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A educação em saúde e o câncer: perspectivas para a prevenção e a promoção da saúde
O câncer se destaca no cenário nacional brasileiro como a segunda causa de morte, tornando-se um problema de saúde pública. Os tipos de cânceres mais frequentes nos países em desenvolvimento apresentam possibilidades de intervenção, no que diz respeito a medidas preveníveis. Assim, pretende-se realizar uma síntese da produção científica brasileira que tenha como foco e relacione a educação em saúde com a prevenção e controle do câncer. Nesse sentido, realizou se uma revisão integrativa de literatura na Biblioteca Virtual em Saúde BVS utilizando os descritores: promoção da saúde, educação em saúde e neoplasias. A amostra inicial contava com 158 artigos, e após a utilização dos critérios de inclusão, foram selecionados 11 artigos para análise de conteúdo. Os artigos foram categorizados em quatro temáticas e a abordagem principal dos mesmos estava relacionada ao poder da mídia, das campanhas educativas, da comunicação em saúde, e das práticas educativas em relação ao câncer. Observa-se que tanto a promoção da saúde como a educação em saúde podem ser consideradas como ferramentas no controle do avanço do câncer no país.
2022-12-06T15:41:19Z
Leila Cristina Ferreira Passagli
Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem
Esta pesquisa tem por objetivo apresentar aos leitores deste artigo, em especial àqueles que atuam na área da Educação, as diferentes modalidades de avaliação, levando-os à reflexão de sua prática pedagógica e a possíveis aprimoramentos e reajustes, no sentido de fazer dos mecanismos avaliativos um processo continuo; priorizando a qualidade e a aprendizagem, buscando novos caminhos que venham a romper com modelos tradicionais puramente classificatórios, punitivos e excludentes. O trabalho apresenta também algumas sugestões práticas que exemplificam os diferentes tipos de avaliação da aprendizagem. Para tal utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com embasamento teórico na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e em vários autores renomados na área da educação, como AZZI (2004), DALBEN (2004), LUCKESI (1997) e PELLEGRINI(2003), cujas pesquisas publicadas também se remetem a autores consagrados como Jussara Hofman e Philippe Perrenoud.
2022-12-06T15:41:19Z
Barbara Vieira Marques Moreira
Kundalini yoga: práticas de liberdade em contextos de aprisionamento
A experiência da busca por si é parte da natureza humana. Ao longo da história humana, teorias, práticas, modos e estilos de vida foram inventados pelos sujeitos para que pudessem encontrar um sentido para as suas existências. Nesse sentido, essa pesquisa busca relacionar dois universos aparentemente distantes que se constituem como verdadeiras tecnologias e práticas de si como parte das experiências humanas na busca por si: o Kundalini Yoga, tal como ensinado por Yogi Bhajan, e o cuidado de si, tal como foi pesquisado por Michel Foucault, principalmente, nos seus estudos da década de 1980. Tratando-se de um mestrado profissional, oficinas de Kundalini Yoga foram realizadas em uma unidade do sistema socioeducativo de Minas Gerais. Nessas experimentações, foi possível avaliar de maneira prática e teórica como pode se efetuar as interseções desses exercícios de si que os sujeitos podem utilizar para requalificarem a relação que eles têm consigo mesmos. A metodologia usada foi a cartografia filosófica, conceito criado pelos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari. Dessa forma, a pesquisa se refere à criação de mapas rizomáticos, os quais funcionam de maneira não hierárquica, que implodem centros únicos e fechados de produção de sentidos. Isso significa que planos de consistência e planos de composições são construídos, onde se criam multiplicidades. Portanto, busca-se delinear diferentes possibilidades para se pensar e praticar educação que possam conduzir a transformações efetivas nos sujeitos, contribuindo para os seus processos de singularização que os libertem das formas fechadas de subjetivação, significação e organização.
A experiência política em Proibido retornar; A pequenina América e sua avó $ifrada de escrúpulos e Bê-á-bá Brasil: memória, sonho e fantasia - dramaturgias, estéticas, sujeitos e memória
Esta dissertação tem como principal objetivo estudar a produção da dramaturgia contemporânea em Belo Horizonte. Pretende-se observar como os conceitos de memória, estética e política estão presentes nessas produções e os modos como eles operam para produzir um diálogo com o público. Por se tratar de uma grande cidade considera-se que a produção seja bastante numerosa e, nesse sentido, se fez necessário um pequeno recorte de grupos e espetáculos para que se possa analisar e realizar uma reflexão crítica de tais dramaturgias. Os textos selecionados foram: 'A pequenina América e sua avó $ifrada de escrúpulos', do Mayombe Grupo de Teatro, 'Bê-a-bá Brasil: Memória, Sonho e Fantasia', do Oficcina Multimédia e 'Proibido retornar', do Grupo Teatro Invertido.
