Repositório RCAAP
Exploração e transporte cooperativo de objetos em ambientes desconhecidos
Este trabalho apresenta um arcabouço cooperativo para identificação e transporte de objetos dispostos em um ambiente desconhecido. Os objetos possuem forma, tamanho e peso variados e podem ser transportados de duas maneiras: carregados com o auxílio de um manipulador ou empurrados De acordo com a capacidade de atuação dos robôs e as características do objeto, um modo de transporte é mais adequado que o outro. O robô estima as características do objeto que são necessárias para o processo de decisão de transporte. Para tal, o robô faz um mapeamento 2D de um determinado objeto utilizando um laser. Além disso, estima o esforço necessário para empurrar o objeto por meio de medições da potência elétrica do motor. Com essas informações, o robô consegue decidir como o objeto será transportado, caso seja necessário, solicita ajuda de outros robôs para executar o transporte. Experimentos simulados e realizados em ambiente real foram utilizados para avaliar as limitações e eficácia do arcabouço.
2019-08-11T22:22:38Z
Elizabeth Duane Santos da Costa
Inglês na palma da mão: letramento crítico e ensino de inglês para alunos surdos
Este estudo investigou aulas de língua inglesa em uma turma composta somente por alunos surdos. A pesquisa considerou as atividades realizadas que envolveram a leitura e a escrita em língua inglesa e discussões em Libras, além das impressões do professor-pesquisador e dos alunos. O referencial teórico abarca estudos sobre letramento, novos letramentos e, principalmente, letramento crítico. Além disso, discute as demandas educacionais dos alunos surdos no Brasil assim como as especificidades linguísticas e culturais desse grupo minoritário, envolvendo a aprendizagem de leitura e escrita de língua portuguesa e estrangeira. O objetivo principal deste trabalho foi compreender se o letramento crítico pode contribuir não somente para a leitura e a escrita em língua inglesa dos participantes, mas também para que tenham acréscimos significativos para um posicionamento crítico diante de diversas situações recorrentes na sociedade. Para esse fim, foram utilizados elementos do estudo de caso e da pesquisa em sala de aula, dando ênfase à pesquisa-ação. Os principais instrumentos de coleta de dados foram as filmagens de aulas e as atividades realizadas pelos alunos. As aulas foram divididas em oito unidades, sendo cada uma delas sobre um tema distinto, com foco na promoção do letramento crítico. Os alunos surdos eram adolescentes e jovens entre 17 a 21 anos, em níveis iniciais de aprendizagem de inglês, cursando o 3º período da Educação de Jovens e Adultos (o que corresponde ao último ano do Ensino Fundamental). A pesquisa apontou que os temas discutidos nas aulas, através de imagens, vídeos e textos em inglês, não eram muito explorados por outros professores. Após a análise, foram percebidos momentos que permitiram uma maior conscientização sociopolítica dos participantes acerca de assuntos como racismo e inclusão social. Os resultados também revelaram que, mesmo que as aulas tivessem como foco o letramento crítico, estava também presente em alguns momentos o ensino de características estruturais da língua inglesa, evidenciadas pelo conceito de letramento autônomo, por exemplo. A contribuição de um planejamento de ensino organizado de maneira não-linear e os avanços que as interações em Libras trouxeram para a sala de aula pesquisada são também pontos importantes, pois colaboraram para a aprendizagem de Língua Inglesa. Por fim, uma organização da análise dos dados feita a partir do modelo dos níveis contínuos de biletramento trouxe também reflexões significativas que contribuíram para uma melhor compreensão do contexto e dos participantes desta pesquisa.
2019-08-10T14:43:41Z
Felipe de Almeida Coura
"Paradise lost" and the narration of nation in Salman Rushdie´s Midnight´s Children
XXX
2019-08-10T09:26:19Z
Mayra Helena Alves Olalquiaga
Desenvolvimento econômico e a produção do território no Brasil: as promessas do territorialismo competitivo
O presente trabalho procura discutir a produção do território no Brasil, tendo como categoria de análise a noção de desenvolvimento e sua influência sobre as práticas hegemônicas na sociedade brasileira. O processo histórico-geográfico de formação da sociedade brasileira foi regido por promessas acerca da inserção na modernidade. A noção de desenvolvimento, desdobrada da noção de progresso, foi o combustível social de sustentação desse movimento de inserção das relações capitalistas no Brasil durante o século XX. Assim, a ideia prevalecente nos governos, de um modo geral, tem sido a inserção das regiões brasileiras no circuito competitivo capitalista. Contudo, esse processo apresentou diversas distorções, que foram causadoras de movimentos de resistência política em favor da produção de territórios pensados em perspectivas diferentes da defendida formalmente, ou seja, capitalista-desenvolvimentista. Desse modo, procura-se com este trabalho identificar os elementos de um movimento dialético entre a forma de produção territorial baseada nos princípios lógicos do desenvolvimento e formas outras, contestadoras dessa racionalidade. Nesse sentido, verificou-se que o pensamento desenvolvimentista tem sido construído, no espaço social brasileiro, sob a influência de suas elites, como uma estratégia de reprodução, que ressalta o discurso em favor da produção de territórios competitivos.
