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Comunicação e cultura: faces e interfaces dos relacionamentos nas organizações

Resenha dos Livros: Vol.1. Comunicação em interface com a cultura” e “Vol.4.História e memória” da Coleção “Faces da cultura e da comunicação organizacionalAutora: Marlene Marchiori (Org.)

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2022-12-06T14:43:37Z

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Araujo, Vivian Soares de

Conexões na velocidade do pensamento

Resenha do Livro: Relações públicas, mercado e redes sociaisAutor: Rafael Vergili

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2022-12-06T14:43:37Z

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Penafieri, Vânia

A contribuição do meio digital para o desenvolvimento humano

Resenha do Livro: A esfera semântica. Tomo 1: computação, cognição e economia da informaçãoAutor: Pierre Lévy

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2022-12-06T14:43:37Z

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Machado, Tariana Brocardo

Impresso versus digital: uma reflexão sobre a transição do meio impresso

A presente pesquisa pretende abordar algumas contribuições teóricas e práticas para verificar como, no presente momento, tem se dado a transição do meio impresso para o digital entre jovens universitários e líderes de opinião da área editorial e da Comunicação. Para tanto, os autores fazem inicialmente uma reconstituição da trajetória do texto impresso até chegar ao meio digital. O objetivo é entender como as pessoas estão se relacionando (ou não) e como percebem essa transição para a plataforma digital. Dados sobre uma amostra com seis líderes de opinião e, aproximadamente 100 jovens universitários, foram coletados para cumprir com o objetivo do estudo que era conhecer a opinião da amostra, identificar as tendências em relação à transição impresso/digital e captar suas percepções com relação à tecnologia e às tendências que se avizinham no contexto brasileiro. Os resultados sugerem que o livro impresso coexistirá com o digital de forma harmoniosa pelo menos nas próximas décadas, uma vez que ainda estamos longe do tempo em que o digital prevalecerá sobre o impresso e será a única opção de plataforma de leitura e disponibilização de conteúdo.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Ferrari, Maria Aparecida Barreto, Carmen Valéria de Andrade

En torno al objeto de estudio y las implicancias sociales de las relaciones públicas

O artigo se preocupa com dois elementos ligados a construcao de identidade das relacoes publicas: o objeto de estudo disciplinar e as aplicacoes sociais que supoem seu exercicio professional. A abordagem sobre o primeiro oferece uma diversidade que deixa clara a falta de consenso. As aplicacoes sociais, por sua vez, tem sido historicamente obviadas na literatura predominante, sendo possivel rastrear alguns antecedentes unicamente entre autores alemaes. Contudo, a atencao das associacoes globais por este elemento parece estar em ascensao e pode impactar numa maior legitimidade publica da disciplina.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Sadi, Gabriel

Confiança interpessoal e competência intercultural nas equipes de trabalho virtuais

Ante la presencia de equipos de trabajo virtuales multiculturales en multitud de organizaciones, se propone el análisis de la confianza interpersonal desde el punto de vista de la competencia intercultural. Se identifican factores cognitivos y factores afectivos. Se concluye que difiere de una cultura a otra la manera de ganar y perder la confianza en las relaciones interculturales virtuales, considerando entre otros aspectos elementos: la influencia de los estereotipos y prejuicios culturales sobre las expectativas respecto al otro, la sensibilidad intercultural, la tolerancia a la incertidumbre, la gestión del tiempo, el sentido de la honradez, el valor del contexto, el universalismo y el particularismo en el trabajo virtual, la justicia en los principios de equidad e igualdad, la reciprocidad en las relaciones interpersonales, la disciplina moral, la distancia de poder, los estadios en las relaciones interculturales y la gestión de la ansiedad. 

