RCAAP Repository

Vulnerabilidade externa no Brasil: ensaios sobre fluxos internacionais de capitais, instabilidade financeira e controle de capitais

O objetivo geral desta tese é examinar a relação entre a vulnerabilidade externa no Brasil e a volatilidade dos fluxos internacionais de capitais. Especificamente, pretende-se responder às seguintes questões: em que medida e quão fortemente a instabilidade financeira e a performance macroeconômica dos países em desenvolvimento estão associadas ao processo de liberalização financeira e à consequente volatilidade dos fluxos de capitais estrangeiros? Existe diferença no impacto sobre a vulnerabilidade externa brasileira quando estamos tratando de fuga de capitais ou de volatilidade dos fluxos de capitais? A análise empírica da relação entre os movimentos voláteis de fluxos financeiros e a estabilidade macroeconômica nos países em desenvolvimento sugere a adoção de controles permanentes de capitais? O estudo é composto por três ensaios interdependentes. As análises teórico-empíricas do Ensaio 1 explicitam a forte atração de capitais voláteis associada ao processo crescente de liberalização dos fluxos financeiros. Mesmo quando há melhora nos fundamentos econômicos transmite-se a instabilidade para os mercados financeiros, que direcionam seus recursos para a economia brasileira, aumentando seu potencial de fragilidade financeira. O Ensaio 2 sugere que os indicadores de volatilidade dos fluxos financeiros e as medidas de fuga de capitais são complementares. Enquanto o primeiro indicador aponta o momento no qual o Brasil passa de receptor para emissor de recursos internacionais, o segundo indica a sensibilidade dos fluxos direcionados ao Brasil frente a fatores desestabilizadores e choques externos. Por fim, o Ensaio 3, a partir de uma investigação econométrica de dados em painel, aponta uma diferença clara no padrão de comportamento da relação entre fluxos de capitais x câmbio e fluxos de capitais x juros em países que adotaram medidas restritivas de controles de capitais especulativos. Os impactos macroeconômicos negativos da dinâmica dos fluxos financeiros, como a alta volatilidade cambial e a perda de autonomia de política monetária, justificam e são favoráveis à adoção de controles abrangentes e permanentes de capitais. O resultados desta tese sugerem que um maior controle dos fluxos internacionais de capitais tende a facilitar a promoção do desenvolvimento econômico sustentado no Brasil.

Year

2019

Creators

Vanessa da Costa Val Munhoz

Saúde ocupacional dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE) de uma instituição de ensino superior brasileira sob uma nova gestão pública

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada sobre a Saúde Ocupacional dos Técnicos Administrativos em Educação inseridos no ambiente hospitalar sob uma nova modalidade de gestão pública. Através de uma revisão bibliográfica, estudo documental e da observação participante, identificamos os fatores de risco ao trabalhador advindos das transformações com as mudanças realizadas pelo Ministério da Educação e, mediante a isso, nos propusemos a verificar quais os Programas de Prevenção à Saúde do Trabalhador estão sendo oferecidos aos servidores.

Year

2022

Creators

Cecília Beber de Souza Eliana Aparecida Villa Rosalia Beber de Souza

O direito à educação em condições especiais das crianças portadoras de TDAH na perspectiva da filosofia da educação e da justiça distributiva

O problema central da pesquisa consiste na construção de uma concepção de educação especial ou do direito ao tratamento diferenciado na educação das crianças portadoras de TDAH que, em razão da deficiência de um neurotransmissor da dopamina, apresentam disfunções executivas, de atenção e de memória que influenciam negativamente seu processo de aprendizagem e, por conseguinte, impede que elas sejam alfabetizadas no mesmo ritmo das demais crianças da sua sala de aula. No contexto de uma ambiente educacional democrático, tal como pensado pela filosofia da educação de Dewey, uma educação em condições especiais deverá ser pensada à luz dos fundamentos da equidade (igualdade de recursos e de oportunidades) e dos princípios da justiça distributiva aplicados ao âmbito da educação. Busca-se fundamentar a tese de que os estudantes com TDAH necessitam ver reconhecidas suas necessidades especiais e receber suporte educacional diferenciado ao longo de sua vida escolar, primordialmente na fase de alfabetização, a partir da elaboração e implementação de políticas públicas que garantam a eles esses direitos.

Year

2019

Creators

Evanilda Nascimento de Godoi Bustamante

Integração da atenção básica à rede assistencial: análise de componentes da avaliação externa do PMAQ-AB

Estudo transversal que avalia a integração entre a atenção básica e a rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Modelo de Resposta Gradual da Teoria de Resposta ao Item. Com base nos dados de 17.202 equipes que participaram do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), 2012, foram mensurados gradientes de integração para identificar o perfil das equipes por nível de integração. Os resultados demonstram que os itens referentes às ações de apoio matricial - consultas médicas; discussão de caso; ação clínica compartilhada; construção conjunta de projetos terapêuticos; atividade de educação permanente; discussão processo trabalho; intervenções no território e realização de visita com profissionais de atenção básica - melhoram o desempenho das equipes de atenção básica. Dispositivos de comunicação entre as equipes reforçam esse entendimento. Contudo, a frequência em torno de 50% de respostas associadas ao pior cenário para alguns itens do estudo, evidenciou a necessidade de qualificação da integração entre as ações de atenção básica e especializada para a consolidação de uma atenção primária à saúde abrangente.

