Repositório RCAAP
Teoria da evolução e autorreferencialidade na teoria dossistemas de Niklas Luhmann
O objetivo da presente tese é, em primeiro lugar, sugerir que a teoria da evolução darwiniana ou de inspiração darwiniana, assim como tratada na Biologia, pode fornecer um bom esqueleto e um mapa teórico geral para as Ciências Sociais, onde diferentes teorias das Ciências Humanas podem ser localizadas. Para tal, tenta-se identificar algumas problemáticas semelhantes entre as duas disciplinas, a fim de destacar a pertinência da teoria evolutiva para as Ciências Sociais. Ao contrário do que pensam muitos cientistas sociais, a teoria evolutiva darwinianarepresenta, talvez, a melhor teoria da mudança e da ordem, sem implicar em problemas como a unilinearidade (somente um caminho é possível), a teleologia (a tendência é inevitável) e o progresso como destino certo. O segundo objetivo é tentar examinar de que maneira a teoria dos sistemas sociais autopoiéticos de Niklas Luhmann talvez a teoria mais elaborada e extensa tentativa de articulação entre Ciências Sociais e teoria evolutiva pode auxiliar neste intento. Pretende-se examinar de que maneira a teoria luhmmaniana escapa ou não a problemas como a unilinearidade, a teleologia, o reducionismo, etc., bem como a outros problemas próprios das Ciências Sociais. Nesta discussão, faz-se mister discutir a problemática relacionada à teoria do conhecimento, principalmente ao se discutir alguns dos problemas específicos das Ciências Sociais. Assim, será apresentada a teoria do conhecimento construtivista que embasa o empreendimento teórico da teoria dos sistemas de Luhmann, discutindo-se algumas de suas potencialidades, destacando-se os problemas referentes à reflexividade do conhecimento. Tal aspecto reflexivo implica certos imperativos para teorias feitas por seres humanos sobre seres humanos, cujas implicações são frequentemente negligenciadas.
2019-08-10T06:35:24Z
Alisson Magalhaes Soares
Correlação entre peso ao nascer, estado nutricional e aptidão física aeróbica atual em crianças de 6 a 10 anos
Analisar a relação do peso ao nascer com o estado nutricional e a aptidão física aeróbica atual em crianças de 6 a 10 anos de idade. Foram analisadas crianças entre 6 e 10 anos de idade, n=279, de escolas públicas da cidade de Itaúna, Minas Gerais. Uma entrevista com os pais das crianças para obter informações sobre o peso ao nascer foi realizada. O peso corporal e a altura foram medidos duas vezes, e a média foi calculada. O índice de massa corporal (IMC) foi calculado pela razão entre a massa corporal total em quilogramas e a altura em metros quadrados. A aptidão física aeróbica foi avaliada pelo consumo máximo de oxigênio (VO2 max), que foi estimada indiretamente por meio do teste Yo-Yo. Os testes estatísticos foram feitos através de análise de variancia (ANOVA) com Post Hoc de Tukey e correlação de Pearson (p) entre o peso ao nascer e as outras variáveis. Resultados: Para os meninos o peso ao nascer foi correlacionado de forma positiva e significativa com o IMC, (p=0,047), no entanto esta correlação não foi observada para as meninas, (p=0,474). Novamente para os meninos o peso ao nascer foi correlacionado de forma negativa e significante com a aptidão física aeróbica (VO2max), (p=0,017). Esta correlação não foi observada de forma significativa para as meninas (p=0,369). Conclusões: Meninos com alto peso ao nascer apresentaram menor aptidão física aeróbica. Meninos com baixo peso ao nascer apresentaram maior aptidão física aeróbica quando comparados aos outros grupos de peso ao nascer. Para as meninas não houve associação significativa entre peso ao nascer, o IMC e o VO2max.
