Repositório RCAAP
O que se faz e o que se diz: auto-relatos emitidos por terapeutas comportamentais
O presente trabalho tem o objetivo de verificar as relações entre os auto-relatos emitidos por terapeutas comportamentais sobre seus próprios comportamentos na interação com seus clientes e os respectivos comportamentos que de fato ocorreram. Como sujeitos da pesquisa foram selecionados três terapeutas analítico-comportamentais com tempo de experiência distintos (seis meses Ta, cinco anos Tb, e oito anos Tc). Cada terapeuta atendeu três clientes (uma sessão cada), de modo a perfazer um total de nove sessões que foram filmadas e transcritas integralmente, das quais foram selecionados os episódios em que os terapeutas emitiram comportamentos na relação com seus clientes. Dos antecedentes de tais episódios foram formuladas questões para coletar os auto-relatos. Sete dias após a sessão o entrevistador aplicou um questionário que continha questões sobre o que o terapeuta fez ou falou durante a interação com o cliente. Diferente das duas primeiras, pouco antes da entrevista, cada terapeuta assistiu a filmagem da terceira sessão. Com base em tabelas que continham as perguntas feitas para os participantes, os auto-relatos emitidos em respostas às perguntas, e a transcrição literal do episódio de atuação correspondente ao auto-relato, três juizes independentes avaliaram os auto-relatos tendo em vista as categorias baseadas nos operantes verbais: Tatos Autodescritivos (TA), Tatos Auto-descritivos Distorcidos (TAD), Tatos Auto-descritivos Parcialmente Distorcidos (TAPD) e Tatos Auto-descritivos Outros (TAO). Os resultados obtidos indicaram prevalência das categorias TAD e TAPD. A Ta apresentou os índices mais elevados de distorções nos auto-relatos, sendo seguida pela Tb: ambas apresentaram freqüências de desempenhos instáveis; a Tc apresentou os menores índices de distorções e o desempenho mais estável, além de ser a única que afirmou não se lembrar do que fez ou falou na sessão (TAO). A seqüência de melhora de desempenho tendo em vista principalmente a diminuição de auto-relatos distorcidos das terapeutas segue a seqüência do tempo de experiência. Auto-relatos avaliados como TA apresentam alto grau de correspondência nos três terapeutas. Observa-se indícios de esquiva de afirmações sobre o não lembrar do que foi feito por provável aumento de função aversiva na emissão de tal resposta. Os auto-relatos coletados no presente trabalho indicaram altas incidências de imprecisão e exemplos de alto grau de precisão, quando comparado o auto-relato do terapeuta com o descrito do que fez ou falou na sessão. Estes resultados corroboram a teoria analítico-comportamental em dois sentidos: auto-relatos sobre o passado tendem a ser imprecisos ou, por outro lado, podem diante de determinadas contingências de reforçamento apresentar alto grau de precisão.
2022-12-06T14:21:14Z
Oliveira, Wilton de
A psicologia escolar no ensino médio público: refletindo sobre trabalho e profissão com adolescentes
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
2022-12-06T14:21:14Z
Arinelli, Guilherme Siqueira
Pedagogia: uma formação docente comprometida com o social?
O presente trabalho analisa como o curso superior em Pedagogia tem formado o (a) educador (a) face às mudanças educacionais advindas das recentes transformações econômicas, políticas e sociais e como tem contribuído para o desenvolvimento do compromisso social do educador diante deste contexto. Partimos do pressuposto de que a resposta aos desafios que o mundo contemporâneo apresenta demanda por uma formação docente no curso de Pedagogia, como um processo social de aquisição e construção de conhecimentos que possibilite o desenvolvimento do educador consciente dos desafios colocados à educação nestes novos tempos, para que possa contribuir no sentido de promover uma educação mais humana e democrática. O levantamento bibliográfico e a análise documental das legislações que regulamentam o curso de Pedagogia, desde a sua implantação, revelam os problemas que têm acompanhado o processo de formação docente em sua trajetória histórica no contexto do desenvolvimento econômico e social do país e, coloca, em evidência, o cenário de precarização desta formação no atual momento histórico. Diante deste quadro, conclui-se que a concepção pragmatista de educação e o aligeiramento dos cursos de formação docente que têm orientado as reformas educacionais e as políticas de formação docente dificultam a promoção de uma ampla formação humana e o desenvolvimento do compromisso social do educador.
