Repositório RCAAP

Projeto experimental 2021 Agência Zênit cliente: Cervejaria Berggren

Este trabalho acadêmico foi desenvolvido para fortalecer o posicionamento da cervejaria Berggren, além de conquistar espaço no mercado e aumentar a visibilidade da marca na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Foram estabelecidos objetivos mercadológicos os quais estão centrados no desenvolvimento estratégico do branding da empresa, na sua identidade e propósito, bem como o aumento de share of mind. Para alcançar os objetivos propostos, as táticas traçadas serão efetuadas no período de campanha de 6 (seis) meses (Fevereiro 2022 a Julho 2022). O projeto inclui pesquisa de fontes secundárias, pesquisa de controle, planejamento de marketing, comunicação, criação, ações de marketing promocional e mídia.

Ano

2022-12-06T14:21:14Z

Creators

Finatti, Bruna Lins, Camilla Lins, Carolline Alencar, Giovana Scarabucci, Pedro Moisés, Yasmim Miranda

Cursos de licenciatura em computação: a formação do educador em análise

Essa pesquisa tem como tema a formação do educador nos cursos de Licenciatura em Computação. O problema desta pesquisa consiste na seguinte pergunta: a partir dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Computação, quais os desafios para formação de professores? O objetivo deste trabalho é apresentar alguns elementos dos projetos pedagógicos de três cursos de Licenciatura em Computação, quais sejam, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE) e Universidade de Caxias do Sul (UCS), a fim de analisar se eles atendem às diretrizes curriculares, mas principalmente almejamos colocar em relevo o significado da formação de educadores nos cursos de Licenciatura em Computação. O método consiste em revisão bibliográfica e será feito a partir da análise de documentos considerados oficiais por parte das Instituições de Ensino Superior, principalmente dos projetos políticos pedagógicos de cada um dos cursos citados. Como consequência da investigação dos projetos pedagógicos, analisaremos também o peso dado por cada uma das instituições às disciplinas básicas, disciplinas específicas e as disciplinas pedagógicas. Com este dimensionamento, será possível ver quais cursos têm maior foco na parte pedagógica ou na parte tecnológica tendo como ênfase a formação do educador. A formação do educador de Licenciatura em Computação deve englobar conhecimentos que ultrapassem a dimensão técnica ou a didática, promovendo a formação adequada que é o resultado das dimensões explicitadas nos projetos pedagógicos. O que se tem como pano de fundo da formação do educador para esta área do conhecimento é a necessidade de superação da dicotomia técnica/didática. Os resultados alcançados relacionam-se com a necessidade de promover a formação de professores mais qualificada e compromissada com os cursos de Licenciatura em Computação, permitindo a precisa adequação da formação do aluno frente às diretrizes curriculares.

