Repositório RCAAP

O ensino da tragédia no teatro universitário: Prometeu acorrentado

Esse artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino da tragédia grega na contemporaneidade. O estudo se dá no âmbito do curso técnico em Artes Dramáticas do Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais, onde ministro a disciplina de História do Teatro e Literatura Dramática. No curso técnico, cujas habilidades do sujeito-ator são desenvolvidas através de ensinamentos mais práticos que teóricos, proponho aos alunos a leitura do texto trágico também na perspectiva da cena. Analiso aqui o caso específico de um trabalho realizado na turma do primeiro ano de 2014 do Teatro Universitário, que resultou na apresentação de uma cena com criação de dramaturgia própria, a partir do estudo do texto Prometeu Acorrentado, de Ésquilo. Não abordo diretamente o texto trágico, falo mais do que se mostrou relevante para os alunos em sua leitura do texto e do mito; relevante a ponto de vir à cena, de passar do texto à ação. Esse trabalho, realizado sistematicamente no âmbito escolar, tem se mostrado bastante profícuo, exatamente por aproximar o aluno do universo trágico, de modo que ele mesmo possa lhe conferir um sentido cênico.

Ano

2022-04-28T22:44:56Z

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Denise Araújo Pedron

Preparação e caracterização de redes metalorgânicas à base de térbio(III) montadas em superfícies de poli(tereftalato de etileno)-PET

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2020-02-19T13:45:54Z

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Aline de Barros Souza

Associação entre o líquen plano bucal e a hepatite crônica pelo vírus C

Objetivou-se, com o presente trabalho, investigar a possível associação entre o líquen plano bucal e a hepatite crônica pelo vírus C. Com a aprovação do Comitê de Ética da UFMG, e após assinatura do Termo de Consentimento livre e esclarecido, foram avaliados 50 pacientes com LP bucal (GRUPO 1) da Faculdade de Odontologia da UFMG, e 215 pacientes com hepatite crônica pelo vírus C (GRUPO 2) do Ambulatório de Hepatites Virais do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Os pacientes do GRUPO 1 submeteram-se a exames sorológicos anti-HCV para investigação de infecção pelo vírus da hepatite C, e os pacientes do GRUPO 2 foram avaliados intrabucalmente, quanto à presença ou não de lesões de LP. O exame sorológico seguiu protocolo do Laboratório Central do Hospital das Clínicas da UFMG, e os exames clínicos intrabucais seguiram uma seqüência padronizada, observando-se as normas universais de biossegurança. Os dados coletados foram analisados pelo teste exato de Fisher, considerando-se o nível de significância de 5%. Foi diagnosticado um caso de hepatite C crônica no GRUPO 1 (2,00%), não sendo estatisticamente significante (p = 0,464). No GRUPO 2 o LP bucal foi diagnosticado em cinco pacientes (2,33%), com significância estatística (p = 0,002). Nossos resultados sugerem que o LP bucal pode ser considerado uma manifestação extra-hepática da hepatite crônica pelo vírus C, embora a associação entre essas duas entidades deva ser melhor investigada.

Ano

2019-08-13T09:27:44Z

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Soraya de Mattos Camargo Grossmann

Acesso e utilização aos serviços de atenção primária à saúde pela população urbana no município de Jequitinhonha, Minas Gerais

