Repositório RCAAP

Efeitos das transformações demográficas e da composição educacional na extensão da vida laboral e na dinâmica econômica brasileira

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Ano

2021-08-20T13:04:14Z

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Anderson Rocha de Jesus Fernandes

A influência da hora do dia sobre o desempenho físico, as funções executivas e as respostas fisiológicas de atletas de voleibol de alto rendimento

A hora do dia pode influenciar o desempenho de atletas durante a prática esportiva. O horário ideal para um melhor desempenho esportivo dependerá do tipo de atividade a ser praticada, juntamente com o impacto dos seus componentes (físico/cognitivo) no desempenho geral, uma vez que estes componentes atingem seu pico em diferentes horários do dia. A influência de um relógio biológico somado ao nosso estilo de vida pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso no contexto esportivo. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar a influência da hora do dia no desempenho físico (altura do salto, agilidade e distância percorrida) nas funções executivas e nas variáveis fisiológicas (glicose e lactato sanguíneo, frequência cardíaca e temperatura interna) de jogadores de voleibol de alto rendimento. Quatorze atletas de voleibol do sexo masculino realizaram o experimento em dois horários diferentes, no período da manhã (8:00- 10:00hs) e no período da noite (18:00 20:00hs). Para a avaliação do desempenho físico foram realizados: salto com contra movimento, salto agachado, Shuttle Run e Yo-Yo teste e para avaliar as funções executivas foi aplicado o teste FIVE DIGITS. Os resultados indicam que o desempenho dos saltos agachado, salto com contra movimento, da agilidade e no teste progressivo máximo Yo-Yo foi maior no período da noite comparado com o período da manhã (6,67%, 3,47%, 1,45% e 6,9% respectivamente). As funções executivas e as variáveis fisiológicas não apresentaram diferenças significativas entre os dois horários do dia. Foi observada uma variação circadiana nos estados subjetivos de humor, descrevendo-se maior vigor e menor fadiga no período da noite, comparado com o período da manhã. Estes dados sugerem que a altura do salto, a agilidade, a distância percorrida e os estados subjetivos de humor são influenciados pela hora do dia. Entretanto, funções executivas e as variáveis fisiológicas não apresentaram variação circadiana, mas foram influenciados por realização de exercício prévio

Ano

2019-08-13T11:59:38Z

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Gabriela Cangussú Felício dos Santos Monteiro de Castro

Gestão de recursos humanos e desempenho hospitalar na Perspectiva da eficiência: um estudo em hospitais brasileiros de pequeno porte

O principal objetivo da tese foi verificar em que medida a Gestão de Recursos Humanos (GRH) contribui para o desempenho de hospitais, de pequeno porte em âmbito nacional, na perspectiva da eficiência. A revisão de literatura tratou da inserção da eficiência como uma das possibilidades de avaliar o desempenho hospitalar. e também das prerrogativas para mensurar a contribuição de Recursos Humanos (RH) em organizações industriais e de saúde. Quano ao percurso metodológico, aplicou-se a técnica da Análise Envoltória de Dados (DEA) numa amostra de 702 hospitais, a partir de base de dados secundários oriunda de levantamento censitario com 2777 hospitais de pequenos portes no Brasil. a hipótese central do estudo, de que a GRH contribui para a eficiência de hospitais, foi confirmada pelos resultados na medida em que essa foi a variável com maior necessidade de incremento para a melhoria da eficiência hospitalar, bem como a influência das particularidades quanto ao porte (número de leitos), natureza jurídica das instituições e distribuição regional.