2019-08-12T15:08:13Z
Adriano Vilhena Lis da Silva
Sequência investigativa com a utilização de fotografia
Este trabalho apresenta o relato de uma experiência com o uso de fotografias e analisa o discurso em sala de aula a fim de promover a sensibilização ambiental nos alunos do terceiro ano do ensino médio. O estudo foi realizado em uma escola estadual de Carmo do Cajuru, a partir da observação e de ações educativas sobre o tema poluição da água com a participação ativa dos mesmos. Os estudantes fotografaram imagens do rio local focando suas observações no lançamento de esgotos nas bacias hidrográficas mapeadas na localidade realizaram um trabalho escrito para expor os seus resultados bem como um seminário dialógico para análise das fotografias. Após sete anos com experiência na docência em ciências e biologia busco formas diversificadas de lecionar que estimulam o educando a ter maior atenção e gosto pelo estudo. Esta pesquisa mostra o quanto é importante aliarmos o diálogo em sala de aula convicto de que a aula tradicional tem seu lugar, mas em aulas desenvolvidas a partir do ensino de ciências por investigação a atenção e interesse dos estudantes são maiores. Esta pesquisa implica sairmos da condição tradicionalista e partirmos para o campo da realidade de cada aluno através do ensino de ciências por investigação.
2019-08-10T23:34:45Z
Gerusa Nogueira Rodrigues
Sínteses e estudos biológicos de novos complexos de prata(I) de hidrazonas e de ácidos N,R-sulfonilaminobenzóicos
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Eutanásia e suicídio assistido: o Direito entre O Escafandro e a Borboleta
A pesquisa discute a eutanásia e o suicídio assistido, condutas tipificadas como crime no Brasil, tendo como ponto de partida os livros O Escafandro e a Borboleta, de Jean- Dominique Bauby, e Cartas do Inferno, de Ramón Sampedro. Faremos uma análise daquilo que é sagrado e de como o sagrado é interpretado nas religiões e no Direito para propor uma reestruturação conceitual do bem jurídico vida, a fim de que nele possam ser incorporadas tanto a noção de vida dada quanto a de vida construída. Assim, será criado um espaço de escolha para que as pessoas possam, de forma livre e responsável, determinar até quando e como viver.
Solução exata de problemas de escalonamento determinísticos por meio de verificação simbólica de modelos
Problemas de Escalonamento (scheduling) ocorrem em ambientes de escassez de recursos. O problema consiste em determinar um compartilhamento dos recursos entre as tarefas que necessitam usá-los. Esse compartilhamento, ou escalonamento, consiste de uma seqüência de execução das máquinas ao longo do tempo, que deve estar em conformidade com um critério de otimização. Por sua vez, verificação simbólica de Modelos (VSM) é uma técnica de verificação formal proposta originalmente para sistemas concorrentes, que podem ser modelados por um conjunto finito de estados. VSM é composto de um modelo de representação, uma lógica temporal e algoritmos de verificação. Uma vez modelado um sistema em VSM podemos verificar se o modelo atende certas propriedades. Essa verificação ocorre de modo automático.Tradicionalmente, solução exata para Problemas de Escalonamento é obtida por meio de uma técnica conhecida como Branch-and-Bound. A tese apresenta uma abordagem de solução exata por meio de VSM enfocando: (a) um arcabouço para problemas de escalonamento, mais especificamente problemasJob-Shop; (b) resolução de várias instâncias de Job-Shop; (c) novos algoritmos de verificação queestendem a versatilidade de VSM; (d) a aplicação de VSM ao problema de integração entre o planejamento dos níveis tático e operacional.
A não discursividade da arte contemporânea
O artigo analisa a argumentação flusseriana dos meios técnicos que organizam o modo de pensar de cada sociedade, dando foco para a última transição de media: a transição do texto para a imagem técnica. O objetivo é mostrar como o filósofo compreende essa modificação e quais são suas consequências, utilizando como pano de fundo sua ontologia, a qual pressupõe a arte como origem do mundo, ou melhor, dos mundos, de suas várias versões. Para exemplificar sua teoria, são analisadas quatro obras da artista Mira Schendel.
2021-09-21T00:06:32Z
Rachel Cecília de Oliveira Costa
Trajetória de uma criança em relação à apropriação da escrita: o que ela não pode saber?