2019-08-12T00:44:04Z
Weslley Antonio Tadeu Monteiro Cantelmo
Fatores associados à distribuição espacial dos homicídios em Belo Horizonte
O campo de estudos criminais que se dedicam a verificar a distribuição dos crimes no espaço tem se tornado cada vez mais relevante entre os trabalhos acadêmicos. A relação entre características estruturais dos lugares e o padrão criminal que estes apresentam, tem se tornado cada vez mais central nestes estudos. Os estudos ecológicos, impulsionados pela Escola de Chicago, apontam que a mobilidade residencial, heterogeneidade étnica e privação econômica, constituem fatores de desorganização social nas comunidades, prejudicando a capacidade de controle formal e informal nesses locais. Porém os mecanismos de associação entre as características estruturais e as ocorrências criminais ainda são pouco explorados. Outro grupo de pesquisas procura explicar a formação ou a influência de grupos criminosos ou de traficantes sobre os territórios. Estudos como o de Savenije e colegas (2007) apontam que a formação destes grupos é mais propícia em locais marcados pela exclusão social. Sendo assim, o presente trabalho busca integrar esses dois grupos teóricos, por acreditar que a formações dos grupos delinquentes e dos traficantes de drogas pode estar associado ás concentrações de homicídios em determinados locais da cidade. Em particular investigou-se o padrão espacial de distribuição dos homicídios e do tráfico de drogas na cidade de Belo Horizonte, identificando que estes tipos criminais são concentrados em locais específicos. A análise se baseou na unidade ecológica dos setores censitários e foi construído um indicador de desorganização social das comunidades para avaliar seu efeito sobre as taxas de homicídio nestas áreas. Em seguida buscou-se analisar essa mesma relação mediada pelas taxas de tráfico de drogas. Observou-se que tanto os indicadores de desorganização social como as taxas de tráfico de drogas se associam positivamente com as ocorrências de homicídio. Também foi percebido que parte do efeito da desorganização sobre os homicídios passa pelo tráfico de drogas, porém, o efeito direto é mais expressivo. Além disso, o efeito do tráfico sobre os homicídios foi mais intenso. Sendo assim, conclui-se que o tráfico de drogas é mais relevante na explicação dos padrões de concentração espacial dos homicídios.
Experiência e formação: o fazer teatral nas trajetórias docentes
Este estudo trata da formação de professores e professoras que trabalham com teatro em aulas de arte, nas escolas estaduais do segundo segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, na zona urbana de Rio Branco, Acre. Faz parte do campo de investigação sobre a formação docente e a escolarização do teatro, discutindo tanto as abordagens do teatro escolarizado quanto as possíveis relaçõe entre os espaços de formação, ou seja, a universidade, a escola, o espaço teatral e os processos de socialização desses professores e professoras. O objetivo geral desta pesquisa é Investigar as razões pelas quais os(as) professores(as) de arte das escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, que desenvolvem atividade teatrais, se tornaram professores(as) desse campo, identificando e discutindo o seu processo formativo, bem como as concepções que orientam seu trabalho, tomando como referência as teorias do ensino de teatro e as orientações curriculares para a Educação Básica na subárea de teatro. Compreendem-se os aspectos que permeiam as escolhas e preferências dos docentes, a partir da perspectiva teórica de Pierre Bourdieu, de Bernard Lahire e da História Cultural, assim como se discutem os saberes docentes e as concepções de teatro, a partir das trajetórias de formação desses(as) professores(as). A pesquisa divide-se em duas etapas: na primeira etapa, de cunho quantitativo, foram aplicados questionários na população de professores(as) que trabalham com arte nas escolas Estaduais de Educação Básica da zona Urbana de Rio Branco/Acre. Também foram discutidas as concepções presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre os(as) professores(as) de teatro. Na segunda etapa, de cunho qualitativo, foram realizadas três tipos de entrevistas com as professoras selecionadas na primeira parte deste estudo. Os dados foram analisados a partir de categorias construídas posteriormente em relação com o referencial teórico discutido. A categorização possibilitou o levantamento de questões sobre: a identificação com a figura feminina e as escolhas pelo magistério; o saber da experiência nas práticas teatrais escolarizadas e a construção das preferências.
