Repositório RCAAP
Identificação de Mycobacterium bovis em leite através da reação em Cadeia da Polimerase - PCR
Desenvolveu-se um método simples para extração e identificação de DNA de Mycobacterium bovis em leite artificialmente contaminado. O método utiliza extração do DNA com fenol-clorofórrmio-álcoo1-isoamil e a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), que permite através de síntese enzimática in vitro, a geração exponencial de seqüências gênicas específicas. Neste trabalho, comparou-se os perfis de amplificação com os conjuntos de iniciadores, TBI- TB2, BW6-BW7 e BW8-BW9, que produzem fragmentos de 383 bp, 306 bp e 248 bp. Usando este procedimento, foi detectado até 10² CFU/ml ou 5 pg de puro DNA. Este método pode ser usado na rotina de identificação de Mycobacterium bovis em amostras de leite.
Senhor ou camponês?: economia e estratificação sociala em Minas Gerais no século XIX. Mariana: 1820-1850
A abordagem da propriedade e do trabalho na economia de Minas Gerais no século XIX é o principal esforço empreendido no presente estudo. O novo perfil da economia mineira, onde predominou as atividades agropecuárias, manteve a estrutura escravista, porém também mostrou formas de organização do trabalho calcadas na mão-de-obra livre. O trabalho camponês é a principal delas e por isso está no centro da discussão que evidenciamos. As unidades produtivas que utilizavam majoritariamente o trabalho livre ou um pequeno número de escravos se assemelhavam em suas características econômicas, demográficas e produtivas. Por outro lado, a pesquisa que teve como foco espacial o termo da cidade de Mariana, mostrou uma significativa capacidade de acumulação da elite escravista local, composta por fazendeiros, como na Freguesia Furquim, e de grandes comerciantes, como na vila sede do termo.
2022-12-06T15:45:12Z
Leandro Braga de Andrade
Síntese de geopolímeros a partir da caulinita, metacaulinita e espodumênio e sua aplicação como adsorvente de amoxicilina
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Fatores mediadores do processo de colaboração entre universidade e empresa para a realização de projetos de p&d: aplicação a um centro de tecnologia em nanomateriais
Inseridas em uma economia baseada no conhecimento, as universidades são vistas cada vez mais como parceiros estratégicos por empresas que precisam inovar para garantir a prosperidade em longo prazo. Diante disso, mecanismos de interação entre Universidades e Empresas (U-E), como a realização de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), emergem como formas de promover essa interface. Contudo, a execução do projeto de P&D é somente uma fase do processo de colaboração, dado que muito deve ser feito para viabilizá-lo. Reconhecendo a criticidade das etapas anteriores à execução de projetos de P&D para a formalização de parcerias entre U-E, o presente trabalho objetiva responder, a partir da perspectiva de um Centro de Tecnologia (CT), à seguinte questão de pesquisa: quais fatores mediadores estão presentes e em que extensão é percebida sua influência na efetivação de parcerias entre U-E para o estabelecimento de projetos de P&D colaborativos em um CT associado a uma universidade pública federal brasileira? Para tal, utiliza-se como estratégia metodológica para a coleta de dados, a realização de entrevistas semiestruturadas com aplicação de questionário semiaberto com agentes envolvidos no estabelecimento de relações entre U-E. As entrevistas foram feitas com colaboradores de empresas parcerias do CT atuais e potenciais , pesquisadores do CT e um grupo-controle com pessoas atuantes nos processos de consolidação de projetos de P&D colaborativos. A coleta e análise de dados envolveu a utilização de Método de Kano adaptado ao contexto de relações entre U-E. Como principais resultados deste estudo foi possível perceber que fatores mediadores relacionados à forma de se relacionar e interagir entre os indivíduos (relação de confiança, compartilhamento de informações além do projeto, interlocutores da empresa e da universidade, negociações contratuais), bem como aqueles relacionados à competência técnico-científica do grupo da universidade (reputação e repercussão, histórico dos trabalhos já realizados), são críticos para o estabelecimento de projetos de P&D colaborativos entre U-E. No entanto, as entrevistas realizadas apontaram que a influência atribuída pelas empresas aos fatores mediadores relacionados a aspectos tácitos e interpessoais para o estabelecimento desses projetos é consideravelmente maior que a considerada pela universidade, o que remete a uma potencial subestimação da importância desses fatores pelos últimos. A partir de tais constatações, bem como da utilização de 2 métodos e técnicas não convencionais para a área de estudo, o presente trabalho visa não somente contribuir para o enriquecimento de pesquisas mais amplas na área de relações interinstitucionais e outros contextos de inovação aberta, mas também agregar tal diferencial competitivo à dinâmica da constituição de parcerias para projetos de P&D junto ao CT estudado e, mais amplamente, para a formação de mais e melhores parcerias entre U-E no Brasil