O que levou Samuel a se apropriar da escrita? Que fatores influenciaram esse processo? Essas e outras questões fazem parte desta pesquisa, que teve como objetivo compreender a trajetória escolar de uma criança de uma escola pública federal de Belo Horizonte, Minas Gerais, ao longo de seu ciclo de alfabetização, no período de 2006 a 2008. A perspectiva teóricometodológica adotada teve como base os fundamentos ontológicos e epistemológicos da Psicologia Histórico-Cultural em diálogo com a Etnografia Interacional. Para esta investigação, também propusemos um diálogo com a Psicanálise, a fim de elucidar novos componentes que se fizeram presentes no percurso da pesquisa, que contou com a realização de entrevistas semiestruturadas com os envolvidos na trajetória escolar de Samuel, bem como com a análise de artefatos e notas de campo Elegemos os eventos mais significativos dessa trajetória para evidenciar os aspectos da subjetividade do aluno que interferiram em seu processo de apropriação da escrita, ora se expressando como alguém que não-sabe, ora como alguém que sabe ou que que pode saber, ora demonstrando vergonha, ora se envolvendo nas atividades de sala de aula, ora se colocando à margem dessas atividades, ora não se lembrando de fatos ocorridos e ora se recordando de alguns deles. Isso nos leva a considerar que as trajetórias escolares não estão prontas, mas são construídas pelos sujeitos e suas subjetividades. Ressaltamos a importância que as atividades-guia cumprem no processo de instrução e desenvolvimento mental e cultural dos alunos, pois elas possibilitam zonas de desenvolvimento iminentes que podem permitir a eles se apropriarem da linguagem escrita e não apenas de um código a ser decifrado. Dessa forma, consideramos que essa apropriação da escrita por Samuel se deu por movimentos de avanços e retrocessos, idas e vindas: em escritas ao mesmo tempo silábicas, pré-silábicas e alfabéticas. Contrastamos os cenários dos jogos que despertam o desejo de Samuel com o cenário de sua sala de aula atual, de 2014, e encontramos uma possível explicação para seu rótulo de preguiçoso e desinteressado, presente nos discursos de seus familiares, professores e médicos. Como resultados, argumentamos que trajetórias escolares não previstas pela escola devem sempre ser vistas sob diferentes facetas, não podendo ser adequadamente explicadas ou concebidas por um único ponto de vista. Portanto, problematizamos o discurso médico que, ganhando força no cenário atual da educação, concebe essas trajetórias escolares como prontas e ossificadas em diagnósticos como dislexia. A análise da trajetória de Samuel nos permitiu identificar que ele apresenta um sintoma que o impede de se satisfazer com sua aprendizagem. Sintoma que lhe causa sofrimento, por ter alguma coisa presa na garganta, que o impede de dizer, de saber sobre si mesmo e sobre os conteúdos escolares de acordo com as convenções sociais. Por fim, buscando indicar outro caminho possívelque não seja o da patologização e medicalização, propomos a continuidade desta investigação, tendo como ponto de partida a pergunta: o que Samuel não pode saber?
2019-08-12T07:58:08Z
Alessandra Domingos Correa
O acolhimento e sua prática no PSF Nossa Senhora Aparecida no município de Bocaiúva - MG
O presente trabalho teve como proposta de estudo o acolhimento como fator indispensável para a área de saúde pública e a prática no PSF Nossa Senhora Aparecida no município de Bocaiúva, Minas Gerais. O acolhimento constitui uma importante diretriz operacional da estratégia de Saúde da Família para reestruturação do processo de trabalho. O acolhimento evidencia as dinâmicas e os critérios de acessibilidade dos usuários aos serviços de saúde. Sendo assim o objetivo deste trabalho foi reconhecer a necessidade de concretizar ainda mais o processo de acolhimento à luz da realidade do PSF Nossa Senhora Aparecida de Bocaiúva-MG. Por meio da análise de vários textos procurou-se investigar e compreender, sobretudo, as questões de implementadas no modelo da Saúde da Família, partindo dos seguintes princípios: atender bem às pessoas que o procuram, possibilitando a elas o acolhimentos necessário; reorganizar o processo de trabalho para que todos os envolvidos, usuários e trabalhadores, sintam-se de fato acolhidos de forma humanitária e solidária.