Ano

2022-12-06T14:21:14Z

Creators

Lima, Carlos Acácio de

Experiências com casais que receberam óvulos doados: um estudo psicanalítico

A dificuldade de alguns casais para gerar um filho pelo método natural foi o que motivou a ciência médica a desenvolver a Reprodução Humana Assistida (RHA). A Fertilização In Vitro (FIV) é uma das técnicas da RHA que, juntamente com o uso de óvulos doados, favorece as mulheres que apresentam certa incapacidade física para gerar óvulos saudáveis para fertilização. Nesse sentido, tal contexto também motivou o pesquisador desse estudo, porém com o objetivo de compreender, a partir das teorias psicanalíticas e grupanalíticas, o processo e o funcionamento psíquico de três casais que se submeteram ao tratamento de reprodução assistida, com receptação de óvulos doados, tendo gerado seus filhos com sucesso. O método de investigação psicanalítico configurou-se como a melhor opção para a realização dessa pesquisa, já que envolveu a análise e compreensão das vivências emocionais, a partir do registro de um encontro com cada casal. Para a apreciação do material coletado foi empregada a técnica de análise interpretativa de conteúdo inconsciente criada por Mathieu, assim como a técnica grupal, tendo em vista o casal como uma configuração de grupo especial. Para tanto, foi realizada uma pergunta disparadora, pelo entrevistador, e em seguida os cônjuges associavam livremente a respeito de suas experiências durante todo o tratamento de RHA. Os resultados encontrados mostram que a sugestão em receber óvulos doados trouxe a esperança em poder ter o tão desejado filho mas, por outro lado, a frustração em não ter um filho geneticamente parecido com a mãe. Os casais atravessaram momentos de sofrimento físico e psíquico para realização do desejo de terem um filho, assim como continuam em processo de elaboração psíquica a respeito da perda narcísica por não conseguirem ter um filho biológico por parte da mãe. Além disso, foi detectado que nos casais o inconsciente produziu algumas formulações psíquicas, tanto na vivência que tiveram ao longo do tratamento quanto durante as entrevistas, tais como: desejos inconscientes; fantasias inconscientes originárias: fantasias das diferenças do sexo e fantasia de castração; complexos familiares; sentimentos de ilusões messiânicas; e fantasias persecutórias. Contudo, ressalta-se que foi detectado também que os casais conseguiam se organizar em seus vínculos afetivos e, por conseguinte, amenizavam suas angústias mediante um pacto negativo de não revelarem a ninguém sobre o tratamento que se submeteram, até mesmo ao próprio filho. Este segredo fortaleceu as alianças inconscientes do casal, mediante a perda narcísica de não conseguirem ter o filho que fantasiavam. Decerto que, a partir dos resultados obtidos nesse estudo, faz-se necessário um acompanhamento psicológico aos pacientes antes, durante e após o período do tratamento, bem como maior esclarecimento da importância do profissional da psicologia na composição da equipe clínica e sua atuação, também, com estes profissionais, já que podem lidar com ansiedades e frustrações quando os resultados dos tratamentos não são positivos.

Ano

2022-12-06T14:21:14Z

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Oliveira, Gustavo Presídio de

Fonoaudiologia e síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS): revisão integrativa de literatura

Introdução: A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é caracterizada por episódios repetitivos de oclusão parcial ou completa das vias respiratórias durante o sono, levando à redução da ventilação (hipopneias), ou paradas completas da ventilação (apneias), correlacionados a microdespertares, tendo como consequências a sonolência excessiva diurna, ocorrência de doenças cardiovasculares e ronco, entre outras. Objetivo: Realizar revisão integrativa de literatura em Fonoaudiologia sobre a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono identificando-se procedimentos em avaliação miofuncional orofacial e eficácia da intervenção fonoaudiológica. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, de caráter qualitativo, descritivo e analítico. A busca das publicações foi efetuada por meio de consultas às bases de dados LILACS e SciELO, através do uso dos DeCS “Apneia Obstrutiva do Sono” e “Síndromes da Apneia do Sono” como principais, combinados com os demais por meio do operador booleano “and”, e de Teste de Relevância, foram selecionados e analisados artigos científicos originais e estudos de casos, publicados na íntegra, em português, entre os anos de 2005 e 2019. Resultados: Foram selecionados cinco estudos para compor a amostra final, os quais atenderam aos critérios de inclusão, após a submissão ao teste de relevância. Os estudos mostraram a importância da fonoaudiologia no tratamento da SAOS, compreendendo desde a avaliação miofuncional orofacial, com destaque à utilização do Protocolo de Avaliação Fonoaudiológica para SAOS, o qual deve ser analisado juntamente com outros procedimentos, numa visão multidisciplinar. A partir dos resultados avaliativos, é realizado o planejamento da intervenção fonoaudiológica. Estudos que tratam eficácia da terapia fonoaudiológica na SAOS apontam melhora nos aspectos miofuncionais orofaciais, no sono dos indivíduos e, consequentemente, de seus companheiros, com consequente melhora da qualidade de vida, parâmetro este considerado importante na verificação de eficácia. Conclusão: A terapia miofuncional orofacial é considerada como eficaz para o tratamento da SAOS, devido aos seus resultados positivos e afirmações de estudiosos a respeito da consequente melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Foi, no entanto, verificada escassez de publicações relacionando a fonoaudiologia com SAOS, desde a avaliação até a intervenção, o que evidencia a necessidade de que mais estudos sejam realizados nesta área, para que a atuação fonoaudiológica na SAOS possa ser consolidada.

