Repositório RCAAP
Avaliação dos efeitos cardiometabólicos do inibidor de integrase Dolutegravir
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Caracterização de lixiviados de aterros sanitário e industrial da região metropolitana de Belo Horizonte
Os aterros sanitários, apesar de serem obras planejadas de engenharia, acabam por gerar lixiviados, que se mal administrados e tratados podem causar impactos ao meio ambiente e prejuízos ao homem. Esse trabalho visa caracterizar físico-quimica e biologicamente o lixiviado de quatro aterros sanitários e um industrial, da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Sua relevância está em conhecer sobre a ecotoxicidade destes efluentes, já que estes dados inexistem para a RMBH. Além disso, este trabalho permite um maior conhecimento sobre as características dos lixiviados dos principais aterros sanitários e um industrial da RMBH. O banco de dados gerado poderá subsidiar o planejamento e a escolha de tratamento mais eficiente para esse efluente. Foram realizadas coletas mensais, no período de novembro de 2009 a outubro de 2010 e os resultados mostraram uma elevada variação para quase todos os parâmetros avaliados, havendo uma predominância na diferença entre o aterro industrial e o aterro finalizado com os demais aterros. Essas diferenças podem indicar como fatores determinantes, o tipo de resíduo e a maturação do lixiviado. Foram feitas análises de comparação entre aterros jovens e velhos, assim como aterro industrial e sanitário. Os resultados apontam que o teor de matéria orgânica recebido pelo aterro direciona as diferenças, uma vez que o aterro velho já não recebe resíduo e o industrial não recebe, ou recebe pouca matéria orgânica. A ecotoxicidade, através da análise de componentes principais e correlação, foi associada à alcalinidade, nitrogênio total, nitrogênio amoniacal, carbono orgânico total, condutividade, metais traços, compostos cíclicos e fenólicos. Os valores de estreptococos fecais foram significativamente maiores que o de coliformes termotolerantes, sugerindo este grupo como um melhor indicador de contaminação fecal para esse efluente, pois apresenta organismos mais resistentes ao calor, ás condições alcalinas e altas concentrações de sais. Os metais quantificados estão na sua maioria em concentrações baixas e moderadas, apresentando as maiores concentrações no lixiviado do aterro A1 e as menores no lixiviado dos aterros A3 e A5. Foram identificados 169 compostos orgânicos, sendo a maior quantidade presente no lixiviado do aterro A3 e a menor no lixiviado do aterro A5, porém o predomínio dos compostos potencialmente tóxicos está no lixiviado do aterro A1. Os fármacos, presentes em maior quantidade no lixiviado do aterro A3, parecem apresentar menos toxicidade que os demais compostos
Experiências autonomistas em saúde mental: possibilidades de empoderamento
Autonomia e empoderamento são princípios e metas radicais na Atenção Psicossocial. São conceitos polissêmicos e aparecem na literatura do campo da atenção psicossocial de forma independente e muitas vezes como sinônimos. A concepção de autonomia, inspirada naconstrução de Castoriadis encontra-se neste trabalho com a noção de empoderamento proposta por Eduardo Mourão Vasconcelos, por meio da reflexividade da participação próprios aos processos políticos emancipatórios. Trata-se de um estudo qualitativo, no formato de uma pesquisa intervenção, orientada pelo referencial da Análise Institucional (AI) francesa, que defende uma nova forma de pensar e exercer a ciência ao entender que pesquisa e intervenção acontecem juntas, assim como a produção do objeto e do sujeito do conhecimento, valorizando tudo o que decorre da posição do investigador nas relações sociais e na rede institucional. O objetivo desta pesquisa foi estudar o processo de construção de experiências de caráter autonomista no âmbito da saúde mental, analisando as possibilidades e os desafios de produção real de autonomia e empoderamento em uma oficina de rádio que produz o programa "Louca Sintonia" e no grupo de teatro 'Núcleo de Pesquisa e Criação Sapos e Afogados". Os métodos e técnicas de pesquisa envolveram as ferramentas e dispositivos conceituais e analíticos da AI, como os analisadores, a análise da implicação e da sobreimplicação e a restituição, bem como a observação participante, a entrevista, a pesquisa documental e os registros do caderno de campo da pesquisadora. O desenrolar do processo de pesquisa conduziu a experiência de construção do programa de rádio Louca Sintonia para odiálogo com a concepção de empoderamento, da qual se destacaram três estratégias: a luta contra o estigma, as narrativas pessoais e a militância. Além do potencial empoderador a experiência tem produzido efeitos analisadores e instituintes na formação em saúde mental A característica autonomista do Sapos e Afogados de sustentar uma independência no vínculo com rede de saúde mental de Belo Horizonte e a natureza do seu processo criativo foi o que chamou Castoriadis para o diálogo na segunda fase do estudo. Essa práxis autonomista, porque essencialmente criadora, confere nomeação e um novo lugar social que confronta o estigma social relacionado à loucura, além de se reverter em apoio social, afeto e solidariedade.
