Repositório RCAAP
Descrição argumentativa e descrição polifônica: o caso da negação
No summary/description provided
2022-12-06T14:20:14Z
Ducrot, Oswald Carel, Marion
Análise argumentativa de uma fábula de La Fontaine
No summary/description provided
2022-12-06T14:20:14Z
Carel, Marion
O papel do leitor pela Teoria da Argumentação na Língua
No summary/description provided
2022-12-06T14:20:14Z
Delanoy, Cláudio Primo
Uma contribuição da Semântica Argumentativa para a produção e a compreensão da prova testemunhal
No summary/description provided
2022-12-06T14:20:14Z
Conteratto, Gabriela Betania Hinrichs
A topicalidade e a distância referencial: um estudo do sintagma nominal definido no gênero editorial
No summary/description provided
2022-12-06T14:20:14Z
Freitas, Ernani Cesar de
O tu que reescreve o eu: uma análise polifônica da reescritura na formação do professor de língua materna
No summary/description provided
2022-12-06T14:20:14Z
Andersen, Elenice Maria Larroza
Por uma abordagem enunciativa da leitura no Ensino Fundamental: o livro didático
No summary/description provided
2022-12-06T14:20:14Z
Both, Joseline Tatiana
Leitura na escola: um barco à deriva?
Este artigo busca, na teoria da enunciação de É. Benveniste, elementos para repensar o trabalho com a leitura na escola. Considera que, na discussão das noções gêmeas de forma e sentido, o autor formula uma concepção de significado que, de um lado, pode deter a interpretação à deriva, implicada na visão de leitura centrada no leitor, e, de outro lado, possibilita que se transcenda a idéia de que é pela decifração do código que se dá o processo de construção do significado. Conclui que, no processo de leitura, é sempre de um trabalho com a língua que se trata, trabalho que se renova a cada ato de aproximação do aluno com o texto, porque a língua é submetida ao ato de enunciação. PALAVRAS-CHAVE: enunciação; forma; sentido; sujeito; leitura.
2022-12-06T14:20:14Z
Teixeira, Marlene Ferreira, Sabrina
Enunciação e ensino: a prática de análise lingüística na sala de aula a favor do desenvolvimento da competência discursiva
No summary/description provided
2022-12-06T14:20:14Z
Kuhn, Tanara Zingano Flores, Valdir do Nascimento
Apresentação
No summary/description provided
2022-12-06T14:20:14Z
Moreira, Maria Eunice Mello, Ana Maria Lisboa de
Novas geografias narrativas
No summary/description provided
2022-12-06T14:20:14Z
Cury, Maria Zilda Ferreira
A auto-representação de grupos marginalizados: tensões e estratégias na narrativa contemporânea
No summary/description provided
2022-12-06T14:20:14Z
Dalcastagnè, Regina
Narrativas com fôlego
No summary/description provided
2022-12-06T14:20:14Z
Ramos, Tânia Regina Oliveira
A violência em um conto de Marcelino Freire
No summary/description provided
2022-12-06T14:20:14Z
Ginzburg, Jaime
O fantasma de Luís Buñuel, de Maria José Silveira: da repressão política aos dramas existenciais de uma geração
No summary/description provided
2022-12-06T14:20:14Z
Turchi, Maria Zaira Silva, Vera Maria Tietzmann
Os intelectuais e os moradores de rua: uma parceria em construção?
No summary/description provided
2022-12-06T14:20:14Z
Walty, Ivete
Um mundo sem promessas em Deixa o quarto como está
No summary/description provided
2022-12-06T14:20:14Z
Mello, Ana Maria Lisboa de
Mundos em ruínas (Ecos de Graciliano Ramos em Quadrilátero de Adolfo Boos Júnior)
No summary/description provided
2022-12-06T14:20:14Z
Tonus, José Leonardo
O romance histórico brasileiro no final do século XX: quatro leituras
No summary/description provided
2022-12-06T14:20:14Z
Esteves, Antonio R.
Realismo: postura e método
No summary/description provided
2022-12-06T14:20:14Z
Pellegrini, Tânia