Repositório RCAAP

Formação profissional na escola de enfermagem Wenceslau Braz : o ensino do cuidar em curso de graduação em enfermagem

Este trabalho está inserido na Linha de Pesquisa Avaliação Institucional . Teve como objetivos conhecer as concepções de cuidar em Enfermagem, identificar as estratégias utilizadas para o ensino do cuidar, refletir sobre a responsabilidade da disciplina Noções Fundamentais de Semiologia na construção do cuidar em Enfermagem e, também, compreender a lógica utilizada na escolha de recursos metodológicos para o processo do ensino do cuidar. Os sujeitos da pesquisa foram quinze docentes com formação acadêmica e profissional em Enfermagem da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz. Optamos por privilegiar a investigação, tendo como suporte teórico-metodológico a abordagem qualitativa, na qual delimitamos os dados obtidos em três categorias construídas a priori para elaboração da análise: Concepções de Cuidar em Enfermagem, Princípios Pedagógicos no Ensino do Cuidar e o Papel das Disciplinas na Formação Profissional . Constatamos que quanto à concepção de cuidar em Enfermagem, os docentes encontram-se divididos entre a visão tecnicista, humanista e a de transição. Os que defendem a concepção humanística continuam valorizando a racionalidade técnica. Chegamos à conclusão de que precisamos resgatar na Enfermagem uma educação centrada na humanização do cuidado, através da reorganização do trabalho pedagógico.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Hertel, Valdinéa Luiz

O leitor-exercitante: uma aproximação entre Paul Ricoeur e os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola

A presente pesquisa propõe demonstrar que existe uma relação dialógica entre a filosofia hermenêutica de Paul Ricoeur, em sua noção de texto e a categoria de mundo do texto, com a mistagogia dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola (EE) que se dá mediante um método próprio de leitura e contemplação dos textos bíblicos. A filosofia hermenêutica ricoeuriana atesta que a leitura dos textos auxilia numa nova configuração da vida do leitor, provocando um mundo de possibilidades o qual, o texto, o convida a entrar. Este é o mundo do texto que é apropriado pelo leitor, que o ajuda a configurar sua própria identidade, se entendendo melhor. Sob essa ótica, procuramos analisar os Exercícios Espirituais a partir da experiência mística e humana vivida pelo seu autor, Inácio de Loyola, ou seja, sua mistagogia que virou escrita. Compreendendo a originalidade e a finalidade dos EE, bem como sua dinâmica interna e metodológica, percebe-se que os Exercícios Espirituais propõem elementos para uma leitura e interpretação de si, diante do mundo do texto bíblico. Desta forma, o leitor (no sentido ricoeuriano) e o exercitante (leitor-orante, no sentido inaciano) estariam buscando a mesma coisa por métodos diferentes; realizando uma mesma atividade interpretativa, ou seja, lendo a própria vida usando técnicas e métodos semelhantes (a leitura), porém, por óticas diferentes, a saber, uma filosófica e a outra espiritual, mas as duas dentro de um contexto existencial. Portanto, é na leitura que se realiza a hermenêutica. É na linguagem narrativa em que se faz a leitura de si. E se interpretação é hermenêutica, é justamente aqui que empregamos a filosofia de Ricoeur do mundo do texto, numa aproximação dialógica com os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Lima Junior, Pedro Barbosa

Egressos do ProUni de uma Universidade do Interior do estado de São Paulo do ano de 2008 até o ano de 2016: trajetórias de ex-bolsistas do Programa Bolsa Família