Avaliação de alternativas de controle de leucose enzoótica bovina em rebanho bovino de leite
O estudo da avaliação de alternativas de controle da Leucose Enzoótica Bovina (LEB), foi aplicado num rebanho de 110 animais das raças holandesa e jersey, pertencente a Em presa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Cambuquira, Minas Gerais, onde a prevalência inicial da doença era de 70,19%, com o objetivo de avaliar a eficiência de um conjunto de medidas preventivas, apropriadas a determinado sistema de produção, a fim de prevenir a transmissão horizontal do Vírus Leucose Bovina (VLB). Para verificação do estado sorológico dos bovinos, utilizou-se como diagnóstico, a prova de imunodifusão em gel de agar (IDGA), em placa, com antígeno glicoprotéico. Foram acompanhados 47 bezerros, do nascimento aos 19 meses de idade, período de execução do programa de controle, num total de oito testes sorológicos. Após o nascimento, os bezerros eram separados das mães, sendo que 13 bezerros receberam colostro e/ou leite de vacas soronegativas, e 34 bezerros receberam colostro e/ou leite de vacas soropostivas, aquecido à 560C por 30 minutos. Dos 13 bezerros que ingeriram colostro e/ou leite de vacas soronegativas, somente um apresentou reação soropositiva durante todo o período considerado, e neste caso, não se descartou a possibilidade de transmissão através de vetores, onde infecção transplacentária, uma vez que, este bezerro era filho de vaca soropositiva. Dos 34 bezerros que ingeriram colostro e/ou leite de vacas soropositivas à LEB, aquecido à 56°C por 30 minutos, dois apresentaram reação soropositiva ao primeiro teste, negativando-se ao reteste, e cinco ficaram reagentes após a desmama. Ao final do estudo, verificou-se que 79,16% dos bezerros desmamados deste grupo, apresentaram reações soronegativa a prova de IDGA. Adotou-se ainda neste rebanho, como medidas de controle da LEB, a separação dos bezerros em grupos soronegativos e soropositivos à prova de IDGA; uso individual de agulhas nas colheitas de sangue, medicações e vacinações; lavagem e desinfecção dos instrumentos cirúrgicos com iodofor e controle de insetos hematófagos, através da distribuição adequada de dejetos orgânicos oriundos da limpeza do curral. A prevalência da LEB no rebanho diminuiu significativamente (P < 0,01) durante O período estudado, de 70,19% para 38,18%. Apesar das dificuldades operacio nais verificadas no decorrer do estudo, tais como, prática não definida de descarte, falta de medidas rigorosas na entrada e saída de animais do rebanho e inadequada infra-estrutura de campo, os resultados alcançados podem ser considerados satisfatórios. Concluiu-se que, a intervenção sobre as variáveis relacionadas a transmissão horizontal da LEB determinou a redução da prevalência da LEB no rebanho no período estudado
2022-12-06T15:45:12Z
Paulo Lourenco da Silva
Comparação do pico de atividade eletromiográfica em protocolos de treinamento de força com diferentes configurações no número de repetições e na duração da repetição
O presente estudo teve o objetivo de comparar o efeito de diferentes configurações na duração da repetição e no número de repetições sobre o pico de atividade Eletromiográfica (EMG). Vinte dois voluntários do sexo masculino treinados em musculação realizaram dois protocolos de treinamento de força (A e B) no exercício supino na barra guiada, ambos com 3 séries, pausa de 180 segundos a 60% de uma repetição máxima (1RM). O Protocolo A consistia de 6 repetições com uma duração da repetição de 6s, enquanto o Protocolo B os voluntários deveriam realizar 12 repetições com a duração da repetição de 3s. Foi registrado o pico de atividade EMG do músculo peitoral maior durante a realização dos dois protocolos. Os resultados mostraram que o pico de atividade EMG normalizada do músculo analisado foi maior durante o Protocolo B, comparado com o Protocolo A. Os dados obtidos no presente estudo mostram que protocolos de treinamento realizados com configurações distintas da duração da repetição e número de repetições produzem respostas neuromusculares diferentes. Assim, a realização de uma menor duração da repetição e um maior número de repetições pode ser uma estratégia válida para aumentar o pico de atividade EMG.
