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Efeitos do TNF-á sobre a infecção de células da glia com Trypanosoma cruzi
A doença de Chagas, causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi, representa um grave problema de saúde pública na América Latina. Logo no início da infecção, o T. cruzi induz uma intensa resposta inflamatória, com maior produção de IL-12 e TNF- por células dendríticas/macrófagos e de IFN- por células natural killer (NK). Essa resposta desempenha um papel crucial na patogênese da doença. Em pacientes com idade inferior a dois anos e em adultos imunossuprimidos, o T. cruzi pode causar danos ao SNC. A proliferação de astrócitos e de micróglia é uma reação comum a danos no SNC. O fato de TNF- aumentar a susceptibilidade de células epiteliais à infecção pelo T. cruzi parece indicar que a interação do parasito com a célula hospedeira depende de inúmeros fatores, dentre eles o microambiente em que ela está inserida. Desse modo, torna-se relevante avaliar os efeitos do TNF- sobre invasão de astrócitos e micróglias. Neste trabalho, ambas as células foram isoladas de cérebros de ratos e foram infectadas pela cepa Y ou pelo clone Col 1.7G2 de T. cruzi , 6 horas após o tratamento com 20ng/ml de TNF-. Astrócitos tratados com TNF- apresentaram aumento significativo da porcentagem de células infectadas pela cepa Y de T. cruzi, 2 e 24 horas após a infecção, em comparação aos astrócitos não tratados. Essas células também apresentaram aumento significativo no número de parasitos/100 células 2 horas após a infecção. Por sua vez, astrócitos infectados com o clone Col 1.7G2 não apresentaram diferença nesses parâmetros após tratamento com TNF-. Micróglia tratada com 20ng/ml de TNF-, 6 horas antes da infecção com cepa Y de T. cruzi, apresentaram aumento significativo da proporção de células infectadas em relação à células não tratadas. Por sua vez, a infecção dessas células com o clone Col 1.7G2 de T. cruzi não resultou em alteração nesses parâmetros após o tratamento com TNF-. Nossos resultados indicam que o TNF- age de modo distinto sobre a infecção de astrócitos e micróglia. Nossos resultados também mostram que populações distintas de T. cruzi podem utilizar mecanismos diferentes para invasão da célula-alvo.
A fatoração de argumentos verbais no PB
Nesta tese, tomamos como objeto de estudo o fenômeno que denominamos de fatoração de argumentos verbais no português brasileiro. Esse fenômeno ocorre em pares de sentenças que constituem formas alternadas de se expressar um mesmo argumento verbal: em um único constituinte sintático (forma não fatorada) ou em dois constituintes distintos (forma fatorada), como nas sentenças as palhaçadas do palhaço divertiram as crianças/o palhaço divertiu as crianças com suas palhaçadas. As formas não fatorada e fatorada das sentenças estabelecem uma relação de paráfrase entre si, de modo que a fatoração de argumentos verbais se caracteriza pela descontinuidade do papel temático atribuído ao argumento complexo do tipo as palhaçadas do palhaço. Partimos do pressuposto que norteia os trabalhos na linha da Interface Sintaxe-Semântica Lexical de que são as propriedades semânticas dos verbos que determinam a sua participação nas alternâncias verbais. Utilizamos como referencial teórico a proposta de Papéis Temáticos como um grupo de propriedades semânticas acarretadas composicionalmente por um predicador, proposta esta baseada em Dowty (1991) e em Franchi (2003 [1997]), sendo primeiramente apresentada em Cançado (2005) e revisada em Cançado e Amaral (2016). Concluímos que a fatoração de argumentos verbais é um fenômeno sintático-semântico bastante amplo no PB que dá origem a diferentes tipos de alternâncias verbais. Todas as alternâncias apresentam em comum o fato de serem motivadas pragmaticamente e de o argumento verbal fatorado ser um NP complexo formado a partir de uma relação de predicação nominal. No entanto, cada tipo de alternância tem restrições semânticas específicas. Em cada fatoração, essas restrições nos permitem agrupar os verbos em classes coarse-grained.