Year

2022

Creators

Lenir Aparecida Chaves Alzira de Oliveira Jorge Mariangela Leal Cherchiglia Ilka Afonso Reis Marcos Antônio da Cunha Santos Alaneir de Fátima Santos Antônio Thomaz Gonzaga da Matta Machado Eli Iola Gurgel Andrade

Boosted lazy associative classifier

Aprendizado de Máquina é uma subárea de Mineração de Dados que busca maneiras de conferir às máquinas a habilidade de aprender a partir de conjuntos de dados sem que estas sejam explicitamente programadas para tal tarefa. A máquina, então, deve ser capaz de extrair e generalizar informações de dados, e, posteriormente, usar estas informações para compreender dados nunca observados. Algoritmos de classificação associativa extraem padrões frequentes existentes em conjuntos pre-classificados de dados transformando-os em regras capazes de predizer a classe de instâncias dos dados. As regras são humanamente inteligíveis, o que as tornam atrativas em casos onde é necessário entender ou explicar como o algoritmo chegou à cada predição de classe. Frequentemente, algoritmos classificação associativa sofrem com problemas de processamento, dado o número padrões existentes nos dados. O Lazy Associative Classifier (LAC) supera essa adversidade decompondo o problema de procurar por todos os padrões em vários subproblemas menores. Contudo o LAC utiliza indiscriminadamente todas as regras que consegue formar. Isto pode levar à perda de acurácia e de interpretabilidade das classificações do algoritmo. Neste trabalho, revisamos o processo do LAC e propomos o BLACk: um algoritmo de classificação associativa que utiliza boosting para montar um modelo aditivo com os mesmos padrões encontrados pelo LAC e que melhora a acurácia e a legibilidade do classificador. Foi possível comprovar estatisticamente que o BLACk é mais preciso que o LAC e que o número de regras do BLACk é algumas ordens de grandeza menor que o número de regras do LAC, o que o torna mais humanamente inteligível que o LAC.

Year

2019

Creators

Vaux Sandino Diniz Gomes

Aprendizagem cotidiana em escritórios de arquitetura

Nesta tese, aborda-se o cotidiano da produção de projetos em escritórios de arquitetura, com o objetivo de desvelar como as pessoas aprendem a fazer/elaborar tais projetos na prática. Para isso, relacionam-se duas abordagens antropológicas à aprendizagem de fazer projetos: a aprendizagem situada, de Jean Lave, e a constituição da habilidade, de Tim Ingold. O foco do estudo da aprendizagem aquiproposto centra-se nas práticas que levam o iniciante a compreender o processo baseando-se nas relações com outros aprendizes e com os mais experientes, diferentemente dos estudos que investigam o ensino na sala de aula que focalizam as práticas docentes, revelando as formas como o projeto é ensinado (a didática). A pesquisa foi realizada em dois escritórios de arquitetura, compreendendo a análise dossistemas de gestão de projetos, para entender o funcionamento dos escritórios; a observação cotidiana da produção de projetos, para perceber as práticas do dia a dia e a participação das pessoas no projeto; e as entrevistas, com a finalidade de buscar informações não percebidas na observação e mostrar como as questões relativas àprodução de projetos eram vistas pelas pessoas envolvidas no processo. A história de vida dos sujeitos pesquisados aponta a participação em contextos que envolvem a arquitetura previamente à formação acadêmica e a prática da arquitetura desde os primeiros semestres do curso. Percebeu-se que no cotidiano de trabalho nos escritórios de arquitetura há múltiplas situações que promovem a aprendizagem e que os arquitetos aprendem com práticas específicas desses ambientes, como a manipulação de modelos (arquivo-referência), a validação/avaliação do projeto (com a canetada) e a participação nas reuniões de crítica ao projeto (reuniões de CAC). Dentre essas práticas, a repetição, a observação e a relação entre pares fundamentam o processo de aprendizagem. Destaque-se que o acesso e a participação regulam as práticas cotidianas da aprendizagem do processo de fazer projetos arquitetônicos e o que se vê no dia a dia é a integração e a interação entre as pessoas; são processos de aprendizagem (e não de ensino). Essas práticas reiteram a ideia de que aprender a projetar é uma atividade complexa, que a aprendizagem é um processo de mudança das práticas e das pessoas e, sobretudo, que aprender é uma atividade mais relacional (coletiva) do que individual. Mostram, também, que aprender a fazer projetos arquitetônicos é um processo contínuo, lento e requer muitos anos de prática. As habilidades dos arquitetos são constituídas nesses ambientes e, portanto, nada têm de inatas. São práticas vivenciadas e aprendidas no dia a dia, são processos de redescoberta. Os processos e procedimentos da gestão de projetos, além de regular, padronizar e ajudar no controle do processo de desenvolvimento de projetos, colaboram para que as pessoas aprendam nesses ambientes. As contribuições desta pesquisa podem servir para arquitetos, professores, professores-arquitetos e alunos. A principal delas traz à tona essas práticas, que muitas vezes são invisíveis e, em alguns casos, até subestimadas, mas que revelam como um iniciante se torna arquiteto cotidianamente nesses ambientes.