2019-08-13T21:04:54Z
Andrea Maria Favilla Lobo
Religião, política e secularização: temas morais polêmicos na percepção de deputados estaduais brasileiros
O trabalho pretende conhecer quais são e a que condicionantes estão associadas as percepções valorativas das elites parlamentares brasileiras subnacionais de doze estados brasileiros a respeito dos controversos temas: aborto, eutanásia, experiências com células tronco embrionárias, união civil de pessoas do mesmo sexo e descriminalização das drogas, enquanto indicadores do grau de secularização das percepções dos parlamentares. A partir da análise multivariada dos dados gerados pela pesquisa Trajetórias, perfis e padrões de interação de legisladores estaduais em doze unidades da federação (CEL/DCP/UFMG 2007), questiona-se a noção de que o grau de secularização dos posicionamentos sobre temas que polemizam com o campo religioso possam ser explicados de forma direta pela filiação religiosa. Procura-se verificar em que medida variáveis sócio demográficas como sexo, escolaridade e renda são importantes, bem como as variáveis típicas da esfera política: ideologia, partidarismo e apoio de grupos religiosos.
Gastos com internações hospitalares e sobrevida de pacientes adultos que receberam transplante de fígado no SUS no período 2001-2011
Os procedimentos de transplantes de fígado têm aumentado no Brasil, com o acometimento da população por doenças hepáticas crônicas. Por não haver alternativa de tratamento para esses pacientes, aliado ao fato de que no Brasil 95% de todos os transplantes de órgãos e tecidos realizados são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são esperados importantes impactos nos gastos públicos. O objetivo deste trabalho é estimar a sobrevida dos pacientes adultos que realizaram transplante de fígado e os gastos do SUS com internações hospitalares desses procedimentos e de todas outras internações que realizaram no período 2001-2011, antes ou depois do procedimento principal. Esse é um trabalho pioneiro por incorporar todos os pacientes adultos que fizeram o transplante de fígado no SUS, em um período de onze anos. As fontes de dados desse estudo são oriundas de dois sistemas de dados administrativos do Ministério da Saúde brasileiro: o Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS) e o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). O banco de dados foi estruturado através da aplicação de técnicas estatísticas de pareamento probabilístico entre as informações dessas duas fontes de dados. A curva de sobrevivência foi estimada pelo método de Kaplan-Meier e foi aplicado também o modelo de riscos proporcionais de Cox. A construção dos indicadores de gastos hospitalares permitiu calcular os gastos do SUS com os procedimentos de transplante, os gastos do SUS com outras internações hospitalares e o gasto do SUS por ano de sobrevivência dos 7.345 pacientes adultos transplantados de fígado no SUS no período 2001-2011. A abordagem foi realizada considerando o total de pacientes adultos e também segmentada por coortes, que foram definidas em função do ano de realização do primeiro transplante de fígado no período 2001-2011. Os resultados descrevem as características desses pacientes contemplados no estudo. As taxas de sobrevida estimadas neste trabalho foram menores do que as taxas oficiais da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e de referências de estudos nacionais e internacionais. No primeiro ano póstransplante de fígado a taxa de sobrevida estimada foi de 70,75%. O gasto médio por transplante de fígado foi de R$57.043,00, considerando o primeiro e os demais no caso de mais de um transplante de fígado no período. O gasto médio anual por transplante variou de R$59.267,00 em 2001 a R$70.561,00 em 2011. O gasto médio com outras internações hospitalares variou de R$816,07 em 2001 a R$2.248,18 em 2011, enquanto que o gasto mediano variou de R$333,88 a R$860,20. Os resultados deste trabalho evidenciaram que a probabilidade de sobreviver ao primeiro ano pós-transplante é maior comparado aos anos subsequentes, assim como são também maiores os gastos hospitalares e as taxas de internação e o número de dias internado nas outras internações hospitalares pelo SUS. Como resultado, o gasto hospitalar do SUS por ano de sobrevivência foi mais elevado nesse primeiro ano. O menor gasto hospitalar no primeiro ano de sobrevivência foi de R$3.409,00 na coorte de 2002, alcançando R$8.752,00 na coorte de 2011.
