Repositório RCAAP
Risco cambial e estrutura a termo da taxa de juros: um estudo com vetores autorregressivos para o Brasil 2002-2014
O objetivo principal do trabalho foi avaliar o risco cambial presente na estrutura a termo da taxa de juros brasileira por modelos VAR, entre 2002 e 2014, buscando identificar variáveis observáveis, macroeconômicas e não observáveis, de forma a justificar esse prêmio de risco e suas variações na curva de juros. O risco cambial para o caso brasileiro é extraído do Forward Premium, que foi calculado pelas diferenças das curvas DI futuras de 1 dia e do FRA de Cupom Cambial. Dessa diferença são extraídas as expectativas inflacionárias entre as moedas, restando o prêmio cambial por vértice, dado como o excesso de retorno a ser modelado. Apresentam-se duas proposições principais. No primeiro modelo utilizam-se variáveis macroeconômicas como inflação e produto, somadas a fatores de incerteza como o risco país e variáveis latentes. Em uma proposição restrita à arbitragem, apresenta-se um modelo VAR Gaussiano em espaço de estados para a geração das variáveis não observáveis, somadas à aplicação dos coeficientes macroeconômicos. Assim, é gerada uma estrutura para a compreensão do risco cambial em distintos vértices, conforme aplicado por Ang e Piazzesi (2003) na modelagem da estrutura a termo da taxa de juros. Compreende-se, ainda, o risco cambial como o prêmio excedente à desvalorização esperada, formando o excesso de retorno da curva de juros. No segundo modelo avalia-se o risco cambial baseado na mensuração do Forward Premium Puzzle (fpp) ocorrido e em variáveis latentes. Vinculam-se, ainda informações de curto prazo afetando a formação do longo prazo. Conclui-se que as estruturas de curto e longo prazo podem ser fundidas em métodos com vistas a ampliar as possibilidades de utilização dessas estimativas. Identifica-se, também, a importância da memória recente para a formação do risco cambial. Adiciona-se o argumento desses modelos se fundamentarem na hipótese de expectativas racionais da estrutura a termo da taxa de juros. Por último, evidencia-se que técnicas voltadas ao estudo e modelagem da estrutura a termo da taxa de juros são aplicáveis na formação dos prêmios cambiais e que estes possuem comportamento a termo por vencimento relacionado.
2019-08-12T12:11:20Z
Alexandre Moreira Galvao
Informação, História e memória: a constituição social da informação em relatos orais
Este estudo tem como objetivo identificar, caracterizar e analisar os processos de construção social da informação e do conhecimento em relatos orais, sob o olhar da Metodologia de História Oral e da Ciência da Informação,tendo em vista a potencializar as informações contidas nos acervos dos Programas de História Oral representados no estudo por dois objetos de pesquisa: o Centro de Documentação e Pesquisa CPDOC da FundaçãoGetúlio Vargas Rio de Janeiro e o Programa de História Oral Centro de Estudos Mineiros/ Fafich/ UFMG. São também objetivos específicos: identificar a perspectiva de informação e conhecimento que orientam a formação dosacervos dos Programas analisados e compreender a função da oralidade no processo de constituição social da informação e do conhecimento. Para cumprir tais proposições, além de ampla pesquisa bibliográfica, foramrealizadas entrevistas com os pesquisadores, fundadores do Programa de História Oral Centro de Estudos Mineiros/ Fafich/ UFMG e do CPDOC/FGV/RJ. A coleta de dados deu-se através de entrevistas temáticas, semi-estruturadas, realizadas de acordo com a metodologia qualitativa dehistória oral. Assim, sob o âmbito da Ciência da Informação concluiu-se que o potencial informacional e do conhecimento constituído nos acervos dos Programas de História Oral são de extrema relevância na compreensão da realidade contemporânea, desde que a disseminação e restituição destas informações e conhecimento possam alcançar não apenas o universo acadêmico, mas a sociedade como um todo, estimulando assim, a reflexão sobre os fenômenos sociais, econômicos, políticos e culturais. Sobre a funçãoda oralidade na constituição social da informação e do conhecimento pode-se concluir que ela é alicerce de todo o processo informacional. Sua universalidade e caráter democrático permitem e propiciam a inclusão do homem como ser constitutivo de sua história e trajetória. Portanto, esforços precisam ser empreendidos em direção ao seu reconhecimento como ferramenta fundamental ao conhecimento do homem em seu universo social.
