Repositório RCAAP

A Matemática na Academia de Ciências de Lisboa

Referido, de forma breve, o nascimento das academias científicas da era moderna, em particular da Academia das Ciências de Lisboa, em 1779, e o impacto que esta teve, entre nós, na alteração da cultura tradicional da época, toda voltada para as belas letras, passaram a ser indicadas as memórias mais notáveis dos académicos matemáticos publicadas pela Academia no primeiro século da sua existência.

Ano

2011

Creators

Dias Agudo, Fernando Roldão

Memória (e) História da Matemática em Portugal (1900–1940): A construção de uma identidade científica europeia

O ponto de partida para uma digressão sobre a produção científica da História da Matemática em Portugal / Memória (pós Luzes) implica entrar na produção de cultura científica dos matemáticos portugueses. No contexto das práticas comemorativas de 1872, na gramática positivista da exaltação da reforma pombalina, fixa-se a primeira base: a Memória da Faculdade de Matemática e o seu carácter de excepcionalidade e de originalidade no contexto europeu, alargando o contributo da obra clássica de Francisco Borja de Garção Stockler Ensaio historico sobre a origem e progressos das mathematicas em Portugal (Paris, 1819). No contexto nacional e internacional fica marcado o território para a construção de uma memória (nacional e internacional) da Matemática em Portugal para o período do final da Monarquia Constitucional, para a República e também para a primeira fase do período do Estado Novo (1933–1940). A viragem do século XIX é marcada pela realização da Exposição Universal de Paris 1900 que enquadra a organização e edição de Les Mathématiques en Portugal au XIX ème Siècle (R. Guimarães); por outro lado, Francisco Gomes Teixeira atravessa vários eventos internacionais na primeira metade do século XX. A Exposição Ibero Americana de Sevilha, em 1929, foi também pretexto para uma outra sistematização da memória matemática e dos matemáticos. Devemos ainda acrescentar os múltiplos Congressos da Associação ‘Luso-Espanhola’ para o Progresso das Ciências (1917–). Como ponto de paragem de um tempo de longa duração da história da cultura científica fixamo-nos, como baliza de abordagem, em 1940 no VIII Congresso do Mundo Português, Actividade Científica em Portugal. Entender a rede de inteligibilidade existentes entre a edição pública, a participação em acontecimentos celebrativos e a construção de uma memória de identidade científica dos Matemáticos em Portugal, na primeira metade do século XX, constitui a nossa proposta de abordagem.

Ano

2011

Creators

Nunes, Maria de Fátima

Notas sobre o Problema anterior e A cadeira da noiva

Elevadores malditos (problema anterior). A cadeira da noiva (problema deste número).

Ano

2011

Creators

Silva, Jorge Nuno

Uma recensão italiana dos Princípios Matemáticos de José Anastácio da Cunha

Apresentamos a seguir, com tradução, uma recensão [Brunacci 1816 ], referente à «edição» de 1816 e publicada em Itália nesse mesmo ano — mais precisamente, no número de Março–Abril de 1816 do Giornale di Fisica, Chimica, Storia Naturale, Medicina ed Arti. O original está disponível online em <http://www.google.com/books?id=DFhEAAAAcAAJ&pg= 153> (consultado em 17 de Maio de 2011).

Ano

2011

Creators

João Caramalho Domingues, João

Centro de Estudos Matemáticos de Coimbra, 1938: um projecto

Em 1938, em Coimbra, é formado o Grupo de Estudos dos alunos da Faculdade de Ciências. Este Grupo tentou criar um Centro de Estudos Matemáticos em Coimbra, mas essa iniciativa não chegou a ser legalmente concretizada. Este texto pretende contar a breve experiência do Centro de Estudos dos alunos da Faculdade de Ciências, de Coimbra e dar um pequeno elemento para a escrita da História sobre o Movimento Matemático da década de 40, do século XX.

Ano

2011

Creators

Almeida, Mária Correia de

Los hermanos Sobrino y García de Céspedes: Un ejemplo de la actividad matemática en la Península Ibérica en el último tercio del siglo XVI

En la Biblioteca Histórica de la Universidad de Salamanca se conserva en un códice intitulado «Papeles Varios» y bajo la signatura Ms. 2405, en los folios 37r a 61v, una correspondencia, de mayo a noviembre de 1582, entre Andrés García de Céspedes, José y Juan Sobrino y Juan Galván. El primero de ellos fue, sin duda, el más importante matemático español del período 1580–1610: Dirigió la Reforma de los instrumentos náuticos, del Padrón Real y de las cartas de la Casa de la Contratación, ocupó los dos «oficios matemáticos» más relevantes, Cosmógrafo Mayor del Consejo de Indias y Catedrático de la Academia Real Mathematica, y fue autor del Regimiento de Navegación y del Libro de Instrumentos nuevos de Geometría, aparecidos ambos en 1606, además de otras obras que se conservan manuscritas.

Ano

2011

Creators

Piñeiro, Mariano Esteban

O «In Theoricas Planetarum Georgii Purbachii Annotationes» (1566) de Pedro Nunes

O trabalho de Pedro Nunes intitulado In Theoricas Planetarum Georgii Purbachii Annotationes [«Anotações às Teóricas de Planetas de Jorge Purbáquio»] foi publicado pela primeira vez em Basileia, em 1566, integrado nas Petri Nonii Salaciensis Opera. Teve edições posteriores em 1573 e 1592, e, apesar de ter sido um texto influente no seu tempo, só muito recentemente foi estudado na totalidade e em detalhe, a propósito da publicação do vol. V das Obras de Pedro Nunes pela Academia das Ciências de Lisboa e Fundação Calouste Gulbenkian.