Year

2019

Creators

Glaucinei Rodrigues Correa

Corpo e movimento no cotidiano de uma escola "plural": um estudo de caso

Este estudo tem como objetivo central investigar como se constroem e se manifestam, no cotidiano de uma escola de Ensino Fundamental, as relações entre um projeto político-pedagógico considerado inovador o Programa Escola Plural, implantado na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte a partir de 1995 e as práticas corporais que acontecem tanto nas aulas de Educação Física quanto em outros tempos/espaços. Foi escolhido para a pesquisa um estabelecimento escolar que apresenta forte adesão aos princípios e diretrizes da Escola Plural. A coleta de dados envolveu observação do cotidiano da escola (aulas de Educação Física, projetos, reuniões pedagógicas, entradas e saídas de turno e períodos de recreio), entrevistas (com professores, alunos e um membro da comunidade) e análise de documentos (em especial as publicações do Programa Escola Plural). Verificou-se, na escola pesquisada, uma significativa liberdade de movimentação corporal por parte dos alunos nos diferentes espaços de aprendizagem e a ausência de estratégias rígidas de controle do corpo. A escola também apresenta expressiva abertura às dimensões estética e corporal do conhecimento, incorporando ao currículo formal práticas e saberes que costumavam ocupar tempos marginais, revelando consonância com o Programa Escola Plural. Verificou-se, ainda, que a Educação Física, em sua concepção disciplinar, permanece, em certa medida, refratária aos princípios e diretrizes do Programa.

Year

2019

Creators

Anna Rachel Mendes Gontijo Mazoni

Identificação e caracterização imunológica de antígenos de Leishmania (Leishmania) chagasi para o desenvolvimento de vacinas e alternativas emdiagnóstico da Leishmaniose visceral

A leishmaniose visceral (LV) é uma doença infecciosa grave causada por protozoários do gênero Leishmania. Nas Américas, o cão é o principal reservatório da doença, principalmente nas áreas urbanas, onde encontra-se em grande expansão. A LV é fatal se não for tratada adequadamente e/ou diagnosticada precocemente, porém, a eficácia dos métodos diagnósticos e vacinas disponíveis permanece parcial, sendo necessário o desenvolvimento de novas estratégias. Vários estudos demonstraram o potencial da proteína A2, específica do estágio amastigota de Leishmania, como antígeno vacinal e diagnóstico. No presente trabalho, inicialmente, testamos este antígeno, administrado na forma de vacina de DNA e observamos proteção em camundongos contra a infecção por L. (L.) chagasi e L. (L.) amazonensis. A seguir, descrevemos a proteção, em estudos de fase II, com cães beagles vacinados com a proteína A2 associada ao adjuvante saponina (constituindo a vacina Leish-tec.) contra a infecção por L. (L.) chagasi. Com relação ao diagnóstico utilizando este antígeno, observamos que peptídeos provenientes de análises in silico da proteína A2, associados a peptídeos de outras proteínas como NH, LACK e K39 apresentaram elevada sensibilidade e especificidade em testes com soros humanos ecaninos. No entanto, a busca por antígenos vacinais e diagnóstico na LV é incessante, e o atual estágio de desenvolvimento tecnológico com a possibilidade de utilizar abordagem proteômica para identificação de centenas de antígenos imunogênicos simultaneamente é atraente. Dessa forma, optamos por uma abordagem proteômica associada a análises in silico para identificar novos antígenos de L. (L.) chagasi. Nossa análise proteômica foi a primeira a utilizar amastigotas purificadas de baço de hamster e, além disso, é o primeiro estudo a mapear a antigenicidade da infecção por L. (L.) chagasi utilizando soros de cães de fase aguda e crônica. Todas as proteínas selecionadas porwestern blot-2DE (WB-2DE) foram mapeadas para epítopos de células B pelo software BepiPred e submetidas `a imuno-ensaios em membranas de celulose resultando na seleção de 25 peptídeos com elevado potencial para o diagnóstico sorológico da LV. Paralelamente, foi utilizada a técnica de DIGE para comparar a expressão diferencial deproteínas entre as formas amastigota e promastigota de L. (L.) chagasi e 40 proteínas foram identificadas, sendo 25 aumentadas em promastigotas, 5 aumentadas em amastigotas e 10 com expressão similar em ambas as formas. Além disso, todas as proteínas identificadas no trabalho, tanto por DIGE como por WB-2DE, forammapeadas para epítopos de células T utilizando o software NetCTL que permitiu a seleção de potenciais candidatos para o desenvolvimento de vacinas. Por fim, para complementar a análise de predição para células B, as mesmas proteínas imunogênicas identificadas por WB-2DE forma mapeadas utilizando outros dois programas de predição de epítopos (ABCPred e BCPred) e após análise adicional de imuno-ensaios mais 23 peptídeos foram identificados como potenciais antígenos diagnóstico na LVC. Esses novos peptídeos, juntamente com os 25 previamente identificados, foram submetidos a ensaios imuno-enzimáticos que resultaram em 10 antígenos com elevada sensibilidade e especificidade, inclusive maior do que a encontrada pelo kit EIE-LVC, que é o recomendado pelo Ministério da Saúde, que também falhou em detectar cães assintomáticos. Portanto, uma análise em grande escala de L. (L.) chagasi através do proteoma foi realizada para identificar epítopos de células B e T com potencial para utilização no desenvolvimento de testes diagnósticos e vacinas.