2022-12-06T14:21:14Z
Pimenta, Cleonice Xavier da Silva
O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico
Esta pesquisa tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de estudantes de Psicologia sobre o primeiro atendimento clínico, que usualmente consiste no início de um processo psicodiagnóstico. Consideramos que o trabalho pedagógico no contexto da formação do psicólogo é um processo complexo que articula transmissão de conhecimentos científicos com mudanças na atividade imaginativa que concebemos, adotando a perspectiva da Psicologia concreta de José Bleger, como condutas. Como estratégia investigativa, o Procedimento de Desenho-Estória com Tema foi utilizado como organizador de uma entrevista grupal para abordagem de pessoalidade coletiva. O registro do acontecer clínico foi realizado a partir dos desenhos-estórias e de uma narrativa sobre a entrevista. O conjunto das produções foi psicanaliticamente considerado, em busca de captação de campos de sentido afetivo-emocional, segundo os quais se organiza o imaginário coletivo. Foram criados/encontrados quatro campos de sentido, denominados: vim, vi e venci , sei que não sei , sobrevivi e salvarei e sou e faço . Com base nesses campos, percebemos os contornos de um sujeito coletivo que necessitará de auxílio para iniciar a atividade clínica. Seus medos, suas angústias e suas exigências revelam sofrimento, mas também lucidez sobre a dificuldade que encontrarão nessa tarefa, além de capacidade de brincar espontânea e bem humoradamente com a própria onipotência.
2022-12-06T14:21:14Z
Gallo-belluzzo, Sueli Regina
Um panorama mundial da produção cientifica sobre telemedicina
As mudanças, fundamentalmente sociais, geradas a partir da contemporaneidade têm ressignificado os comportamentos humanos por meio do uso de tecnologias. Sistemas como a Telemedicina têm se apropriado dessa arquitetura de saberes, especialmente os tecnológicos, alterando a gestão de cuidados em saúde, ao mesmo tempo em que fomenta novos estudos científicos em diversas áreas do conhecimento. O objetivo do presente estudo é compreender a produção científica da Telemedicina, as configurações epistemológicas e empíricas da temática nas variadas áreas do conhecimento. A metodologia utilizada é de caráter exploratório e de abordagem quali- quantitativa. Assim, foram adotados procedimentos relacionados aos Estudos Métricos da Informação, especificamente bibliometria e cientometria, para a coleta e análise de dados, complementados por análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que, em se tratando de áreas de estudos nas quais ocorrem as publicações, ainda que pulverizada, a área da Medicina é a que detém a maior parte dos estudos. Além disso, é possível observar que a maioria das publicações é gerada em universidades, majoritariamente em norte-americanas. A produção tem aumentando expressivamente nos últimos dez anos, e o uso das palavras-chave demonstra que ainda há uma intercambialidade de termos entre Telemedicina e Telesaúde.
2022-12-06T14:21:14Z
Rigonato, Andrea Helena
Dizer e fazer: correspondência verbal de mães e filhos em uma situação de exame médico
Correspondência verbal pode ser definida como a relação entre o comportamento verbal e o comportamento não-verbal de um indivíduo. As pesquisas encontradas na literatura sobre correspondência verbal utilizaram-se de treinos de correspondência, sem se preocupar em observar se a correspondência já existe naturalmente, sem necessidade de treino. Este estudo teve como objetivo descrever os comportamentos de correspondência de mães e filhos em uma situação natural no contexto médico. Sete díades mães-criança (crianças com idades entre cinco a oito anos) e uma médica participaram da pesquisa. Com cada díade, houve três momentos: 1) entrevista com mãe e criança separadamente antes do exame médico, 2) filmagem do exame e 3) entrevista após o exame com mãe e criança, separadas. Os resultados mostraram que, dentre os comportamentos categorizados, as crianças apresentaram em sua maioria correspondência verbal total, dizer-fazer-dizer (33,33%). Já as mães tiveram a maioria de seus comportamentos categorizados como não-correspondência (35,13%). A maior parte das mães também não instruiu seus filhos a como se comportar no contexto médico, e as mães que instruíram, apresentaram regras incompletas. Variáveis como idade, nível sócio-econômico, escolaridade, história de vida devem ser melhor investigadas quanto à influência na ocorrência da correspondência verbal natural. Conclui-se sobre a importância da emissão de correspondências verbais para o contexto da saúde, pois estas estão relacionadas a autocontrole e autoconhecimento.