2019-08-14T11:48:30Z
Aparecida Maciel da Silva Shikida
A atuação do bibliotecário na mediação implícita da informação em bibliotecas universitárias
Este trabalho discute a mediação implícita no contexto do trabalho bibliotecário. Em um primeiro momento se discute os aspectos introdutórios do conceito de mediação e sua categorização em explícita e implícita. Logo em seguida se aprofunda na conceituação de mediação implícita e sua configuração no mundo do trabalho bibliotecário. Na seqüência, faz-se uma discussão sobre as funções exercidas pelos bibliotecários e suas implicações para a mediação implícita no contexto das bibliotecas universitárias. O argumento utilizado é da necessidade de conscientização do bibliotecário da relevância de sua ação mediadora implícita. Dessa forma, se demonstra a importância das atividades de desenvolvimento de coleções, processamento técnico e preservação como atividades de mediação implícita, complementares às de circulação e referência como atividades explícitas. Neste sentido, a conscientização visa tornar o profissional bibliotecário protagonista de suas ações e com a dimensão do impacto social que podem gerar. Dessa forma, se problematiza a suposta neutralidade em que se ancora, por exemplo, a atividade de processamento técnico, visto que, a indexação traz consigo uma subjetividade inerente que, ao invés de ser combatida, deve ser compreendida e por vezes enfrentada.
2022-03-28T22:25:31Z
Fabiana Pereira Dos Santos Leonardo Vasconcelos Renault
As Doze Valsas de Esquina de Francisco Mignone: um estudo técnico-interpretativo a partir de suas características decorrentes da música popular
As Doze Valsas de Esquina de Francisco Mignone estão impregnadaspela atmosfera romântica e seresteira dos chorinhos e serenatas e seus instrumentos mais característicos, a flauta e o violão. O compositor se inspirou nas lembranças de sua juventude, quando compunha e tocava música de gêneros populares em cinemas e bailes e fazia serenatas pelas esquinas de São Paulo. Esses elementos improvisativos e traços da música popular e da valsa nacionalizada foram trazidos para a música erudita, servindo ao forte movimento nacionalista do Modernismo Brasileiro, da época. Esse trabalho pretende identificar algumas dessas características de improvisação e traços da música popular presentes nas valsas, e mostrar a importância do seu reconhecimento e de um contato prévio do intérprete com esse gênero de música, para a interpretação.
Associação entre microalternância de onda T e arritmias ventriculares na doença de chagas
A morte súbita é o mecanismo de óbito mais comum na doença de Chagas, responsável pela morte de 55 a 65% dos pacientes com cardiopatia chagásica crônica (CCC). Os mecanismos eletrofisiológicos mais frequentemente envolvidos são a taquicardia ventricular e a fibrilação ventricular. A utilização do cardioversor-desfibrilador implantável (CDI) tem impacto na redução da mortalidade por arritmias ventriculares malignas em cardiopatias de diversas etiologias. O implante de CDI para prevenção secundária de óbito é bem aceito na CCC, mas seu uso na prevenção primária ainda não é bem estabelecido. É necessária a correta identificação de indivíduos sob risco de óbito por arritmias ventriculares para o uso racional dessa terapia na prevenção primária em pacientes com CCC. A microalternância de onda T (MTWA) é um teste não invasivo que mede flutuações da morfologia e amplitude da onda T batimento a batimento. A associação do teste não negativo (positivo e indeterminado) com o aparecimento de taquiarritmias ventriculares fatais foi avaliada em diferentes condições clínicas, com elevado valor preditivo negativo para identificação de pacientes sob risco. O teste de MTWA é pouco estudado em pacientes com cardiopatia chagásica crônica e seu papel na identificação de pacientes sob risco de evolução para arritmias ventriculares malignas parece promissor, mas ainda incerto. Objetivo: Avaliar a associação entre a MTWA e a ocorrência de arritmias ventriculares malignas em pacientes com CCC. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, caso controle. Foram selecionados pacientes com CCC em acompanhamento no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Os pacientes foram agrupados de acordo com a história prévia de arritmias ventriculares malignas em grupo caso, em uso de CDI, e em grupo controle, sem história conhecida de arritmias. O teste de MTWA foi realizado e classificado em negativo e não negativo. Resultados: Foram recrutados 96 pacientes com CCC, 45 no grupo caso (46,8%) e 51 no grupo controle (53,1%). Os grupos eram heterogêneos, apresentando diferenças quanto a idade, fração de ejeção de ventrículo esquerdo e uso de betabloqueador. O teste de microalternância de onda T apresentou resultado não negativo em 51 pacientes (53,1%), destes, 36/45 pacientes no grupo caso (80%) e 15/51 no grupo controle (29,4%), OR=9,60 (IC95%: 3,41 – 27,93). Após ajuste para fatores de confusão conhecidos num modelo de regressão logística, a presença de resultado não negativo da MTWA continuou associada à história de arritmias ventriculares malignas, com OR = 5,17 (IC95%: 1,05 – 25,51). Conclusão: Na CCC, pacientes com história de arritmias ventriculares malignas apresentam maior frequência de MTWA não negativa quando comparados a pacientes sem a ocorrência prévia de tais arritmias
2019-09-30T15:23:37Z
Bárbara Carolina Silva Almeida
A pergunta pelo real na obra de Friedrich Heinrich Jacobi : David Hume sobre a crença ou idealismo e realismo, um diálogo (1787)
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2020-05-13T14:24:49Z
Bárbara Assis Vianna da Silva
Risco para lesões do posicionamento cirúrgico decorrentes da posição supina
Introdução: O posicionamento cirúrgico é permeado de fatores de risco que são inerentes ao paciente e também ao processo anestésico cirúrgico. Objetivo: Identificar o escore de risco para lesões do posicionamento cirúrgico em pacientes na posição supina. Método: Estudo observacional, longitudinal, prospectivo e de abordagem quantitativa. Realizado em um centro cirúrgico de um Hospital de ensino Público Federal, de grande porte, em Belo Horizonte (Minas Gerais), com abordagens nas fases pré-operatória, intraoperatória e de recuperação pós-anestésica do período perioperatório. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, da Universidade Federal de Minas Gerais (CAAE 57859416.3.0000.5149), atendendo a Resolução 466 / 2012 do Conselho Nacional de Saúde. A coleta de dados ocorreu de janeiro a abril de 2018, por meio de um instrumento de coleta de dados, que contemplou variáveis sociodemográficas, clínicas e cirúrgicas. Para mensuração do risco de lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico foi utilizado a Escala de Avaliação de Risco para Lesões Decorrentes do Posicionamento Cirúrgico (ELPO). Os dados foram analisados por meio do programa estatístico R (versão 3.5.0) e as análises estatísticas foram realizadas por testes de Stuart-Maxwell, Qui-Quadrado, Exato de Fisher e Regressão Logística Multivariada, considerando nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. Resultados: A amostra foi constituída por 89 pacientes adultos. A maioria do sexo feminino, idade média de 49,6±18,1 (19-85 anos), com classificação pela American Society Anesthesiologists (ASA) igual a II. A maioria apresentou alguma comorbidade, com destaque para Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus. A maior frequência dos procedimentos ocorreu na região do abdômen e pelve, submetidos a anestesia geral, com tempo anestésico cirúrgico entre duas a quatro horas. Em relação ao risco de lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico, 46,1% apresentou escore ELPO > 19, isto é, em maior risco para o desenvolvimento de lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico. O valor médio do escore foi 19,1 ± 2,2 (15-27). Em relação aos fatores intervenientes sobre o escore >19 da ELPO, significância estatística foi encontrada para o IMC, idade, comorbidades, região cirúrgica, classificação do estado físico e o modelo de ajuste final demonstrou que a idade foi o fator de risco de maior interveniência para o escore ELPO > 19. Quanto às complicações, significância estatística foi encontrada para dor, região de eritema em outros locais e eritema na região sacral / coccígea, sendo assim classificadas em Lesão por Pressão, estágio I. Conclusão: Os resultados desta pesquisa permitiram concluir que os fatores de risco, intervenientes no escore > 19 da ELPO, foram o Índice de Massa Corpórea (obesidade), idade, comorbidade (Hipertensão Arterial Sistêmica), região cirúrgica (abdômen e pelve), classificação do estado físico (ASA II), sendo o principal a idade. As complicações mais frequentes associadas a posição supina foi a Dor e Lesão por Pressão, estágio 1. Embora a posição supina seja a mais frequente e relativamente simples, não isenta o paciente ao risco de lesões. A escala ELPO é ferramenta da enfermagem, de auxílio para o plano de cuidados seguro e individual, para prevenção de lesões por posicionamento perioperatório.