Year

2019

Creators

Miriam Maria Silva Costa

Estudo online da dinâmica espaço-temporal de crimes através de dados da rede social Twitter

Entender a dinâmica criminal é essencial para criação de políticas públicas mais adequadas para o controle dos diversos tipos de crimes. Neste estudo, procura-se mapear a ocorrência de crimes no estado de São Paulo através da coleta de postagens na rede social Twitter. A partir da informação dos dados coletados e através de métodos de aprendizado de máquina, o trabalho tem como objetivo classificar, de forma inteiramente automatizada, a ocorrência ou não de um evento de crime na região citada. Assim, pode-se visualizar aspectos espaço tempo da distribuição dos diversos tipos de crimes de maneira dinâmica, pois as coletas podem ser realizadas em tempo real. Nesse trabalho, apresentamos a forma empregada para coleta de tweets e os métodos de aprendizado de máquina para classificação dos tweets. Inicialmente, são utilizadas e apresentadas três técnicas de classificação de textos conhecidas como: Naive-Bayes, Árvore de Decisão e Máquinas de Vetores de Suporte (SVM). Um estudo de validação cruzada é realizado em cada uma das técnicas e essas são comparadas sob o ponto de vista da eficiência de classificação e tempo computacional.

Year

2019

Creators

Larissa Sayuri Futino Castro dos Santos

Produção de esclerotiorina por penicillium sclerotiorum e obtenção de derivados com aplicação potencial em alimentos

O fungo Penicillium sclerotiorum produz uma grande variedade de metabólitos secundários, entre eles, a esclerotiorina, que tem tido aplicações nas indústrias alimentícia e farmacêutica. Devido à sua forte coloração alaranjada, sua capacidade antioxidante, potencial atividade biológica de redução do colesterol plasmático e no tratamento da diabetes, esta substância tem sido alvo de diversos estudos na área de alimentos. Neste projeto, foram produzidas substâncias através da biotransformação da esclerotiorina com o fungo Beauveria bassiana, obtendo-se cinco produtos de forte coloração avermelhada. A mudança na coloração da substância aconteceu devido à troca de um heteroátomo de oxigênio ligado ao carbono 1 da molécula de esclerotiorina por um átomo de nitrogênio. O experimento de biotransformação foi repetido utilizando, como substrato, a 1-metil-esclerotiorina, uma substância semi-sintética, porém os mesmos resultados não foram obtidos. Após a obtenção destes resultados, foi feita uma triagem com 14 diferentes espécies de fungos, além de Beauveria bassiana, para verificar a capacidade destes fungos em biotransformar a esclerotiorina. Os extratos foram analisados por CLAE e mostraram que, destes 14 fungos, nove foram capazes de biotransformar a molécula de esclerotiorina em uma ou mais substâncias que apresentaram coloração avermelhada.

