Repositório RCAAP
Bullying feminino: meninas em idade escolar e suas representações sociais de agressão entre meninas
Este estudo teve como objetivo investigar e descrever a representação social de agressão entre meninas para meninas em idade escolar, identificando as pertenças intergrupais que contribuam para a dinâmica identitária.O trabalho foi realizado junto a seis meninas entre 12 e 13 anos e a seis meninas entre 14 e 15 anos de uma escola pública; e junto a seis meninas entre 12 e 13 anos e a seis meninas entre 14 e 15 anos de uma escola particular. Por meio dessa divisão das entrevistadas em diferentes grupos, buscamos apontar os dados que aparecem de forma mais significativa em cada faixa etária e em cada tipo de escola. A primeira etapa do procedimento de coleta de dados foi a realização dos grupos focais na escola particular e na escola pública. A partir do que foi relatado no grupo, foi feito o recrutamento de quatro meninas para a realização das entrevistas individuais. Os dados provenientes dos quatro grupos focais e das quatro entrevistas individuais, realizados na escola particular e na escola pública, foram submetidos ao procedimento de análise de conteúdo. Com o auxílio do software Nvivo7, iniciamos o processo de construção das categorias a fim de organizar os dados de acordo com temas ou núcleos de sentidos comuns. Os resultados apontam que conteúdo das falas das entrevistadas se organizou em torno dos seguintes temas: agressão e diferenças, causas da agressão, tipos de agressão, conseqüências da agressão, tipos de intervenção, características pessoais e relação entre amigas. A discussão dos nossos resultados apontam para o fato de que a agressão entre meninas será vivenciada em função do contexto social no qual a menina está inserida. Nesse sentido há diferenças e similaridades na forma como meninas da escola particular e da escola pública irão perceber o fenômeno. Da mesma forma ocorre em relação à questão etária, quando nos referimos às meninas ao grupo de 12 e 13 anos e ao grupo de meninas de 14 e 15 anos em cada tipo de escola. Quanto às causas das agressões, percebemos que as meninas ressaltam a fofoca como uma causa proeminente da agressão entre elas. Os temas da fofoca dizem respeito à disputa afetivo-sexual pelos meninos e a questões ligadas à aparência física.No que tange aos tipos de intervenção que ocorrem frente às agressões é importante refletir sobre a ineficácia das mesmas. De acordo com nossos resultados, nossas entrevistadas demonstram descrença em relação à busca de auxílio quando sofrem agressões.
2022-12-06T15:49:06Z
Viviane Cristina Fernandes Cezar
Transmissão intergeracional de status, mercados regionais, setores e crescimento econômico no Brasil
A investigação dos mecanismos de transmissão de status tem correspondido à grande parte dos esforços dos estudos empíricos dos sistemas de estratificação. As diferenças organizacionais encontradas entre setores econômicos e as diferenças regionais inserem-se justamente na dimensão estrutural dos estudos de estratificação. Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho foi investigar em que medida o status ocupacional atual dos indivíduos foi afetado pela sua origem social levando em conta o momento em que estes indivíduos se inseriram no mercado de trabalho e onde se inseriram (mercados regionais e setoriais). Os dados utilizados são provenientes das bases da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) dos anos de 1973, 1982, 1988 e 1996. Encontramos que a segmentação do mercado de trabalho em diferentes setores econômicos e o nível de crescimento econômico no Brasil em diferentes coortes de entrada no mercado de trabalho dos indivíduos são mecanismos que funcionam como mediadores da transmissão de status, enquanto a segmentação regional não apresentou efeitos significativos. Este fato pode estar relacionado ao aumento das oportunidades ocupacionais pela transformação da estrutura do mercado de trabalho e pela importância das habilidades adquiridas pelo indivíduo, tal como a educação, na determinação do alcance ocupacional.
Uma proposta metodológica para construção de ontologias: uma perspectiva interdisciplinar entre as Ciências da Informação e da Computação
A pesquisa apresenta princípios metodológicos para desenvolvimento de ontologias formais, construídos através da análise da literatura sobre metodologias para construção de ontologias e de normas internacionais para construção de software e construção de vocabulários controlados. Através de pesquisa teórica e empírica, foi possível construir um arcabouço metodológico interdisciplinar para o processo de construção de ontologias de domínio em especial e de outros tipos de ontologias, integrando princípios teóricos e metodológicos da Ciência da Informação, da Ciência da Computação, além de contribuições de diversas metodologias e métodos conhecidos para construção de ontologias.
