Repositório RCAAP
Avaliação andrológica comparativa entre varrões de alto mérito genético oriundos de linhagens puras e cruzadas
Machos suínos reprodutores de diferentes linhagens são classificados andrologicamente pelo mesmo sistema, embora apresente diferentes taxas de crescimento e deposição de tecido muscular. Assim, o conhecimento das particularidades entre linhagens é fundamental para se elaborar um perfil de classificação andrológica para cada linhagem, tornando o processo de seleção genética mais eficiente e adequado. Dessa forma, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de comparar o desenvolvimento corporal e testicular durante a fase pré-púbere, as características reprodutivas, como precocidade e facilidade de treinamento, e as características seminais durante a puberdade entre linhagens puras e cruzadas. Para tanto, foram analisadas duas raças de animais puros destinados ao cruzamento das linhas fêmeas, denominados grupo de animais puros linha materna (LM), e duas linhagens de machos terminadores que foram denominados de animais cruzados linha terminadora (LT). Os animais foram avaliados quanto ao peso e medidas testiculares nas primeira, terceira e décima quinta semanas de vida, quanto às características reprodutivas a partir de 21 semanas de idade, e parâmetros seminais entre a 24a e 30ª semanas. Os animais cruzados LT apresentaram maiores pesos e medidas testiculares (P < 0,01) nas idades avaliadas quando comparados aos animais puros LM. Houve uma tendência (P = 0,07) para a facilidade de treinamentos dos animais cruzados LT, sendo que 97% desses machos foram bem sucedidos no treinamento, enquanto 83% dos machos puros LM conseguiram saltar no manequim. A linhagem não afetou as características seminais avaliadas: volume, concentração, número de espermatozoides totais, número de espermatozoides viáveis e motilidade. Houve diferença na porcentagem de espermatozoides normais no exame morfológico, sendo maior para os machos LT. Assim, machos cruzados LT foram mais precoces ao apresentarem parâmetros seminais como motilidade, concentração e porcentagem de espermatozoides normais superiores a 75%, 200x106/mL e 75% respectivamente na 26a semana de vida (185,5 dias) quando comparado aos machos puros LM, aprovados em idade superior a 29 semana (201,5 dias) (P < 0,01). Parâmetros da cinética do movimento, como DSL, VSL e STR, foram superiores pata LM quando comparados aos LT (P < 0,05), embora não tenham atingido valores mínimos para a espécie. Foram encontradas correlações entre peso corporal na primeira (r = 0,58; P < 0,001) e 15a (r = 0,39; P <0,05) semanas de vida e concentração espermática na 28ª semana de vida. A concentração do sêmen na 28ª semana também foi correlacionada ao comprimento do testículo direito (CTD) na terceira semana de vida (r = 0,40; P < 0,05) e a largura do testículo direito (LTD) na 15ª semana (r = 0,36; P < 0,05). Foi encontrada correlação negativa entre LTD na 15ª semana e idade de aprovação (r = - 0,32; P < 0,05) e tendência entre peso corporal à primeira semana (r = - 0,28; P = 0,08) e peso corporal à terceira semana (r = - 0,28; P = 0,08) com a idade de aprovação. Os resultados apresentados confirmam a existência de diferenças tanto de desenvolvimento corporal quanto de maturidade sexual entre linhagens puras e cruzadas. Portanto, a identificação de parâmetros andrológicos para cada linhagem, antes e após a puberdade, pode auxiliar no estabelecimento de critérios específicos para classificação ou desclassificação de varrões de alto mérito genético quanto ao seu uso na reprodução, evitando o descarte inadequado de bons machos.
Synthesis and characterization of perovskite materials for production of mixed ionic and electronic conduction membranes
A necessidade de uma entrega de energia limpa está aumentando diariamente com as mudanças que estão ocorrendo em todo o planeta. métodos de separação de oxigênio para usinas de carvão são uma boa opção para alcançar as demandas e objetivos, uma vez que alguns sistemas idealizados apresentam um grande potencial para o controle de emissões de gás carbônico. Estudos recentes com membranas densas estão otimistas sobre a aplicação desta tecnologia no processo de separação de oxigênio. Perovskitas têm sido utilizados como um material estratégico para produzir membranas densas, uma vez que tem a capacidade de transporte de iões e electrões simultaneamente. Os melhores resultados relatados até agora são para o Ba0.5Sr0.5Co0.8Fe0.2O3- (bscf) perovskita. Neste trabalho, as perovskitas bscf foram sintetizados por duas variações do método sol-gel, a fim de atingir as propriedades óptimas para a preparação de membranas densas. A correlação entre as propriedades dos materiais e parâmetros de síntese foram estudadas e uma rota foi sugerido para estudos futuros. Além disso, a substituição parcial de césio, ítrio e escândio sobre a estrutura de perovskite foi realizado a fim de avaliar a capacidade da estrutura para acomodar catiões estranhos e alterar as propriedades do material final. substituição parcial com césio na A-site não foi possível, no entanto ítrio e escândio foram incorporados com sucesso. concentração de oxigénio vaga permitiu a estimativa da melhoria da permeação de oxigénio das membranas. Além disso, a estabilidade do perovskita com escândio foi medido sob uma atmosfera de CO2, confirmando prometendo melhorias na estabilidade da membrana.