Identidade discursiva da resenha acadêmica de divulgação à luz da teoria da estrutura retórica e da teoria das sequências textuais
Este trabalho apresenta uma análise de textos do gênero resenha acadêmica de divulgação (RAD), e objetiva descrever o modo como se estrutura esse gênero, sob o ponto de vista macroestrutural. Sua fundamentação ancora-se em construtos teóricos funcionalistas, em especial na Teoria da Estrutura Retórica (Rhetorical Structure Theory - RST), conforme delineada em Mann e Thompson (1988), uma teoria voltada à descrição da maneira como um texto se estrutura em termos das relações retóricas que emergem entre as partes (spans) que o compõem, tomadas como unidades de informação. A identificação das relações retóricas é feita com base no critério de plausibilidade, a partir do qual o leitor atribui papel e intenção a cada unidade informacional, consoante ao que julga verdadeiro. Aliam-se à análise os pressupostos de Bernárdez (1995), que vincula o modelo da RST à ideia de que a organização textual pode ser entendida como uma série de vias de continuidade, etiquetadas com as relações apresentadas pela RST. Ainda, nas postulações teóricas formuladas por Adam (2008), no que se refere à estruturação composicional e à noção de sequência textual. A hipótese aqui defendida é a de que o autor constrói e organiza o seu texto, no caso a RAD, tendo em vista padrões sociocomunicativos. Nosso olhar se volta, pois, para a ocorrência das relações retóricas e das sequências textuais do gênero. São analisadas três de dez resenhas, que constituem o corpus do estudo, publicadas no período de 2000 a 2013, e cuja seleção teve, como parâmetros, o gênero, o enquadramento como RAD, a veiculação em revistas científicas, a vinculação à área de Letras/Linguística e a época de publicação. Tendo como escopo a macroestrutura das resenhas, identificamos a emergência das proposições relacionais núcleo-satélite de PREPARAÇÃO, ATRIBUIÇÃO, CAPACITAÇÃO, BACKGROUND/FUNDO, AVALIAÇÃO, COMENTÁRIO, JUSTIFICATIVA e ELABORAÇÃO; e as multinucleares de LISTA E SEQUÊNCIA. Constatamos, ainda, a predominância de sequências DESCRITIVAS, ARGUMENTATIVAS E EXPLICATIVAS. A partir desses resultados, traçamos um plano de texto do gênero sob análise e verificamos a identidade discursiva da resenha acadêmica de divulgação, estabelecendo a relação entre a macro-organização retórica e as sequências textuais, apontando para os aspectos convergentes entre a RST e a teoria das sequências proposta por Adam (2008).
Guerra e parto: uma análise antropológica sobre a humanização do nascimento em Belo Horizonte
O evento do nascimento se tornou, na atualidade, um verdadeiro campo de batalha para mulheres de diferentes origens sociais. A transformação do ambiente de parto, saindo da condição doméstica e feminina, para a inserção hospitalar e medicalocêntrica retirou gradualmente a autonomia da mulher nos processos de parturição, e teve consequências importantes que ressoam na assistência atual e este histórico é aqui retomado. O trabalho posteriormente se debruça sobre a organização da assistência ao parto em Belo Horizonte e os embates ocorridos entre o modelo tecnocrático e o movimento pela humanização do nascimento, buscando caracterizar categorias profissionais, instituições e decisões assistenciais na cidade, a partir do discurso dos entrevistados pela pesquisa. O movimento de humanização é avaliado em sua lógica de ação, de maneira a perceber características que o formam e colaboram para reiterar imagens reificadas da mulher e da maternidade, além de estabelecer uma diferenciação de classe para a reflexão sobre o cenário obstétrico.
Estudo de uma máquina de indução de nove fases
A utilização de motores elétricos com número de fases maior que três apresenta vantagens com relação ao uso de motores trifásicos em algumas aplicações, como: altas potências, pela redução da potência por fase, sendo redução da corrente e/ou tensão; aplicações que exijam um alto nível de confiabilidade, uma vez que máquinas desse tipo continuam a funcionar mesmo após a perda de uma ou mais fases do motor ou inversor; e aplicações embarcadas, do tipo carros elétricos e híbridos, navios e trens, onde uma elevada confiabilidade é fundamental, mas também por outra característica dessas máquinas que é o ganho de torque por meio de injeção de correntes harmônicas. Esse trabalho é focado no estudo de um motor de indução de nove fases. É mostrado como modelar essa máquina para a componente fundamental e para o terceiro harmônico, como obter circuitos equivalentes de regime permanente para esses harmônicos com a mesma forma de um circuito equivalente de um motor trifásico convencional. Além disso, é mostrado como o terceiro harmônico aumenta o torque da máquina eneafásica, como implementar o seu controle vetorial garantindo sempre o sincronismo desejado entre fundamental e o terceiro harmônico. Finalmente, serão mostrados alguns aspectos relacionados ao projeto desse tipo de motor e são feitas comparações entre o desempenho da máquina de nove fases e da máquina trifásica.
Reflexão crítica sobre a qualidade do ensino superior de arquitetura e urbanismo, a partir de seus indicadores.
O presente trabalho pretende contribuir para um esforço teórico a respeito de conceitos importantes em torno da temática da qualidade do ensino superior de arquitetura e urbanismo, para além de ideias preconcebidas e, aparentemente, amplamente aceitas entre nós. Isto porque, recentes discussões, não apenas no meio profissional e acadêmico, mas também junto à sociedade de maneira geral, apontam para uma suposta queda de qualidade neste ensino, que antes de uma reflexão adequada, encontra justificativa no aumento expressivo no número de cursos e vagas ofertados nas últimas décadas. Buscaremos, então, investigar os dados oficiais relativos a esse quadro de expansão do ensino superior, com vistas não apenas a discutir seus reflexos sobre a qualidade da formação profissional dos egressos dos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo, mas também de relacioná-los à adoção de um modelo político que, do nosso ponto de vista, entende a educação como uma simples mercadoria. Partimos da premissa de que o aumento exponencial no número de cursos tem ocorrido dentro de uma lógica financista e irresponsável, e que tanto os instrumentos de avaliação quanto os indicadores de qualidade do ensino superior, que teoricamente deveriam ser utilizados pelos órgãos reguladores do ensino para avaliar e aprovar a abertura de cursos, parecem ser insuficientes para garantir a qualidade do ensino superior. Este fato acabaria por facilitar a abertura desenfreada de cursos que não possuem condições (nem preocupações) de fornecer aos egressos, nem os conhecimentos mínimos necessários ao pleno exercício profissional, e menos uma formação crítica e ética para esses futuros profissionais. O entendimento do ensino (e da universidade) como agente fundamental para a promoção da emancipação política e da expansão social, ilumina todo o trabalho, de modo a analisar ainda, no contexto do crescimento da oferta de vagas e cursos, a existência de relações de poder político-econômico envolvidas neste processo de neoliberalização da educação, bem como seus impactos sobre a qualidade do ensino superior de arquitetura e urbanismo.