Esta pesquisa analisou a situação de ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Governo Federal brasileiro que frequentaram curso de educação superior em uma Universidade do interior do Estado de São Paulo, graduados a partir do ano de 2008 até o ano de 2016. Em sentido complementar, objetivou compreender a importância conferida à graduação na educação superior e à participação no ProUni dos ex-bolsistas em relação à melhoria ou não de suas vidas, bem como um olhar mais específico para aqueles com famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família (PBF). A pesquisa está baseada nas respostas disponibilizadas por 274 alunos graduados que responderam ao questionário disponibilizado no Google Docs. Entre as conclusões da pesquisa destacou-se os esforços pessoais para a superação da situação de vulnerabilidade social e econômica por meio da trajetória acadêmica, que pelas referências consultadas nos permite pensar em ineditismo ao utilizarmos o referencial dos beneficiários do PBF em conjunto com o do ProUni. Incentivados por uma política pública afirmativa, os egressos expuseram a importância dos programas destinados a quebra do ciclo da miséria. Mostrou-se no estudo a evolução pessoal, profissional e social obtida pelos integrantes do grupo pesquisado que, diante das dificuldades, multiplicaram os resultados de suas trajetórias de forma positiva, ocorrência nem sempre observada em seus progenitores. Notou-se no grupo do PBF, com maior vulnerabilidade, a percepção de maior participação percentual de negros e pardos, grupos com mais dificuldades sociais. Nestes grupos as dificuldades de colocação laboral em atividades formais foram maiores, o que valoriza os resultados pessoais na obtenção de melhor situação econômica. Os egressos do PBF dedicaram-se às licenciaturas em percentual maior do que o grupo somente ProUni, multiplicando as transformações conquistadas com o trabalho docente. Também os cursos escolhidos pelos egressos na educação superior se mostraram coerentes com os rumos profissionais escolhidos, onde se priorizou a vocação antes da legitimação social por meio da graduação. A desejada evolução social e econômica ocorreu naturalmente após o desenvolvimento acadêmico. A satisfação dos egressos PBF também foi maior que dos egressos apenas ProUni. Mesmo com maiores dificuldades a serem superadas e condições de vidas iniciais menos favorecidas, o grupo de beneficiários PBF mostrou maior satisfação e realização de seus objetivos. Este texto visa contribuir com a compreensão sobre a importância dos programas que facilitam a inserção dos indivíduos na educação superior para a quebra do ciclo intergeracional da miséria e a elevação da população vulnerável economicamente a melhores patamares sociais.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Borges, Renato Gonçalves

Os benefícios da realidade aumentada no auxílio à reabilitação de pacientes com a doença de Parkinson: revisão sistemática da literatura

A doença de Parkinson (DP), é uma grave doença neurodegenerativa, causada pela morte progressiva das células nervosas produtoras de dopamina, desencadeando assim, alterações motoras importantes. Uma vez que a reabilitação desses indivíduos é prolongada, cabe ao fisioterapeuta propor condutas que, além de promover benefícios funcionais, também deve motivar e instigar os pacientes. Nesse sentido, a realidade aumentada (RA), é uma nova tecnologia que vem sendo utilizada na fisioterapia para auxiliar no tratamento. Sendo assim, o presente trabalho objetivou analisar os benefícios da RA, no auxílio ao tratamento fisioterapêutico de indivíduos com a DP. Para isso, foi realizada uma busca bibliográfica em bases de dados online, obtendo assim, dois estudos, os quais foram contemplados a este trabalho. O primeiro utilizou como dispositivo de RA o Google Glass, identificando que, além da melhora funcional, o estudo com a nova tecnologia foi viável de ser realizado, a conduta foi aceita pelos participantes e é um procedimento seguro. Por sua vez, o segundo, que utilizou um dispositivo de RA com estímulos audiovisuais, encontrou melhora em parâmetros motores, diminuição na frequência de freezing e maiores benefícios em pacientes com a doença em estágios mais avançados. Além disso, a RA parece ser uma tecnologia viável de ser implementada tanto no tratamento em clínicas, com a supervisão de fisioterapeutas, quanto no ambiente domiciliar, com orientações prévias e acompanhamento. Ela parece gerar efeitos funcionais e cognitivos imediatos aos seus usuários e pode ser utilizada a partir de diferentes tipos de dispositivos e softwares. Ademais, essa tecnologia também vem sendo estudada na reabilitação de indivíduos com outras patologias, como em pós Acidente Vascular Encefálico e também em idosos saudáveis. Áreas da Tecnologia da Informação vem ampliando os estudos sobre o desenvolvimento de plataformas e protótipos de RA para a reabilitação, com propostas para validações futuras. Por fim, a utilização da RA na reabilitação de indivíduos com a DP proporciona benefícios funcionais e cognitivos aos pacientes, é motivador e desejável aos usuários, porém são necessários mais estudos clínicos que comprovem esses achados.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Halim, Jéssica de Siqueira Merhy, Kemle Caroline