2019-08-10T23:28:42Z
Regina Celi Fonseca Ribeiro
Estratégia de humanização para profissionais de saúde na Atenção Básica ao atendimento infantil
Injeção, pesagem e barulho do motorzinho do consultório do dentista são algumas situações críticas que geram ansiedade, medo e resistência à rotina de atendimentos de saúde pelas crianças. Essas situações críticas dificultam a relação profissional/cliente nos atendimentos e nas ações de saúde, resultando, na maioria das vezes, em traumas e obstinação a determinados procedimentos que nem sempre são compreendidos, principalmente, pelo público infantil. Presidente Bernardes, município que fica situado na região da zona da Mata do Estado de Minas Gerais cuja população infantil, menor de 10 anos, é de 261 crianças (SIAB, 2013), conta com uma equipe de profissionais de Saúde da Família que buscou novas alternativas de aproximar as crianças à rotina de atendimentos de saúde na ESF através de um projeto de intervenção. Assim, este estudo objetivou identificar intervenções necessárias para minimizar o medo, a angústia e a resistência das crianças aos atendimentos de rotina da unidade de saúde com vistas à obtenção de subsídios para uma assistência mais humanizada e de qualidade entre profissionais e clientes. Para tal, fez-se pesquisa bibliográfica na Biblioteca Virtual em Saúde, nas bases de dados da LILACS, SciELO, MEDLINE, com os descritores: humanização, Programa Saúde da Família e criança. As ações, que incluem a criatividade, o lúdico e o humor humanizam o atendimento e fazem com que as crianças se sintam acolhidas e bem cuidadas, aumentando a aceitação dos atendimentos. Portanto, faz-se necessária a atuação de toda a equipe em identificar as intervenções necessárias para minimizar o medo, a angústia e a resistência das crianças aos atendimentos de rotina da unidade de saúde, com a proposta de obter subsídios para uma assistência mais humanizada e de qualidade entre profissionais e clientes, promovendo a adesão aos atendimentos, a interação equipe/cliente, os progressos nos tratamentos e proporcionando uma melhor qualidade de vida.
Vias de sinalização ativadas pelo novo agonista do receptor MAS, CGEN-856S, em cardiomiócitos
Conhecendo o efeito cardioprotetor do eixo angiotensina-(1-7) / Mas, novos agonistas do receptor Mas foram descritos. Shemesh et al. (2008) descreveram dois possíveis agonistas do receptor Mas: o CGEN-856S e CGEN-857V. O efeito cardioprotetor in vivo destes peptídeos foi confirmado por Savergnini et al. (2010). O objetivo deste trabalho foi investigar efeitos dos peptídeos CGEN-856S e CGEN857V na produção e modulação da via do óxido nítrico (NO) em cardiomiócitos e compará-los com os promovidos pela Ang-(1-7). Neste trabalho utilizou-se uma combinação de biologia molecular, microscopia confocal e um modelo de camundongo geneticamente modificado com deleção do receptor Mas (Mas-/-). Foi avaliada a produção de NO com sonda fluorescente e a localização e expressão de proteínas através das técnicas de western blot e imunofluorescência. Também foi avaliado o efeito do tratamento agudo e os efeitos de cardioprotetores do tratamento crônico com os peptídeos. RESULTADOS: Os cardiomiócitos tratados com CGEN-856S apresentaram aumento significativo na produção de NO, não havendo diferenças entre as concentrações utilizadas. O tratamento com CGEN-857V não induziu o aumento da produção de NO. O mesmo aconteceu com cardiomiócitos provenientes de camundongos Mas-/- quando tratados com CGEN-856S. Utilizando a técnica de western blot, foi possível observar aumento significativo da fosforilação da AKT no resíduo Serina 473 após o tratamento agudo com CGEN-856S. Paralelamente, cardiomiócitos neonatais tratados com Ang II por 36 horas apresentaram um aumento significativo da área celular, aumento na translocação para o núcleo de GRK-5 e redução na frequência de contração. Estes efeitos foram revertidos quando os cardiomiócitos foram tratados concomitantemente com Ang II e CGEN-856S. Os grupos de células onde o A779 ou o L-NAME foi adicionado ao CGEN-856S na presença de Ang II apresentaram resultados muito semelhantes àqueles encontrados no grupo tratado apenas com Ang II. CONCLUSÕES: O peptídeo CGEN-856S aumenta produção de óxido nítrico semelhante a Ang-(1-7). O mesmo não é observado no tratamento agudo com CGEN-857V. No tratamento crônico, o CGEN-856S antagoniza os efeitos promovidos pela a Ang II através da produção de NO. Os resultados permitem dizer que CGEN-856S age de forma e intensidade muito semelhante à Ang-(1-7), portanto, possui um grande potencial farmacológico.
Deposição de tecido mineralizado na cavidade pulpar
A deposição de tecido mineralizado na cavidade pulpar pode ser de origem fisiológica, como a formação de dentina secundária e de esclerose dentinária, que são processos que ocorrem durante a vida do indivíduo. Também podem ocorrer na forma de dentina reacional, calcificações pulpares nodulares ou difusas em função do envelhecimento ou em resposta à agressões como cáries ou ainda como uma rápida diminuição da luz do canal radicular após traumatismos. A calcificação do tecido pulpar é uma ocorrência muito comum. Apesar das estimativas de ocorrência deste fenômeno variarem amplamente, é certo dizer que uma ou mais calcificações estão presentes em 50% de todos os dentes. Não há evidências claras de que a calcificação pulpar possa ser um processo patológico relacionado a várias formas de danos ou um processo natural. As calcificações pulpares ainda são um grande desafio para a realização dos tratamentos endodônticos radicais, tanto pelas dificuldades encontradas durante o tratamento quanto pela deficiência de novos métodos. O presente estudo tem como objetivo descrever os vários processos que envolvem a deposição de tecido mineralizado na cavidade pulpar quanto à sua histopatologia, aspectos clínicos e radiográficos, prognóstico e possíveis tratamentos.