Ano

2022-12-06T14:21:14Z

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Pimentel, Giovanna Pinheiro

Outro olhar - o audiovisual na arquitetura da aula: inovações pedagógicas

Este estudo, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivos: 1. identificar interesses e motivações do uso do audiovisual na prática docente de professores do curso de graduação em Comunicação Social de uma Instituição de Ensino Superior da região sudeste do Estado de São Paulo; 2. diagnosticar as possibilidades de promover a valorização do audiovisual como um recurso capaz de estimular um novo fazer pedagógico em consonância com o contexto social do aluno contemporâneo, consumidor de imagem, exposto às novas mídias e à cultura da comunicação de massa; 3. contribuir com ensaios pedagógicos que utilizam a comunicação audiovisual, para o avanço das discussões sobre inovações metodológicas. Nossa proposta foi destacar o audiovisual no contexto das tecnologias da educação e comunicação trazendo um outro olhar sobre seus potenciais nas relações de ensino-aprendizagem. As análises da docência e das condições do professor para desenvolvê-la foram realizadas de forma crítica e contextualizada na formação do educando em comunicação social, por meio das falas de sete sujeitos respondentes de um questionário. O mundo das imagens e a comunicação audiovisual, retratados em fundamentos teóricos que subsidiaram a proposta do vídeo como metáfora da construção do conhecimento e a análise dos depoimentos sobre a imagem em movimento e o que ela representa na realidade investigada evidenciaram a busca pelo rompimento dos limites de espaço e de tempo da arquitetura da aula. Espera-se com este trabalho contribuir para o avanço das discussões sobre inovação da prática pedagógica com a inserção de recursos tecnológicos, especialmente os audiovisuais na sala de aula de instituições de ensino superior

Ano

2022-12-06T14:21:14Z

Creators

Soares, Seizo Vinicius

Risco e proteção: busca por uma compreensão não-linear desses constructos

Em face da diversidade e adversidade dos contextos de desenvolvimento da criança e da necessidade de investigá-los, esse estudo analisou o banco de dados de um projeto preventivo e interventivo em andamento, realizado em comunidades populares de uma cidade do interior do estado de São Paulo, onde constavam os dados do instrumento Parent's Appraisal of Child Early Development (PACED). Objetivou-se verificar a freqüência dos itens da dimensão ´Experiências de vida´, categorizados como fatores de risco e de proteção, em uma amostra composta por 271 crianças de 0 a 12 anos. As informações foram coletadas por estagiários no período de 2000 a 2003, mediante entrevistas com pais ou responsáveis que informaram sobre suas crianças. Os dados sugerem predominância de fatores de proteção (69.4%) em relação aos de risco (26.4%), tendo sido mais freqüente a categoria rede de apoio social e afetivo (89.6%), seguida da denominada permanência, coesão e estabilidade familiar (73.6%). Foi encontrada uma freqüência de 53.5% da categoria denominada engajamento em atividades e interações entre ambientes e 29.4% da denominada eventos estressores ou traumáticos de vida . Os resultados são discutidos a partir das contribuições do modelo ecológico, enfatizando interdependência entre a pessoa e o ambiente.

