RCAAP Repository
Desempenho vocal do professor: avaliação multidimensional
O objetivo deste estudo foi propor uma avaliação multidimensional, de variáveis influentes no desempenho vocal do professor do ensino fundamental. A amostra final, composta de 42 professores de ensino fundamental da cidade de campinas e subdividida em dois grupos, foi selecionada a partir de um grupo de 112 docentes, tendo-se como critério principal, a queixa de três ou mais sintomas vocais. O primeiro grupo foi composto por 22 docentes de escolas particulares e o segundo, por 20 sujeitos de escolas públicas. O estudo constou de três etapas, com utilização de quatro instrumentos. Na primeira, utilizou-se um questionário sobre sintomas vocais a fim ed selecionarmos os sujeitos para compor a amostra final. Para a segunda etapa foi apresentado um questionário de auto-avaliação do desempenho vocal, composto de três partes e, finalmente, para a terceira parte, foram elaborados dois protocolos: um para avaliação da qualidade vocal dos sujeitos e o outro para avaliação das imagens laringoscópicas. Para as análises estatísticas foram utilizados Correlação de Pearson, Teste t independente, Análise de Variância (ANOVA) e Teste de Fisher.Não foram encontradas diferenças significativas entre professores de escolares particulares e públicas, no que se refere à prevalência de sintomas vocais, alterações de qualidade vocal e desordens laríngeas, as quais se mostraram bastante elevadas em ambos os grupos.Não foram também encontradas diferenças estatisticamente significantes, entre os dois grupos com relação às auto-avaliações de desempenho vocal, com exceção das diferenças significativas encontradas, entre docentes de escola pública, que apresentaram pior avaliação de suas condições físicas de trabalho e melhores avaliações quanto a hábitos de alimentação e hidratação, em relação aos da escola particular. Ressalta-se a relação de significância encontrada, entre a análise perceptivo-auditiva das vozes do sujeitos e as alterações encontradas nas imagens laringoscópicas. Conclui-se da importância de uma visão multidimensional para avaliação vocal do professor.
2022
Oliveira, Iára Bittante de
A Parada LGBT e os espaços públicos: a afirmação da diversidade sexual em Campinas
O trabalho parte do princípio de que há interações entre as mudanças observadas na sociedade e as concepções e usos dos espaços públicos. Aborda a realização da Parada de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e analisa como esse evento se articula com as re-significações operadas, nos últimos anos, nos espaços públicos centrais de Campinas. As dinâmicas que se estabeleceram entre os atores envolvidos no processo de construção da Parada revelaram o conteúdo destas interações estudadas a partir de dois aspectos relevantes dos espaços públicos centrais: (1) o potencial simbólico reforçado pela escolha dos trajetos percorridos, na interlocução com o poder público, pela Parada, que na busca de legitimidade política e pública do evento associou-se ao resgate histórico dos espaços públicos centrais mais emblemáticos na vida social e urbana da cidade; e (2) a natureza destes espaços re-significados como lugares urbanos de convívio democrático, de afirmação da diversidade sexual e de inclusão social, pela crescente legitimação da Parada e de outras atividades da Comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, que vem contribuindo para a requalificação urbana dos espaços centrais de Campinas como espaços públicos e democráticos.
2022
Lacerda, Thiago William Felicio
Ambiente de ensaios OTA (Over-The-Air) em câmara de reverberação aplicado ao V2x
Com o advento e mudança de paradigma imposta pela introdução de novas tecnologias destinadas a serviços de telecomunicações de comunicação pessoal e internet das coisas através do 5G e embarcados em veículos através do V2x o presente trabalho apresenta os principais requisitos quanto ao avanço tecnológico, bem como, a gestão do uso do espectro envolvendo pesquisas relacionadas às tendências, às perspectivas e às características das futuras redes de comunicação sem fio. Motivado pela exploração de novos procedimentos simplificados e ótimos para ensaios de qualificação e certificação de dispositivos que operam em frequências sub-6 e ondas milimétricas desenvolveu-se uma Prova de Conceito (PdC) apoiada no Estado da Arte do uso do espectro, métodos de ensaios OTA (Over-The-Air) e as mais variadas aplicações para a caracterizar e definir as condições de contorno de um ambiente de ensaio para dispositivos através de métodos OTA recomendados por organizações de telecomunicações competentes. Um desses ambientes de ensaio é a Câmara de Reverberação, cujo projeto de construção é discutido no decorrer deste trabalho.