2022-12-06T15:41:19Z
Geison de Almeida Bezerra da Silva
Pólya urn models with reinforcement functions and time dependent fitness
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Dimensions of gender inequality in Central America: family, work, and income
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Restrição maternal de tiamina afeta aspectos cognitivos espaciais e níveis cerebrais de GABA e glutamato da prole, avaliados em fases posteriores do desenvolvimento
A deficiência de tiamina (vitamina B1) induz lesões em diversas regiões cerebrais podendo afetar os circuitos glutamatérgico e GABAérgico do sistema nervoso central, os quais estão relacionados com vários aspectos comportamentais. Diversos trabalhos sobre alterações cognitivas e bioquímicas em ratos adultos submetidos à deficiência de tiamina têm sido realizados, entretanto, raros estudos abordam este tema utilizando animais que foram submetidos à deficiência durante fases precoces do desenvolvimento. Deste modo, no presente trabalho, avaliou-se os efeitos da restrição de tiamina durante a lactação (Parte I) ou o período peri-natal (Parte II) sobre o desempenho cognitivo espacial e níveis cerebrais de GABA e glutamato da prole. Em ambos os delineamentos, as avaliações foram realizadas na fase jovem (idade = 30 dias) e adulta (idade = 75 dias) de forma independente. As variáveis comportamentais, aprendizado e memória, foram avaliadas durante treze dias utilizando um teste de navegação espacial, o Labirinto Aquático de Morris. No dia seguinte ao término dos testes, os ratos foram decapitados e os níveis de glutamato e GABA presentes no tálamo, hipocampo e córtex pré-frontal (CPF) determinados através de cromatografia liquida de alto desempenho (HPLC). Para este propósito um método cromatográfico para determinação dos dois aminoácidos em uma mesma amostra foi desenvolvido no presente trabalho e implantado no laboratório. A restrição de tiamina durante a lactação (Parte I) não afeta a razão entre peso encefálico e peso corporal nem dos ratos jovens nem dos adultos. Embora a capacidade de aprendizado da tarefa espacial não tenha sido afetada pela restrição de tiamina durante a lactação, a velocidade de aprendizado dos ratos jovens foi significativamente alterada [F(1,27) = 5,91; p = 0,022]. Nenhum dos aspectos comportamentais aprendizado e memória espacial - avaliados na fase adulta foram afetados. Com relação às avaliações bioquímicas, as concentrações de glutamato nas três regiões cerebrais analisadas [tálamo: F(1,26) = 37,98; p = 0,0001; hipocampo: F(1,26) = 13,35; p = 0,001; PFC: F(1,26) = 12,74; p = 0,001] e de GABA no tálamo [F(1,26) = 11,38; p = 0,002] dos animais adultos foram significativamente diminuídas pela restrição de tiamina durante a lactação. Todavia, não foram observadas diferenças significativas na concentração desses neurotransmissores quando a avaliação foi realizada em ratos jovens. Quando a restrição de tiamina foi realizada no período peri-natal (Parte II) observou-se um efeito significativo desse tratamento sobre a razão peso encefálico e peso corporal dos animais jovens [F(1,15) = 9,00; p = 0,009]. Todos os animais jovens foram capazes de aprender a tarefa de navegação espacial, mas a velocidade de aquisição foi prejudicada pelo tratamento [F(1,15) = 4,56; p = 0,049]. A relação entre os pesos encefálico e corporal e os aspectos comportamentais não foram alterados na fase adulta pela restrição peri-natal de tiamina. Esse tratamento também não afetou os níveis de glutamato e GABA em nenhuma das regiões cerebrais analisadas dos ratos jovens e adultos. Os dados obtidos no presente estudo mostram pela primeira vez que a restrição maternal de tiamina pode induzir alterações cognitivas e neuroquímicas na prole, indicando a importância dos níveis de tiamina na mãe durante os processos de gestação e lactação. Alterações na concentração dessa vitamina em períodos precoces do desenvolvimento podem afetar a neurobiologia e o comportamento dos animais da prole. Embora os estudos sobre os efeitos da restrição de tiamina durante a lactação ou durante o período peri-natal tenham sido independentes, uma observação preliminar dos resultados referentes aos efeitos desses tratamentos sobre os parâmetros bioquímicos nos permite supor que a restrição maternal de tiamina durante a lactação (Parte I) parece ocasionar efeitos mais pronunciados na prole do que a restrição no período peri-natal (Parte II). Tanto a restrição durante a lactação quanto a peri-natal causam déficit no aprendizado espacial da prole avaliada na fase jovem. Um estudo fatorial considerando, em um mesmo experimento, essas duas variáveis independentes e um controle do período de recuperação deve ser realizado no futuro.
