RCAAP Repository
Relatórios de estágio curricular na educação infantil e a formação do professor crítico
Trata-se de uma pesquisa sobre o estágio curricular em Educação Infantil em um Curso de Pedagogia, cujo objetivo geral é investigar como esta disciplina pode contribuir para a formação de um professor crítico, cuja práxis pedagógica seja comprometida com uma concepção emancipatória de educação e sociedade. A partir deste, os objetivos específicos foram assim delineados: (i) analisar aspectos considerados relevantes, pelos alunos, nas vivências de estágio registradas nos relatórios por eles produzidos; (ii) examinar se e como a relação teoria e prática é abordada pelos estagiários nos Planos de Atuação por eles elaborados e (iii) analisar as concepções destes alunos a respeito do conceito de brincar (com ênfase nas brincadeiras de faz de conta), a partir dos textos examinados. Procura-se alcançar estes objetivos por meio da análise qualitativa dos relatórios de estágio produzidos pelos alunos da disciplina Didática da Educação Infantil e Estágio na Educação Infantil B ao longo do segundo semestre de 2013, em um curso de Pedagogia, no período noturno, de uma instituição comunitária e confessional católica, em funcionamento no interior do Estado de São Paulo. Foram examinados também a proposta político-pedagógica da instituição e o plano de curso da professora que ministra a disciplina, a fim de contextualizar seu desenvolvimento. Espera-se que os resultados tragam contribuições para aprimorar o processo de formação dos professores de Educação Infantil, permitindo a elaboração de novas propostas no campo do preparo para o exercício profissional na medida em que estes resultados tornarão possível uma compreensão mais aprofundada sobre as contribuições da disciplina em foco. A revisão bibliográfica realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações permitiu identificar a escassez de trabalhos sobre o tema e as análises destes dados evidenciam a necessidade de pesquisas mais atuais sobre o papel do estágio curricular na formação do professor da Educação Infantil, dentre as quais se enquadra este trabalho.
2022
Vaughn, Luciane
Projeto Gente: Diálogos colaborativos em comunidades criativas sobre igualdade de gênero e infância
O presentra Trabalho de Conclusão de Curso, composto por Monografia e Conjunto de Peças do Projeto, via, por meio de pesquisas, estudos e aplicações de design, compreender as questões de gênero na infância e potencializar as redes sociais entre os agentes: pais e responsáveis; ONGs, coletivos ou instituições; e crianças, para promover o acesso e ampliar diálogos quanto à diversidade na educação informal em relação à igualdade de gênero na infância. Para isso, foram desenvolvidas ações para o meio físico e digital com o objetivo de contribuir para a união dessa comunidade, disponibilizando um espaço para trocas de experiências e conteúdos sobre o assunto, através de pesquisas teóricas referenciadas, principalmente, por Louro (2007), Manzini (2008), Papanek (2006) e estudos metodológicos de design de Vianna et al (2012) e Garrett (2011).