Conexões em sala de aula: uma análise das interações sociais no ensino médio em situações de uso pedagógico ou de proibições dos smartphones
O acesso aos artefatos tecnológicos digitais vem modificando a vida em sociedade e perpassa, também, a realidade escolar. Tais mudanças trazem questionamentos para o campo da Sociologia da Educação como, por exemplo, a necessidade de se compreender as implicações das tecnologias digitais nas atividades de alunos e professores, no que diz respeito às interações que estabelecem entre si, aos usos que fazem dessas tecnologias dentro da escola e aos impactos sobre as desigualdades escolares. Este trabalho focaliza, especificamente, o smartphone, que que tem ocupado centralidade no cotidiano dos alunos do ensino médio, mas em geral é proibido nas salas de aula, sendo, em alguns poucos casos, usado pelos professores como ferramenta pedagógica. Buscou-se analisar como se constroem as interações em sala de aula, entre alunos e destes com as professoras, mediadas pelo uso dos smartphones. Investigaram-se as perspectivas dos diferentes sujeitos para a utilização desses dispositivos, as estratégias e negociações que desenvolvem em torno deles e a percepção dos atores quanto à eficácia ou não do uso pedagógico dos smartphones. O referencial teórico adotado foi o da sociologia da sala de aula, mobilizando instrumentos analíticos interacionistas, tais como papéis sociais, ofício de aluno, perspectivas, estratégias e negociações. Foi realizada uma pesquisa em uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte (MG), em duas salas de aula da primeira série do ensino médio, focalizando as disciplinas de Física, em que o smartphone era empregado como ferramenta pedagógica, e de Biologia, em que o uso do smartphone pelos alunos era proibido. Realizaramse observações das aulas dessas disciplinas durante o primeiro semestre letivo de 2017; aplicouse um questionário para todos os alunos das duas salas e, finalmente, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com as duas professoras e com 14 alunos, sendo sete de cada turma. Os dados coletados confirmaram a importância de se considerar as subjetividades juvenis contemporâneas na compreensão do modo como os jovens exercem seu ofício de aluno, bem como a relevância dos smartphones como artefatos de influência na construção dessas subjetividades. Revelaram ainda que, segundo a percepção dos alunos e professoras entrevistados, a utilização dos celulares como ferramenta pedagógica contribui para a atratividade das aulas. Os resultados evidenciaram, sobretudo, a centralidade da ação docente na mediação das interações em sala de aula, indicando que o mais decisivo foram as estratégias das professoras. Constatou-se que ambas as docentes podiam ser consideradas eficazes quanto a negociar o sentido das atividades propostas evidentemente, dentro dos limites do jogo escolar e provocar a mobilização da maior parte dos alunos em torno delas.
2019-08-11T09:28:47Z
Flávia Aparecida Belizário
Análise crítica da norma de desempenho, ABNT NBR 15575: 2013 com ênfase em durabilidade e manutenibilidade
Esta monografia tem como tema a Norma Brasileira de Desempenho em Edificações Habitacionais, ABNT NBR 15.575/2013, com ênfase em durabilidade e manutenibilidade, conceitos que expressão a sustentabilidade da edificação. O objetivo é apresentar a norma com uma linguagem mais fácil, de forma a facilitar a compreensão de estudantes, docentes, profissionais da área e demais interessados que não possuem conhecimentos técnicos sobre o assunto; Além de compara-la com as demais normas vigentes; identificar contradições; identificar seus impactos na construção civil, no mercado imobiliário; e por fim, propor melhorias para sua próxima edição. Alem de contar também com um estudo de caso de um projeto/construção virtual de uma residência unifamiliar com padrões Minha Casa, Minha Vida, com objetivos de apresentar comparativos das especificações técnicas de materiais e custos de uma edificação tradicional e de uma edificação dentro dos padrões da Norma de Desempenho.