Ano

2022-12-06T14:21:14Z

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Machado, Elisana Marta

Consumo de energia e qualidade do serviço em redes IEEE802.11

Atualmente, o crescimento do consumo de energia elétrica se constitui em preocupação mundial, devido à possibilidade de escassez das fontes primárias. Em especial, o consumo de energia elétrica associado às redes de comunicação também atingiu níveis significativos. Nesse contexto, pesquisas associadas à área de eficiência energética são de fundamental importância. Assim, este trabalho teve por objetivo avaliar o consumo de energia elétrica associado a redes IEEE802.11, investigando a relação dessa grandeza com diferentes parâmetros de Qualidade de Serviço (QoS).

Ano

2022-12-06T14:21:14Z

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Biazotto, Luiz Henrique

Sobre Poetas e Músicos: a criação do aluno como fonte de inspiração

Essa dissertação apresenta o resultado da pesquisa efetuada sobre uma organização pedagógica peculiar denominada Ateliê. Tem como participantes alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e envolvimento de todos os professores da escola do turno matutino. O Ateliê é frequentado de acordo com a escolha feita pelos alunos que são distribuídos de acordo com as vagas de cada ateliê disponíveis para a sua classe. Ele se caracteriza por ser um projeto temático, multisseriado, que ocorre no turno das aulas com espaço dentro da grade curricular, substituindo algumas aulas das disciplinas tradicionais. Ao final do ciclo do Ateliê acontece uma mostra na qual os alunos apresentam os trabalhos desenvolvidos. Essa pesquisa procura responder: que questões se impõem a uma escola pública quando se propõe a desenvolver um projeto inovador e includente? Buscamos compreender como um projeto de práticas pedagógicas inovador pode contribuir para o desenvolvimento das funções psíquicas dos adolescentes, em especial, a imaginação. Para isso procuramos: (I) encontrar tendências e limites na mediação pedagógica presentes nesse projeto; (II) identificar interferências às quais estão submetidos os alunos durante o processo de criação; (III) analisar as dificuldades e as soluções para o ato criativo dos alunos envolvidos; (IV) explorar as complexas relações humanas envolvidas durante a atividade de criação em um ambiente organizado de forma coletiva. Para atingir esses objetivos desenvolveu-se um estudo de caso com acompanhamento das atividades em 35 encontros, acompanhando as atividades de dois ateliês diferentes, o primeiro proposto pelos professores de artes e história, o segundo desenvolvido pelos professores de educação física e matemática. A análise foi feita a partir da construção dos seguintes eixos: mediação, possibilidades e práticas; dramas da criação. Como resultados destacam-se as variadas possibilidades de mediação proporcionada pelo projeto, tais como a mediação de incentivo e a mediação pelo exercício; as dificuldades de percepção do trabalho criativo por parte de alunos e professores; liberdade e vontade como aspectos a serem desenvolvidos junto aos alunos e não uma condição dada a priori; uma tendência à reprodução e à recontagem de história, por parte dos alunos, mesmo quando solicitada a criação; a tentativa de cisão entre imaginação e ato criativo durante as atividades em grupo. Com sua forma sendo constantemente fruto de reflexões, o projeto Ateliê se mostra bastante rico em oferta de temas e possibilidades de desenvolvimento dos seus participantes, tanto professores como alunos e nos indica um caminho possível para a mudança nos paradigmas educacionais: a liberdade de trabalho para professores, além da inquietude e dinamicidade quanto ao desenvolvimento de um trabalho coletivo.

Ano

2022-12-06T14:21:14Z

Creators

Serrano, Lúcio Cesar de Mattos

Ciência da informação e publicidade produção e uso da informação

Esta pesquisa tem como propósito a análise do briefing como um instrumento de informação e o publicitário como agente mediador da informação na medida em que usa a linguagem publicitária para obter do receptor-consumidor conhecimento dos benefícios, explícitos ou implícitos, da aquisição de um produto ou serviço. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica e documental apoiada em conceitos da Ciência da Informação e da Ciência da Comunicação, numa abordagem qualitativa. A pesquisa parte do pressuposto de que a publicidade, a pretexto de comunicar a presença de produtos e serviços, utiliza o repertório pré- existente no imaginário dos destinatários para construir conhecimentos que vão além da existência dos bens anunciados. Nessa perspectiva, os estudos revelaram que o briefing representa um instrumento informativo apto para produzir e alimentar o discurso com base em códigos híbridos próprios da publicidade, base do processo de criação, visto que produz informações que fomentam a produção de sentido.

