RCAAP Repository
Um arcabouço computacional para caracterizar sorte e habilidade em ligas esportivas
Prever o resultado de eventos esportivos é uma tarefa muito desafiadora. Este trabalho quantifica essa dificuldade através de um coeficiente que mede a distância entre o resultado final observado em ligas esportivas e o idealizado em competições completamente balanceadas em termos de habilidade. Este coeficiente indica a presença relativa de sorte e habilidade no campeonato. Foram coletados e analisados todos os jogos de 198 ligas esportivas, compostas de 1503 temporadas, oriundas de 84 países diferentes em 4 esportes: basquete, futebol, voleibol e handebol. Foi medida a competitividade por país e esporte. Também foram identificadas em cada temporada quais equipes deveriam ser removidas para que a liga ficasse completamente aleatória. Surpreendentemente, não é necessária a remoção de muitas equipes. Outra contribuição deste trabalho um modelo gráfico probabilístico cujo objetivo é aprender sobre as habilidades das equipes e decompor o peso relativo da sorte e da habilidade em cada partida. O componente da habilidade foi separado em variáveis associadas às características da equipe. O modelo também permite estimar como 0.36 a probabilidade do pior time, o chamado underdog, vencer uma partida na liga americana de basquete NBA. Como mostrado na primeira parte deste trabalho, a sorte está substancialmente presente mesmo nos campeonatos mais competitivos, o que parcialmente explica porque modelos sofisticados e complexos dificilmente conseguem ter resultados melhores que modelos mais simples na tarefa de prever resultados esportivos.
Riqueza como valor de troca e o princípio da diferença de Rawls
O trabalho trata do conceito de riqueza para fins de aplicação do princípio da diferença de John Rawls. Mais exatamente, trata-se de expor quais são as consequências, no que respeita ao princípio em questão, da tese de Edward Fullbrook sobre a estrutura booleana de ordens de medida do valor de troca. Uma conclusão é que, entendendo-se a riqueza como valor de troca, o que o princípio da diferença requer quanto à sua distribuição é uma igualdade estrita (ou igualdade tanto quanto possível). Esse resultado contraintuitivo é evitado quando a riqueza (como valor de troca) é substituída por outras métricas de vantagem, como a das capacidades e a do bem-estar.
Estimação de modelos ARFIMA com quebra estrutural
Existem evidencias significativas que series macroeconomicas e financeiras mostram uma persistencia consideravel. Mais sera que esta persistencia deve ser modelada por um processo estocastico com raiz unitaria ou um processo estocastico estacionario de memoria longa. Neste trabalho, consideramos a estimacao do parâmetro d dos processos ARFIMA (0,d,0) que apresentam uma quebra estrutural no nivel e/ou variancia O metodo de estimacao utilizado foi o metodo semiparametrico proposto por Geweke -Porter Hudak (1983) e de maxima verossimilhanca. Um estudo simulado mostra as relacoes que existe entre a magnitude do pulo, o tamanho da serie e as estimativas do par^ametro d quando _e ignorada a presenca da quebra estrutural nos processos. A metodologia desenvolvida foi aplicada a conjuntos de dados reais da economia brasileira. Palavras-chave: Longa Dependencia, Modelos ARFIMA, Ponto de Mudanca, Quebra Estrutural.
Análise discursiva de editoriais do jornal Meio Norte, do Estado do Piauí: a construção de imagens e as emoções suscitáveis através da argumentação
O objetivo deste trabalho é analisar as principais estratégias argumentativas veiculadas através dos discursos contidos nos editoriais do jornal Meio Norte, do estado do Piauí, no período de 2007 a 2010. Buscamos, com isso, desvelar a construção dos diversos ethé projetados por esse veículo de comunicação e sua vinculação com o governo do estado, além de observar os efeitos patêmicos produzidos através do logos. Ao mesmo tempo, procuramos compreender as facetas do discurso de opinião no jornalismo impresso piauiense explicitando, no contato entre os interlocutores, a imposição dos enunciadores e suas formas de sensibilizar seu público alvo e produzir emoções, no intuito de engendrar sentidos, espaços e poderes na sociedade piauiense. Nossa base teórica partiu da Teoria Semiolinguística de Charaudeau (1983, 1992, 2009) e da Análise Argumentativa do Discurso proposta por Amossy (2006), tendo ainda como suporte a Retórica de Aristóteles (1998) e as contribuições de Maingueneau (1997, 2004), Bakhtin (1988, 2003), dentre outros. No campo metodológico, nossa investigação possui um cunho essencialmente qualitativo e interpretativo. A análise indicou que o jornal Meio Norte articula um projeto de fala regido por normas contratuais de linguagem que é colocado em prática por um editorialista com o objetivo de atingir e agradar, ao mesmo tempo, seus leitores, o governo do estado e a sociedade piauiense. Para tanto, produz uma encenação discursiva a partir de um logos que permite a construção de imagens (ethé) de credibilidade e identificação utilizando, ainda, como artifício, a tentativa de emocionar (pathos) o seu auditório. Esta tese possui, portanto, a intenção de explicitar o caráter ideológico dos discursos midiáticos, contribuindo, assim, para uma prática de leitura crítica e contextualizada.
