Repositório RCAAP

A estética no ensino de Artes Visuais para o ensino médio: um debate sobre o trabalho de Marcel Duchamp

Este trabalho buscou criar metodologias de ensino em artes visuais tendo como base a estética. O debate estético em sala de aula, no ensino médio tendo como base o trabalho de um artista específico, o francês Marcel Duchamp. Tendo como base a abordagemtriangular de Ana Mae Barbosa objetivando formas de ler a arte segundo aspectos de beleza, forma, cor, composição. Para isso foram estabelecidos conceitos como: metodologia, produção, materialidade, novos materiais, formas de apresentação e exposição contemporâneas tendo como referência Lúcia Gouvêa Pimentel, Luiz Moraes Coelho e Tatiana Cristina Gusmão. A metodologia foi entendida como um caminho onde os alunos através do trabalho de algum artista irão estabelecer noções de beleza eaplicabilidade artística. A subjetividade foi considerada, pois é um caminho paraformação estética do aluno. A oficina de resignificação de objetos em arte desta pesquisa foi realizada na Escola Estadual Zico Barbosa, através dela foi testada a metodologia, apresentada no Curso de Especialização em Artes Visuais, e efeitos individuais dos alunos a respeito da obra do trabalho do artista e de seu método. O produto e os resultados da oficina, foram analisados a partir da apresentação de cada participante de sua assimilação dos conceitos tratados em sala e das aproximações edistanciamentos entre os conceitos de metodologia de ensino de Arte

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2019-08-13T19:39:31Z

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Reginaldo de Faria Resende

Projetos para preservação e uso sustentável do patrimônio cultural e natural: uma experiência de ensino nas ruínas do complexo de exploração aurífera do Forte de Brumadinho, na Serra da Moeda, Minas Gerais, Brasil

Este artigo versa sobre uma experiência pioneira de ensino de graduação objetivando contribuir para a produção e reprodução de conhecimentos, competências e habilidades para a preservação e uso sustentável do patrimônio cultural e natural e, em especifico, para a elaboração de projetos de restauração, reabilitação e requalificação de bens do patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico, tomando-se em conta suas dimensões historiográficas, simbólicas, tecnológicas e ecológicas, as comunidades que os habitam ou utilizam, os fenômenos sociais e econômicos que lá tem lugar e, sobretudo, as relações entre essas dimensões, comunidades e fenômenos. A saber, a disciplina Projetos para Preservação e Uso Sustentável do Patrimônio Cultural e Natural ofertada aos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, na versão que adota como objeto de estudo e prática de projeto a extraordinária paisagem cultural que abriga as ruínas do complexo de exploração aurífera do Forte de Brumadinho, fundado pelos portugueses no final do século XVII ou início do século XVIII, na Serra da Moeda, no estado de Minas Gerais, Brasil.

Ano

2021-07-19T19:34:11Z

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Frederico de Paula Tofani

Desenvolvimento de uma cabeça sensora para veículos aéreos não-tripulados

Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANTs) têm sido foco de muitas pesquisas nos últimos anos, devido ao grande número de aplicações potenciais para robôs aéreos, nos campos civil e militar. Entretanto, os sistemas eletrônicos comercialmente disponíveis para essa classe de veículos em geral são caros, e a importação dos mesmos de outros países para o Brasil pode estar sujeita a severas restrições. Neste trabalho, apresenta-se o desenvolvimento de um sistema de instrumentação eletrônica embarcada, doravante denominado "Cabeça Sensora", objetivando alcançar características equivalentes as dos sistemas comerciais, mas como uma plataforma nacional de baixo custo e aberta, que possa ser facilmente reproduzida em outras instituições de ensino ou pesquisa. O sistema proposto é capaz de estimar ângulos de atitude e contêm diversos sensores, tais como sensores inerciais (acelerômetros e girômetros), magnetômetros, receptor GPS, sensores de pressão estática e dinâmica, necessários para aplicações de navegação inercial, guiagem e controle de veículos aéreos. São abordados os desenvolvimentos de hardware e de firmware, que incluem a implementação de um algoritmo de fusão sensorial para estimação de atitude. Quatro algoritmos de fusão sensorial foram avaliados em ambiente de simulação, e os respectivos resultados comparados para se determinar aquele que, com base no seu desempenho, foi posteriormente implementado na Cabeça Sensora. Finalmente, resultados experimentais obtidos com um protótipo da Cabeça Sensora são apresentados e analisados.

Ano

2019-08-13T09:32:42Z

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Rogerio Rodrigues Lima

ONGs e educação: significados atribuídos por jovens à participação em projetos educativos

Nesta pesquisa, buscou-se refletir sobre as dimensões educativas de organizações não governamentais (ONGs). Para tal, investigou-se a ONG Associação Imagem Comunitária (AIC), em Belo Horizonte, buscando compreender a metodologia de trabalho desenvolvida e os significados que os jovens atribuem à participação nos projetos desenvolvidos pela Associação Imagem Comunitária. No desenvolvimento da pesquisa, privilegiou-se a abordagem qualitativa, optando pelo estudo de caso, que incluiu diferentes métodos de coleta de dados: observação participante do cotidiano da ONG, acompanhamento da participação de oito jovens nas atividades da AIC em 2007, entrevistas individuais e análise de documentos. Dentre os resultados da investigação, evidenciou-se que a metodologia utilizada pela AIC contribui para que os jovens participantes dos seus projetos de comunicação comunitária estabeleçam novos circuitos de participação e atuação na cidade e amplia as esferas de sociabilidade entre eles. Ao mesmo tempo, influencia na escolha profissional desses jovens, bem como na elaboração dos seus projetos de futuro, apesar dos limites apresentados para a inserção deles no mercado de trabalho.