Ano

2019-08-12T01:04:34Z

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Júnia Marçal Rodrigues

O modelo de Gestão de Resíduos Sólidos e a geração de emprego e renda: a experiência da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte

O processo histórico de urbanização brasileiro engendrou um panorama de grandes complicações para a gestão urbana. Nesse contexto uma das questões que emergiu recentemente para a agenda pública foi a gestão dos resíduos sólidos urbanos - que constitui-se em típica política pública de referência local. Face às dificuldades das finanças públicas o desafio da gestão constituiu-se em encontrar alternativas viáveis de provimento dos serviços através de parcerias com a sociedade. Dentro desse quadro o presente trabalho empreende uma análise do modelo de gestão de resíduos sólidos da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte - MG, focalizando a parceria constituída com a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis. Através de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva foram explicitados os principais problemas enfrentados pelos agentes envolvidos no processo de formulação e implementação deste programa, bem como os mecanismos de gestão encontrados para tratá-los. Observou-se que a estrutura da SLU mostrou-se inicialmente inadequada para operacionalizar com agilidade a implementação, o que implicou em uma reestruturação informal da instituição e na adoção de procedimentos diferenciados no relacionamento com a comunidade. Verificou-se também que o processo da parceria carregou em seu bojo processos de geração de renda e emprego para um segmento da população até então à margem da sociedade - os catadores de papel, tendo como resultados simultaneamente a viabilização a coleta seletiva de materiais prevista pela Lei Orgânica do município, quanto o resgate da cidadania, através da profissionalização e inserção social dos catadores.

Ano

2019-08-12T16:43:08Z

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Jose Wanderley Novato Silva

Impactos da verticalização e adensamento das edificações em topoclimas e mesoclimas na porção norte do município de Nova Lima (MG)

O Município de Nova Lima apresenta uma geomorfologia marcada por terrenos movimentados, inseridos no conjunto sobrelevado do Quadrilátero Ferrífero, característica que, aliada à estrutura de propriedade das terras, retardou o avanço da metrópole belorizontina em seu espaço. Entretanto, após sucessivas mudanças no zoneamento do Município de Belo Horizonte e Nova Lima, e o incentivo do governo municipal desse último, a ocupação urbana se expandiu para a área limítrofe entre os municípios, composta pelos bairros Vila da Serra, Vale do Sereno, Jardinaves, Jardim das Mangabeiras, Jardim das Torres e Piemonte sob um padrão de intensa verticalização e adensamento urbanos. Considerando-se os possíveis impactos climáticos advindos da verticalização, surgiu a preocupação quanto ao padrão de ocupação assumido nesses bairros. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar as relações entre os componentes urbanos e geoecológicos em interação com a atmosfera na porção norte do município de Nova Lima. Foram diagnosticadas as respostas térmica, hígrica e anemométrica frente às características geoecológicas e de ocupação urbana dos bairros, em escala micro e topoclimática, procurando vincular as respostas obtidas nessas escalas à organização escalar em níveis superiores (mesoclimático e local). Foram realizadas coletas de temperatura, umidade relativa do ar, direção e velocidade dos ventos em dois experimentos de campo. A análise rítmica foi empregada para a avaliação dos sistemas atmosféricos atuantes no período amostral. Os resultados atestaram a influência do processo de urbanização e verticalização sobre a camada laminar da atmosfera local. O atual uso e ocupação do solo potencializou o aquecimento atmosférico em determinados períodos do dia, interferindo na direção e velocidade dos ventos e diminuindo a umidade do ar. Foi observado que a topografia e morfologia locais assumem papel primário na dinâmica dos elementos climáticos, tendo seus efeitos influenciados ou potencializados pelo adensamento urbano. Foi elaborado um mapa de unidades topoclimáticas definidas na área de estudo como forma de síntese do diagnóstico realizado. Os processos climáticos envolvidos na discretização de cada unidade foram ilustrados em perfis esquemáticos, bem como as relações escalares identificadas na área.