Tratamento unifamiliar de esgotos domésticos pelo sistema fossa séptica - valas de infiltração: estudo de caso na Pousada Verde Folhas
Este trabalho teve como objetivo executar o sistema fossa séptica seguida de valas de infiltração subsuperficial para o tratamento de esgotos domésticos, utilizando o efluente final na agricultura. O sistema foi implantado na pousada Verde Folhas, localizada na comunidadede Casa Branca, município de Brumadinho, Minas Gerais. A execução do projeto foi do tipo oficina, onde participaram pessoas da comunidade que possuíam como destino final dos esgotos as fossas secas ou o lançamento in natura nos cursos dágua. A metodologia aplicada na execução do projeto e o tratamento implementado obtiveram resultados satisfatórios para a comunidade local e o proprietário da pousada, se adequando à realidade e às necessidades da região, com a implementação de uma tecnologia simples, econômica e eficiente no tratamento unifamiliar dos esgotos domésticos.
Análise do habitar vernacular do caso da vila do elesbão, santana, amapá: uma abordagem expandida para além da paisagem cultural
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2022
Patrícia Helena Turola Takamatsu Fabiano Luís Belém Beatriz Alencar D'araújo Couto
A educação em saúde e o câncer: perspectivas para a prevenção e a promoção da saúde
O câncer se destaca no cenário nacional brasileiro como a segunda causa de morte, tornando-se um problema de saúde pública. Os tipos de cânceres mais frequentes nos países em desenvolvimento apresentam possibilidades de intervenção, no que diz respeito a medidas preveníveis. Assim, pretende-se realizar uma síntese da produção científica brasileira que tenha como foco e relacione a educação em saúde com a prevenção e controle do câncer. Nesse sentido, realizou se uma revisão integrativa de literatura na Biblioteca Virtual em Saúde BVS utilizando os descritores: promoção da saúde, educação em saúde e neoplasias. A amostra inicial contava com 158 artigos, e após a utilização dos critérios de inclusão, foram selecionados 11 artigos para análise de conteúdo. Os artigos foram categorizados em quatro temáticas e a abordagem principal dos mesmos estava relacionada ao poder da mídia, das campanhas educativas, da comunicação em saúde, e das práticas educativas em relação ao câncer. Observa-se que tanto a promoção da saúde como a educação em saúde podem ser consideradas como ferramentas no controle do avanço do câncer no país.
Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem
Esta pesquisa tem por objetivo apresentar aos leitores deste artigo, em especial àqueles que atuam na área da Educação, as diferentes modalidades de avaliação, levando-os à reflexão de sua prática pedagógica e a possíveis aprimoramentos e reajustes, no sentido de fazer dos mecanismos avaliativos um processo continuo; priorizando a qualidade e a aprendizagem, buscando novos caminhos que venham a romper com modelos tradicionais puramente classificatórios, punitivos e excludentes. O trabalho apresenta também algumas sugestões práticas que exemplificam os diferentes tipos de avaliação da aprendizagem. Para tal utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com embasamento teórico na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e em vários autores renomados na área da educação, como AZZI (2004), DALBEN (2004), LUCKESI (1997) e PELLEGRINI(2003), cujas pesquisas publicadas também se remetem a autores consagrados como Jussara Hofman e Philippe Perrenoud.