Year

2019

Creators

Dhionne Correia Gomes

Modelo de gestão de mensuração de nível de serviço para processos de suprimento em centros de serviços compartilhados no âmbito da administração pública

O objetivo deste estudo foi elaborar um modelo de mensuração de nível de serviços para um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) para a gestão de suprimentos, direcionado para a administração pública, tomando-se por referência a experiência do estado de Minas Gerais. A criação da Cidade Administrativa Presidente Tancredo de Almeida Neves implica a reunião, em um mesmo local físico, de 45 organizações públicas. Isso possibilita o compartilhamento da gestão dos suprimentos, com vistas à otimização de custos e padronização dos processos, com possibilidade de melhoria do nível dos serviços prestados, adequando-o às necessidades dos usuários, condição sine qua non para a permanência da estratégia de compartilhamento de serviços. Essa estratégia também é considerada apropriada para o setor público e está alinhada com as estratégias e metas do Governo mineiro. Seguindo sugestão da literatura especializada, foram investigados indicadores relacionados aos seguintes construtos do serviço: qualidade, rapidez, confiabilidade e flexibilidade. Para validar esses construtos e identificar as respectivas importâncias relativas, foi utilizada a técnica de Preferência Declarada, que se baseia no juízo declarado por indivíduos acerca de situações hipotéticas que lhe sãoapresentadas. Os atributos foram validados com os seguintes pesos: Confiabilidade: 55,75%; Qualidade: 22,21%; Rapidez: 19,54%; Flexibilidade: 2,50%. Num segundo momento, utilizou-se um questionário para estabelecer a prioridade dos indicadores previamenteselecionados e embasar a escolha daqueles que iriam compor o modelo de mensuração. A partir dos resultados, estruturou-se um modelo de mensuração de nível de serviços para um centro de serviços compartilhados modelado para a administração pública. O modelosistematiza um ciclo de melhoria contínua. A partir da definição dos indicadores, após a coleta dos dados, os resultados são periodicamente comparados às metas estratégicas e, quando não atingidas, efetuam-se ações corretivas para possibilitar o alcance dos resultados almejados. Este estudo representou uma aplicação prática da elaboração de um modelo de gestão baseado em indicadores de desempenho de processos, com base nos processos de seleção e ponderação dos indicadores e alinhamento com objetivos estratégicos, com as especificidades de ser voltado à estratégia de compartilhamento de serviços e de ser adequado à administração pública. Dessa forma, entende-se que os preceitos teóricos e da literatura foram considerados e perseguidos, o que possibilita a sustentabilidade esperada do modelo. Como pontos fortes do modelo proposto, podem ser destacadas as contribuições metodológicas que podem disseminar o desenvolvimento de centro de serviços compartilhados, principalmente quanto à forma de seleção dos construtos, pois utilizam-se de fato os construtos que foram filtrados da literatura e foram validados pelos usuários do sistema, e quanto a seleção e ponderação dos indicadores para se chegar àqueles que comporão o sistema de mensuração com importância reconhecida pelos clientes de um CSC. Gerencialmente, este modelo pode ser uma referência técnica para futuro estabelecimento da estratégia de serviços compartilhados no âmbito da administração pública.

Year

2019

Creators

Renata Resende Coelho

State estimation of hybrid dynamic systems with Markov jumps and state constraints

Em algumas aplicações de estimação de estados, o sistema dinâmico pode ser representado por um modelo híbrido que é determinado pela interação entre estados analógicos e digitais (modos de operação). O problema de filtragem estocástica híbrida consiste em fornecer estimativas para ambos estados analógicos e digitais a partir de uma sequência de medições amostradas ruidosas e um modelo híbrido. Para esses sistemas, o filtro deve rastrear um número exponencialmente crescente de trajetórias possíveis, o que configura um desafio prático para resolver esse problema. Portanto, soluções aproximadas são comumente buscadas, procurando um compromisso entre precisão e tempo de processamento do filtro. Neste trabalho, investigam-se duas questões relacionadas à estimatição de estados de sistemas híbridos. Primeiro, apresenta-se uma versão modificada do algoritmo de múltiplos modelos e múltiplas hipóteses (M3H) para resolver de forma sub-ótima o problema de estimação de estado para sistemas não lineares com saltos Markovianos. Empregam-se métodos de redução de misturas Gaussianas como uma alternativa para a fusão de hipóteses do M3H clássico. Portanto, informações de ambos os estados analógicos e digitais são empregadas para fundir as hipóteses, enquanto que apenas a informação do estado digital é empregada no método original. Como contribuição, a abordagem proposta fornece um mecanismo eficaz para que os usuários explorem o compromisso entre precisão e tempo de processamento do filtro. Os usuários estabelecem suas preferências definindo o número máximo de componentes da mistura. A sintonia desse parâmetro na abordagem proposta é mais eficiente do que escolher a vii profundidade de fusão no M3H quando melhoria de precisão é requerida. Em segundo lugar, considera-se o problema de estimação de estados para sistemas híbridos com restrições de igualdade nos estados. Investigam-se casos especiais desse problema para ambos sistemas lineares e não-lineares. Categoriza-se tal problema em três grupos de acordo com a restrição de igualdade linear ou não linear, bem como com a dependência da restrição no modo de operação. Para o caso de restrições de igualdade independentes do modo, apresentam-se as condições necessárias na inicialização e dinâmica para o clássico algoritmo de múltiplos modelos interativos (IMM) para produzir estimativas de estado satisfazendo uma restrição de igualdade linear para sistemas lineares. No entanto, para sistemas lineares e não-lineares, as restrições de igualdade dependentes do modo devem ser reforçadas ao longo do tempo. Apresentase uma versão modificada do filtro IMM para impor a restrição de igualdade nas estimativas de estado.