2019-08-10T00:41:07Z
Erica Patricia Souza Caetano
Técnicas estendidas do contrabaixo em três arranjos crossover de canções populares
Na segunda metade do séc. XX, o contrabaixo se adapta e absorve tanto elementos composicionais inovadores da música erudita quanto práticas de performance da música popular. Este trabalho, de natureza exploratória e criativa, busca associar essas duas vias de linguagem (erudita e popular) por meio da aplicação de técnicas estendidas na composição de arranjos crossover¹ para o contrabaixo de câmara, a partir de releituras de obras consagradas da canção popular brasileira. O estudo é precedido de uma revisão de tratados sobre o contrabaixo contemporâneo e envolveu os seguintes passos metodológicos: (1) seleção e descrição de técnicas estendidas do contrabaixo, que pudessem ser utilizadas na elaboração de arranjos de canções tradicionais da música popular brasileira, bem como apresentar um padrão de notação musical consistente a ser usado na (2) criação e descrição de novas técnicas estendidas no contrabaixo, ou combinação de técnicas já conhecidas, que traduzissem intenções específicas buscadas no processo de composição e arranjo; (3) seleção de três canções populares brasileiras (Canto para minha morte, No Morro da Casa Verde e Metal contra as nuvens) com atmosferas diversificadas com base no Modelo Circumplexo dos Afetos (RUSSELL, 1980) adaptado à música (BORÉM e TAGLIANETTI, 2016); (4) criação de três arranjos originais para contrabaixo de câmara sem acompanhamento, a partir de canções populares brasileiras; (5) apresentação de MaPAs (Mapas de Performance Audiovisuais) e trechos de EdiPAs (Edições de Performance Audiovisuais) (BORÉM 2016; 2014) dos três arranjos, com vistas à utilização como ferramenta pedagógica no ensino do contrabaixo e (6) apresentação dos três arranjos em forma de recital
2019-08-10T01:45:37Z
Joao Paulo Ferreira Campos
Articulação constitucional e justiça de transição: uma releitura da ADPF nº 320 no marco do “constitucionalismo abrangente”
A arguição de descumprimento de preceito fundamental nº 320 foi ajuizada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em maio de 2014. Na petição inicial, são formulados os seguintes pedidos ao Supremo Tribunal Federal: declaração de que a anistia de 79 não se aplica às graves violações de direitos humanos perpetradas no contexto da ditadura civilmilitar de 64; e determinação de cumprimento da sentença proferida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Gomes Lund e outros vs. Brasil. Em linhas gerais, o debate instaurado se organiza em torno de duas questões principais: o cabimento da ADPF proposta e o equacionamento da relação entre as instâncias de controle de constitucionalidade e de convencionalidade dos atos estatais. Para a compreensão adequada dos argumentos e posicionamentos que permeiam a referida discussão, é preciso assumir que o que está em jogo é o significado do projeto constituinte de Estado Democrático de Direito para o Brasil pós-88. Tendo isso em vista, a ADPF nº 320 é compreendida como uma oportunidade de refazimento do juízo lançado pelo STF com o julgamento da ADPF nº 153. Na perspectiva de um patriotismo constitucional e de um pluralismo plurilateral e abrangente, afirma-se que a realização do Direito Internacional dos Direitos Humanos consiste na concretização da Constituição de 1988.
Discurso político-eleitoral da campanha presidencial no primeiro turno do ano 2002: uma análise discursiva da promessa e da crítica
Nossa dissertação propõe uma análise do discurso político-eleitoral que se compõe dos discursos dos seis candidatos à Presidência da República do Brasil na eleição do primeiro turno do ano 2002. Acreditamos que o conhecimento das condições de formação desse discurso possa ser útil para a compreensão dos fatos discursivos tanto na teoria quanto no seu funcionamento na sociedade. Este trabalho se constitui de cinco partes importantes. No capítulo 1, temos os aspectos gerais teórico-metodológicos nos quais este estudo se mostra estruturado. Na seqüência, o capítulo 2 constitui-se de bases teóricas da Formação Discursiva, da Teoria da Enunciação, da Teoria Semiolingüística e da Teoria dos Atos de Fala, utilizadas no desenvolvimento do trabalho. Os dados do corpus da pesquisa são analisados, no capítulo 3, a partir das teorias citadas e com vistas à caracterização do discurso político-eleitoral. No capítulo 4, destaca-se, com base na Teoria dos Atos de Fala, a análise de dois objetos desse discurso político-eleitoral: a promessa e a crítica. E, por fim, na conclusão, são apresentados os resultados analíticos do estudo, bem como novas perspectivas de pesquisa.