Kundalini yoga: práticas de liberdade em contextos de aprisionamento
A experiência da busca por si é parte da natureza humana. Ao longo da história humana, teorias, práticas, modos e estilos de vida foram inventados pelos sujeitos para que pudessem encontrar um sentido para as suas existências. Nesse sentido, essa pesquisa busca relacionar dois universos aparentemente distantes que se constituem como verdadeiras tecnologias e práticas de si como parte das experiências humanas na busca por si: o Kundalini Yoga, tal como ensinado por Yogi Bhajan, e o cuidado de si, tal como foi pesquisado por Michel Foucault, principalmente, nos seus estudos da década de 1980. Tratando-se de um mestrado profissional, oficinas de Kundalini Yoga foram realizadas em uma unidade do sistema socioeducativo de Minas Gerais. Nessas experimentações, foi possível avaliar de maneira prática e teórica como pode se efetuar as interseções desses exercícios de si que os sujeitos podem utilizar para requalificarem a relação que eles têm consigo mesmos. A metodologia usada foi a cartografia filosófica, conceito criado pelos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari. Dessa forma, a pesquisa se refere à criação de mapas rizomáticos, os quais funcionam de maneira não hierárquica, que implodem centros únicos e fechados de produção de sentidos. Isso significa que planos de consistência e planos de composições são construídos, onde se criam multiplicidades. Portanto, busca-se delinear diferentes possibilidades para se pensar e praticar educação que possam conduzir a transformações efetivas nos sujeitos, contribuindo para os seus processos de singularização que os libertem das formas fechadas de subjetivação, significação e organização.
A experiência política em Proibido retornar; A pequenina América e sua avó $ifrada de escrúpulos e Bê-á-bá Brasil: memória, sonho e fantasia - dramaturgias, estéticas, sujeitos e memória
Esta dissertação tem como principal objetivo estudar a produção da dramaturgia contemporânea em Belo Horizonte. Pretende-se observar como os conceitos de memória, estética e política estão presentes nessas produções e os modos como eles operam para produzir um diálogo com o público. Por se tratar de uma grande cidade considera-se que a produção seja bastante numerosa e, nesse sentido, se fez necessário um pequeno recorte de grupos e espetáculos para que se possa analisar e realizar uma reflexão crítica de tais dramaturgias. Os textos selecionados foram: 'A pequenina América e sua avó $ifrada de escrúpulos', do Mayombe Grupo de Teatro, 'Bê-a-bá Brasil: Memória, Sonho e Fantasia', do Oficcina Multimédia e 'Proibido retornar', do Grupo Teatro Invertido.
Pólya urn models with reinforcement functions and time dependent fitness
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Dimensions of gender inequality in Central America: family, work, and income
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Restrição maternal de tiamina afeta aspectos cognitivos espaciais e níveis cerebrais de GABA e glutamato da prole, avaliados em fases posteriores do desenvolvimento
A deficiência de tiamina (vitamina B1) induz lesões em diversas regiões cerebrais podendo afetar os circuitos glutamatérgico e GABAérgico do sistema nervoso central, os quais estão relacionados com vários aspectos comportamentais. Diversos trabalhos sobre alterações cognitivas e bioquímicas em ratos adultos submetidos à deficiência de tiamina têm sido realizados, entretanto, raros estudos abordam este tema utilizando animais que foram submetidos à deficiência durante fases precoces do desenvolvimento. Deste modo, no presente trabalho, avaliou-se os efeitos da restrição de tiamina durante a lactação (Parte I) ou o período peri-natal (Parte II) sobre o desempenho cognitivo espacial e níveis cerebrais de GABA e glutamato da prole. Em ambos os delineamentos, as avaliações foram realizadas na fase jovem (idade = 30 dias) e adulta (idade = 75 dias) de forma independente. As variáveis comportamentais, aprendizado e memória, foram avaliadas durante treze dias utilizando um teste de navegação espacial, o Labirinto Aquático de Morris. No dia seguinte ao término dos testes, os ratos foram decapitados e os níveis de glutamato e GABA presentes no tálamo, hipocampo e córtex pré-frontal (CPF) determinados através de cromatografia liquida de alto desempenho (HPLC). Para este propósito um método cromatográfico para determinação dos dois aminoácidos em uma mesma