2019-08-14T11:25:13Z
Hevila Afonso Fucio de Jesus
Perfil do Conhecimento dos pais de crianças autistas sobre o autismo.
O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta precocemente os mecanismos cerebrais básicos de sociabilidade e comunicação. Desde sua descrição, vários mitos e crenças surgiram e foram desfeitas. Esses conceitos errôneos constantemente levam a dúvidas e questionamentos de pais, que são fundamentais no tratamento de seus filhos. Em virtude desse novo papel desempenhado pelos pais, é necessário assegurar que eles possuam um conhecimento adequado e atualizado sobre o autismo. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi estudar o perfil de conhecimento e crenças dos pais de crianças de autistas sobre esse transtorno e identificar fatores que podem interferir na participação dos pais no tratamento. Métodos: O instrumento de pesquisa desenvolvido por Stone foi modificado para atender os objetivos do presente estudo. O questionário usado foi composto da primeira parte do Autism Survey, referente a conhecimentos e crenças sobre o autismo. Foram entrevistados 40 pais de crianças e adolescentes autistas em atendimento no Ambulatório de Psiquiatria da Infância e da Adolescência Borges da Costa do HC-UFMG. Realizaram-se análises descritivas e teste de correlação de Spearman. Um valor de p bilateral menor que 0,05 foi adotado como nível de significância. Resultados: A maioria dos entrevistados eram mães (90%). Das pessoas com autismo, 77,5% eram do gênero masculino e 22,5% feminino. A fonte das informações obtidas pelos pais sobre o autismo em sua maioria vem dos médicos (62,5%), outros profissionais de saúde (35%) e da internet (32,5%). A entrevista constatou que 52,5% dos entrevistados estão satisfeitos com as informações fornecidas pelos profissionais que atendem seus filhos, mas 95% consideram seu conhecimento como insuficiente e 97,5% gostariam de ter mais informações. Com relação ao conhecimento e crenças sobre autismo, 70% dos entrevistados acreditam que fatores emocionais estão ligados à etiologia do autismo e quando questionados sobre etiologia do autismo, 30% acham que o autismo se deve à frieza e rejeição dos pais (outros 7,5% não sabem ou não têm opinião a respeito). Apesar de 82,5% afirmarem que o autismo é um problema do desenvolvimento, apenas 17,5% concordam que o autismo tem uma causa genética. Quase todos (97,5%) concordam que os sintomas podem ser melhorados por terapias não medicamentosas e 90% acham que os autistas necessitam de educação especial. 30% entrevistados acreditam que o autismo pode ser curado, mas 55% acham que os autistas sempre serão dependentes. Os 67,5% entrevistados acham que os autistas têm algum talento ou habilidade especial. A escolaridade de ambos os pais se correlacionou inversamente com a idade do diagnóstico (pai: r=-0,465 e p=0,005; mãe: r=-0,635 e p<0,001), ou seja, quanto mais anos de estudo dos pais, mais precocemente os filhos foram diagnosticados. Quanto mais cedo os pais percebem os primeiros sintomas, mais cedo é o diagnóstico (r=0,385 e p=0,014). Conclusão: O conhecimento e percepção de pais sobre o autismo é de fundamental importância para que eles possam engajar-se em estratégias eficazes de tratamento. Os pais são necessários como co-terapeutas de seus filhos. Observamos que os pais desejam saber mais sobre o transtorno e muitas vezes possuem crenças infundadas, como achar que o autismo se deve a fatores emocionais ou à frieza e à rejeição dos pais. Os resultados deste trabalho mostram a necessidade de se disponibilizar para os pais mais e melhores informações sobre o autismo.
Estudo do genoma funcional de Corynebacterium pseudotuberculosis através de diferentes estratégias proteômicas
Corynebacterium pseudotuberculosis é um patógeno intracelular facultativo, que se subdivide em dois biovares: C. pseudotuberculosis ovis, agente etiológico da linfadenite caseosa em pequenos ruminantes, e C. pseudotuberculosis equi, que é responsável pela linfagite ulcerativa em equinos, mastite em bovinos e doença de pele edematosa em bubalinos. Estudos in silico do genoma de C. pseudotuberculosis identificaram vários genes que poderiam desempenhar papel importante, tanto na fisiologia quanto na virulência deste patógeno. Em complemento a genômica estrutural, a genômica funcional visa elucidar a função que cada gene exerce no organismo, bem como a interação destes genes entre si, dentro de uma rede biológica. Assim, neste presente trabalho, nós utilizamos diferentes estratégias proteômicas para avaliar o genoma funcional de C. pseudotuberculosis em nível proteico, para complementar prévio estudo in silico. Primeiramente, foi caracterizado o proteoma extracelular das linhagens 1002_ovis e C231_ovis, que permitiu a caracterização total de 60 diferentes proteínas de C. pseudotuberculosis. Além disso, 18 proteínas foram diferencialmente reguladas entre as duas linhagens. Posteriormente o proteoma da linhagem 1002_ovis foi avaliado em resposta ao estresse nitrosativo, o qual possibilitou a caracterização de 835 proteínas, correspondendo a aproximadamente 41% do genoma predito desta linhagem. Além disso, foram identificadas 58 proteínas diferencialmente reguladas, envolvidas em diferentes processos biológicos que podem favorecer o processo de sobrevivência deste patógeno na presença do estresse nitrosativo. Em um terceiro estudo foi realizado uma análise comparativa, entre o proteoma extracelular das linhagens 1002_ovis e 258_equi. Neste estudo, a análise proteômica realizada após um processo de passagem serial das linhagens em camundongos, permitiu a identificação de 250 proteínas diferencialmente reguladas de C. pseudotuberculosis, envolvidas em sistemas de transportes, detoxificação, virulência, adesão celular e resposta geral a estresse. Por fim, este trabalho de doutorado promoveu a geração de um banco de dados proteicos, assim como a validação de genes preditos anteriormente in silico. Além disso, pela primeira vez foi demonstrado um estudo proteômico comparativo, entre linhagens pertencentes aos biovares ovis (1002_ovis) e equi (258_equi). Os resultados gerados nestes estudos forneceram informações importantes, acerca de fatores que favorecem processos fisiológicos básicos, quanto envolvidos na virulência e na patogênese de C. pseudotuberculosis.