Ano

2019-08-13T00:06:48Z

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Lilian Aline Machado

O processo de produção da profissão docente: profissionalização, prática pedagógica e associativismo dos professores púbicos primários em Minas Gerais (1871 - 1911)

O objetivo desta dissertação é investigar o processo de profissionalização da docência em Minas Gerais no período compreendido entre 1871 e 1911. Procurou-se articular a produção da profissão docente com as políticas de governo reorganizadoras da escola primária criadas neste período, os conflitos vivenciados no cotidiano do trabalho e com o movimento de associativismo dos professores públicos primários, instaurado em Minas Gerais nos anos iniciais do período republicano. Para analisar a participação do Estado no processo de profissionalização da docência, houve o estudo das principais legislações do ensino criadas entre 1871 e 1911 e do impacto das reformas na reorganização do trabalho docente e na normatização e funcionamento das escolas primárias de Minas Gerais. Para além das políticas de governo, foram examinados os conflitos nas relações entre professores, governantes, políticos e comunidade local. Ressalte-se que, nesse período, as tensões escolares, causadas principalmente pelas precárias condições de trabalho, culminavam em diversos problemas para professores e gestores do ensino, como o abandono de cadeiras, fechamento de escolas, abertura de processos disciplinares, demissões, entre outros. Em algumas situações os conflitos escolares contribuíram para o surgimento ou agravamento de algumas doenças manifestadas pelos docentes na época, havendo inclusive o diagnóstico de algumas moléstias que tinham relação com doenças de fundo nervoso. Por outro lado, diante das mudanças ocorridas na organização das escolas primárias e das dificuldades encontradas no cotidiano escolar para o exercício da profissão, os docentes buscaram formas para participar, juntamente com os governantes, do processo de normatização da instrução elementar e do trabalho docente. Assim, nos anos iniciais do período republicano, os professores começam a se organizar em associações profissionais, como a União do Magistério Mineiro, criada em 1906, e o Congresso dos Professores Públicos Primários de Minas Gerais nos anos de 1909, 1910 e 1911. Diferentes fontes documentais foram consultadas nessa pesquisa: legislação, relatórios dos presidentes da Província e do Estado, jornais, dicionários, além da documentação que se encontra no Arquivo Público Mineiro (APM) referente à instrução pública, como relatórios de inspetores, cartas de professores, pedidos de licença e atos de presidentes e secretários do Interior sobre instrução pública. Conclui-se que o processo de profissionalização dos professores públicos primários em Minas Gerais foi constituído nas dinâmicas relacionais, sendo que os professores foram sujeitos do seu próprio fazer-se

Ano

2019-08-11T18:07:53Z

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Eliana de Oliveira

Sobre a "criança-problema" e o mal-estar do professor

Trata-se de uma pesquisa de mestrado em educação que busca entender os problemas intrínsecos a esse campo por meio do referencial psicanalítico. Tem como objeto o mal-estar do professor frente à criança-problema e questiona até que ponto a subjetividade dos professores está envolvida quando eles identificam a criança-problema. Estudos teóricos permitiram localizar a segregação de crianças que não acompanham os outros, desde a Antigüidade, passando pela Idade Média e Moderna. Essa pesquisa atualiza, em um primeiro momento, as representações dos professores sobre a criança-problema, por meio da análise de questionários, sendo assim agrupadas suas caracterizações: Agitação e falta de concentração; passividade e desinteresse; agressividade e desrespeito; indisciplina e falta de limites e atitudes valorizadas. Em seguida, foi possível localizar os problemas dos professores frente à criança-problema, pela expressão do mal-estar docente em grupo, nas Conversações: Problema 1: problema de sexualidade; problema 2: falha na imagem corporal; problema 3: impotência para aprender. Ao relatarem os 14 casos dos alunos problemáticos indiferentes, com dificuldades de aprendizagem ou com comportamentos inadequados, os professores deixaram entrever a possível construção, na transferência, de saídas para alguns impasses enfrentados.