amostra foi desenvolvido no presente trabalho e implantado no laboratório. A restrição de tiamina durante a lactação (Parte I) não afeta a razão entre peso encefálico e peso corporal nem dos ratos jovens nem dos adultos. Embora a capacidade de aprendizado da tarefa espacial não tenha sido afetada pela restrição de tiamina durante a lactação, a velocidade de aprendizado dos ratos jovens foi significativamente alterada [F(1,27) = 5,91; p = 0,022]. Nenhum dos aspectos comportamentais aprendizado e memória espacial - avaliados na fase adulta foram afetados. Com relação às avaliações bioquímicas, as concentrações de glutamato nas três regiões cerebrais analisadas [tálamo: F(1,26) = 37,98; p = 0,0001; hipocampo: F(1,26) = 13,35; p = 0,001; PFC: F(1,26) = 12,74; p = 0,001] e de GABA no tálamo [F(1,26) = 11,38; p = 0,002] dos animais adultos foram significativamente diminuídas pela restrição de tiamina durante a lactação. Todavia, não foram observadas diferenças significativas na concentração desses neurotransmissores quando a avaliação foi realizada em ratos jovens. Quando a restrição de tiamina foi realizada no período peri-natal (Parte II) observou-se um efeito significativo desse tratamento sobre a razão peso encefálico e peso corporal dos animais jovens [F(1,15) = 9,00; p = 0,009]. Todos os animais jovens foram capazes de aprender a tarefa de navegação espacial, mas a velocidade de aquisição foi prejudicada pelo tratamento [F(1,15) = 4,56; p = 0,049]. A relação entre os pesos encefálico e corporal e os aspectos comportamentais não foram alterados na fase adulta pela restrição peri-natal de tiamina. Esse tratamento também não afetou os níveis de glutamato e GABA em nenhuma das regiões cerebrais analisadas dos ratos jovens e adultos. Os dados obtidos no presente estudo mostram pela primeira vez que a restrição maternal de tiamina pode induzir alterações cognitivas e neuroquímicas na prole, indicando a importância dos níveis de tiamina na mãe durante os processos de gestação e lactação. Alterações na concentração dessa vitamina em períodos precoces do desenvolvimento podem afetar a neurobiologia e o comportamento dos animais da prole. Embora os estudos sobre os efeitos da restrição de tiamina durante a lactação ou durante o período peri-natal tenham sido independentes, uma observação preliminar dos resultados referentes aos efeitos desses tratamentos sobre os parâmetros bioquímicos nos permite supor que a restrição maternal de tiamina durante a lactação (Parte I) parece ocasionar efeitos mais pronunciados na prole do que a restrição no período peri-natal (Parte II). Tanto a restrição durante a lactação quanto a peri-natal causam déficit no aprendizado espacial da prole avaliada na fase jovem. Um estudo fatorial considerando, em um mesmo experimento, essas duas variáveis independentes e um controle do período de recuperação deve ser realizado no futuro.
Crenças e dificuldades de futuros professores de matemática no domínio dos números racionais
Este trabalho de tese dedicou-se a um estudo das crenças e dificuldades de um grupo de alunos do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro Universitário de Belo Horizonte (MG) acerca das frações. Os principais objetivos do estudo foram identificar as recordações desses alunos sobre esse conteúdo noensino básico e as possíveis origens de tais crenças e dificuldades. No caso das crenças, apesquisa fundamentou-se na ideia de crenças de um domínio específico conforme introduzida por Törner (2000). Para esse pesquisador, diferentes campos da matemática apresentam diferentes características e, por isso, possuem crenças específicas que as crenças globais sobre a Matemática não seriam capazes de explicar. Neste trabalho de tese, o domínio específico considerado foi o dos números racionais. As dificuldades foram tratadas como entraves de ações matemáticas, quando se está engajado em alguma situação que envolva lidar com certo conteúdo, e evidenciadas por meio de manifestações emocionais (medo, apreensão, bloqueio), na direção proposta por Sanmartí (2009). Os dados foram produzidos, a partir das respostas dos alunos a questionários e entrevistas, e de anotações de um diário de campo. O tratamento dos dados relativos às crenças baseou-se no modelo de Clement(2000). A principal característica desse modelo consiste no processo cíclico e constante do estudo de protocolos. Tal modelo permitiu encontrar quatro dimensões das crenças dos alunos acerca das