Ano

2022-12-06T14:21:14Z

Creators

Manjaterra, Renata Maria Zamboni

Modelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei

O Modelo de Ciclos Terapêuticos ou TCM é um método de análise de textos por computador que identifica os momentos-chave no discurso de um paciente, terapeuta, ou de ambos em interação. As análises são feitas com o auxílio de um software (CM), que dispõe de listas de palavras com tom emocional e de abstrações e que permitem a leitura do texto quanto a duas categorias: conteúdo emocional e cognitivo do discurso do paciente. Devido às características específicas de comunicação entre os adolescentes em conflito com a lei, referente ao uso de gírias e expressões verbais incomuns, uma adaptação do dicionário de estilos narrativos que está sendo desenvolvido para o Português mostrou-se necessária para a utilização válida deste instrumento com este estrato da população. O objetivo da pesquisa foi o de desenvolver um dicionário para aplicação do TCM em adolescentes atendidos pelo Programa de medidas sócio educativas de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Para tanto, foi utilizado o mesmo processo já aplicado para desenvolver outros dicionários. Listas de palavras relacionadas à emoção / abstração foram compiladas a partir de transcrições de cinco entrevistas com adolescentes que cumpriam medida sócio-educativa de PSC e de letras de música de RAP (Rhythm And Poetry). As listas foram classificadas de acordo com as seguintes categorias: emoções positivas (1); emoções negativas (2); abstração (3); ambos, emoções positivas e abstração (4); ambos, emoções negativas e abstração (5). As avaliações foram feitas de maneira consensual por dois juízes. Os resultados sugerem que o dicionário padrão do programa é capaz de identificar temas importantes do ponto de vista emocional, contudo o desenvolvimento dos dicionários customizados constitui uma contribuição relevante para a identificação de momentos clinicamente significativos do discurso de adolescentes em conflito com a lei.

Ano

2022-12-06T14:21:14Z

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Khater, Eduardo

Conflitos entre ocupação urbana e legislação ambiental: a configuração territorial atual do município de Suzano (SP)

O presente trabalho desenvolve uma análise crítica sobre o processo de ocupação dos espaços ambientalmente frágeis, apontando contradições existentes entre a realidade e a legislação que acarretam em níveis de precariedades alarmantes. Busca-se debater o papel da legislação na forma de indução da ocupação do território, e na condução do planejamento urbano. A pesquisa realizada colabora na compreensão das razões que levam à ocupação desordenada ocorrer intensamente à margem da legalidade em áreas com restrições legais para sua ocupação. Estas áreas com restrições legais específicas são frequentemente ocupadas por assentamentos informais, com diferentes padrões de renda e, acabam, por força de restrições legais permanecendo à margem dos benefícios da cidade legal, agravando o processo de degradação ambiental, urbanística e social. Toma como estudo de caso o município de Suzano/ SP, que possui parte de seu território inserido em área de proteção aos mananciais (73%), área de preservação ambiental do rio Tietê (7%), além de outras restrições ambientais.