2019-08-10T13:12:30Z
Daniel Dornellas Athayde
A obra para canto e piano de Eunice Katunda: três momentos
O presente trabalho tem como principal objetivo, fornecer elementos para as interpretações de três canções de Eunice Katunda (1915-1990), através do estudo dos ambientes composicionais que contextualizam cada canção em diferentes momentos e aspectos da vida da compositora e da análise da relação texto-música. É por meio dos métodos de observação de Norma Goldstein e Jan LaRue, texto e música, respectivamente, que procuramos atingir a relação entre esses, propondo, também, sugestões interpretativas para cada canção analisada. As três canções escolhidas para constituírem esse estudo sobre a obra para canto e piano de Eunice Katunda, Prenúncio do Sol (1961), Moda da Solidão-Solitude (1967) e Incelença das Ave-Marias (1972), foram selecionadas por apresentarem diferentes características musicais, e se localizarem em momentos distintos na vida da compositora. Após o estudo aprofundado de cada canção, elas então se tornam representantes de todo o trabalho cancioneiro da compositora em questão, englobando referências musicais e pessoais. Com a observação focada na performance musical e nas canções de Eunice Katunda, essa dissertação também pretende trazer a figura da compositora aos meios de discussão e proporcionar sua reinserção nos meios musicais, através da disponibilidade das partituras que se encontram digitalizadas e revisadas no Anexo 2, e das gravações dessas e outras canções no cd que é parte integrante dessa pesquisa.
Lei de Segurança Nacional: uma leitura à luz da Constituição da República de 1988 e do Direito Internacional de Direitos Humanos
A presente pesquisa apresenta como objeto de análise a verificação da possibilidade de contextualização da Lei de Segurança Nacional (LSN), Lei nº 7.170, de 1983, ao atual ordenamento jurídico constitucional instaurado com a promulgação da Constituição da República de 1988. A lei objeto desta pesquisa foi editada em período ditatorial, no qual a ideologia da segurança nacional era utilizada como argumento para a manutenção da ordem em detrimento de direitos fundamentais. Referida lei, por refletir os valores autoritários de outrora, foi analisada em seu aspecto material e hermenêutico, tendo por base o Estado Democrático de Direito instaurado com a Constituição de 1988 e o Direito Internacional dos Direitos Humanos, o qual, desde as grandes guerras, fixou sua atuação na promoção e defesa da segurança humana. Diante de uma sociedade que tem como fundamentos constitucionais as ideias de cidadania, pluralismo político e dignidade da pessoa humana, torna-se questionável considerar como legítimos de per se dispositivos normativos que afetam diretamente direitos humanos, com a justificativa declarada de assegurar a segurança nacional, bem como a ordem política e social. Assim, a fim de testar a hipótese de não recepção de dispositivos da LSN pela Constituição de 1988, foram apresentados casos concretos envolvendo a sua aplicação; na sequência, foi feito um recorte histórico das leis de segurança nacional brasileiras; por fim, procedeu-se a um estudo acerca da doutrina de segurança nacional, como forma de explicitar a ideologia da segurança nacional. Foram examinadas normas básicas do Direito Internacional dos Direitos Humanos e sua busca pela efetivação da segurança humana. Com isso, tornou-se possível verificar a filtragem constitucional e eventual recepção da Lei de Segurança Nacional diante da atual Constituição da República. Elaborou-se, ao final, um estudo sobre o autoritarismo que insiste em se manter no cotidiano das instituições brasileiras, demonstrando, assim, a imprescindibilidade da implementação do eixo da justiça de transição consistente nas reformas institucionais para que seja extirpado todo o ranço autoritário deixado pela ideologia de segurança nacional durante a ditadura de 1964-1985.
2019-08-13T23:31:04Z
Fabiana Figueiredo Felicio dos Santos
Comportamento de conquista amorosa entre adolescentes
Esse trabalho tem por objetivo geral contribuir para o ensino de Ciências por investigação por meio de pesquisa sobre a conquista amorosa entre adolescentes. O objetivo específico é verificar que estratégias um grupo de adolescentes de ambos os gêneros utiliza na conquista do (a) parceiro (a). Para atingi-lo, foi realizada uma pesquisa constituída de fase bibliográfica e fase empírica. Constituíram fontes de pesquisa bibliográfica livros, artigos, leis e documentos sobre sexualidade, educação sexual e comportamento de corte. A fase empírica foi realizada com 94 estudantes do ensino médio, de ambos os sexos, entre 15 e 17 anos, por meio de questionários e grupo de discussão. Os dados coletados deram origem a gráficos, sendo analisados à luz do referencial teórico consultado. Os resultados apontam diferenças comportamentais entre garotas e garotos. Consideramos que esse trabalho abre novas perspectivasde pesquisas no ensino de ciências por investigação.