Acredita-se que a avaliação do acesso e utilização dos serviços de Atenção Primária àSaúde possa gerar informações visando o fortalecimento e a eficiência operacional dosserviços de atenção à saúde, e a consolidação das diretrizes de universalização, equidade eintegralidade propostas pelo Sistema Único de Saúde. Este estudo teve como objetivoavaliar os fatores relacionados ao acesso e utilização dos serviços de saúde por 1235indivíduos da área urbana, no município Jequitinhonha, Minas Gerais. A coleta de dados foifeita através de questionários sobre dados demográficos, socioeconômicos e sobre oacesso e a utilização dos serviços de Atenção Primária à Saúde. Foram também realizadasentrevistas com os profissionais de saúde e gestores locais. Nossos resultados mostraramque, frente a problemas de saúde, habitualmente, os indivíduos, em sua maioria, acessamas Unidades Básicas de Saúde. Em outros casos, preferem acessar o hospital, seautomedicar ou utilizar chás caseiros. Nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa, grandeparte dos indivíduos que acessaram os serviços de saúde o fez para consultas com oprofissional de saúde. Dentre os que aguardavam a realização de exames e consultasespecializadas, a espera variou entre 1 a 3 meses ou mais. A presença de sintomas nosúltimos 30 dias que antecederam a pesquisa ocorreu em metade dos participantes e parteteve suas atividades habituais restritas. A utilização dos serviços de saúde neste mesmoperíodo foi realizada por um pouco menos da metade dos entrevistados sendo a maioriamulheres, além de indivíduos com idade maior ou igual a 60 anos, com menor escolaridadee aposentados ou não trabalhadores. Os motivos que determinaram essa utilização foram apresença de sintomas ou doença, além do controle de doenças crônicas. A escolha doserviço foi motivada por cadastro na unidade e proximidade desta do domicílio. Com aprocura, em geral, os indivíduos receberam atendimento e medicação gratuitamente,gastaram cerca de 30 minutos no deslocamento e para serem atendidos. Apenas umapequena parcela dos entrevistados não foi atendida no primeiro momento que buscouatendimento, sendo os motivos a ausência de vagas para o atendimento, a falta doprofissional de saúde e de medicação. Apesar disso, os participantes avaliaram como muitobom e bom o serviço recebido ainda que sugerissem melhorias para os serviços de saúdeda localidade. Para os indivíduos que não utilizaram os serviços de saúde nos últimos 30dias antecedentes ao estudo, os motivos compreendem a não necessidade, a prática deautomedicação e o uso de chás caseiros. Os resultados deste estudo demonstraram que oserviço de Atenção Primária à Saúde no município de Jequitinhonha não se constitui umproblema para a maioria dos entrevistados. Porém é necessário aprofundar o conhecimentosobre alguns aspectos que envolvem o sistema de saúde neste município visto que osachados apontam para a existência de obstáculos organizacionais que podem dificultar oacesso e utilização dos serviços pelas pessoas. Além disso, ficou evidenciada anecessidade de criar mecanismos para modificar o perfil de utilização das unidades dereferência para a Atenção Primária à Saúde, consolidando-as como porta de entrada dosistema. Ademais, a insatisfação do usuário quanto à espera por consultas e examesespecializados, prejudicou a continuidade da atenção à saúde e indicou a necessidade deestudos mais detalhados que integrem e aprofundem questões relacionadas ao acesso eutilização, assim como a resolutividade, satisfação e qualidade dos serviços de média e altacomplexidade.

Ano

2019-08-11T18:36:50Z

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Izabela Rocha Dutra

Cursos de licenciatura em Ciências da Natureza: o conhecimento químico na formação de professores de ciências para o ensino fundamental

