Repositório RCAAP

Prevenção do uso abusivo de álcool por adolescentes

Trata-se de um estudo sobre o uso abusivo do álcool por adolescentes e jovens. O consumo abusivo de bebidas alcoólicas é atualmente um problema de saúde pública em todo o mundo e se faz presente em números alarmantes em importante ciclo da vida: a adolescência. O início do uso de bebidas alcoólicas tem acontecido em idade cada vez menor, aumentando o risco de dependência futura. Por ser a adolescência um período crítico de crescimento e desenvolvimento, o uso abusivo de álcool pode acarretar graves prejuízos à saúde física, psíquica e mental desses jovens. Para enfrentar esse problema torna-se urgente a implementação de estratégias preventivas que envolvam a família, a escola, os diversos segmentos da sociedade, e principalmente o adolescente, com seus questionamentos e contradições. Neste trabalho discute-se a importância e as diferentes formas de prevenção do consumo abusivo de bebidas alcoólicas, cujo objetivo é fazer com que o jovem pense e reflita de maneira crítica sobre sua vida, seus desejos, suas frustrações e seu futuro, apontando-lhe caminhos que o conduzam a escolhas mais responsáveis e atitudes mais saudáveis. A pesquisa estudo exploratório, de natureza descritiva sobre o tema, caracteriza-se por análise com fundamento em material já elaborado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos, revistas eletrônicas, dissertações de mestrado, sites da internet, a partir das bases de dados: Lilacs, Medline, Scielo e Bireme, Ibecs, publicações de organismos nacionais e internacionais e teses. Estas reflexões, sobre o início do contato do adolescente com o álcool, os riscos a que se expõe e as consequências atuais e futuras desse comportamento, servirão de base para a elaboração de uma estratégia preventiva por parte da Equipe de Saúde da Família de Carmo da Cachoeira/MG, direcionada a adolescentes e adultos jovens, a ser implantada em futuro próximo.

Ano

2022-12-06T15:49:06Z

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Elenita Reis Veiga Lima

Síntese de nanotubos de carbono a partir de fontes alternativas para aplicação na adsorção de contaminantes emergentes

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2022-12-06T15:49:06Z

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Michelle Pains Duarte

Custo da atenção domiciliar de uma equipe pediátrica: estudo de caso no município de Contagem, Minas Gerais.

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Ano

2022-12-06T15:49:06Z

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Cecília de Oliveira Carvalho Faria

Aos leitores, as cartas: proposta de edição anotada da correspondência de Murilo Rubião com Fernando Sabino, Mário de Andrade e Otto Lara Resende

Esta tese apresenta a correspondência de Murilo Rubião (1916-1991) com três escritores - Mário de Andrade (1893-1945), Fernando Sabino (1923-2004) e Otto Lara Resende (1922-1992) - em uma proposta de edição anotada (transcrição com notas) de documentação arquivística inédita. Como hipótese principal, propõe-se que o arquivo e que a correspondência de Rubião sejam lidos como uma (h)antologia de narrativas de formação, na qual se pode observar a construção das trajetórias do escritor e da obra. Tal proposta leva a uma hipótese secundária: a de que esse 'corpus' (a correspondência, mas, sobretudo, o acervo de Rubião), ao ser mobilizado como fonte de conhecimento, possibilita a elaboração de ficções crítico-teóricas que podem fomentar condições para outras leituras do conto rubiano.