Ano

2019-08-10T04:58:40Z

Creators

Margarete Parreira Miranda

Inventários da margem, figuras do povo : Aloysio Raulino e o cinema latino-americano

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Ano

2020-01-17T11:25:28Z

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Victor Ribeiro Guimarães

Verificação e quantificação em escala de bancada do volume de ar medido em igações prediais

O presente trabalho tem por finalidade avaliar o volume de ar medido em ligações prediais de água por meio de ensaios de laboratório. Este problema tem gerado várias ações judiciais impetradas pelos consumidores de água, em tramitação na justiça de diversas comarcasbrasileiras, que reclamam dos valores cobrados a mais pelos serviços de saneamento em virtude do volume de ar registrado pelos hidrômetros. Devido ao grande interesse pelo tema, este trabalho procura esclarecer alguns pontos desse conflito, por meio de ensaios numa bancada que simula um trecho de rede interligada a um ramal predial. Adicionalmente, foram efetuados testes para avaliar a eficiência e aplicabilidade de válvulas redutoras de ar em ligações prediais, uma vez que a Lei Estadual 12.645/97 permite aos consumidores de água deMinas Gerais a instalação desses equipamentos. Além da avaliação dos aparelhos, verificouse a eficiência de uma ventosa, instalada a montante do ramal predial no ponto mais alto da rede de abastecimento de água. Os resultados obtidos, sob condições normais de abastecimento de água, mostraram que a quantidade de ar na água medida pelos hidrômetros é comparável àquela encontrada na águano meio ambiente. Por outro lado, os resultados dos experimentos com abastecimento de água, logo após esvaziamento da rede interligada ao ramal predial, revelou que o volume de água que chega ao reservatório calibrado está compreendido entre 4 e 9% do total do volume ar-águaregistrado pelo hidrômetro, para os experimentos efetuados no intervalo de tempo de teste de 180s e pressão de 10mca. Para o mesmo intervalo de tempo, porém com a pressão de 50 mca, o volume de água varia entre 6 e 21% do volume total registrado pelo hidrômetro.Aumentando-se o intervalo de tempo para 300s, e mantendo a pressão em 10mca, o volume de água que efetivamente chega ao reservatório calibrado situa-se entre 7 e 20% do volume total registrado pelo hidrômetro. Estes resultados evidenciam os erros cometidos pelo hidrômetro ao medir o escoamento bifásico ar e água. Para avaliar a eficiência de aparelhos destinados a reduzir o volume de ar nos ramais prediais, três dispositivos utilizados para reduzir o ar transportado junto com a água foram testados: eliminador de ar, bloqueador de ar e ventosa. Dentre as válvulas testadas, o eliminador de ar apresentou melhor desempenho, em termos de eficiência na retirada de ar, principalmente para as menores vazões. Já o bloqueador de ar, além de possuir desempenho inferior ao eliminador de ar testado, ao bloquear o ar transportado pela rede de abastecimento pode contribuir para que os bolsões de ar contidos no ramal predial retornem à rede de abastecimento, influenciando assim, no registro de ar por uma outra estrutura de medição próxima. Em relação aos outros aparelhos testados, a ventosa apresentou desempenho inferior ao bloqueador de ar e muito inferior ao desempenho do eliminador de ar.

Ano

2019-08-12T22:36:56Z

Creators

Ney Lopes Procopio

Discurso relatado na língua portuguesa em uso: um estudo funcionalista da relação interoracional de projeção porencaixamento

Este estudo investiga a estrutura do discurso relatado que ocorre nas teses e dissertações científicas na Língua Portuguesa em uso, mais especificamente a articulação das orações que compõem o discurso relatado. Por meio da abordagem Sistêmico Funcional, considera-se afunção interacional da linguagem, pois pretende-se uma explicação para o papel comunicativo que assume o discurso relatado em seu perfil configuracional, semântico e o papel funcional discursivo da organização formal que o constitui. Partindo da hipótese de que a estratégia linguística usada na construção do discurso relatado é a evidência de envolvimento do autor com o leitor, com ele mesmo, com o assunto e com o contexto sócio-cultural, objetiva-se evidenciar as relações interoracionais na articulação das orações no discurso relatado. Assim, descreve-se a estrutura das orações complexas que constituem o discurso relatado com o interesse de explicar as relações que marcam as suas formas de uso. Investigam-se as ocorrências de verbos dicendi compatíveis com orações em caráter de projeção, como um processo verbal ou mental, mais especificamente de cognição e verifica-se a integração sintática entre as orações do discurso relatado, a partir da presença ou não de conectivos. Finalmente, analisa-se a projeção no discurso relatado que é considerado como mecanismo deescolha do autor na produção de ações lingüísticas, mas apresentado em um nível semântico, considerando-se tanto o aspecto manentemente linguístico como o aspecto do uso.