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a relação entre o conhecimento químico e a formação acadêmico-profissional do professor de ciências das séries finais do ensino fundamental. Nosso objetivo foi analisar como o conhecimento químico é abordado durante a formação do professor de ciências e caracterizar as visões dos licenciandos sobre o conhecimento químico e o ensino fundamental de ciências. Consideramos que a disciplina escolar de Ciências da Natureza no ensino fundamental lida com conhecimentos das áreas de Química, Física, Biologia, Astronomia e Geologia. Essa disciplina possui como característica principal a interdisciplinaridade e a integração dos saberes (ideias estruturadoras), de cada área para o desenvolvimento do pensamento científico e para a compreensão dos fenômenos da natureza. Para obtermos nossos dados, utilizamos diferentes procedimentos metodológicos, que envolvem aspectos qualitativos e quantitativos. Inicialmente, descrevemos o desenvolvimento das licenciaturas em Ciências da Natureza no Brasil. Analisamos as matrizes curriculares e as ementas das disciplinas de química daquelas que as disponibilizam nos sites institucionais. Posteriormente, selecionamos uma licenciatura em Ciências da Natureza para investigar como os licenciados consideram: seu processo formativo, suas perspectivas para a docência, suas visões sobre o ensino fundamental de ciências e suas visões sobre o conhecimento químico que é, ou pode ser, difundido no ensino de ciências e em sua graduação. Para o levantamento de dados, aplicamos um questionário aos licenciandos que cursavam as disciplinas de estágio supervisionado ou disciplinas que envolviam práticas escolares. Entrevistamos os licenciandos que estavam se formando, os coordenadores (do período noturno e do período diurno) e alguns professores de química que lecionavam na licenciatura investigada. A análise das matrizes curriculares e ementas nos permitiu concluir que, de modo geral, os cursos de licenciatura em Ciências da Natureza apresentam momentos significativos de discussão sobre o conhecimento químico necessário para atuar no ensino de ciências. Observamos que, em geral, universidades com institutos de química, física e biologia bem estabelecidos não se interessam em oferecer esses cursos, pois isso exige um esforço de integração entre o corpo docente. Isso foi reafirmado pelas respostas dos professores de química, dos coordenadores e dos licenciandos entrevistados. Foi destacado também a importância de se criar espaços institucionais (Núcleo Docente Estruturante, Fórum de curso etc.) e estruturais (sala de café, refeitórios, distribuição dos gabinetes etc.), nos quais os professores formadores de todas as áreas do curso entrem em contato. Para estes, o papel da química no ensino fundamental está relacionado à investigação crítica dos fenômenos e objetos presentes no cotidiano dos estudantes da educação básica e tem como objetivo, despertar o entendimento de como ocorrem os processos ao seu redor e como o avanço científico e tecnológico influencia nas escolhas e no modo de vida dos estudantes. Além disso, os formandos destacaram que ter acesso ao conhecimento químico, aos de outras áreas e a um novo olhar sobre as formas de ensinar, durante a formação, é fundamental para abordar os conteúdos no ensino fundamental de maneira integrada, sem priorizar uma das áreas.

Ano

2019-08-09T18:03:08Z

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Rita de Cássia Reis

Estudo in silico de potenciais alvos proteicos para moléculas citotóxicas em linhagens de células leucêmicas humanas.

As leucemias são neoplasias malignas caracterizadas pela proliferação de células imaturas do sistema hematopoiético. A Leucemia Mieloide Aguda (LMA) é uma neoplasia maligna caracterizada pelo acúmulo de mieloblastos na medula óssea e sangue periférico, sendo uma das leucemias mais prevalentes no adulto. A heterogeneidade genômica da doença dificulta o estabelecimento de protocolos de tratamento. Já a Leucemia Mieloide Crônica (LMC) é uma doença mieloproliferativa rara caracterizada pelo acúmulo de células mieloides e presença do cromossomo Philadelfia (Ph). Os inibidores de tirosina quinase são os principais agentes quimioterápicos disponíveis, porém existem pacientes que não respondem adequadamente ao tratamento. Portanto, a busca por novos compostos com atividade antitumoral é justificada. Neste trabalho foi realizado estudo in silico para a busca dos alvos proteicos de nove compostos com atividade antitumoral conhecida frente às linhagens THP-1 e K562. Três desses compostos são triterpenos (1 ao 3) e seis são análogos alcaloides de 3-alquilpiridina (4, 5, 6, 7, 8 e 9). Foi utilizada a metodologia de target fishing para a busca dos alvos, baseado no princípio da similaridade em que moléculas semelhantes podem se ligar aos mesmos alvos. O banco de dados ChEMBL foi utilizado na busca de moléculas com atividade citotóxica frente às linhagens THP-1 e K562, para em seguida serem comparadas aos compostos de interesse por meio do cálculo do coeficiente de Tanimoto (Tc), que avalia a similaridade entre moléculas. O Tc foi calculado usando os fingerprints MACCS e PubChem. Os compostos com valores de Tc maiores ou igual a 0,75 foram considerados para a pesquisa bibliográfica de alvos já descritos na literatura. Outra estratégia foi o uso de servidores para a predição de alvo molecular. As proteínas 6-fosfofruto-2-quinase/frutose-2,6-bifosfatase 3 (PFKFB3) e nicotinamida fosforibosiltransferase (NAMT) foram indicadas como possíveis alvos para o composto 7 e a fosfatase 2 indutora da fase M (CDC25B) para os compostos 1 e 3. As estruturas cristalográficas desses potenciais alvos foram obtidas por meio do Protein Data Bank (PDB). Os compostos 7, 1 e 3 foram submetidos a simulações de acoplamento molecular com o programa GOLD. O estudo in silico foi bem-sucedido na busca de alvos moleculares para o composto 7, visto que interações importantes descritas na literatura com o sítio de ligação das proteínas PFKFB3 e NAMPT foram observadas. Por outro lado, os compostos 1 e 3 não se ligaram no sítio de ligação da proteína CDC25B de forma favorável.