2022-12-06T14:21:14Z
Wechsler, Amanda
Alerta Poá - Um sistema de comunicação apoiado em redes de sensores sem fio para monitoração do córrego Itaim
Os problemas das enchentes no Brasil causam diversas dificuldades na vida de vários brasileiros em todo o território nacional. Exemplos como o de São Paulo, onde durante o verão o excesso de chuvas, unido a problemas de infraestrutura, intensificam o trânsito e deixam desabrigados, ou como de Poá que sofre praticamente todos os anos com problemas sociais decorrentes de enchentes revelando que o problema é recorrente. Neste sentido, para minimizar prejuízos financeiros e, principalmente, evitar perda de vidas (mortes), este trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento para interconexão de redes de sensores sem fio e a internet utilizando sensores de baixo custo para monitoramento do nível de córregos e rios urbanos. Nesta pesquisa o principal objetivo é oferecer um sistema confiável de monitoração do nível de água de córregos, que atravessam uma cidade e que contribua com a segurança da população, construído por meio do uso de uma rede de sensores sem fio de baixo custo financeiro. Os dados coletados são transmitidos em tempo real para o Centro de Controle de Segurança da Cidade que trata estes dados brutos e os disponibiliza em informações úteis e de fácil visualização sobre o nível de água do córrego aos cidadãos residentes no Município de Poá através de uma página web da Prefeitura. Para aumentar a agilidade na tomada de decisões, as informações também estarão disponíveis aos cidadãos por meio de um aplicativo instalado em dispositivos móveis (smartphones ou tablets) que permite a visualização atual da porcentagem de água no córrego. Os resultados do estudo de caso apontaram para a viabilidade de implementação desta proposta, pois, demostrou-se que é possível o monitoramento do nível de água no córrego utilizando sensores de baixo custo através de uma página web e aplicativo para dispositivos móveis. Com a implementação da rede de sensores sem fio os cidadãos passam a monitorar e a serem alertados sobre possíveis enchentes, possibilitando o salvamento de bens materiais e de vidas humanas.
2022-12-06T14:21:14Z
Cardoso, Marco Antonio Ruiz
Universidade para todos: o PROUNI na visão dos bolsistas de uma instituição de ensino superior
O objetivo deste trabalho é o de analisar o Programa Universidade para Todos ProUni -, segundo a ótica dos bolsistas de uma Instituição privada de Ensino Superior do interior do Estado de São Paulo, do ponto de vista político, econômico, pedagógico e social, buscando verificar o modo como esse bolsista vê o ProUni: um programa de inclusão social que democratiza ou que privatiza o ensino superior brasileiro? Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, a qual se fundamenta em levantamento bibliográfico sobre o tema, na pesquisa documental e na aplicação de um questionário junto aos bolsistas do ProUni. Conclui-se, com este estudo, que a maioria dos bolsistas vêem o ProUni como um programa político que democratiza o ensino superior. Há, no entanto, uma boa parte desses alunos que discordam, acreditando que o programa não democratiza o acesso a esse nível de ensino, já que não universaliza tal direito a todos os jovens que querem continuar seus estudos.