Concepção arquitetônica de edifícios: fatores intervenientes na projetação em sistemas construtivos industrializados de concreto em Belo Horizonte
Este trabalho começa a partir da observação e da problematização, do ponto de vista arquitetural, da atual situação da construção civil em Belo Horizonte, onde há pouca utilização de sistemas construtivos industrializados, como o concreto pré-fabricado, na execução dos edifícios. Entendendo que nesta situação se estabelece certo paradoxo, configurado a partir da não utilização desse sistema construtivo, sabidamente mais eficiente que o sistema convencional, busca-se estudar o problema em sua relação com o processo de concepção arquitetônica. Estabelecem-se os procedimentos necessários para sistematizar e organizar a investigação. Uma revisão da literatura pertinente, a fim de fornecer os instrumentos para entender a evolução da pré-fabricação até um período recente. Um levantamento dos dados e caracterização do estado da arte, de modo a desenhar o atual contexto do tema e calçar a investigação na prática factual. Entrevistas e consultas a alguns atores do processo para alcançar pontos de vistas que pudessem revelar novos fatores e ampliar a investigação. E, por fim, uma simulação projetual que permita a verificação pragmática, necessária à arquitetura, da utilização do pré-fabricado em relação à concepção de edifícios. Na simulação projetual, observou-se a necessidade de aprofundar a crítica sobre o atual estágio tecnológico na produção de nossos prédios. Não faz sentido forçar qualquer projeto arquitetônico às peças catalogadas quando estas não proporcionam o devido desempenho requerido para a futura edificação. Neste trabalho, registra-se parte do atual contexto do mercado da construção civil e de projetos arquitetônicos em Belo Horizonte, à luz do tema proposto. Tenta-se abrir novos campos para as discussões sobre industrialização na construção civil e suas implicações diretas com o pensamento projetual dos arquitetos.
Estudo comparativo entre analgesia venosa com remifentanil em infusãocontínua e analgesia peridural intermitente com cateter para alívio da dordurante o trabalho de parto
As técnicas de bloqueio neuroaxial representam, atualmente, os métodos mais efetivos para o controle da dor durante o trabalho de parto. A analgesia neuroaxial utilizando soluções de anestésicos locais ultradiluídos é considerada padrão por promover alívio adequado da dor, com mínimos efeitos colaterais. Em algumas situações, no entanto, o emprego destas técnicas é limitado pela existência de contraindicações maternas ou obstáculos estruturais e materiais. O remifentanil representa uma possibilidade real como técnica alternativa e, embora o seu perfil farmacocinético aponte para a utilização em bolus intercalados, o melhor regime de infusão e doses a serem empregadas permanece desconhecido. No Brasil, as restrições na disponibilidade de bombas de infusão intermitente controlada pela paciente limitam o uso desta modalidade de administração e motivam a utilização de um regime de infusão alternativo. Este trabalho teve como objetivo avaliar, de forma comparativa, a analgesia venosa com remifentanil em infusão contínua e a analgesia peridural intermitente, com inserção de cateter. Foram incluídas no estudo 51 gestantes ASA 1 ou 2 com diagnóstico de trabalho de parto em fase ativa e indicação de analgesia de parto. A alocação aos grupos ocorreu por escolha individual. O grupo Remifentanil (18 pacientes) recebeu dose inicial de 0,05 g/kg/minuto, aumentada em 0,025 g/kg/min a cada 3-5 minutos em caso de analgesia incompleta (até o máximo de 0,15 g/kg/min) e o grupo Peridural (33 pacientes) recebeu 12 ml de ropivacaína 0,2% ou bupivacaína 0,125% associada a 100 mcg de fentanil. As pacientes foram acompanhadas e monitorizadas durante todo o período de observação até a dequitação placentária. A análise estatística mostrou que os grupos eram homogêneos em relação às variáveis de inclusão e que os dois grupos de analgesia peridural poderiam ser avaliados como um único grupo. O valor mediano da dor (EVA 0 - 10) foi significativamente superior no Grupo Remifentanil (7,2) em relação ao grupo Peridural (5,1). O grupo Remifentanil apresentou valores menores de frequência respiratória e SpO2, com maior incidência de depressão respiratória (SpO2 < 92%), uso de oxigênio suplementar e sedação. Não houve diferenças entre os grupos em relação à incidência de náuseas e vômitos, prurido, tempo entre a inclusão e o parto, consumo de ocitocina, atividade uterina (avaliada pela equipe obstétrica), tipo e instrumentação de parto e valores de Apgar em 1o e 5o minutos. A satisfação materna foi maior no grupo Peridural e a frequência de solicitação de troca de técnica analgésica no grupo Remifentanil foi de 13,7% (a maior parte no período expulsivo). A satisfação da equipe obstétrica foi excelente e adequada em ambos os grupos. O remifentanil apresentou eficiência menor, embora aceitável, em produzir alívio da dor no regime e dose estudados em comparação a uma técnica padrão. Ainda que com os dados disponíveis ele não substitua em eficácia analgésica as técnicas neuroaxiais, é uma das melhores alternativas atualmente disponíveis para as pacientes que, por algum motivo, não desejam ou não possam recebê-las. Estudos adicionais são necessários para se estabelecer a forma mais adequada, eficaz e segura do emprego do remifentanil e os aspectos ligados à segurança materna e fetal.