2019-08-11T20:54:07Z
Wanderson Marques da Silva
Perfil neuropsicológico das paralisias cerebrais: hemiplégica e diplégica
Atualmente, diversas pesquisas têm sido direcionadas para o desenvolvimento de modelos explicativos sobre o desenvolvimento cognitivo de crianças com lesões cerebrais precoces. O perfil cognitivo neuropsicológico pode ser estudado comparando o desempenho em funções verbais e funções não-verbais. Desta forma, além de descrever os padrões de desempenho é possível também investigar fenômenos que têm sido freqüentemente apontados na literatura: neuroplasticidade, equipotencialidade, especialização hemisférica. Nesse contexto, o principal objetivo desta tese é investigar a convergência entre o perfil clínico e os padrões cognitivos das paralisias cerebrais (PC) hemiplégica e diplégica, investigando tanto as possíveis alterações lingüísticas quanto viso-espaciais. Esse foco de investigação foi definido a partir de observações dos padrões mais freqüentes no contexto da clínica. A PC é uma condição clínica caracterizada por variações sintomatológicas, entretanto algumas queixas são bastantes presentes, especialmente as limitações da comunicação, motoras e problemas de comportamento. A presente tese é constituída de três estudos independentes que estão organizados sobre a forma de artigos. Os três estudos representam a aplicação de métodos distintos e complementares para sustentar as evidências encontradas. Tanto os métodos quanto o modelo teórico estão fundamentados na perspectiva da neuropsicologia cognitiva. O primeiro estudo teve como objetivo construir instrumentos para avaliar as funções verbais. A elaboração de uma bateria de avaliação neuropsicológica do processamento lexical (BANPLE) foi um dos resultados desse estudo. Essa bateria é constituída de tarefas lingüísticas que avaliam componentes do modelo cognitivo-neuropsicológico do processamento lexical. Os resultados do estudo de construção da BANPLE foram satisfatórios para os critérios de consistência interna e validade de construto, contribuindo para futuros estudos e para a atuação clínica dentro da neuropsicologia pediátrica. O segundo estudo foi desenvolvido através da metodologia de comparação de grupos, analisando comparativamente os desempenhos lingüístico e viso-espacial de crianças normais com diplegia, hemiplegia direita e esquerda. O foco desse estudo foi demonstrar as diferenças entre tais grupos. O estudo foi constituído pela análise da acurácia do desempenho em tarefas elaboradas para avaliar as funções psicolingüísticas e viso-espaciais. Desta forma, seu objetivo estudo foi o de verificar a utilidade do modelo cognitivo-neuropsicológico do processamento lexical no contexto da avaliação neuropsicológica de crianças com PC, verificando os possíveis padrões de acordo com a classificação diagnóstica. Os resultados desse estudo demonstram, para a comparação entre as crianças com PC e o grupo controle, que as alterações lingüísticas encontradas são mínimas, não existindo diferenças estatisticamente significativas. Por outro lado, quando as comparações foram realizadas entre os tipos de paralisia foram encontradas alterações significativas especialmente para o grupo de crianças com hemiplegia. Como os grupos de crianças com hemiplegia esquerda e diplegia apresentaram resultados muito semelhantes aos do grupo controle, é possível enfatizar os déficits específicos da linguagem para a hemiplegia direita. O terceiro estudo é complementar ao segundo. Através da análise de conglomerados foi possível confirmar a distinção entre os grupos por padrões de desempenho. O resultado da análise de conglomerados favoreceu o debate emergente no segundo estudo entre a especialização hemisférica e a equipotencialidade cerebral. Os resultados encontrados nos dois estudos demonstram que um dos perfis para a hemiplegia direita é resultado dos mecanismos de neuroplasticidade funcional. As evidências de baixos escores nas tarefas de linguagem, assim como nas tarefas viso-espaciais, sugerem que ocorreu o fenômeno denominado de overcrowding cerebral. Esse fenômeno é característico da preservação da linguagem tranferida para o hemisfério direito em detrimento das funções não-verbais. Portanto, as funções viso-espacial podem ser comprometidas. Os resultados da análise de conglomerados favoreceram a identificação de casos com desempenhos cognitivos dissociados. O estudo de casos isolados dentro da neuropsicologia cognitiva é uma metodologia com nível de padrão-ouro. O estudo de casos apresentado é uma evidência de uma dupla-disssociação entre funções lingüísticas e entre as funções viso-espaciais. Esse resultado é favorável à hipótese de especialização hemisférica, caracterizando o hemisfério esquerdo como mais voltado ao processamento das funções lingüísticas e o hemisfério direito ao processamento das funções viso-espaciais. Os resultados da presente tese demonstram que as PCs hemiplégica e diplégica apresentam perfis mistos. O perfil cognitivo de crianças com hemiplegia direita depende da ocorrência de processos de reorganização neurocognitiva, provocando o fenômeno do overcrowding cerebral ou mantendo o padrão marcado pelo efeito da especialização hemisférica semelhante ao apresentado por adultos. Para as crianças com hemiplegia esquerda, o padrão cognitivo é caracterizado por déficits não-verbais como no caso das funções viso-espaciais. Outro resultado demonstra que as crianças com diplegia apresentam um perfil mais misto e, para maioria dos casos, o desempenho foi semelhante ao grupo controle constituído de crianças normais. Os resultados são evidências de que a neuropsicologia cognitiva é bastante útil para a investigação de processos cognitivos. Apesar da ênfase dada aos estudos de casos isolados como única metodologia da neuropsicologia cognitiva, a presente tese demonstrou a importância da complementaridade entre os estudos de caso e de grupos. Por fim, os resultados demonstram que a equipotencialidade e a especialização hemisférica são fenômenos presentes no processo de desenvolvimento cognitivo. A co-existência dessas propriedades é resultado da plasticidade neuronal e da organização neurocognitiva em redes, contrariando a perspectiva modularista