Year

2019

Creators

Wendy Yadira Eras Herrera

Educar para o nunca mais: sequência didática, memória e esquecimento sobre a ditadura militar nos livros didáticos de história (2011-2017)

O núcleo central dessa dissertação consiste na análise da percepção dos direitos humanos presente nos livros didáticos atuais, tendo como cenário o período da ditadura militar no Brasil e as violações de direitos humanos cometidas. Deste modo, problematizando a relação entre a educação básica e os direitos humanos, bem como as concepções presentes nos livros didáticos de história, o objetivo mais amplo, porém fundamental neste trabalho é compreender a percepção dos sujeitos acerca das lutas de memória. Considerando que o período em questão foi e, ainda é alvo de disputas de memória, faz-se importante analisar o papel refletido pelos livros didáticos frente a estas disputas, sobretudo em função do ressurgimento de forças conservadoras travestidas em novas demandas da sociedade. Considerando a continuidade destes embates, bem como a necessidade de Educar para o nunca mais elaborou-se uma sequência didática que possibilite a apropriação do conhecimento produzido pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) permitindo o reconhecimento de valores democráticos necessários ao pleno exercício da cidadania

Year

2019

Creators

Jessica Machado de Souza

Gênero e etnicidade no romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis

Neste trabalho, procurarei uma leitura do romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, que evidenciasse a denúncia da condição de desigualdade a que as mulheres e os africanos e seus descendentes estavam submetidos, no Brasil oitocentista, em decorrência do regime patriarcal. Para tanto, analisarei a construção dos personagens, principalmente os negros, as mulheres e o jovem Tancredo, a fim de explicar o papel que exercem na narrativa e as relações existentes entre gênero e etnia.Busquei, também, verificar as relações existentes entre o romance e as concepções literárias de Francisco Sotero dos Reis, crítico literário maranhense contemporâneo de Maria Firmina dos Reis, e analisar em que medida o romance se diferencia da produção literária de seu tempo, especialmente dos romances Iracema e O Guarani, de José de Alencar, no que se refere à noção vigente de literatura comprometida com a construção da nação.

Year

2019

Creators

Adriana Barbosa de Oliveira

Algoritmo de evolução diferencial discreta aplicado a reconfiguração de redes de distribuição de energia elétrica

As Redes de Distribuição de Energia Elétrica (RDEE) são estruturas do Sistema Elétrico responsáveis por suprir os consumidores finais. Essas redes têm eventualmente a topologia reconfigurada devido a fatores como contingência, evolução das curvas de carga nos clientes ou por motivos de planejamento e expansão. Ao se reconfigurar uma RDEE procura-se modificar a topologia atual da rede para que determinadas figuras de mérito sejam otimizadas. A reconfiguração deve respeitar os limites físicos, que são a máxima variação de tensão nas barras e máxima corrente nos condutores; deve manter também a topologia radial. Dada a explosão combinatória no número de soluções candidatas para esse problema, os algoritmos evolucionários são a ferramenta ideal para a busca dessas soluções. Neste trabalho está proposto um algoritmo de Evolução Diferencial Discreta para a resolução do problema de reconfiguração de redes em árvore, considerando-se as figuras de mérito de custos monetários, custos devidos a falhas e de número de manobras a serem efetuadas na reconfiguração da rede. A metodologia proposta tem seu desempenho verificado em instâncias de problemas envolvendo redes com 21 e 100 barras. Essas instâncias são a reconfiguração devido a contingência, reconfiguração devido a evolução do perfil de cargas na rede e reconfiguração devido a expansão da rede. Os resultados obtidos mostraram o desempenho satisfatório da metodologia.

Year

2019

Creators

Cidiney José da Silva

Marcadores moleculares em câncer de mama em mulheres jovens (idade < 35 anos): estudo comparativo com mulheres pós-menopausa (idade entre 50 - 65 anos)