2022-12-06T15:49:06Z
Eliane Cristina de Souza
Modelo dinâmico para um evaporador operando com R-1234yf e R134a
Atualmente os hidroflúoroleofinas (HFO´s) tem sido mais empregados nos processos de refrigeração por possuírem baixo potencial de destruição do ozônio (ODP) e baixo potencial de aquecimento global (GWP). Com o surgimento de restrições como por exemplo a Diretiva Europeia 2006/40/EC e EU Nº 517/2014, fluidos refrigerantes com GWP acima de 150, como o R-134a, passaram a ser objeto de estudo para substituição. Dentro deste contexto, neste trabalho foi desenvolvido um modelo numérico para um evaporador coaxial de uma máquina frigorífica, para simular o comportamento do sistema operando com R-134a e com seu possível substituto, o R-1234yf. Testes experimentais foram realizados para a validação do modelo desenvolvido e simulações comparativas entre os fluidos refrigerantes R-134a e R-1234yf foram realizadas aplicando o modelo para determinar o comportamento do evaporador em regime permanente e transiente. Dentre os resultados obtidos importa destacar que nos piores casos o modelo foi capaz de predizer a temperatura de saída da água com um erro máximo de 1,9°C e a temperatura de entrada e saída do fluido refrigerante com erro máximo de 1,8 e 1,6°C, respectivamente. Para as simulações em regime transiente as simulações mostraram que a massa de refrigerante necessária para operação do R-1234yf foi menor do que a do R134a. Também foi observado que a constante de tempo do R-1234yf (12 s) foi praticamente a mesma do R-134a (13 s), quando o evaporador foi submetido a um degrau na vazão mássica de entrada. Tal proximidade pode estar ligada as semelhanças entre as propriedades termodinâmicas dos dois fluidos
2022-12-06T15:49:06Z
Thiago Ali Resende Lauar
Foucault e a genealogia do estado moderno
O objetivo deste artigo é apresentar as linhas gerais da “genealogia do Estado moderno” de Foucault. Para tanto, vamos dar especial atenção a dois momentos de seu percurso investigativo. No primeiro momento, entre 1972 e 1976, o Estado aparece como a instituição emblemática onde se exerce o poder jurídico-político. A partir de 1978, o Estado é abordado sob outra perspectiva, sendo definido como uma “prática de governo”. No final do texto, fazemos uma breve inquirição sobre as limitações e possibilidades abertas por essa genealogia, assinalando que não se trata, em absoluto, de relegar a questão do Estado ao abandono, mas de mostrar que ela é redimensionada pela genealogia do poder.