2021
Tarelho, Alice Bueno Shiguematsu, Heitor Bacic
Transtorno disfórmico corporal: escala para profissionais da área da saúde
A presente pesquisa teve por objetivo geral desenvolver e validar uma escala auxiliar de diagnóstico do Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) para profissionais da área da saúde. Para tanto contou com três amostras de participantes: Grupo I: que englobou 15 pacientes de cirurgia plástica estética diagnosticados com TDC; Grupo 2: que incluiu 15 pacientes de cirurgia plástica estética sem o diagnóstico de TDC e; Grupo 3: 5 profissionais da área de Psiquiatria e Psicologia que serviram como juízes para avaliar os itens da escala. Inicialmente os itens da escala foram gerados por meio do estudo de quatro questionários de avaliação do TDC já existentes, contemplando os critérios diagnósticos do DSM-IV (1994) e de trabalhos científicos na área do TDC. Construiu-se, então, 50 itens (P Versão) os quais foram avaliados pela autora em relação a pertinência, objetividade, clareza e precisão. A partir desta análise foram descartados dez itens, o que resultou em uma escala de 40 itens (2a Versão). Analisou-se a pertinência dos itens ao construto, por meio da análise teórica de juízes. Como resultado desta análise mais cinco itens foram descartados por não obterem uma concordância de no mínimo 80% entre os juízes (3a Versão). A terceira versão da escala foi aplicada nos dois grupos (G1 e G2). Os resultados dessa aplicação foram submetidos ao estudo do construto do TOC por meio da análise fatorial. A validade discriminativa foi realizada por meio da aplicação da primeira versão da escala em uma amostra da população clínica (G I) e uma amostra da população não clínica (G2). O cálculo da prova U de Mann-Whitney mostrou que a escala é sensível para discriminar os indivíduos diagnosticados com TDC dos indivíduos sem o diagnóstico do transtorno. Além disso, o instrumento foi reaplicado após 20 dias nos dois grupos (G1 e G2), para submeter a escala à precisão de teste-reteste. Através da aplicação da correlação de Pearson verificou-se uma alta correlação entre a primeira e a segunda aplicação tanto do Grupo 1 como do Grupo 2. Como resultado dessas análises quantitativas não foi descartado nenhum item pois os 35 mostraram ser significativos para a mensuração do TDC. Foi proposta então, uma versão piloto do instrumento auxiliar de diagnóstico do TDC para a utilização por profissionais da área da saúde. O instrumento ficou composto por 35 itens medidos por escalas Likert de quatro pontos.
2022
Ramos, Kátia Perez
A hora H: o imaginário coletivo de profissionais da saúde mental sobre a adolescência
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Pontes, Mariana Leme da Silva
Modelo para o desenvolvimento de campanhas de comunicação de marca para instituições de ensino superior apoiado pela gestão da informação e inteligência competitiva
Os principais conceitos de Marketing foram desenvolvidos nas últimas décadas do século XX e necessitam de uma revisão frente às novas tecnologias de informação e comunicação. O gestor moderno e processo gerencial também evoluíram para um processo de tomada de decisões cada vez mais complexo e inserido num ambiente de incertezas. O setor de Educação Superior ampliou-se, tornou-se mais competitivo e tende a continuar sua expansão junto a novos públicos e regiões. O perfil do público universitário também se alterou significativamente. A percepção, cada vez maior, da importância da Ciência da Informação e da Inteligência Competitiva e este cenário efervescente exigem novos paradigmas para a criação de marcas fortes e confiáveis no setor educacional. A presente pesquisa faz uma análise crítica do modelo de Sistema de Informação de Marketing, proposto por KOTLER, e propõe o seu desenvolvimento por meio da adoção de ferramentas de Inteligência Competitiva no processo gerencial, transformando-o em Sistema de Inteligência de Marketing, visando à obtenção de vantagens estratégicas e operacionais no processo de criação e desenvolvimento da imagem institucional. Como proposta, para facilitar o entendimento dos conceitos apresentados, propõe-se um modelo de desenvolvimento de campanhas estratégicas de marca para Instituições de Ensino Superior, orientado pela Gestão da Informação e pela Inteligência Competitiva.