frações: a) fração como um processo, como um número que se resolve, como divisão (ação); b) fração como (não) resposta a um problema; c) ensino e aprendizagem defração; d) autoeficácia negativa. As dificuldades dos alunos em relação às frações foramidentificadas principalmente pelas emoções de medo, apreensão, bloqueio, descritas pelos alunos durante as entrevistas. Procurou-se, também, identificar as origens dessas crenças por meio das recordações dos alunos acerca de suas experiências de ensino e aprendizagem com frações na escolarização básica. Os relatos dos alunos-participantes mostraram a pouca atenção dos professores com o tratamento das frações no ensino básico, resumindo-se em um ensino tradicional, basicão, com atividades rotineiras de divisão da pizza, redução de frações ao mínimo múltiplo comum e priorizando os números inteiros. Os resultados depesquisa, obtidos das recordações dos alunos-participantes e, posteriormente, de três estudos de caso, indicaram, fortemente, que as origens das crenças e dificuldades dos alunos no domínio dos números racionais, em particular as frações, estão na escolarização básica desses alunos, mais precisamente no modo de ensino a que foram submetidos. O entendimento construído nesta pesquisa foi que, uma vez originadas as crenças em certo momento da vida escolar dos alunos, entra-se em um círculo vicioso envolvendo relações desfavoráveis entre ensino e aprendizagem, crenças e dificuldades. A esse respeito, esta pesquisa leva auma reflexão sobre um papel perverso da escola: é suposto que a função da escola seja a de oferecer condições de ensino e aprendizagem que favoreçam uma compreensão significativa dos conteúdos de matemática, em particular das frações. Contudo, o que os resultados desta tese apontaram, para o caso das frações, é que a própria escola parece ser a principal responsável pelo descaso e limitação do ensino desse conteúdo. Uma implicação pedagógica decorrente deste estudo consiste na sugestão da incorporação de temáticas sobre o papelda afetividade no ensino e aprendizagem nos cursos de desenvolvimento profissional de professores.
2019
Maria Imaculada de Souza Marcenes Goncalves
Um estudo multimodal de textos didáticos sobre o efeito fotoelétrico
Este trabalho investiga o fenômeno da multimodalidade, tal como ele se manifesta nos textos sobre o efeito fotoelétrico (EF) dos livros de Física selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. Mais especificamente, fazemos aqui uma análise de como os autores desses livros empregam diferentes modos de comunicação na elaboração de textos sobre o EF, de modo a atingirem determinados objetivos retóricos ligados à descrição, explicação, injunção, definição, exemplificação e narração de objetos de conhecimento das ciências. O referencial teórico adotado para efetivar a análise dos textos selecionados está baseado na semiótica social, que considera que os modos de comunicação não significam per si, pois, a produção de sentidos advém da inserção do enunciador e do enunciatário em uma determinada cultura e em um determinado conjunto de práticas sociais. Além disso, esse referencial admite que, tanto a comunicação, quanto o pensamento humano, são inerentemente multimodais. A história do desenvolvimento cultural dos modos de comunicação e pensamento utilizados em uma dada cultura, bem como a materialidade dos meios por meio dos quais eles se manifestam (sons, gestos, imagens e símbolos registrados em diferentes suportes)levam a uma especialização funcional dos modos. Isso significa que alguns modos são mais adequados para mediar o pensamento e a comunicação de determinados tipos de objetos de conhecimento que outros. Além disso, na produção de uma enunciação, os diferentes modos sempre são selecionados e integrados uns aos outros por um enunciador, a partir das representações que ele tem do enunciatário e do objetivo retórico que orienta sua iniciativa de comunicação. Com base nesses pressupostos teóricos, elaboramos uma análise de textos sobre o EF presentes em dois livros didáticos de Física. A restrição a dois livros se justifica pelo nível de detalhamento da análise que realizamos. Esse nível é necessário para que se possa antecipar o trabalho semiótico que um leitor precisa realizar em sua busca pelasignificação dos textos. Ao comparar os dois textos escolhidos, procuramos mostrar como a orquestração dos modos verbal e não-verbal depende das intenções retóricas que movem o autor/enunciador na elaboração de um texto que, em seu ponto de vista, é coeso e coerente. Vislumbramos com esse trabalho oferecer uma oportunidade de reflexão para professores e produtores de materiais didáticos que lidam com textos didáticos de ciências. Esses textos são essencialmente multimodais e, por essa razão, professores e produtores de materiais didáticos precisam aumentar sua compreensão sobre a complexidade do trabalho semiótico realizado pelos estudantes, leitores dos textos didáticos multimodais, confrontados com a tarefa de interpretar esse gênero textual