Peptídeo antimicrobiano PEGuilado como potencial biofármaco para o tratamento de pneumonia causada por Acinetobacter baumannii
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Análise das discrepâncias do Cadastro Municipal relacionadas aoLote Urbano
O parcelamento do solo é uma das técnicas de controle sistemático que promove o melhor aproveitamento do espaço urbano. É regido por legislação nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal e requer mapeamento de dados considerando sua natureza jurídica e geográfica. Este estudo, com foco na releitura de uma planta de parcelamento do solo aprovada, permitirá a percepção de inconsistências esubjetividade incorporadas ao banco de dados municipal carente de regras topológicas focadas no objeto mapeado. A metodologia utilizada foi escolhida a partir da necessidade de confrontação da informação referente à planta de parcelamento do solo aprovada no Município de Belo Horizonte, para o qual foi criada uma técnica inovadora, comparando as camadas relacionadas aos limites dos quarteirões e lotes aprovados (legal) e daquelas relacionadas à situaçãoexistente de fato (real). O objetivo principal é identificar os conflitos e a incoerência entre estes dados e discutir a natureza destas discrepâncias
A educação feminina nos séculos XVIII e XIX: intenções dos bispos para o Recolhimento Nossa Senhora de Macaúbas
Esta dissertação é um estudo sobre a educação feminina no Recolhimento Nossa Senhora de Macaúbas nos séculos XVIII e XIX. Numa perspectiva descritiva, as propostas educacionais (planos, prescrições e intenções) de dois bispos - D. Frei Manuel da Cruz (1745-1764) e D. Viçoso (1843-1875) - são analisadas. D. Frei Manuel da Cruz, o primeiro Bispo de Mariana, manifestou a intenção de transformar as moradoras do Recolhimento em professoras. D. Viçoso, que foi um bispo reformador do clero e dos costumes mineiros, que reformou a Comunidade Religiosa e fundou um Colégio dentro do Estabelecimento. O objetivo da pesquisa é a compreensão do caráter educacional da Instituição por meio daquilo que os bispos prescreveram para a educação feminina. A pesquisa traz novas fontes e revê a situação do Convento Macaúbas na historiografia da educação. Traz elementos para uma melhor compreensão deste espaço educação das filhas de famílias mais abastadas e qual era o tipo de formação que elas deveriam receber. Por fim, este trabalho mostra um ideário favorável à educação do sexo feminino, no século XVIII, antes do processo de escolarização das mulheres e da feminização do magistério no século XIX.