2022-12-06T15:41:19Z
Danielle Marra de Freitas Silva
Crenças e dificuldades de futuros professores de matemática no domínio dos números racionais
Este trabalho de tese dedicou-se a um estudo das crenças e dificuldades de um grupo de alunos do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro Universitário de Belo Horizonte (MG) acerca das frações. Os principais objetivos do estudo foram identificar as recordações desses alunos sobre esse conteúdo noensino básico e as possíveis origens de tais crenças e dificuldades. No caso das crenças, apesquisa fundamentou-se na ideia de crenças de um domínio específico conforme introduzida por Törner (2000). Para esse pesquisador, diferentes campos da matemática apresentam diferentes características e, por isso, possuem crenças específicas que as crenças globais sobre a Matemática não seriam capazes de explicar. Neste trabalho de tese, o domínio específico considerado foi o dos números racionais. As dificuldades foram tratadas como entraves de ações matemáticas, quando se está engajado em alguma situação que envolva lidar com certo conteúdo, e evidenciadas por meio de manifestações emocionais (medo, apreensão, bloqueio), na direção proposta por Sanmartí (2009). Os dados foram produzidos, a partir das respostas dos alunos a questionários e entrevistas, e de anotações de um diário de campo. O tratamento dos dados relativos às crenças baseou-se no modelo de Clement(2000). A principal característica desse modelo consiste no processo cíclico e constante do estudo de protocolos. Tal modelo permitiu encontrar quatro dimensões das crenças dos alunos acerca das frações: a) fração como um processo, como um número que se resolve, como divisão (ação); b) fração como (não) resposta a um problema; c) ensino e aprendizagem defração; d) autoeficácia negativa. As dificuldades dos alunos em relação às frações foramidentificadas principalmente pelas emoções de medo, apreensão, bloqueio, descritas pelos alunos durante as entrevistas. Procurou-se, também, identificar as origens dessas crenças por meio das recordações dos alunos acerca de suas experiências de ensino e aprendizagem com frações na escolarização básica. Os relatos dos alunos-participantes mostraram a pouca atenção dos professores com o tratamento das frações no ensino básico, resumindo-se em um ensino tradicional, basicão, com atividades rotineiras de divisão da pizza, redução de frações ao mínimo múltiplo comum e priorizando os números inteiros. Os resultados depesquisa, obtidos das recordações dos alunos-participantes e, posteriormente, de três estudos de caso, indicaram, fortemente, que as origens das crenças e dificuldades dos alunos no domínio dos números racionais, em particular as frações, estão na escolarização básica desses alunos, mais precisamente no modo de ensino a que foram submetidos. O entendimento construído nesta pesquisa foi que, uma vez originadas as crenças em certo momento da vida escolar dos alunos, entra-se em um círculo vicioso envolvendo relações desfavoráveis entre ensino e aprendizagem, crenças e dificuldades. A esse respeito, esta pesquisa leva auma reflexão sobre um papel perverso da escola: é suposto que a função da escola seja a de oferecer condições de ensino e aprendizagem que favoreçam uma compreensão significativa dos conteúdos de matemática, em particular das frações. Contudo, o que os resultados desta tese apontaram, para o caso das frações, é que a própria escola parece ser a principal responsável pelo descaso e limitação do ensino desse conteúdo. Uma implicação pedagógica decorrente deste estudo consiste na sugestão da incorporação de temáticas sobre o papelda afetividade no ensino e aprendizagem nos cursos de desenvolvimento profissional de professores.