2021
Barbaro, Ademir de Jesus
Maturidade e terceira idade: estudo sobre a relação entre criatividade, bem-estar e estresse.
Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq
2022
Abreu, Isabel Cristina Camelo de
Psicólogos sociais em uma instituição pública de Assistência Social: analisando estratégias de enfrentamento
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp
2022
Senra, Carmem Magda Ghetti
Política de QoS para redes IEEE802.11 com seleção de taxa de serviço baseada em índice de justiça
O padrão IEEE802.11 foi especificado presumindo condições de igualdade em relação ao acesso ao meio por parte das STAs de uma rede, pelo emprego do método DCF , onde todas as STAs possuem a mesma probabilidade de acesso ao meio, sem levar em consideração sua taxa de transmissão ou sua relação sinal-ruído. No entanto, é necessário ressaltar que tais redes apresentam uma anomalia, através da qual é possível que uma STA com baixa taxa de transmissão venha a ocupar o canal por um grande período de tempo. Nesse contexto, esse trabalho apresenta uma proposta de política de QoS baseada na implementação do padrão 802.11e, que objetiva manter um cenário de maior justiça em redes IEEE802.11. Para isso é proposto um algoritmo de cálculo de índice de justiça através da análise da taxa de conexão, do tipo de serviço e dos requisitos necessários para atendimento do serviço. Assim, as STAs são servidas a taxas que levam em conta as características físicas da rede, de forma a otimizar os seus recursos, do ponto de vista do provedor. Resultados obtidos com a política proposta em redes simuladas através do software NS2 demonstram que os cenários analisados resultaram em um ganho em relação ao troughput da rede ou, no mínimo, em uma condição semelhante à obtida sem a utilização da política.
2022
Fontolan, Luis Fernando
Estudo de um grupo de liderança comunitária: abordagem sociométrica
Partindo do princípio de que a vida da Comunidade, na sua dimensão objetiva, se faz e se realiza na concretude dos Grupos Comunitários, e que esses, por sua vez, se formam e se mantêm pela força de seus líderes, o presente trabalho apresenta um estudo do papel e do perfil das lideranças que atuam como forças catalisadoras, ordenadoras e mantenedoras da estrutura dos grupos que emergem no seio da comunidade em busca da realização de suas necessidades e do desejo latente de existir para o outro e de consolidar a real cidadania. Configurando-se como um trabalho de pesquisa-ação, toma como referência teórico-epistemológica e metodológica o Sociodrama, a Sociometria e o Teste sociométrico para investigar e intervir sobre as redes de relações intersubjetivas que se formam no interior de um grupo comunitário, sobre os estilos e as configurações de lideranças que atuam na comunidade, sobre as expectativas e percepções dos lideres e dos liderados e em relação uns aos outros e sobre as expectativas que esses atores sociais alimentam em relação às metas a serem alcançadas pelo grupo e pela comunidade. Desse modo, o trabalho revela a eficácia da Sociometria no universo teórico-prático da Psicologia Comunitária e, em especial, no processo de Formação de Lideranças Comunitárias
2022
Goulart, Benedito Donizeti
Avaliação do desempenho dos sistemas de água e esgoto da Região Metropolitana de Campinas
A questão dos objetivos conflitantes deve ser resolvida para universalizar os serviços do saneamento, foco estratégico do setor. Para tanto, propõe-se avaliar o desempenho dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Região Metropolitana de Campinas – RMC sob a ótica de stakeholders que têm objetivos conflitantes: a População Usuária – PU e o Prestador de Serviços – PS. Os serviços de água e esgoto foram classificados a partir da visão da PU e do PS durante os anos de 2014 e 2015, segundo suas relações de eficiência, para verificar como os municípios colocavam-se em cada perspectiva e na visão conjunta. Utilizaram-se a Análise Envoltória de Dados – DEA para avaliar a eficiência municipal, considerando o modelo CCR orientado para Saída e os dados públicos disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS e pelo produto Informações dos Municípios Paulistas – IMP da Fundação Sistema Estadual da Análise de Dados - SEADE, e o Índice de Malmquist – IM para avaliar o comportamento dos municípios no período. Verificou-se que a maioria das políticas municipais privilegiavam o PS em detrimento de melhores serviços para a PU nos dois anos e que os municípios que atingiram o Equilíbrio Ótimo foram Engenheiro Coelho e Americana, em 2014 e 2015, e Cosmópolis em 2014. No sentido do PS, o avanço ocorreu devido ao Deslocamento da Fronteira – EFC e o retrocesso de Cosmópolis e Santo Antônio de Posse ocorreu devido ao Emparelhamento – TEC. No sentido da PU, o avanço ocorreu tanto por causa do TEC quanto do EFC. O retrocesso de Holambra ocorreu tanto por conta do TEC quanto do EFC. A Abrangência do prestador de serviço, se comparada à Natureza Jurídica e ao Direito, foi decisiva na visão do stakeholder, já que os municípios operados pelo prestador regional foram ineficientes para a PU e eficientes para o PS, em 2014 e 2015.
2022
Minorin Baboni, Maria Paula
Direito à informação e direitos autorais: desafios e soluções para os serviços de informação em bibliotecas universitárias
Este trabalho analisa a relação entre Direito Autoral e Direito à Informação a fim de estabelecer as bases conceituais e fazer um levantamento de soluções, para que os profissionais da informação, atuantes em bibliotecas universitárias, possam atender às necessidades informacionais dos seus usuários, ao trabalharem com essas duas formas de direito. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, que abordou, principalmente, os temas: Ciência da Informação, Bibliotecas Universitárias, Direitos Autorais e Direito à Informação. Dentre as soluções levantadas, destacam-se o Acesso Aberto, o Programa de Livro Texto, os e-books e o projeto Pasta do Professor. Espera-se com este trabalho que as soluções apresentadas possam auxiliar a diminuir as dúvidas e apontar caminhos viáveis para a resolução dos impasses existentes entre o Direito à Informação e o Direito Autoral, o que abrirá, o caminho para a revisão de práticas profissionais baseadas na cultura vigente da área, as quais, em muitos casos, são mais restritivas que as leis instituídas ou que os códigos de ética.
2022
Gama, Janete Gonçalves de Oliveira
O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos
O presente trabalho tem como objetivo conhecer a eficácia da formação inicial, proporcionada pelos Cursos de graduação em Ciências Biológicas, para a docência em Biologia, através dos olhares e experiências de professores no ensino dessa disciplina no Ensino Médio em escolas da Rede Pública de São Paulo D.E. Leste Campinas- /SP. A pesquisa está inserida na linha: Estudos em Avaliação . Pretendem-se reconhecer e analisar traços identitários construídos e reconstruídos ao longo do processo de profissionalização desde a escolha da profissão, formação inicial, inserção profissional e práxis educacional por meio de questionários com os egressos, oriundos de diferentes Instituições de Ensino Superior. Propõe também refletir sobre o curso de formação inicial, permitindo assim uma discussão sobre os desafios, as possibilidades e os entraves das Ciências Biológicas enfrentados pelas Instituições de Educação Superior frente ao atual contexto social, político e histórico da sociedade brasileira. Toma-se como pressupostos teóricos a discussão sobre Formação Inicial de Professores, Ensino de Biologia e Avaliação Institucional. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e qualitativa, cujos sujeitos da pesquisa são professores de Biologia que atuam no ensino público. Os dados empíricos foram coletados através de questionários que abrangem questões fechadas e semi-estruturadas. Os eixos de análise foram: (1) Formação Inicial e a Inserção Profissional; (2) Docência: Significados e os Desafios da Profissionalização. Os resultados do estudo indicam a relevância da formação inicial como um dos requisitos básicos para a profissionalização docente articulada com a formação continuada e as condições de trabalho na construção de um ensino de qualidade.