2022
Mello, Wagner José de
O Fenômeno de Ecovilas no Brasil Contemporâneo
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Arruda, Beatriz Martins
Cursinho popular: estudo sobre a trajetória de estudantes das classes trabalhadoras
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as trajetórias de ex-alunos do curso prévestibular Herbert de Souza, situado na cidade de Campinas, (SP), que ingressaram em universidades, buscando identificar: (i) pontos nestas trajetórias que contribuíram para a longevidade escolar destes jovens; (ii) como interpretam e avaliam suas experiências educacionais e escolares e (iii) possíveis contribuições que a instituição possa ter fornecido para seus estudantes interpretarem de forma crítica o sistema escolar brasileiro e se tornarem militantes na luta contra as suas desigualdades. Quanto à metodologia, realizamos pesquisa documental sobre o cursinho e entrevistas semi-estruturadas com 7 ex-alunos do Herbert de Souza. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, os entrevistados não foram escolhidos segundo critérios estatísticos, mas de forma intencional. A busca pelos entrevistados, ou colaboradores, ocorreu, em parte, através do critério de rede, pelo qual os próprios depoentes indicam outros para serem entrevistados, criando uma comunidade de argumentos. As análises qualitativas do material empírico permitem indicar como resultados: (i) a quase total ausência de incentivo dos professores de Ensino Médio para que os colaboradores almejassem cursar o Ensino Superior; (ii) em contrapartida, houve influência dentro e fora do grupo familiar para o prosseguimento dos estudos, sobretudo por atitudes das famílias dos colaboradores que, embora pouco escolarizadas, destacaram para eles o valor da escola; (iii) a trajetória dos colaboradores como uma arena de lutas em que entra em contradição terem sido considerados maus alunos, não gostarem da escola, terem baixo capital cultural e, ao mesmo tempo, terem disposições adequadas para os sacrifícios da escolarização; (iv) o ingresso desses sujeitos na universidade não põem fim a estas lutas, já que o percurso no Ensino Superior permanece marcado por desafios e obstáculos inescapáveis no encontro entre instituições e professores preparados para trabalhar com alunos de classes sociais mais abastadas e os nossos colaboradores, pertencentes às classes populares; (v) evidências de que as atuações militantes dos ex-alunos se deram em decorrência do ingresso e das relações estabelecidas no cursinho; (vi) indícios de que estas atuações militantes não se concretizam nos espaços universitários e (vii) os desafios na constituição de um cursinho voltado para jovens de classes populares e seu duplo objetivo: o preparo para o exame de vestibular e a formação critica; apesar dos esforços da instituição para fomentar interpretações críticas do sistema educacional brasileiro e do vestibular, é difícil inferir qual a efetiva concretização deste processo, de um modo mais amplo. Sendo assim, concluímos que as experiências educacionais no cursinho mostram uma contradição entre a preparação para o vestibular e a formação crítica em relação a este exame e ao sistema educacional brasileiro, de uma forma geral. Esperamos com este trabalho contribuir para um aprofundamento do conhecimento da Educação a partir da trajetória de ex-alunos do Projeto Herbert de Souza, tendo em vista o papel político-pedagógico destes espaços de ensino, que se definem como movimentos sociais para a democratização da educação superior.
2022
Corrêa, Lajara Janaina Lopes
Projeto político-pedagógico e educação especial: ações, contradições e desafios à inclusão educacional na rede municipal de Campinas/SP
O aluno com deficiência introduziu mudanças na discussão sobre a função social da escola, exigindo assim maior reflexão, organização e planejamento das práticas escolares. A escola por meio de seu Projeto Político-Pedagógico estaria refletindo sobre esse novo contexto? Esta pesquisa analisa qual conceito de educação inclusiva está contido nos Projetos Político-Pedagógicos da SME de Campinas SP, com o objetivo de refletir sobre a construção, desenvolvimento e sua relação com práticas escolares inclusivas. Os autores que fundamentaram este estudo trabalham numa perspectiva crítica (Saviani, Sader, Jannuzzi, Vasconcellos, Veiga). Na metodologia realizamos análise documental de seis Projetos Político-Pedagógicos de escolas de grande, médio e pequeno porte elaborados no ano de 2008 abrangendo cinco regiões administrativas do município de Campinas SP. Relacionamos o total de escolas do município aos seguintes critérios: região administrativa a que pertenciam e total de alunos atendidos em cada uma das escolas. Trabalhamos nesse estudo com o levantamento dos dados como primeiro passo da pesquisa, sendo realizado de duas maneiras: análise dos Projetos Político- Pedagógicos e a análise de diretrizes que compõem sua estruturação. Os elementos que surgiram da leitura dos documentos constituiram-se as unidades de análise da pesquisa, levando-se em consideração os aspectos formal ou técnico e os aspectos políticos dos Projetos Político-Pedagógicos. No tratamento e análise dos dados tevese como principio básico a codificação, interpretação e a inferência sobre as informações contidas nas unidades de análise, desvelando seu conteúdo manifesto e oculto, decifrando em cada unidade o núcleo emergente ao propósito da pesquisa. Expressando-se considerações na discussão dos dados sobre as seguintes unidades de análise dos Projetos Político-Pedagógicos: a) Conceito de educação inclusiva, b) Processo de decisão (autonomia da escola), c) Modelo de Gestão e d) Estrutura Organizacional da escola. Os resultados obtidos apontam no sentido de constatarmos fragmentações e contradições existentes nos Projetos Político- Pedagógicos provocando o distanciamento entre a idéia de educação inclusiva e a prática docente. Esse distanciamento se apresentou em aspectos relacionados à gestão, estrutura e tempo escolar, avaliação e autonomia da escola, apontando um esvaziamento de propostas para o aluno com deficiência.