2019-08-14T00:10:50Z
Patricia Martins de Freitas
Reação álcali-agregado: diretrizes e requisitos da ABNT NBR 15577/2008
A reação álcali-agregado é uma das manifestações patológicas de maior grau de deterioração do concreto, principalmente em obras de infra-estrutura, barragens e pontes. Os principais fatores que influenciam a reação provêm de processos químicos, entre alguns dos compostos mineralógicos do agregado com hidróxidos alcalinos originários do cimento, água de amassamento e agentes externos, os quais estão dissolvidos na solução dos poros do concreto. Essa reação, apesar de lenta, conduz a um quadro patológico irreversível, gera produtos expansivos capazes de microfissurar o concreto, causando a perda de homogeneidade, de resistência mecânica e de durabilidade.Apesar de existirem formas eficientes de evitar que a RAA se desenvolva do ponto de vista preventivo, após a instalação do processo deletério, os danos causados são irreversíveis e as soluções de recuperação ainda são paliativas. Diante do exposto, e dado o grande número de obras afetadas pela RAA, o presente trabalho buscou, através de pesquisas abordar o histórico da reação no Brasil e no mundo, os tipos de reações existentes, a química e as condições para a ocorrência, as medidaspreventivas, como: métodos para a detecção e mitigação, que podem ser tomadas para se evitar a instauração do processo de deterioração por RAA e as diretrizes preconizadas pelas normas Brasileiras, a fim de se entender todos os intervenientes que envolvem a anomalia e as medidas para evitá-la, levando em consideração as prescrições da ABNT NBR 15577/2008.
Uso de assinaturas estruturais para proposta de mutações em enzimas β-glicosidase usadas na produção de biocombustíveis
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Docência na educação profissional e tecnológica: conhecimentos, práticas e desafios de professores de cursos técnicos na Rede Federal
Esta tese analisa a docência na Educação Profissional e Tecnológica, considerando as especificidades do magistério nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e o perfil dos professores das disciplinas técnicas na Rede Federal. Trata-se, em sua maioria, de profissionais com diferentes formações em cursos de bacharelado e qualificação em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) em suas áreas de conhecimento específico, mas sem formação voltada para o ensino. O objetivo geral do estudo foi identificar e analisar as estratégias de didatização e o conhecimento pedagógico do conteúdo na prática docente de professores de disciplinas técnicas e os desafios da docência da Educação Profissional e Tecnológica, no contexto de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, com professores de vários cursos técnicos do IFMG Campus Ouro Preto, utilizando-se instrumentos variados de coleta de dados, como análise documental, questionários, observações da prática docente e entrevistas. As análises foram desenvolvidas tendo por base o referencial teórico sobre os conhecimentos de base para o ensino (Shulman, 2005a e 2005b), sobre a transposição didática (Chevallard, 1991) e sobre a docência na educação profissional e tecnológica (Machado, 2008, Oliveira 2010, 2013, Kuenzer, 2010), entre outros. Os resultados apontam para as especificidades da docência na Educação Profissional e Tecnológica e do ensino das disciplinas técnicas. Constatou-se que, na ausência da formação para o ensino, os professores fundamentaram-se em diferentes referências visando desenvolver a prática docente. Destacaram-se como fontes de conhecimentos para o ensino dessas disciplinas, situações vivenciadas tanto na trajetória acadêmica através dos cursos de graduação e pós-graduação, quanto na trajetória profissional como engenheiro ou como professor, espaços nos quais conhecimentos e experiências articulados às características pessoais, à percepção sobre o ensino técnico e sobre a identidade da Instituição, forneceram subsídios para o desenvolvimento do ensino por meio de diferentes estratégias de didatização e para o enfrentamento dos desafios da prática docente. Os dados mostraram que as novas demandas dos Institutos Federais vêm gerando tensões e angústias no tocante às relações entre ensino e pesquisa e também no que se refere à possibilidade de desvalorização do ensino técnico no conjunto das atividades de ensino na Instituição. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de se reconhecer as singularidades da docência na Educação Profissional e Tecnológica e apontam para uma compreensão mais alargada da formação docente para essa modalidade de ensino. Apontam ainda para a necessidade do profundo conhecimento do conteúdo para ensinar as disciplinas técnicas e reforçam a importância da formação pedagógica para os docentes, pois entende-se que essa, articulada aos demais elementos do processo formativo, pode contribuir para que vários desafios da prática docente sejam minimizados. Além disso, o estudo indica a relevância de uma política de Estado para a formação docente para essa modalidade de ensino, bem como de programas de formação continuada que tenham por base a reflexão sobre a prática docente, com vistas a contribuir para a profissionalização dos docentes da Educação Profissional e Tecnológica no país.