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2019-08-12T00:17:42Z

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Paulo Emilio de Castro Andrade

Efeitos terapêuticos e adversos do noni (Morinda Citrifolia L.) na saúde

Objetivo: Apresentar e discutir as evidências científicas sobre os efeitos terapêuticos e adversos do Noni na saúde. Métodos: Foram consultadas as bases científicas eletrônicas MedLine, PubMed, Lilacse Scielo,empregando-se os descritores e suas combinações: Noni, Morinda citrifoliaL., Plantas medicinais, Toxicidade, Ações farmacológicas. Revisões sistemáticas e estudos experimentais de relevância foram utilizados a fim de esclarecer as potenciais ações terapêuticas da planta e sua nocividade. Resultados: O Noni tem sido testado principalmente para fins antioxidantes, anticarcinogênico, antidiabético, anestésico, anti-inflamatório, analgésico, antimicrobiano e antidislipidêmico. Todavia, estudos bem delineados que comprovam a eficácia terapêutica dos seus compostos bioativos, e avaliam a sua toxidade são escassos e ainda controversos. A maior parte dos trabalhos encontrados foi realizada com técnicas in vitro ou em modelos animais, o que pode não refletir completamente sua ação em seres humanos. Conclusão: Apesar de a indústria farmacêutica desenvolver novos medicamentos a partir de compostos isolados do Noni, seu uso tradicional como planta medicinal deve ser investigado de forma mais aprofundada, uma vez que há relatos de efeitos adversos em humanos.

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2022-02-19T23:46:48Z

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Fernanda Cristina Esteves de Oliveira Leiriane Borges Pisa Silva Monise Viana Abranches Andreza Angélica Ferreira

Avaliação neurológica e neuropsicológica de crianças com mau desempenho escolar em escola pública e particular

Nesta dissertação, aborda-se um tema atual e de extrema importância: o mau desempenho escolar. A pesquisa avaliou 40 crianças de ambos os gêneros com mau desempenho escolar, na percepção do professor em escola pública e particular, entre 7 a 11 anos, em Caratinga - MG. Realizou-se um perfil da amostra por meio de anamnese dirigida, exame clínico-neurológico, exame neurológico tradicional e evolutivo, e bateria neuropsicológica. A bateria neuropsicológica constou de questionário semiestruturado para diagnóstico de TDA/H, Escala de Inteligência Wechsler para crianças 3ª edição (WISC-III), teste visomotor gestáltico de Bender, desenho da figura humana (DFH) e teste neuropsicológico Luria-Nebraska adaptado (TNLN-C). Com base nas características gerais da amostra, apurou-se predomínio do gênero masculino (80%) e encontrou-se a mediana de idade de 9,70 + 2,9. Entre as crianças avaliadas, 55% frequentavam escola particular e 45% escola pública, sendo que 47,5% preencheram os critérios para TDA/H. Na avaliação intelectual, a maioria das crianças apresentou potencial para aprendizagem escolar, sendo 5% diagnosticada com retardo mental. Na avaliação de domínios específicos de aprendizagem, 75% apresentaram defasagem em leitura, 85% em escrita e 87,5% nas operações matemáticas. A percepção do desempenho escolar pelos professores foi adequada. A pesquisa foi avaliada em dois enfoques: 1°) grupo de escola pública e particular; 2°) grupo TDA/H e não TDA/H. A comparação entre os grupos de escola, na escola pública foram encontrados resultados inferiores em toda a bateria neuropsicológica realizada. Houve diferenças estatísticas significativas na avaliação do WISC-III (quociente de inteligência total, verbal, de execução, compreensão verbal, organização perceptual e velocidade de processamento) e do TNLN-C (leitura, escrita). Na comparação entre grupo TDA/H e não TDA/H, o primeiro obteve resultados inferiores com diferença estatística significativa nos resultados do WISC-III no quociente de inteligência total e compreensão verbal.

Ano

2019-08-14T21:18:49Z

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Claudia Machado Siqueira

Avaliação dos serviços públicos de endodontia nos centros de especialidades odontológicas de Minas Gerais