Ano

2022-12-06T14:21:14Z

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Gallego, Consuelo Aparecida Gonçalves

Ocupar, resistir e conquistar! : as ocupações secundaristas de 2015 e possíveis efeitos de sentido

Este trabalho, inscrito no mestrado interdisciplinar LIMIAR – Linguagens, mídia e arte – pretende compreender o significado das ocupações estudantis de novembro de 2015 em São Paulo através de três pilares: a análise discursiva sobre o episódio, a partir de referências teóricas como Foucault e Derrida, o estudo do enfoque da mídia, a partir de Chomsky, e a análise de material produzido pelos estudantes, a partir de Canevacci, para que, através do método rizomático que tem na cartografia de Deleuze e Guattari seu principal instrumento, possa-se compreender a questão das ocupações por diferentes olhares e perspectivas. Espera-se trazer reflexões sobre a memória dos movimentos estudantis, bem como a maneira pela qual foi construída a memória discursiva das ocupações – atravessada, legitimada e ressignificada pelo discurso das mídias. Busca-se, ainda, refletir se é possível pensar nas ocupações como acontecimento, a partir de Foucault e Derrida, a fim de entender os efeitos de sentido que estas manifestações produziram para a construção da memória sobre os movimentos estudantis na história, em suas diferenças e similaridades.

Ano

2022-12-06T14:21:14Z

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Zaccarelli, Christina de Toledo

Determinação da taxa de ocupação de ambientes internos fechados em função da potência de sinal recebido em redes de sensores sem fio

Este trabalho apresenta um estudo das variações de sinais de rádio frequência na influência das pessoas, objetivando identificar relações relevantes entre a taxa de ocupação de um ambiente fechado e a RSSI (Received Signal StrengthIndicator) no interior do mesmo. A obtenção do nível de ocupação espacial de maneira não invasiva possibilita o aumento da qualidade de serviço em diversas áreas. Nesse trabalho são apresentados testes experimentais que possibilitaram a verificação de um modelo de segunda ordem que fornece o número de pessoas dentro de um ambiente, tendo a variância e a média da intensidade de sinal como parâmetro. A partir da instalação de uma rede sensor sem fio padrão IEEE 802.15.4 em uma sala de aula, foram coletados dados da variação de potência dos sinais de comunicação entre os sensores posicionados em linha de visada no interior da sala. Os resultados obtidos apresentaram uma tendência de crescimento da variância do RSSI e, um decrescimento da média deste mesmo indicador, ambos proporcionais ao aumento do número de pessoas no ambiente. O modelo obtido neste trabalho possibilitou a obtenção da ocupação espacial, definida pelo número de alunos presentes, com um erro menor que duas pessoas. A partir dos resultados observou-se que a utilização da leitura da RSSI em redes de sensores, pode servir como um tipo de sensor omnidirecional capaz de realizar a leitura volumétrica do ambiente, em termos de ocupação. Este estudo pode embasar futuras aplicações para os dispositivos Wi-Fi, sendo esta uma tecnologia bastante disseminada.

Ano

2022-12-06T14:21:14Z

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Barros, Daniel Braga

Governamentalidade e multiculturalismo na revista nova escola

Esta pesquisa tratou de investigar como o tema multiculturalismo vem sendo veiculado na mídia – especificamente, na revista Nova Escola. O objetivo geral foi examinar como o tema multiculturalismo vem sendo tratado e discutido na e pela revista Nova Escola por meio da análise dos dispositivos didático-pedagógicos nela presentes, os quais incluem reportagens, entrevistas, artigos, imagens e análises de especialistas. Buscou-se compreender, por meio das pedagogias multiplicadas veiculadas por essa revista, como os dispositivos didático-pedagógicos produzem subjetividades, pelas quais permitem delimitar a performance da governamentalidade, na concepção de Michel Foucault e de Nikolas Rose. A partir de noções propostas por Michel Foucault, por meio da arqueologia dos saberes, utiliza-se dos enunciados dos discursos para organizar o seu quadro conceitual, cuja dimensão analítica delimita o objeto a ser estudado e traz à luz como o saber é engendrado pelas práticas discursivas que permitem a delimitação de dispositivos e disciplinas afeitas à sociedade. Foi realizada uma análise social com capacidade de apreender uma dimensão abrangente na concretização das relações saber-poder, privilegiando os discursos ditos científicos e/ ou acadêmicos. Desta forma, a análise do material buscou, por meio do conceito de governabilidade de Foucault, mostrar como os dispositivos didático-pedagógicos presentes nesse veículo de comunicação produzem subjetividades na efetivação do saber-poder. Também, foram investigadas as práticas discursivas do Estado, o qual assume o discurso multicultural por meio de discursos prescritivos para serem efetivados no ambiente escolar, cujo fim é o de gerar a “unidade na diversidade”. Assim, que a revista Nova Escola apresenta elementos que nos permitiram observar o papel que o discurso multicultural tem ocupado em nossa sociedade. Assim, os discursos visaram gerar a unidade na diversidade ao tematizarem a multiculturalidade.