Identificação de marcadores moleculares de diagnóstico e virulência em Leishmania por bioinformática
Após 10 anos da publicação do primeiro genoma completo de uma espécie de Leishmania, os avanços na tecnologia de sequenciamento proporcionaram um grande acúmulo de informações genômicas, transcriptômicas e proteômicas do gênero. A convergência destas informações ômicas aliadas a ferramentas de bioinformática permite auxiliar na identificação de novos marcadores moleculares e determinação de características específicas do parasita. Sendo assim, o foco desse trabalho foi integrar esses dados com os recursos de bioinformática para contribuir em importantes questões biológicas: a identificação de novos biomarcadores para diferenciação das espécies e que contribuem para determinação de virulência. Para tanto, foi desenvolvido uma ferramenta web capaz de rastrear genomas completos a fim de identificar conjuntos de primers táxon-específicos para genotipagem por PCR Multiplex. Esta ferramenta, nomeada TipMT, foi capaz de identificar 19.314 pares de primers utilizando os genomas de diferentes espécies de Leishmania como entrada para o programa. Na validação experimental verificou-se a eficiência dos pares de primers gerados pela ferramenta, capazes de diferenciar três espécies, L. major, L. braziliensis e L. infantum. TipMT oferece uma combinação de características que não está presente em outras aplicações web com a mesma finalidade: aceita múltiplas sequências como entrada, identifica regiões alvo automaticamente, testa a especificidade dos primers e como saída, gera um arquivo texto com as informações gerais dos primers e um gel de eletroforese virtual. Em uma segunda parte do trabalho, foi avaliada a diferença do perfil de expressão de promastigotas com alta e baixa infectividade em L. amazonensis por RNA-seq. Nessa análise de transcriptômica, avaliou-se a expressão gênica de parasitos recém isolados de camundongos experimentalmente infectados e de parasitos que foram mantidos por 30 passagens de cultura in vitro. A avaliação de infectividade das amostras confirmou a diminuição da taxa de infecção após diversas passagens em cultura axênica. O sequenciamento pela plataforma Illumina HiSeq 2000 gerou um total de 27,35 milhões de leituras e esses transcritos foram mapeados no genoma de referência de L. amazonensis com uma percentagem média de 86,57%. Identificou-se 626 genes com expressão diferencial significativa, sendo 66,13% com expressão diminuída após o cultivo in vitro seriado. Após 30 passagens in vitro foi detectada uma diminuição bastante significativa na expressão de genes, já descritos como envolvidos na infectividade, como a metalo-peptidase GP63, a triparedoxina peroxidase e a proteína de heatshock HSP70. A identificação das vias metabólicas mostrou que a perda de infectividade está relacionada a alterações no metabolismo, dados corroborados por estudo anterior utilizando técnicas de proteômica. Considerando esses resultados, a virulência em Leishmania pode estar associada com a eficiência de três processos: a interação parasito-hospedeiro mediada por proteínas de superfície do parasito; resposta ao estresse oxidativo; e metabolismo de aminoácidos e ácidos graxos. Os genes potencialmente associados à virulência de Leishmania apontados por esse estudo são, portanto, candidatos para posteriores estudos funcionais.
2022-12-06T15:49:06Z
Gabriela Flavia Rodrigues Luiz
Análise da envoltória pela norma de desempenho - ABNT NBR 15.575-4 e RTQ-R da tipologia de edifícios de habitação de interesse social em Belo Horizonte - MG
O padrão de construção atual tem sido avaliado em relação ao seu desempenho e gasto com energia elétrica. A norma de desempenho NBR 15575, ainda não em vigor, exigirá que os edifícios atendam à requisitos mínimos de desempenho, o que poderá alterar o custo básico das edificações. Regulamentos de eficiência energética, como por exemplo, o Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações (RTQ), estabelece requisitos mínimos de desempenho para os edifícios residenciais, comerciais e de serviços, e apesar de não obrigatório, pode servir como parâmetro para análises da qualidade das edificações. Em Belo Horizonte, diversos edifícios estão sendo implantados por meio da política de habitação popular, que constituiu no reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco geológico ou em áreas que são de interesse do setor público. Essas edificações possuem um limite orçamentário baixo, dificultando melhorias no padrão construtivo. O presente trabalho tem como objetivo apontar as modificações necessárias nos edifícios de reassentamento da prefeitura de Belo Horizonte, no que diz respeito ao desempenho térmico das paredes e coberturas após a aplicação da nova norma, NBR 15575. Bem como analisar uma possível etiquetagem da envoltória pelo RTQ-R-2010 (Edifícios residenciais). O método de abordagem utilizado foi o dedutivo, uma vez que o seu resultado se baseia em análises de dados comparativos de acordo com normas e fórmulas já definidas. O procedimento utilizado foi um estudo de caso monográfico, abordado por meio da análise de uma tipologia padrão de edifícios utilizada para reassentamento populacional em Belo Horizonte. Os resultados permitiram concluir que é possível atender a nova norma de desempenho, NBR 15575, e melhorar o nível de eficiência energética por meio de soluções simples com baixo impacto no custo final das edificações.