Ano

2022-12-06T15:49:06Z

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Cleber Araujo Cabral

O jogo como um instrumento na aprendizagem da criança de 3 e 4 anos

Os jogos são considerados uma importante ferramenta de trabalho para os profissionais da educação. Os professores da Educação Infantil têm a possibilidade de, por meio do jogo, facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças. Dessa forma, parte-se da concepção de que os jogos, nessa etapa do ensino, vão além do entretenimento e são essenciais para o processo de ensino e aprendizagem. Com este Plano de Ação, surge a necessidade de se confirmar, por meio da prática, o que alguns autores como Piaget (1989), Kishimoto (1994), Chateau (1987) e outros afirmaram sobre a importância dos jogos no processo de construção do conhecimento. Para tanto, realizou-se uma intervenção pedagógica na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) do bairro Ribeiro de Abreu, durante o segundo semestre de 2011. Objetivamente, fizemos o uso de alguns jogos que melhor se adéquam à faixa etária de crianças de 3 e 4 anos, dentro e fora de sala. Os instrumentos utilizados para subsidiar a ação pedagógica foram construídos a partir das observações em sala de aula. Foram produzidos questionários para serem respondidos pelas educadoras da UMEI, com o objetivo de perceber a importância e a frequência da utilização de jogos na rotina das professoras. Como educadora da turma, desenvolvi um trabalho pautado na utilização de jogos, buscando observar a reação e o envolvimento das crianças. Os resultados obtidos vêm confirmar que os jogos, se bem planejados, tornam-se um ótimo recurso para auxiliar o professor no processo de aprendizagem das crianças e apontam que as educadoras da UMEI acreditam em uma realidade de ensino pautada na ludicidade.

Ano

2022-12-06T15:49:06Z

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Viviane Lopes Teixeira

Uma ginástica que também se lê: a produção do Compendio de Gymnastica Escolar de Arthur Higgins (1896-1934)

O presente trabalho trata da produção do Compendio de Gymnastica Escolar de autoria de Arthur Higgins, publicado entre os anos de 1896 e 1934. Arthur Higgins (1860-1934) foi professor de gymnastica da Escola Normal da Côrte, do Colégio Pedro II e de outras instituições escolares do Rio de Janeiro, além de ter atuado em outros campos profissionais. O objetivo da dissertação foi analisar o Compendio de Gymnastica Escolar dando atenção à sua produção e ao seu conteúdo, dialogando com o campo da História dos Livros e dos Impressos (DARNTON, 1990; CHARTIER, 2002, 2004, 2014; CHOPPIN, 2004). Inicialmente, a partir dos lugares ocupados por Arthur Higgins, busco perceber suas redes de sociabilidade objetivando compreender o seu lugar de escrita e editoria dos Compendios. Também trato da materialidade do livro, percebendo as estratégias que estão atreladas à concepção, legitimação e divulgação da publicação: descrevi os impressos, identifiquei os leitores visados e apresentei elementos de publicidade da obra. O conteúdo dos Compendios foi descrito e comparado, tentando perceber modificações e continuidades entre as edições. Ainda trato dos indícios de uso e dos métodos gymnasticos sueco e belga, citados, como inspiração, por Arthur Higgins. O conjunto documental mobilizado foi: as edições dos Compendios, os jornais do acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, os documentos institucionais da Escola Normal e do Colégio Pedro II localizados no acervo do Arquivo Nacional e no Instituto de Educação do Rio de Janeiro. Também compõe o conjunto de fontes os Programas de Ensino da Escola Normal e os livros: Fundamentos Gerais da Ginástica (1834) de Pehr Henrik Ling e o Guia de ensinamento da ginástica para jovens, conforme o programa oficial (1875) de Guillame Docx. Ao mobilizar esse conjunto documental permitiu a compreensão que Arthur Higgins teve contato com uma escrita intencional para atender a um publico leitor aos seus dezesseis anos, quando foi jornalista na cidade do Rio, além disso, esteve presente em lugares que permitiram a convivência com jornalistas, literatos e educadores de seu tempo. Sobre os Compendios percebe-se que entre as edições existem modificações que tinham por objetivo facilitar o ensino dos exercícios gymnasticos propostos, sendo que, essas modificações guardam relação com o trabalho de Arthur Higgins como professor de gymnastica.