Mineralização de carbono e nitrogênio e recuperação de nutrientes em solos com distintas texturas adubados com lodo de esgoto
A regulamentação da disposição agrícola do lodo de esgoto é feita pela Resolução Conama 375/2006, estabelecendo que a recomendação da dose do resíduo seja realizada a partir da disponibilidade do nitrogênio mineral e sua fração orgânica mineralizável. O objetivo do estudo foi avaliar as taxas de mineralização e a recuperação dos nutrientes de lodo de esgoto seco e compostado em solos com texturas distintas. Realizaram-se dois estudos, um em campo e outro em casa de vegetação. O estudo em campo foi montado no delineamento em blocos casualizados (DBC), com quatro repetições, em parcela subdividida. As parcelas foram compostas pelo esquema fatorial 3 x 3. Os fatores consistiram em solos com texturas (argilosa, média e arenosa) e três tipos de manejo (aplicação de lodo de esgoto compostado (LC), lodo estabilizado a 350 ºC (LE) e sem a aplicação do lodo (SR). E as subparcelas foram compostas pelos tempos de coleta de 0, 5, 15, 35, 50, 80 e 120 dias. As unidades experimentais consistiram de covas com 20 cm de profundidade e 50 cm de diâmetro. Realizaram-se análises do teor de C orgânico (CO), N mineral, total e orgânico (NO), P, Ca, Mg e K. No estudo em laboratório, adotou-se delineamento inteiramente casualizado (DIC), com quatro repetições, em fatorial 3 x 3 x 6, adotando os mesmos fatores do estudo de campo. As unidades experimentais consistiram de recipientes plásticos com capacidade para 500 cm³, contendo 100 g de solo, hermeticamente fechados. Realizaram-se as análises de CO, N mineral e total, evolução do C-CO2, fracionamento das substâncias húmicas e análise de 15N e13C. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância (p<0,05). As médias obtidas para o fator qualitativo foram comparadas por meio do teste Tukey e, para o fator quantitativo, foram comparadas por meio do uso de modelos de regressão. As frações de mineralização do NO (FM) e de degradação do CO (FD) foram calculadas com base no modelo de cinética de primeira ordem ajustado. Em campo, as FM do NO foram influenciadas pelas texturas do solo, sendo observadas FM superiores a 50, 60 e 75% nos solos de texturas argilosa, média e arenosa, respectivamente, para ambos os lodos. A mineralização do LE é mais intensa, sendo observada pela maior liberação de N mineral e maior degradação do C. As FD do CO foram superiores a 75 e 45% nos solos com aplicação do LE e LC, respectivamente. A aplicação dos lodos aumentou os teores de P, Ca e Mg nos solos. A disponibilização de Ca e Mg ocorreu de forma constante ao longo do monitoramento, com menores teores nos solos de textura arenosa. A contribuição dos lodos, para o suprimento de K nos solos é insignificante. Maior disponibilização de P foi observada com adição do LC e nos solos de textura arenosa e média. Em laboratório, para ambos os lodos, a FM do NO foi superior a 40%, independente da textura do solo. Maior respiração acumulada foi observada, nos solos que receberam o LE, com evolução do C-CO2 superior a 230 mg kg-1 nos solos de textura argilosa e arenosa e de 196 mg kg-1 no solo de textura média. Já nos solos com adição do LC, a respiração foi inferior a 100 mg kg-1. As FD do CO, para os solos de textura argilosa, média e arenosa com adição do LC foram de 12,5; 5,4 e 13,3%, respectivamente, sendo inferiores aos solos que receberam o LE de 26, 31 e 17%, respectivamente. A fração humina (HU) foi responsável pela estocagem majoritária de C e N. Mais de 65, 68 e 50% do CO total dos solos de textura argilosa, média e arenosa se encontravam nessa fração. E mais de 60% do N total do solo, em todos os tratamentos, foram encontrados na HU. Pela análise isotópica do 15N e 13C, identificou-se que mais de 40% do N e do C proveniente do lodo ficam estocados nos solos aos 120 dias após a aplicação.
2019-08-10T18:56:07Z
Paula Wellen Barbosa Goncalves
Paisagem cultural da Serra da Piedade: Caeté/MG
Este trabalho investiga a idéia de Paisagem Cultural, marco teórico que abriga a interação entre cultura e meio ambiente, e como essa idéia é rebatida no Brasil pelos órgãos de preservação. A associação do patrimônio cultural com a natureza iniciou-se em 1956. Em 1962, na Conferência Geral da UNESCO, foram elaboradas recomendações para salvaguarda do valor estético das paisagens e dos sítios naturais ou criados pelo homem. A Convenção do Patrimônio Mundial em 1992 reconhece e protege paisagens culturais de valor universal excepcional e a Estratégia Global, em 1998, propõe a ligação dos critérios do patrimônio natural e cultural. A Convenção Européia da Paisagem, em 2000, adota o conceito de paisagem cultural como uma parte do território caracterizado pela ação dos fatores naturais e humanos e suas interrelações. (WINTER, 2007:53). Em agosto de 2007, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional elaborou a Carta da Paisagem Cultural e em setembro, a Carta das Paisagens Culturais e Geoparques. Mas, ao analisar o Decreto-Lei 25 de 1937, nota-se que este já previa o acautelamento dessas áreas. O presente trabalho analisa o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, Minas Gerais, Brazil, tombado como patrimônio cultural pelas três instâncias - municipal, estadual e federal e que recebeu a proposta de ampliação da área de tombamento federal, agregando valores de Paisagem Cultural.
Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento
No contexto da Umei Águas Claras , uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte, que participou de um convênio entre Itália e Brasil, o texto relata como foi vivida, por um grupo de crianças o planejamento em sala de aula. O processo de construção e análise dos dados da pesquisa baseou-se na abordagem da Pedagogia da Escuta. Verificou-se que as práticas de planejamento que assumiram a centralidade na criança foram mais eficientes. Argumentamos que o professor mesmo quando leva em consideração os desejos das crianças, induz os mesmos a cumprir um plano que satisfaça o professor. Assim, a investigação, ao ter como foco as observações do professor, o diálogo, o registro de desenhos e falas das crianças evidenciou a necessidade de uma nova abordagem do planejamento.
2019-08-14T18:00:24Z
Elba Pereira dos Santos
A vivência do outro em Edmund Husserl
A concepção do eu como livre-pensamento, própria da modernidade, revela uma relação entre o eu e o mundo, em que o eu é aquele que consegue se apropriar dos mistérios da realidade natural ou, ainda, que é capaz de interferir, alterar e gerar realidades sociais. Essa novaconfiguração da relação entre o eu e o outro nos apresenta, por um lado, um sujeito com o seu campo de ação esvaziado de sentido, por outro, a objetivação da vivência do outro na experiência da pessoa. Essa pesquisa tem como objetivo identificar como surge a vivência dooutro na experiência da pessoa através da fenomenologia de Edmund Husserl. Tomamos a vivência do outro como fenômeno a ser pesquisado nesse trabalho e identificamos reflexões que propõem novas formas para essa vivência, a partir da dimensão da intersubjetividade. Adentramos o campo da Psicologia Social e destacamos a vertente da Psicologia da Cultura e da Fenomenologia, como uma referência teórica central no estudo desta vivência. Realizamos uma pesquisa teórica de cunho fenomenológico, a partir das seguintes obras selecionadas intencionalmente: Meditações Cartesianas: introdução à fenomenologia e Idéias para umafenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura, nas quais evidenciamos a possibilidade de uma reflexão sistemática capaz de nos levar à experiência vivida. Ao longo de nossas análises, reconstruímos o modo como surge a vivência do outro, a partir das indicações encontradas nas obras de Husserl. Descrevemos o percurso da experiência do sujeito que realiza a vivência do outro, apontando elementos fundamentais para a compreensão do surgimento dessa vivência. Na dinâmica, entre o eu e o outro, identificamos que o aprofundamento da percepção de si mesmo coincide com o reconhecimento de uma abertura constante perante o outro e definimos quatro momentos em que essa vivência emerge, são estes: a experiência do mundo, uma pergunta sobre o mundo, o sentido do mundo e o valor do mundo. Adentramos o campo fenomenológico para problematizar as divergências teóricas presentes no tema da vivência do outro e identificamos a especificidade da análise husserliana em relação a alguns autores que compõem o campofenomenológico. Consideramos a relevância de conhecermos a posição de Husserl, baseada no método fenomenológico, não só pelo seu pioneirismo, mas para que possamos colher as intuições levadas adiante por tantos outros filósofos. Nesse campo encontramos aindaalgumas objeções à vivência do outro na fenomenologia de Husserl filosofia do mesmo, idealismo e solipsismo que contribuem para a construção de um diálogo, no qual problematizamos questões teóricas fundamentais à compreensão do tema do outro. Finalmente, explicitamos o encontro com a vivência do outro na experiência da pessoa, de forma a permanecermos continuamente abertos, elaborando constantemente os elementos que se apresentam nessa vivência. Concluímos nossa investigação reconhecendo que acompreensão do processo de dupla constituição entre alteridade e subjetividade contribui para as reflexões sobre possibilidades da vivência do outro no campo da subjetividade. Constatamos que no encontro entre o eu e o outro emerge um valor em comum, vivido no atode dar-nos conta da nossa existência enquanto uma existência partilhada. O interesse pela afirmação dessa experiência se renova em cada ato de liberdade, permitindo que aspiremos a uma vida segundo critérios éticos.
2019-08-13T20:13:24Z
Claudia Coscarelli Salum
Estudo da aplicabilidade da estratégia de grupo operativo de idosos em um Centro de Saúde de Belo Horizonte
O objetivo deste estudo foi avaliar a aplicabilidade da estratégia de grupo operativo junto a idosos de um Centro de Saúde de Belo Horizonte para obter um maior engajamento e integração no meio social pelo reforço das capacidades de auto-estima, auto-confiança e senso de governabilidade. Para tanto foi estruturado um grupo operativo para idosos com reuniões mensais. Avaliou-se a adesão, assiduidade e satisfação dos idosos em 7 grupos operativos realizados. Contou-se com um número médio de 23 participantes por grupo operativo e obteve-se uma assiduidade total de 76,6% dos participantes. Estas reuniões foram desenvolvidas com atividades lúdicas, musicais e culturais, buscando elevar a auto-estima do grupo, utilizando o espaço para integração dos participantes, divulgação de cuidados de saúde e conhecimentos úteis na prevenção e promoção de saúde. Os resultados foram considerados satisfatórios, observando que os objetivos foram alcançados. Por meio deste projeto foi possível concluir que existe espaço para a realização de grupos operativos com idosos utilizando estratégias lúdicas naquele Centro de Saúde de Belo Horizonte.