Ano

2022-07-04T20:01:53Z

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Alessandra Loures Rocha

O presente vivido e o futuro pensado: condição juvenil e estudantil de jovens universitários dos/nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha

Esta tese aborda a condição juvenil e estudantil de jovens universitários no contexto da expansão e interiorização da universidade pública brasileira, bem como da relação estabelecida pelos jovens estudantes entre presente e futuro. Trata-se de um estudo de caso realizado na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM/Campus do Mucuri, cujo percurso metodológico incluiu a realização de pesquisa bibliográfica para conhecimento do estado da arte sobre o tema e construção dos aportes teórico-conceituais deste estudo; a pesquisa documental, para conhecimento de legislações afetas ao ensino superior, bem como documentos que versam sobre a criação, implementação e funcionamento da UFVJM; a observação participante no cotidiano do campus, em viagens com os estudantes, seminários e outros eventos acadêmicos; a aplicação de questionário, com estudantes ingressos no período compreendido entre 2008 e 2010; e a realização de entrevistas com seis universitários da UFVJM. Este estudo encontra-se entrecruzado por abordagens da sociologia da juventude e da sociologia da educação em função do seu objeto e dos sujeitos a ele correspondentes, os jovens universitários. Deste entrecruzamento resultou a necessidade de conhecer os jovens para além da dimensão estritamente estudantil, buscando apreender elementos da sua condição juvenil. A investigação aponta que em contextos como os dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - regiões de menor desenvolvimento social e econômico do estado de Minas Gerais, de limitadas condições de escolarização e convívio com objetos intelectuais e artísticos da cultura hegemônica a criação de uma universidade pública traz impactos importantes nas experiências e trajetórias de jovens da região, ampliando seu horizonte de possibilidades, assim como a condição estudantil tende a subordinar a experiência e identidade juvenil dos jovens universitários à sua experiência e modos de vida como estudantes.

Ano

2019-08-12T14:15:34Z

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Vanessa Juliana da Silva Santos

Estudo da mortalidade infantil neonatal em Itabirito (MG): série histórica de 1996 a 2007

Trata-se de estudo descritivo que teve como objetivo analisar a mortalidade infantil no município de Itabirito/MG no período de 1996-2007, com ênfase na mortalidade neonatal. A fonte de dados foi o Sistema de Informação de Mortalidade disponível no site do DATASUS. Calcularam-se as taxas de mortalidade por componentes da mortalidade infantil e identificaram-se os principais agrupamentos de causas de mortes neonatais de acordo com o capítulo XVI da Classificação Internacional de Doenças 10ª. Versão. O número absoluto de óbitos infantis no período foi de 127, sendo 63 neonatais precoces, 15 de neonatais tardios e 49 pós-neonatais. Houve importante declínio da mortalidade infantil no período, mas a mortalidade neonatal precoce manteve suas taxas praticamente inalteradas e é o principal componente da mortalidade no primeiro ano de vida. Entre os óbitos neonatais precoces as causas perinatais são predominantes.

Ano

2019-08-10T11:26:58Z

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Maria de Lourdes Lima Menezes de Oliveira