Ano

2019-08-13T10:08:33Z

Creators

Maria Evane Betonico

Presunção de inocência: uma contribuição crítica à controvérsia em torno do julgamento do Habeas Corpus n.º 126.292 pelo Supremo Tribunal Federal

Assistimos, apreensivos, a proclamação do resultado do julgamento do HC n.º 126.292 pelo Supremo Tribunal Federal, no dia 17 de Fevereiro de 2016. Nessa decisão, o Supremo Tribunal Federal alterou entendimento anterior (HC 84.078/MG) e considerou ser possível a execução provisória da pena após o julgamento pela 2ª instância. Assim, passa o Tribunal a entender que, por razões, inclusive, de eficácia no combate à impunidade e à criminalidade, o princípio da presunção da inocência (ou da não culpabilidade) exaure-se com a confirmação da sentença penal condenatória em 2ª instância, afastando-se a exigência constitucional do trânsito em julgado de sentença penal condenatória (art. 5.º, LVII, da Constituição da República).

Ano

2021-12-23T18:18:22Z

Creators

Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira Diogo Bacha e Silva Alexandre Gustado Melo Franco de Moraes Bahia Flávio Quinaud Pedron

Qualificação de tutores para os cursos ofertados a distância na Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) desenvolve ações educativas para a formação de recursos humanos no âmbito da saúde no Estado de Minas Gerais, em consonância com as diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Diante desta especificidade, faz-se necessário qualificar os profissionais responsáveis por orientar os profissionais docentes nos cursos de qualificação pedagógica, na modalidade à distância, de modo a proporcionar aos alunos a construção de conhecimentos necessários ao desenvolvimento de uma prática docente autônoma, condizente com os príncipios do SUS, e de acordo com os pressupostos político-pedagógico estabelecidos pela ESP-MG. Esta proposta de intervenção teve como caminho metodológico a observação da realidade e estudos bibliográficos sobre o tema, com vista à realização de um curso de Qualificação de Tutores que venha a contribuir para a melhoria da qualidade dos processos de ensino aprendizagem dos cursos realizados a distância pela ESPMG. Esta proposta de intervenção teve como caminho metodológico a observação da realidade e estudos bibliográficos sobre o tema, com o objetivo de ofertar um curso de qualificação para os tutores que acompanharão os cursos a distância da ESP-MG, contribuindo, assim, para a melhoria dos processos de ensino aprendizagem.

Ano

2019-08-10T13:56:58Z

Creators

Poliana Cabral de Assis

Avaliação fisíco-química e sensorial da lingüiça de carne suína produzida com reduzido teor de gordura e adicionada de concentrados protéicos.