Ano

2011

Creators

Leitão, Henrique

Miguel Ramos, uma ausência precoce

Texto de Homenagem a Miguel Ramos

Conversando com o Miguel

Memórias minhas no presente sobre o Miguel Ramos

Ano

2013

Creators

Monteiro Fernandes, Teresa

Miguel Ramos

Texto de Homenagem a Miguel Ramos

Ser herói, só Deus e o próprio sabem como dói

Texto de Homenagem a Miguel Ramos

Ano

2013

Creators

Domingos, Ana Rute

Miguel Ramos: professor, mentor e amigo

Texto de Homenagem a Miguel Ramos

Leonid Pavlovich Shilnikov: à memória de um atractor global

Em 26 de Dezembro de 2011, dobraram os sinos pela perda do matemático russo L. P. Shilnikov. De uma forma unânime à escala mundial, o seu trabalho tornou-se um clássico e uma referência obrigatória em qualquer manual da teoria de bifurcações, influenciando decisivamente o desenvolvimento da teoria qualitativadas equações diferenciais. A elegância dos seus resultados e o rigor das suas demonstrações constituíram um dos motivos para a sua popularidade entre investigadore de todas as áreas. O método rigoroso do seu trabalho científico como investigador e professor na Universidade de Gorky, contrasta com o modo descontraído como encarou a sua vida. Este artigo pretende, de uma forma sumária e concisa, contextualizar alguns dos trabalhos científicos mais populares de Shilnikov, bem como relatar algumas etapas determinantes na sua carreira profissional.

Ano

2013

Creators

Rodrigues, Alexandre A. P.

Dimensão de módulos livres sobre anéis comutativos

Recolhemos e comparamos neste artigo alguns resultados sobre dimensão de módulos livres; em particular, provamos a existência de dimensão de módulos livres sobre anéis comutativos, apresentando também alguns resultados relacionados com este assunto.

Ano

2013

Creators

Galvão, Maria Luísa Freitas, Pedro J.

Uma aplicação das funções de matrizes na óptica linear

Em óptica linear, um sistema óptico fica completamente caracterizado por uma matriz 5 × 5 com uma estrutura especial, denominada de matriz de transferência dos raios. Alguns dos exemplos mais correntes de sistemas ópticos incluem o olho humano, as lentes e os telescópios. Uma questão importante em óptica linear é o cálculo da média de um conjunto de sistemas ópticos. No caso do olho humano, isto corresponde a determinar o olho padrão de uma população. Matematicamente, o que está em causa é o cálculo da média de um conjunto de matrizes, em que determinadas condições têm de ser satisfeitas. Em particular, a matriz correspondente à média obtida terá de ser uma matriz de transferência de raios. Neste artigo iremos recordar algum do material incluído em [Ophthal. Physiol. Optics, 26 (2006), pp. 380–383], onde é proposta uma solução para este problema baseada em funções de matrizes bem conhecidas, como é o caso da exponencial e do logaritmo de matrizes. Para facilitar a compreensão do problema, será apresentado um exemplo prático e serão recordados diversos conceitos e resultados relacionados.

Ano

2013

Creators

Cardoso, João R. Harris, William F.

Em defesa do rigor na investigação em História da Matemática — a propósito das “Reflexões” de Luís Saraiva sobre o livro “Matemática em Portugal – uma questão de educação”

Em [1] Luís Saraiva elabora um texto crítico sobre o meu livro “Matemática em Portugal – uma questão de Educação” [2]. Sucede, porém, que o referido texto está semeado de incongruências, de contradições internas, e até de extrapolações com desconhecimento de causa que não posso deixar de refutar – o que farei nas páginas que se seguem, agradecendo a oportunidade que para tal me é concedida pelos Editores do Boletim da SPM.

O rigor na investigação em História da Matemática (II)

Neste texto apresento a génese do meu artigo “O rigor na investigação em História da Matemática” 2 , seguido de uma análise, em linhas gerais, do artigo de Jorge Buescu publicado neste número do Boletim, centrando-me nas questões de rigor que refere e que são respeitantes ao artigo acima mencionado da minha autoria

6174: um problema com números de quatro algarismos

Aborda-se um problema clássico da chamada matemática recreativa. Uma operação definida para números com quatro algarismos, com pelo menos um distinto dos outros, é tal que, quando iterada, converge rapidamente para o número mágico 6174. Apresentamos uma descrição completa do número de iterações necessárias para se chegar ao 6174 e calcula-se o número esperado de iterações quando escolhemos arbitrariamente o número inicial. Referem-se algumas extensões deste problema clássico

Ano

2013

Creators

Oliveira, Paulo E.

Os computadores nas aulas de Matemática: uma experiência com alunos do 1º ciclo

Relato neste apontamento uma experiência destinada a estimular o recurso à utilização dos computadores na aprendizagem da matemática que levei a cabo com alunos do 4º ano de escolaridade. Consiste em desafiar os alunos a mobilizar conhecimentos já adquiridos para construir aplicações computacionais interativas que favoreçam a exploração de ligações entre vários tópicos curriculares desta disciplina

Ano

2013

Creators

Oliveira, Margarida

António Monteiro e um relatório de 1939 do Instituto para a Alta Cultura

Neste artigo é feita uma leitura comentada da publicação, Serviço de inventariação da Bibliografia Científica Existente em Portugal – Relatório, editada pelo Instituto para a Alta Cultura (IAC) em 1939 e que é da autoria do matemático, e inventariador do IAC, António Aniceto Monteiro