Estudo comparativo das diferentes classificações histológicas do grau de diferenciação no adenocarcinoma de endométrio
Introdução: O grau de diferenciação histológica é considerado um dosprincipais fatores prognósticos no adenocarcinoma de endométrio, sendo importante no planejamento cirúrgico e indicação de terapia adjuvante. Apesar de existirem critérios bem estabelecidos para a determinação desse achado histopatológico, a interpretação pode apresentar algum grau de subjetividade. O objetivo deste estudo é avaliar as diferentes classificações histológicas do grau de diferenciação tumoral em mulheres com adenocarcinoma de endométrio. Métodos: Foram estudadas amostras de tumor de 70 mulheres com adenocarcinoma de endométrio submetidas a tratamento cirúrgico. As lâminas foram coradas pela Hematoxilina e Eosina e processadas para marcação imunohistoquímica para a proteína ki-67. Os tumores foram classificados em relação ao grau de diferenciação pelos critérios da FIGO; FIGO modificada; Lax e Alkushi. As lâminas foram avaliadas por dois patologistas e pelo mesmo patologista em duas ocasiões distintas. Utilizou-se o índice de correlação kappa (correlações intra e interobservador), o teste do qui-quadrado e t de Student conforme indicados. O p < 0,05 foi considerado significativo.Resultados: O estadiamento tumoral (FIGO) foi IA em 42 (60%) pacientes, IB em 19 (27,1%), IIA em 3 (4,3%), IIB em 1(1,4%), IIIA em 4 (5,7%) e IIIC em 1 (1,4%). A concordância intraobservador foi razoável para a classificação de FIGO (k: 0,469 e 0,538); boa para a FIGO MODIFICADA (k: 0,661 e 0,768), razoável para a classificação de LAX (k: 0,496 e 0,466) e razoável/boa para a classificação de ALKUSHI (k: 0,528 e 0,736). Nas avaliações interobservador, a concordância foi fraca na classificação de FIGO (k= 0,271 e 0,343); boa/razoável para a classificação de FIGO modificada (k = 0,661 e 0,522, respectivamente); fraca/razoável para a classificação de Lax (k = 0,258 e 0,465, respectivamente); fraca para a classificação de Alkushi (k = 0,283 e 0,402). Não houve associação da classificação histológica de FIGO (p =0,663), FIGO modificado (p = 0,370); Lax ( p = 0,402) e Alkushi (p = 0,101) com o estadiamento tumoral. Houve associação das classificações histológicas de FIGO (p =0,039), FIGO modificado (p =0,017) e ALKUSHI (p =0,039) com a expressão da proteína ki-67.Conclusão: As classificações histológicas do grau de diferenciação tumoral no adenocarcinoma de endométrio apresentam diferentes graus de subjetividade. A classificação binária da FIGO modificada apresentou a melhor concordância intra e interobservador.
Estágio supervisionado com uso de ambientes virtuais: possibilidades colaborativas
Para que o professor esteja cada vez mais preparado para as inserções tecnológicas que acontecem dia após dia, algumas práticas educacionais devem ser repensadas, e a licenciatura é o ponto de partida para a ressignificação dessas práticas. Durante o estágio supervisionado, momento crucial para que prática e teoria se articulem, as experiências dos professores em formação devem ser comunicadas e interligadas, com maior participação do professor orientador, e com presença de conteúdos relativos ao uso dos recursos tecnológicos e informacionais. O perfil dos alunos que esses professores em formação encontrarão em suas salas de aula, bem como a necessidade da formação de uma rede digital de reflexão, interação e colaboração ao longo da licenciatura justificam este trabalho, que investiga o uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como possibilidade colaborativa para o Estágio Curricular Supervisionado durante a licenciatura e como espaço privilegiado para o desenvolvimento da competência tecnológica. Considerando o AVA um grande sistema em que constituintes agem e interagem, e padrões de comportamento emergem das relações entre os participantes e o contexto, adoto a perspectiva da Complexidade e da Aprendizagem Situada para análise dos dados. Essas duas abordagens podem ser entendidas conjuntamente por considerarem o caráter recíproco e interdependente entre aprendiz, atividade e contexto, que faz emergir práticas diversas, diferenciadas e reorganizadas a partir das negociações ocorridas. O estudo constituiu-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de orientação etnográfica virtual (HINE, 2000). Em uma abordagem interpretativa, ele tem o ambiente como fonte de dados e o foco nos processos emergentes da pesquisa. O pesquisador é o instrumento humano de coleta de dados, que afeta o sistema e é afetado por elementos da cultura investigada: em seu envolvimento com o contexto da pesquisa, ele passa a fazer parte dele. Os dados foram obtidos por meio das interações online entre os professores em formação em uma disciplina oferecida na Faculdade de Letras, pelas notas de campo da professora pesquisadora no momento presencial do estágio, realizado em uma escola de Ensino Fundamental inserida no programa Um Computador por Aluno (UCA) e por um questionário respondido pelos alunos da disciplina mais entrevistas feitas a eles. Esses dados revelam, dentre outras coisa, que o AVA apresenta as bases necessárias para que ele possa ser considerado um ambiente bem sucedido de construção do conhecimento, favorecendo a interação, a imersão virtual, a construção coletiva e a reflexão, que são aspectos importantes a serem considerados na formação docente atual. O senso de comunidade que o espaço virtual proporciona aproxima os professores em formação do desenvolvimento de competências docentes e tecnológicas necessárias para a atuação pedagógica.