2019-08-10T18:05:44Z
Maria Aparecida Silva Furtado
A construção da narrativa em textos produzidos por estudantes com e sem TDAH
Com esta pesquisa, verificamos o desempenho de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e de alunos com alto nível de atenção e não portadores desse Transtorno, comparativamente, em suas produções de texto narrativo escrito, quando submetidos às mesmas condições de produção. No âmbito do texto, analisamos alguns dos aspectos de sua construção e organização, como: estrutura narrativa, percepção de elementos de um texto fonte, universo de referência, unidade temática, progressão textual, propósito comunicativo, relevância informativa, relação entre textos. O nosso propósito, com esta investigação, foi comparar o desempenho destes dois grupos de estudantes, a fim de verficar possíveis diferenças de desempenho entre eles e buscar evidências que possam explicá-las. Deste modo, buscamos responder a estas questões: há diferença no desempenho linguístico entre os estudantes com TDAH e os estudantes com nível de atenção alto? O desempenho linguístico de estudantes com TDAH é inferior ao de estudantes com nível de atenção alto? Em que medida o déficit de atenção pode contribuir para que o desempenho linguístico dos portadores de TDAH não seja eficiente? A hipótese inicial desta pesquisa é a de que os alunos com o referido Transtorno tendem a ter um desempenho linguístico menos eficiente em suas produções textuais escritas do que os alunos com alto nível de atenção, mesmo estando em condições de produção idênticas. Essa hipótese tem sua origem na premissa de que há uma ampla relação entre linguagem e atenção. Nesta perspectiva, delimitamos que o objetivo geral deste trabalho está ligado à investigação de desempenho linguístico de estudantes com e sem TDAH na construção de seus textos narrativos escritos e na verificação de possíveis diferenças de desempenho entre esses grupos de estudantes. Para alcançarmos o proposto, adotamos alguns procedimentos metodológicos ligados à pesquisa quase-experimental e ligados à abordagem qualitativa de investigação. A coleta de dados foi feita em uma escola pública, situada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Dezoito alunos foram selecionados para participar da coleta de dados. Esse conjunto de estudantes resultou na formação de dois grupos de trabalho (experimental, GET, e controle, GCA). Os textos que os alunos produziram compõem o corpus desta pesquisa e constituem o nosso locus de observação das marcas de desempenho de ambos os grupos. As análises foram feitas com base em teorias que consideram o texto como fenômeno linguístico original, a forma necessária de ocorrência da comunicação verbal, conforme Antunes (2010). E, também, em teorias que compreendem que um texto é um evento comunicativo no qual convergem ações linguísticas, cognitivas e sociais (BEAUGRANDE, 1997, p. 10) e assumem que todos os textos são multimodais e que a língua sempre tem de ser realizada por meio de, e vem acompanhada de, outros modos semióticos (KRESS e VAN LEUWEEN, 1998, p. 186, apud RIBEIRO, 2013, em tradução livre dessa autora). Deste modo, estamos entendendo que o desempenho linguístico de uma pessoa somente pode ser avaliado pela sua capacidade de atuar por meio do discurso, em diferentes situações sociais. Esta investigação está fundamentada, basicamente, na literatura sobre o TDAH (BARKLEY, 2008, DUPAUL, 2007, DSM-5) e nos estudos sobre o texto e as práticas de linguagem (BEAUGRANDE, 1997, ANTUNES 2010, BRONCKART, 1999), e tem por base a proposta de estrutura da narrativa encontrada em Labov e Waletsky (1968) e Labov (1972). Os resultados desta pesquisa evidenciam que há diferenças no desempenho entre os grupos de informantes na produção de texto escrito. Todavia, os indícios não confirmam nossa hipótese inicial de que há uma tendência dos portadores de TDAH a terem desempenho linguístico necessariamente e/ou totalmente aquém dos alunos com alto nível de atenção, em suas produções textuais, sobretudo, quando investigamos pontualmente alguns aspectos da construção e organização textual. Ao analisarmos os textos dos estudantes de cada grupo, verificamos que, em alguns aspectos, o desempenho de GCA é melhor do que o desempenho de GET, mas, em outros, GET tem melhor desempenho; e há, também, desempenho idêntico em alguns outros aspectos analisados. Estamos diante de indicações que invocam reflexões importantes sobre os sujeitos diagnosticados com o TDAH e sobre o estigma que carregam arduamente nos diversos espaços sociais em que estão inseridos, um deles, a escola, que precisa focalizar mais e melhor, o potencial de seus alunos.