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2022-12-06T15:49:06Z

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Ana Claudia Avelar

Intervenção educativa em hipertensão arterial e diabetes: Equipe de Saúde da Família - Turmalina 2, do bairro Turmalina, de Governador Valadares Minas Gerais

A área de abrangência da Estratégia Saúde da Família Turmalina 2, que pertence ao bairro Turmalina de Governador Valadares, acolhe 758 famílias, totalizando 2.823 pessoas. Foram identificados diversos problemas nessa comunidade, dentre os quais está à alta prevalência de hipertensão e diabete, considerados problemas prioritários pela equipe. Essas são doenças crônicas não transmissíveis de alta prevalência e destacam-se entre os principais riscos globais de mortalidade. Diante disso, este trabalho tem como objetivo propor um projeto de intervenção educativa, junto aos usuários do serviço de saúde da equipe Turmalina 2, para melhor controle e prevenção de diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica, garantindo assim, o acompanhamento sistemático das pessoas delas portadoras e o desenvolvimento de ações referentes à promoção da saúde e à prevenção dessas doenças. Foi aplicado o método do Planejamento Estratégico Situacional e apresentadas ações de intervenção para os nós críticos Estilo de vida: sedentarismo e obesidade, Baixo nível de informação, Educação permanente da equipe: capacidade de informação e Cobertura deficiente. Como base conceitual é apresentada revisão bibliográfica sobre Estratégia Saúde da Família, Educação em Saúde e Hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus.

Ano

2022-12-06T15:49:06Z

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Neíla Rodrigues Vargas de Paula

Cidade universitária da UFMG: um território urbano num campus?

Essa dissertação tem como objetivo estudar o nascimento da Cidade Universitária da Universidade Federal de Minas Gerais, sua consolidação no Campus Pampulha, seu desenvolvimento, sua história, sua memória, seus conflitos, sua racionalidade. Os principais instrumentos de pesquisa foram as fontes primárias, secundárias, entrevistas indeterminadas, pesquisas e imagens. O que se procura analisar, principalmente, é se há um conflito entre o Campus Pampulha se tornar de fato numa Cidade universitária, com inserções e características urbanas, ou numa redoma virtual do saber, com as performances características das suas produções científicas e culturais estanques e contraditórias, a isolá-lo do contexto urbano.

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2022-12-06T15:49:06Z

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Eduardo Fajardo Soares

Coleção amigas da cultura: informação e cultura no âmbito da UFMG

O presente trabalho busca oferecer uma reflexão sobre os conceitos de informação, cultura e memória no campo da Ciência da Informação atrelada ao projeto de pesquisa sobre a Coleção, de obras de arte, Amigas da Cultura, formada por uma associação de mulheres e doadas à Universidade Federal de Minas Gerais em 1970, proposto no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação dentro da linha Memória social, patrimônio e produção do conhecimento, e tendo como referencial teórico Marteleto, informação como fenômeno interligado à cultura; Halbwachs, memória como construção social fruto de experiência; Wagner e Taylor, cultura como construção constante; Pomian, objetos semióforos; Schechner, performance e restauração do comportamento, onde a experiência traz à tona recordações para a construção de memória. A metodologia consistirá em etnografia de arquivo, considerando arquivo como construção cultural revelador não só de biografias, mas também de vínculos e de relações de poder muitas vezes não explícitas, a estratégia será combinar a coleta e análise de documentos e entrevistas, exploratórias inicialmente e já em processo, com um roteiro semi-estruturado – em outro momento. O trabalho de pesquisa iniciou-se há seis meses, com a pesquisa documental na Universidade e a tarefa de localização e conferência das obras atribuídas à coleção, bem como algumas entrevistas iniciais com pessoas próximas à Dona Anita Uxa, fundadora da Associação Amigas da Cultura. Mesmo com a pesquisa em fase inicial, tem-se percebido, através da pesquisa como a escassez de documentação referente a objetos dificulta o controle, a interpretação, a organização, a documentação, a recuperação, a ressignificação e a disponibilização como processo fundamental para o tratamento da informação de coleções.

