RCAAP Repository
Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias da informação e comunicação
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Roza, Rodrigo Hipólito
O olhar docente para a educação física contemporânea: concepções e práticas pedagógicas
Esta pesquisa tem como questão central investigar de que maneira as mudanças ocorridas na área da educação física vêm marcando a concepção do professor e a sua prática pedagógica. Historicamente a ênfase no corpo esteve relacionada a planos inferiores, menos valorizados. Por outro lado, o intelecto a planos, qualitativamente, superiores. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 observa-se um avanço para a educação física, que passa a ser considerada um componente curricular como os demais, deixando de ser uma atividade extracurricular. Diante deste cenário, destaca-se que a educação física passou por importantes mudanças, que marcaram as práticas pedagógicas, influenciando a forma como professores concebem a área e sua prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo uma investigação de campo, com quatro professores de educação física do ensino público com tempo de formado e de docência diferentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas recorrentes, envolvendo grande interação entre pesquisador e sujeitos. Este procedimento baseia-se em algumas etapas de entrevistas e transcrições com a categorização dos dados após cada uma delas. Os sujeitos participam ativamente completando, alterando e esclarecendo informações. Os resultados possibilitaram identificar que as mudanças ocorridas na área da Educação física, na visão dos docentes investigados, influenciam desde os aspectos relacionados à formação inicial, passando pelas condições de trabalho na escola e pela forma de organizar a prática pedagógica, bem como influenciam na valorização tanto da área como do próprio docente.
2022
Bertini Junior, Nestor
Estado atual dos empreendimentos habitacionais no centro de São Paulo (2000 a 2012)
Impulsionado pela economia cafeeira, o centro da cidade de São Paulo adquiriu o caráter de centralidade já nas primeiras décadas do século XX. Iniciada a ocupação das áreas centrais pelo comércio e os serviços, a expansão da cidade se deu de forma rápida e desordenada, com a ocupação de áreas de várzeas e encostas por sub-habitações, desprezadas pela população de maior poder aquisitivo, dando início a um processo de segregação social. Por outro lado, a intensidade das atividades nas cidades atraiu uma população vinda do campo, a partir da abertura de novas frentes de trabalho, num período em que a produção industrial ganhou força. Essa população, em grande parte formada por imigrantes e sem poder aquisitivo para se tornar proprietária ou alugar um imóvel próximo ao emprego, teve que recorrer aos cortiços como única forma de se fixar na cidade. Porém, a partir da década de 1970, o centro começou a apresentar um decréscimo de população residente, graças ao deslocamento das atividades financeiras para novas centralidades, acompanhado da formação de novos bairros residenciais de classes de maior renda, deixando um grande número de edifícios vazios ou subutilizados. Num primeiro momento, o estudo procurou compreender o estado atual da habitação no centro de São Paulo, de forma ampla, mapeando e sistematizando dados sobre as iniciativas públicas e privadas voltadas para o incremento de novas habitações ou reabilitações no centro (entendido como centro histórico e expandido). Em seguida o estudo ganha um cunho mais analítico, visando mostrar se de fato está em curso uma política habitacional com a perspectiva de reabilitação urbana do centro de São Paulo. Esta etapa buscou também compreender o alcance social destes empreendimentos. Para tal, revisou-se a literatura atual sobre a questão habitacional em áreas centrais e analisou-se a natureza dos planos, programas e projetos propostos nos últimos dez anos na cidade de São Paulo.