Objetivo do estudo foi avaliar serviços de Endodontia na atenção secundária dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) de Minas Gerais (MG), em 2014. Dados de produtividade foram extraídos do TABWIN, segundo Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde dos CEO/MG. Variáveis de caracterização dos municípios (porte populacional, IDH, Índice de Gini), e dos serviços (cobertura PSF, tempo de credenciamento, tipo de CEO, produtividade) foram extraídas do IBGE e DATASUS. Avaliação dos gestores de saúde bucal dos municípios foi feita por um questionário. Análise descritiva e Correlação de Spearman foram realizadas a um nível significância de 5%. Distribuídos por 70 municípios, 76 CEO credenciados compuseram amostra, dos quais 65,8% eram tipo II. Tempo mediano de credenciamento foi 8 anos. A maioria das cidades apresentou porte populacional <50 mil habitantes (39,4%), IDH e Índice de Gini com 52,6% e 65,8%, respectivamente, acima da mediana e 93,4% das cidades com cobertura de PSF 50%. Endodontia de dentes unirradiculares apresentou maior mediana de produção, seguidos pelos trirradiculares e birradiculares, mas a maioria dos CEO não atingiu metas de produtividades estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) e 52,63% alcançaram metas em menos de 25% dos meses disponíveis para análise. Houve correlação positiva, respectivamente, entre total de procedimentos de endodontia e média mensal de produtividade e porte populacional (p = 0,006; p = 0,003) e tipo de CEO (p= 0,004; p = 0,001); além de porcentagem de meses com meta alcançada e porte populacional (p = 0,015) e número de meses com meta alcançada e número de meses disponíveis para análise de produção (p=0,011). Houve retorno de 94,29% dos questionários dos gestores, a maioria era dentista (89,4%) e estava há mais de 2 anos no cargo (53%). A maioria das cidades tinha apenas um CEO em funcionamento (92,4%) com 2 dentistas (30,3%). Em 87,9% das cidades, endodontia era realizada apenas no CEO. Assistência em endodontia a outros municípios foi observada em 69,7% dos CEO, sendo 59,1% municípios da mesma microrregião de saúde. Haviam protocolos de referenciamento da atenção primária para CEO em 87,9% da amostra e, destes, 37,9% tinham protocolo municipal próprio e 34,8% seguiam o do MS. A maioria dos CEO tinha lista de prioridades no atendimento (65,2%) e 84,8% tinham meta de produtividade a seguir, sendo que 60,6% destes seguiam metas do MS. Em 50% dos CEO, tempo de espera para início da endodontia foi 1-6 meses. A maioria dos CEO não tinha recursos tecnológicos (42%) para endodontia e, após conclusão desta, 50% dos pacientes eram contra referenciados à atenção primária. Houve uma correlação positiva entre o número de dentistas que realizaram tratamento endodôntico no CEO com o total de procedimentos endodônticos (p=0,0013) e porcentagem de meses com meta alcançada (p=0,029); e correlação negativa entre recursos tecnológicos disponíveis com total de procedimentos endodônticos (p=0,010) e porcentagem de meses com meta alcançada (p=0,012). A maioria dos serviços de Endodontia nos CEO avaliados não alcançaram as metas. Observou-se que gestores desconhecem diretrizes do MS, demandando que medidas de gestão e metas sejam reavaliadas.

Ano

2019-08-12T00:15:37Z

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Jose Leonardo Barbosa Melgaco da Costa

Instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los

Este Projeto de Intervenção tem como tema os instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los e tem como objetivo geral elaborar instrumentos que proporcionem a avaliação do trabalho da ETSUS-PI, os objetivos específicos identificar dimensões a serem avaliadas em relação às práticas da ETSUS-PI sob a visão: dos docentes da ETSUS-PI; dos discentes da ETSUS-PI; do corpo técnico administrativo da ETSUS-PI; da gestão dos serviços de saúde; e da comunidade diretamente relacionada às práticas profissionais dos egressos da ETSUS-PI. As questões norteadoras nas quais esta pesquisa baseou-se dizem respeito a: Como avaliar as ações desenvolvidas pela ETSUS-PI? Que instrumentos aplicar aos atores sociais envolvidos no processo de trabalho? Como manter uma padronização nos registros do processo avaliativo da ETSUS-PI? Esse estudo se justifica pela inexistência de instrumentos próprios que possibilitem a avaliação das atividades desenvolvidas na ETSUS-PI, assim como, pela carência de registros (padronização) das atividades avaliativas escolares e, a necessidade de avaliar as ações desenvolvidas pela ETSUS-PI, conforme a perspectiva dos atores sociais implicados no processo de trabalho, com o intuito de qualificar e potencializar o mesmo. Este trabalho será realizado mediante pesquisa bibliográfica, buscando-se informações sobre a avaliação e a participação efetiva da comunidade institucional. A conclusão mais incisiva é que o olhar avaliativo possibilita ampliar a consciência acerca das possibilidades e limites de atuação da escola, alem de permitir uma visualização da abrangência do trabalho e das competências que precisam ser desenvolvidas para responder as demandas sociais e educativas.

Ano

2019-08-09T22:55:23Z

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Lívia de Almeida Soares

Arte e informação: a importância da internet, sobretudo das redes sociais, no sistema de rede da arte contemporânea

Dentro do grande tema Arte e Informação, foi pesquisada a importância das novas tecnologias de informação, a internet e as redes sociais, como forma de interação entre os diversos agentes que atuam no sistema de arte, tendo como base o esquema tripartite proposto por Anne Cauquelin, produção, distribuição e consumo. A aproximaçãointerdisciplinar entre essas áreas do conhecimento permite vislumbrar a forma como a arte contemporânea e o artista contemporâneo, se inserem neste meio informacional. Vivemos na era da informação, portanto o indivíduo artista está inserido nesse mundo, e precisaconviver com as novas tecnologias da informação. Faz-se necessário um olhar mais atento sobre o comportamento da arte e do artista diante do mundo contemporâneo mergulhado na era da informação extrema, seja como forma de expor trabalhos de arte, propagar ideias ou mesmo como forma de criação artística. Foi surpreendente perceber como essas áreas tão distintas podem se relacionar de forma tão íntima, e como a Ciência da Informação contribui para formação cultural e construção do conhecimento, da sociedade contemporânea. Através de questionário aplicado a profissionais da área - artistas de diversasespecialidades, críticos, galeristas, etc.- foi possível estabelecer um contato mais próximo sobre o pensamento do próprio indivíduo acerca de sua interação com o mundo da informação, e os benefícios que se podem obter pelo uso da internet e das redes sociais.