2022
Pandolpho, Maria Heloisa da Silva
O fluxo e as dimensões socioespacial e socioinstitucional do conhecimento em Ciência, Tecnologia & Inovação: um estudo patentométrico da produção tecnológica da Unicamp
A produção do conhecimento vem sendo realizada em diferentes contextos mais flexíveis e dinâmicos. Devido ao aumento do fluxo de informação proporcionado pela inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação e uma crescente interação entre diferentes atores e agentes incentivada pelas novas políticas do conhecimento, verifica-se um crescimento na variedade dos domínios científicos e tecnológicos, aumento de conhecimento, aprendizado e inovação. Neste contexto existe uma abundante e heterogênea literatura sobre a problemática enfrentada pelos indicadores em Ciência, Tecnologia & Inovação na avaliação da dinâmica da produção do conhecimento, bem como dos fluxos de informação e as novas políticas que as regem, em especial nos países da América Latina. Assim, a presente pesquisa de caráter exploratório com delineamento de estudo de caso, se mostrou interessada em conhecer por meio de indicadores bibliométricos o fluxo e as dimensões socioespacial e socioinstitucional caracterizadas pelos aspectos cognitivos e institucionais da construção do conhecimento local/regional, baseado na produção de patentes da Unicamp. Concluí-se que todas as hipóteses levantadas pelo trabalho, foram atendidas: a patente pode ser um valioso instrumento de avaliação do fluxo e das dimensões socioespacial e socioinstitucional de informação e conhecimento em Ciência, Tecnologia & Inovação ; a relação dinâmica baseada na pesquisa básica pura , inspirada pelo uso e pesquisa aplicada , sobretudo com forte delineamento da aplicação da pesquisa básica pura na pesquisa aplicada tem marcado a produção do conhecimento representado pelas patentes da Universidade; a dimensão socioespacial do conhecimento representado pelas patentes da Universidade Estadual de Campinas está fundamentalmente baseada em sua grande maioria pelas teorias e problemas de cunho internacional, aplicados a vários domínios científicos e tecnológicos não publicados ou protegidos no país; e a relação entre a Unicamp e os agentes de conhecimentos locais/regionais é praticamente inexistente.
2022
Pereira, César Antonio
Fatores associados ao atraso no tratamento da síndrome do escroto agudo em crianças e adolescentes
Introdução: a Síndrome do Escroto Agudo configura uma emergência médica. Algumas crianças e adolescentes não conseguem ser atendidas por um profissional especializado ou habituado nessa condição patológica do escroto agudo em especial a Torção do Cordão Espermático, muito chamada também de torção testicular. A demora no atendimento e tratamento desses pacientes, desinformação dos próprios pacientes, familiares ou profissionais da área da saúde podem causar danos irreversíveis ao testículo. Objetivo: correlacionar fatores que atrasaram o diagnóstico e tratamento da síndrome do escroto agudo com a perda do testículo. Método: os prontuários de 127 pacientes desde março de 2007 a maio de 2017 foram analisados nos Serviços de Prontuário de Pacientes do Hospital e Maternidade Celso Pierro. Os pacientes que foram submetidos à cirurgia estão inclusos no estudo (n=71). Pacientes com prontuários incompletos, idade maior que 18 anos ou que não foram submetidos ao tratamento cirúrgico não foram incluídos no estudo (n=56). Foi realizada análise exploratória de dados através de medidas descritivas (média, desvio padrão, mínimo, mediana, máximo, frequência e porcentagem). Os grupos de orquiectomia e orquidopexia foram comparados através do teste de MannWhitney (idade, distância da casa até o hospital, tempo de sintomas e tempo no Hospital e Maternidade Celso Pierro) ou Qui-Quadrado (etnia, convênio, lado acometido e atendimento pré-hospitalar). Os fatores relacionados à orquiectomia foram avaliados através de Regressão Logística. Na análise múltipla o critério de seleção de variáveis usado foi o stepwise. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: Entre os 71 pacientes avaliados com o diagnóstico de Síndrome do Escroto Agudo submetidos à cirurgia, 22 deles (31%) tem idades entre 0 e 12 anos e 49 (69%) tem idades maior que 12 anos. Evidenciou-se que existe diferença significativa entre os grupos para as variáveis que medem tempo. O tempo de sintomas e tempo de Hospital e Maternidade Celso Pierro é maior para o grupo de orquiectomia. Para as demais variáveis não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. O grupo de pacientes mais submetidos à orquiectomia são os não brancos, sem convênio médico particular, testículo direito acometido e sem atendimento pré-hospitalar. Já o grupo de pacientes mais submetidos à orquidopexia são os brancos, também sem convênio médico particular ou atendimento pré-hospitalar e testículo esquerdo acometido. O aumento em uma hora no tempo de sintomas aumenta a chance de orquiectomia em 4%. O aumento em 1 hora no tempo de Hospital e Maternidade Celso Pierro aumenta a chance de orquiectomia em 0,2%. Conclusão: o tempo decorrido de sintomas ainda permanece o principal fator associado à perda do testículo na Síndrome do Escroto Agudo e Torção do Cordão Espermático. Mesmo sem dados com significância estatística, podemos concluir também que esse estudo mostrou que os pacientes com mais de 12 anos, não branco, com lado direito acometido, sem convênio médico particular e atendimento pré-hospitalar são os mais submetidos à orquiectomia.
2022
Garcia, Rodrigo Maselli Thomé
ITIL e a gestão de serviços em empresas de tecnologia da informação e comunicação
No mundo empresarial, cada vez mais, a Tecnologia da Informação TI torna se fundamental para o alcance das metas de negócio de uma organização. Contudo gerir os recursos, ofertar serviços, de modo a garantir seus objetivos traz um desafio cada vez maior para os gestores desta área. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar as melhores práticas da Biblioteca ITIL para conhecer seus benefícios na cultura de gestão de serviços de TI, conforme o seu contexto mercadológico. Para tanto, foram analisados dezenas de clientes de cinco empresas que terceirizam serviços de TI (Tecnologia da Informação). O universo pesquisado está localizado nas regiões Sul, Sudeste e Centrooeste do Brasil. Este é um conjunto formado por prestadores de serviços de padronização de gestão de TI e que adotaram as boas práticas de ITIL em seus processos. Foram coletados dados quantitativos de uma aplicação de correio eletrônico, e mensurou-se parâmetros de desempenho antes e depois da implementação das melhores práticas ITIL. A pesquisa, ocorreu entre setembro de 2011 e abril de 2012. O método utilizado foi descritivo e quantitativo e desenvolveu-se a partir da elaboração de um questionário com 25 perguntas fechadas. O estudo de caso, a posteriori, foi submetido à revisão da literatura relacionada e à aplicação de fórmulas matemáticas.
2022
Cruz, Marciano Penaforte da
A apropriação e percepção de um rio urbano: o caso do ribeirão Jacaré de Itatiba (SP)
Essa pesquisa teve como objetivo principal identificar a percepção e a apropriação das pessoas em relação aos rios urbanos. O objeto desse estudo foi o ribeirão Jacaré, que nasce e deságua na cidade de Itatiba (SP). Com o auxílio de um roteiro e de critérios pré estabelecidos, foram realizadas entrevistas com os diferentes segmentos da sociedade sociedade civil organizada (ONG JAPPA), poder público municipal (prefeito), órgãos gestores da água em âmbito regional (Comitê e Consórcio de bacias), e, cidadãos comuns que se familiarizam com o rio. A nossa interpretação das entrevistas permitiu identificar os sentimentos coletivos das pessoas em relação ao ribeirão Jacaré, tanto no campo físico (paisagístico e ambiental) como no campo simbólico (sentimental e afetivo). A definição de um rio urbano e seus aspectos característicos também aparece nesse trabalho. Procurou-se evidenciar a relação entre rio (água e margem) e a população diante das mudanças ocorridas a partir do primeiro quarto do século XX. Observouse que um espaço que antes se designava para o lazer e convívio social se transformou em um espaço pouco utilizado e com um grau de urbanidade quase nulo. O que se pôde perceber com o embasamento teórico e com as entrevistas é que as complexidades da dinâmica morfológica do ambiente das cidades refletem nas mudanças de valores da sociedade que usufruía e convivia nesses espaços. O rio limpo e com disponibilidade de acesso às suas margens propiciava atividades que hoje se tornam inviáveis, não só pelo pouco espaço para o convívio e encontro social, mas também pela má qualidade desses espaços (tanto das águas quanto das margens). Esse estudo procurou compreender a complexidade das relações existentes no âmbito da água no meio urbano, o que envolve aspectos de acessibilidade, apropriação e uma grande faculdade no campo subjetivo. Perceber essas relações, identificar nas pessoas o sentimento de pertencimento de um bem natural e a mudança de valores que ocorreram contribuem para uma melhor compreensão sobre o cenário atual da interação do ribeirão Jacaré na cidade e as perspectivas futuras dessa relação.