2019-08-14T18:21:48Z
Rosana Silva da Cunha Meireles
Análise da monitorização simultânea do ph gástrico e esofágico por 24 horas, como método diagnóstico do refluxo gastroesofágico ácido, em recém-nascidos sob alimentação láctea exclusiva
Introdução: O refluxo gastroesofágico (RGE) nos recém-nascidos (RNs), principalmente prematuros, é causa freqüente de manifestações clínicas digestivas e/ou respiratórias que por vezes expõem os pacientes ao risco de morte. A monitorização contínua do pH esofágico (MCpHE) por 24 horas, importante método para o seu diagnóstico, pode apresentar-se dentro da normalidade, nesses bebês, pois o exame identifica os episódios de refluxo ácido e o pH do conteúdo gástrico pode estar tamponado pela alimentação láctea freqüente. Objetivos: Estudar o pH gástrico e esofágico por 24 horas, em RNs com sinais clínicos sugestivos de RGE, verificar o possível efeito da alimentação láctea exclusiva sobre a acidez gástrica, interferindo na detecção de RGE ácido e correlacionar as manifestações clínicas apresentadas durante o exame com o pH esofágico e pH gástrico. Metodologia: Trinta e um recém-nascidos (17 masculinos e 14 femininos) com eventos clínicos mórbidos e/ou hipoxemia, relacionados ao horário das alimentações, foram submetidos à monitorização simultânea do pH esofágico e gástrico (MCpHEG) por 24 horas (Digitrapper Mark III, Synectics, dois canais, eletrodos de antimônio), com monitorização não invasiva da freqüência cardíaca, oximetria, pressão arterial e eletrocardiografia, através de monitor multiparamétrico (Dixtal DX 2010). Ao nascer apresentavam 31 (26 38) semanas, 1342,58 g (± 643,96) e 39 cm (± 4,49) e com 39,29 (± 19,87) dias de vida, 37 semanas (29 sem. e 3 dias 17 dias após 40 sem.), 1852,42 (± 737,1) g e 42,32 (± 4,54) cm, foram submetidos à MCpHEG, recebendo leite humano e fórmula láctea nas 24 horas. RNs com T%pHE < 4 alterado foram denominados GRUPO 1 e os com valores dentro da normalidade, de GRUPO 2. Os parâmetros da MCpHEG, dos dois grupos, foram analisados. Outra análise foi realizada entre os dados dos RNs com idade gestacional corrigida (IGc) < 37 semanas (GRUPO A) e = 37 semanas (GRUPO B). Resultados: Entre os 31 RNs, o pH gástrico médio foi 4,13 (± 1,07); o tempo percental do pH gástrico (T%pHG) inferior a quatro, 47,45% (± 19,88); o T%pHE < 4, 9,14 (± 6,96) e o T%pHG > 4 após as alimentações, 85,96 (± 19,4) minutos. Oito RNs formaram o GRUPO 1 e 23 RNs o GRUPO 2, com diferenças estatísticas significativas entre os valores médios do T%pHE < 4, T%pHG > 4 após as alimentações e pH gástrico máximo e médio. Vinte e três RNs foram alimentados exclusivamente por gavagem simples (GS), sendo quinze do GRUPO 2. RNs que apresentaram T%pHE < 4 alterado durante evento clínico mórbido, apresentaram associação com o diagnóstico de RGE ácido (p = 0,0002). RNs do GRUPO B apresentaram T%pHG > 4 pós-prandial superior aos RNs do GRUPO A (p = 0,024) e quanto menor a IGc, maior o T%pHE < 4 (p = 0,005), assim como quanto menor o T%pHG > 4 pós-prandial, maior o T%pHE < 4 (p = 0,008). Conclusão: A MCpHEG 24h pôde contribuir para o estudo da DRGE permitindo verificar a influência do pH gástrico sobre esta doença, em RN sob alimentação láctea exclusiva e identificou 25,81% dos RNs estudados, como portadores de RGE ácido. O diário do exame possibilitou correlacionar temporalmente os eventos clínicos mórbidos com T%pHE < 4 e quando este se encontrou alterado, houve associação com diagnóstico de RGE ácido. A presença da sonda orogástrica não favoreceu ao RGE no grupo estudado.