2019-08-11T02:25:19Z
Camila de Souza Marques
Sustentabilidade nas normas para edificações habitacionais: uma análise da ABNT NBR 15575 - desempenho, com o International Residential Code (IRC)
A norma técnica ABNT NBR 15575 - Edificações Habitacionais - Desempenho, que passou a vigorar em julho de 2013, tem enfrentado algumas barreiras para sua implementação. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa desta norma com o International Residential Code (IRC), utilizado em vários estados norte-americanos, com enfoque para a sustentabilidade das edificações. O método utilizado foi a pesquisa descritiva e documental, com a utilização das normas técnicas citadas, a NBR 15575 e o IRC. Os resultados da comparação apontam que a NBR 15575 é uma ferramenta com um bom potencial para propiciar novas edificações habitacionais com maior qualidade e desempenho, mas a mesma possui barreiras para sua adequada implementação, como a formação deficiente de projetistas, a falta de fiscalização planejada e sistemática das obras, além de processos construtivos semi-industrializados ou mesmo ainda artesanais no Brasil. Nota-se que as novas construções de edificações habitacionais necessitam de acompanhamento criterioso através de fiscalizações periódicas que possam verificar a satisfação de todos os quesitos exigidos pela NBR 15575 e de outras Normas. Os resultados sinalizam que os requisitos de sustentabilidade apontados e requeridos pela NBR 15575 (2013) durabilidade, manutenibilidade e adequação ambiental também são requeridos pelo IRC (2012) que tratam os mesmos requisitos em seus sistemas para a construção das edificações habitacionais, ainda que não explicitamente em seu texto como a norma brasileira, que dedica um tópico apenas para o assunto. Considera-se que ambas as normas tanto a norte-americana, quanto a norma brasileira ainda tem muito por evoluir no que tange à sustentabilidade, mesmo porque, o tema ainda está em desenvolvimento, devido às muitas adaptações que é preciso fazer para viabilizar a continuidade da vida no planeta, por meio da redução do consumo, reaproveitamento e reuso de materiais, reciclagem, e destinação correta de rejeitos, dentre muitos outros aspectos. Logo, é necessário considerar este assunto como um tema aberto que deve estar em pauta para novas e constantes pesquisas com o objetivo de aprofundar no tema e trazer novas soluções e perspectivas para tornar todos os tipos de edificações, e enfatizando aqui as construções habitacionais, ainda mais sustentáveis.
2019-08-14T09:46:47Z
Maria Aparecida de Oliveira Miranda
Classes multisseriadas: desafio para o gestor educacional
O presente trabalho trata-se da análise crítica sobre o Projeto Político pedagógico da Escola Municipal São Roque, situada na zona rural do Município de Araçuaí. Tendo como objetivos identificar os problemas vivenciados pelo gestor na escola e demonstrar como os desafios relacionados a classes multisseriadas são enfrentados. Sobretudo, a pesquisa bibliográfica foi baseada em textos dos autores Maria Antônia Souza (2012), Carlos Roberto Jamil Cury (2010), Navarro (2004), Sílvio Kaloustian (2005), nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (2002) e outros que serviram de base no desenvolvimento das atividades ao longo do curso. Os autores supracitados refletem sobre o trabalho do gestor educacional frente aos desafios encontrados em relação às classes multisseriadas. A pesquisa de campo analisou os desafios enfrentados pela gestão, no ano anterior a pesquisa e sobre as questões consideradas burocráticoadministrativas. Entre os principais desafios constata-se a inexistência da caixa escolar, falta de recursos em geral, rotatividade de professores, entre outros que o mesmo busca meios de superação, mas sem resultados significativos.
2019-08-13T02:34:15Z
Marluce Oliveira Santos
Crase: ensino contextualizado e produção discente
Esta dissertação tem um duplo objetivo: refletir acerca do ensino contextualizado da crase no Ensino Médio e realizar um experimento, comparando duas abordagens didáticas, uma dedutiva e uma indutiva, para verificar a eficiência de cada uma dessas práticas. A motivação para a realização desta pesquisa surgiu a partir da minha experiência com questionamentos de alunos sobre a necessidade de aprenderem certos conteúdos que, de acordo com a percepção deles, não têm relação com o uso real que fazem da língua portuguesa. O objeto de pesquisa escolhido foi a crase porque se observou ser ela um conteúdo gramatical que apresenta dificuldade de aprendizagem por parte dos alunos. Como se trata de um assunto no âmbito da Linguística Aplicada, esta pesquisa dirige-se principalmente a (futuros) professores de Língua Portuguesa que estejam buscando formas de redirecionar a exposição dos conteúdos normativos, principalmente articulando-a com a leitura e a produção de textos. Isso se faz importante porque, segundo Antunes (2014), a gramática é inerentemente contextualizada, uma vez que não existe texto sem gramática. Além disso, Geraldi (2003 [1991]) já havia proposto a prática da Análise Linguística como uma forma de reflexão dos recursos que perpassam o texto. Tratase de uma Pesquisa-ação, e a coleta de dados foi feita em seis turmas do Ensino Médio (duas turmas para cada série). Foram coletados 258 textos no total. Para a primeira e a segunda séries, foi feito um panorama quanto ao uso que os alunos fazem da crase; já na terceira série, além dessa visão geral, realizou-se o experimento contrastando a abordagem dedutiva e a indutivacontextualizada por meio de escrita e reescrita de texto. Foi constatado, de modo geral no Ensino Médio, um número de acertos significativamente superior ao de erros. Por isso, análises mais específicas foram realizadas, resultando na conclusão de que a dificuldade maior se encontra na colocação do acento grave em contextos em que ele é exigido. Além disso, ao se verificarem as turmas separadamente, observou-se uma diferença entre elas, mostrando perfis distintos com os quais os professores devem lidar. Por fim, o experimento trouxe o resultado de que as duas formas de ensino testadas foram bem-sucedidas, visto que houve, de fato, aprendizado em ambas. A abordagem indutiva-contextualizada, porém, destaca-se no prazer que despertou nos alunos durante a aula, mostrando que, ao trazê-los como protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem, há um ganho expressivo no que diz respeito à recepção das aulas de língua portuguesa.