2019-08-13T05:20:54Z
Geralda Aparecida de Carvalho Pena
Percepções dos egressos do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica sobre formação acadêmica e suas práticas
A discussão que essa tese analisa parte da iniciativa do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica que busca inserir no desenvolvimento de uma política pública de formação continuada a capacitação de diretores e vice-diretores em exercício profissional na rede pública de ensino. O intuito é vislumbrar a atuação dos egressos segundo a ampliação de conhecimentos sobre as dimensões de gestão escolar e refletir sobre as práticas de gestão desses profissionais. O objetivo desta pesquisa foi compreender se o Programa através do curso de Especialização em Gestão Escolar contribui nas ações do diretor de escola que participaram da formação e de que maneira reforçam as práticas efetivas de gestão escolar. Estudou-se em que medida o curso formativo proposto pelo Programa permite mediar práticas efetivas que compõem a gestão da escola e vem encaminhando soluções no cumprimento de tomada de decisões no trabalho do diretor de escolar para fazer frente ao engajamento político e educacional que está posto. Procurou-se explicitar com base num campo empírico, o contato com a Universidade Federal de Viçosa através da realização do Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar na modalidade a distância, de modo a interpretar a oferta do programa formativo dirigido aos diretores de escolas públicas na região. Os procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa têm por base uma extensa revisão bibliográfica realizada por estudos de natureza teórica; uma análise de textos legais de que dispõe a legislação brasileira sobre formação e gestão escolar, aplicação de questionário on line e entrevista semiestruturada com egressos do programa formativo da Universidade. O estudo evidenciou nos relatos dos egressos que houve aprimoramento e enriquecimento nas práticas de gestão escolar relacionando-as aos conteúdos teóricos previstas na formação acadêmica proposta pelo Programa. Com raras exceções sobre os obstáculos a enfrentar na prática escolar, os participantes da pesquisa reconhecem que a política de formação através da Escola de Gestores tem sido efetiva nas perspectivas das atuais funções do trabalho do diretor escolar, cuja atuação prática foi bastante considerável em relação ao avanço concebido para o cargo de gestor escolar.
2019-08-10T10:13:27Z
José Marcio Silva Barbosa
Efeitos do uso do kinesio taping na marcha de indivíduos pós acidente vascular encefálico: uma revisão sistemática com metanálise
Introdução: A locomoção é a atividade considerada mais importante durante o processo de reabilitação pós Acidente Vascular Encefálico (AVE). Vários estudos têm investigado os efeitos do Kinesio Taping (KT) na marcha de indivíduos pós AVE e, embora os resultados pareçam promissores, uma revisão sistemática recente reportou evidências insuficientes desta intervenção na marcha desta população. No entanto, além do estudo não incluir metanálise, as buscas desta revisão foramrealizadas há aproximadamente três anos, data em que muitos estudos foram publicados posteriormente. Objetivo: Investigar, através de uma revisão sistemática da literatura com metanálise, os efeitos do uso do KT na marcha de indivíduos pós AVE. Metodologia: Foi feita busca nas seguintes bases de dados: Medline, CINAHL, SPORTDiscus, Web of Science, LILACS e PEDro, sem restrição de data ou idioma de publicação. Os termos de pesquisa incluíram palavras relacionadascom AVE e Kinesio Tapping, além de seus respectivos termos em inglês. Os artigos foram selecionados de forma independente por dois avaliadores e discordâncias foram resolvidas por um terceiro. Foram selecionados somente ensaios clínicos aleatorizados ou controlados, em que a condição experimental foi o uso do KT em indivíduos pós AVE. A qualidade metodológica dos estudos incluídos foi avaliada de acordo com a escala PEDro. As análises foram realizadas utilizando o programa Comprehensive Meta-Analysis, Versão 3.0. O valor crítico para rejeitar H0 foi fixado a um nível de significância de 5% (2-tailed). Quando os dados não estavam disponíveis para serem incluídos na metanálise, a diferença entre os grupos de comparação foi apenas descrita. Resultados: Foram incluídos 15 estudos de qualidade metodológica variando de baixa a moderada (média de 4,7), sendo 12 estudos ensaios contendo grupo controle e experimental e três estudos contendo apenas grupo intervenção. Os efeitos do KT foram avaliados pela metanálise para as medidas de velocidade de marcha, comprimento do passo, mobilidade funcional e equilíbrio. Foram incluídos sete estudos que demonstraram que o KT aumentou significativamente a velocidade de marcha dos indivíduos pós AVE (0,05 m/s; 95% IC 0,002 a 0,100; I2=0%; p<0.05). No entanto, para o comprimento do passo, mobilidade funcional e equilíbrio, os estudos incluídos não demonstraram haver diferença significativa (p>0,05). Conclusão: Esta revisão sistemática da literatura evidenciou que o uso do KT na reabilitação de pacientes pós-AVE com o objetivo demelhorar parâmetros da marcha como velocidade, equilíbrio, mobilidade funcional e comprimento do passo não é uma ferramenta eficaz. Apenas a velocidade de marcha, segundo a metanálise, apresentou um ganho significativo que, ainda assim, não pode ser considerado clinicamente relevante. No entanto, devido à baixa qualidade metodológica dos artigos, recomenda-se a realização de mais estudos a fim de se esclarecer se, de fato, o KT não é eficaz na reabilitação da marcha de pacientes pós AVE.