Construção coletiva do projeto político pedagógico
O objetivo deste estudo é mostrar o resultado da análise do Projeto Político Pedagógico de um Centro de Educação Infantil do município de Três Pontas MG, dando ênfase à construção coletiva do PPP. A pesquisa, cuja metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica e o estudo de uma escola infantil local, procurou ressaltar os aspectos essenciais na elaboração de um PPP e o seu papel como instrumento orientador das ações na instituição, que propõe a vivência de um exercício reflexivo e constante, direcionado para a tomada conjunta de decisões e para uma ação pedagógica efetiva para a comunidade.
2019-08-14T13:46:38Z
Rosely Aparecida do Nascimento Silva Eliandra da Costa Mendes
Modulação de genes e proteínas virais e da via NFkB pelo 17b-estradiol em linhagens celulares infectadas pelo HTLV-1(Human T-lymphotropic virus 1)
O HTLV-1 foi o primeiro retrovírus a ser isolado em seres humanos e pode induzir Leucemia-Linfoma de células T (ATL) e mielopatia associada ao HTLV (HAM/TSP). O HTLV-1 pode ser transmitido por amamentação, durante relações sexuais e através de transfusões de sangue ou compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas. A transmissão do HTLV-1 é mais efetiva do homem para a mulher e mulheres infectadas adoecem mais do que os homens. Uma maior susceptibilidade feminina para a HAM/TSP é relatada em diferentes populações mundiais, mas sua causa não está esclarecida, sendo que estudos recentes apontam para um fator possivelmente hormonal. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a regulação pelo 17 b estradiol de genes e proteínas virais, e da via NFkB em linhagens linfocíticas humanas permanentemente infectadas e não infectadas pelo HTLV-1. As células foram tratadas com concentrações variáveis de 17b estradiol (1M a 0,0001M). A viabilidade celular foi avaliada pela técnica de citometria de fluxo (HFS), não sendo o hormônio sido citotóxico nas concentraçãos avaliadas. Para avaliação da expressão de genes virais, foi utilizada a PCR em tempo real. Houve alteração da expressão dos genes virais gag/pol, tax/rex (que codificam para proteínas estruturais, polimerase viral e proteínas regulatórias, respectivamente), especialmente na concentração de 0,01M com redução na expressão dos genes avaliados, enquanto que para a concentração de 1µM da droga observou-se aumento na expressão destes genes, evidenciando uma regulação concentração-dependente. Foi avaliada a expressão da proteína Tax em células MT-2 submetidas ao tratamento com o 17b-estradiol (1µM à 0,0001 µM - Sigma) utilizando anticorpo monoclonal anti-Tax tendo esta também sido concentração-dependente e inversamente proporcional à concentração utilizada. A regulação da expressão da via NFkB por PCR array foi avaliada para um conjunto de 84 genes, pós-tratamento com 17b-estradiol nas concentrações de 1 µM e 0,01 µM em células C91PL (células TCD4+/CD25+ / HTLV-1 positivas) e células Jurkat (células TCD4+/CD25+ /HTLV-1 negativas). Quinze genes foram regulados, sendo 11 (73%) de maneira concentração-dependente, em sua maioria regulada negativamente, contrariamente ao observado nas células não infectadas. Os resultados obtidos sugerem que as flutuações nos níveis de estradiol podem alterar a expressão de proteínas e genes virais e importantes moléculas regulatórias da via NFkB durante a infecção pelo HTLV-1, contribuindo para os processos de inflamação e cronificação observada em indivíduos infectados, especialmente no contexto da infecção em mulheres.