2022
Bianchini, Ligya Hrycylo
O Sofrimento Emocional de Mulheres Presas por Furtos de Bagatela: Estudo Psicanalítico
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
2022
Chinalia, Maria Julia Souza
Comparação da fisioterapia utilizando brinquedos com a Terapia Assistida por Cães em lactentes com déficits no desenvolvimento neuromotor
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Prado, Caroline Marie Calil Scholz
Um lugar sulfuroso: paisagem e subjetividade em Poços de Caldas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2022
Cervini, Esther Aparecida
Multilink para determinação da taxa de ocupação em ambientes internos utilizando uma rede de sensores sem fio
Este trabalho tem por objetivo a obtenção de um modelo matemático para a determinação da taxa de ocupação de ambientes internos baseado na intensidade de sinal de uma Rede de Sensores sem Fio em 915 MHz utilizando quatro links rádio no ambiente. Foi montada uma rede com uma base e quatro nós sensores em um laboratório como intuito de coletar a RSSI (Received Signal Strenght Indication) de cada link para cada diferente ocupação do espaço para cada grupo de pessoas. Com base nos dados coletados, foram calculados a média, desvio padrão e variância de cada link e cada grupo de pessoas. Esses dados foram utilizados como entrada em modelos matemáticos para a determinação da taxa de ocupação do ambiente. Foram propostos três modelos matemáticos para tal estimação. Os três modelos se mostraram aptos a estimar o número de pessoas utilizando a média geral dos links. Os resultados iniciais mostraram que a tendência é de diminuição da RSSI e o aumento do desvio padrão quanto maior o número de pessoas no ambiente. Alguns links analisados de forma individual se mostraram com uma variação grande e não seguindo inteiramente a tendência mencionada, mas apesar disso a média geral dos links segue essa tendência, ou seja, apesar de um link demonstrar uma grande variação, os outros links tenderam a compensar essa variação. Com a média geral é possível chegar a um erro pequeno entre o número real de pessoas e o número estimado de pessoas. Para a escolha do melhor modelo foi utilizado o RAM (Resíduo Absoluto Médio) e para a média geral dos links o modelo de segunda ordem foi o que se mostrou melhor com um resíduo abaixo de meia pessoa. Por fim os resultados obtidos com multilink foram comparados com resultados obtidos em um trabalho em que foi utilizado single-link para a obtenção da taxa de ocupação em um ambiente interno. Multilink, com um RAM de aproximadamente 0,5 pessoas, se mostrou com um erro menor comparado com o single-link, que obteve um erro de aproximadamente duas pessoas.
2022
Faria, Thiago Tortorelli de
Avaliação de desempenho de algoritmos de roteamento e alocação de comprimento de onda em redes ópticas elásticas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Forster, Antonio Paulo Salgado
Grupo de profissionais em uma empresa: uma experiência psicanalítica
Este trabalho buscou verificar se a aplicação da técnica psicanalítica de grupo operativo de diagnóstico conforme descrita por Pichon-Rivière, aplicada a profissionais dentro do universo da organização de trabalho, tem efeito de sensibilizar os participantes quanto às suas vivencias emocionais no trabalho. Foram realizadas seis reuniões com um grupo de oito funcionários de uma empresa de serviços, conduzidos sob a técnica dos grupos operativos. Constatamos que a técnica utilizada foi eficiente para gerar sensibilização e mudanças significativas nos participantes, em sua dinâmica de relacionamentos e em sua relação com os sentimentos decorrentes do trabalho.
2022
Svartman, Marcio Chevis
O crédito solidário como política pública para habitação popular: mudanças no cenário?
Esta dissertação trata do recente Programa do governo federal para Habitação Popular, o Crédito Solidário. Esse Programa foi criado após demanda apresentada pelas entidades nacionais de movimentos populares e se diferencia dos demais por ser voltado ao cooperativismo e associativismo, com o intuito de fortalecer as práticas de gestão e da organização popular. Para proceder a uma análise crítica do Programa, este trabalho parte de uma reconstituição histórica das formas de provisão habitacional, com ênfase na autoconstrução e participação popular. O desenvolvimento capitalista, por meio da produção habitacional, é apresentado como forma de compreensão das relações entre os agentes envolvidos nas atuais formas de provisão. A análise dos agentes sociais presentes busca explicar suas atuais interlocuções e, a partir de algumas notas sobre o cenário atual pretende-se compor as mudanças ocorridas na sociedade civil e no Estado no que se refere à habitação e participação popular. Por fim é apresentado um panorama em algumas regiões do Brasil, com diferentes formas de utilização do Programa. Um estudo de caso mais específico foi feito no município de Embu das Artes, SP, por ter, até então, se apropriado de forma mais completa do Programa. As pesquisas de campo tiveram por intuito ilustrar os argumentos apresentados ao longo do trabalho, embasando as críticas feitas ao Programa. Críticas estas que ao final foram organizadas em três grandes eixos: provisão, interlocução entre os agentes sociais presentes e participação, sempre visando responder a pergunta: mudanças no cenário?.
2022
Pereira, Olivia de Campos Maia
OCCA - Organização Colaborativa de Campinas: O Design Digital como mediação para o desenvolvimento de hábitos sustentáveis
O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é compreender as relações e origens históricas da sociedade de consumo, seus impactos no meio ambiente, e como o design pode ser usado como agente mediador na diminuição destes danos, por meio de pesquisas, estudos e aplicações de design. A maior parte da sociedade consome e descarta produtos e embalagens de forma compulsiva, gerando uma série de consequências que comprometem a qualidade de vida na Terra. Além da Cultura do Descarte, outro principal fator poluente está relacionado ao uso de agrotóxicos nas plantações; contaminando o ar, solo e águas dos lençóis freáticos, e também trazendo danos à saúde, como intoxicações por exposição aos mesmos. Em busca de reduzir os impactos causados pelo uso de agrotóxicos e de conscientizar o público-alvo sobre o que fazer para reduzir esses danos, foi desenvolvido o Projeto OCCA; uma plataforma digital de mediação entre consumidores da Geração Z e produtores locais de orgânicos, com o objetivo de facilitar o acesso à informações acerca da sazonalidade dos alimentos, tendo como base para o desenvolvimento métodos apresentados por Vianna et. al. (2012), Garrett (2011) e Nielsen (1964).