2022-12-06T15:45:12Z
Adair Jose dos Santos Rocha
Modelos linear e ondulatório no treinamento de força
A musculação é uma atividade física utilizada com diversos objetivos, como melhora da performance esportiva, da qualidade de vida e da aparência estética. Muito se tem falado em periodização do treino de força para se alcançar tais objetivos, mas é preciso uma análise para entender como esta parte da Ciência do Esporte está sendo utilizada, seus efeitos nos resultados alcançados e como o conceito de periodização está sendo empregado. Para isto, foi realizada uma revisão de literatura com artigos a partir do ano de 1999 que tenham realizado um estudo experimental ou revisão literária analisando a periodização linear e/ou ondulatória (não linear) em protocolos de treinamento de força na musculação. Os resultados dos estudos não permitem chegar a uma conclusão precisa sobre qual modelo de treinamento é mais eficiente para melhorar os níveis de força e hipertrofia muscular. Nos estudos que demonstraram diferença significativa em seus resultados, pode ser observado em seus protocolos um maior volume de treino de um modelo comparado aos outros, o que com certeza influenciou nos resultados obtidos. Com relação à utilização do conceito de periodização, este foi empregado nestes estudos científicos de forma restrita, como sendo a simples variação da carga de treinamento, durante um período curto de tempo e sem contextualizar este período em um planejamento mais amplo do treinamento.
2022-12-06T15:45:12Z
Aline das Gracas Benevenuto
Uma aplicação de redes definidas por software para a gerência de redes de datacenters virtualizados
Serviços de computação em nuvem relacionados à infraestrutura vêm se tornando cada vez mais importantes. Nessa linha de negócio, a virtualização garante uma forma de oferecer flexibilidade, isolamento e funcionalidades extras. Isso abriu espaço para o modelo de computação em nuvem para datacenters multi-inquilinos, onde o cliente (inquilino) não só poderia alugar uma máquina virtual como uma rede local inteira de máquinas virtuais dentro da infraestrutura do provedor. Apesar das soluções de virtualização oferecerem boas soluções para o isolamento de recursos como CPU e memória, esse modelo de negócio requer soluções para o isolamento do tráfego de rede de cada cliente que são oferecidas de formas limitadas, caras e pouco escaláveis na atualidade, como o uso de VLANs. Paralelamente, a comunidadeacadêmica recentemente tem focado bastante no conceito de Redes Denidas por Software (SDNs) por conta do padrão OpenFlow. Essa nova abordagem permite organizar a rede de uma forma bem mais flexível, com uma visão global centralizada da rede. Este projeto apresenta o DCPortals, que permite implementar uma visão de rede virtual para cada cliente de um serviço de computação em nuvem multi-inquilino sem a utilização de hardware especializado. Ele usa o sistema operacional para redes POX em conjunto com um gerenciador de computação em nuvem OpenStack que controla máquinas com monitores de máquinas virtuais Xen. Essas máquinas são conectadas por switches virtuais Open vSwitch que utilizam o protocolo OpenFlow. Dessa forma, cada cliente poderá não só alugar suas máquinas virtuais como também interligá-las em uma rede virtual privativa isolada das demais independente de como as máquinas hospedeiras estão organizadas na infraestrutura física subjacente. Os testes realizados comprovaram o isolamento inclusive em casos de ataques e mostram que o overhead se limita ao primeiro pacote dos fluxos de pacotes entre máquinas virtuais.
A mulher nas piadas de almanaque: estratégias discursivas e representações sociais
A presente dissertação tem como foco central a análise do discurso humorístico, buscando desvelar as estratégias discursivas utilizadas nas piadas de almanaques farmacêuticos (AFs) e também as representações da mulher nelas presentes. Nela continuamos a estudar os atos de comunicação, levando em conta a problemática darelação entre a linguagem e o seu contexto socio-histórico de produção. Com esse intuito, nossa análise toma como base o aparato teórico-metodológico fornecido pela Teoria Semiolinguística e os apontamentos de Charaudeau (2006b) sobre a análise do ato de comunicação humorístico. Com efeito, o percurso de análise por nós percorrido parte das características textuais das piadas de AFs (brevidade, personagens, discurso direto e discurso indireto, didascálias e técnicas), passando pela descrição dos elementosque compõem a mise en scène (sujeitos, contratos, visadas discursivas, modalidades enunciativas etc.) desses textos, até chegar a uma revisão das situações de comunicação entre os AFs, os leitores e as personagens presentes nas piadas. Esse percurso fez evidenciar não somente um desdobramento das instâncias da mise em scène das piadas, mas também a possibilidade de confluência entre os sujeitos do ato de comunicação a partir do reconhecimento da existência da instância enunciativa de natureza cambiante: o alvo. Essa instância, que forma conjuntamente com o locutor e o destinatário a mise en scène triádica do ato de comunicação humorístico, deixa à mostra como o leitor do AFs é chamado a partilhar certos imaginários e representações sociodiscursivas ao entrar em conivência com as visadas discursivas do sujeito humorista. Seguindo essa linha de raciocínio, nossa análise tem o potencial de desvelar, além do discurso humorístico (ele próprio considerado uma estratégia discursiva capaz de ocorrer em qualquer ato de comunicação), outras estratégias que se fazem presentes nas piadas de AFs, a saber: a presença de uma variedade de ethé para representar a mulher; o uso do silêncio com base em diferentes procedimentos discursivos e linguísticos; e a construção de TUd com características de terceiro (tiers).