2022-12-06T15:41:19Z
Maria Imaculada de Souza Marcenes Goncalves
Um estudo multimodal de textos didáticos sobre o efeito fotoelétrico
Este trabalho investiga o fenômeno da multimodalidade, tal como ele se manifesta nos textos sobre o efeito fotoelétrico (EF) dos livros de Física selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. Mais especificamente, fazemos aqui uma análise de como os autores desses livros empregam diferentes modos de comunicação na elaboração de textos sobre o EF, de modo a atingirem determinados objetivos retóricos ligados à descrição, explicação, injunção, definição, exemplificação e narração de objetos de conhecimento das ciências. O referencial teórico adotado para efetivar a análise dos textos selecionados está baseado na semiótica social, que considera que os modos de comunicação não significam per si, pois, a produção de sentidos advém da inserção do enunciador e do enunciatário em uma determinada cultura e em um determinado conjunto de práticas sociais. Além disso, esse referencial admite que, tanto a comunicação, quanto o pensamento humano, são inerentemente multimodais. A história do desenvolvimento cultural dos modos de comunicação e pensamento utilizados em uma dada cultura, bem como a materialidade dos meios por meio dos quais eles se manifestam (sons, gestos, imagens e símbolos registrados em diferentes suportes)levam a uma especialização funcional dos modos. Isso significa que alguns modos são mais adequados para mediar o pensamento e a comunicação de determinados tipos de objetos de conhecimento que outros. Além disso, na produção de uma enunciação, os diferentes modos sempre são selecionados e integrados uns aos outros por um enunciador, a partir das representações que ele tem do enunciatário e do objetivo retórico que orienta sua iniciativa de comunicação. Com base nesses pressupostos teóricos, elaboramos uma análise de textos sobre o EF presentes em dois livros didáticos de Física. A restrição a dois livros se justifica pelo nível de detalhamento da análise que realizamos. Esse nível é necessário para que se possa antecipar o trabalho semiótico que um leitor precisa realizar em sua busca pelasignificação dos textos. Ao comparar os dois textos escolhidos, procuramos mostrar como a orquestração dos modos verbal e não-verbal depende das intenções retóricas que movem o autor/enunciador na elaboração de um texto que, em seu ponto de vista, é coeso e coerente. Vislumbramos com esse trabalho oferecer uma oportunidade de reflexão para professores e produtores de materiais didáticos que lidam com textos didáticos de ciências. Esses textos são essencialmente multimodais e, por essa razão, professores e produtores de materiais didáticos precisam aumentar sua compreensão sobre a complexidade do trabalho semiótico realizado pelos estudantes, leitores dos textos didáticos multimodais, confrontados com a tarefa de interpretar esse gênero textual
Suplementação oral de blends probióticos comerciais para leitões de baixo e alto peso ao nascimento
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Revisão bibliográfica sobre remoção de disruptores endócrinos de água para abastecimento doméstico
Diversas classes de substâncias de elevado potencial estrogênico estão presentes nas águas que consumimos para os diversos fins no dia a dia. Compreendem substâncias, naturais ou sintéticas, usadas para as mais variadas finalidades: matériaprima e, principalmente nas indústrias de medicamentos, produtos de higiene pessoal, defensivos agrícolas, alimentos, produtos de limpeza, dentre outras indústrias químicas. Tais substâncias são chamadas de desreguladores endócrinos. Elas são capazes de mimetizar as funções hormonais do organismo podendo provocar sérias alterações e até mesmo desencadear processos carcinogênicos. Este trabalho aborda, em especial, algumas tecnologias empregadas na remoção de substâncias com função desreguladora do sistema endócrino, mais precisamente, sustâncias estrogênicas como 17-estradiol, 17-etinilestradiol. Assim, estudos recentes têm revelado a dificuldade enfrentada por Estações de Tratamento de Água convencionais na remoção de microcontaminantes presentes em água em concentrações ng.L-1. O uso da ozonização mostrou-se eficiente como tecnologia empregada na remoção de desreguladores endócrinos, demonstrando remoção superior a 99%, no entanto, essa pequena quantidade que não foi inativada pelo ozônio ainda representa grande risco para a saúde. Risco que pode ser potencializado pela presença de subprodutos da ozonização. Pesquisas demonstraram que enquanto a remoção de estrogênios foi muito eficiente a atividade estrogênica aumentou vertiginosamente. As técnicas empregadas nas pesquisas não são totalmente aplicáveis em escala real, uma vez que, compostos orgânicos presentes na água podem consumir grande parte de ozônio empregado além de criar diversos subprodutos que podem apresentar atividade estrogênica muito maior que o próprio estrogênio inicial.