Impacto da acupuntura em portadores de epilepsia do lobo temporal com esclerose de hipocampo

Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

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2022-12-06T14:21:30Z

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Oliveira, Gilvano Amorim

O imaginário de adolescentes sobre o esporte: um estudo psicanalítico

Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

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2022-12-06T14:21:30Z

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Rodrigues, Letícia Molina

Reflexos nos olhos do dragão: uma saga da relação homem-natureza a partir das narrativas de dragão

O dragão sobrevoa a humanidade desde a Idade Antiga, ele faz parte de mitos e histórias do Ocidente e Oriente, Antigo e Novo Mundos, rastejou pela cultura de sociedades que supostamente nunca se encontraram, da asteca à chinesa, da nórdica à hinduísta. Para Smith (1919, loc 1980), o dragão vem refletindo os medos e aspirações da humanidade por mais de cinquenta séculos, pois desenvolveu-se com a própria civilização. Esta disseração analisa a representação de dragões notáveis de diversos períodos e observa que existe um paralelo entre o imaginário acerca dos dragões e a relação do homem com a natureza.

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Chinellato, Giovanna

O coordenador pedagógico como mediador de práxis docente em escolas de educação e de tempo integral

Este estudo objetiva apresentar a pesquisa sobre o trabalho do coordenador pedagógico como mediador da práxis docente em escolas municipais de educação e de tempo integral em uma cidade do interior do estado de São Paulo. A relevância dessa pesquisa encontra sua gênese no âmbito das reflexões e discussões acerca da identidade desse importante profissional escolar em um contexto tão específico quanto o de educação e de tempo integral. Para o estudo, objetivou-se especificamente: i) conhecer e analisar o projeto de educação integral em tempo integral e compreender o seu processo de implantação nas escolas do sistema de ensino municipal de Indaiatuba/SP; ii) conhecer e analisar a documentação que embasa o trabalho pedagógico nesses contextos; iii) entender a atuação do coordenador pedagógico sob a perspectiva da mediação da práxis docente e iv) compreender a mediação da práxis docente na perspectiva dos coordenadores pedagógicos. A metodologia qualitativa adotada pela pesquisa foi o estudo de caso, por focar um aspecto recorrente e presente nos três contextos pesquisados. A pesquisa de campo envolveu a observação participante na rotina de trabalho desses profissionais, bem como a entrevista semiestruturada com cada um. Os estudos bibliográficos realizados mostram que esse recorte temático requer amplitude e discussão, dando ênfase à reflexão acerca da identidade e da práxis dos profissionais que compõem a equipe gestora em escolas de educação e de tempo integral. O resgate das experiências já vivenciadas na história da educação brasileira e também das perspectivas teóricas que já tomaram para si esse modelo faz-se importante para a contextualização e compreensão das realidades pesquisadas. Por certo, o coordenador pedagógico, como um dos principais atores do contexto educacional, tem papel decisivo na implantação de escolas de educação e de tempo integral. Entretanto, para isso, ele precisa ser conhecedor dos pressupostos que balizam a proposta, bem como compreender os limites e as possibilidades que a realidade apresenta, como condições fundamentais para prováveis mudanças que possam ser trazidas por essa política. Compreendeu-se, por meio dos dados coletados ao longo do caminho percorrido, que as professoras coordenadoras sujeitos deste estudo se identificam com o papel de mediadoras da práxis docente, porém, sentem-se que suas ações são limitadas por alguns fatores, tais como: pouco tempo de experiência na função de professoras coordenadoras e também nas escolas de educação e de tempo integral; existência de Proposta Político Pedagógica insuficiente para esse modelo educacional em específico; rotina repleta de emergências impeditivas de uma práxis que construa o processo de ensino e de aprendizagem baseado na formação integral das novas gerações. Esta pesquisa mostra a necessidade de se construir um conhecimento direcionado aos contextos representativos do modelo de educação e de tempo integral, refletindo acerca do papel de seus gestores, coordenadores e professores tendo como baliza o documento que estrutura o sistema educacional como um todo: a Proposta Político Pedagógica exclusiva para esse modelo.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Pattaro, Rita de Cássia Ventura