2022-12-06T15:49:06Z
Natalia Carolina Sousa Nascentes
Relações entre acuidade proprioceptiva, rigidez articular passiva e estabilidade funcional do tornozelo
O entorse do tornozelo é uma lesão frequente que compromete a estabilidade dessa articulação. Déficits de acuidade proprioceptiva têm sido considerados determinantes para a presença de instabilidade funcional tornozelo. Entretanto, achados inconsistentes sobre essa relação deixam dúvida quanto à contribuição da propriocepção para a estabilidade. Recentemente, foi proposto que a rigidez tecidual passiva teria um papel primordial na propagação de forças no sistema musculoesquelético e, assim, contribuiria para a percepção de movimentos e posturas. O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da lesão ligamentar do tornozelo sobre a acuidade proprioceptiva e estabilidade funcional, e as relações entre a acuidade proprioceptiva, rigidez articular passiva e estabilidade funcional em indivíduos com lesão ligamentar do tornozelo. Participaram do estudo 28 indivíduos de ambos os sexos com idade de 23,75 ± 3,51 anos com e sem história de entorse lateral do tornozelo. Os voluntários foram submetidos à avaliação do limiar de percepção de movimento (LPM), senso posicional passivo-passivo (SPPP), rigidez articular passiva do tornozelo (RAPT) e ao Star Excursion Balance Test (SEBT). Os indivíduos com história de lesão ligamentar também responderam ao CAIT (Cumberland Ankle Instabitity Tool). ANOVAs mistas foram utilizadas para comparar grupos e membros das variáveis LPM, SPPP, RAPT e SEBT composto. Contrastes pré-planejados foram utilizados para localizar as diferenças reveladas pela ANOVA. Teste-t de student pareado foi utilizado para verificar possíveis diferenças entre os membros dos indivíduos com lesão ligamentar em relação à estabilidade funcional do tornozelo medida por meio do CAIT. Correlações Produto-Momento de Person foram utilizadas para verificar possíveis associações no membro envolvido dos sujeitos com lesão ligamentar do tornozelo entre as variáveis LPM, SPPP com o SEBT composto, o CAIT e a RAPT. Foram encontradas diferenças entre os grupos no LPM com pior desempenho no grupo entorse. Foi evidenciada interação para essa variável, com pior desempenho no membro lesado quando comparado ao membro correspondente controle, porém não foram reveladas diferenças entre as pernas do grupo entorse. Não foram evidenciadas diferenças entre membros, grupos ou interação para as variáveis SPPP e RAPT. Foi evidenciada interação no SEBT composto, com pior desempenho no membro lesado quando comparado ao membro não lesado. Não foram encontradas associações entre as variáveis analisadas. Baseada na possível associação não linear entre as variáveis analisadas foi proposta uma análise complementar que permitisse revelar uma possível influência da rigidez sobre a acuidade proprioceptiva e a contribuição da estabilidade funcional sobre a acuidade proprioceptiva de indivíduos com lesão ligamentar do tornozelo. Os indivíduos com lesão ligamentar do tornozelo foram divididos em dois grupos: melhor acuidade proprioceptiva e pior acuidade proprioceptiva, agrupados de forma a se considerar os percentis 33,33% e 66,66% dos valores relativos ao erro absoluto do LPM do membro envolvido desses indivíduos. O test-t de student independente não evidenciou diferenças entre esses grupos para as variáveis CAIT e SEBT composto. Porém, foram reveladas diferenças na rigidez articular passiva do tornozelo, sendo que os indivíduos do grupo melhor acuidade proprioceptiva apresentaram maior RAPT, indicando uma possível influência desta na acuidade proprioceptiva. Os resultados indicaram que a lesão ligamentar influenciou a estabilidade funcional dos indivíduos, a qual não apresentou relação direta com a acuidade proprioceptiva. Os déficits proprioceptivos encontrados em indivíduos com lesão ligamentar não tem papel na estabilidade destes indivíduos e possivelmente são dependentes da rigidez dos tecidos articulares.