2019-08-12T22:33:29Z
Luciana Debortoli de Carvalho
Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil
Este trabalho tem como eixo central o estudo sobre a criança e sobre como são formados os valores morais durante o processo de construção da moral influenciado pelas relações estabelecidas entre ela, a família e, a escola. A pesquisa e seu plano de ação foram realizados em uma turma da Educação Infantil, da rede municipal de Belo Horizonte. O objetivo principal foi analisar a construção desse processo em um grupo de 19 crianças de cinco a seis anos da Educação Infantil. Os estudos de Piaget fundamentaram este trabalho sobre a construção da moral na infância e a importância das interações sociais estabelecidas pelas crianças em seu desenvolvimento. A metodologia utilizada foi a de pesquisa-ação sendo os instrumentos de pesquisa: a observação; o registro escrito das famílias sobre a história de vida da criança, no que se refere à temática da formação de valores morais nas relações estabelecidas por seus filhos em casa e na escola. E, por fim, foi realizado um plano de intervenção através do Projeto Eu e Todo Mundo que tratou da formação da identidade dessas crianças, tendo o lúdico como momento de prazer e instrumento capaz de proporcionar formas de pensar sobre as brincadeiras, o respeito a combinados e regras já pré-estabelecidas. Nessa intervenção, foram realizadas atividades lúdicas com as crianças e consideradas suas ações e manifestações. Os resultados demonstraram que a criança desenvolve o processo de moralidade através das interações que estabelece com outros e, neste processo, a família é a principal fonte de princípios e valores que a criança considera positivo, e a escola, com toda a diversidade tecnológica e cultural da atualidade, constituí um espaço fundamental para criança vivenciar experiências valorosas que podem influenciar em sua formação moral.
2019-08-12T20:23:40Z
Sirlei da Silva Rodrigues
Diagnóstico do processo de fabricação do queijo artesanal produzido da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais
No summary/description provided
2022-04-06T13:00:48Z
Fabio Ribeiro Dos Santos Lorena Katheryne Vieira Saraiva Kely Tatianne Costa Santana Thinara Freitas de Oliveira Ana Clarissa dos Santos Pires Maximiliano Soares Pinto
Análise regional da distribuição temporal de precipitações sub diárias para o estado de Minas Gerais
Nos projetos de estruturas hidráulicas, no planejamento de ocupação de planícies de inundação, bem como na proposição de medidas para atenuação dos prejuízos causados pelas cheias, necessita-se do conhecimento das vazões de projeto para o correto dimensionamento,planejamento e proposição das mesmas. Se tratando de pequenas bacias hidrográficas, a oferta de dados fluviométricos é bastante escassa, o que torna difícil a estimação das vazões de pico através da análise de frequência tradicional. Entretanto, em geral, se dispõe de dados pluviométricos, com séries históricas mais consistentes e extensas do que as fluviométricas. Dessa maneira, é bastante comum a utilização de métodos indiretos para estimação das vazões de pico, através de modelos hidrológicos de transformação chuva-vazão, utilizando-se hietogramas de projeto. Faz-se necessário conhecer a distribuição temporal de vazões para melhor dimensionamento de algumas estruturas. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo estabelecer uma distribuição temporal de precipitações intensas de curta duração, para o estado de Minas Gerais. O método utilizado compõe-se basicamente de duas etapas principais. Na primeira delas, é proposto um critério para determinação de eventos extremos de precipitação. Na segunda etapa, foram ajustadas curvas de distribuição logística a cada um dos eventos selecionados para o estudo, com o objetivo de se identificar parâmetros que proporcionem uma relação regional de precipitação para todo o estado de Minas Gerais. Nos resultados pôde ser observada a distribuição temporal de precipitações de curta duração criada para o estado, bem como são feitas comparações da curva encontrada com outras curvas de distribuição temporal usualmente utilizadas em Minas Gerais. Não foi possível identificar uma relação regional para todo o estado.
2019-08-14T12:02:02Z
Manoela Gomes de Braga Ferreira
Arquitetura neoclássica e cotidiano social do centro histórico de Fortaleza: da Belle Époque ao ocaso do início do século XXI
Esta tese versa sobre a Arquitetura Neoclássica e Cotidiano Social do Centro Histórico de Fortaleza - da Belle Époque ao ocaso do início do século XXI. Trata-se de um estudo acerca da evolução espacial e arquitetônica do bairro Centro em Fortaleza, uma área com largo patrimônio histórico e que vem se desgastando progressivamente. O objetivo geral desta tese é a realização de um estudo que possa identificar e analisar, tendo como referência a arquitetura Neoclássica, os principais agentes, problemas e potencialidades, no período que abrange o final do século XIX à atualidade, acerca da evolução espacial, social e cultural do Centro Histórico de Fortaleza. Os objetivos específicos são a análise do histórico do uso do solo do bairro, a investigação dos marcos de identidade cultural e arquitetônica, a influência do Neoclassicismo e da Belle Époque e os fatores que resultaram em seu declínio. A metodologia utilizada para esses objetivos gira, qualitativamente, em torno da revisão textual em obras e documentos, da interpelação de alguns agentes sociais envolvidos através de pesquisa de campo e da análise presencial dos bens arquitetônicos Neoclássicos e Ecléticos. O estudo, ao verificar a tendência atual de transformação no bairro Centro, enquanto local de memória, e os possíveis efeitos de intervenções físicas sobre a conservação e a revitalização do conjunto edificado na região, procura desenvolver argumentos contributivos para a ampliação das discussões acerca das transformações as quais o bairro precisa.