Evolução da cooperação em um caso particular do dilema do prisioneiro com três estratégias
Neste trabalho estudaremos a evolução de uma população no Dilema do Prisioneiro infinitamente repetido (DPIR) com três estratégias reativas ALLD, QTFT (quase TFT, ou TFT com erros) e S(1; q), onde esta última generaliza a estratégia generosa GTFT. Mostraremos a dinâmica destas estratégias quando jogam o DP repetido utilizando noções básicas de Teoria de Jogos e análise qualitativa de equações diferenciais ordinárias no plano.
Irrigação Transanal simplificada em pacinetes com mielomeningocele e incontinência fecal: resultados funcionais e impacto na qualidade de vida
A mielomeningocele (MMC) é a espinha bífida aberta mais comum e grave. Após o nascimento, essa malformação pode levar a distúrbios funcionais, como constipação e incontinência anal, causando um impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares/cuidadores. A irrigação transanal (ITA) tem sido utilizada com sucesso no manejo desses distúrbios, porém, o dispositivo utilizado Peristeen® não está disponível no Brasil. Objetivos: avaliar a viabilidade da Irrigação Transanal simplificada (ITA) com o dispositivo utilizado para a irrigação via colostomia em pacientes com MMC e Incontinência Fecal (IF), seu impacto na função evacuatória, na qualidade de vida dos pacientes e familiares/cuidadores. Método: pacientes com diagnóstico confirmado de MMC, com disfunção evacuatória caracterizada por constipação e IF recorrente que não responderam a abordagens conservadoras, como dieta, tratamentos farmacológicos, fisioterápicos, foram selecionados para a terapia de ITA simplificada. Os pacientes e seus familiares participaram de treinamentos presenciais e individuais para aprender a técnica e desenvolver habilidades para o uso diário no domicílio. Questionários validados foram aplicados antes e após o tratamento para avaliar a gravidade e frequência da incontinência (Wexner Score), qualidade de vida das crianças e/ou adolescentes (CHQ-PF50) e adultos (FIQL). Também foram aplicados questionários de pesquisa específicos que mensuraram o impacto da função intestinal na qualidade de vida dos pacientes e dos familiares/cuidadores, bem como o monitoramento da técnica de ITA simplificada. Resultados: foram estudados 23 pacientes portadores de MMC com constipação e incontinência fecal. A defecação involuntária diária foi relatada por 60,9% dos pacientes, 52,2% tinham sensação de evacuação incompleta e 47,8% utilizavam laxativos. A adaptação do kit de irrigação de colostomia via irrigação transanal mostrou-se eficaz, uma vez que 100% dos pacientes e/ou familiares cuidadores conseguiram manipulá-lo com facilidade e de forma independente, sem complicações relatadas durante o seguimento. Ao final de um ano, houve uma diminuição significativa na taxa de incontinência anal de 13,96 para 6,83; 87% dos pacientes já apresentavam defecação diária e somente um paciente (4,3%) apresentava perdas diárias e sensação de evacuação incompleta, após um ano de ITA simplificada; 82,6% já não faziam mais uso de laxativos e 82,6% relataram melhora máxima da qualidade de vida após um ano de ITA simplificada. Familiares/cuidadores também relataram melhora na qualidade de vida no que se refere ao cansaço e desfrute da vida. Conclusões: a ITA simplificada, utilizando dispositivo para colostomia, mostrou-se um método eficaz com manuseio domiciliar adequado e melhora significativa da função intestinal. Como consequência, pacientes com MMC e seus familiares/responsáveis tiveram impacto positivo em sua qualidade de vida.