2022-12-06T15:49:06Z
Hellen Veloso Rocha Marinho
Gestão democrática da escola pública: o papel do gestor
O artigo aqui apresentado tem por finalidade analisar a gestão da escola pública e o papel do gestor escolar na consolidação da gestão democrática, tema que nas últimas décadas tem possibilitado valiosas discussões na área educacional. Serão abordados temas como o conceito de gestão democrática, sua fundamentação legal e o papel do gestor escolar para se alcançar uma gestão democrática de sucesso. A pesquisa teve como origem a realidade profissional vivenciada por uma gestora de escola pública municipal, seu cotidiano escolar e as dificuldades enfrentadas para tornar possível a vivência de uma prática democrática. A metodologia usada na elaboração desse artigo foi uma pesquisa exploratória com embasamento bibliográfico referente ao tema. A pesquisa enfatiza por fim os desafios que se apresentam para implementação de uma gestão escolar democrática.
2022-12-06T15:49:06Z
Catherine Amaral de Castro
Cantos de Encenar Brasilidade: análise das marcas de subjetividade no enunciado dos enredos de Escolas de Samba, numa abordagem modular
Este trabalho tem por objetivo principal identificar e analisar as marcas e estratégias discursivas utilizadas por compositores de sambas-enredos de escolas de samba produzidos no período de 2004 a 2007 para legitimar a memória nacional e continuar seduzindo seu público. O ponto de partida é a hipótese de que os sambas-enredos de escolas de samba veiculam um discurso específico de retomadas de formação sócio-histórica brasileira. O suporte teórico-metodológico adotado é o Modelo de Análise Modular desenvolvido na Universidade de Genebra. Nossa proposta, diante do objeto, da hipótese e do referencial teórico-metodológico escolhido, é analisar os sambas-enredos nos atendo às dimensões interacional, hierárquica e referencial, à organização elementar enunciativa e à organização polifônica. A escolha desse percurso de análise nos permitirá detectar o caráter nacionalista dos sambas-enredos e, além disso, determinar estratégias neles utilizadas que visem a rastrear os sentidos deslocados fundadores da brasilidade.
2022-12-06T15:49:06Z
Terezinha Cogo Venturim
Metodologias para Medição de Performance e Resultados em Gestão do Conhecimento
Há uma vasta produção científica em periódicos de diversas áreas do acerca do tema Gestão do Conhecimento(GC). Porém, uma investigação sobre como avaliar resultados de sua aplicação ainda parece insipiente. Esta monografia pretende investigar melhor esta questão, conforme veremos a seguir
2022-12-06T15:49:06Z
Carlos Henrique Madureira Rocha
A Poesia de Rocha Pita na Academia Brasílica dos Esquecidos
Entre acontecimentos que marcaram a vida da colônia na América Portuguesa, na primeira metade do século XVIII, destaca-se a fundação da Academia Brasílica dos Esquecidos, instituída na cidada da Bahia , no ano de 1724. O obejtivo principal dessa agremiação consista em organizar as informações acerca da história da colônia em quatro partes: natural, militar, eclesiástica e política. Além desse objetivo, havia também o interesse, por parte do protetor de agremiação, o vice-rei Vasco Fernandes César de Meneses, de estimular a produção poética entre os talentos que aqui floresciam e que, por falta de exercício literário, até aquele momento estavam como desconhecidos. Dessa forma , ficou estabelecido que em todas as sessões acadêmicas realizadas na instituição brasílica seriam dados dois argumentos ou assuntos para que os acadêmicos se exercitassem na difícil arte de compor versos. Esta dissertação, além de investigar o funcionamento da Academia Brasílica dos Esquecidos durante o periódo de sua existência , teve por objetivo reunir e discutir a produção poética de um dos membros fundadores da agremiação, o historiador e poeta Sebastião Rocha Pita.