2022-12-06T15:41:34Z
Claudio Junior Andrade Ribeiro
Uma rede de sensores sem fio multicamada, multimodal para monitoração ambiental
A evolução da tecnologia das Redes de Sensores Sem Fio (RSSFs) em anos recentes permitiu o desenvolvimento de novas plataformas de nós sensores empregando as mais diversas modalidades de sensoriamento, em especial o sensoriamento visual com câmeras de vídeo. A pluralidade de dispositivos culminou com a criação de RSSFs que possuem elementos de rede heterogêneos organizados em camadas e com diferentes unidades sensoras. Estas redes, denominadas Redes de Sensores Sem Fio Multicamada, Multimodal (RSSF M2), são do interesse deste trabalho que tem por objetivos projetar, modelar, implementar e verificar o comportamento de uma RSSF M2 para a monitoração ambiental. A rede de sensores desenvolvida emprega três perfis de nós sensores distribuídos em um hierarquia de camadas e utilizando duas modalidades de sensoriamento: radiação infravermelha e informação visual. Uma aplicação de monitoração ambiental utilizando rastreamento visual é definida como prova de conceitos da RSSF M2. No projeto e modelagem da rede são considerados aspectos como o uso inteligente de recursos e dos serviços de sensoriamento, processamento e disseminação da informação. Resultados obtidos em um ambiente de simulação indicam a abordagem multicamada, multimodal pelo menos 2,2 vezes mais econômica no consumo energético quando comparada a uma abordagem multicamada utilizando uma única modalidade de sensoriamento e pelos 11 vezes mais econômica quando comparada a uma abordagem que emprega sensores homogêneos. Esta economia no entanto, não representa uma redução na qualidade do sensoriamento da RSSF M2. Um protótipo utilizando componentes, sensores e plataformas de sensoriamento disponíveis comercialmente foi também desenvolvido e demostra a viabilidade da aplicação da tecnologia.
2022-12-06T15:41:34Z
Carlos Eduardo Rodrigues Lopes
Análise exploratória dos indicadores de resultado dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF): a experiência de Belo Horizonte
A valorização da avaliação é crescente no que se refere a instituições e programas propostos nos novos e complexos contextos da sociedade atual. No Brasil, o fortalecimento da avaliação se fez notar a partir da década de 90, com a proposição de políticas públicas sociais, que trazem a ampliação de direitos dos cidadãos, a exemplo do Sistema Único de Saúde (SUS). A avaliação é considerada uma importante ferramenta dos serviços de saúde, pois serve para subsidiar o planejamento e a implementação das ações, norteando o uso eficiente dos recursos, medindo a qualidade e, também, a satisfação da população usuária dos serviços oferecidos. Dentre os muitos pesquisadores no campo da avaliação da qualidade de serviços de saúde, a abordagem proposta por Avedis Donabedian tem sido mundialmente aceita e se baseia na análise da tríade Estrutura, Processo e Resultado. A recente criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) pelo Ministério da Saúde, aponta a necessidade de avaliação da atuação das equipes e dos resultados alcançados para sua sustentação enquanto política. O objetivo desta pesquisa avaliativa foi analisar aspectos da tríade Estrutura, Processo e Resultados que permeiam a operacionalização dos serviços prestados pelo NASF e viabilizam a sua atuação no município de Belo Horizonte. A amostra deste estudo foi composta por dois NASF e suas respectivas equipes, estruturadas em dois Centros de Saúde (CS) de diferentes Distritos Sanitários. As fontes de dados foram fichas referentes à população atendida pelo NASF, registros de reuniões entre as equipes de NASF e ESF e entrevistas com gerentes de centros de saúde, profissionais do NASF e ESF e usuários do serviço de saúde. Os profissionais das equipes de NASF e ESF, os gerentes dos dois CS e os usuários responderam a questionários semiestruturados, que serviram de base para a construção dos indicadores que compuseram a tríade. Os resultados, discutidos e interpretados, levando em conta o contexto estudado, demonstraram fragilidades e inter-relação dos três aspectos da tríade: as características estruturais interferindo no processo e as características deste afetando o resultado. A utilização da abordagem proposta por Donabedian mostrou ser capaz de responder aos propósitos deste estudo, estando a concretização dos objetivos preconizados para o NASF prejudicada pelas fragilidades encontradas. Espera-se que as informações produzidas neste estudo possam influenciar decisões pautadas em dados validados cientificamente e subsidiar estratégias de gestão política, socialmente adequadas para o fortalecimento do NASF junto à Atenção Primária a Saúde.