O contexto do desenvolvimento de nadadores medalhistas olímpicos brasileiros

Expertise é um campo de conhecimento de um grupo de expoentes, que estuda as diferentes competências dos experts em seu campo de proficiências, em determinada área, como no esporte. Diversos modelos avaliam fatores que influenciam no desenvolvimento de indivíduos excepcionais, a partir da perspectiva ambiental. O objetivo deste estudo foi verificar o contexto do desenvolvimento expert de medalhistas olímpicos da natação brasileira, de acordo com a perspectiva desses atletas, por meio de entrevistas retrospectivas de aprofundamento e análise de conteúdo. Além disso, objetivou-se identificar as principais diferenças entre as características do treinamento realizado no Brasil e nos Estados Unidos. Oito nadadores que conquistaram, no mínimo, uma medalha em qualquer edição dos Jogos Olímpicos, foram os entrevistados. Realizou-se a transcrição das entrevistas e, posteriormente, uma análise qualitativa foi feita, voltada para o conteúdo colhido, denominado de mini-unidade (Meaning Units), o qual se submeteu ao exame de três experts neste tipo de análise. As transcrições das entrevistas geraram 473 mini-unidades, as quais obedeceram à seguinte classificação: Início da carreira esportiva e principais influências, Características do treinador, Suporte e reconhecimento, Principais diferenças entre Brasil x EUA, Prática deliberada e Recursos contextuais. O apoio da família, do treinador especialista, a prática deliberada e os recursos fundamentais foram os fatores necessários que compuseram o contexto dos medalhistas olímpicos. As principais diferenças encontradas entre Brasil x Estados Unidos foram a viabilidade do estudo e do treinamento em alto nível, o elevado nível dos companheiros de treinamento, a tecnologia acessível, entre outras. Concluiu-se que o contexto, a partir de realidades múltiplas, indica que existe um sistema, que varia de acordo com as relações contextuais de cada país. As características do treinamento realizado nos Estados Unidos possibilitaram, com maior facilidade, o desenvolvimento dos atletas analisados, devido principalmente pela utilização de recursos tecnológicos. As similaridades dos entre os contextos desses atletas são os principais motivos de início á prática, a presença da família, aos treinadores especializados e em relação às diferenças nas características de treinamento entre Brasil e Estados Unidos.

Ano

2019-08-14T05:34:15Z

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Renato Melo Ferreira

Etnicidade, memória e poder nas crônicas de Lima Barreto e João do Rio: entre o dilema e o silenciamento

Esta dissertação se constitui de uma análise da etnicidade, da memória e do poder em crônicas de Lima Barreto e de João do Rio. Partindo de uma análise contextual da crônica dos dois autores, procuramos compreender o olhar dos cronistas em relação à modernização do Rio de Janeiro no período compreendido entre 1905 a 1922, e as transformações ocorridas no Rio de Janeiro, no auge da Belle Époque. Temos por objetivo mostrar que, embora as suas produções mantenham pontos de contato, apresentam uma abordagem discursiva diferenciada, ainda que participantes de um mesmo contexto histórico

Ano

2019-08-11T13:25:24Z

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Aciomar Fernandes de Oliveira

Caminhos que andam: o rio Tocantins e a navegação fluvial nos sertões do Brasil

O presente estudo tem o intuito de compreender a importância do rio Tocantins no processo de interiorização do Brasil, através da navegação. Voltando aos primórdios da ocupação portuguesa no Brasil, pode-se verificar como os rios foram importantes no conhecimento do interior da colônia e na busca pelo descobrimento de ouro. O estudo ganha importância ao revelar a abundancia e relevância das diversas fontes disponíveis sobre os rios brasileiros, em especial o rio Tocantins, para compreensão das orientações políticas e técnicas, produzidapor técnicos e estudiosos, sobre a utilização e incorporação da natureza ao desenvolvimento do Brasil a partir do segundo reinado. Essa compreensão é fundamental na atualidade, pois parte desses estudos e relatórios servem, ainda, de embasamento as diversas obras usinas hidrelétrica, reclusas e represas que alteram a fisionomia do rio Tocantins. E regiões ribeirinhas. Essa volta ao passado, possibilitou o resgate de parte de uma longa história em que o rio Tocantins era apresentado como um bem de valor, de uso e, por outro lado, estava efetivamente incorporado ao uso social, através de uma navegaçãorudimentar, feita por homens que buscavam, a despeito do governo, aintercomunicação com as demais regiões do país.

Ano

2019-08-13T18:55:15Z

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Katia Maia Flores Barros

Uma contribuição para a medição das componentes de correntes de descargas atmosféricas através de transdutores resistivos