Objetivo: Avaliar características clínicas, patológicas e moleculares de carcinomas mamários em mulheres muito jovens ( 35 anos) comparando com mulheres pós-menopausa (idade entre 50 - 65 anos).Material e Método: Foram selecionados 106 casos de câncer de mama de mulheres jovens e 130 casos em mulheres pós-menopausa, e analisados dados clínicos (idade ao diagnóstico, estadiamento, ocorrência de metástases, tempos de sobrevida global e livre de doença), anátomo-patológicos (tamanho do tumor, tipo e graus histológicos do tumor primário) e marcadores moleculares (receptores de estrógeno e progesterona, HER2, p53, p63, citoqueratinas 5 e 14 e EGFR) através da imuno-histoquímica empregando microarranjo de tecido. Foi analisada a relação entre as características clínico- patológicas, imunohistoquímicas e sobrevidas global e livre de doença.Resultados: O estudo comparativo dos dois grupos mostrou que as pacientes muito jovens apresentaram maior freqüência de nuliparidade (p = 0,03), maior diâmetro dos tumores (p = < 0,000), estadiamento clínico mais avançado (p = 0,01), maior número de linfonodos positivos(p = 0,001) e tumores pouco diferenciados (p = 0,004). A maioria das pacientes jovens recebeu tratamento com quimioterapia (90,8%) e radioterapia (85,2%) e em menor proporção com tamoxifeno (31,5%) comparado às mulheres na pós-menopausa. O receptor de estrógenoapresentou baixa positividade 49,1% (p = 0,01) e a proteína HER2 alta positividade 28,7% (p = 0,03) nas mulheres jovens. O fenótipo triplo-negativo foi observado em 29,6% no grupo jovem e em 20% nas mulheres pós-menopausadas (p = 0,034). Os tumores de fenótipo basalforam mais freqüentes nas mulheres jovens (50%). As metástases sistêmicas ocorreram em 55,3% casos nas jovens e 39,2% nas mulheres pós-menopausa. A sobrevida global e livre de doença em 5 anos foram, respectivamente, 63% e 39% para as mulheres jovens e 75% e 67% para o grupo de mulheres pós-menopausadas.Conclusões: Carcinomas mamários de mulheres muito jovens têm características clínicas, patológicas e moleculares mais agressivas quando comparadas às mulheres acima de 50 anos. Unitermos: Neoplasia de mama, Grupos Etários, Mulheres, Prognóstico, Sobrevida.

Year

2019

Creators

Mara Costa Dutra

Effect of Priming on Physiological Quality of Handroanthus serratifolius (Vahl.) Seeds

This work aimed to evaluate the effect of different priming treatments in the longevity of H. serratifolius seeds. Seeds were osmo-conditioned in PEG -1.0 MPa at 10, 15 and 20°C or hydro primed at 5, 10 and 15°C. Final germination, speed and uniformity of germination were assessed. Priming did not affect the final percentage nor uniformity of germination; however, the germination speed was increased after hydropriming at 15°C and osmo-conditioning at 15°C compared to the control. Primed and not primed seeds were placed into an incubator (25°C, dark, 100% RH) until they reached 15% moisture content. Then, seeds were incubated in a container at 40°C for 0 to 144 hours, so, samples were taken in each period for determination of viability. The results suggest that priming increases longevity of H. serratifolius seeds.

Year

2022

Creators

Girlânio Silva Anderson José Fabrício Palla Teixeira Luciana m. Gonzaga Raul Molina Jordânia Medeiros Maurício Okada Larissa Chamma

Aspectos inferenciais em experimentos de Bernoulli comerros e classificações repetidas

Este trabalho discute o uso de uma função de verossimilhança na estimação da proporção de itens conformes na presença de erros de classificação e de classificações repetidas. Para investigar a qualidade dos estimadores bayesianos foi construído um estudo comparativo entre a técnica proposta e um modelo descrito por Evans et al. (1996), considerando, para isso, a influência do tamanho da amostra, do número de classificações repetidas, dos erros de julgamento, da proporção de conformidade e de duas distribuições a priori para os erros: Beta(1,2) e Beta(2,10). As medidas estatísticas utilizadas para a comparação das metodologias foram a moda e o desvio padrão das respectivas distribuições a posteriori, além das amplitudes dos intervalos de credibilidade de máxima densidade a posteriori e do fator de Bayes. Os resultados encontrados mostraram que o modelo defendido apresentou desvios padrão e amplitudes dos intervalos de credibilidades inferiores àqueles obtidos pela abordagem concorrente, principalmente quando foi considerada a distribuição a priori Beta(1,2). Além disso, constatou-se também o fator de Bayes favoreceu o uso do modelo proposto. Além disso, foi utilizada uma metodologia de otimização multiobjetivo para obter os valores ótimo do tamanho da amostra (n), do número de classificações repetidas (m) e do critério (a) da classificação final dos itens inspecionados após as m classificações. Para realizar essa tarefa foi sugerido um algoritmo genético híbrido multiobjetivo. Exemplos numéricos ilustraram a metodologia proposta e os resultados encontrados podem ser utilizados para ajudar ao processo decisório.