Efeito do exercício físico agudo em intensidade leve e moderada na concentração sérica de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) em indivíduos após acidente vascular cerebral (AVC) na fase crônica
O acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda causa de óbito no mundo e no Brasil é a primeira causa de morte e incapacidade, o que gera grande impacto econômico e social. A lesão causada pelo AVC resulta em morte de neurônios, o que determina principalmente o surgimento de deficiências motoras e sensitivas. Associado a essas deficiências e à limitação de atividades, o descondicionamento físico é um importante aspecto pós-AVC. Portanto, o exercício aeróbico é realizado em centros de reabilitação e é descrito que essa modalidade de atividade física aumenta a concentração sérica de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), uma neurotrofina importante para a sobrevivência neuronal. Contudo, pouco é conhecido sobre quais os melhores parâmetros de exercício aeróbico para aumentar a concentração de BDNF. O objetivo deste estudo foi avaliar a viabilidade do estudo e o efeito do exercício físico agudo em intensidade leve e moderada na concentração sérica de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) em indivíduos após acidente vascular cerebral (AVC) na fase crônica. Cento e cinquenta e um indivíduos foram triados, mas apenas 22 foram elegíveis e aceitaram participar do estudo. Os participantes responderam um questionário sócio-demográfico e foram avaliados quanto ao nível de independência funcional (Escala de Rankin Modificada, ERM), função cognitiva (Mini Exame do Estado Mental, MEEM), sintomas depressivos (Escala de Depressão de Hamilton, HAM-D), fadiga (Escala de Severidade de Fadiga, ESF) e capacidade funcional (Teste de Caminhada de 6 minutos, TC6m). O material biológico foi coletado antes e após cada sessão de exercício e a concentração de BDNF foi mensurada por meio do ensaio imunoenzimático (ELISA). Dos 22 indivíduos, apenas 10 completaram as três sessões. A concentração sérica de BDNF não aumentou após a realização de exercício aeróbico em intensidade leve (p=0,354) e do treino funcional (p=0,261), mas aumentou após o exercício aeróbico em intensidade moderada (p=0,044). Nossos resultados reforçam a literatura, que aponta que a intensidade moderada é indicada para aumentar a concentração sérica de BDNF. Dessa forma, o exercício aeróbico em intensidade moderada poderia ser sugerido como uma estratégia de intervenção em indivíduos pós-AVC
Os sistemas e práticas de informação no apoio a projetos de mudança estratégica e organizacional
Este trabalho teve como objetivo investigar, discutir e analisarcriticamente o papel dos sistemas e práticas de informação enquantogeradores de informação para orientação de ações dentro de umaorganização e, seu uso, para apoiar a criação e disseminação deconhecimento, cultura e aprendizagem organizacionais.Conscientes de que muitas teorias no campo das ciências gerenciais são formadas a partir da sistematização de experiências empresariais,procuramos verificar numa organização que estivesse fazendo uso, nocotidiano, desses sistemas e práticas. A escolha do Banco do Nordeste do Brasil S/A como foco deste estudo está relacionada ao fato de o banco possuir um moderno, dinâmico e bastante avançado sistema de informação, desenvolvido a partir da inteligência e conhecimento de suas equipes de trabalho, que definiram uma identidade empresarial própria para a organização (visão de futuro, missão e foco estratégico) e passaram a desenvolver serviços inovadores, a partir do conhecimento compartilhado de seus funcionários, no processo de mudanças para adaptação à nova ordem social e econômica pela qual passam nossas organizações. A apresentação do modelo de sistema de informação do Banco do Nordeste do Brasil S/A foi definida a partir de informações coletadas na organização, através de relatórios e discussões com funcionários e complementadas com análise detalhada do sistema em questão.
Entre fraldas e letras, fazeres e afetos: enredos de educadoras infantis (UMEIs de Belo Horizonte /2007-2008)
RESUMO Este estudo analisa quem são as educadoras infantis de duas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) de Belo Horizonte, como se veem e sentem a sua condição profissional e de trabalho. Discute, especialmente, a rotina de trabalho das educadoras com as crianças, sobretudo a arquitetura do tempo, do espaço e as práticas que as constituem. Contém, ainda, uma análise inicial de suas autoimagens profissionais, de suas concepções sobre as crianças, bem como das alegrias, tensões e dificuldades inscritas no dia-a-dia dessas profissionais nas duas UMEIs. Procura, ainda, identificar e compreender os motivos e circunstâncias associados à entrada e permanência dessas educadoras nessa atividade profissional, buscando interpretar os sentidos que elas lhe atribuem. A pesquisa foi realizada com educadoras que atendem crianças entre 1 e 6 anos de idade, em 2007 e 2008. Trata-se de uma investigação na perspectiva qualitativa, realizada mediante a observação direta do cotidiano das educadoras nas UMEIs combinada à realização de entrevistas narrativas individuais e entrevistas semiestruturadas com grupos de educadoras dessas instituições. As profissionais foram subdivididas em dois grupos, segundo a faixa etária das crianças com as quais trabalhavam, agrupamentos assim definidos: educadoras que trabalham com Primeiro Ciclo (crianças menores de três anos) e as que trabalham com o Segundo Ciclo (crianças maiores de três anos). Dentre as principais descobertas deste estudo, está a existência de pontos comuns e distintos revelados por esses dois segmentos de educadoras infantis quanto às questões investigadas. Elas se aproximam, por exemplo, quanto à referência que sustenta suas autoimagens profissionais, isto é, o que elas consideram como sendo um professor ou como a atividade docente. Contudo, as educadoras que trabalhavam com crianças menores de três anos, que demandam ações de cuidados (físicos e emocionais) muito intensos, entendem que a imagem de professora não é suficiente para definir a complexidade dos fazeres dessa profissão. Outro ponto que elas compartilham refere-se às suas alegrias nesse trabalho, pois atribuem à relação com as crianças - por entre fraldas e letras, fazeres e afetos sentimentos de alegria, gratificação e beleza. Elas participam, testemunham e colaboram com o desenvolvimento das crianças. Elas possibilitam as crianças o aprendizado e incorporação de saberes e práticas culturais, individual e coletivamente. Nos aspectos que as diferenciam, destaca-se que as profissionais que trabalham com crianças menores de três anos revelaram que os cuidados corporais (higiene e alimentação) e de proteção predominam em suas rotinas de trabalho, ocupando grande parte do tempo de suas lidas diárias com a criança na instituição, prejudicando a realização de outras atividades educativas. Quanto às educadoras das crianças acima de três anos, têm preocupações relativas à realização de atividades de ensino de leitura e escrita de letras e numerais, e com o desenvolvimento de habilidades nas crianças (recorte, colagem, ouvir e contar histórias, dentre outras). Nesse subgrupo, as atividades de cuidado parecem não constituir um ponto expressivo de tensão e dificuldade na rotina diária. Estes se localizam, especialmente, na desvalorização social dessa atividade e carreira profissional, associada de um lado ao imaginário social que desqualifica e desvaloriza os trabalhos considerados femininos, como certo tipo de serviços e de cuidados, bem como as próprias crianças e o trabalho com elas ; e, de outro, está a inferiorização e o descaso do poder público para com a Educação Infantil, localizada no patamar mais baixo do prestígio social, sendo, portanto, menos valorizada material e simbolicamente nas hierarquias sociais e escolares, nas políticas públicas e na gestão educacional.