Suplementação oral de blends probióticos comerciais para leitões de baixo e alto peso ao nascimento
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Revisão bibliográfica sobre remoção de disruptores endócrinos de água para abastecimento doméstico
Diversas classes de substâncias de elevado potencial estrogênico estão presentes nas águas que consumimos para os diversos fins no dia a dia. Compreendem substâncias, naturais ou sintéticas, usadas para as mais variadas finalidades: matériaprima e, principalmente nas indústrias de medicamentos, produtos de higiene pessoal, defensivos agrícolas, alimentos, produtos de limpeza, dentre outras indústrias químicas. Tais substâncias são chamadas de desreguladores endócrinos. Elas são capazes de mimetizar as funções hormonais do organismo podendo provocar sérias alterações e até mesmo desencadear processos carcinogênicos. Este trabalho aborda, em especial, algumas tecnologias empregadas na remoção de substâncias com função desreguladora do sistema endócrino, mais precisamente, sustâncias estrogênicas como 17-estradiol, 17-etinilestradiol. Assim, estudos recentes têm revelado a dificuldade enfrentada por Estações de Tratamento de Água convencionais na remoção de microcontaminantes presentes em água em concentrações ng.L-1. O uso da ozonização mostrou-se eficiente como tecnologia empregada na remoção de desreguladores endócrinos, demonstrando remoção superior a 99%, no entanto, essa pequena quantidade que não foi inativada pelo ozônio ainda representa grande risco para a saúde. Risco que pode ser potencializado pela presença de subprodutos da ozonização. Pesquisas demonstraram que enquanto a remoção de estrogênios foi muito eficiente a atividade estrogênica aumentou vertiginosamente. As técnicas empregadas nas pesquisas não são totalmente aplicáveis em escala real, uma vez que, compostos orgânicos presentes na água podem consumir grande parte de ozônio empregado além de criar diversos subprodutos que podem apresentar atividade estrogênica muito maior que o próprio estrogênio inicial.
Uma rede de sensores sem fio multicamada, multimodal para monitoração ambiental
A evolução da tecnologia das Redes de Sensores Sem Fio (RSSFs) em anos recentes permitiu o desenvolvimento de novas plataformas de nós sensores empregando as mais diversas modalidades de sensoriamento, em especial o sensoriamento visual com câmeras de vídeo. A pluralidade de dispositivos culminou com a criação de RSSFs que possuem elementos de rede heterogêneos organizados em camadas e com diferentes unidades sensoras. Estas redes, denominadas Redes de Sensores Sem Fio Multicamada, Multimodal (RSSF M2), são do interesse deste trabalho que tem por objetivos projetar, modelar, implementar e verificar o comportamento de uma RSSF M2 para a monitoração ambiental. A rede de sensores desenvolvida emprega três perfis de nós sensores distribuídos em um hierarquia de camadas e utilizando duas modalidades de sensoriamento: radiação infravermelha e informação visual. Uma aplicação de monitoração ambiental utilizando rastreamento visual é definida como prova de conceitos da RSSF M2. No projeto e modelagem da rede são considerados aspectos como o uso inteligente de recursos e dos serviços de sensoriamento, processamento e disseminação da informação. Resultados obtidos em um ambiente de simulação indicam a abordagem multicamada, multimodal pelo menos 2,2 vezes mais econômica no consumo energético quando comparada a uma abordagem multicamada utilizando uma única modalidade de sensoriamento e pelos 11 vezes mais econômica quando comparada a uma abordagem que emprega sensores homogêneos. Esta economia no entanto, não representa uma redução na qualidade do sensoriamento da RSSF M2. Um protótipo utilizando componentes, sensores e plataformas de sensoriamento disponíveis comercialmente foi também desenvolvido e demostra a viabilidade da aplicação da tecnologia.