Ano

2022-12-06T14:21:14Z

Creators

Papa, Lais Maria

Direito dos animais nas animações infantis: Um estudo sobre a informação transmitida para a sociedade

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Ano

2022-12-06T14:21:14Z

Creators

Nista, Natália Anseloni

Contribuição da ciência da informação para criação de um plano de segurança da informação

As organizações lidam diariamente com informações que têm assumido valores distintos no mundo dos negócios. As informações consideradas estratégicas e de apoio às tomadas de decisão necessitam de gerenciamento e garantia de confidencialidade, integridade e disponibilidade. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da Ciência da Informação para criação de um Plano de Segurança da Informação. Para isso, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, analisando os conceitos de organização, informação, Ciência da Informação, Planejamento Estratégico e segurança da informação. E, ao avaliar os fluxos de informações nas organizações, foi possível extrair as necessidades de informações, como também a aplicação das características e domínio de proteção, a geração da necessidade de informações qualificadas e priorizadas e a utilização da norma NBR/ISO 17799:1 no ambiente organizacional. Assim constaram-se, com esse estudo, subsídios necessários para criação de um Plano de Segurança da Informação que seja integrado com as formas de tratamento das informações, concebidas pela Ciência da Informação e pelas técnicas de gestão utilizadas no processo de Planejamento Estratégico.

Ano

2022-12-06T14:21:14Z

Creators

Ramos, Isaías de Queiroz

Oficina de pintura: um estudo fenomenológico sobre uma prática psicológica

Esta pesquisa-intervenção objetivou compreender a experiência vivida em uma Oficina de Pintura ; modalidade de atenção psicológica implementada no serviço de psicologia da PUC-Campinas ; durante três meses no ano de 2007. Os referenciais teóricos adotados foram a Fenomenologia de Edmund Husserl e a Psicologia Existencial-Humanista. Foram realizados catorze encontros de oficina ; com duração de duas horas ; em uma sala do serviço de psicologia. A pesquisadora conduziu os encontros como facilitadora ; adotando as atitudes preconizadas por Rogers(1961/1999) de empatia ; aceitação positiva incondicional e congruência. Após cada encontro ; a pesquisadora elaborou narrativas sobre a experiência vivida ; baseando-se tanto na concepção de narração de Benjamin(1936/1994) como na concepção de consciência de Husserl(1935/1996) ; buscando capturar o movimento da consciência na criação de significados que configuram a experiência. A partir das narrativas construídas pela pesquisadora ; buscouse explicitar os elementos vividos ; entendendo que os significados que emergiram formaram-se na teia intersubjetiva dos encontros. Através da experiência vivida na Oficina de Pintura e partindo do princípio de que o homem é dotado de autonomia e possui dentro de si recursos para a auto-compreensão e mudança ; verificamos que as participantes da Oficina de Pintura caminharam no sentido da integração psicológica ; compartilhando suas experiências ; num clima acolhedor e de apoio mútuo. Assim ; numa perspectiva de enquadres diferenciados de atenção psicológica ; a Oficina de Pintura leva a refletir sobre os benefícios e a viabilidade de implementar novos modelos de intervenção clínica em instituições de saúde pública que privilegiem a autonomia e o crescimento psicológico dos clientes.