2019-08-12T11:17:38Z
Henrique Couto da Gama Magalhaes
Otimização do ranking de documentos em máquinas de busca na web a partir da mineração de dados sensível a contextos
Neste trabalho apresentamos uma nova abordagem de ordenação de documentos de mecanismos de busca na web a partir da mineração de dados sensível a contextos. Sua originalidade apresenta-se, especialmente, na aplicação conjunta de estratégias anteriormente adotadas de maneira isolada: Primeiro, os padrões de correlação entre os termos são considerados e processados de maneira eficiente. Segundo, é utilizada uma técnica de mineração de dados chamada de regras de associação para a ponderação dos termos e criação de conjuntos de termos semanticamente relacionados. Terceiro, a identificação do conceito buscado pelo usuário a partir da correlação semântica entre os termos de todas as consultas realizadas por um usuário em uma sessão de buscas. Por último, todo o processo é realizado sem a solicitação explícita de informação extra ao usuário. Resultados experimentais mostram que nosso modelo aumenta a precisão média na coleção avaliada para todos os tipos de consulta, sem que o custo computacional do processo seja excessivo. Nossos resultados sugerem que o nosso modelo apresenta ganhos consideráveis também para coleções genéricas de textos disponíveis na Web.
2019-08-14T00:18:19Z
Joao Guilherme Rodrigues Gallo
Depois da cidade colonial e imperial - que cidade construímos ?: estudo de caso : SJDR no século XX
As Casas de Câmara nas Minas dos séculos XVIII e XIX tiveram papel estruturador das estratégias político-administrativas da época. O universo mental calcado nos ideais de Decoro ajudou a conformar e a consolidar a Paisagem Urbana das cidades mineiras. Através de revisão bibliográfica sobre a urbanização no Brasil e Minas ficou desmistificada a noção da falta de planejamento urbano tanto nas Minas quanto no restante da Colônia. Para Roberta Delson, com a descoberta do ouro no sertão da Colônia foram desenvolvidos Planos para domínio do território com ideais de ordem e regularidade, como forma de representação da autoridade colonial. No caso de Minas, a organicidade e irregularidade das ocupações foram confundidas com uma falta de planejamento, principalmente se comparadas ao tipo de ocupação da América Espanhola (regular, reticulada). Os trabalhos de Bastos e Borrego vieram desmistificar esta noção. Ao caráter mais espontâneo das primeiras ocupações da corrida do ouro, sobrepôs-se uma ocupação orgânica pautada no ideal de Decoro das Povoações e estruturada pelas Casas de Câmara e Cadeia. As feições urbanas destas cidades planejadas à luz do Decoro nos foram legadas e reconhecidas como baluartes da genuína arte brasileira. Como foi a transposição deste conceito para o século XX? Qual o papel do poder público na construção do espaço urbano no século XX? Para responder a estas perguntas, proponho o estudo de caso da cidade de SJDR-MG. A cidade é donatária de rico acervo histórico, cultural e ambiental construído ao longo dos séculos XVIII, XIX e início do XX. Em contraposição ao decoro das povoações presente nos séculos XVIII e XIX, renovações urbanas e expansões urbanas sem controle marcaram a cidade no século XX. As transformações urbanas da segunda metade do século XX, o adensamento urbano, as pressões econômicas e sociais, a falta de políticas públicas efetivas sobre o espaço, transformaram indelevelmente o conjunto de paisagem reconhecido para tombamento federal em 1938 e mesmo o conjunto delimitado em 1947. Somente no final da década de 1990 é que o Patrimônio Ambiental Urbano de SJDR é reconhecido em sua totalidade pelo poder público, com a criação do CMPPC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural) e a delimitação da área de tombamento do conjunto arquitetônico urbanístico municipal, pela Lei 3531 de 2000. Infelizmente o resultado da cidade legado do século XX, não é aquele ideal pautado na perfeição, harmonia, beleza e higiene dos séculos anteriores, muito pelo contrário. Uma das justificativas para este fenômeno foi a forma de atuação do poder público ao longo do século XX que gradativamente reduziu a influência do ideal de decoro das povoações. Para ilustrar melhor esta afirmação, foi realizado estudo das Leis, Resoluções e Decretos de 1900 a 2000, para compreender as formas de atuação do poder público e como elas refletiram no espaço urbano. Enfim, a paisagem do século XX construída na cidade de SJDR, agregada a paisagem dos séculos XVIII e XIX mostrou-se insustentável, complexa e dicotômica. Uma das propostas do Plano Diretor de 2006 é tentar trabalhar as áreas degradadas de forma sustentável e participativa, uma vez que há neste início de século grande preocupação com a Preservação do Patrimônio Ambiental Urbano remanescente e com a construção de uma nova cidade mais harmônica e equilibrada.