Plano de ação para ampliação da cobertura do exame citopatológico no Programa Saúde da Família de Jaci
Conhecendo os fatores que impedem ou dificultem a realização do exame citopatológico, pode-se melhorar a qualidade na assistência à mulher embasada em uma relação de confiança entre profissional-usuária, aumentar a cobertura do exame e diminuir o número de casos de câncer de colo uterino. Observa-se que a cobertura do exame na Unidade de Saúde da Família (USF) Jaci do município de Candeias-MG é muito baixa, o que preocupa os profissionais. O objetivo deste estudo foi elaborar um plano de ação visando aumentar o número de exames de Papanicolaou realizados entre as mulheres de 20 a 59 anos, cadastradas na USF Jaci, do Município de Candeias MG. Para tal foi utilizado o diagnóstico situacional previamente realizado pela equipe da unidade de saúde identificando os principais problemas na comunidade; dentre eles priorizou-se: o baixo número de mulheres entre 20 a 59 anos que não realizam o exame citopatológico de colo uterino. Foi realizada uma análise para identificar as causas mais importantes do problema e que precisam ser enfrentadas. A equipe selecionou os nós críticos que estão dentro do espaço de sua governabilidade, ou seja, o que a equipe tem possibilidades de enfrentá-los, sendo eles: hábitos e estilos de vida e nível de informação. A partir da definição dos nós críticos a equipe elaborou um Plano de Ação incluindo ações como capacitação das ACS sobre a importância de realizar o exame preventivo, criação de grupos de mulheres para identificar os fatores que as impedem de realizar o exame, criar horários alternativos para favorecer as mulheres que trabalham fora do domicílio, realização de palestras; oficinas de grupos; distribuição de panfletos informativos e divulgação em rádio sobre o câncer do colo uterino. A elaboração deste plano de ação possibilitou à USF Jaci perceber a importância de se utilizar um método de planejamento como ferramenta para organização do processo de trabalho proporcionando à população uma melhor assistência à saúde, em especial a cobertura da população feminina na prevenção do câncer cérvico-uterino.
As Universidades Federais em Minas Gerais: uma análise de seus indicadores de desempenho
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar indicadores de desempenho e variáveis financeiras e operacionais das onze Universidades Federais localizadas no estado de Minas Gerais: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de São João del Rei, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Itajubá, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Alfenas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Caracteriza-se como descritivo, com uma abordagem qualitativa / quantitativa. Analisou-se a evolução dos recursos disponibilizados às Universidades Federais mineiras durante o período de 1995 a 2004, constatando-se uma diminuição contínua quando considerados os períodos trianuais, com valores corrigidos pelo IGP-DI. Foram ainda analisadas as evoluções dos indicadores de desempenho apresentados pelas Universidades Federais mineiras ao Tribunal de Contas da União entre 2002 e 2004. Também, compararam-se as médias das Universidades Federais mineiras com as das Universidades Federais brasileiras. Além dessas análises, foram realizadas entrevistas com os gestores de 7 Universidades Federais mineiras. Finalmente foi realizado um survey, incluindo questões referentes às variáveis de aprimoramento do sistema universitário federal, do qual obtiveram-se 118 respostas.