Neste trabalho é desenvolvido um sistema que utiliza transdutores resistivos para medição direta de correntes de descargas atmosféricas em torres instrumentadas. O sistema permite a medição da componente de corrente contínua e da corrente impulsiva. O projeto do transdutor, bem como as características do sistema eletrônico utilizado para monitorar e gravar os sinais medidos são descritos em detalhes. A utilização de transdutor resistivo na medição de correntes impulsivas das descargas atmosféricas pode conter alguns erros na medição, principalmente na frente de onda e no valor de pico da corrente, devido ao efeito indutivo. Para contornar o possível erro, neste trabalho foram abordados dois aspectos: primeiro, a construção do transdutor resistivo possui um desenho especial (shunt coaxial) para minimizar a indutância e segundo, o desenvolvimento analítico de uma função de correção para compensar a indutância residual do shunt. Experimentos laboratoriais foram realizados a fim de avaliar e calibrar o funcionamento do sistema de medição e do transdutor. Tais experimentos consideram valores típicos de correntes de descargas atmosféricas. Uma vez considerado satisfatório o desempenho do sistema de medição, o mesmo foi incorporado à Estação Morro do Cachimbo. O registro da medição de uma corrente de descarga real, incidente na torre da Estação, é apresentado neste trabalho. Verificado o bom desempenho tanto em condições do laboratório quanto em campo, decidiu-se pela incorporação definitiva do sistema de medição desenvolvido à estação do Morro do Cachimbo.

Ano

2019-08-09T19:01:03Z

Creators

Antonia Navarro Gomez

Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva

Esse plano de ação foi desenvolvido em uma escola pública do município de Belo Horizonte, com estudantes da EJA, durante o ano de 2011 e no primeiro semestre de 2012. Tem como objetivo promover, através da elaboração e desenvolvimento de atividades de oralidade, leitura e escrita, situações de reflexão sobre os valores humanos, além de refletir sobre a importância da interação e da afetividade nas práticas pedagógicas, a partir do papel fundamental que possuem no ato de aprender e de ensinar dentro do contexto escolar. Para realização desse trabalho utilizamos como referencial teórico os estudos de Jaqueline Moll (2005), Paulo Freire (1979, 1982), Magda Soares (2009), Miguel Arroyo (2005), entre outros, que valorizam a necessidade de uma prática pedagógica comprometida com a formação de sujeitos críticos e autônomos. Os resultados confirmam a importância do professor considerar em sua ação pedagógica as histórias dos estudantes e do grupo, além das relações de identidade e poder construídas por esses sujeitos dentro e fora do ambiente escolar, implícitas em todo o processo de aprendizagem.

Ano

2019-08-12T01:38:08Z

Creators

Ana Cristina Sanches Neves

Ferramenta interativa para suporte ao Scrum e MPS.Br

O motivo para criação da ferramenta se deve ao fato da ausência de ferramentas que abordem o conhecimento de Scrum juntamente com MPS.Br. O Scrum é uma metodologia ágil que promove uma gestão de projetos baseada em estórias de usuários e tarefas relacionadas. O MPS.Br entra no contexto como forma de complementar os conceitos do Scrum na gerência de projetos e inter-relação entre cliente e empresa desenvolvedora. Pensando nisso, o projeto apresentado nos próximos capítulos visa a criação de uma ferramenta que aumente a qualidade do software brasileiro alinhado às tendências do mercado mundial. A ferramenta proposta se chama ScrumMps com o intuito de unir essas duas abordagens: Scrum + MPS.Br, possui recursos para gerenciamento de projetos, com acompanhamento de tarefas, cadastro de usuário e histórias além de abordar conceitos de MPS.Br. Ela foi avaliada por um grupo de estudantes do curso de especialização em Engenharia de Software da UFMG e seus resultados obtidos, corresponderam com as expectativas pelo fato de a ferramenta ter sido desenvolvida em uma linguagem web rica em detalhes e com interface usual e de fácil compreensão.

Ano

2019-08-12T08:26:16Z

Creators

Thiago Cavalcanti Reis

Torta de amêndoa de dendê: consumo, digestibilidade, metabolismo ruminal e desempenho leiteiro em bubalinos