Year

2019

Creators

Joab de Oliveira Lima

A inconstitucionalidade da criminalização das casas de prostituição e demais atividades de lenocínio

A presente dissertação tem como objetivo analisar a fundamentação legal e constitucional da criminalização das atividades de lenocínio. Partindo do pressuposto de que a prostituição é ocupação legal, devidamente reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e de que o Direito Penal deve proibir apenas condutas que lesionem algum bem jurídico, apresentando, portanto, vítimas, este trabalho procura demonstrar que tal criminalização é baseada apenas em aspectos morais e religiosos. Para tanto, é feita uma análise acerca dos conceitos de bem jurídico e do princípio da lesividade a partir do paradigma do Estado Democrático de Direito, demonstrando a atuação paternalista do Estado e em que ponto ela deve ser evitada. Com a crescente demanda das associações de profissionais do sexo pela regulamentação da prostituição e das atividades que a explorem economicamente, este trabalho se mostra de grande importância, na medida em que intenciona demonstrar como tal criminalização é inconstitucional e afeta direitos básicos de pessoas que escolhem se prostituir. Ela ofende, a despeito da intenção de proteger, a autonomia, a autodeterminação e a liberdade sexual dessas pessoas profissionais, que têm direitos de toda ordem mitigados por uma atuação moralista e paternalista do Estado. Importante ressaltar de imediato que se trata aqui da defesa da legalização do lenocínio em relação à prostituição de pessoas maiores, capazes e consentidas com a atividade, consideradas profissionais do sexo, e não - em hipótese alguma - de crianças e adolescentes ou de pessoas que se prostituem por meio de qualquer tipo de violência ou abuso, sendo estas vítimas de exploração sexual, a qual deve ser amplamente combatida.

Year

2019

Creators

Alessandra Margotti dos Santos Pereira

Atitudes psicológicas em pessoas com diabetes mellitus tipo 2: associação com características sociodemográficas e controle glicêmico

Introdução: As atitudes psicológicas das pessoas acometidas por diabetes tipo 2, como tristeza e raiva ou confiança e satisfação em conviver com a condição crônica podem estar relacionadas às características sociodemográficas e ao controle glicêmico. Objetivo: Associar as atitudes psicológicas de pessoas com diabetes tipo 2 com as características sociodemográficas e o controle glicêmico. Método: O estudo utilizou o banco de dados da pesquisa intitulada: “Avaliação da efetividade de um programa educativo em diabetes mellitus tipo 2 na Atenção Primária à Saúde”, que avaliou as atitudes psicológicas das pessoas com diabetes tipo 2. Trata-se de ensaio randomizado com cluster, realizado com 278 pessoas com diabetes tipo 2, em 10 Unidades Básicas de Saúde, do município de Divinópolis, Minas Gerais, entre os anos de 2013 e 2016. Cada unidade constituiu um cluster, sendo 5 delas aleatorizadas no grupo intervenção (GI=160) e as restantes, no grupo controle (GC=118). Todos os participantes continuaram recebendo o atendimento convencional oferecido nas unidades e apenas o GI participou do programa educativo, durante 12 meses. Os dados foram coletados por meio de questionário sociodemográfico no tempo inicial e do instrumento de atitudes psicológicas (ATT-19) e exame de hemoglobina glicada (Hb1Ac), nos tempos inicial e final do programa educativo. O programa Statistical Package for the Social Sciences® (SPSS), versão 20.0 foi utilizado para a realização dos testes estatísticos. As médias do escore de atitudes psicológicas e HbA1c entre GC e GI foram comparadas após término do programa educativo, utilizando o Generalized Estimating Equations Model (GEE). Os coeficientes não padronizados (β) e seus respectivos intervalos de confiança (IC = 95%) foram calculados e apresentados. Para verificar as associações, foi calculado o valor p dos efeitos intragrupos, da interação entre tempo e grupo e da interação entre tempo, grupo e características sociodemográficas/tempo de diabetes. Foi realizada estatística descritiva com tabelas de distribuição de frequência, cálculos de medidas de tendência central e de dispersão. Considerou-se o nível de significância de 5% (p<0,05) para as análises. Resultados: Os participantes do GI terminaram a intervenção com valores maiores de atitudes psicológicas (β=11,21; IC=95%: 7,4-15,0), quando comparados ao GC. Observou-se valor de p significativo para a interação entre tempo, grupo e escolaridade (p=0,025), o que indica que ter maior escolaridade potencializou o efeito da intervenção, uma vez que a diferença das médias de GC e GI no tempo final foram maiores entre aqueles de maior escolaridade, comparado àqueles de menor escolaridade. Considerando somente os participantes que tiveram evolução positiva dos escores de atitudes psicológicas, verifica-se que houve redução da HbA1c no GI (7,9±0,2 vs. 7,4±0,2, p<0,001) e aumento da HbA1c no GC (7,5±0,2 vs, 7,8±0,2, p=0,044) e participantes do GI apresentaram menores valores de HbA1c no tempo final em relação ao GC (β=-0,9; IC 85%: -1,4; -0,5). Conclusão: Observou-se que a evolução positiva das atitudes psicológicas entre os participantes do programa educativo esteve associada aos maiores níveis de escolaridade e ao melhor controle glicêmico.

Year

2019

Creators

Marcela Ferreira Lima Guimarães