Ano

2019-08-09T22:04:41Z

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Rubens Estevao Costa de Morais Querino

Prevalência de constipação intestinal, oferta de fibras alimentares e ingestão hídrica em idosos de uma instituição de longa permanência na cidade de Sete Lagoas, MG

Introdução: Com o crescimento da população idosa, aumenta-se a procura por Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). O envelhecimento é um processo inevitável, acompanhado por alterações fisiológicas, como a perda do tônus do trato gastrointestinal, levando à constipação intestinal. A constipação intestinal é uma condição frequente, sendo a queixa digestiva mais comum na população idosa e pode ser decorrente da baixa ingestão de fibras, líquidos, uso de medicamentos, cirurgias prévias e sedentarismo. Objetivo: Analisar a prevalência de constipação intestinal, oferta de fibras alimentares e ingestão hídrica em idosos de uma ILPI da cidade de Sete Lagoas, MG. Método: Trata-se de um estudo transversal, realizado com 62 idosos residentes em uma ILPI em Sete Lagoas. Todos os participantes responderam um questionário para avaliação do estilo de vida, condições clínicas, sociodemográficas e do Índice de Roma III. Resultados: Dentre os idosos, 36 (58%) eram do sexo feminino. A constipação foi presente em 22 (35,5%) idosos, com maior predominância entre as mulheres (83,4%). Os sintomas mais relatados foram sensação de evacuação incompleta e sensação de obstrução ou bloqueio anorretal. A ingestão hídrica foi inferior ao recomendado. A ingestão de fibras pelas mulheres estava adequada, mas entre os homens foi abaixo do recomendado. Conclusões: Os dados sugerem elevada prevalência de constipação entre idosos institucionalizados, especialmente entre mulheres, e baixa ingestão hídrica, sugerindo a necessidade de mais estudos com esse público e desenvolvimento de um instrumento para melhor acompanhamento dos idosos institucionalizados visando à maior qualidade de vida e saúde.

Ano

2022-02-18T01:08:21Z

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Maria de Fátima da Silva Fernanda de Fátima Belino Mônica Soares Tinoco Dornelas Lucilene Anastácio Rezende Lana Claudinez Dos Santos

Entre a coerção e a moralidade: por que as pessoas recolhem tributos?

Desde a Revolução Francesa, com a transferência das atividades econômicas para a iniciativa privada, os tributos representam a principal fonte de receitas dos Estados. Se, por um lado, a necessidade de recursos é intensificada com o aumento dos gastos sociais, por outro, sua arrecadação se mostra cada vez mais desafiadora. Com a financeirização da economia e a mobilização do capital, os Estados travam guerras fiscais pela captação de investimentos, e a evasão fiscal passa a representar uma verdadeira ameaça à subsistência dos governos. A eficiência da arrecadação tributária mostra-se como um dos principais desafios a serem encarados na contemporaneidade. Inevitável, portanto, analisar os motivos pelos quais as pessoas obedecem às leis, especialmente no âmbito tributário. Explorando a teoria desenvolvida por Frederick Schauer e a metodologia de isolamento do Direito, verifica-se que raramente as pessoas obedecem às leis simplesmente por estarem inseridas no ordenamento jurídico. Quando os ditames legais vão contra seus interesses e convicções pessoais, os indivíduos tendem a adotar um raciocínio prudencial, que leva em consideração as punições e as recompensas resultantes dos atos de obediência ou desobediência à lei. Neste cenário a coerção assume papel de destaque na ciência jurídica e no fornecimento de razões prudenciais para a ação. Com o auxílio da teoria dos jogos, buscou-se analisar a estrutura das relações de interação estratégica existentes entre os fiscos e seus pares e aquela existente entre o fisco e os contribuintes, especialmente no que concerne à influência da coerção na adoção de estratégias egoístas ou cooperativas. As pesquisas e os resultados analisados indicam que a sanção não é capaz de explicar, individualmente, o volume de arrecadação tributária atualmente observada nos países, uma vez que, sob uma perspectiva puramente econômica e racional, o pagamento de tributos raramente resulta nas melhores recompensas pessoais. Diante da complexidade do pensamento humano, verificou-se que as sanções, apesar de aspecto indispensável para modulação do comportamento, interagem com diversos outros fatores. No âmbito da lei tributária, este conjunto de razões é denominado de moralidade tributária, que é influenciada por diversos elementos, especialmente as normas sociais, a equidade e a relação existente entre os jogadores, especialmente o Fisco e o contribuinte. Em todos eles é possível observar forte influência da reciprocidade existente entre os envolvidos. O respeito existente entre os Estados e os contribuintes, o modo como estas relações são desenvolvidas e a maneira como as sanções são aplicadas influenciam diretamente no cumprimento voluntário das obrigações tributárias. A análise e correta compreensão destes elementos pode auxiliar na construção de um sistema tributário mais justo, eficiente e durador.

Ano

2019-08-13T08:14:52Z

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Guilherme Andrade Carvalho

Fundamentos pedagógicos para o uso de simulações e laboratórios virtuais no ensino de ciências

Como podemos interpretar possíveis contribuições dos aplicativos de computador que contêm animações, simulações e laboratórios virtuais a partir de uma perspectiva sócio-histórica do ensino e da aprendizagem? Como identificar as potencialidades e as limitações desses aplicativos? Com quais demandas os estudantes são confrontados durante o trabalho de interpretação de representações complexas por meio das quais fenômenos e modelos das ciências são apresentados nesses aplicativos? Quais critérios podem ser usados para distinguir animações, simulações e laboratórios virtuais? Como podemos usar aplicativos que contêm simulações e laboratórios virtuais em uma perspectiva de ensino por investigação e por que vale a pena seguir essa orientação? Essas questões são apresentadas e discutidas ao longo das várias seções que compõem este artigo e nas quais nós apresentamos e utilizamos um conjunto de referenciais teóricos cujo valor para o enfrentamento das questões nós procuramos sustentar. Como estratégia argumentativa, recorremos à análise de alguns aplicativos disponíveis em sites bastante conhecidos por professores e por pesquisadores que se dedicam ao ensino e à aprendizagem das ciências.