Ano

2022-12-06T15:49:06Z

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Rubens Alves da Silva Renata Lopes Leite

Memória e violência na dramaturgia de Guillermo Calderón

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

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2022-12-06T15:49:06Z

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Luísa Lagoeiro Ferreira

A avaliação escolar como instrumento de gestão democrática

O presente trabalho faz uma análise crítica sobre as diversas formas de Avaliação aplicadas na Escola Municipal José Norberto de Andrade. Com base no Projeto Político-Pedagógico, define algumas modalidades de avaliação mais usadas e as contextualiza na escola em questão. Aponta os diversos parâmetros da Avaliação Escolar, dependendo da finalidade para a qual se destina, destacando a interdependência existente entre elas. Apresenta a importância da Avaliação Institucional como forma de se conhecer a aprendizagem que ali ocorre ciente de que essa depende diretamente de tudo o que a instituição pode oferecer. A Avaliação de Sistema vem apontar de forma ampla aspectos relevantes da instituição, se apresentando ora satisfatórios ora desejáveis. Acentua que focar a avaliação como ação diagnóstica e não como um fim em si mesma é atitude responsável que reflete uma visão de futuro da Gestão. Situa a avaliação como instrumento de medida que visa, sobretudo, a reflexão sobre a eficácia das ações implementadas na instituição que merecerão (ou não) ser (re)planejadas quando as mesmas não atingem os objetivos pré-estabelecidos. Finaliza classificando como madura e compromissada com a Educação de qualidade a Gestão que norteia democraticamente seu trabalho em avaliações continuadas, buscando sempre a clareza dos objetivos da instituição, definindo e (re)definindo ações para alcançá-los.

Ano

2022-12-06T15:49:06Z

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Jacqueline Santos Pinheiro Pereira de Carvalho

As contradições da prescrição e suas consequências na atividade dos trabalhadores na linha de montagem: um fator determinante do absenteísmo em uma produtora de chicotes automotivos

O estudo que será apresentado nesta monografia ocorreu em uma linha de montagem com alto índice de absenteísmo. A atividade dos trabalhadores foi estudada a fundo e as contradições na prescrição do trabalho se relacionaram com o absenteísmo. O objetivo deste trabalho foi estudar as consequências das contradições da prescrição do trabalho na atividade dos trabalhadores, e mostrar os fatores determinantes no absenteísmo. Para isso conceitos de tarefa, atividade dos trabalhadores, absenteísmo e ergonomia foram discutidos para dar clareza aos resultados do estudo. Como método da parte teórica, foram consultadas base de dados de periódicos na internet e livros conceituados de ergonomia. A parte prática foi desenvolvida a partir da análise ergonômica do trabalho que segue o método preconizado por Guérin, et al, realizada no período de junho de 2011 a junho de 2012, em uma montadora de chicotes automotivos. Conclui-se que a prescrição não auxilia a execução da tarefa e exige adaptação constante dos trabalhadores na linha de montagem o que culmina em índices elevados de absenteísmo.

Ano

2022-12-06T15:49:06Z

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Natalia Valadares de Vasconcelos Salles

Orientações didáticas para a realização de feira de ciências nas séries iniciais a partir das concepções de professores

Este trabalho objetivou identificar as concepções dos professores das séries iniciais do Ensino Básico sobre a preparação e montagem de uma feira e, a partir disso, elaborar um material com contribuições pedagógicas que possam auxiliar os professores desse segmento de ensino no desenvolvimento de uma feira de ciências. Para isso, o foco da análise desta pesquisa foi o papel do professor no planejamento em cada fase do processo até a culminância que é a feira. Os sujeitos que possibilitaram a elucidação da investigação são professores das séries iniciais do Ensino Fundamental de três instituições de ensino localizadas em Belo Horizonte. A investigação foi realizada a partir da análise de conteúdo dos questionários respondidos por estes professores, nos quais foram atribuídas as seguintes categorias: escola, professor e processo, que auxiliaram na compreensão da pesquisa. Além disso, o estudo foi apoiado em um referencial teórico voltado para o desenvolvimento das feiras, modelo e funcionalidade, referendados por autores como, Wanderley, Lima, Mancuso, Ormastroni, Pavão, Silva; e, também, à formação dos docentes envolvidos, procurando assim, estabelecer diretrizes pedagógicas que poderiam auxiliar a realização das feiras nas séries iniciais da Educação Básica. Como produto dessa pesquisa, foi desenvolvido um E-book com orientações para o desenvolvimento de uma feira; alicerçando a prática pedagógica proposta em fundamentos teóricos e metodológicos. Todas estas práticas têm como objetivo tornar a feira de ciências um instrumento pedagógico pertinente que visa à melhoria na qualidade do ensino do conteúdo dessa disciplina. Foi possível identificar ao final da pesquisa, algumas conformidades nos dados das três instituições pesquisadas, tais como: o período de realização da culminância do trabalho, o uso de diferentes estratégias para a realização das atividades de ciências para a feira e a importância do desenvolvimento de feiras no ambiente escolar nas séries iniciais, uma vez que possibilitam a aprendizagem de forma significativa e o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação dos alunos.