2022
Padilha, Adriana Cunha
A constituição do vetor noroeste de expansão urbana da região metropolitana de Campinas: Permanências e questões fundiárias
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2022
Nandin, Cauana Lemes Conde
Assentamentos precários em áreas ambientalmente sensíveis: políticas públicas e recuperação urbana e ambiental em Campinas
Ao longo da história do urbanismo brasileiro, observamos a ausência do Estado com medidas mais eficazes para atender à demanda por habitação. Esse fato se perpetuou durante os anos e, somado com os atuais problemas sociais encontrados nas grandes , contribuiu para a degradação ambiental ocasionada por assentamentos irregulares. As Áreas Ambientalmente Sensíveis variam entre de interesse ambiental a áreas de risco. Além da ocupação predatória dos espaços urbanos com intensa urbanização sem planejamento, os assentamentos precários também contribuem com a alteração da vegetação, do solo, recursos hídricos e até na mudança do microclima, tornando-se inclusive risco à saúde e à integridade física e mental da população ali residente. Essas inadequações urbanas devem ser evitadas, e medidas mitigadoras, reparatórias e compensatórias com tecnologias adequadas devem ser adotadas para solucionar os diversos problemas de degradação. Diante de tal situação, é necessário conhecer as políticas públicas, especialmente as habitacionais, voltadas para equacionar os problemas oriundos das ocupações e os programas e técnicas de recuperação urbana e ambiental. A cidade de Campinas, região estudada, tem similaridades com outras regiões do Brasil, com inúmeros assentamentos inclusive em Áreas Ambientalmente Sensíveis, sendo, portanto, um caso representativo.
2022
Oliveira, Giovanna Ortiz de
Bem-estar subjetivo em adultos e idosos
Promover o bem-estar subjetivo é uma das preocupações da ciência psicológica. Com o aumento da longevidade, estudos sobre o envelhecimento se fazem necessários para a compreensão desta parcela da população que está aumentando no mundo todo. Esta pesquisa teve como objetivo investigar os fatores responsáveis pelo bem-estar subjetivo, apontados pela literatura, na visão de participantes que freqüentam e que não freqüentam a universidade para a terceira idade. A amostra foi composta de 92 participantes, divididos em 2 grupos: 54 freqüentavam a universidade para a terceira idade e 38 não, sendo que, destes últimos, 15 pertenciam a um clube sócio-recreativo e 23 a uma Igreja Católica. Em cada grupo foram consideradas duas faixas etárias: (a) de 41 a 60 anos; (b) de 61 a 80 anos e mais. No grupo que freqüentava a universidade para a terceira idade tivemos 96% do sexo feminino, 65% casados e 25% viúvos; 55% terminaram o 1º grau, 53% do lar e 95% eram católicos. Em contrapartida, no grupo que não freqüentava a universidade para a terceira idade 64% eram do sexo feminino e 36% do sexo masculino; 97% casados, não sendo encontrados viúvos; 45% terminaram um curso superior, 35% tinham uma profissão e 90% eram católicos. Foi utilizada uma Escala de bem-estar subjetivo, construída para este estudo, composta de 36 itens que investigam 6 áreas: Satisfação com a vida / Felicidade, Extroversão, Persistência / Estabelecimento de metas, Apoio/Contato Social, Saúde física e Otimismo, além de 3 questões abertas. Através da análise de variância foram encontradas diferenças em relação à área Saúde (favorável à faixa etária mais nova), Satisfação com a vida/Felicidade (favorável ao grupo que não freqüentava a universidade para a terceira idade), nível de escolaridade (escolaridade superior apresentou médias mais altas) e em duas áreas da escala (quando foram comparados os participantes de clube x igreja). Foi encontrada correlação positiva entre todas as áreas investigadas pela escala, no grupo que freqüenta a universidade para a terceira idade. A análise das questões abertas revelou a importância de características pessoais, sociais e familiares no bem-estar subjetivo. A freqüência à universidade para a terceira idade foi apontada como poderoso fator para se dar um novo significado à vida. Outros motivos apontados para freqüentar a universidade: ampliar o contato social e aprender coisas novas. Também foram encontrados dados que sugerem a importância de dois fatores não investigados neste estudo: religião e viuvez. Buscar compreender melhor o bem-estar subjetivo e maneiras de alcançá-lo devem fazer parte dos estudos dedicados à qualidade de vida nos adultos e idosos.