2022-12-06T14:21:14Z
Almeida, Maria Aparecida de
O controle de vocabulário como dispositivo para a organização e tratamento e recuperação da informação arquivística
Objetiva compreender as especificidades teórico-conceituais e metodológicas que compõem a elaboração de controle de vocabulário (processo documentário) e o vocabulário controlado (produto documentário) sob a ótica da Arquivística. Numa abordagem exploratória e de natureza qualitativa procura revisitar, a partir do diálogo com a Ciência da Informação, especificamente com a área Organização e Tratamento da Informação com a finalidade de apreender os principais postulados teórico-conceituais e metodológicos para subsidiar a construção desse processo. Apresenta panorama evolutivo do pensar e do fazer arquivístico, visando compreender o movimento histórico-social da área, tece breve sistematização, assinalando algumas diferenças e similaridades institucionais entre: Arquivos, Bibliotecas e Centros de Documentação. Também é apresentado as principais contribuições do Movimento da Documentação na des(construção) de paradigmas e seu impacto nas práticas de organização e tratamento da informação. Revisita a evolução conceitual da tríade: arquivo, documento e informação desde o paradigma custodial ao pós-custodial, além de demarcar conceitualmente as especificidades da informação arquivística. Enfatiza a necessidade de se compreender as instituições arquivísticas enquanto sistemas de informação diante da perspectiva informacional imposta pelo contexto da pós-modernidade, com destaque para as implicações teórico-conceituais relacionadas com os processos de representação e recuperação de conteúdos documentais, procurando delimitar conceitualmente os elementos: documento, dado, informação e conhecimento como objetos de gestão dos sistemas de recuperação da informação. Aborda o arcabouço teórico-conceitual concernentes aos processos de organização, representação e recuperação da informação arquivística. Tece algumas considerações em torno da legitimidade do assunto/tema como ponto de acesso nos arquivos permanentes. Apresenta uma breve contribuição da Teoria da Terminologia Geral para subsidiar no processo de controle de vocabulário, além de sistematizar um breve percurso histórico e teóricoconceitual do vocabulário controlado (produto documentário). E por fim apresenta proposições em busca de uma metodologia para o desenvolvimento de vocabulários controlados no âmbito da Arquivística. Conclui-se que o controle de vocabulário e o vocabulário controlado contemplam recursos e dispositivos metodológicos para subsidiar a organização e tratamento da informação. arquivística.
2022-12-06T14:21:14Z
Aguiar, Francisco Lopes de
Construção e validação da escala de estressores ocupacionais das linhas de produção
As ciências em geral necessitam cada vez mais de instrumentos que forneçam medidas objetivas e reprodutíveis. Os objetivos da pesquisa foi elaborar e validar uma Escala de Estressores Ocupacionais para funcionários da linha de produção, realizando a validação de conteúdo, validação de construto, validação convergente, avaliar a precisão e realizar a normatização da escala. Foram participantes da pesquisa 214 funcionários que atuam em linha de produção de diversas empresas da região do Alto do Tiête. A amostra foi dividida em três grupos, sendo o G1 composto de 10 funcionários para o estudo piloto, o G2 composto pelos 214 funcionários para a validação da escala e o G3 composto por 40 funcionários que realizaram o reteste. Os materiais utilizados foram uma lista com 41 estressores na versão inicial da escala, a Escala de Estressores Ocupacionais com 36 itens já com o estudo piloto realizado, o Job Content Questionnaire (JCQ) para a validade convergente e o Inventário de Sintomas de Stress Lipp (ISSL). Os resultados demonstraram correlações altas e positivas na precisão da escala (p<0,01), validade convergente (p<0,01) e indicou a validade de critério concorrente (p<0,01 e p<0,005). Em relação à normatização os resultados evidenciaram que não foram encontradas diferenças significantes entre idade e nível de escolaridade com os escores da escala de estressores. Conclui-se que a Escala de Estressores Ocupacionais de linha de produção, apresentou um alto coeficiente de precisão com consistência interna e estabilidade temporal e foi possível atingir os objetivos proposto quanto à validade de conteúdo, construto e validade convergente. Mostrando ser capaz de identificar os estressores ocupacionais de linha de produção. A normatização necessita que novos estudos sejam realizados com a escala, aumentando-se o número de participantes ou realizando em uma amostra aleatória, para que não ocorra viés quanto às normas e padronização.
2022-12-06T14:21:14Z
Cusatis Neto, Rafael
Projeto Claymade - Estudo Teórico E Plataforma De Compartilhamento E Experimentação De Veículos Conceituais 3D
Durante todo o processo de maturação do desenvolvimento, criação, prototipação e finalização, os setores automotivos e automobilísticos, se resumiram a contemplar um tipo de conteúdo monolítico, onde suas interfaces e formas de comunicação com seus clientes e usuários foi feita através de um monólogo, implicando em modelos e conceitos cada vez mais empobrecidos e repetitivos dentro deste espaço. Esse projeto se situa nessa necessidade de comunicação existente na mídias veiculares, para um melhor apreço e expansão do público consumidor, seja ele industrial, artístico ou entusiasta, que deve se afirmar como parte do grande processo seletivo que participa durante a escolha, produção, compra e consumo de qualquer tipo de conexão que faça com seu fornecedor.
