Repositório RCAAP
Psicoterapia de Vittorio Guidano e suas influências epistemológicas
Este artigo encontra-se estruturado basicamente em três partes. Na primeira, contextualizamos as concepções de Vittorio Guidano face às correntes psicoterapêuticas do século XX, nomeadamente quanto ao comportamentalismo, ao cognitivismo e ao construtivismo. Fazemos notar que as várias tendências da psicoterapia dessa época se autorrotulavam a partir de conceitos advindos de outras áreas, sem terem o cuidado de indagar sobre os fundamentos epistemológicos nos quais elas se alicerçavam. Num segundo momento detemo-nos no embasamento epistemológico de sua teoria e metodologia psicoterapêuticas, focalizando-nos no papel que o cognitivismo cibernético teve no seu pensamento (nomeadamente, quanto à questão da observação), bem como na teoria biológica da autopoiesis, na qual nosso autor explicitamente se inspirou. Por fim, nos debruçamos com algum pormenor sobre o seu modelo sobre o conhecimento e experiência humana, que se traduz numa nova teoria da personalidade (organização pessoal, noção de si mesmo) e um novo sistema psicoterapêutico que enfatiza o papel do vínculo afetivo como modelador da identidade pessoal.
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Pena,Liliana Oliveira,Clara Costa
Deficiências ou diversidade humana?
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Arantes,Esther Maria de Magalhães
Do projecto PE-PB ao 1º CILP: descrição do Português e Teoria da Gramática
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Matos, Gabriela
Nominalizações em -ada em Construções com o Verbo Leve dar em Português Brasileiro
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Scher, Ana Paula
De verbo funcional a verbo substantivo: uma hipótese para a supressão de haver no português brasileiro
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Avelar, Juanito
Coordenação e movimento sintáctico: os dados do Português Europeu
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Colaço, Madalena
Estruturas em Movimento: alguns tópicos sobre as construções-Q e de clivagem
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Alexandre, Nélia
Anáfora do Complemento Nulo: anáfora profunda ou de superfície? Evidência do Português Brasileiro e Europeu
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Cyrino, Sonia Matos, Gabriela
Derivações sintácticas e interpretação semântica
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Oliveira, Fátima Duarte, Inês Freitas, Maria João Gonçalves, Anabela Miguel, Matilde Rodrigues, Celeste
Traços semânticos na aquisição da linguagem
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Lopes, Ruth E. Vasconcellos
As respostas verbais e a freqüência de sujeito nulo na aquisição do Português Brasileiro e do Português Europeu
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Magalhães, Telma Santos, Ana Lúcia
Interrogativas no Português Brasileiro e no Português Europeu e o Parâmetro do Sujeito Nulo: contribuições do corpus "Mafalda"
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Lima, Ricardo Joseh
Variação entre a, para e em no português brasileiro e no português europeu: algumas notas
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Farias, Jair Gomes de
Processamento de frases declarativas transitivas com sujeito pós-verbal em PE padrões de ordem emergentes
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Costa, Maria Armanda
Hacia una geoprosodia de las lenguas íbero-romances en la "Web"
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Celdrán, Eugenio Martínez Planas, Ana Mª Fernández
Detección automatizada de colocaciones y otras unidades fraseológicas en un corpus electrónico
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Bretaña, José Manuel Pazos Bertrán, Antonio Pamies
Reconocimiento automático de unidades fraseológicas
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León, Jorge Antonio Leoni de
Um sistema de Pergunta-Resposta para uma base de Documentos
Neste artigo apresentamos a metodologia seguida para a construção de um sistema de pergunta-resposta sobre uma base de documentos em Português. Descrevemos o sistema que tem dois módulos distintos: análise prévia dos documentos (extracção de informação) e processamento das perguntas (recuperação de informação). O nosso sistema procura fazer um processamento, do corpus e da perguntas, suportado em teorias da linguística computacional: análise sintáctica (gramática de restrições), seguida da análise semântica usando a teoria da representação do discurso e finalmente a interpretação semântica/pragmática usando ontologia e inferência lógica. Apresentamos resultados da avaliação do seu desempenho que foi feita sobre dois conjuntos de documentos: textos de dois anos de jornais diários, o Público e a Folha de São Paulo (1994-1995); e um conjunto de documentos jurídicos: decisões do supremo Tribunal, tribunal da Relação e pareceres da Procuradoria Geral da República (cerca de 100.000 documentos).
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Quaresma, Paulo Rodrigues, Irene Prolo, Carlos A. Vieira, Renata
Termos, relacionamentos e representatividade na indexação de texto para recuperação de informação
Uma das fases da recuperação de informação é a indexação dos textos dos documentos. Nesta fase, um conjunto de descritores (termos e/ou relacionamentos entre termos) descreve conceitos (atômicos e/ou complexos) presentes nos textos. Diversas estratégias com tais finalidades são encontrados na bibliografia, algumas consideram dependência de termos e outras não. Com o objetivo de apresentar uma visão geral das estratégias de representação de textos que consideram dependência de termos, são descritas quatro experiências onde as representatividades dos relacionamentos dependem dos termos componentes (estratégias com índices múltiplos, com árvore binária, com triplas e com famílias morfológicas), três onde as representatividades dos relacionamentos dependem de suas próprias freqüências de ocorrência (estratégias com expressões de índice, com pares lematizados e com expressões ternárias), duas onde os relacionamentos são reconhecidos mas não são utilizados como descritores (estratégias com nodos temáticos e com conexões gramaticais) e uma experiência onde os relacionamentos são eminentemente estatísticos (estratégia com bitermos).
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Gonzalez, Marco Lima, Vera L. S de Lima, José V. de
Un sistema para la segmentación en proposiciones de textos en español
Resumen: Se describe un sistema dedicado al reconocimiento de proposiciones y de las relaciones jerárquicas entre ellas, para textos en español. Dicho sistema fue concebido para brindar un servicio de base a tareas de extracción de información de texto y de análisis sintáctico. El sistema opera a partir de los resultados de un etiquetador probabilístico. Los conocimientos lingüísticos se expresan en un formalismo de reglas de reescritura, con reglas que permiten una especificación parcial de la parte de reescritura y tomar en cuenta el texto que rodea esta parte (contexto). La descripción se centra en la organización de las reglas en módulos que atacan distintos tipos de problemas lingüísticos, mostrando las sucesivas etapas del análisis completo de una oración ejemplo.
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Wonsever, Dina Caviglia, Serrana Rosá, Aiala Couto, Javier