2021
De Conto, Nicolli Bedicks Sakamoto, Vinícius Kensuke
Hash perceptivo de imagens e sua aplicação na identificação de cópia de vídeo
Pontifícia Universidade Católica de Campinas- PUC CAMPINAS
2022
Torres, Anderson dos Santos Silva
Contos sem fadas: mães e filhos em situação de violência doméstica
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Corbett, Elisa
Um estudo sobre a drogadição como problema relativo a falhas na fase da transicionalidade
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Uchôa, Lucas Cortelletti
Matriz africana em Campinas: territórios, memória e representação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
2022
Martins, Alessandra Ribeiro
O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em Artes Visuais
O estudo sobre o objeto "portfólio", tem como meta principal sua análise como instrumento de avaliação, indicado quando principalmente temos como referenciais de estudo o "artístico" e o "pedagógico". A pesquisa mostra, através de fundamentação teórica, ao avaliador que atua como docente no ensino de artes visuais, a importância de conhecer um instrumento de reflexão e avaliação eficaz, ético e direcionado ao processo de formação, com uma política que possibilita um ensino-aprendizagem participativo e coletivo. A pesquisa é específica sobre a diversidade teórica que aborda o "portfólio" como uma modalidade de reflexão e avaliação, sendo itens de análise: promoção de uma nova perspectiva de aprendizagem; processo promissor e eficiente de reflexão e avaliação; incorporação analítica do desenvolvimento da aprendizagem; requisição de auto-avaliação; encorajamento à seleção e à reflexão do aluno sobre o trabalho; e como um instrumento metodológico facilitador e mais democrático dos processos de ensino e aprendizagem, praticados hoje nos cursos de graduação em artes visuais. A pesquisa apresenta um modelo de "Portfólio Avaliativo", que possibilita alcançar uma perspectiva múltipla de eficácia do ensino de artes visuais, superando assim os modelos tradicionais de avaliação.
2022
Zanellato, José Roberto
Uso das ferramentas e suportes de pesquisas na recuperação da informação : estudo da capacitação do professor-pesquisador
A principal hipótese, apresentada nesta pesquisa, é a de que o conhecimento e o uso de ferramentas e suportes para recuperação da informação, e a normalização da estrutura técnica de trabalhos científicos, se aplicados desde o início de qualquer curso (pós-graduação, graduação, especialização), serão fundamentais para a formação de professores. Os objetivos desse trabalho foram apresentar uma análise que enfatizasse a importância do uso de técnicas de recuperação de informação e normalização bibliográfica no processo de formação de professores, com a colaboração do bibliotecário, utilizando-se de um Curso de Capacitação de Usuários, estruturado pelo Sistema de Bibliotecas da UNICAMP SBU, mas direcionado especificamente para a área educacional; fazer uma avaliação geral do Curso de Capacitação em sua estrutura; e investigar a qualidade de atendimento no serviço de referência da Biblioteca da Faculdade de Educação da UNICAMP. O método de pesquisa utilizado foi o de Estudo de Caso, que possibilitou a elaboração de um diagnóstico com abordagens das características do grupo de alunos que faziam parte da amostra, analisando suas dificuldades em utilizar os recursos para a recuperação da informação e utilização dos serviços da biblioteca. O estudo demonstrou durante seu desenvolvimento, a importância da capacitação de professores no que se refere aos recursos informacionais, a necessidade de qualificação e capacitação dos bibliotecários para atuarem como educadores perante os alunos dos cursos, a necessidade do estabelecimento de disciplinas que contemplem esses aspectos dentro da sala de aula, e principalmente a interação entre bibliotecários e professores, para que estes dois profissionais possam desenvolver um trabalho em parceria no contexto educacional.
2022
Passos, Rosemary
As cidades do campo: transformações a partir da expansão do setor sucroenergético – estado de São Paulo – 1975–2018
Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Almeida Filho, João Jaime de Carvalho,
Qualidade hídrica de propriedade rural no âmbito do programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA-Água) Campinas/SP
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Garcia, Joice Machado
Poéticas da memória: arte, mulheres e ditadura
Não elaborado pelo autor.
2022
Dias, Giulia Solera