Associação clonidina-bupivacaína na anestesia peridural caudal para cirurgia de hipospádia em crianças: estudo prospectivo, randomizado, encoberto
A associação de clonidina ao anestésico local administrado por via peridural caudal parece melhorar a qualidade da analgesia pós‐operatória, mas com resultados conflitantes. Este estudo comparou a analgesia pós‐operatória de três diferentes doses de clonidina associada à bupivacaína na anestesia peridural caudal em crianças submetidas à correção de hipospádia. Oitenta crianças entre um e dez anos, candidatas à correção cirúrgica de hipospádia, foram divididas, aleatoriamente, em quatro grupos de 20 pacientes para receber anestesia geral associada à anestesia peridural caudal com bupivacaína 0,166% isolada ou associada a 1, 2 ou 3 μg.Kg‐1 de clonidina. Como desfecho principal avaliou‐se o consumo de morfina nas primeiras 24 horas de pós‐operatório. Compararam‐se também pressão arterial média, frequência cardíaca, concentração expirada de sevoflurano, tempo de despertar da anestesia, intensidade da dor pela escala FLACC, nível de sedação (Ramsay), tempo de duração da analgesia e ocorrência de efeitos adversos. No transoperatório, não houve diferença entre os grupos quanto à pressão arterial média, frequência cardíaca, concentração expirada de sevoflurano e ao tempo de despertar. No pós‐operatório, o consumo de morfina e a intensidade da dor foram similares entre os grupos, mas o grupo que recebeu 3 μg.Kg‐1 de clonidina apresentou menor frequência cardíaca e maior sedação do que o grupo que recebeu somente bupivacaína. A associação de clonidina nas doses de 1, 2 ou 3 μg.Kg‐1 à bupivacaína 0,166% por via peridural caudal não alterou o consumo de morfina no pós‐operatório imediato de crianças submetidas à correção de hipospádia.
2022-12-06T15:49:06Z
Ana Cláudia Motabonisson Magda Lourenço Fernandes Guilherme Freitas Araújo Fabrício Eduardo Vieira Luíza Melo Noronha Renato Santiago Gomez
Linguagem e filosofia nas "investigações filosóficas" de Wittgenstein
Este trabalho tem três objetivos principais, todos eles ligados entre si. Ele pretende: explicar a concepção de linguagem presente na obra "Investigações Filosóficas" de Wittgenstein investigar a relevância da noção de jogo de linguagem para a formulação desta concepção; determinar o estatuto, resultante das considerações sobre a linguagem, conferido à filosofia, pelo texto.
O uso de atividades investigativas como estratégia de ensino: o ciclo da água e seus estados físicos
A educação brasileira, especialmente a área de Ciências, está vivenciando um processo de mudanças significativas, entre as quais se destacam as novas propostas de ação pedagógica, entre elas o ensino de Ciências por investigação e a abordagem CTS no ensino de Ciências. O presente trabalho é uma pesquisa de campo e teve como finalidade investigar a influência e a importância das atividades de investigação na aprendizagem de tópicos de Ciências, utilizadas como estratégias de ensino no conteúdo específico do ciclo da água e seus estados físicos. A água é um recurso natural importante e indispensável a todos os seres vivos do planeta, razão pela qual é um tema recorrente nos textos dos livros didáticos de ciências. A partir disso, o estudo procurou situar o nível de conhecimento dos alunos, tendo como foco as seguintes questões: Os alunos entendem como funciona o ciclo da água? Conhecem bem os estados físicos da água e como ocorre a passagem de um estado para o outro? Sabem como relacionar os estados físicos da água com o seu ciclo? Além disso, a atitude investigativa que sustenta a atividade pedagógica desenvolvida proporcionou as condições para que os alunos pudessem refletir sobre as alterações que vêm ocorrendo no ciclo da água, devido à intervenção humana, despertando a consciência para a necessidade de mudanças de hábitos na escola e em casa. Este trabalho permitiu também uma reflexão sobre a importância da transformação da prática docente, na qual, os professores e a escola de um modo geral devem estar abertos a novas estratégias de ensino, garantindo aos alunos uma educação de qualidade, que desenvolva o pensamento, tornando-os críticos, politizados e participativos. Os resultados do trabalho que desenvolvi como professora e como pesquisadora são bastante animadores e mostram que o uso de atividades investigativas pode ser uma estratégia de ensino bem sucedida no ensino das Ciências Naturais.