Ano

2022-03-18T17:21:05Z

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Helder de Figueiredo e Paula

Leucoplasias bucais: estudo comparativo entre o grau histológico de displasia, imunoexpressão de hMLH1 e p53 e análise quantitativa de AgNOR

hMLH1 é uma proteína do sistema de reparo de erros de pareamentos (MMR) em humanos, responsável pela manutenção da estabilidade genômica durante duplicações celulares repetidas. Relação entre a expressão alterada desta proteína e a ocorrência de instabilidade demicrossatélite foi observada em leucoplasias e carcinomas de células escamosas de boca, indicando um possível papel desta proteína na carcinogênese bucal. Além disso, essas alterações parecem estar relacionadas com o grau histológico de severidade destas lesões. Étambém sugerida uma interação entre o sistema MMR e a p53, uma proteína supressora tumoral que está frequentemente alterada em cânceres humanos. A técnica de AgNOR é utilizada para avaliar o índice de proliferação celular. A fim de contribuir para melhor compreensão dos eventos precoces da carcinogênese bucal, objetivou-se avaliar e comparar a imunoexpressão de hMLH1 e p53 e o número de AgNOR em leucoplasias bucais com diferentes graus de displasia epitelial.Foram incluídas 62 amostras de leucoplasia, sendo 17 sem displasia, 19 com displasia discreta, 16 com displasia moderada e 10 com displasia severa, considerando-se os índices totais, bem como os valores obtidos em camadas distintas do epitélio. Para as proteínas hMLH1 e p53, os resultados foram expressos em porcentagem de células imunopositivas e, para a técnica de AgNOR, considerou-se o número médio de pontos marcados, sendo os dados submetidos àanálise estatística. Observou-se uma diminuição nos índices de hMLH1 e aumento nos índices de p53 e AgNOR à medida que o grau de displasia se tornava mais severo, a despeito da presença ou não de significância estatística. Considerando os diversos graus de displasia, os índices de hMLH1 na camada suprabasal e os índices totais mostraram significância estatística em todas as comparações, exceto entre leucoplasia com displasia moderada e severa. Pôde-seobservar, ainda, uma correlação inversa entre as marcações de hMLH1 e de ambos, p53 e AgNOR e uma correlação direta entre p53 e AgNOR. Nossos resultados sugerem que, durante o desenvolvimento progressivo de um fenótipo mais displásico da leucoplasia, os ceratinócitos parecem apresentar uma diminuição na capacidade de reparo de DNA e de supressão tumoral, sugerindo que esses fenômenos sejam alterações precoces no processo de carcinogênese,podendo essas vias estarem interrelacionadas, assim como ao aumento da proliferação celular.

Ano

2019-08-14T17:28:04Z

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Patrícia Carlos Caldeira

Control strategies of a tilt-rotor UAV for load transportation

Nessa dissertação são apresentadas estratégias de controle para solucionar o problema de transporte de carga suspensa ao longo de uma trajetória desejada por um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) na configuração Tilt-rotor. Para o presente estudo, é importante que a aeronave seja capaz de manter tanto a si mesma quanto a carga transportada estável mesmo na presença de perturbações externas, incertezas paramétricas e erros de medição. Em geral, é importante que se tenha um modelo dinâmico preciso do sistema para que se possa projetar estratégias de controle avançadas para o mesmo. Dessa forma, um modelo dinâmico para o VANT Tilt-rotor com carga suspensa é rigorosamente derivado usando a formulação de Euler-Lagrange. Com o modelo obtido, é possível então projetar leis de controle que satisfaçam as especificações desejadas. Para tanto, leis de controle lineares e não lineares são projetadas. Para projetar leis de controle lineares, lineariza-se o sistema em torno do seu ponto de operação. Com o sistema linearizado, duas leis de controle são projetadas: uma por D-estabilidade e outra que leva em consideração D-estabilidade e a norma H simultaneamente. Já para o projeto do sistema de controle não linear, uma estratégia em cascata é proposta. Cada nível do sistema em cascata executa uma lei de controle através do método de linearização por realimentação de saída, sendo considerados três níveis. Cada um desses níveis controla um grupo diferente de variáveis do sistema até que a aeronave esteja estável por completo. Para essa estratégia, dois controladores para seguimento de trajetória são especificados. O primeiro controlador considera a carga apenas como uma perturbação e não atua para impedi-la de balançar, preocupando-se apenas com o seguimento de trajetória. O segundo controlador, por sua vez, busca encontrar um compromisso entre seguir a trajetória e reduzir o balanço da carga. Por fim, como prova de conceito, a estratégia não linear é modificada de forma a fazer com que a aeronave estabilize um pêndulo invertido. Para os projetos de controle descritos, considera-se que todas as medições físicas da aeronave são precisamente conhecidas em todos instantes de tempo. Entretanto, ´r sabido que toda medição física é sujeita a erros e imprecisões e nem sempre é possível obter alta frequência de amostragem ao medir alguma variável de processo. Portanto, parte desse trabalho é destinada ao estudo de incertezas em medições de posição da aeronave em uma situação na qual o controlador possua frequência de amostragem superior à frequência de amostragem do GPS. Diante desse problema, deve-se estimar a posição da aeronave enquanto não se tem novas medições levando em consideração que existem entradas de perturbação no sistema. Esse problema é solucionado usando o Filtro de Kalman com Entradas Desconhecidas.