Análise exploratória dos indicadores de resultado dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF): a experiência de Belo Horizonte
A valorização da avaliação é crescente no que se refere a instituições e programas propostos nos novos e complexos contextos da sociedade atual. No Brasil, o fortalecimento da avaliação se fez notar a partir da década de 90, com a proposição de políticas públicas sociais, que trazem a ampliação de direitos dos cidadãos, a exemplo do Sistema Único de Saúde (SUS). A avaliação é considerada uma importante ferramenta dos serviços de saúde, pois serve para subsidiar o planejamento e a implementação das ações, norteando o uso eficiente dos recursos, medindo a qualidade e, também, a satisfação da população usuária dos serviços oferecidos. Dentre os muitos pesquisadores no campo da avaliação da qualidade de serviços de saúde, a abordagem proposta por Avedis Donabedian tem sido mundialmente aceita e se baseia na análise da tríade Estrutura, Processo e Resultado. A recente criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) pelo Ministério da Saúde, aponta a necessidade de avaliação da atuação das equipes e dos resultados alcançados para sua sustentação enquanto política. O objetivo desta pesquisa avaliativa foi analisar aspectos da tríade Estrutura, Processo e Resultados que permeiam a operacionalização dos serviços prestados pelo NASF e viabilizam a sua atuação no município de Belo Horizonte. A amostra deste estudo foi composta por dois NASF e suas respectivas equipes, estruturadas em dois Centros de Saúde (CS) de diferentes Distritos Sanitários. As fontes de dados foram fichas referentes à população atendida pelo NASF, registros de reuniões entre as equipes de NASF e ESF e entrevistas com gerentes de centros de saúde, profissionais do NASF e ESF e usuários do serviço de saúde. Os profissionais das equipes de NASF e ESF, os gerentes dos dois CS e os usuários responderam a questionários semiestruturados, que serviram de base para a construção dos indicadores que compuseram a tríade. Os resultados, discutidos e interpretados, levando em conta o contexto estudado, demonstraram fragilidades e inter-relação dos três aspectos da tríade: as características estruturais interferindo no processo e as características deste afetando o resultado. A utilização da abordagem proposta por Donabedian mostrou ser capaz de responder aos propósitos deste estudo, estando a concretização dos objetivos preconizados para o NASF prejudicada pelas fragilidades encontradas. Espera-se que as informações produzidas neste estudo possam influenciar decisões pautadas em dados validados cientificamente e subsidiar estratégias de gestão política, socialmente adequadas para o fortalecimento do NASF junto à Atenção Primária a Saúde.
Ecofisiologia foliar de melastomataceae dos campos rupestres
Inúmeros processos conduzem à evolução de traços funcionais foliares em espécies localizadas nos campos rupestres, caracterizados por sua enorme riqueza de espécies e endemismos. Avaliamos a evolução de traços funcionais foliares em 30 espécies de Melastomataceae localizadas em hábitats mésico e xérico no Campo Rupestre relacionados com a eficiência na captura de luz, economia de água e conservação de recursos. Há indicações de que filtros ambientais e interações competitivas sejam responsáveis pela evolução dos traços funcionais foliares nas espécies avaliadas e esperamos encontrar sinal filogenético em espécies mais relacionadas com indícios de possível conservação de nicho. Entre os traços foliares avaliados estão a área foliar, área foliar específica, comprimento do pecíolo, espessura do mesofilo e densidade de estômatos. Utilizamos o método de contrastes independentes de filogenia e decomposição da diversidade ao longo dos nós para avaliar a evolução de traços foliares em um contexto filogenético. Observamos uma clara separação entre espécies endêmicas e de ampla distribuição e diferenças entre espécies de hábitats mésico e xérico. Encontramos também inúmeras convergências especialmente em Microlicieae e Melastomeae, enquanto divergências foram observadas em Miconieae. Acreditamos que convergências seja resultado da ação de filtros ambientais, enquanto que interações competitivas talvez estejam levando à divergência em traços foliares avaliados especialmente em espécies localizadas em habitats mésicos. Observamos sinal filogenético para a maioria dos traços avaliados, o que nos dá indícios de possível conservação de nicho ao longo da evolução de Melastomataceae. A decomposição da diversidade nos nós revelou maior diversidade em direção ao nó da árvore, especialmente no nó em que Miconieae diverge de Melastomeae e Microlicieae. Possível conservação de nicho nas espécies avaliadas em função do sinal filogenético observado pode ser crucial no atual cenário de mudanças climáticas, no qual espécies dos campos rupestres podem não serem lábeis o suficiente para se adaptar à rápidas mudanças ambientais.