2022-12-06T15:45:12Z
Rony Petterson Gomes do Vale
Impacto do treinamento no desenvolvimento de competências: estudo de caso em uma empresa eletroeletrônica
Esta dissertação teve como objetivo analisar o Impacto do Treinamento no Desenvolvimento de Competências das pessoas treinadas no programa de treinamento Insight, no período de maio (2003) a abril (2004), de uma empresa eletroeletrônica, multinacional, sediada no Pólo Industrial de Manaus. Visou, também, descrever as características do programa de treinamento e desenvolvimento; identificar as competências relevantes das pessoas treinadas; averiguar a relação entre suporte organizacional e transferência de treinamento. A partir destes objetivos, realizou-se uma pesquisa quantitativa, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário, submetido a tratamento estatístico, por meio de técnica descritiva e teste Quiquadrado para relacionar variáveis relevantes e diferenças significativas dos dados biográficos dos participantes com as três principais características do curso, classificadas pelos treinandos.Como referencial teórico, vale ressaltar as forças para as mudanças e as transformações organizacionais citadas por Wood Jr (2002), Morgan (1996), Ulrich (1998) e Vergara (2000). Mudanças essas que levaram as organizações a reverem sua estrutura organizacional e modelosde gestão. Para isso, o treinamento passa a ter uma nova abordagem, alinhando-se às estratégias organizacionais propondo novos programas para que as empresas possam enfrentar profundase rápidas mudanças na tecnologia, na economia e na sociedade, conforme apontam, DeCenzo e Robbins (2001), Spector (2002), Muchinscky (2004) e por fim, Baldwin e Ford (1998) os quaispropõem um modelo de transferência de treinamento, envolvendo as características do programa, o projeto de treinamento, o ambiente e a aprendizagem. De acordo com este modelo, também foram ressaltadas as características dos treinandos. Simultaneamente, foramverificadas as questões de pesquisa, as quais permitiram a constatação de efeito positivo do resultado de treinamento no desenvolvimento de competências. Treinamento (variável independente) e competência (variável dependente). A partir da classificação feita pelostreinandos das caraterísticas do curso, o presente estudo identificou crescimento pessoal, atitude firme diante dificuldades e facilidade no relacionamento interpessoal consideradas competências requeridas pela empresa, as quais demonstraram, através dos dados qualitativosdas entrevistas realizadas com alguns treinandos e observação direta no ambiente de trabalho, que estão cada vez mais fortalecendo as relações interpessoais entre os funcionários tanto profissionalmente quanto socialmente, estendendo-se à família e comunidades.