Ano

2019-08-10T05:24:18Z

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Marcelino Mendes de Almeida Neto

Abordagem no planejamento familiar no contexto da migração sazonal do Programa de Saúde da Família de Serra Nova do município de Rio Pardo de Minas

Esse trabalho aborda a questão do planejamento familiar, no território da população adscrita à Equipe de Saúde da Família de Serra Nova (Rio Pardo de Minas MG), onde uma das características é a migração rural sazonal dos maridos e companheiros, motivada pela busca de empregos. A interrupção dos métodos anticoncepcionais leva, no retorno dos parceiros, a muitas gravidezes não planejadas. Este trabalho teve como objetivo elaborar um projeto de intervenção para aumentar a adesão e a continuidade manutenção das famílias ao planejamento familiar, para a população de Serra Nova do município de Rio Pardo de Minas. Para tato foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema. No desenvolvimento do trabalho foram trabalhados os nós crítico. Entre vários problemas de saúde local, esse tema baixa adesão das famílias ao programa de planejamento familiar e a continuidade da participação foi considerado problema prioritário e, para ele, foi proposto um plano de intervenção que busca responder aos nós críticos identificados e priorizados, como: (1) Falta de processo de educação permanente para a equipe de Saúde da Família, incluindo na temática das reuniões informações sobre o planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis, etc. (2) Baixa adesão masculina ao programa, com pouco entendimento sobre os métodos e a importância da não interrupção do planejamento e (3) Necessidade de organizar e adequar o programa de atenção à mulher, incluindo o planejamento familiar, à realidade da população. Para cada um dos nós críticos foi definido um projeto e detalhados os resultados esperados, os produtos esperados, as ações estratégicas, o responsável, os recursos necessários, o prazo, o acompanhamento e a viabilidade. Conclui-se que o casal é quem define quantos filhos deseja ter, mas o serviço de saúde de provê-los de informações e insumos necessários para a realização do planejamento familiar.

Ano

2019-08-14T05:57:57Z

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Jonisleni de Jesus Ribeiro

Podcastes no Museu do cotidiano: um estudo sobre conteúdos sonoros e diálogos abertos

Nesta dissertação, uma professora de Filosofia busca compartilhar a experiência de curadoria de conhecimentos vivida por ela durante uma pesquisa no Mestrado Profissional Educação e Docência (PROMESTRE/FaE/UFMG), na linha de Educação em Museus. A oportunidade ora referida culminou na produção de (6) seis episódios da “trilha sonora” inicial do Podcast DecolAtiva para o Museu do Cotidiano (mUc), em Belo Horizonte, Minas Gerais. Para tanto, campos como Filosofia, Educação, Comunicação, Literatura e Museologia “conversam” entre si sobre meios, linguagens e formas de conhecer as experiências curatoriais realizadas por filósofos(as), educadores(as), jornalistas, poetas e museólogos(as), dentre outros(as). Sistematizações/métodos pedagógicos e filosóficos, por exemplo, recebem assim uma abordagem de fenômenos cuja compreensão se relaciona com o funcionamento da sociedade onde se manifestam. Por isso, propõe-se aqui um diálogo com diferentes pensadores(as) dentre os(as) vários(as) voltados(as) para os papéis de cada sujeito em sua atitude perante as informações e a construção, a socialização de conhecimentos. A Epistemologia Qualitativa, enquanto referencial metodológico e epistemológico, favoreceu a captação dos áudios durante o acompanhamento de visitas ao mUc por contribuir para que a imersão viabilizasse o traçado da fundamentação teórica a partir da análise do cenário expositivo. Ideias e conceitos identificados com o espaço e a mediação narrativa oferecida por Antônio “Objeteiro” foram determinantes para a edição das gravações. Dessa maneira, os conteúdos sonoros se apresentam em consonância com elementos do Movimento de pesquisa (auto)biográfica, da Educomunicação, e com a representatividade das figuras do “Narrador”, de W. Benjamin e do “Sujeito de experiências”, de Larrosa. A intersubjetividade característica das ações dialógicas e comunicativas presentes nos pensamentos de Paulo Freire e Habermas aparece como outra referência importante para os resultados obtidos. Enquanto formato digital, o Podcast demanda uma continuidade e estimula o aprimoramento do mUc também em espaços virtuais, onde sujeitos do século XXI ampliam seus horizontes de convívio, narram, registram e compartilham o que experimentam em seu dia a dia. Por isso, para editar as histórias gravadas, a colaboração das falas de visitantes e a linguagem poética estiveram na reflexão de hipóteses sucessivas, em meio à identificação e à organização dos indicadores (um conjunto de típicas expressões linguísticas e traços de surpresa e alegria, emoções predominantes nas visitas ao mUc) em categorias intituladas Cultivo da Infância, Paradas Obrigatórias e Tragicomédias da singularidade. Por circunstâncias diversas, quando integradas, subjetividades, linguagens e mídias envolvem múltiplas características, recursos e funções possíveis aos sujeitos. Na conjuntura de convivência das diversidades, as vozes registradas no decorrer dessa realização colaboram para concepções que encontrem e que reverberem os diálogos abertos no e pelo mUc. O convite para iniciativas cotidianas rumo ao desenvolvimento autônomo e constante de formas livres, individuais e coletivas de se produzir e reproduzir conteúdos em toda a nossa sociedade: criar produtos e vislumbrar ações educativas no contexto estudado apresentou-se, portanto, também como uma iniciativa em prol de fomentar o desenvolvimento do ensino/divulgação da Filosofia em ambientes de educação não formal como cafés, museus, centros culturais, praças, parques e equipamentos públicos, mídias/plataformas digitais, etc.