2019-08-14T17:13:55Z
Antonio Gilberto Abreu de Souza
Desvelando a arte na cidade de belo horizonte pela educação do olhar: sequência didática para alunos do Ensino Médio
Esse trabalho visa através da metodologia sequência didática trabalhar a educação do olhar com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola municipal de Belo Horizonte com 4 (quatro) museus do Circuito de Museus da opção circuito Artístico do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. Com exercícios do olhar sobre a linguagem da fotografia, do cinema e produções artísticas, diários de bordo e portfólios, em forma de camadas sobrepostas de forma a permitir o desenvolvimento da Educação do Olhar dos alunos do Ensino Médio. Para que a educação do olhar acontecesse foram elaborados vários produtos como: portfólios das três turmas participantes, roteiros de visitação para os museus, autorizações dos pais para os alunos participarem, orientações para o desenvolvimento das atividades artísticas, para a confecção dos diários de bordo e para a filmagem das esculturas na cidade, além da criação de cartão postal para o retorno avaliativo dos diários de bordo e montagem da exposição como devolutiva.
2019-08-14T13:08:16Z
Atiná Aguiar Pinter Cordeiro
Ingestão proteica avaliada por meio do registro alimentar de 24 horas e da recomendação proteica comparadas à excreção de nitrogênio urinário de 24 horas em pacientes com doença renal crônica em tratamento conservador
Introdução: A principal manipulação dietética utilizada para reduzir a progressão da doença renal crônica (DRC) é a restrição de proteínas, sendo importante o controle eficaz do consumo proteico de pacientes com perda progressiva da função renal. Objetivo: analisar a utilização do registro alimentar (RA) para avaliação da ingestão proteica de pacientes com DRC em tratamento conservador, considerando o Equivalente Proteico do Aparecimento de Nitrogênio Ureico (PNA) como método de referência. Metodologia: avaliaram-se os prontuários de pacientes adultos submetidos ao acompanhamento nutricional no Serviço de Nefrologia e Nutrição do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2011. Foram coletados dados clínicos, epidemiológicos, antropométricos, bioquímicos e registros alimentares no prontuário e na ficha de anamnese do serviço. A ingestão proteica estimada por meio do RA foi comparada aos valores de PNA em dois momentos distintos, ambos referentes ao mesmo dia de avaliação. Resultados: foram incluídos no estudo 45 pacientes, sendo 23 (51,1%) do sexo masculino. A idade foi superior a 60 anos em 25 pacientes (55,6%) e a escolaridade média foi de 5,62 ± 3,73 anos de estudo. Vinte e sete pacientes (60%) apresentaram índice de massa corporal aumentado. Não houve diferença significante da massa muscular e adiposa nos dois momentos em que foram avaliados em relação à faixa etária e sexo. Não houve correlação entre a avaliação da ingestão proteica pelo RA e o PNA nos dois momentos de avaliação (teste de correlação de Pearson; r=0,06 e p=0,69 e r=0,15 e p=0,32, respectivamente). A ingestão calórica média nos dois momentos de avaliação por meio do RA foi abaixo da recomendação. Conclusão: na amostra estudada não houve correlação do RA com o método de referência PNA para avaliação da ingestão proteica em pacientes com DRC em tratamento conservador.
2019-08-10T12:06:32Z
Juliana Meneghin de Melo
Protocolo do acompanhamento (do serviço social) ao paciente durante o processo de internação hospitalar e pós-alta
Esta monografia apresenta a proposta de um protocolo com vistas a orientar o atendimento a familiares e/ou responsáveis por pacientes internados, que se tornaram incapacitantes definitivos para as atividades de vida diária. Na introdução, apresentam-se o que motivou esse estudo, descrevendo-se em seguida as situações que foram observadas e que o justificaram. Em seguida, descreve-se o plano para implantá-lo, associando a essa apresentação o tipo de monitoramento que poderá ser feito. Os conceitos e procedimentos que adotados na elaboração do protocolo foram inspirados em uma pesquisa bibliográfica e documental. Trata-se, assim, de uma proposta a ser testada
2019-08-10T16:14:55Z
Gesiene Aparecida Cordeiro Reis