Um prédio, três cidades: a biografia urbana do edifício Diederichsen, Ribeirão Preto (1930-1990)

Este trabalho é um estudo sobre a relação dialética entre arquitetura e urbanismo, sendo o estudo de caso, o Edifício Diederichsen localizado na cidade de Ribeirão Preto. O período de estudo é delimitado pela mudança economica da cidade após a crise de 1929, que contribuiu para a construção do edifício e o início de medidas preservacionistas na cidade de Ribeirão Preto, datada da década de 1990. Defendemos, que ao longo dessas seis décadas, a cidade se conformou baseada em três ideais diferentes de cidade: a primeira a cidade modernista ; a segunda, a cidade da crise do modernismo; e a terceira, a cidade contemporânea. Correlato à essas cidades temos três apreensões simbólicas do Edifício por parte da sociedade de Ribeirão Preto: Primeira, o prédio como sinonimo de progresso; segunda, o prédio como sendo algo obsoleto; terceiro, como memória da cidade.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Leonardo, Laís Fernandes

Simulação e otimização de um processo

A otimização de processos impacta positivamente na redução dos custos de investimentos, de custo de produção, realizando mais com menos. Com a crescente demanda das empresas para cada vez reduzirem seus gastos, a tendência é o incentivo a melhoria contínua nos processos industriais e comerciais. O propósito da otimização de processos é de eliminar etapas redundantes, assim cria-se uma necessidade para previsão de eventos críticos e antecipação através de ações corretivas para aperfeiçoar um processo. Os softwares de simulação de processos de fluxos de materiais permitem a modelagem de processos, auxiliando o planejamento de produção através de visualizações gráficas, fluxo de peças dentro da simulação, ocupação das máquinas e produção total. Neste trabalho, a simulação analisa a cadeia de produção com um produto apenas, depois a linha com dois produtos realizando setup e em sequência a linha com três produtos. Para a última simulação, onde a demanda não é atendida, é feita a proposta de otimização da linha através da substituição do dispositivo de reposicionamento por um scanner 3D.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Ellner, Lorenzo

Encontros narrativos com mães, pais e bebês na transição para a parentalidade

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

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2022-12-06T14:21:30Z

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Biffi, Mariana

Modelo de rastreabilidade vinculado ao DNA para a cadeia da carne bovina baseado em Blockchain e Smart Contracts.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

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2022-12-06T14:21:30Z

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Felippe, Anderson Domeneguette

Planejamento e gestão de APAs: a Serra dos Cocais em Valinhos – SP

Esta dissertação expõe a pressão sobre uma Área de Proteção Ambiental conhecida como Serra dos Cocais em Valinhos, em decorrência dos processos de expansão urbana, buscando compreender as tendências desta ocupação e os desafios para preservação de bens de interesse ambiental nestas condições. A pesquisa parte de um levantamento de outras APAs em condições semelhantes na base do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, para compreender o contexto da adoção desta modalidade. Em seguida, foram estudados outros instrumentos de planejamento urbano e ambiental previstos no Estatuto das Cidades, incluindo o Tombamento de Bens Naturais e a sua pertinência em relação ao caso da Serra dos Cocais. Posteriormente, foi feita a caracterização da própria Serra, considerando sua legislação incidente, um levantamento por fotos aéreas das tipologias de ocupação, que pudessem apontar dinâmicas de ocupação. Por fim, o acompanhamento das discussões da revisão do Plano Diretor e da regulamentação da APA da Serra dos Cocais caracteriza o atual embate em relação ao futuro do local.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Gabrielli, Giovani

Avaliação do processo de autorregulação de desempenho escolar de alunos do 5º ano do ensino fundamental