2022-12-06T15:41:34Z
Romilda Euzebio Araujo
Ecofisiologia foliar de melastomataceae dos campos rupestres
Inúmeros processos conduzem à evolução de traços funcionais foliares em espécies localizadas nos campos rupestres, caracterizados por sua enorme riqueza de espécies e endemismos. Avaliamos a evolução de traços funcionais foliares em 30 espécies de Melastomataceae localizadas em hábitats mésico e xérico no Campo Rupestre relacionados com a eficiência na captura de luz, economia de água e conservação de recursos. Há indicações de que filtros ambientais e interações competitivas sejam responsáveis pela evolução dos traços funcionais foliares nas espécies avaliadas e esperamos encontrar sinal filogenético em espécies mais relacionadas com indícios de possível conservação de nicho. Entre os traços foliares avaliados estão a área foliar, área foliar específica, comprimento do pecíolo, espessura do mesofilo e densidade de estômatos. Utilizamos o método de contrastes independentes de filogenia e decomposição da diversidade ao longo dos nós para avaliar a evolução de traços foliares em um contexto filogenético. Observamos uma clara separação entre espécies endêmicas e de ampla distribuição e diferenças entre espécies de hábitats mésico e xérico. Encontramos também inúmeras convergências especialmente em Microlicieae e Melastomeae, enquanto divergências foram observadas em Miconieae. Acreditamos que convergências seja resultado da ação de filtros ambientais, enquanto que interações competitivas talvez estejam levando à divergência em traços foliares avaliados especialmente em espécies localizadas em habitats mésicos. Observamos sinal filogenético para a maioria dos traços avaliados, o que nos dá indícios de possível conservação de nicho ao longo da evolução de Melastomataceae. A decomposição da diversidade nos nós revelou maior diversidade em direção ao nó da árvore, especialmente no nó em que Miconieae diverge de Melastomeae e Microlicieae. Possível conservação de nicho nas espécies avaliadas em função do sinal filogenético observado pode ser crucial no atual cenário de mudanças climáticas, no qual espécies dos campos rupestres podem não serem lábeis o suficiente para se adaptar à rápidas mudanças ambientais.
2022-12-06T15:41:34Z
Silvana Aparecida Barbosa de Castro
Diferenças intra-específicas no sistema de reparo de erros de pareamento e na resposta ao estresse oxidativo em Trypanosoma Cruzi: o papale da proteína TcMSH2
Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas, possui uma população altamente heterogênea, composta de um pool de cepas e clones com características distintas, tais como morfologia, taxas de crescimento, virulência e sensibilidade a drogas. Esta diversidade pode ser um reflexo da variabilidade genética intra-específica que, como em outros organismos, é originadaprincipalmente por mutações e rearranjos gênicos. Entretanto, os mecanismos que levam a esta diversidade em T. cruzi não estão completamente esclarecidos. Análises filogenéticas serviram de base para uma proposição de classificação do táxon T. cruzi em três linhagens principais, denominadas T. cruzi I, II e III. Como estudosrelacionados a funções envolvendo metabolismo de DNA principalmente reparo e recombinação ainda são escassos, o presente trabalho teve como objetivo estudar o papel de uma destas vias de reparo de DNA, o sistema de reparo de erros de pareamento ou MMR, na geração de variabilidade genética em T. cruzi.Polimorfismos no gene Tcmsh2 resultam na expressão de três isoformas da proteína TcMSH2 (um componente chave do MMR) características de cada linhagem. A comparação das taxas de crescimento de cepas pertencentes aos haplogrupos A (T.cruzi I) e C (T. cruzi II) frente à exposição a agentes genotóxicos, bem como a determinação dos níveis de dano no DNA induzido por estresse oxidativo, forneceram evidências de que cepas pertencentes à linhagem T. cruzi I apresentam uma capacidade de reparo mais eficiente. O cultivo de parasitos na presença de cádmio, um inibidor da via de MMR, juntamente com os resultados de ensaios in vitro com proteínas recombinantes indicam que diferenças observadas entre as cepaspodem ser, em parte, devido às diferenças na atividade de TcMSH2.A fim de investigar melhor o papel do MMR e, mais precisamente, daproteína TcMSH2 na geração de variabilidade genética em T. cruzi, foram geradas linhagens heminocautes para o gene Tcmsh2. Os resultados obtidos sugerem que, além do seu papel no MMR, a proteína TcMSH2 exerça uma função MMRindependente importante na resposta ao estresse oxidativo, o que impossibilitaria a deleção de ambos os alelos. Esta função parece ser