O ecodesign na marcenaria da ASMARE - BH: um estudo de caso
Este trabalho apresenta um estudo de caso exploratório que trata sobre o ecodesign em um sentido amplo, voltado para a sustentabilidade. O objeto de estudo é a marcenaria da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável ASMARE,localizada na cidade de Belo Horizonte. No âmbito do design de produtos, duas atividades se contrapõem na marcenaria: a decoletores feitos a partir de material reciclado, vindo de fornecedores externos e a de reaproveitamento de materiais, que consiste na utilização de materiais pós-consumo para a fabricação de novos objetos. Por um lado, a produção dos coletores é considerada mais fácilpelos atores por causa da repetição das atividades de ciclos mais previsíveis na fabricação de centenas de peças a partir de um mesmo projeto, o que permite rentabilidade e sustentabilidade econômica no contexto tratado. Por outro, a produção a partir do reaproveitamento de materiais exige maior esforço criativo, o que pode gerar um aprendizadomais diversificado e produtos com maiores margens de lucro. Nesta dissertação as duas atividades são analisadas e comparadas qualitativamente (na área abordada: do desenvolvimento de produtos) sob as perspectivas: social, ambiental e econômica para chegar-se a um diagnóstico sobre qual delas é a mais adequada ao ecodesignna marcenaria, contribuindo para a sustentabilidade da ASMARE.
Comunidades de leveduras associadas com a fermentação espontânea durante a produção artesanal da cachaça de Alambique em Minas Gerais
As comunidades de leveduras associadas à fermentação da cachaça foram estudadas em 19 destilarias no Estado de Minas Gerais. Foi realizado o acompanhamento da formação do pé-de-cuba e da fermentação de mosto, tanto durante o ciclo fermentativo de 24 horas quanto em diferentes épocas do ano (início, meio e final de produção da cachaça). Uma sucessão de espécies de leveduras foi observada durante a fermentação da cachaça com Saccharomyces cerevisiae dominando todo o processo. Espécies de leveduras transientes ou contaminantes como Candida guilliermondii, C. stellata, Pichia membranifaciens, Kloeckera japonica e Kluyveromyces lactis var drosophilarum foram encontradas em números variáveis, provavelmente devido à adição diária de caldo de cana fresco. Foi observado que alterações no mosto fermentado, como o aumento da acidez e do conteúdo alcoólico, juntamente com as altas concentrações de açúcar mantida pela adição diária de caldo de cana no fermento podem atuar na seleção de espécies de leveduras prevalentes. Os testes realizados em laboratório, visando avaliar a capacidade das linhagens de leveduras na produção de micocinas (killer) evidenciaram sua presença tanto no pé de cuba, quanto no mosto fermentado, sugerindo seu papel como responsáveis pela eliminação de algumas espécies contaminantes. No entanto, nenhuma linhagem killer dominou o fermentação do caldo de cana. Mais que 60% das linhagens foram neutras às toxinas produzidas pelos isolados killer. No pé-de-cuba, 56,5% dos isolados foram sensíveis às toxinas, enquanto que as linhagens sensíveis compreenderam, aproximadamente, 40% dos isolados nas dornas jovens (início da produção de cachaça) e 32,5% nas fermentações velhas (final da produção). A maioria dos isolados de S. cerevisiae foram capazes de crescem em meio com alta concentração osmótica, entre 25 e 40% e, em concentrações de etanol entre 8-12%. Também foram consideradas termotolerantes apresentando crescimento entre 37 e 400 C. A capacidade de produzir invertase e de acumular trealose em condições normais de crescimento (fase estacionária) foi variável entre os isolados estudados, sendo que as linhagens de S. cerevisiae foram as que apresentaram os maoires valores, com exceção de uma linhagem de C. sake que foi capaz de produzir mais que 200 mmol/açúcar redutor/mg células/minuto a 300 C. Os resultados mostraram que as linhagens de S. cerevisiae testadas capazes de acumular trealose em condições de estresse térmico e de etanol apresentaram maior sobrevivência nestas condições. Análise de PFGE e PCR das linhagens predominantes de S. cerevisiae isolados do mosto fermentado mostraram alto nível de polimorfismo genético nas três destilarias amostradas. A alta variabilidade molecular das linhagens de S. cerevisiae foi observada em linhagens isoladas da mesma dorna e em fermentações com idades diferentes. Nossos resultados mostraram que há uma sucessão de linhagens de S. cerevisiae geneticamente diferentes durante o processo de fermentação para a produção da cachaça