Uma das grandes preocupações dos profissionais da área da educação é o insucesso escolar. Apesar do empenho das políticas educacionais e dos investimentos feitos nos últimos anos, o país ainda se encontra abaixo do esperado frente aos efeitos das aprendizagens escolares. Estudos na área apontam para a grande dificuldade de interpretação das crianças que não entendem o que leem, não leem o que escrevem e não pensam antes de escrever, além de apresentarem baixo desempenho no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e por consequência encontram dificuldades de aprendizagem em diversos conteúdos escolares. Apesar dos esforços governamentais, os alunos continuam a apresentar níveis elevados de insucesso escolar. O que educadores, pais e sociedade de maneira geral podem fazer para minimizar essa situação? Pesquisas realizadas nesse enfoque apontam a importância na promoção de competências autorregulatórias em escolas, com a finalidade de aumentar os níveis de desempenho escolar dos alunos. Um dos caminhos apontados em pesquisas internacionais indica a urgência na adoção de programas que promovam a autorregulação da aprendizagem de forma mais significativa. Além dos elementos apontados, considera-se importante a compreensão de fatores que possam contribuir para o sucesso escolar, respondendo questões relacionadas à como os alunos constroem seus processos de autorregulação, como promover uma avaliação mais justa por parte dos professores e uma autorregulação mais eficaz por parte dos alunos. A presente pesquisa tem como objetivo geral avaliar a implementação de um projeto para alunos do Ensino Fundamental que promove a construção de estratégias autorregulatórias e a relação com o processo de autorregulação e desempenho escolar, tendo como objetivos específicos: i) avaliar as contribuições do projeto para a melhoria dos processos de autorregulação e de estudo; ii) verificar se há a relação entre os processos de autorregulação adquiridos pelos alunos no transcorrer do projeto e o rendimento escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em diferentes avaliações. Participaram da pesquisa 256 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e uma orientadora pedagógica. Foram utilizados quatro instrumentos para a coleta e também análise de documentos como o: Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA); resultados da avaliação externa da Secretaria de Educação (Amda) e entrevista com uma orientadora pedagógica, além do acompanhamento e a observação de campo pela pesquisadora que participou dos encontros pedagógicos durante o projeto. Dentre os autores que balizaram a pesquisa destacamos Hadj, Zimmerman, Zabala, Luckesi, Freitas, Rosário entre outros. Os dados indicaram que a intervenção com os processos autorregulatórios assume papel fundamental como procedimento didático auxiliador no ganho de autonomia estudantil dos alunos participantes. o acompanhamento do projeto o ensino de estratégias autorregulatórias aos alunos durante o ano de 2013 por meio dos do projeto As Travessuras do Amarelo possibilitou e favoreceu maior organização e tempo nos estudos, autonomia, atenção e concentração nas tarefas, poder de resolução de obstáculos, entre outros aspectos destacados pelos participantes. Os resultados do instrumento IPAA indicaram uma mudança estatisticamente significativa quando comparados o início do projeto com o final. Os resultados indicam que o desenvolvimento de projetos com foco na autorregulação pode auxiliar o processo de aprendizagem. Por fim, recomendamos a necessidade de novos estudos com foco no Ensino Fundamental.

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Oliveira, Sylvia Bernadete Alves Salgado

Gravidez de fetos malformados: um estudo psicológico com casais

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Gasparini, Eliane Verginia Rovigatti

Construção da escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA)

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Gobbo, Jessica Particelli

Paisagismo produtivo na proteção e recuperação de fundos de vale urbanos

A busca de alternativas para a proteção e recuperação dos bens naturais, em especial, a água em seu local de origem, tem sido temática de discussão sob diferentes enfoques, nas diversas áreas de conhecimento. Neste estudo, que se insere na temática do Paisagismo Produtivo, questiona-se a respeito de riscos e vantagens no plantio de espécies frutíferas na proteção e recuperação de fundos de vale urbanos. Esse questionamento foi feito a partir da análise de trabalhos técnicos que abordam temas correlatos e a partir dos resultados de entrevistas realizadas com profissionais de diversas áreas de conhecimento. Nestas entrevistas, os profissionais foram solicitados a apresentar suas interpretações quanto às possibilidades e limitações da adoção de técnicas de paisagismo produtivo, como estratégia para proteção e recuperação dos terrenos situados junto aos corpos de água urbanos. Tem-se, como objetivo geral, contribuir para a melhoria da qualidade da água e das condições ambientais dos cursos de água inseridos no tecido urbano e, como objetivo específico, contribuir para a formulação de projetos de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas urbanas, em que estão previstos as qualificações paisagísticas dos terrenos de fundo de vale.