2019-08-13T00:31:19Z
Deraldo Pereira dos Santos
Pequenas plantas com grandes adaptações: briófitas em afloramentos rochosos ferruginosos em Minas Gerais, Brasil
Os afloramentos rochosos ferruginosos ou Cangas, no Brasil, estão localizados principalmente na região do Quadrilátero Ferrífero (QF) em Minas Gerais (MG). São reconhecidos por apresentam características ambientais únicas, como altas variações nas temperaturas diárias, exposição UV elevada, ventos constantes, solos impermeáveis com baixa capacidade de retenção de água, e principalmente seus elevados níveis de minério de ferro no solo. Este conjunto de características ambientais favorece a colonização de plantas xericas, bem como proporcionam uma alta frequência de espécies vegetais raras e/ou endêmicas. No entanto, infelizmente, estas áreas são fortemente ameaçadas pela alta exploração de minérios, pelo desmatamento e pela urbanização descontrolada. As briófitas são um grupo de plantas presentes nas Cangas, muito mal compreendidas e pouco estudadas. Estas têm papéis importantes na manutenção da umidade do solo e níveis de nutrientes, facilitando o estabelecimento de plantas de maior porte. Desta forma, os principais objetivos deste trabalho foram 1) Investigar e caracterizar como as briófitas se reproduzem sob as condições adversas encontradas nas Cangas (Capítulo I); 2) Descrever as comunidades de briófitas associadas a afloramentos rochosos ferruginosos, e avaliar a influência da filtragem ambiental em escala local e regional (Capítulo II); e 3) Reconhecer a brioflora presente nas Cangas do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça (RM), relacionando os padrões de distribuição geográfica com características reprodutivas das briófitas (Capítulo III). Assim, no primeiro capítulo foram registrados os modos reprodutivos, estruturas de propagação assexual, sistemas sexuais, expressão sexual, sucesso reprodutivo e a razão sexual das briófitas. Ressaltamos o papel de importantes espécies de musgos dioicas, que contribuem com abundantes propágulos assexuados nas Cangas. No segundo capítulo, caracterizamos a comunidade de briófitas nas Cangas, em termos de seus diferentes microhabitats/substratos, e níveis de perturbação antrópica. Verificamos que as Cangas estudadas abrigam uma alta diversidade de briófitas, quando comparadas a afloramentos rochosos de outra natureza, embora a composição de musgos e hepáticas varie especialmente em resposta às perturbações antrópicas. Finalmente, no terceiro capítulo, observamos que o RM abriga considerável brioflora (70 spp.) cuja maior parte das espécies apresenta ampa distribuição geográfica nos Neotropicos e em mais de 10 estados brasileiros. Possivelmente, os padrões de distribuição das espécies são justificados pela efetividade da dispersão e do estabelecimento de seus diásporos. Os dados reunidos neste trabalho evidenciam a importância de continuar com os esforços de conservação das áreas naturais com afloramentos rochosos ferruginosos no país. Este estudo foi pioneiro em preencher importantes lacunas sobre o conhecimento das comunidades de briófitas em Cangas, destacando a importância do levantamento de dados florísticos e de história de vida das espécies para a conservação de táxons e do ecossistema como um todo.
2019-08-11T07:11:56Z
Gabriel Felipe Peñaloza Bojaca
Técnicos da legalidade: juristas e escrita das leis (Argentina e Brasil, primeira metade do século XX)
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Infiltrado inflamatório em glândulas salivares e amostras hepáticas de pacientes com hepatite C crônica: padrão de distribuição e imunofenótipo
A hepatite C crônica afeta aproximadamente 3% da população mundial e se tornou a maior responsável por cirrose e transplante hepático no mundo Ocidental. É causada pelo vírus da hepatite C, sendo a inflamação hepática uma das consequências da infecção. Dentre as alterações consideradas extra-hepáticas ligadas às glândulas salivares, a síndrome sicca afeta 4 a 57% dos pacientes. No entanto, poucos estudos buscaram esclarecer a composição do infiltrado inflamatório glandular e sua possível relação com outras características da doença. O presente estudo objetivou caracterizar a composição e a distribuição do infiltrado inflamatório presente em glândulas salivares menores de pacientes portadores de hepatite C crônica, comparando com o infiltrado presente em fígado e com dados laboratoriais dos pacientes. Foi realizada técnica de imunoistoquímica para CD3(linfócitos T), CD20(linfócitos B), CD8(linfócitos T citotóxicos), CD4(linfócitos T helper), CD57(células natural killer), CD68(macrófagos)e S100(células dendríticas) em 61 amostras de glândulas salivares e 59 de fígado.Os resultados foram expressos em porcentagem de células positivas.Quanto ao padrão de distribuição, o infiltrado inflamatório foi classificado em focal ou difuso. Testes estatísticos Kruskal-Wallis, Mann-Whitney, ANOVA e t de Student foram empregados e