Uma proposta de intervenção para a manutenção da saúde bucal da criança na Estratégia de Saúde da Família
O objetivo deste trabalho é propor um plano de intervenção para melhorar o indicador de saúde bucal infantil, índice ceo(dentes cariados, extraídos e obturados na dentição decídua) aos cinco anos de idade, para ser utilizado na Estratégia de Saúde da Família. Através do estudo de literatura científica foram levantadas as possíveis causas do problema cárie infantil, assim como algumas possibilidades de intervenção. O resultado do estudo foi uma proposta de dois projetos visando o trabalho da saúde bucal com foco na integralidade da saúde da criança, o primeiro com enfoque no nível de informação, hábitos e estilos de vida da família, o segundo com enfoque na estrutura e processos de trabalho dos serviços de saúde. Concluímos que, a interdisciplinaridade e co-responsabilização dos membros da Equipe de Saúde da Família com o problema cárie infantil visando promoção de saúde e prevenção através da abordagem da gestante durante o pré-natal e seguindo com a odontologia do bebê após o parto, possivelmente são parte do caminho na resolução do problema. Por outro lado, a educação continuada pela Equipe de Saúde da Família através da utilização das ferramentas propostas pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais (Linhas Guias de Saúde Bucal e Atenção ao pré-natal, parto e puerpério), assim como a elaboração e implementação de protocolo municipal de cuidados em Saúde Bucal, podem além de padronizar e sistematizar o cuidado, potencializar o processo de trabalho através dos dispositivos vínculo, acolhimento, autonomia, responsabilização e resolubilidade.
Competente sportswoman e dedicada professora: Lúcia Joviano e a gymnastica no ensino normal (1910-1932)
Este trabalho possui como objeto de estudo a trajetória profissional da professora Lúcia Joviano, tomando como eixo a sua contribuição na constituição da cadeira de Gymnastica/educação physica na formação de professores na Escola Normal Modelo da Capital (Belo Horizonte) e na Escola Normal do Distrito Federal (Rio de Janeiro). Para o início da análise tomou-se o ano de 1910, data em que a Lucia Joviano se submete ao exame de admissão para ingresso como normalista na Escola Normal Modelo da Capital. O marco final desse estudo foi definido no ano de 1932, quando a Escola Normal do Distrito Federal foi transformada em Escola de Professores, incorporando também as Escolas Primárias e Secundárias e o Jardim de Infância. Esse movimento instaurou o chamado Instituto de Educação do Rio de Janeiro, direcionando novos rumos para a formação de professores e, consequentemente, novas organizações para a Gymnastica/educação physica. Duas hipóteses conduzem a narrativa, a primeira sugere que o repertório acessado por Lucia Joviano informou e qualificou a sua atuação como docente na formação de professores, acreditando que a professora acessou um determinado conjunto de informações e ideias advindas de sua rede de sociabilidade. Com um trânsito intenso nos ambientes esportivo e educacional, a famlia Joviano possibilitou um espaço de circulação de ideias, de comportamentos e de entendimentos sobre escola e práticas athleticas. Munida desse repertório, Lucia Joviano proporcionou alterações nos saberes pertencentes à cadeira de Gymnastica/Educação Physica no ensino normal, assertiva que caracteriza a segunda hipótese desse estudo. A trajetória de Lucia Joviano, influenciada por uma rede de sociabilidade intensa, tanto no âmbito educacional quanto no esportivo, legitimou a construção de um fazer docente que respondia às demandas da gymnastica/educação physica.