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Nahum, Noemie Nelly

Educação de jovens e adultos: uma perspectiva de alfabetização com idosos

O presente trabalho visa compreender porque e como a formação do docente na Educação de Jovens e Adultos pode exercer influência na ação do educador comprometido com a dignidade humana e aprofundar os conhecimentos da formação do professor e do perfil do idoso na sociedade moderna, bem como analisar o aumento da população idosa no Brasil e suas repercussões para os campos sociais. Aos idosos desfavorecidos economicamente somam-se decorrências sociais da vida não produtiva que, muitas vezes, os impedem de encontrarem maior espaço de valorização social. Essas mudanças já estão repercutindo nas políticas públicas. Nesta pesquisa abordam-se a presença dos idosos nas salas de alfabetização de Educação de jovens e Adultos, bem como o papel fundamental do pedagogo nesse processo de reflexão e o paradigma que excluí a participação dos educandos mais velhos no setor produtivo. O levantamento bibliográfico e análise documental das legislações referente aos idosos apresentados propiciam ao pedagogo desempenhar uma função de mediador e articulador da aprendizagem, conhecendo a realidade social, psicológica e biológica dos educandos. Para isso é necessário atualizar-se constantemente em outros campos científicos. Partimos do pressuposto de que a resposta aos desafios que o mundo contemporâneo apresenta demanda por uma formação docente, no curso de Pedagogia, que vise o educador social e que possibilite a construção de conhecimentos para o desenvolvimento do educador consciente dos desafios impostos à educação, no sentido de contribuir com uma educação mais humana. Este trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, junto ao Grupo de Pesquisa ICCON (Interdisciplinaridade e Construção do Conhecimento) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Marques, Denise Travassos

Sentidos partilhados nas interações em sala de aula: missão, trabalho, tramas e dramas

Esta pesquisa versa sobre os sentidos engendrados nas interações como favorecedores ou não do processo ensino-aprendizagem. Seu locus é a sala de aula, entendida como espaço em que se sintetizam elementos de sentido e significação procedentes de outras instâncias das experiências sociais de seus protagonistas, em um trânsito permanente de diferentes sentidos atuais dos sujeitos e dos próprios cenários educativos. Seu objetivo é descrever e analisar as interações em sala de aula, entender a relação entre as interações empreendidas pelos alunos e professores e o processo de ensino-aprendizagem, bem como compreender de que forma as histórias singulares dos sujeitos participam de seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. O método utilizado insere-se no paradigma da pesquisa qualitativa, e constitui-se da narração de cenas do cotidiano de duas salas de aula do Ensino Fundamental, construídas a partir de observações e gravações em áudio. A análise foi elaborada a partir do levantamento de indicadores dos sentidos partilhados nas interações, derivando agrupamentos que chamamos de núcleos de sentidos partilhados, com base no enfoque teórico de González Rey para o estudo da subjetividade. Tal enfoque constituiu-se enquanto sustentação para as interpretações formuladas ao longo da análise, que desvelou uma trama em que as singularidades de professores e alunos emergem imbricadas e partilham sentidos. Na conclusão, são destacados elementos interpretados como mais significativos dos sentidos partilhados nos dois momentos empíricos da pesquisa, que conduziram à nossa compreensão da relação entre os sentidos, o desenvolvimento e aprendizagem. É possível dizer que os sentidos engendrados nas interações podem ser entendidos como mais favorecedores ou não da aprendizagem e do desenvolvimento a depender da maneira pela qual professores e alunos insurgem como sujeitos singulares. Tal maneira parece estar intimamente atrelada às possibilidades de significação desses sujeitos e às suas formas de enfrentamento dos obstáculos que se interpõem nas diferentes modalidades de interação lida das professoras com seus alunos, mediada pela tarefa; lida dos alunos com a tarefa, mediada pelas professoras; e lida dos sujeitos com os demais atores em sala de aula.

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Machado, Elisana Marta

Inovação curricular e SINAES: os casos de dois cursos de engenharia

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Teixeira Junior, Paulo Roberto