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2022-12-06T14:43:37Z

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Alvarez, Assumpta Aneas Baños, Ruth Vilà

As expectativas dos imigrantes bolivianos na cidade de São Paulo: reflexões sobre a comunicação intercultural

Nos últimos anos houve um incremento no número de imigrantes bolivianos na cidade de São Paulo. O presente texto trata de analisar as expectativas econômicas, sociais e legais desses imigrantes, verificar como se dá a comunicação intercultural nos relacionamentos que eles estabelecem e identificar as dificuldades e facilidades de adaptação na cidade. Utilizando técnicas quantitativa e qualitativa, as conclusões reforçam que as estratégias de comunicação intercultural podem influenciar nas expectativas dos bolivianos sobre a cidade, além de contribuir para a integração dos referidos imigrantes.

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Soliz, Mónica Ayala Serrato, Fábio Radigonda

Interculturalidade e comunicação nas organizações: Reflexões antropológicas e notas para uma agenda de pesquisas

Proponho neste artigo uma reflexão sobre o debate antropológico contemporâneo em torno do conceito de cultura, assim como da ideia de diversidade. O propósito dessa reflexão é extrair, da mirada da antropologia para essas questões, contribuições que possam fertilizar a pesquisa sobre interculturalidade e comunicação nas organizações.

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Coelho Júnior, Pedro Jaime de

Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú

O objetivo geral deste artigo é analisar o processo de construção e gestão de marcas de empresas brasileiras multinacionais no âmbito da estratégia de internacionalização. O investimento na gestão de marcas é uma forma eficaz de diferenciar as ofertas brasileiras no exterior, gerando valor agregado. O estudo justifica-se, podendo servir como conscientização e benchmarking para empresários brasileiros nesse processo. Realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa. O Banco Itaú foi escolhido como objeto de estudo pela importância do setor financeiro, pelo alto investimento realizado na marca e pelo fato de já ter sido considerada a marca mais valiosa do país.

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Khauaja, Daniela Motta Romeiro

Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras

O objetivo do artigo é identificar os traços da cultura nacional e da cultura de inovação nos códigos de ética de empresas brasileiras consideradas como as mais inovadoras pelo ranking Forbes 2013.  Foi uma pesquisa exploratória a partir de um estudo bibliográfico e de análise documental dos códigos de éticas de três empresas brasileiras. Como comunicadores organizacionais, verificamos que os códigos de ética podem contribuir para a formação da cultura de inovação. Identificamos que as empresas que mais incentivam os aspectos da cultura de inovação são também àquelas com melhor colocação no ranking Forbes. Consideramos que o estudo contribuiu para a sistematização de um quadro comparativo dos traços da cultura nacional e da cultura de inovação estabelecendo categorias que podem ser utilizadas em novas pesquisas e com uma amostra mais representativa do universo de organizações brasileiras.

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Gasparindo, Leila Grohs, Ana Cristina da Costa Piletti

Possibilidades de análise da diversidade cultural pelas instâncias mítica, social-histórica, institucional, organizacional, grupal, individual e pulsional

A questão central deste artigo é uma reflexão sobre as organizações concebidas como um sistema cultural, simbólico e imaginário, lugar onde se entrecruzam desejos individuais e coletivos, projetos conscientes e inconscientes. Este estudo mostra as duas principais dimensões do imaginário – enganador e motor - e as possibilidades de análise da cultura organizacional levando em consideração as instâncias mítica, social-histórica, institucional, organizacional, grupal, individual e pulsional, que são trabalhadas pelo pensador francês Eugène Enriquez. 

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Fossá, Maria Ivete Trevison

Large companies and interculturalism: importance of the public relations professional in the digital environment

A Internet alterou as formas de relacionamento entre grandes empresas e públicos de interesse. Com o aumento do acesso mundial à rede, quebra-se a barreira do tempo e do espaço, gerando integrações e apontamentos de diversas culturas nas diretrizes comunicacionais das organizações brasileiras, fatos que estão ligados à interculturalidade. Profissionais de Relações Públicas – teoricamente formados para promover diálogo e realinhamento de estratégias – têm baixa inserção nas atividades relativas ao ambiente digital, como apontam duas pesquisas (quantitativa e qualitativa) apresentadas no artigo.