Empreendedorismo académico: um desafio para transferência de biotecnologia na Universidade Federal de Minas Gerais
A biotecnologia é considerada um fator chave na luta contra doenças e fome no mundo. Devido a regulamentos rigorosos, investimentos elevados e pesquisas extensas, a maior parte da pesquisa e desenvolvimento que leva a produtos e serviços de biotecnologia é realizada nas universidades e, em seguida, transferida para empresas já consolidadas ou para uma nova empresa criada pelos próprios acadêmicos. No entanto, o processo de transferência de tecnologia da pesquisa universitária para a comercialização da indústria apresenta desafios. O presente trabalho busca compreender por que biotecnologias desenvolvidas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) frequentemente não alcançam a fase de mercado. Para investigar esta questão, o principal objetivo do presente trabalho foi compreender a interação universidade-indústria e seus desafios na perspectiva de professores pesquisadores na área de biotecnologia. Um modelo de pesquisa quantitativa é usado para explorar o cenário da biotecnologia na UFMG e coletar informações sobre a interação universidade-indústria, obstáculos à P&D, apoio financeiro, colaboração em P&D, experiência de gestão e atividade empresarial. Uma contribuição do presente trabalho é apresentar de forma descritiva o cenário da pesquisa da biotecnologia na UFMG de acordo com a perspectiva dos professores que pesquisam nesta área, seus principais obstáculos, forma e intensidade de interações e desafios relativos à transferência de tecnologia no Sistema Nacional de Inovação brasileiro. A principal contribuição é a identificação de pouco interesse em transferência tecnológica e da baixa atividade empresarial acadêmica na área de biotecnologia na UFMG. Os resultados deste trabalho sugerem que o baixo interesse pela atividade empresarial acadêmica (relacionados a transferência tecnológica moderada) não estão, necessariamente, relacionados a uma questão setorial da biotecnologia, mas uma consequência do sistema de inovação imaturo do Brasil.
Fitoquímica e atividade vasodilatadora "in vitro de" "Mansoa hirsuta D.C.".
A planta Mansoa hirsuta DC (Bignoniaceae) é uma liana encontrada na mata Atlântica, sem uso etnomédico registrado. Recentemente, a atividade inibitória da enzima conversora de angiotensina (ECA) foi relatada para as folhas desta espécie. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a potencial atividade anti-hipertensiva da espécie emmodelos in vitro e isolar os constituintes bioativos. O extrato de folhas de M. hirsuta (EEF), preparado por percolação exaustiva com etanol 96%, apresentou atividade vasodilatadora dependente da concentração e do endotélio (CI50 = 8,5 ± 0,6 ìg/mL), em preparações de anéis de aorta de ratos. Esse efeito foi suprimido na presença do LNAME (100 Smol/L), um inibidor da óxido nítrico (NO) sintase, indicando a participaçãodo NO na resposta de EEF. A indometacina (10 Smol/L), um inibidor da ciclooxigenase, não alterou significativamente a resposta vasodilatadora de EEF (CI50 12,0 ± 0,8 Sg/mL). A incubação dos anéis com superóxido dismutase (SOD; 300 U/mL) não alterou a curva concentração-resposta (CCR) obtida para o EEF, enquanto a CCR obtida para SIN-1(CI50 = 2,75 ± 0,73 ìmol/L), um doador de NO, foi significativamente deslocada para a esquerda na presença de EEF (50 Sg/mL; CI50 = 0,67 ± 0,11 ìmol/L), efeito semelhante ao obtido com a incubação com SOD (300 U/mL; CI50 = 0,8 ± 0,11 ìmol/L). Esses resultados indicam que a vasodilatação induzida por EEF é, em alguma extensão, promovida pelo aumento da biodisponibilidade de NO, resultante da atividade antioxidante do extrato. O EEF foi submetido a fracionamento por técnicas cromatográficas variadas (coluna de sílica gel, Sephadex LH20, RP-HPLC e cromatografia em contracorrente de alta velocidade HSCCC) e/ou partição entre solventes imiscíveis, resultando no isolamento de três substâncias denominadas PP1, PP2 e PP3. A análise dos espectros de massas desses compostos possibilitoucaracterizá-los como proantocianidinas tetraméricas, constituídas por duas unidades de afzelequina e duas unidades de catequina, ou seus epímeros correspondentes, e um resíduo de açúcar. A natureza das unidades de flavan-3-ol constituintes de PP1 foi confirmada por experimentos de RMN de 1H e de 13C mono e bidimensionais. Aocorrência de proantocianidinas em uma espécie de Bignoniaceae é relatada pela primeira vez neste trabalho. A atividade inibitória da ECA das substâncias isoladas foi avaliada in vitro, sendo apenas PP1 ativa, com inibição de 76 ± 2,7 %, na concentração de 100 ìg/mL. PP1 também apresentou atividade vasodilatadora concentração- e NOdependente,com CI50 de 0,25 ± 0,10 Smol/L. Esses resultados corroboram a potencial atividade anti-hipertensiva de M. hirsuta e indicam PP1 como uma das substâncias bioativas da espécie.