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2022-12-06T15:49:06Z

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Nayra Lucas Paoli

Metodologia para avaliação do desempenho de painéis fotovoltaicos utilizando um modelo elétrico-térmico e termografia quantitativa

A tecnologia fotovoltaica destaca-se por representar uma parcela significativa dos novos empreendimentos geradores dentro do contexto da geração distribuída no país. Esta franca expansão de mercado demanda por uma gestão mais eficiente dos ativos, principalmente em sistemas fotovoltaicos de médio e grande porte. A relação direta entre temperatura de operação e queda eficiência justifica a necessidade de se realizar o monitoramento térmico dos módulos fotovoltaicos, cenário em que a termografia se destaca como ferramenta de rápida identificação de unidades comprometidas na planta. No entanto, a potencialidade da técnica é limitada quando restrita apenas à busca por anomalias térmicas nos geradores fotovoltaicos, prática recorrente em usinas solares. O que se propõe neste trabalho é uma alternativa de determinação da eficiência real dos painéis fotovoltaicos por meio de uma abordagem conjunta envolvendo modelagem matemática e termografia quantitativa. A metodologia incluiu a modelagem matemática da operação dos painéis fotovoltaicos sob os pontos de vista elétrico e térmico, seguida por uma caracterização de desempenho por meio de inspeções termográficas individuais. As temperaturas registradas foram utilizadas em conjunto com as condições atuantes no momento da aquisição para estimar a eficiência real da unidade inspecionada, posteriormente confrontada com limites máximos teóricos. Os resultados do trabalho incluíram a caracterização das propriedades ópticas da superfície de vidro dos painéis fotovoltaicos, em que foram obtidos valores de = 0,78 e = 0,22 para as inspeções com ângulo de observação de 65°. Estas considerações, aliadas à quantificação das incertezas de medição por termografia, permitiram obter resultados confiáveis da temperatura de operação durante inspeções frontais dos módulos na Usina TESLA. Foi definido no escopo deste trabalho o coeficiente de desempenho dos painéis fotovoltaicos, sendo proposta uma avaliação sobre como este parâmetro pode variar frente às condições reais de operação ao longo de dias de céu claro e nublado. Foi apresentado um modelo de correção da temperatura indicada pelo termovisor que, comparado a dados medidos com um sensor de contato em testes em campo, apresentou resultados melhores que o modelo da FLIR. Por fim, a proposta de diagnóstico da usina foi testada com o objetivo de mostrar, de forma satisfatória, a potencialidade de uso da termografia como instrumento de monitoramento e determinação da eficiência operativa dos painéis fotovoltaicos.

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2022-12-06T15:49:06Z

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Rafael Augusto Magalhaes Ferreira

Implementação computacional de modelos elastoplásticos para análise fisicamente não linear

O objetivo desta dissertação de mestrado é a inclusão de modelos constitutivos clássicos da plasticidade no ambiente computacional INSANE (INteractive Structural ANalysis Environment), desenvolvido no Departamento de Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais. O trabalho tem início com uma abordagem sobre o arcabouço teórico necessário para a implementação da teoria matemática da plasticidade. São descritos de forma detalhada os principais modelos de plasticidade utilizados nas análises de engenharia: Tresca, vonMises, Mohr-Coulomb e Drucker-Prager. São também descritos os modelos de Ottosen e Willam-Warnke utilizados para o estudo do comportamento do concreto. É apresentada a formulação dos modelos constitutivos baseada em tensão e as leis de encrua mento as quais um material pode ser submetido. Também são abordados os algoritmos para mapeamento de retorno, necessários para a integração das relações constitutivas que regem o comportamento do material no contexto de plasticidade computacional. A seguir, é discutida a metodologia necessária para que os objetivos deste trabalho fossem alcançados, explicitando os principais recursos do sistema INSANE e os módulos onde foram realizadas as implementações. Vários exemplos são apresentados, visando ilustrar as possibilidades de modelagem proporcionada pelos modelos de plasticidade presentes no INSANE. Os resultados obtidos nessas análises são comparados com os já existentes na literatura para a verificação da estabilidade e acurácia dos modelos.