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Vetritti, Fabiana Grieco Cabral de Mello Vergili, Rafael

Processo de internacionalização de uma empresa do Vale do São Francisco: influência dos agentes externos e das escolhas gerenciais

Este trabalho tem como objetivo analisar as principais características do processo de formação de estratégias internacionais de uma empresa no segmento de fruticultura do Vale do São Francisco, considerando a influência dos agentes externos e das escolhas gerencias. Na fundamentação teórica são apresentados os conceitos de estratégias e em seguida define-se internacionalização, à luz de teorias como: a “teoria de Uppsala”, o “modelo diamante”, o “resource-based view (RBV)”, o “ciclo de vida do produto”, o “paradigma eclético” e a “escolha adaptativa”. O segmento empírico da pesquisa é desenvolvido por meio de um estudo exploratório, mediante aplicação de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados deu-se mediante o uso do software Atlas.ti 6.0. Evidenciam-se as associações entre os modelos de internacionalização e o modo pelo qual as dimensões de análise são reforçados mutuamente.

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Freitas, Elis Magalhães Santos de Rupolo, Merlise Oliveira, Brigitte Renata Bezerra de

A interculturalidade como orientação metodológica e de análises na comunicação organizacional

A complexidade do ambiente organizacional aumenta devido às transformações econômicas, sociais e culturais. Isso é impulsionado pelos avanços da globalização e da internacionalização, além da evolução tecnológica. Nesse cenário, a interculturalidade evidencia a necessidade de aprimorar os métodos da comunicação organizacional, visando imprimir efetividade em suas estratégias e práticas. Neste artigo, é apresentada uma proposta metodológica, embasada no estudo da interface Comunicação e Tecnologias da Informação, pautada na observação, pesquisas e análises, visando a “comunicação excelente” por meio das “expectativas compartilhadas”.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Velloso, Viviane Fushimi Yanaze, Mitsuru Higuchi

Cenas da diversidade no ambiente empresarial: os atuais fluxos migratórios internacionais ao Brasil e o desafio da interculturalidade

O Brasil vem despontando como um dos destinos dos fluxos de trabalhadores e outros migrantes internacionais, desde a transição para o corrente século. Esse movimento desencadeia a recomposição de equipes de funcionários não apenas em corporações multinacionais ou globais atuantes no país, mas também nas empresas nacionais de médio e grande porte que passaram a empregar profissionais estrangeiros. Nesse cenário, esta reflexão focaliza a centralidade da cultura e da comunicação institucionais como vias estratégicas para a promoção do diálogo intercultural no ambiente empresarial.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Lisboa, Wellington Teixeira

Culturas regionais brasileiras em um ambiente corporativo

O Brasil é um país continental e, como tal, abriga várias culturas regionais. A observação do ambiente em uma equipe multidisciplinar e multirregional efetuando um trabalho de muita pressão mostra que as culturas regionais subsistem e enriquecem o contexto, mas não influem na capacidade de comunicação interna daquela equipe. Isso se deve a uma escala de valores que, embora varie de cultura para cultura, mantém certos valores, tanto instrumentais como objetivados, comuns a todos os membros daquele grupo. A Retórica se revela uma ferramenta importante na investigação.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Magalhães, Ana Lúcia

Reflexões sobre comunicação nas organizações interculturais em uma perspectiva sustentável

Com a globalização, as organizações são simultaneamente agentes e espaços interculturais que demandam sujeitos em processo de interculturalidade. Nessa dinâmica estão implícitos desafios que requerem a participação dos sujeitos em interação, a qual tem a comunicação como produtora de sentidos na construção de realidades interculturais organizacionais. Nesse contexto, somam-se as demandas da sustentabilidade, que requerem sujeitos em processos interculturais de negociação de atitudes que preservam o futuro. Esse cenário teórico objetiva-se em apontar caminhos para as demandas dessas esferas.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Fernandes, Érik Álvaro Marchiori, Marlene