Expressão da angiotensina-(1-7), do receptor mas e da enzima conversora de angiotensina tipo 2 no endométrio humano
O sistema renina-angiotensina está presente em diversos tipos detecidos, além do sistema cardiovascular. A angiotensina-(1-7), [Ang-(1-7)] é um componente do sistema renina-angiotensina, que produz efeito vasodilatador, anti-angiogênico e anti-proliferativo em diversos órgãos. A Ang- (1-7) é produzida a partir da clivagem da Ang-II pela enzima conversora de angiotensina tipo 2 (ECA2) e atua por meio de um receptor acoplado à proteína G específico, o receptor Mas. O objetivo deste estudo foi avaliar se o endométrio humano expressa Ang-(1-7), o receptor Mas e a enzima conversora de angiotensina tipo 2 (ECA2), em diferentes fases do ciclo menstrual. Usando radioimunoensaio, Ang-(1-7) foi detectada no lavado endometrial em concentrações picomolares. Por imunofluorescência, tanto o peptídeo como seu receptor foram identificados em células endometriaiscultivadas (epiteliais e estromais). Por imunoistoquímica, Ang-(1-7) foilocalizada no endométrio em todas as fases do ciclo menstrual, sendo mais concentrada no epitélio glandular da fase secretora intermediária e tardia, bem como no estroma da fase proliferativa. Este padrão correspondeu à expresão do mRNA para ECA2, que foi significativamente mais abundante nas células epiteliais do que nas estromais (aumento de duas vezes, p<0,05) e na fase secretora em relação à fase proliferativa (aumento de 6,6 vezes, p<0,01). Oreceptor Mas foi detectado com a mesma intensidade nas células epiteliais e estromais e não variou durante o ciclo menstrual, apesar da redução no seu mRNA nas amostras de fase secretora. Em conclusão, o peptídeo vasoativo Ang-(1-7), a enzima envolvida na sua síntese e seu receptor Mas são expressos no endométrio humano. O peptídeo Ang-(1-7) e a enzima ECA2 têm sua expressão aumentada na fase secretora do ciclo menstrual.
Acolhimento, uma ferramenta usada na organização e planejamento das atividades da equipe de saúde bucal
O acolhimento surge como uma grande estratégia para solucionar problemas na atenção primária a saúde como a melhoria de acesso e a humanização do atendimento, dessa forma contribui para melhoria da qualidade de vida dos usuários. O objetivo do trabalho foi realizar uma revisão da literatura sobre o acolhimento em saúde bucal. Com o desenvolvimento do estudo pude ratificar que a conduta adotada pela ESB Bomfim e o Traçadal de Rio Pardo de Minas/MG, estava completamente errônea, não existe acolhimento e o serviço não atinge seus objetivos. Várias mudanças serão necessárias. O acolhimento é uma grande ferramenta a ser usada na organização das ações da ESB onde atuo, uma vez que além de melhorar o acesso e a humanização do atendimento, ele propicia a efetivação dos princípios do SUS como Integralidade, Equidade e Controle Social.
2019-08-11T00:30:52Z
Rafael Ribeiro Rodrigues
Concordância interobservador na avaliação ultrassonográfica das mamas de casos classificados como categoria 0 á mamografia
Fez-se estudo para avaliar a concordância interobservador na avaliação ultrasssonográfica das mamas de casos classificados como categoria "0" à mamografia. O método foi aplicado em 60 casos classificados como categoria "0" à mamografia, no período de 2010 a 2011. As mamografias e os exames ultrassonográficos de tais pacientes foram classificados de acordo com a quarta edição do BI-RADS TM. Foi realizada a concordância quanto às categorias ultrassonográficas e seus descritores entre três observadores. Nos casos discordantes quanto à categorização foi realizada reavaliação do consenso. A maioria dos casos mostrou imagens consideradas negativas, benignas ou provavelmente benignas totalizando 88,4% dos casos. Os resultados mostraram que a concordância interobservador na categorização ultrassonográfica de mamas foi excelente (Kappa = 0,83), porém com variação entre as categorias (Categoria "1": Kappa = 1,00; Categoria "2": Kappa = 0,97; Categoria "3": Kapp a = 0,64 e Categoria "4": Kappa = 0,46). A concordância quantos aos descritores foi menor para margem, limites da lesão e padrão de eco tanto para categorização final quanto para as categorias "3" e "4". Em 11 casos (18,3%) a classificação ultrassonográfica foi discordante. Após a reavaliação de consenso houve redução dos casos diagnosticados como categoria "4" em 28,5%. A indicação de propedêutica invasiva poderia ser potencialmente evitada nos casos inicialmente diagnosticados como categoria "4", devido à reavaliação dos casos discordantes, entre os três examinadores.
2019-08-12T07:45:51Z
Maurilio da Cruz Trigueiro