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2022-12-06T15:49:06Z

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Danilo Bento Oliveira

Relações étnico-raciais e de gênero e o discurso da sala de aula de português: uma abordagem etnográfica interacional

O objetivo deste trabalho é discutir a relação entre o ensino de Português e a visibilidade ou não de categorias sociais de raça e de gênero, dentre outras, no contexto da interação social. Trata-se de uma pesquisa etnográfica desenvolvida em uma sala de aula de Português, de uma turma do terceiro ano do 2º Ciclo do ensino fundamental, com alunos entre 8 e 10 anos de idade, em uma escola pública de Belo Horizonte. Nessa perspectiva, as identidades sociais são vistas como relações dinâmicas, situadas e discursivamente construídas. A abordagem orienta-se pelos princípios da etnografia interacional, da antropologia cultural e da análise crítica do discurso. A coleta de dados foi realizada com base nos referenciais da etnografia interacional e envolveu a observação das interações entre os participantes (professora e alunos, sendo 16 meninas e 14 meninos), no período de 15 de fevereiro a 2 de dezembro de 2005. Os dados correspondem a 169 horas/aula, registradas por meio de filmagens e produção de notas de campo. Adicionalmente, foram realizadas entrevistas formais e informais e análise de artefatos diversos: cadernos, livros didáticos e de literatura, produções de textos, avaliações formais e documentos oficiais. As questões centrais que conduziram o estudo foram: Que tipo de atividades foram realizadas em sala de aula? Que materiais foram utilizados no processo de ensino do Português? Esses materiais já traziam em si a possibilidade de contemplar e refletir sobre questões raciais e de gênero? Questões raciais e de gênero se tornaram presentes ou não nas interações entre os participantes? Como foram abordadas? Para responder a essas perguntas, realizou-se um processo analítico aplicando diferentes ângulos de análise, entre eles a microanálise de eventos de sala de aula. Os resultados do estudo mostram que a adoção dos princípios da etnografia interacional e da microanálise de eventos de sala de aula constituem um instrumental teórico e metodológico bastante elucidativo das questões envolvidas nas interações que se desenvolvem no ambiente escolar. Por meio desse procedimento, foi possível evidenciar que, dentre os processos que se tornaram visíveis nos eventos de sala de aula, encontram-se as relações raciais e de gênero e as diferentes maneiras como esses processos se expressam na sociedade, na escola e na sala de aula na maioria das vezes de forma estereotipada , indo além do conteúdo ensinado.

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2022-12-06T15:49:06Z

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Elania de Oliveira

A adaptação fílmica e as três dimensões da tradução intersemiótica: a representação dos Evangelhos no filme "A Paixão de Cristo"

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a representação dos Evangelhos no filme "A Paixão de Cristo", de Mel Gibson. Para tanto, o estudo sustenta-se sobre a semiótica de Charles Sanders Peirce, observando-se três dimensões da adaptação fílmica: estérica, transpositiva e contextual. Atentando-se às semioses que se desenvolvem entre o texto escrito e a obra fílmica, a tradução intersemiótica é tratada como um processo que, mais do que transferir elementos do texto literário para a linguagem do cinema, envolve uma atividade criativa e crítica .Evidenciam-se, assim, "A Paixão de Cristo", as influências artísticas, teológicas e culturais que interferem no modo como o filme atualiza o texto bíblico.