2022-12-06T14:21:14Z
Tardelli, Aline Piato Santos, Renato Pedroso dos Morello, Richard
A investigação da criatividade nos jogos cênicos
Os jogos de teatro, neste estudo, visaram despertar e investigar os processos criativos e as expressões cênicas criativas e não-criativas. O termo criatividade deriva do latim, creare , que significa fazer algo novo e do grego krainem realizar. Criar cenicamente seria produzir, expressar repertório corporal e verbal novo e diferente na história do sujeito. Esta pesquisa estudou o fenômeno da criatividade do ponto de vista do sujeito, de seus processos segundo a pesquisa qualitativa e a Teoria Histórico-Cultural da Subjetividade. A criatividade é vista como um fenômeno complexo, que envolve uma junção de funções psicológicas complexas, que podem ou não se desenvolver na trajetória de vida do sujeito. Foram estudados 9 sujeitos com idade entre 21 e 45 anos sem experiência teatral 5 do sexo masculino e 4 do sexo feminino. Os sujeitos chegaram tímidos e sem repertório corporal nem verbal cênico. Com o inicio das dinâmicas conversacionais apresentaram suas dificuldades de criar individualmente e em grupo. Com a aplicação dos jogos cênicos, os sujeitos foram desenvolvendo repertório de expressão corporal e verbal e, durante as conversas, começaram a compartilhar medos e bloqueios relacionados à criação. Novos sentidos subjetivos começam a se formar, e as configurações de sentido relacionadas à criação começam a se modificar. Conclui-se que este grupo conseguiu criar, após emergência do sujeito crítico que reflete sobre seus valores e sentidos subjetivos e aumenta seu autoconhecimento. Assim a expressão cênica vai se apresentando de forma diferenciada, com novos gestos corporais e novas expressões verbais. Por fim, notou-se que este teatro e seus jogos estimularam e desenvolveram novas configurações criativas e expressões cênicas criativas idiossincráticas em cada sujeito e, portanto, este teatro passou a ser compreendido como Teatro da Criatividade: visto como jogo que estimula e alavanca o ator adormecido para criar e atuar como ator protagonista no palco de sua vida.
2022-12-06T14:21:14Z
Zia, Katia Panfiete
Dançar o adolescer: estudo fenomenológico com um grupo de dança de rua em uma escola
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022-12-06T14:21:14Z
Rego, Renata Marques
Feminismo nas redes digitais: um estudo sobre a formatação do movimento feminista no Facebook
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022-12-06T14:21:14Z
Silva, Talita Bristotti Pereira da
O desafio pedagógico de formar leitores: análise do projeto “sarau Literário”
A presente pesquisa é um estudo de caso que investiga um projeto pedagógico desenvolvido por uma escola pública estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo, denominado Projeto Sarau Literário. O referido projeto, em sua iniciativa de despertar o interesse pela leitura literária nos alunos, propõe diversas atividades envolvendo o universo literário, que colaboram para a aproximação dos alunos a novas expressões culturais e estéticas relacionadas com a literatura. O objetivo da pesquisa foi investigar o Projeto Sarau Literário identificando os fatores que contribuem e/ou dificultam a formação de alunos leitores. Foram realizadas observações de campo, tanto em sala de aula como durante a realização do Sarau Literário, que no ano de 2016 ficou sob responsabilidade dos alunos dos 6os e 7os anos do ensino fundamental; foram realizadas ainda entrevistas com membros da equipe gestora, professores e alunos; questionário para os alunos do 6º e 7º ano; e análise documental de registros de edições anteriores do Projeto. A pesquisa – qualitativa do tipo estudo de caso – fundamentou-se na teoria histórico-cultural e o processo de análise do material empírico resultou na elaboração de quatro núcleos temáticos: a) trabalho coletivo na escola; b) mediação pedagógica; c) tecnologia; d) mudanças no comportamento de leitor dos alunos. Os resultados evidenciaram que não houve um engajamento do corpo docente e da gestão da escola que pudesse se consolidar como trabalho coletivo, apenas algumas parcerias de colaboração pontuais entre a professora organizadora do Projeto e outros professores. Essa colaboração sofreu uma ruptura