2022-12-06T15:49:06Z
Bruna Paula da Silva de Moraes
Visibilidade da ciência latino-americana: contribuições da rede La Referencia para a ampliação do acesso aberto
Nas últimas décadas o movimento pela democratização do conhecimento por meio do acesso aberto e da ciência aberta passou a ganhar maior visibilidade com a adoção de novas tecnologias e a formação de redes colaborativas. Neste sentido, a formação da Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas (LA Referencia) constitui marco para a divulgação da produção científica da América Latina. O presente trabalho tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas pela Rede LA Referência relacionadas à ampliação do acesso aberto nesta região a fim de conhecer e explicitar os elementos que subsidiam a formação de redes de repositórios. Para tanto, realiza pesquisa qualitativa de caráter descritivo que utiliza como técnicas de investigação a revisão de literatura e a análise documental de acordos políticos e técnicos, além de diretrizes estabelecidas pela Rede e deliberações do Conselho Diretivo. A proposta se justifica pela relevância de explorar iniciativas que, estando fora do eixo central da produção científica, possam se tornar referência na formação de novas redes de repositórios que almejem estabelecer políticas comuns e ampliar sua visibilidade em nível regional ou mundial. Como conclusão aponta que a iniciativa contribui para a economia de recursos, amplia a capacidade de atuação para divulgação da produção científica em âmbito internacional, além de aglutinar investimentos e força político-econômica em favor do acesso aberto.
2022-12-06T15:49:06Z
Izabel Antonina de Araujo Camila Mariana Aparecida da Silva Luciana Gonçalves Silva Souza
Plano de intervenção diante da elevada prevalência de Hipertensão arterial descompensada na UBS Nossa Senhora de Fátima I Sabará, Minas Gerais
O presente projeto surgiu de necessidades identificadas pela equipe de Estratégia de Saúde da Família que atua na comunidade Nossa Senhora de Fátima i, em Sabará, Minas Gerais. A alta prevalência de hipertensão arterial descompensada levou o autor deste trabalho, integrante da equipe, a intervir na comunidade, de forma sistematizada e em conjunto com a equipe e a comunidade. A intervenção tem por objetivo reduzir esta alta prevalência. Para isto adotou-se metodologiaconstando duas etapas: a primeira na aplicação do método de planejamento estratégico, para diagnóstico da situação e priorização dos problemas de saúde relevantes da população. A segunda constou de revisão bibliográfica para atualizar os conhecimentos científicos para melhor intervir no problema escolhido. Em seguida foi aprimorado um plano de ação que pretende garantir o acompanhamento dos usuários que sofrem de hipertensão arterial, com três vertentes de açõesprincipais: realização de palestras educativas para a prevenção da Hipertensão Arterial, capacitação aos agentes comunitários sobre as principais doenças crônicas na população e finalmente a busca ativa em cada microárea para identificar e tratar de novos casos. Contando com a motivação dos agentes envolvidos na aplicação do plano, espera se que a comunidade processualmente adote um estilo de vida mais saudável e que os usuários portadores de Hipertensão Arterial sejamestimuladospara o autocuidado
Gênero e diversidade na escola (GDE): da elaboração da política pública às recontextualizações produzidas na prática de formação docente
Este trabalho analisa a implementação de uma política pública no campo da formação de educadores/as para a diversidade realizado junto aos/às professores/as da educação básica. O objetivo geral foi analisar as recontextualizações construídas pelos/as educadores/as participantes do curso Gênero e Diversidade na Escola: formação deprofessores/as em gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais (GDE) da Rede de Educação para a Diversidade (Rede), promovido pelo Ministério da Educação em parceria com instituições públicas de ensino superior. O campo de pesquisa escolhido para a realização desta investigação foi a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Selecionou-se, dentre os oito municípios envolvidos no GDE/Unimontes, o município de Buritizeiro/MG. Pela própria natureza deste estudo, adotou-se a abordagem qualitativa com análise documental dos seguintes instrumentos: Perfil de Entrada, Ambiente Virtual de Aprendizagem (Virtualmontes); bem como entrevistas com cinco professores/as formadores/as, quatro tutores/as, doze cursistas, além da Coordenadora de Tutoria. Partiu-se do pressuposto de que as políticas educacionais destinadas à formação de professores/as não são implementadas por meiode um processo linear, diretamente à prática, pois, tais políticas são fortemente influenciadas e recontextualizadas com base na cultura local das instituições, das pessoas envolvidas, nos recursos, nas histórias e nos compromissos locais. Verificou-se, entre a maioria dos/as cursistas, a solidificação de preconceitos já existentes. No entanto, observou-se também, por parte de alguns/mas, o início da desconstrução de algumas verdades consolidadas, fato considerado essencial para a busca de uma educação multiculturalmente comprometida.