conservada em um tripanossomatídeo relacionado, T. brucei. Como estratégia alternativa, vetores paratransfecção de T. cruzi foram construídos de maneira a gerar parasitos11 superexpressando o gene Tcmsh2. Entretanto, devido possivelmente a mecanismos que controlam a expressão do gene Tcmsh2, não foi possível obter linhagens transfectadas expressando altos níveis dessa proteína. Com o objetivo adicional de estudar quais são os sinais importantes para a expressão de um gene exógeno em T. cruzi, de forma a aperfeiçoar vetores já utilizados, foram realizadas análises in silico onde procuramos investigar melhor os requerimentos necessários para o processamento correto, através de trans-splicing epoliadenilação, dos mRNAs no parasito. Essas análises mostraram que a distância mediana entre os motivos de polipirimidinas (sinais já conhecidos como importantes para o processamento do mRNA) e os sítios de trans-splicing e os de poliadenilação é de 18 e 40 nt, respectivamente. Os motivos de polipirimidinas apresentaramtamanhos medianos de 11 nt (acima do sítio de trans-splicing) e 12 nt (abaixo do sítio de poliadenilação). Os tamanhos médios de 5UTR (35 nt) e 3UTR (137 nt) obtidos corroboram resultados anteriores, que indicam que o genoma de T. cruzi é mais compacto quando comparado com outros tripanossomatídeos, tais como T. brucei e Leishmania major.
2022-12-06T15:41:34Z
Priscila Carneiro Campos
Arquivos legislativos: a política pública arquivistica em instituições legislativas municipais
O Brasil possui 5.565 municípios e cada um deles tem uma Câmara Municipal. Nas eleições de 2012, foi eleito um total de 57.430 (cinquenta e sete mil quatrocentos e trinta) vereadores para essas casas legislativas. A principal função de um vereador é elaborar leis, que se materializam nos documentos. Os acervos dos arquivos desse poder são registros da memória coletiva. Uma comunidade que deixa de teros referidos acervos perde em muito a capacidade de construção social de uma identidade coletiva. Considerando a grande produção de documentos, o elevado número de casas legislativas e a Política Nacional de Arquivos, o trabalho objetivou identificar as funções e a situação arquivística das instituições legislativas dos municípios que são capitais de Estado e do Distrito Federal; levantar os dadosnecessários para avaliar a política de arquivos nessas Casas Legislativas; e discutir os caminhos para a implementação de uma política pública de arquivo nessas instituições. De cunho metodológico exploratório, a pesquisa foi realizada a partir da aplicação de um questionário, baseado no Censo do Legislativo 2005 do Interlegis, e da análise das atas das reuniões plenárias do Conselho Nacional deArquivos. Em relação às funções dos legislativos municipais, verificou-se que eles são similares; que o Arquivo Nacional deveria ser mais contínuo nas suas ações; e que a política pública de gestão de documentos pode ser uma saída para a preservação da memória e o acesso aos documentos dessas instituições.
2022-12-06T15:41:34Z
Wendell Lopes de Assis
Inferência em grafos aleatórios exponenciais através do ABC
Modelos de Grafos Aleatórios Exponenciais (ERGMs) são modelos estatísticos paramétricos para a distribuição de probabilidade de estruturas de rede a partir da análise de configurações baseadas napresença ou ausência de arestas, tais como k-estrelas e triângulos. Essas configurações são ponderadas por parâmetros do modelo.ERGMs são principalmente utilizados para modelar redes sociais, mas também são utilizados na física e na biologia. Eles são fortemente embasados pelos fenômenos que os descrevem, pois a sua utilizaçãorequer que o pesquisador leve em consideração as razões teóricas (sociais, biológicas, etc) que levam à formação das arestas. O foco deste trabalho é apresentar o estudo comparativo de dois métodos de estimação de parâmetros para os modelos ERGMs quando o número de nós cresce assintoticamente. Os métodos considerados foram o Bayesiano, proposto por Caimo and Friel 2011, baseado no algoritmoMarkov Chain Monte Carlo (MCMC), e o método Approximate Bayesian Computation (ABC) proposto por Del Moral et al. 2012, Beaumont et al. 2009, Drovandi e Pettitt 2011 e Lenormand et al 2012. Os resultados mostram que o método ABC, especialmente o proposto por Lenormand,foi bem superior tanto no quesito qualidade do ajuste quanto no de performance. Apesar do estudo em questão estar restrito a um número limitado de parâmetros, a partir dos experimentos efetuados temos fortes convicções de que o método ABC proposto por Lenormand et al 2012 é consistentemene melhor que o método Bayesiano proposto por Caimo e Friel 2011.