valores de p<0,05 foram considerados estatisticamente significantes. O infiltrado inflamatório apresentou distribuição difusa em 57,4%das glândulas e 13,6% de fígado. Células CD3+e CD20+foram as mais frequentes em ambos os tecidos, com razão CD3/CD20 de 1,17 em glândula e 1,90 em fígado. A razão CD4/CD8 em glândula foi 0,30 e em fígado, 1,06. Células CD57+, CD68+e S100+ representaram baixa porcentagem em ambos os tecidos. Índices maiores de CD3+, CD20+eCD8+ (p<0,05) foram encontrados no infiltrado glandular focal, quando comparado com difuso. Comparações entre todos os índices em glândula salivar e grau METAVIR (A0, A1 ou A2), genótipo viral (1a, 1b ou 3a), carga viral (baixa ou alta) e presença de HCV RNA na glândula (presente ou ausente) não revelaram significância estatística (p>0,05). Todas as comparações entre os índices de glândula salivar e fígado mostraram significância estatística (p<0,05), com todos os marcadores, exceto S100+, apresentando índices maiores em fígado. Concluiu-se que o infiltrado inflamatório presente em glândulas salivares de pacientes com hepatite C crônica é composto principalmente por linfócitos T e B, destacando-se os linfócitos T citotóxicos. A porcentagem dos subtipos leucocitários presentes em glândula salivar está relacionada ao seu padrão de distribuição, mas não ao grau METAVIR, genótipo, carga viral e presença local do vírus. Os mesmos tipos celulares observados no infiltrado inflamatório do fígado podem ser visualizados nas glândulas, exceto os linfócitos T helper, que são escassos neste tecido, porém o fígado apresenta maior proporção de células.
2019-08-14T05:41:40Z
Patrícia Carlos Caldeira
O contexto da avaliação nas séries iniciais do ensino fundamental
A presente pesquisa aborda as concepções da Avaliação da Aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Partindo do pressuposto que a avaliação está inserida e faz parte do processo Ensino Aprendizagem, há uma necessidade em comprometermos com essa prática que vem crescendo e ocupando um espaço maior a cada dia no âmbito escolar. Sabemos o quanto a avaliação é muitas vezes mal empregada em algumas instituições como forma de punição, classificação ou simplesmente dar provas. A mesma que era para ser encarada como um instrumento de crescimento tem sido confundida como um ato excludente. Avaliar é muito mais do que esse instrumento de poder e controle gerado pela escola, professor e pais. Avaliar é um instrumento de transformação, que busca a qualidade, o crescimento e o comprometimento com o saber. Sendo assim, ao abordarmos a presente pesquisa, faremos uma reflexão e análise sobre o processo e os fatores que englobam a prática da avaliação nas séries iniciais, contribuindo assim para nossos educadores uma reflexão sobre o ato de avaliar e suas possibilidades.
Saúde bucal do idoso: elaboração de um plano de intervenção diante dos desafios enfrentados pela ESF frente ao envelhecimento da população em Belo Horizonte/MG
O Brasil passa por um processo de envelhecimento da população, o que repercute na organização dos modelos assistenciais de saúde. De acordo com o SB Brasil 2010, 3 milhões de idosos necessitam de próteses dentárias. Em Belo Horizonte, estima-se que há uma demanda reprimida de 375.000 próteses. Diante deste quadro, a Equipe de Saúde Bucal (ESB) elaborou um projeto de intervenção com o objetivo de melhorar o acesso da população idosa ao atendimento odontológico, em especial aos que necessitam de próteses odontológicas. Para a elaboração do plano de intervenção foi escolhido o método do Planejamento Estratégico Situacional (PES), desenvolvido pelo Professor Carlos Matus. Para o embasamento teórico do plano de intervenção foram resgatados artigos em bases de registro de bibliografias eletrônicas Biblioteca Brasileira de Odontologia (BBO) e Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) o período de 2009 a 2012. Para tal pesquisa foram utilizados os seguintes descritores: saúde bucal, idoso, prótese dentária, fatores psicológicos e adaptação. Outras fontes de pesquisa foram livros, revistas científicas, protocolos clínicos e documentos oficiais. A reabilitação protética é uma das prioridades da Política Nacional de Saúde Bucal, porém, nos dias atuais, a perda total dos dentes (edentulismo) ainda é aceita por muitos como um fenômeno natural do envelhecimento. No entanto, sabe-se hoje que esse fato é reflexo da falta de prevenção, de informação e, consequentemente, de cuidados com a higiene bucal. Com o envelhecimento da população no Brasil, urge que a Equipe de Saúde da Família (ESF) a ESB se preparem para promover um atendimento resolutivo e com equidade para esta faixa etária da população. Portanto, a ESB deve estar apta a atender as demandas apresentadas por esta população, trabalhar em consonância com o laboratório de próteses dentárias credenciado pelo município, oferecer próteses de boa qualidade e prestar apoio técnico e psicológico ao paciente e seus familiares.