Nos últimos anos especial atenção tem sido dada ao excesso de ingestão de calorias e de gorduras, tanto por razões estéticas como por questões de saúde, e como conseqüência, observa-se uma valorização crescente de produtos com reduzidos teores de gordura. Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade físico-química e sensorial de Lingüiças de Carne Suína fabricadas com concentrado protéico do soro (WPC) ou com concentrado protéico contendo elevado teor de -lactoglobulina, como substitutos da gordura. As lingüiças foram fabricadas no Laboratório de Tecnologia de Carne do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal da Escola de Veterinária da UFMG. Foram realizados sete tratamentos, um grupo controle contendo 20% de gordura e seis contendo diferentes níveis de adição de WPC ou de concentrado rico em -lactoglobulina, a saber, três tratamentos contendo 10% de gordura e adição de três diferentes concentrações de WPC (0,2%, 0,5% e 1,0%) e três tratamentos contendo 10% de gordura e três diferentes níveis de concentrado protéico com elevado teor de -lactoglobulina (0,1%, 0,3% e 0,6%). O experimento foi realizado com 5 repetições, contendo todos os tratamentos e foram divididos em sub-parcelas que correspondiam aos dois tempos de avaliação, no dia de fabricação e após um período de 7 dias de estocagem a aproximadamente 4ºC. As amostras foram analisadas para teores de umidade (g/100g), proteína (g/100g), gordura (g/100g), cinzas (g/100g), cloretos (g/100g), estimativa de valor calórico (Kcal/100g), análise de atividade de água (Aa), pH, textura (Kgf) e rendimento após cozimento (g/100g), foram feitas análises na 1a semana de fabricação e após sete dias de armazenamento. Os resultados dos teores de proteína, gordura, valor calórico e umidade apresentaram diferença estatística entre o grupo controle e os demais tratamentos (p<0,05) as demais análises foram estatisticamente iguais entre os tratamentos e os dias de avaliação (p>0,05). Os resultados da análise sensorial também não apresentaram diferenças estatísticamente significativas (p>0,05) entre os tratamentos utilizados no presente experimento. As proteínas lácteas foram eficazes na substituição da gordura em Lingüiça de Carne Suína, em todos os tratamentos realizados, atendendo às especificações do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade das Lingüiças do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e mantendo a qualidade sensorial.

Ano

2019-08-13T08:12:51Z

Creators

Ana Claudia Brandi Ferreira

Biblioteca como lugar de práticas culturais: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia no Brasil

Este estudo teve por objetivo discutir as inúmeras relações que se instauram entre a história das bibliotecas, a formação educacional dos bibliotecários (especialmente dos brasileiros) e o universo das práticas culturais humanas. Para tanto, reconstituiu-se parte da história das bibliotecas visando reunir indícios que comprovassem sua funcionalidade como lugar de memória, cultura, educação e leitura, práticas culturais que auxiliam o homem a instituir sentido para o mundo que o cerca. Almejou-se, ainda, descrever o profissional bibliotecário como agente histórico que contribui para o processo de construção social da realidade através da participação ativa em todas as etapas que constituem o ciclo informacional. Para efeito de sustentação teórica, além de definir as práticas culturais como manifestações simbólicas concebidas para se atribuir um olhar interpretativo às coisas do mundo, a presente pesquisa enfatiza que nenhuma delas é completa em si mesma, necessitando, pois, de elementos materiais para adquirirem sentido e visibilidade. De acordo com esta perspectiva, constatou-se que tal materialidade funciona como elemento de ligação histórica entre as práticas culturais e as bibliotecas. Ao interrogar em que medida as bibliotecas, especialmente as bibliotecas públicas, contribuem para que tais práticas se efetivem, o presente estudo trouxe à tona a figura do bibliotecário e rediscutiu os atributos de seu ofício. Para tanto, apresentou-se a imagem do bibliotecário humanista e seu papel de zelador dos segredos mantidos por uma biblioteca para, posteriormente, e dando curso à evolução histórica, inserí-lo no conjunto dos Modernos Profissionais da Informação, sujeitos que participam ativamente de todas as etapas do ciclo informacional e travam íntimo contato com as tecnologias da informação. Contudo, o que se pretendia enfatizar era que, independente do contexto histórico em que a localizemos, a profissão de bibliotecário é demarcada por pensar criticamente as atividades de coleta, organização, preservação e disseminação dos signos materiais que dão forma ao nosso patrimônio intelectual. Qual o perfil de bibliotecário que os atuais cursos de Biblioteconomia brasileiros almejam formar? E em que medida seus currículos comportam, em termos práticos e teóricos, conteúdos relacionados às práticas culturais? Objetivando responder a mais estas duas inquietações, a presente pesquisa efetuou, como recurso metodológico, a análise das grades curriculares de 5 (cinco) cursos de graduação em Biblioteconomia do país com o intuito de identificar as principais diretrizes que norteiam a formação educacional de seus alunos. Esta análise serviu para apontar qual a principal vertente teórico-prática adotada pelo atual sistema de ensino de Biblioteconomia brasileiro e qual o perfil de bibliotecário que dele resulta. Após a análise dos dados tornou-se possível assinalar que o referido sistema optou, e isto é uma característica histórica, por formar profissionais capacitados tecnicamente para o processamento e gestão dos acervos preservados em uma unidade de informação, em detrimento do exercício de capacitá-los a compreender criticamente a importância que seu ofício assume no processo de construção das muitas esferas de atuação humana. Tornou possível, ainda, salientar a importância de novos estudos para a revisão dos parâmetros que norteiam este modelo de formação.