Ano

2019-10-17T16:14:16Z

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Marcela de Queiroz Teófilo

Habilidades investigativas no ensino fundamentado em modelagem

A promoção de um ensino pautado no desenvolvimento de habilidades mais gerais associadas ao pensamento científico, enfatizando o processo de construção desse conhecimento acima mas não independente do conhecimento de conteúdos específicos, tem assumido lugar de destaque no palco das discussões sobre o ensino de Ciências nas últimas décadas. Nessa perspectiva, atividades de ensino envolvendo modelagem apresentam grande potencial para favorecer o desenvolvimento desses conhecimentos, uma vez que esta consiste em um dos principais processos de construção da própria Ciência. As atividades de modelagem, conforme abordadas no presente trabalho, são atividades investigativas que exigem a construção ativa do conhecimento por meio da elaboração de respostas que neste caso consistem em modelos para determinados problemas. Ao participar das mesmas, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos de conteúdo à medida que desenvolvem habilidades cognitivas, procedimentais e metacognitivas associadas ao pensamento científico. Todavia, há grande carência de estudos que identificam quais habilidades são empregadas pelos estudantes nesse processo, em que momentos do processo elas são necessárias e como os estudantes aprendem sobre o próprio processo de modelagem ao longo dessas atividades. O presente trabalho se propôs a identificar quais habilidades são empregadas e desenvolvidas por estudantes do ensino médio ao longo de atividades modelagem em química e como tais atividades contribuem para o conhecimento desses estudantes sobre a própria modelagem e seu papel na Ciência. Para isso, foram analisados os dados de uma turma de 26 estudantes do ensino médio (15-17 anos) coletados durante a utilização de três estratégias de ensino baseadas em atividades de modelagem. Os dados foram coletados por meio de registro em vídeo, atividades escritas, notas de campo e entrevistas individuais com uma amostra da turma. Neste trabalho foi construído um instrumento de análise específico, com categorias correspondentes à avaliação de como cada habilidade poderia ser manifestada. A análise do processo vivido pelos estudantes permitiu identificar as principais habilidades empregadas por eles ao longo dos processos de modelagem, bem como a recorrência dessas, associadas às etapas do processo de construção. Em relação à aprendizagem sobre modelagem, foram identificados elementos que os estudantes empregaram durante todo o processo, bem como a percepção deles sobre tais elementos. Os resultados desse trabalho permitiram concluir que a participação nas atividades de modelagem contribuiu para o desenvolvimento de determinadas habilidades científicas, assim como para a visão da natureza da Ciência dos estudantes.

Ano

2019-08-12T06:13:00Z

Creators

Poliana Flavia Maia Ferreira

Estudo fitoquímico de aristolochia esperanzae kuntze (Aristolochiaceae)

Muitas das doenças reumáticas ocorridas na região de Minas Gerais envolvem o uso de Aristolochia esperanzae no seu tratamento. A literatura cita estudos fitoquímicos de folhas e raízes de Aristolochia esperanzae e este trabalho descreve o isolamento cromatográfico dos constituintes químicos do cerne e das cascas do cerne desta planta. O extrato etanólico das cascas do cerne apresentou hidrocarbonetos alifáticos, uma lignana, ácidos aristolóchicos e aristololactamas. O extrato etanólico do cerne apresentou uma cubebina, ácidos aristolóchicos e sitosterol-3-O-?-D-glucopiranosídeo. A análise estrutural destes compostos envolveu principalmente técnicas de ressonância magnética nuclear de hidrogênio e carbono-13, HSQC, HMBC, NOESY e COSY. Os compostos asarinin, ácido populifólico, ácido 2 oxo-populifólico, aristololactamas AIa e AII e sitosterol-3-O-?-D-glucopiranosídeo foram pela primeira vez citados nesta espécie. O extrato etanólico das cascas do cerne e as frações asarinin e ?-cubebina foram ativas frente a Bacillus cereus.

Ano

2019-08-14T02:23:40Z

Creators

Alison Geraldo Pacheco

Casualidade de lesão hepática induzida por medicamentos na coinfecção tuberculose/HIV