2022
Cruz, Sônia Regina Blasi
Gestão da escola de tempo integral: o caso de uma escola pública de ensino fundamental do município de Americana (SP)
A presente pesquisa teve como objetivo investigar os desafios do processo de gestão de um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) do município de Americana - SP, em seus aspectos administrativos e pedagógicos. Buscou-se reconhecer as especificidades e o diferencial da gestão da escola de tempo integral (ETI) pesquisada e analisar seus elementos facilitadores e dificultadores. Nesta perspectiva, procurou-se identificar as políticas públicas de ampliação da jornada escolar no Brasil, as quais revelaram experiências diversificadas. Os estudos a respeito do tema adquirem relevância no cenário educacional contemporâneo, em que a ampliação da jornada escolar está explicitada na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei Nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Em uma abordagem qualitativa, foram produzidos materiais empíricos, por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora do referido CIEP, após levantamento bibliográfico e revisão de literatura. A pesquisa revelou uma experiência exitosa de ETI no CIEP pesquisado. Quanto aos elementos dificultadores e facilitadores de sua gestão, sobressaem-se os facilitadores, sendo possível perceber diferenciais que implicam a qualidade do processo educativo da escola pesquisada, como a formação acadêmica dos gestores, aliada à experiência na carreira do magistério e ao compromisso político e pedagógico dos mesmos para com a educação pública. Entre as dificuldades apontadas, destaca-se a infraestrutuda do CIEP, principalmemente, em relação ao espaço físico. Os entrevistados apontaram como diferencial, as possibilidades de espaço e tempo para reuniões, em que se estabelecem trocas e construções coletivas. Pretende-se que a pesquisa possa fomentar a ampliação dos espaços de reflexão e debates necessários sobre a escola de tempo integral no Brasil, de modo a contribuir para a definição e redefinição de políticas públicas em educação, potencializando a construção de uma educação com qualidade social.
2022
Dalri, Marisa Xavier Coutrim
Avaliação das perturbações eletromagnéticas radiadas de equipamentos eletrodomésticos na RSSF
Os equipamentos eletrodomésticos não possuem certificação para serem comercializados no Brasil quanto aos aspectos de emissão de perturbação eletromagnética o que pode afetar as funcionalidades dos sistemas de telecomunicações, bem como o avanço de tecnologias, como por exemplo, o IoT (Internet das coisas), sendo a RSSF amplamente utilizada dentro de Iot, devido sua flexibilidade e o baixo custo. Este trabalho avalia os níveis das perturbações eletromagnéticas geradas pelos equipamentos eletrodomésticos e o quanto estas perturbações podem afetar o funcionamento de RSSF. O trabalho foi dividido em 3 etapas e em todas elas foram utilizadas a Câmara Semi-anecóica, sendo a primeira etapa a avaliação das perturbações eletromagnéticas dos equipamentos eletrodomésticos, se atendem aos requisitos normativos utilizados na Europa, em segundo uma caracterização da RSSF, sendo avaliado a RSSI e a PER, e por último o eletrodoméstico com maior nível interferente foi colocado junto a RSSF para avaliação de RSSI e da PER. Os resultados obtidos demonstraram que os equipamentos eletrodomésticos não atendem aos limites normativos e afetam significativamente o funcionamento de um RSSF.