em 2016 contribuindo para que o Sarau Literário sofresse algumas perdas significativas de participação dos alunos. Os resultados apontaram ainda para questões da afetividade nos processos de mediação pedagógica, que se constituíram em aspectos bastante significativos no processo de formação de leitores literários. Em relação à tecnologia, embora tenha ganhado destaque na revisão de literatura, não se revelou, contudo, um aspecto relevante no que se refere ao universo pesquisado. Os três núcleos temáticos apresentados trouxeram elementos para a discussão sobre os fatores que contribuíram para as mudanças no comportamento de leitor dos alunos (último núcleo temático). Nele se destacou as alterações no desempenho dos alunos em relação à leitura literária. Portanto, a pesquisa traz contribuições para a reflexão a respeito dos fenômenos que podem aproximar ou afastar os alunos da leitura literária e, mesmo diante das dificuldades, o Projeto Sarau Literário é uma proposta promissora para a formação de alunos leitores.
2022-12-06T14:21:14Z
Araujo, João Marcos Pulz
Subjetividade em sala de aula: a relação professor-aluno no ensino superior
O presente estudo teve como objetivo investigar a subjetividade presente em sala de aula do ensino superior a partir de uma análise da relação professor-aluno e as implicações decorrentes para o processo de construção do conhecimento. Essa pesquisa encontra-se fundamentada nos princípios da epistemologia qualitativa e nos referenciais teóricos da subjetividade e da psicologia histórico-cultural. Participaram desse estudo um professor do ensino superior de uma instituição da rede privada de ensino e 43 alunos matriculados em um curso da área de saúde e que freqüentavam a disciplina ministrada pelo referido professor. Os instrumentos utilizados para a obtenção das informações foram: diário de campo para anotação das observações e impressões da pesquisadora em situação de observação da sala de aula, conversações informais com professores e alunos, complemento de frases, reuniões grupais de discussão com alunos e entrevista com o professor. Essas informações foram transcritas, analisadas e a construção da informação foi feita em torno dos seguintes tópicos: a dimensão afetiva da aprendizagem com o foco na importância da relação professor-aluno; a organização da sala de aula e o processo de comunicação desenvolvido pelo professor; a significação da avaliação para o aluno; os sentidos subjetivos que estão vinculados ao interesse pela universidade; a convivência com a diversidade; os dilemas e contradições na ação do professor quanto ao processo pedagógico; a compreensão da sala de aula como espaço dialógico. As informações presentes nesse estudo trazem reflexões importantes para o ensino superior, principalmente em relação à ação docente neste contexto e indicam a necessidade de se repensar o processo de formação deste profissional
2022-12-06T14:21:14Z
Jusevicius, Vanessa Cristina Cabrelon
A visão de concluintes do curso de direito sobre o seu processo de formação: dilemas, desafios e expectativas
Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e teve por objetivo conhecer como o concluinte da Faculdade de Direito do Sul de Minas avalia o seu processo de formação, e identificar os dilemas, desafios e expectativas que o curso promove em seu projeto de vida pessoal e profissional. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualiquantitativa, com 97 alunos concluintes de 2002, da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Os alunos sinalizam na direção de um curso de Direito bem estruturado, com visíveis avanços no seu percurso de qualidade, embora reconheçam dificuldades de acompanhamento, frente às suas condições de vida. Destacam que o papel do advogado é fundamental para a implementação da justiça. Sentem que têm de continuar estudando para conseguir ingressar na carreira pública, bastante competitiva, sendo este o seu maior desejo. Sobre as expectativas quanto ao futuro, nos próximos cinco anos, a maioria dos concluintes demonstra insegurança e falta de perspectiva. Atribuem a si a responsabilidade de superar estas dificuldades, não revelando criticidade em relação a outros determinantes que interferem em sua possibilidade de inclusão no mundo do trabalho.