2022
Franco, Gustavo Cosenza de Almeida
Avaliação do impacto da música como redutor de ansiedade no atendimento odontológico de crianças e adolescentes
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Tshiswaka, Serge Kalongo
Provinha Brasil: repercussões nas práticas curriculares da educação infantil
A presente pesquisa fundamenta-se na literatura sobre políticas públicas em avaliação, em específico, a Provinha Brasil, concepções de educação infantil e práticas curriculares da educação infantil na contemporaneidade. O objetivo foi analisar em que medida a Provinha Brasil repercute nas práticas curriculares da educação infantil, em dois municípios do interior de São Paulo, segundo a percepção de professores e gestores. A investigação baseou-se em uma abordagem qualitativa e para a produção do material empírico foram utilizados, como procedimentos metodológicos: a análise documental das propostas curriculares dos municípios de Campinas (SP) e Valinhos (SP) e dos projetos pedagógicos das pré-escolas pesquisadas; entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e professoras da educação infantil, após levantamento bibliográfico e revisão da literatura. O aporte teórico que balizou esta pesquisa teve como principais autores que se destacam no campo da avaliação educacional em uma perspectiva crítica, Almerindo Afonso, José Dias Sobrinho, Luiz Carlos de Freitas, Maria Teresa Esteban e Dirce Nei Freitas. No campo da educação infantil o aporte teórico está ancorado em autores como Ana Lucia Goulart de Faria e Tizuko Kishimoto que consideram as crianças como sujeitos de direitos e produtoras de cultura. A pesquisa permitiu constatar que o município de Valinhos apresenta repercussões tácitas de uma política de avaliação, no caso a Provinha Brasil, no contexto pedagógico da pré-escola baseado em uma concepção de criança como um vir a ser e em uma antecipação da escolarização do ensino fundamental com ênfase em atividades realizadas no papel centradas em letras e números com pouco tempo e espaço para o brincar. O município de Campinas apresenta uma concepção de criança como sujeito de direitos e produtora de cultura, coerente com uma concepção de educação infantil que não visa a antecipação de práticas escolares presentes no ensino fundamental, como o treino de habilidades e conhecimentos escolares. Pretende-se, com esse estudo, contribuir para as reflexões sobre as atuais políticas públicas de avaliação e suas repercussões na educação infantil, primeira etapa da educação básica.
2022
Appolinário, Daniele Lenharo
A beleza em sua expressão religiosa: uma análise da Pietà de Aleijadinho
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Dias, Michele dos Santos
A pós-modernidade como Idade do Espírito: a realização do cristianismo não religioso de Gianni Vattimo
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Souto, Felipe de Queiroz
Casca - Projetando Alternativas Sustentáveis para o Consumo Local Através do Design Digital
No summary/description provided
2021
Sousa, Aline Pasini de Lisboa, Felipe Gouveia Pereira Mozetto, Victor Luis
Conflitos fundiários urbanos coletivos e justiça
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Minnicelli, João Luiz Portolan Galvão