2022
Morais, Gustavo Iervolino de
Experiências de um grupo de adolescentes com sobrepeso e obesidade: um estudo psicanalítico
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Porta, Letícia Kancelkis
Acessibilidade e gestão urbana na definição de rotas acessíveis: complexidade e conflitos de aplicação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Brandão, Beatriz Helena Bueno
Lógica de organização territorial Guarani e as sobreposições produzidas pelos processos de urbanização
Esta pesquisa busca demonstrar que a cultura Guarani possui uma lógica de organização territorial que alcança as escalas locais, regionais e macrorregionais. Para isso utiliza o arcabouço teórico do conceito de Paisagem Cultural, que impõem ao território a capacidade de oferecer ao homem os recursos que sustentam uma cultura. Com o objetivo de incorporar novas ideias e realidades, a tese recompõe a história, observando que mesmo antes da chegada do homem europeu os Guaranis já se estabeleciam de forma ordenada, com diversos fundamentos territoriais que permanecem até os dias de hoje. Na análise histórica e cartográfica, é possível constatar que os Guaranis foram historicamente submetidos a sucessivas sobreposições de lógicas territoriais, seja espanhola, jesuíta, pombalina, imperial ou republicana, alterando e impedindo sua organização, impondo novas formas de vida, sempre incompatíveis e intolerantes à sua cultura. Frente a ideias amplamente admitidas, esta pesquisa confirma que os Guaranis tem amplo conhecimento da lógica territorial, da agricultura e não são povos nômades ou migrantes, mas foram historicamente pressionados a encontrar novos territórios, com amplitude e complexidade ambiental apropriada, onde pudessem restabelecer sua organização a fim de recompor a sua cultura. Mesmo na atualidade, as ações de assentamento, integração e assistência social aos Guaranis, continuam a promover o mesmo binômio de sobreposição e migração, pois estão baseados na mesma política de substituição de valores, significados e modos de vida.
2022
Araújo, Adelita de Souza
Utilização da frequência de 915 MHz para monitoramento e supervisão de isoladores poliméricos classe de tensão de 500 kv
Em um sistema de transmissão de energia elétrica, os isoladores estão diretamente associados ao nível de segurança da rede, na qual sua falha influência em indicadores das concessionárias. Os isoladores poliméricos estão adquirindo com o passar dos anos maior utilização, sendo que possui inúmeras vantagens perante seus concorrentes (vidro e/ou porcelana), entretanto sua vida útil ainda não pode ser determinada. Este trabalho aborda a utilização da frequência livre de 915 MHz para monitoramento e supervisão destes isoladores poliméricos, sendo possível assim fornecer dados sobre a rede bem como indicando a sua vida útil. Foi realizado uma transmissão de dados mediante variações da intensidade do campo elétrico decorrentes do terminal fase do isolador da classe de tensão de 500 kv. A variação da intensidade do campo elétrico foi obtido utilizando anéis anti-corona diferentes, sendo seus valores obtidos através de simulações utilizando os softwares Gmsh e GetDP que utiliza o método dos elementos finitos. Foi possível observar que a frequência central da portadora não teve variação quando o sinal passava pelo campo elétrico, além de ser possível realizar a comunicação entre os nós sensores tendo, na configuração mais crítica, uma perda de pacotes igual a 1,6%. Também foi possível observar que para todos os ensaios realizados ocorreu pequena degradação do sinal durante a transmissão de dados.