Comunidade colaborativa virtual: a prática da escrita e pronúncia através de mediações no Facebook© e encontros presenciais
Ao desenvolver este projeto, a linha de pensamento a ser seguida partiu do grande ícone da psicologia Lev Semenovich Vygotsky. Sua concepção de que a língua se desenvolve a partir das interações do indivíduo com a comunidade ou sociedade em que vive tornou o ponto de partida para este projeto.
2019-08-13T09:41:14Z
Luciana Braga dos Santos Borborema
Perfíl metabólico e mineral de vacas no período peri-parto: qualidade e conformação dos cascos
Foram avaliadas as mensurações de conformação, dureza, crescimento e desgaste dos cascos e a ocorrência de lesões podais de trinta vacas mestiças de aptidão leiteira da raça girolando aos 30 dias pré-parto, no parto e aos 30, 60 e 90 dias de lactação, as alterações do metabolismo energético e mineral aos 5 e 10dias pós-parto e sua correlação com as mensurações do cascos nos três primeiros meses de lactação. Foi observado aumento do ângulo do casco e da altura do talão e diminuição do comprimento da muralha entre os 30 dias pré-parto e os 90 dias de lactação. A dureza do casco diminuiu aos 30 dias de lactação nas mensurações realizadas na muralha e na sola-muralha e na linha branca e sola a diminuição da dureza foi detectada no momento do parto e aos 30 dias de lactação. A taxa de crescimento dos cascos reduziu e a de desgaste aumentou no primeiro mês de lactação. Foram identificadas correlações entre as concentrações de cálcio, fósforo, magnésio, -hidroxibutirato e ácidos graxos não esterificados (NEFA) no pós-parto com as mensurações avaliadas nos cascos nos três primeiros meses de lactação. Baixas concentrações de cálcio sérico foram correlacionadas com menor crescimento dos cascos e menor dureza do tecido córneo e baixas concentrações de magnésio foram correlacionadas com maior taxa de desgaste. NEFA elevado também apresentou correlação com menor dureza do tecido córneo.
2019-08-11T03:52:40Z
Fernando Passon Casagrande
Relato de experiência da disciplina "Administração da Produção", ofertada exclusivamente em inglês para graduandos da UFMG - Campus Montes Claros
Este artigo relata a experiência inédita de oferta de uma disciplina lecionada exclusivamente em inglês para graduandos da Universidade Federal de Minas Gerais, campus Montes Claros. Focalizam-se o contexto da criação da disciplina, os aspectos mais relevantes da construção dela e as principais reflexões geradas a partir da experiência. A primeira oferta da disciplina contou com dezessete estudantes, e a segunda com vinte e dois matriculados. Concluíram o curso, respectivamente, sete e doze acadêmicos. Estudantes relataram, por um lado, dificuldades de cursar uma disciplina em idioma estrangeiro e, por outro lado, satisfação de concluir o curso e de exercitar habilidades na língua inglesa. Embora seja prematuro avaliar as repercussões da oferta da disciplina para a internacionalização do ensino no campus, pode-se afirmar que ela possibilitou uma oportunidade válida tanto para aqueles estudantes que não têm a oportunidade de ir ao exterior quanto para os que desejam se preparar para tal experiência.
2022-04-04T19:41:51Z
Giovanni Campos Fonseca André Luiz Mendes Athayde Joao Victor de Oliveira e Souza Igor Andrade Dias
Um olhar sobre o ensino de Artes Visuais no 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual "Silveira Drumond"
O trabalho expõe resultados de uma pesquisa sobre o tema ensino de Artes Visuais, realizada com os educadores que atuam no 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Silveira Drumond, no Município de Ferros, Minas Gerais. A partir do resultado da pesquisa é feito um comparativo entre a realidade observada, o proposto pela LDB nº 9.394/96 e na Matriz Curricular para Séries Iniciais, passando brevemente pela história do ensino de Artes Visuais no Brasil, mostrando momentos que tiveram grande relevância para esta área do conhecimento. A partir desses resultados são expostas algumas possibilidades de trabalho nesta fase da educação.
