentandotextos antigos e novos, na tentativa de encontrar um suporte teórico para as decisões no que se refere ao tratamento pictórico, respeitando o tratamento estético em obras de arte. Reforcei a necessidade de se compreender a obra nos seus contextos históricos, artístico e cultural, como também na sua afirmação no tempo e no espaço, diferenciando decisões para cada caso e momento específico. Busquei dialogar com outras experiências de restauração de pinturas murais e apresento a restauração pelo processo de Anastilose Informática desenvolvida naUniversidade Politécnica de Valencia, Espanha. Sem pretender comparar métodos ou resultados, mas interar a pedagogia visual que resulta de uma obra restaurada.

Ano

2019

Creators

Anamaria Ruegger Almeida Neves

Determinação dos padrões de Concentração Mínima Inibitória (MIC) e caracterização genotípica de cepas de Brachyspira hyodysenteriae isoladas de suínos com quadros clínicos de disenteria suína no Brasil

Objetivou-se a caracterização molecular e avaliação de sensibilidade antimicrobiana de cepas de Brachyspira hyodysenteriae isoladas de suínos no Brasil. Foram executadas avaliações de concentração inibitória mínima de 22 isolados brasileiros de B. hyodysenteriae recuperados entre 2011 e 2013 frente as drogas tilosina, tiamulina, valnemulina, lincomicina e tilvalosina. Os surtos de disenteria suína foram diagnosticados com base na apresentação clínica, lesões macro e microscópicas, PCR duplex para B. hyodysenteriae e B. pilosicoli e sequenciamento do gene Nox. Os valores encontrados foram consistentemente elevados em relação ao ponto de corte microbiológico descrito na literatura para todos antimicrobianos testados sob o método de diluição em caldo. As MICs 50 e 90 encontradas por droga testada foram, respectivamente, 2 g/ml e 8 g/ml para doxiciclina 2 g/ml e >4 e g/ml para vanelmulin, 8g/ml e 8 g/ml para tiamulina, 16 g/ml e 32 g/ml para tilvalosina, 64 g/ml e >64 g/ml para lincomicina e >128 g/ml e >128 g/ml para tilosina. Estes resultados assemelham-se à literatura, exceto os referentes à tiamulina, doxiciclina e tilvalosina que se mostraram mais elevados no presente estudo. As amostras submetidas a análise filogenética baseada no gene Nox mostraram-se idênticas entre si, com 100% de identidade para B. hyodysenteriae, com exceção de uma amostra confirmada como B. murdochii e excluída da análise de sensibilidade antimicrobiana.

Ano

2019

Creators

Amanda Gabrielle de Souza Daniel

A escritura de Michel Leiris como uma interrogaçãosobre as formulações da letra em Jacques Lacan: escrita e lalíngua

A obra escrita de Michel Leiris apresenta uma importante interrogação a alguns conceitos da clínica lacaniana. O conceito de letra e posteriormente a noção de lalíngua são abordados neste trabalho a partir das questões suscitadas pela escritura leirissiana, que é composta por um intenso jogo com as palavras, produzindo uma profunda perturbação da linguagem lexilizada.

Ano

2019

Creators

Marcelo Matta de Castro

Fazendo e desfazendo gênero: xs drag queens de Belo Horizonte

Busquei na presente dissertação compreender o fazer e o desfazer do gênero de drag queens de Belo Horizonte, utilizando especialmente as obras de Judith Butler (2003, 1993, 1997, 2004). O referencial teórico foi estruturado com base na discussão sobre o gênero em uma visão não essencialista, considerando-o como um fazer, e não uma propriedade dos sujeitos; e as críticas ao binarismo de gênero; e na problematização da questão transgender, sem a pretensão de esgotá-la, dada sua complexidade. Abordo também o fazer e o desfazer do gênero com apoio principalmente em Judith Butler, autores organizacionais e das ciências sociais; a hetero(norma) e a (des)identificação, com foco nas reflexões de Butler sobre o sujeito relacionado diretamente com as normas sociais, tendo em vista que as identificações nunca são completas, possibilitando diferenciações e subversões; a performatividade, a paródia e a performance de gênero, diferenciando-as e reconhecendo a performatividade imbricada com a reiteração das normas discursivas; uma breve introdução sobre o mundo dxs drags, especialmente, com foco nos estudos brasileiros. Destarte, realizei uma pesquisa qualitativa, com uma epistemologia pós-estruturalista, por meio narrativas de biográficas de dez drag queens, com inspiração na análise crítica do discurso de Fairclough (2003, 2008). A análise foi pensada a partir da obra e dos conceitos de Judith Butler tendo as seguintes categorias: Performances que contém as subcategorias sobre performances, produções e cachês, performances com o público "hétero" e "LGBTIQ", performances e sentimentos, e humor; As relações entre drags: famílias, "amigxs", "colegas" e jogos de poder; Em busca de reconhecimento para x drag queen; (Des)Identificações; e Fazendo e desfazendo gênero. Por fim, as considerações remetem à complexidade e ambivalência dessa temática nas identificações, fazeres, desfazeres e contingencialidade do gênero. Também, pensou-se na possibilidade de uma relação direta com estudos organizacionais críticos, tendo vista que a matriz heteronormativa habita a administração, mas não impede que criemos matrizes rivais

Ano

2019

Creators

Henrique Luiz Caproni Neto