Ano

2019-08-10T09:35:39Z

Creators

Fabricio Jose Nascimento da Silveira

Frequência de eqüídeos positivos para anemia infecciosa eqüina no Acre, 1986 a 1996

Foram analisadas as fichas de 9.963 equídeos do Acre submetidos ao teste de Imunodifusão em Gel de Ágar (IDGA) para Anemia Infecciosa Eqüina (AIE), no período de 1986 a 1996. Verificou-se que as zonas sócio-ecológicas da região da Bacia do Alto do Juruá, Alto Acre e Alta Bacia do Purus apresentaram os maiores índices de freqüência da doença, caracterizando que houve associação significativa entre estas zonas e a positividade. Essas áreas são fronteiriças com o Perú, Bolívia e o estado do Amazonas, regiões distantes do Rio Branco, capital do estado, onde muitas vezes é difícil o acesso pelas estradas, revelando serem áreas de risco. As zonas das regiões Oriental e Rio Branco apresentaram baixos índices de positividade. Não se observou diferença estatística significativa entre os animais positivos, com referência à espécie, sexo, raça e idade.

Ano

2019-08-12T17:45:41Z

Creators

Rejane Maria Lemos Santos

Uma abordagem investigativa com alunos do 7º ano do ensino fundamental sobre o tema automedicação

Este trabalho relata uma proposta de ensino para introduzir o conteúdo diversidade dos materiais dando enfoque no tema automedicação. A proposta foi realizada com 34 alunos do sétimo ano do ensino fundamental da Escola Estadual Madre Carmelita. Assim, para investigar o nível de informações dos alunos sobre automedicação e a possível relação com as aulas de ciências, propus algumas questões que foram respondidas livremente pela turma. As informações coletadas junto aos alunos foram analisadas, servindo de base para planejar as atividades seguintes. Com essas atividades, foi promovido um processo de investigação sobre o tema automedicação com o conteúdo diversidade dos materiais, na tentativa de transformar o ensino de ciências em algo mais significante e útil na formação dos jovens como cidadãos. Os resultados obtidos pelos alunos foram que a turma utiliza com maior frequência os medicamentos: Paracetamol e Dipirona. Através das atividades os alunos perceberam que não há medicamentos totalmente seguros nem totalmente tóxicos. Muitos consideraram a automedicação um processo potencialmente maléfico à saúde individual e coletiva. Notaram ainda que a diferença entre remédio e veneno é a dosagem e que o uso irracional de medicamentos pode causar desde efeitos indesejáveis e agressões ao sistema digestivo, até resistência bacteriana, reações alérgicas e mascaramento de doenças. A turma chegou à conclusão que a automedicação feita de forma correta pode trazer benefícios para a saúde, e no contexto dos países pobres, poderia ser considerada como uma necessidade, com função complementar aos sistemas de saúde.