2019-08-13T20:14:24Z
Maria Marta Regal de Lima Tortori
Tomografia computadorizada helicoidal com contraste hídrico com carcinoma gástrico: estadiamento tumoral pré-operatório e aspecto tomográfico dos tipos histológicos de Laurén
As definições terapêuticas e prognósticas do carcinoma gástricodependem do seu diagnóstico, classificação histológica e estadiamentocorretos. A tomografia computadorizada do abdome tem sido o método mais realizado no estadiamento do carcinoma gástrico. Também tem sido empregada, em algumas situações, no seu diagnóstico e, ainda mais raramente, na definição do provável tipo histológico. Com o objetivo de avaliar os índices diagnósticos da tomografia computadorizada helicoidal com contraste hídrico, foram correlacionados achados tomográficos, peroperatórios e patológicos em 40 pacientes com carcinoma gástrico. Foram analisados: local do tumor, estadiamento tumoral, profundidade de infiltração tumoral da parede gástrica, acometimento metastático linfonodal e presença de metástases intra-abdominais. Além disso, estudou-se também a capacidade da tomografia computadorizada com contraste hídrico em predizer, ainda no préoperatório, o tipo histológico de Laurén, considerando os resultados anatomopatológicos como padrão-ouro. Em relação ao local do tumor, a tomografia helicoidal foi capaz de definir corretamente o(s) terço(s) e a(s) curvatura(s) /parede(s) acometido(s) em, respectivamente, 75% e 67,5% dos casos. A profundidade de invasão tumoral (estádio T) foi corretamente identificada pela tomografia em 86,6% dos casos, com sensibilidade de 84% e valor preditivo positivo de 81,2%. A concordância entre o estadiamento N tomográfico e o patológico foi de 86,1%, com especificidade de 91,2%. A acurácia da tomografia helicoidal na definição do estádio M foi superior a 87%, com sensibilidade de 94,3% e valor preditivo positivo de 91,7%. A mediana do realce de atenuação pós-contraste foi de 48H ± 6,9H para o carcinoma gástricotipo intestinal, de 84H ± 9, 1H para o do tipo difuso e de 87H ± 22,1H para os considerados não-classificáveis segundo a classificação de Laurén. Não se observou diferença estatisticamente significativa entre os tumores do tipo difuso e aqueles não-classificáveis. No entanto, houve diferença significativa (p<0,0001) entre o carcinoma gástrico do tipo intestinal e os tumores difuso e não- classificáveis. Com esse parâmetro, a tomografia computadorizada do abdome definiu corretamente o tipo histológico de Laurén em 100% dos 16carcinomas do tipo difuso e em 88,9% dos tumores do tipo intestinal. Asensibilidade no diagnóstico do tipo histológico foi de aproximadamente 95%, com especificidade, acurácia e valores preditivos superiores a 90%. A média da espessura da parede gástrica foi de 11,6 ± 8,8mm no carcinoma do tipo intestinal e de 22,7 ± 8,7mm no carcinoma do tipo difuso, com acurácia e sensibilidade de aproximadamente 75% na definição do tipo histológico. Conclui-se que a tomografia computadorizada helicoidal com contraste hídrico apresenta boa acurácia no estadiamento do carcinoma gástrico e ótima capacidade em predizer os tipos histológicos de Laurén, permitindo a diferenciação dos carcinomas do tipo intestinal daqueles do tipo difuso, masnão conseguindo diferenciar os carcinomas do tipo difuso dos nãoclassificáveis segundo Laurén.
2019-08-12T05:49:22Z
Ricardo Alexandre Fernandes Ferro
Relações de trabalho: os limites e possibilidades do gestor como incentivador da equipe docente
Este estudo objetiva analisar o conjunto de ações que devem ser tomadas pelo gestor em seu processo de atuação para incentivar a equipe docente quanto ao desempenho das suas funções. Assevera-se que o gestor é aquele que administra situações que interferem nos resultados e no trabalho da escola. Por conseguinte, o trabalho de gestão educacional representa um desafio, uma vez que além de realizar ações ligadas à parte burocrática e legal, também cabe ao gestor incentivar os professores e contribuir para o processo contínuo de formação. Nesta perspectiva, esta análise conceitua o que é liderança e a importância para as relações no trabalho. Apresenta discussões sobre a gestão escolar e a evolução das atividades desenvolvidas pelo gestor, entre elas, o ato de incentivar a equipe docente em prol de uma educação de qualidade. Nas discussões tecidas ao longo desta análise, procura-se, a partir da descrição de vivências escolares na Escola Municipal Professora Eliana Francisca de Freitas, do município de Nova Serrana/MG e do levantamento bibliográfico, debater sobre a integração que o gestor escolar deve possuir com os docentes e a comunidade escolar a fim de concretizar as metas contidas no Projeto Político Pedagógico.
2019-08-11T01:34:13Z
Maria Inês Jacinto Silva
Estratégia de intervenção sobre alimentação saudável para educadores de uma instituição infantil do Município de Catuji MG
A educação tem como objetivo permitir o desenvolvimento das capacidades das pessoas em fase de aprendizagem, como elemento de autorealização, e não apenas transmitir conhecimentos de um indivíduo para outro. Dessa forma, considerando-se que oshábitos e práticas de saúde são desenvolvidos precocemente na vida, as crianças devem ser incentivadas a desenvolver atitudes de saúde positivas (AZEVEDO, 2013). Nesse contexto, utilizar educação em saúde desde os primeiros anos de vida é uma forma para diminuir osgastos com doenças, visto que, através da prevenção, é possível promover uma boa saúde ainda na infância (CARMO et al., 2013).