2022-12-06T15:45:12Z
Ana Medeiros de Magalhaes
Controle Fuzzy para sistemas takaki-sugeno: condições aprimoradas e aplicações
Neste trabalho, são propostas novas condições, rigorosas e sistemáticas, para análise e projeto de sistemas de controle fuzzy baseados em modelos Takagi-Sugeno, levando em consideraçãonão apenas garantia de estabilidade como também desempenho em malha fechada. Não-linearidades, incertezas paramétricas e distúrbios são desafios presentes, em maior ou menor grau, na grande maioria de processos a serem controlados. Quando tais questões se tornam relevantes, sistemas fuzzy Takagi-Sugeno são muito úteis devido a sua capacidade de modelar, aproximadamente ou com exatidão, dinâmicas não-lineares sobre domínios compactos por meio da combinação de modelos lineares, localmente válidos. A metodologia de projeto é baseada no controle em espaço de estados, estruturada segundoos princípios de estabilidade no sentido de Lyapunov, a teoria de sistemas fuzzy e os fundamentos de controle robusto. Tais critérios podem ser formulados como desigualdades matriciais lineares, cuja solução é obtida de forma eficiente por meio de diversos pacotescomputacionais. Os resultados são comparados com a literatura atual em exemplos computacionais. Finalmente, o uso efetivo dos resultados é testado em um experimento de bancada baseado no oscilador caótico de Chua.
2022-12-06T15:45:12Z
Leonardo Amaral Mozelli
Mathematics festival: a broad dissemination project
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
O Diretor e os Professores nas relações de trabalho
O Presente trabalho surgiu a partir de um recorte do Projeto PolíticoPedagógico da Escola Municipal Etelvino Souza Lima, situada no município de Santa Luzia, MG. Durante a construção deste projeto o item Relações de trabalho, tornou-se instigante ao ponto de gerar um estudo mais aprofundado sobre o tema. São discutidos neste trabalho, os conflitos existentes nas relações de poder entre o sistema educacional, os diretores, professores e comunidade escolar. Dentro desta discussão o papel do professor e a necessidade da formação continuada mostram-se como fatores essenciais para a melhoria do ensino sob o prisma da Gestão Democrática.
Casuística do Laboratório de Estudos dos Transtornos de Aprendizagem(LETRA) do Hospital das Clínicas da UFMG
A dificuldade em aprender pode envolver tanto causas intrínsecasquanto extrínsecas, por isso, diante de uma criança com mau desempenho escolar é importante investigar se esse está relacionado com a dificuldade de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem. Diagnosticar esse transtorno requer uma equipe multidisciplinar composta por profissionais experiente na área de educação. O laboratório de estudos dos transtornos de aprendizagem (LETRA) é um ambulatório do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais que avalia crianças e adolescentes encaminhadas ao ambulatório com queixas de mau desempenho escolar. Esse trabalho tem como objetivo levantar a casuística do LETRA. Os dados foram obtidos a partir dos registros de anamnese e resultados de testes de 78 crianças e adolescentes avaliadas no ano de 2010 e 2011. Foram encontrados 19 (24,2%) crianças e adolescentes com transtornos de aprendizagem, dessas, 7 (8,9%) apresentam apenas transtorno de aprendizagem e 12 (15,3%) apresentam mais algum tipo de transtorno. Houve uma maior prevalência do transtorno de aprendizagem no sexo masculino (68,4%) em relação ao sexo feminino (31,5%) (P>0,05). A idade média encontrada foi de 10 anos e 4 meses e com desvio padrão de 2 ano e 6 meio. Além dos transtornos de aprendizagem foram encontrados outros diagnósticos, dentre eles o de maior prevalência com 33 (42,3%) foi o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, em seguida 11 (14,1%) pacientes com retardo mental, 4 (5,1%) com transtorno do desenvolvimento da coordenação, 2 (2,6%) com transtorno opositor desafiador e 1 (1,3%) com transtorno bipolar. Dos pacientes que apresentam transtorno de aprendizagem, 18 (94,7%) tiveram baixa integração visuomotora e 11 (57,9%) apresentaram dificuldades na coordenação motora. O mau desempenho escolar é um sintoma cada vez mais presente em crianças brasileiras. Uma visão atualizada do tema facilita diferenciar a verdadeira causa e auxilia no raciocínio clínico, diagnóstico e intervenção correta. A equipe multidisciplinar é essencial na avaliação dessas crianças.