Ano

2019-08-11T07:05:56Z

Creators

Glauce Theozires Ferraz Duarte Rios

Desenvolvimento de uma representação mesoscópica para marcadores fluorescentes em DNA e predição de intensidade de fluorescência

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Ano

2020-03-09T19:51:23Z

Creators

Pâmella Miranda de Moura

Um novo mestrado em terapia ocupacional: perspectivas e desafios

A criação do Mestrado em Estudos da Ocupação é resultado de muita luta, não só dos docentes envolvidos, mas também de colegas que nos estimularam e, de alguma forma, contribuíram para a aprovação da proposta. Representa mais um passo, diante de uma longa trajetória, no sentido da consolidação da terapia ocupacional e da produção do conhecimento no país. Celebramos essa vitória, juntamente com colegas da USP, cientes da nossa responsabilidade e dos desafios que se apresentam diante do contexto atual do país. Esperamos que, em breve, possamos avançar dentro do sistema da pós-graduação, com a aprovação de novos cursos de pós-graduação stricto sensu na área de terapia ocupacional, considerando-se as demandas de um país com de dimensões continentais e enorme diversidade cultural como o Brasil.

Ano

2022-04-05T14:50:10Z

Creators

Adriana Maria Valladão Novais Van Petten Iza de Faria-Fortini Lívia de Castro Magalhães

Vivências em educação popular da/na América Latina e Caribe: um diálogo entre Brasil e Argentina

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2021-09-20T16:49:42Z

Creators

Sulivan Ferreira de Souza

Enriquecimento de micro-organismos metanotróficos e avaliação do potencial de oxidação anaeróbia de metano a partir de lodo de reator UASB

O metano é um dos principais gases relacionados ao efeito estufa e, consequentemente, aquecimento global. Em sistemas anaeróbios é produzido no interior do sistema, formando o biogás, que é capturado pelo separador trifásico. No entanto, também pode ser desprendido com o efluente final, contribuindo para o agravamento do efeito estufa, representando perdas ambientais e econômicas. Sabe-se que micro-organismos oxidadores de metano estão contidos nesses sistemas. Não obstante, poucos trabalhos retratam sobre o cultivo e seleção desse grupo e do potencial de oxidação anaeróbia de metano, ou seja, da atividade metanotrófica que pode ocorrer em lodo de reator UASB. Nesse sentido, esse estudo objetivou cultivar micro-organismos metanotróficos a partir de lodo proveniente de reator UASB tratando esgoto doméstico, em reator em bateladas sequenciais (RBS) com meio autotrófico acrescido de nitrito e nitrato. As eficiências médias de remoção de nitrito e nitrato foram de 72% (mediana = 57%) e 50% (mediana = 47%), respectivamente, a partir das concentrações de 100mg.L-1 e 25mg.L-1, ao longo de 417 dias de cultivo, provavelmente devido à atividade heterotrófica desnitrificante ocorrida no período inicial de cultivo. A composição e estrutura da comunidade microbiana analisada por sequenciamento de nova geração (SNG) e PCR-DGGE demonstraram que a comunidade selecionada no reator foi diferente daquela originalmente presente no inóculo. Os filos dominantes no inóculo foram Synergistestes, Firmicutes e Euryarchaeota, ao passo que na biomassa enriquecida Proteobacteria e Chloroflexi predominaram. As condições de cultivo selecionaram bactérias metanotróficas do gênero Methylocaldum e Methylosinus que apresentaram, respectivamente, abundância relativa de 8,9% e 2,3% após 241 dias de cultivo. A atividade metanotrófica anaeróbia da biomassa cultivada, apresentou valores medianos correspondentes a 17,3mLCH4.gSTV-1.dia-1 e 15,4 mLCH4.gSTV-1.dia-1 (para 191 e 241 dias), e depois decaiu para 12mLCH4.gSTV-1.dia-1 (no final do cultivo, após 400 dias). Esses valores foram superiores à atividade metanotrófica no lodo proveniente do reator UASB, que correspondeu à 6 mLCH4.gSTV-1.dia-1. Esses resultados sugerem que a atividade metanotrófica dentro de um reator UASB, seja responsável pelo consumo de 29% do metano produzido no reator, demonstrando a importância dos micro-organismos metanotróficos para o balanço de metano nesses sistemas e a possibilidade em se utilizar esses microrganismos no pós-tratamento de forma a reduzir passivos ambientais como o metano dissolvido em efluentes advindos de reatores anaeróbios.

Ano

2019-08-12T08:55:53Z

Creators

Luciene Alves Batista