2022
Silva, Huederson Aparecido Botura da
Perfil criativo no empreendedorismo social
Os empreendedores sociais desempenham o papel de agentes de mudança, adotando a missão de criar e sustentar o valor social, reconhecendo e buscando incansavelmente novas oportunidades para servir a essa missão, contribuindo com políticas públicas e transformação social tanto em nível local como globalmente, gerando impacto e melhorias na sociedade. Para isso, desenvolvem suas atividades por meio de processos inovadores motivados pela paixão por uma missão social. O objetivo dessa pesquisa foi entender o perfil criativo de empreendedores sociais por meio de três estudos qualitativos e, para sua realização, foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da PUC-Campinas. Inicialmente, foi realizada uma revisão conceitual sobre empreendedorismo, perfil psicológico dos empreendedores e o empreendedorismo social sob o enfoque da Criatividade e Psicologia Positiva. No Estudo 1, 8 juízes identificaram as características psicológicas presentes nos depoimentos dos empreendedores sociais protagonistas do documentário “Quem se Importa” e o resultado subsidiou os estudos posteriores. O Estudo 2 comparou o perfil psicológico de 3 Empreendedores Sociais e 3 Empreendedores de Negócio por meio de entrevista, autorrelato de percepção de criatividade, virtudes e forças de caráter além da identificação dos estilos preferenciais de pensar e criar. O Estudo 3 identificou a percepção das equipes subordinadas acerca da criatividade dos empreendedores. Os resultados corroboraram a teoria de que empreendedores sociais e de negócios possuem as características criativas em diferentes níveis e as diferenças referem-se principalmente no sentido de destino criativo. Na auto avaliação, os empreendedores de negócios apresentaram uma frequência maior de características criativas, virtudes e forças de caráter em relação aos empreendedores sociais. As equipes sociais avaliaram seus empreendedores de forma superior às equipes de negócios. Ambos os grupos relacionam a criatividade à solução de problemas, mas os empreendedores sociais demonstraram maior compreensão e a consideram fundamental nos processos de inovação social necessários para melhorias em nossa sociedade.
2022
Nader, Silvana Maria
Neofundamentalismo no Brasil: a dominação carismática na Igreja Mundial do Poder de Deus
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Silva, Saulo Inácio da
Vivências de internação de adultos em hospital geral: repensando o cuidado
Este estudo teve a intenção de compreender fenomenologicamente as vivências de internação em uma enfermaria de adultos de um hospital geral. Esta compreensão teve a finalidade de trazer elementos para uma discussão sobre o cuidado prestado a essas pessoas do ponto de vista psicológico, tanto por parte do psicólogo como também de outros profissionais que no hospital lidem com elas. Optou-se pela utilização de uma pesquisa qualitativa do tipo fenomenológico para a compreensão das vivências de hospitalização. Foram participantes da pesquisa quatro adultos, sendo três mulheres e um homem. Eles se encontravam internados na enfermaria de um hospital do interior do Estado de São Paulo. As entrevistas foram realizadas a partir da modalidade não-diretiva ativa e redigidas sob forma de narrativa. A análise fenomenológica das narrativas se constitui dos seguintes passos: leitura de cada narrativa buscando o significado das vivências de hospitalização; construção de uma síntese da vivência da hospitalização para cada participante; elaboração de uma síntese compreensiva da vivência a partir de todas as narrativas. Concluiu-se que: 1)A hospitalização deve ser compreendida enquanto processo, pois os participantes saíram do hospital diferentes do que quando chegaram. 2)As mudanças ocorridas estavam ligadas ao estado de humor, aos sentimentos e aos relacionamentos das pessoas hospitalizadas. 3)A condição psicológica dos participantes interferiu em sua condição física e foi relevante para a qualidade da vivência de internação. 4)Os fatos objetivos, como o longo ou breve tempo de internação, não se mostraram tão importantes para a qualidade subjetiva da internação quanto o significado de sua vivência. 5)Alguns relacionamentos estabelecidos pelos participantes, durante a internação, continham reciprocidade e outros não possuíam este elemento. 6)Os cuidados relacionados a regras e rotinas hospitalares foram recebidos de maneira diferente para cada participante, ou seja, para alguns isso favoreceu o bem-estar ao longo da internação e para outros, isso não aconteceu. A partir daí, foi possível pensar em um cuidado que estivesse atento ao processo da hospitalização e à qualidade subjetiva da internação, com base nas idéias de Carl Rogers e Martin Buber, especialmente sobre as atitudes referentes a esse cuidado.
2022
Espinha, Tatiana Gomez