2019-08-10T17:57:42Z
Michely Karoline Ferraz Souto OLIVEIRA, Vanessa Patrocínio de
Uso de modelos de regressão logística para avaliar a composição físico-química do leite bovino in natura
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022-06-14T16:53:58Z
Haendel Alexandre Lopes Torres Fernanda Santos Silva Raidan Anna Christina de Almeida Rodrigo Pereira Morão Isabella Luiza Nascimento Lopes Stephanie Pedrosa Oliveira
Estudos dos fatores associados com sindrome femoropatelar: revisão sistemática
A síndrome femoropatelar (SDFP) é uma das desordens dolorosas mais comuns que acometem o joelho, compreendendo cerca de 25% das lesões; sendo as condições dolorosas relacionadas à articulação femoropatelar as mais comuns. De início insidioso, é caracterizada por dor anterior ou retropatelar, durante atividades funcionais, na ausência de outras lesões musculoesqueléticas. A etiologia ainda é indefinida e multifatorial. OBJETIVO: foi realizar uma revisão sistemática dos estudos publicados nos últimos 15 anos, para investigar quais os fatores mais frequentemente associados à SDFP. METODOLOGIA: A busca foi realizada nas bases de dados Medline, Scielo e Lilacs, selecionando-se o período de 2000 a 2015. Foram utilizadas as seguintes palavras chaves: patellofemoral, patellofemoral pain, patellofemoral dysfunction, patellofemoral syndrome, patellofemoral pain syndrome, physiotherapy of patellofemoral pain syndrome, factors associated with patellofemoral pain syndrome. Essas palavras foram pesquisadas no idioma inglês, sem restrições quanto à data de publicação dos artigos. Durante a pesquisa foram selecionados os artigos que abordavam os fatores associados à síndrome femoropatelar (SDFP) RESULTADOS: Um total de 21347 artigos pesquisados, 165 foram potencialmente elegíveis e entre eles foi selecionado um total de 21 artigos. Foram utilizados os textos internacionais e nacionais e publicados sem uma determinada data específica, mas que abordavam síndrome femoropatelar (SDFP) CONCLUSÃO: A etiologia da síndrome de dor femoropatelar parece ser multifatorial e ainda não é totalmente conhecido, o que poderia explicar a variabilidade na distribuição percentual de dados encontrados nos diversos estudos.
A comparative study of machine translation for multilingual sentence-level sentiment analysis
A análise de sentimentos se tornou uma ferramenta chave em aplicações voltadas para mídias sociais, isto inclui a classificação da opinião dos usuários sobre produtos e serviços, o monitoramento político das mídias durante campanhas eleitorais e até mesmo a influência no mercado de ações. Existem diferentes ferramentas para análise de sentimentos que exploram variadas técnicas, normalmente elas dependem de dicionários léxicos ou aprendizado de máquina. Apesar do significante interesse neste tema e o grande esforço investido nesta área pela comunidade científica, quase todos os métodos existentes para análise de sentimentos foram direcionados para o contexto da língua inglesa. A maioria das estratégias para análise em diferentes línguas consiste na adaptação de um léxico já existente em inglês, sem apresentar validações ou comparações com linhas de base. Neste trabalho, realizamos uma abordagem diferente para resolver o problema de análise de sentimentos em diferentes línguas. Para isto, avaliamos dezesseis métodos voltados à análise de sentimentos em sentenças criadas para o inglês e os comparamos com três abordagens geradas para línguas específicas. A partir de quatorze conjuntos de dados em diferentes línguas, rotulados por humanos, realizamos uma extensa análise quantitativa das abordagens criadas para múltiplos idiomas. Nossos resultados sugerem que a simples tradução automática do texto de entrada da língua específica para o inglês e em seguida a utilização dos métodos estado da arte criados para o inglês pode ser melhor que os métodos existentes desenvolvidos para uma língua específica. Nós também classificamos os métodos de acordo com sua capacidade de predição e identificamos aqueles métodos que alcançam os melhores resultados utilizando a tradução automática entre as diferentes línguas. Como contribuição final para a comunidade acadêmica, compartilhamos os códigos, conjuntos de dados e o sistema iFeel 3.0, um arcabouço para análise de sentimentos em sentenças para múltiplas línguas. Esperamos que nossa metodologia se torne uma linha de base para o desenvolvimento de novos métodos de análise de sentimentos ao nível de sentenças em múltiplas línguas.