2022-12-06T14:21:14Z
Mariosa, Maria Aparecida Silva
Adiamento do projeto parental: um estudo psicológico com casais que enfrentam a esterilidade
O objetivo deste estudo era investigar o adiamento do projeto parental, enfatizando aspectos psicológicos e sociais que o determinaram, as repercussões da esterilidade para o vínculo conjugal e a vivência dos tratamentos reprodutivos. Participaram 03 casais, heterossexuais, acima de 30 anos, sem filhos biológicos e de níveis socioeconômicos variados, que realizaram tratamentos de reprodução assistida. Os conteúdos obtidos através da Entrevista Psicológica Aberta foram analisados de acordo com técnica de Análise de Conteúdo proposta por Mathieu e discutidos conforme o referencial teórico da Psicanálise e da Grupalidade. Resultados revelam: condições sociais específicas (acesso aos recursos biotecnológicos, influências familiares, sociais, econômicas e religiosas) associadas às condições inconscientes (conflitos, resistências, ambivalências, fantasias e angústias) interferiram na realização do projeto parental; comprometimento do vínculo conjugal (diminuição da espontaneidade e interesse sexual; dificuldades para reformulação do projeto vital e interferências no cotidiano); prejuízos à convivência familiar e social; regressão aos estágios iniciais do funcionamento mental desencadeando angústias persecutórias e depressivas e uso de defesas primitivas (negação, ilusão, projeção, deslocamento e racionalização). Houve identificação dos casais com tema da pesquisa e comprovação da eficácia do dispositivo grupal para coleta, análise e interpretação dos fenômenos psíquicos envolvidos.
2022-12-06T14:21:14Z
Nascimento, Fátima Regina Mibach do
Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022-12-06T14:21:14Z
Ferreira-teixeira, Marcela Casacio
Gestão de Resíduos Sólidos em Aeroportos: Estudo de Caso do Aeroporto de Congonhas-São Paulo
Em aeroportos, um dos grandes desafios é aliar o desenvolvimento social, cultural e econormco, importantes para o país, e a mitigação dos impactos causados por sua implantação e operação. Nesse sentido, a gestão integrada de resíduos sólidos é abordada neste trabalho, de forma a trazer, através de uma matriz de indicadores de sustentabilidade, as tendências no cenário atual e de desenvolvimento sustentável. A legislação utilizada se caracteriza por considerar a natureza do resíduo sólido de Aeroportos como perigosa à saúde humana, por isso é exclusiva para esse tipo de equipamento e tem a ANVISA como órgão regulador e fiscalizador. Foi escolhido o Aeroporto de Congonhas em São Paulo, como estudo de caso, por ser hoje na rede de Aeroportos da INFRAERO o maior em movimento e receita, e que, após a última atualização do PGRS ter desenvolvido mecanismos de geração com foco na redução, reutilização e reciclagem dos resíduos, tem apresentado resultados significativos. Por estar trabalhando nesse aeroporto durante o período de atualização do referido plano, a autora teve contato com o diagnóstico e acompanhamento das ações desenvolvidas. Alguns tópicos dão ênfase nas discussões, pela pequena existência de literatura referente a aeroportos do porte de Congonhas. Afim de identificar as melhores práticas mundiais quanto a Gestão Integrada e Sustentável de Resíduos Sólidos, realiza-se um estudo comparativo entre os Aeroporto dos EUA, Europa e o Aeroporto de Congonhas. O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Aeroporto de Congonhas é a fonte de informações principal desta pesquisa. São diagnosticadas as ações de gestão dos contratos firmados e ações gerenciais que visam garantir a efetividade quanto a saúde dos passageiros, usuários e a própria sociedade, com foco na redução desses impactos. Através da análise das diversas dimensões de sustentabilidade, e utilizando a metodologia aplicável dos custos completos, são avaliadas as tendências do Aeroporto de Congonhas quanto ao desenvolvimento sustentável, bem como identificados os pontos fortes e fracos, que merecem atenção para atingir as melhores práticas para redução do envio dos resíduos a aterros sanitários, com incentivo à reciclagem.
2022-12-06T14:21:14Z
Coentro, Rita Maria Cunha Leite