A torta de amêndoa de dendê (TAD) é o principal subproduto da agroindústria disponível à alimentação animal no Pará, Brasil. Estudos foram realizados para apontar fatores atuantes sobre sua padronização industrial, assim como determinar melhor nível de inclusão,metabolismo e desempenho leiteiro em bubalinos suplementados com TAD. Há etapas industriais que interferem na qualidade do produto final. Sete estudos em delineamento de blocos casualizados foram realizados, em sequência, para avaliar os efeitos dos níveiscrescentes de TAD (0, 20, 40 e 60%) na dieta de bubalinos: 1- Consumo de: Matéria Seca (MS), Fibra em Detergente Neutro (FDN), Extrato Etéreo (EE), Proteína Bruta (PB) e Energia Digestível (ED); 2- Digestibilidade aparente (MS, PB, EE e Energia Bruta) e digestibilidade verdadeira (FDN); 3- Taxa de passagem de sólidos, 4- Degradabilidade in situ (MS, FDN, FDA e PB); 5- Ambiente ruminal (pH, produção de ácidos graxos voláteis e concentração de nitrogênio amoniacal-NH3); 6- Esvaziamento ruminal, com estimativa do volume ruminal total pelo método das bolas, criado no corrente estudo e 7- Determinação da população deprotozoários totais. Quatro búfalos mestiços (peso vivo inicial ±380,10 Kg) foram testados para os estudos 1 e 2. O consumo (g/kg0,75/dia) variou de 50,12 a 64,48; 38,56 a 57,79; 2,58 a 3,52 e 5,78 a 8,53 para MS, FDN, EE e PB respectivamente e EB (Kcal/Kg0,75/dia) de108,18 a 180,15. A digestibilidade aparente (%) variou de 46,44 a 58; 50,68 a 62,75; 46,81 a 60,60; 68,43 a 88,72 e 42,94 a 50,99 para MS, FDN, EB, EE e PB, respectivamente. Os estudos 3 a 7 foram realizados com três bubalinos fistulados no rúmen. A taxa de passagem foi aproximadamente de 2%hora-1. A degradabilidade efetiva, o potencial e a taxa de degradação da silagem e da TAD foram superiores para a TAD em relação à silagem, destacando a qualidade de sua fibra. O pH ruminal foi adequado nos quatro níveis de inclusão da TAD, com média de 6,82. As concentrações de nitrogênio amoniacal foram adequadas até 40% de TAD. A relação média de Acetato:Propionato:Butirato foi de 68:26:6 (100% silagem) e 75:20:5 ( 60% de TAD). A inclusão da TAD na dieta reduziu a fração sólida da digesta até o nível de 40%. Houve aumento da fração gasosa com aumento da adição de TAD. O métododas bolas mostrou-se prático e útil, especialmente para triagens de equipamentos mais sofisticados. A população de protozoários decresceu com o aumento da TAD. O melhor nível de TAD, para os sete estudos realizados, foi o de 60% de inclusão. Estudo de desempenholeiteiro com fêmeas búfalas recebendo 60% de TAD foi realizado. A adição de TAD foi eficiente (p<0,05) para aumentar os teores de gordura, sólidos totais e ácido linoléico conjugado em leite de búfalas, sem diferença para produção de leite (P>0,05). Concluiu-se que a TAD possui características de alimento volumoso e que pode substituir essa fração na alimentação de ruminantes de modo superior à silagem de capim elefante, com ganhos na qualidade do leite, em particular para o CLA, que aumentou 44%.

Ano

2019-08-13T09:14:10Z

Creators

Natalia Guarino Souza Barbosa

Áreas protegidas urbanas e conservação de um ecótone Cerrado-Mata Atlântica

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Ano

2020-03-20T20:58:19Z

Creators

Eric Reno Souza Xavier

Caracterização das publicações sobre interação professor/aluno

O presente estudo aborda o tema interação professor/aluno que apesar de ter grande importância no contexto da educação, não é muito discutido. Assim, ele tem como objetivo caracterizar as publicações que tratam do tema interação professor e aluno e identificar as publicações quanto ao ano de publicação, tipo produção científica local de realização da pesquisa, periódico, tipo de delineamento do trabalho, revista publicada e número de autores e os autores quanto ao: sexo, profissão, titulação, atuação profissional. Trata-se de uma revisão integrativa, descritiva, cujos dados foram analisados numa abordagem quantitativa. Os resultados demonstraram que a maioria das publicações não possui as variáveis investigadas e faltam dados relacionados ao autor, sua profissão, atuação profissional e qualificação. Revelou ainda a ausência de outros dados importantes tais como: estado, ano e revista na qual foram publicado. Estes dados foram considerados importantes para subsidiar novos estudos e para que o tema interação professor/aluno faça parte do processo de ensino e aprendizagem.