2022-12-06T15:41:34Z
Milton Pifano Soares Ferreira
Entre história e ficção: Heródoto um mensageiro trágico
Sem querer negar a Heródoto o estatuto de pioneiro em um gênero novo a História buscamos aproximá-lo, tanto no que é relativo ao estilo, quanto ao que é relativo ao conteúdo, ao mensageiro trágico. Nosso historiador ainda possui uma relação estreita com a produção teatral de seu tempo, partilhando de profundas afinidades com as filosofias de vida veiculadas pelos trágicos do século V. A partir das Histórias, então, e de suas marcas de historicidade e de ficção, esta dissertação visa demonstrar como é possível uma comparação entre o historiador e a personagem da tragédia. O Heródoto mensageiro nos dá em seus relatos a expressão de suas emoções e opiniões, bem como na das personagens que apresenta. As historias narradas, a partir da autoridade daquele que cota o que ele próprio viu e mais ninguém, levam ao conhecimento do povo grego as informações sobre aquilo que estava além de seu alcance. No momento da narração, estas mesmas histórias eram transcriadas por Heródoto, tal qual pelo mensageiro nas peças teatrais da tragédia grega, ganhando representações pessoais que visavam convencer e seduzir, ainda que pelo acréscimo de yeu=dov aos fatos históricos recontados. Nesse contexto, houve acontecimentos narrados e outros esquecidos que permaneciam no campo do possível, a partir do uso das incontáveis possibilidades de se repassar um discurso verossímil, pois, na verdade, a autenticidade do narrado só se concretizava como tal quando o público passava a percebê-lo como exato ou coeso nas histórias que transmitia. A intenção de Heródoto não era descrever os acontecimentos tal qual ocorridos, mas fazer conhecer e não esquecer os feitos dos bárbaros e dos gregos de seu tempo e, para isso, narrava de maneira estimulante sob o ponto de vista da forma narrativa de uma novidade informativa. Como resultado de nossa pesquisa, concluímos que o historiador de Halicarnasso compartilhava dos sentimentos, angústias e tendências dos homens da época em que viveu, produzindo uma obra que o singularizaria ao longo dos tempos, com um cunho de atualidade para cada época que o analisaria, graças à percepção e transmissão de histórias narradas sob uma forma muito original e caracterizada por uma quebra de barreira entre a ficção e a realidade.
2022-12-06T15:41:34Z
Mirelle Spitale Guedes de Queiroz Bernardi
Estratégias do ecodesign aplicadas em edificações residenciais
A produção de edifícios habitacionais pode ser vista como responsável por grande parcela do consumo de recursos naturais, de energia e da geração de resíduos, além de possuir funções importantes ao ser humano. Tendo em vista as técnicas e metodologias do design frente à crescente demanda por unidades habitacionais num contexto carente de boas práticas, o ecodesign é tido como importante ferramenta. Este trabalho tem como objetivo identificar diretrizes do ecodesign para construções residenciais. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com caráter exploratório, abrangendo temas como inovação, design, sustentabilidade, ciclo de vida, coordenação modular e flexibilidade na construção habitacional. Constatou-se que, para a obtenção de resultados significativos do ecodesign em construções habitacionais o caminho a ser percorrido ainda é longo.
2022-12-06T15:41:34Z
Marina Rodrigues Lopes
Rosário de lembranças: narrativas da festa de Nossa Senhora do Rosário (Milho Verde – MG)
O trabalho recolheu, no período de 08 a 28 de janeiro de 2018, relatos de quatro protagonistas velhas e um velho da festa de festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em Milho Verde, Minas Gerais. Nesses depoimentos estão salientadas as continuidades e rupturas existentes nesta festa, bem como os sentidos engendrados no louvor a Nossa Senhora. Inspirado pelas orientações teórico metodológicas da História Oral e de alguns princípios do cinema documental, percebemos que as narrativas trazem à tona elementos como a fé, o pertencimento, os cantos, as rezas, as lembranças constitutivas dos festejos. A pesquisa buscou ainda contribuir para a educação patrimonial nas comunidades do entorno através da produção de um documentário.