A tuberculose continua sendo a doença infecciosa que mais mata no mundo. Em Pessoas que Vivem com HIV é a doença oportunista mais comum, sendo a principal causa de hospitalização e morte. A Lesão Hepática Induzida por Medicamentos é uma doença comum do fígado que vem manifestar-se, geralmente, entre um e 90 dias após a administração do medicamento em doses usuais. Os fármacos de primeira linha para o tratamento da tuberculose são conhecidos por serem potenciais causadores de Lesão Hepática Induzida por Medicamentos. A aplicação de instrumentos validados à pacientes coinfectados, com o objetivo de identificar lesão hepática, pode ser uma forma de potencializar o manejo terapêutico desses pacientes. O objetivo do estudo foi avaliar a causalidade de LHIM no tratamento da tuberculose em Lesão Hepática Induzida por Medicamentos por meio dos instrumentos de Naranjo e RUCAM, em um centro de referência no Sudeste do Brasil para doenças infectocontagiosas. Foi realizado um estudo de coorte retrospectiva. Os dados foram coletados em prontuários e laudos laboratoriais de pacientes notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, para TB e com o Vírus da Imunodeficiência Humana no período de abril de 2015 a dezembro de 2018. Foram considerados prontuários e laudos laboratoriais com potencial de avaliação de Lesão Hepática Induzida por Medicamentos, aqueles que apresentaram dosagens de Alanina Aminotransferase e Fosfatase Alcalina acima do limite normal superior após a introdução do tratamento para tuberculose, sendo aplicados os algoritmos de Naranjo e RUCAM para determinação de causalidade. Foram incluídos 160 pacientes entre os quais 76% (121/160) eram do sexo masculino. A idade variou entre 19 a 69 anos, com mediana igual a 41 anos. Foram observados 28 eventos de Lesão Hepática Induzida por Medicamentos durante o tratamento da tuberculose, sendo que 92,9% (26/28) aconteceram nas três primeiras semanas do início da terapia antituberculose. A classificação de lesão hepática colestática foi a mais observada na população estudada (57,1%). A determinação causal provável foi a mais observada pelos algoritmos de Naranjo (39,3%) e RUCAM (42,9%). Das LHIM 39,3% foram associadas ao uso do esquema básico de tratamento para tuberculose (Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol) seguido do fluconazol (14,3%) e a dose fixa combinada de tenofovir, lamivudina e efavirenz (10,7%). O uso dos algoritmos de Naranjo e RUCAM demonstrou a causalidade as Lesões Hepáticas Induzidas por Medicamentos, o que pode vir a ser um grande auxiliar na definição de medicamentos associados as lesões, contribuindo assim no processo de manejo das mesmas e colaborando no processo de notificação sanitária.

Ano

2020-07-14T03:19:21Z

Creators

Sarah Beatriz Silva

Avaliação da imunidade antitetânica em idosos de asilos e grupos de convivência de Belo Horizonte: nível de proteção atual e análise da soroconversão da vacina dupla tipo adulto

O objetivo geral deste estudo foi avaliar a prevalência de proteção e da soro-conversão da vacina dupla tipo adulto (dT) contra o tétano em idosos de asilos e grupos de convivência de Belo Horizonte. Avaliou, também, a fidedignidade da história vacinal, a taxa de soroconversão, os fatores associados a níveis séricos protetores de anticorpos antitetânicos e o número de doses da vacina capaz de promover a proteção de idosos de asilos e de grupos de convivência de Belo Horizonte. Este estudo iniciou-se em 1999, após aprovaçãono Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG. Realizou-se um plano amostral para garantir a representatividade dos idosos, categorizados em dois grupos distintos: instituições de longapermanência (172) e grupos de convivência (227), totalizando 399 idosos. O esquemavacinal utilizado consistiu em três doses de dT, com intervalos de 37 a 77 dias entre a primeira e a segunda doses e intervalos de seis a 15 meses entre a segunda e terceira doses. Os anticorpos antitoxina foram determinados pelo ToBI test e títulos de anticorpos antitétano 0,1 IU/mL foram considerados não-protetores. O período de seguimento foi de 24 meses. O modelo de regressão logística foi utilizado para avaliar a associação entre a soroconversão e as demais variáveis consideradas (sexo, idade, escolaridade, grupo, desnutrição, história vacinal, grau de fragilidade e letalidade). A estimativa dos percentuais de soroconversão para cada dose e a escolha do número de doses foram possíveis mediante a aplicação do método de tabela de vida. Consideram-se como significante os resultados com valor-p 0,05. A presença de proteção contra o tétano foi observada em 114 (28,6%), dentre os 399 idosos. A probabilidade dos idosos não estarem protegidos contra o tétano no início do estudo foi de 71,4% (I.C. 68,3% a 82,8%). A análise de regressão logística mostrou associação significativa entre ausência de proteção e institucionalização. Cerca de81,4% dos idosos institucionalizados não apresentavam proteçãoquando comparados com 68,9% dos idosos de grupos de convivência (p=0,001). Todos os idosos com história vacinal recente apresentavam títulos protetores de anticorpos contra o tétano. A taxa desoroconversão para os idosos institucionalizados após a primeira, segunda e terceira doses da dT foi, respectivamente, de 57,85% (I.C. 49 a 67%), 85,25% (I.C. 78 a 92%) e 98,23% (I.C. 95 a 100%). Para os idosos de grupos de convivência, a taxa de soroconversão, após aprimeira, segunda e terceira doses da dT foi, respectivamente, de 72,22% (I.C. 64 a 80%), 87,55% (I.C. 81 a 94%) e 98,38% (I.C. 96 a 100%). Não houve associação entre as variáveis avaliadas e a taxa de soroconversão. Os idosos de asilos e de grupos de convivência de Belo Horizonte representam importante grupo de risco para a infecção pelobacilo tetânico. Não há indícios de que a proteção contra o tétano e a taxa de soroconversão estejam relacionadas às variáveis consideradas, exceto para os idosos institucionalizados, cujo risco da ausência de proteção foi significativamente maior. O estudo confirmou a eficácia da vacina dupla tipo adulto produzida pelo Instituto Butantan em idosos independentes e em idosos frágeis (dependentes e/ou maiores de 80 anos) e mostrou que três doses da dT são suficientes para se adquirir proteção sorológica segura contra o tétano. A maior susceptibilidade dos idosos ao tétano e a eficácia do esquema vacinal são argumentações irrefutáveis que devem garantir a continuidade da vacinação contra o tétano no Programa Nacional de Imunização de Idosos no Brasil.

Ano

2019-08-11T23:22:47Z

Creators

Edgar Nunes de Moraes