2019-08-11T06:25:26Z
Ana Elisa de Resende Raposo
Conhecimentos sobre saúde bucal de cuidadores de idosos: uma revisão da literatura
O Brasil poderá ser em breve, o sexto país do mundo em número de idosos. Esta população apresenta características próprias relacionadas à sua fisiologia e aos problemas de saúde mais freqüentemente vivenciados. Essas características levam os idosos, em alguns casos, a necessitar de alguém para auxiliá-los em atividades que antes pareciam de simples execução. Dentro deste quadro surge a ocupação de cuidador de idosos. Grande parte destes profissionais não possui a devida capacitação e o despreparo resulta em desgaste tanto para o ser cuidado, quanto para o cuidador. O trabalho a ser apresentado visa desenvolver uma revisão da literatura sobre os conhecimentos sobre saúde e promoção de saúde bucal de cuidadores envolvidos na atenção à população idosa.
2019-08-11T18:10:54Z
Ariane Rodrigues do Carmo Lopes
Leucemia linfocítica crônica: avaliação de fatores prognósticos e sua relação com o estadiamento da doença
A Leucemia Linfocítica Crônica (LLC), segundo a classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma neoplasia de linfócito B. A evolução clínica é extremamente variável entre os indivíduos acometidos, com sobrevida que varia de alguns meses até muitos anos. Avaliar novos biomarcadores de prognóstico na LLC torna-se extremamente importante para a identificação precoce de indivíduos que apresentaram rápida progressão da doença e que podem se beneficiar de um protocolo de tratamento individualizado. Dentre esses biomarcadores, a avaliação dos microRNAs, Bcl-2, ZAP-70 e Ang-2 poderão contribuir para o entedimento do prognóstico dos pacientes com LLC. Neste estudo foram avaliados 43 pacientes com LLC, provenientes da Unidade de Hematologia e Oncologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, e 15 indivíduos controles. Na avaliação da global de leucócitos, linfócitos, hemoglobina e plaquetas foram encontradas diferenças significativas quando comparados os pacientes e o grupo controle. Diferenças significativas na expressão de miR-15a (p < 0.001) e miR-16-1 (p < 0.001) e na concentração plasmática de Bcl-2 (p <0.001) foram observadas quando comparados os pacientes e o grupo controle. Na expressão de Ang-2, foi observada diferença significativa na expressão de Ang-2 quando comparados os pacientes e controles. Em contraste, na avaliação da expressão de ZAP-70 não foi encontrada diferença significativa. Os dados analisados em conjunto sugerem que os marcadores miR-15a e miR-16-1, além de Bcl-2, estão associados ao desequilíbrio no processo de apoptose, fato que acarretaria acúmulo de linfócitos e agravamento da doença
Formação de professores para a educação especial: a experiência de Helena Antipoff e seus colaboradores na Fazenda do Rosário na década de 1960: volumes I e II
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2021-03-02T14:04:26Z
Maria de Fátima Pio Cassemiro
possibilidades de práticas significativas de linguagem escrita na educação infantil
A aquisição da linguagem escrita na educação infantil é um tema bastante discutido e que gera controvérsias dependendo das concepções que norteiam as práticas dos profissionais que trabalham nessa etapa da educação. Partindo do princípio de que essa discussão é fundamental para a promoção do direito da criança de aprender e de se inserir em práticas sociais da cultura escrita, este trabalho tem como objetivo analisar as práticas que envolvem a linguagem escrita nas turmas de quatro e cinco anos da UMEI Juliana. Buscou-se conhecer as concepções de alfabetização e de letramento das professoras identificando se suas práticas estão em consonância com os documentos oficiais para a educação infantil. Optei por entrevista como instrumento de pesquisa para conhecer as concepções que norteiam as práticas e as atividades desenvolvidas pelas professoras referências das turmas citadas. Foi feita uma leitura documental do texto das Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil, das Proposições Curriculares Para a Educação Infantil de Belo Horizonte e do Projeto Político Pedagógico da instituição pesquisada. O referencial teórico utilizado foram as contribuições de Emília Ferreiro e Ana Teberosky que reiteram o direito da criança em participar de práticas de leitura e escrita, bem como a necessidade de conceber que a criança pensa sobre a escrita. Para conceituar alfabetização e letramento, foram utilizados os estudos de Magda Soares. O plano de ação buscou desenvolver práticas de linguagem escrita em contextos significativos e reais para as crianças respeitando os direitos de elas viverem a infância sem pressões a uma alfabetização precoce. A partir da análise do trabalho desenvolvido na UMEI Juliana, evidenciou-se uma busca pela qualidade da educação ofertada às crianças.
2019-08-13T21:47:10Z
Angela Maria de Oliveira Gomes