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2022-12-06T15:49:06Z

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Bernardo Rodrigues Espindola

Técnicas para estimativa de consumo, digestibilidade e produção fecal com diferentes dietas para bovinos

O objetivo deste trabalho foi avaliar os indicadores internos, MSi e FDNi em 264 horas de incubação in situ, MSi e FDNi em 72 e 144 horas de incubação in vitro, e os indicadores externos LIPE® e TiO2 com a coleta total na determinação da digestibilidade, consumo e produção fecal de novilhas mestiços holandês x Gir em tres dietas distintas, silagem de milho + concentrado (milho e soja), cana-de-açúcar + concentrado e feno de tifton + cocentrado. O delineamento experimental utilizado foi um quadrado latino 3 x 3 triplo e simultâneo. Os resultados obtidos mostram que apenas a MSi e FDNi incubadas in vitro por 72 horas não promoveu resultados semelhantes estatisticamente a coleta total. Os demais indicadores foram capazes de promover estimativas estatisticamente semelhantes a coleta total na avaliação do consumo, digestibilidade e produção fecal.

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2022-12-06T15:49:06Z

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Filipe Aguiar e Silva

Fernando Birri e Paulo Freire: educação e cinema em diálogo como práticas da liberdade

O trabalho, baseado na Pedagogia do oprimido, do educador Paulo Freire, desenvolve um diálogo entre educação e cinema, a partir de Freire e da produção cinematográfica do cineasta e educador argentino, Fernando Birri, com o objetivo de se trabalhar educação e cinema como práticas da liberdade. Considerando que a pedagogia é uma forma de produção da vida, de modos de existir, são analisadas as possibilidades de contribuição das pedagogias libertárias na luta contra a opressão na América Latina, indagando sobre as possibilidades das obras e reflexões desses dois intelectuais poderem contribuir nesta direção. Em outros termos, partindo da Pedagogia do oprimido de Freire discute-se as possibilidades de se pensar uma Pedagogia do cinema do oprimido tendo como parâmetro o cinema e os ensinamentos de Birri, ao se tomar como referentes o ambiente e os sujeitos com quem ambos trabalharam. A problemática investigativa delineou-se no sentido de identificar na obra de Birri, como educador, pensador e realizador cinematográfico, elementos de um cinema libertário, realizado em um contexto de opressão que pudesse caracterizá-lo como um cinema do oprimido. O objetivo foi encontrar o substrato necessário do cinema do oprimido em Fernando Birri, para defender a hipótese de uma Pedagogia do cinema do oprimido, à semelhança da Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire. Para tanto, foram evidenciados aspectos que na prática educacional do cinema e nas produções cinematográficas de Birri se aproximam, ou se completam, encontrando-se com a Pedagogia do oprimido, de Freire. A pesquisa, realizada entre os anos de 2013 e o primeiro semestre de 2017 no Brasil e parte na Argentina, estruturou-se mediante as bases da pesquisa documental, complementada com entrevista semi-estruturada e mensagens internautas. As fontes documentais e o corpus da pesquisa reuniram estudos biográficos e bibliográficos de Birri e Freire, estudos da cinematografia de Birri, análise de palestras e entrevistas já concedidas e documentação pessoal e de trabalho de Birri, entre os quais os Manifestos constitutivos da obra do cineasta, dentre outras fontes, trianguladas com: entrevista por e-mail (com Birri) e conversas informais com seus discípulos. No caso de Freire a pesquisa se baseou, fundamentalmente, em estudos biográficos e bibliográficos de sua obra e em conversas informais e obras de seus intérpretes. A partir do que foi investigado, conclui-se que, assim como Freire, Birri forjou sua pedagogia e demais obras junto aos oprimidos. A análise da práxis de Birri com o cinema por ele ensinado, produzido e defendido, permite afirmar que este é um tipo de cinema caracterizado como cinema do oprimido. Estas e outras descobertas apontadas pela pesquisa confirmam a principal hipótese lançada: a de que a confluência das obras e reflexões teórico-conceituais de Freire e Birri indicam a existência de uma Pedagogia do cinema do oprimido na América Latina que deve ser explorada e difundida, ao tomarmos como referência a obra deste cineasta argentino tido como pai do Nuevo Cine Latinoamericano

Ano

2022-12-06T15:49:06Z

Creators

Eugenio Magno Martins de Oliveira