Ano

2022-12-06T14:21:14Z

Creators

Bilbao, Giuliana Gnatos Lima

Sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo: um estudo a partir da produção científica brasileira (1996-2011)

O presente projeto insere-se no campo dos estudos sobre avaliação da educação básica, abordando especificamente o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), objetivando sistematizar o estado da arte da produção científica brasileira sobre o SARESP, com foco especial nos impactos dessa avaliação nas unidades escolares paulistas. A questão que norteia o presente estudo é a seguinte: partindo da existência de um alinhamento governativo em torno dos sistemas de avaliação em larga escala no âmbito da educação básica, qual é o estado da arte da produção científica brasileira sobre o SARESP, principalmente em relação aos impactos dessa avaliação nas unidades escolares paulistas, com base no estudo das dissertações e teses produzidas no Brasil de 1996 a 2011? A fim de encontrar uma solução para esse problema, foram escolhidos procedimentos metodológicos próprios dos estudos bibliográficos, do tipo estado da arte, assim como técnicas de análise de conteúdo. Os resultados mostram 12 tipos de impacto que permeiam as unidades escolares, diagnosticados, em sua grande maioria, como negativos, frente às demandas prementes do ensino paulista e pressupostos dessa importante ferramenta avaliativa chamada SARESP. Tais impactos vinculam-se a uma gestão demasiadamente frágil, principalmente por parte do comando do governo paulista, ao longo da vigência desse sistema de avaliação, notadamente no que diz respeito às formas comunicacionais concernentes aos públicos do contexto escolar.

Ano

2022-12-06T14:21:14Z

Creators

Oliveira Junior, Rafael Gabriel de

Um estudo sobre a transferência em Winnicott no Caso Piggle

O objetivo desta pesquisa é mostrar que a transferência analítica, no contexto da prática clínica de Winnicott, não se resume à diferenciação, proposta pelo autor, entre a neurose de transferência e a transferência de qualidade psicótica (por ele observada nas fases de regressão à dependência absoluta, durante a análise dos casos borderline, ou nos momentos psicóticos do tratamento de pacientes neuróticos ou de pessoas normais), abarcando outras formas transferenciais que podem ser visualizadas à luz da teoria winnicottiana do desenvolvimento emocional. No presente estudo, assinalamos que o autor distinguiu as formas de transferência com base em suas ideias acerca do processo de desenvolvimento emocional humano, por ele concebido em termos de ego (ou estrutura básica da personalidade ) e de vida instintiva (ou id) e relações de objeto propriamente ditas (isto é: relações que, no plano da experiência do indivíduo, ocorrem entre pessoas inteiras no contexto da dinâmica triangular, a três corpos, que caracteriza a situação edípica). Em decorrência dessa ênfase, o estudo visa contribuir, igualmente, para o melhor entendimento das propostas de Winnicott que reavaliam e reposicionam, no âmbito do processo de maturação dos seres humanos, o lugar da vida instintiva e das relações de objeto propriamente ditas. Esta investigação foi realizada por meio do estudo de material clínico selecionado do caso Piggle. Além de assinalar, de modo pontual, alguns aspectos da reinterpretação winnicottiana da transferência de qualidade neurótica, bem como da concepção do autor acerca da regressão à dependência na transferência, o presente estudo possibilitou esclarecer que Winnicott distinguiu, no âmbito dos fenômenos de transferência, os seguintes aspectos clínicos: capacidade de confiar no analista; necessidade egóica de o paciente criar, de modo onipotente, o analista (em relação com um aspecto do setting psicanalítico: a frequência e o ritmo das consultas); capacidade para estar só em presença do analista; organização e força de ego na transferência; transferência paterna (à luz da teoria winnicottiana acerca da situação edípica da menina); erotismo oral na transferência (no que se refere à oposição, estabelecida pelo autor, entre avidez e voracidade).

Ano

2022-12-06T14:21:14Z

Creators

Deus, Ricardo Telles de