2022-12-06T15:45:12Z
Juliana Flores Mendonca Alves
Nível de evidenciação contábil das fundações privadas do município de Belo Horizonte: uma análise das entidades de educação e pesquisa
A evidenciação contábil por parte das entidades sem fins lucrativos é ponto importante para demonstrar a transparência da sua administração, e se efetuada da melhor forma possível, permite a identificação do retorno social gerado. No Brasil, nos últimos cinco anos, foram desenvolvidos poucos estudos relacionados a esse tema no Terceiro Setor. Considerando que o Ministério Público tem como função velar pelas fundações privadas, suas prestações de contas anuais a esse órgão devem contribuir para que o monitoramento seja o melhor possível. Sendo assim, esta pesquisa analisa o nível de evidenciação contábil das Fundações Privadas da Área de Educação e Pesquisa do município de Belo Horizonte. Para atingir esse objetivo foram analisadas as prestações de contas de 28 fundações no período de 2006 a 2009, prestações essas enviadas ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais por meio do SICAP. O modelo utilizado para identificar o nível de evidenciação foi o de Silveira (2007), que a partir das normas contábeis, relaciona vários aspectos que devem ser observados nas prestações de contas, possibilitando identificar o nível de evidenciação e se essas atendem aos requisitos da norma contábil. Os resultados são divididos em três categorias: perfil das entidades analisadas, meios de evidenciação analisados e verificação de itens evidenciados. Quanto ao perfil das entidades analisadas identificou-se uma evolução no Ativo Contábil e uma redução no número de fundações que contrataram auditoria independente. Nos meios de evidenciação analisados, as Notas Explicativas e o Relatório de Atividades Complementares foram os itens que apresentaram o menor nível de evidenciação, sendo de 80,26% e 67,86%, respectivamente. O Balanço Patrimonial e a Demonstração do Superávit ou Déficit do Exercício foram evidenciados na sua totalidade. Analisando os itens de verificação evidenciados, identificou-se que: 1) a utilização de contas genéricas com valores relevantes nas contas do ativo, passivo, receitas e despesas, e 2) a não apresentação nas Notas Explicativas de informações que permitam identificar os valores referentes a isenção de contribuições previdenciárias, as receitas auferidas com ou sem gratuidade e os benefícios fiscais gozados, foram os dois itens que apresentaram o menor desempenho. Levando em consideração que o retorno social é ponto importante para medir o desempenho dessas entidades, nenhuma instituição possibilitou, através das informações fornecidas no SICAP, a identificação desse resultado. No geral, identificou-se um nível de evidenciação de 69,17%, 70,29%, 70,90% e 68,10 para o período de 2006 a 2009, respectivamente. No ranking das cinco melhores fundações, em termos do nível de evidenciação medido, apenas uma permaneceu nos quatro anos de análise nessa faixa, sendo que essa não contratou serviço de auditoria independente; o mesmo ocorreu no ranking das cinco piores classificadas, sendo que essa fundação contratou serviço de auditoria
2022-12-06T15:45:12Z
Cleberson Luiz Santos de Paula
O geodesign como processo de co-criação de acordos coletivos para a paisagem territorial e urbana
No summary/description provided
(Re) construindo a estratégia pedagógica de dispersão nos cursos livres da etsus-vitória
Este projeto foi elaborado com o objetivo de reconstruir a estratégia pedagógica de dispersão nos cursos livres da ETSUS Vitória. Na metodologia foram propostas oficinas com a equipe técnica da ETSUS Vitória para reconstruir as atividades de dispersão, conforme as propostas do Projeto Pedagógico implementado para os cursos livres. Considera-se que as atividades de dispersão devem ser estruturadasem consonância com as diretrizes do Projeto Pedagógico, permitindo melhor aproximação com as metas de integração ensino-serviço e contribuindo de sobremaneira para a mudança na prática assistencial e com os objetivos específicos de promover o debate entre os profissionais da ETSUS Vitória sobre o conceito da atividade de dispersão, enquanto estratégia pedagógica, e definir critérios para aindicação e elaboração das atividades de dispersão nos cursos livres da ETSUS Vitória
2022-12-06T15:45:12Z
Silvério José Rocha Elias