2019-08-13T00:57:30Z
Thais Aparecida da Silva
Carcinomas em tumores mistos mamários caninos: expressão de versican e sua relação com invasão do estroma e com grau de diferenciação mioepitelial
Componentes da matriz extracelular tem sido objeto de estudos na tentativa de elucidar os mecanismos envolvidos no comportamento biológico das neoplasias. Dentre eles, o proteoglicano versican tem merecido destaque. Sua presença tem sido fortemente associada a diferenciação celular, a progressão tumoral, invasão, recidiva e fatores prognósticos. Em cadelas, estudos apontam que os carcinomas em tumores mistos benignos (CBMT), tipo histológico mais frequente nesta espécie, podem servir como modelo para estudo da progressão tumoral. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo avaliar a expressão do proteoglicano versican nas áreas carcinomatosas in situ e nas áreas invasoras neste tipo histológico, verificando sua associação com fatores prognósticos clássicos em fêmeas caninas e sobrevida. Além disso, avaliar a expressão de versican e sua relação com a expressão de p63, -actina de músculo liso (-SMA), proteoglicano sulfatado e mucopolissacarídeos nas células mioepiteliais, nos seus diversos estágios de diferenciação. Para a primeira proposta foram estudados 49 casos de CBMT nos quais foram feitos estadiamento clínico, a partir de dados obtidos nas fichas clínicas, grau histológico, Índice de Prognóstico de Nottingham (IPN), identificação imuno-histoquímica de versican, p63 e -SMA para confirmar as áreas de invasão, além de E-caderina e Ki-67. Para a segunda proposta foram elegíveis 39 casos, nos quais foram analisadas as expressões de versican, p63 e -SMA (imuno-histoquímica), de proteoglicano sulfatado e mucopolissacarídes (histoquímica). A imunorreatividade para versican revelou-se menos intensa adjacente às regiões carcinomatosas in situ quando comparado às de invasão, onde foram observadas áreas mais extensas de forte expressão (p < 0.0001). Na avaliação das células mioepiteliais nas áreas benignas foram observadas diferenças significativas entre a expressão de versican e -SMA nas células normais (p < 0.0001), poligonais (p < 0.0001), estreladas (p = 0.0013), assim como na matriz mixóide (p < 0.0001) e pré-condróide (p < 0.0001). E ainda, diferenças também foram observadas entre a reatividade de p63 e versican pelas células mioepiteliais fusiformes (p = 0.0029), na área mixóide (p = 0.0174) e pré-condróide (p = 0.0156). Estes resultados sugerem que à medida que o mioepitélio adquire características mesenquimais ocorre uma diminuição na expressão das moléculas de p63 e alfa-actina e aumento da expressão da versican. Além disso, a relação direta entre versican e invasividade sugere o papel desta molécula na progressão destes tumores.
2019-08-10T02:46:41Z
Karine Araujo Damasceno
Transferência e declínio de anticorpos maternos para parvovírus canino em filhotes
A transferência e o declínio de títulos de anticorpos matemos para parvovirose canina (PVC) foram determinados no soro por inibição da hemaglutinagao (HI) em 16 cadeias imunes e seus respectivos filhotes, antes do parto e 48/72 horas pós-parto respectivamente. Amostras do soro foram coletadas a cada duas semanas até quatro meses, dependendo da ninhada. Somente uma variação mínima nos níveis de anticorpos para PVC foi observada entre as cadelas durante todo o período do experimento. Títulos de anticorpos para PVC foram constantes e semelhantes e sempre acima do nível protetor. Anticorpos transferidos através do colostro com títulos acima de 80 persistiram por, até 12 semanas em alguns filhotes. Muitos dos filhotes tiveram títulos de anticorpos protetores que permanecerem por até seis semanas de idade. Anticorpos variaram dentro e entre ninhadas. Filhotes de cadelas com altos títulos de anticorpos tiveram também altos títulos de anticorpos. A porcentagem media de anticorpos transferidos foi de 86%. Observou-se que a queda de anticorpos adquiridos passivamente ocorreu nos filhotes e a duração foi proporcional aos níveis de anticorpos.