A meditação como área de conhecimento: estudo cientométrico
Este estudo tem como objetivo geral analisar a inserção do tema meditação no núcleo de periódicos científicos da área médica, para identificar os países mais produtivos em resultados de pesquisas e sua comunicação em periódicos científicos dessa área, no período de 2009 a 2018, indexados na Web of Science e SCOPUS. A motivação da seleção do tema meditação foi em razão de essa temática ter crescido e apresentar-se como uma das Terapias Complementares mais utilizadas em todo o mundo. A escolha das bases citadas deu-se em virtude de sua cobertura multidisciplinar e por indexarem periódicos de alto impacto. O recorte temporal de 10 anos foi adotado por possibilitar avaliar a evolução dessa temática nos últimos anos. A fundamentação teórica abrange autores e conceitos da comunicação científica, dos estudos métricos e do campo das Terapias Complementares. Trata-se de estudo cientométrico, descritivo, de abordagem quantitativa. Os instrumentos de análise e sistematização de dados foram: as bases de dados - Web of Science - Coleção Principal, SCOPUS, Journal Citation Reports e SCImago Journal& Country Rank; Portal de Periódicos da Capes; Programa Excel e a ferramenta Wordsift. Analisaram-se as categorias: Produção científica por país; Núcleo de periódicos dos cinco países; Rede de coautoria; Representatividade do tema/Palavras-chave; e Produção científica X Citação Na Produção científica por país, identificou-se o ranking dos países líderes na pesquisa referente ao tema em estudo: na base Web of Science (1ª posição: Estados Unidos; 2ª posição: Inglaterra; 3ª posição: Austrália; 4ª posição: Canadá; e 5ª posição: Índia); na base SCOPUS (1ª posição: Estados Unidos; 2ª posição: Reino Unido; 3ª posição: Índia; 4ª posição: Austrália; e 5ª posição: Canadá). Na categoria Núcleo de periódicos, identificou-se que a maioria dos títulos de periódicos é de alto impacto e de procedência de países da América do Norte e Europa, em ambas as bases. Ainda se identificou que os periódicos encontram-se classificados em diversas categorias da área médica. Na Representatividade do tema/Palavras-chave, percebeu-se que as palavras-chave citadas nos artigos pelo autor e pelas bases de dados referem-se às mais variadas especialidades médicas. Com relação à Coautoria, os Estados Unidos foram o país que se destacou como o maior parceiro dos quatro países nas duas bases de dados, exceto com a Austrália (SCOPUS). A maioria dessas parcerias ocorreu entre universidades nos cinco países, em ambas as bases de dados. A múltipla autoria, na maioria dos estudos, ocorreu nos cinco países. A Produção científica X Citação apresentou que a Elite de produtores dos cinco países em estudo, em ambas as bases, é formada por um grupo reduzido de pesquisadores. Esse grupo corresponde a um ou, no máximo, a dois autores que publicaram entre as faixas de 26 a 70 artigos sobre o tema. A Frente de pesquisa mostrou que os grandes produtores publicaram seus estudos, na maioria, no idioma inglês e em periódicos indexados nas duas bases. Entende-se que esta pesquisa possa contribuir para o conhecimento de importantes dimensões dos estudos realizados pelos cinco países líderes a respeito desse tema.
Preparação e caracterização de biocatalisadores heterogêneos para a produção de biolubrificante
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Prognóstico pulpar de dentes permanentes com rizogênese incompleta reimplantados após avulsão traumática: estudo clínico longitudinal
A avulsão dentária é definida como o completo deslocamento do elemento dental do alvéolo ocasionando o rompimento total das fibras do ligamento periodontal bem como do feixe vásculo-nervoso apical. O reimplante é o tratamento de escolha, embora seu prognóstico no longo prazo seja imprevisível, pois enquanto alguns dentes reimplantados permanecem em boca por anos, outros são perdidos rapidamente promovendo sérios prejuízos psicológicos, estéticos, funcionais e financeiros. Poucos estudos clínicos longitudinais avaliaram o prognóstico pulpar de dentes permanentes reimplantados. Este estudo consistiu numa coorte histórica para avaliar o prognóstico pulpar de 133 dentes permanentes com rizogênese incompleta reimplantados após avulsão traumática em 117 pacientes atendidos na Clínica de Traumatismos Dentários da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais no período de 1994 a 2018. A partir da análise de prontuários clínicos foram coletados dados como: sexo, idade do paciente no momento do trauma, grau de rizogênese, duração do período extra-alveolar, meio de armazenamento do dente avulsionado, prescrição de antibioticoterapia sistêmica, tempo de imobilização, ocorrência de fraturas da coroa concomitantes com a avulsão. O padrão de resposta pulpar foi determinado com base nos dados clínicos e radiográficos e classificado como cicatrização quando observada a manutenção da vitalidade pulpar, obliteração do canal radicular e invaginação de tecido mineralizado semelhante ao osso na cavidade pulpar. A ausência de cicatrização foi classificada como necrose pulpar. Os dados foram analisados utilizando-se o programa estatístico R (versão 3.5.3, Viena, Áustria, 2018). Foi feita a análise descritiva das variáveis pesquisadas e uma regressão logística para estudo de associação entre as co-variáveis estudadas e a ocorrência ou não de cicatrização. A necrose pulpar representou o achado mais frequente (82,7%) seguida da invaginação de tecido mineralizado com aspecto ósseo na cavidade pulpar (9,77%), manutenção da vitalidade pulpar (5,26%) e obliteração do canal radicular (2,25%). O modelo multivariado final demonstrou que as chances de cicatrização pulpar foram maiores para dentes com estágios de rizogênese 2 (RC 17.4, IC 95% 2.8-106.6, p= 0.003) e 3 (RC 6.9, IC 95% 1.4 -3.9, p= 0.019), dentes armazenados no leite (RC 5.5, IC 95% 1.1 – 26.5, p= 0.038) e dentes reimplantados dentro de 15 minutos (RC 25.9, IC 95% 3.7 – 183.3, p= 0.001). Os resultados obtidos no presente estudo nos permitem concluir que a cicatrização pulpar representou um evento raro tendo ocorrido principalmente em dentes reimplantados com estágios precoces de desenvolvimento radicular após armazenamento em meios fisiológicos como o leite por curtos períodos de tempo.