Ano

2019-08-10T03:44:22Z

Creators

Poliana Neuls

Mental disorder detection from social media through deep learning

Transtornos mentais têm sido motivo de preocupação ao redor do mundo. Estima-se que 54 milhões de americanos sofrem de algum tipo de transtorno mental em um determinado ano. Hoje em dia, as pessoas discutem e falam sobre os mais diversos assuntos nas mídias sociais, inclusive sobre saúde, resultando em uma massiva quantidade de dados a respeito. Com isso, psiquiatras e médicos, bem como empresas de planos de saúde, estão mais e mais interessados em explorar tais tipos de dados. Recentes estudos têm focado na caracterização de saúde mental em mídias sociais e no desenvolvimento de modelos estatísticos de previsão utilizando atributos derivados de forma manual para diagnosticar o estado de saúde mental de um determinado indivíduo. No entanto, na maioria dos casos, tais atributos não são capazes de capturar informações sobre transtornos mentais em dados textuais. Neste trabalho, nós propomos algoritmos para identificar problemas de transtorno mental associados com usuários de mídias socias por meio dos textos publicados por eles. Nós desenvolvemos arquiteturas de redes neurais convolutivas para aprender representações vetoriais de textos, considerando as informações de transtorno mental presente nestes textos, levando a um método chamado Disorder-Specific Embedding (DSE). Nós realizamos vários experimentos e concluímos que as representações vetoriais fornecidas pelo DSE superam os baselines considerados. Outro algoritmo proposto neste trabalho chama-se Hidden Subject Discovery (HSD). Consiste em um método para descobrir comunidades e, consequentemente, assuntos implícitos dentro destas comunidades, considerando um grupo de usuários com o mesmo transtorno mental. Por meio do HSD, foi possível encontrar padrões ocultos em dados textuais de um determinado transtorno mental, bem como descobrir assuntos e temas implícitos em cada comunidade.

Ano

2019-08-09T15:03:35Z

Creators

André Hermenegildo Costa Silva

Avaliação do processo de gerenciamento de residuos de uma unidade acadêmica em uma instituição de ensino superior

A disposição inadequada dos resíduos gerados durante a atividade humana pode provocar impactos negativos ao meio ambiente e saúde pública, e neste sentido, a gestão dos resíduos sólidos é um tema relevante nas políticas públicas. A pesquisa objeto deste estudo avaliou o processo de gerenciamento de resíduos de uma unidade acadêmica em uma Instituição de Ensino Superior (IFES) após sua implantação, para verificar como o processo ocorria na unidade e a sua adesão pela comunidade acadêmica. Assim, o Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos (PGRS) precisa ser realizado de forma sistematizada e entendido por todos na organização, para que as suas diretrizes sejam seguidas rigorosamente, evitando riscos para a saúde pública e meio ambiente. Trata-se de um estudo de caso, do tipo exploratório e descritivo, e foi utilizado o método qualitativo. Nesta fase do trabalho foram realizadas observações do processo de gerenciamento de resíduos para conhecer a atual situação e caracterização da área de estudo, e registros fotográficos das situações observadas e análise documental, para fazer um diagnóstico inicial. Quanto à técnica de amostragem foi utilizada a não probabilística de conveniência, onde a amostra é intencionalmente selecionada, sendo os setores de geração de resíduos da FAFAR, e procurando abranger vários ângulos do processo de trabalho. Com base nas observações realizadas, pode-se perceber que a dificuldade para consolidação do PGRS na FAFAR está principalmente relacionada a fatores comportamentais e de gestão acadêmica relacionada à falta de planejamento institucional, comprovando o que foi encontrado na literatura DE CONTO (2002). É também necessária uma maior conscientização da comunidade sobre as questões ambientais, o que depende de uma mudança da cultura organizacional, pois se percebe que grande parte da comunidade ainda não se preocupa com a disposição final adequada. A instituição de um programa periódico de educação ambiental para toda a comunidade parece ainda ser a medida mais eficiente, além de ter uma natureza preventiva. Além disto, é necessário conscientizar todos os indivíduos da necessidade de realizar a disposição correta dos resíduos, para evitar danos ambientais, sanitários e sociais.

Ano

2019-08-14T16:21:57Z

Creators

Adriana Aparecida da Silva