2019-08-12T00:31:32Z
Matheus Lima Diniz Araujo
Adolescentes vivendo com HIV/AIDS: impasses no tratamento
O trabalho discute os impasses no tratamento vividos pelos adolescentes com HIV/Aids, seus cuidadores e médicos assistentes. Os avanços científicos permitiram que a infecção pelo HIV estivesse elencada como doença crônica, fazendo com que fossem somados a todas as dificuldades decorrentes da vivência de uma doença infecciosa e estigmatizante, os percalços adicionais da cronicidade. Entre os desafios, figura-se a adesão ao tratamento, principalmente na adolescência, quando as características próprias dessa fase da vida contrapõem-se ao que é necessário para o adequado acompanhamento de saúde. Já se tem conhecimento sobre alguns fatores que interferem na adesão aos antirretrovirais na adolescência, mas a prática clínica continua marcada pelos impasses. O objetivo geral da pesquisa foi investigar esses impasses envolvidos no tratamento dos adolescentes que vivem com HIV/Aids e são atendidos em um centro de referência. Tal investigação se fez sob a perspectiva dos próprios adolescentes, seus responsáveis e profissionais de saúde. Optou-se pela pesquisa qualitativa, empregando-se entrevistas narrativas com os adolescentes, e semiestruturadas com seus cuidadores e médicos assistentes. Utilizou-se a análise de conteúdo temático. Os referenciais teóricos foram aqueles da clínica da saúde do adolescente, literatura atualizada da infecção pelo HIV/Aids, principalmente na adolescência, e a psicanálise. Foram entrevistados quatro médicos, quatro cuidadores e sete adolescentes com idades que variaram entre doze e dezoito anos. Os impasses apontados foram diferenciados para cada grupo de investigados e para cada adolescente, individualmente. Apesar das particularidades de cada grupo, o tema adolescência permeou todos eles, e a relação médico-paciente acenou como uma possibilidade. A construção do vínculo entre o adolescente e o profissional de saúde, aliada à parceria e apoio da família ao tratamento, proporciona o espaço necessário para que o adolescente se coloque como sujeito de sua saúde, e a adesão ao tratamento revele-se como uma possibilidade.
2019-08-11T07:38:48Z
Patricia Regina Guimaraes
Gestão de conhecimento, aprendizagem organizacional e inovação em empresas colombianas que adotam o teletrabalho
Outra Agência
2020-01-08T16:10:21Z
Beatriz Elena Hernandez Arias
Inclusão na impossibilidade da educação: uma proposta de intervenção psicanalítica
A Inclusão Educacional é tema enfatizado nas discussões sobre a educação atual, mesmo sendo há muito tempo idealizada na perspectiva da Educação para todos. Entretanto, percebe-se que, tanto na atualidade como em outros tempos, os propósitos e métodos que visavam a inclusão reverteram em processos excludentes e segregativos. As experiências escolares revelam que há sempre uma diferença a ser excluída; alguns alunos ficam à margem dos processos de aprendizagem e/ou convivência e não são incluídos na educação. Ao realizarmos uma leitura desta situação educacional, subsidiados pela Psicanálise, percebemos que a Inclusão Educacional carrega a marca do impossível da educação, descrita por Freud (1976[1925]) e por vários psicanalistas, como a insistência de resultados que não são plenamente satisfatórios que evidenciam que algo do propósito civilizatório falha, gerando mal-estar e demandando novas propostas. Essa tendência à exclusão, que não cessa de reaparecer na proposta de inclusão, pode ser considerada um dos nomes do impossível da educação na atualidade. É num momento em que a segregação não mais acontece em espaços físicos, mas se apresenta na própria diversidade escolar, que o impossível nela passa a se localizar e evidenciar manifestações sintomáticas. O princípio da diversidade fundamenta a proposta de inclusão, exigindo nova resposta da escola diante da diferença. A pesquisa parte de questionamentos sobre a possibilidade de uma escola sem exclusão e sobre qual diferença carregaria a marca da impossível da convivência com a diversidade, pois se observa que algumas diferenças apresentadas pelos alunos são aceitáveis, servindo como um laço entre a singularidade do aluno e o social da escola; e outras carregam essa marca, tornando-se um problema na escola. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a singularidade do sujeito como possibilidade ou impasse à inclusão, o que nos remeteu à concepção psicanalítica de sintoma. A investigação/intervenção recorreu à Psicanálise Aplicada através de três dispositivos metodológicos que visaram tratar o sintoma: Entrevista Clínica, Diagnóstico Clínico Pedagógico e Conversação. Nos resultados da pesquisa, observou-se, em Conversações com professores, que é na impossibilidade que se faz inclusão, de forma a se despojar de ideais e interrogar o funcionamento do que não vai bem, restituindo o lugar do impossível nas práticas educativas e a possibilidade de inventar propostas para lidar com esse impossível que sempre ressurge. Observou-se, nos estudos de caso, que as diferenças, marcadas pelo impossível da convivência, são as que se constituem como sintoma, na sua dimensão de desinserção social, sendo que a escola somente pode conceder um espaço para a diferença se ela não rechaçar o que é da ordem do sintoma, permitindo a construção do sintoma de inserção em que o laço social se efetiva quando se deposita nele algo do mais singular do sujeito. A conclusão propõe que a possível supressão da desinserção possa acontecer quando se oferecem meios de intervir sobre o sintoma do sujeito e o sintoma da escola. Tal intervenção pode extrapolar o efeito da clínica do caso a caso e repercutir sobre as instituições e suas políticas, o que se mostra uma proposta efetiva de intervenção no processo de Inclusão Educacional.
2019-08-12T10:01:59Z
Raquel Cabral de Mesquita