RCAAP Repository
A dansa dos tempos em Grande Sertão : Veredas: hstória, literatura, crítica literária e linguagem
A presente dissertação de mestrado discute as relações entre história e literatura, detrês maneiras, que se entrecruzam. A primeira concerne às relações entre história eliteratura vislumbradas em importantes obras do cenário historiográfico contemporâneo,dos Annales aos pós-modernos. A segunda diz respeito ao mesmo tema, mas, dessavez, explorado na fortuna crítica de Grande Sertão: Veredas, a partir da forma comoessa crítica lê a história pelo romance, operando, para tanto, com os estatutos dahistória e da literatura de modo a ressignificá-los. A terceira forma, por sua vez,relaciona história e literatura, por meio de uma leitura autoral e específica do romancerosiano, tendo em vista a linguagem como elemento-chave.
Quem é essa profissional?: trabalho docente no ensino superior privado e relações sociais de sexo
A partir das últimas décadas do século XX têm ocorrido transformações significativas nas estruturas econômica, social e política em âmbito mundial, entre elas, o acirramento da globalização, a hegemonia do neoliberalismo e o avanço das tecnologias que vêm impactando os Estados/Governos. Mudanças importantes também têm sido observadas nos modos de objetivação das relações de trabalho. Estas mudanças no mundo do trabalho têm provocado transformações no modo como os/as trabalhadores/as se relacionam com o contexto do trabalho. As mutações do mundo do trabalho e suas consequências para as subjetividades dos/as trabalhadores/as atingem numerosas categorias de trabalhadores, sendo que a docência se constitui como mais um espaço de vivência dessas transformações. O ressurgimento do trabalho docente como foco de interesse de pesquisadores e de organizações representativas dos docentes sinalizam para uma precarização do trabalho docente e identificam uma crise de identidade vivenciada por esses/as profissionais, que tem influenciado a construção da identidade profissional dos/as professores/as. Esta investigação lançou um olhar para o ensino superior privado, buscando identificar e analisar os saberes produzidos, mobilizados e utilizados na prática cotidiana do trabalho docente pelas professoras que atuam no ensino superior privado e a construção da identidade profissional dessas docentes, tendo como categoria de análise as relações sociais de sexo. A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior, situada em um município que faz parte da Grande Belo Horizonte, há 10 anos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e aplicados questionários a professores/as da IES investigada. A IES estudada pertence a um grupo empresarial mineiro, que possui diversas IES e instituições de ensino, que ofertam a Educação Básica e profissionalizante, fundado na década de 60, período da primeira expansão do ensino superior via abertura, deste nível de ensino, à iniciativa privada. Essa rede de ensino está presente em mais de 100 cidades no Estado de Minas Gerais. A pesquisa revelou que no ensino superior privado ainda é marcado pelas desigualdades de gênero, precarização do trabalho docente no ensino superior privado, adoecimento e sofrimento no trabalho tanto por parte dos professores quanto das professoras, mas, que a vivência do prazer no trabalho é mais comum entre as professoras do que entre os professores.
2022-12-06T15:42:04Z
Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira
Are there sex preferences in Brazil?
Society ascribes roles and expectations for people based on their sex. When the costs and benefits of each sex are different, people may have different motivations for having sons or daughters because children of different sexes are not substitutable. Sex preferences may then increase fertility, as women and couples who pursue a certain sex composition may progress to additional births. To understand how the social structure has been shaping sex preferences and fertility ideals, it is important to identify the characteristics of women with different preferences. Using responses to questions about an ideal number of children and their sex composition available in the Brazilian Demographic Health Survey of 1996 and 2006, this paper provides evidence that a balanced sex preference exists among most Brazilians; some evidence of a secondary daughter preference is also found. Evidence also shows that “gender indifference” has become more pronounced as fertility declines.
Design e análises de mastros de bambu para aplicações estruturais
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Estudo de sintomas de despersonalização em pacientes com migrânea e controles
Introdução: A despersonalização, ou sensação de estranhamento em relação a si mesmo, é um fenômeno intrigante e, até o momento, pouco investigado. Os sintomas de despersonalização - que incluem desrealização, deafetualização e alterações nas recordações subjetivas - podem se manifestar em forma de episódios transitórios, fazer parte da apresentação de transtornos neuropsiquiátricos ou ocorrer de forma primária, no transtorno de despersonalização e desrealização. A migrânea é uma cefaleia primária recorrente presente em 15,8% da população brasileira, e cerca de 30% dos pacientes com migrânea relatam aura premonitória. Nos últimos anos, surgiram trabalhos investigando a relação entre as duas condições e hipotetizando um mecanismo fisiopatológico comum. É relevante a observação de que tanto a migrânea quanto o transtorno de despersonalização apresentam alto índice de comorbidades psiquiátricas, principalmente transtornos ansiosos e depressivos. Objetivos: Avaliar a frequência e intensidade dos sintomas de despersonalização em migrânea com e sem aura e controles saudáveis, controlando para a co-ocorrência de ansiedade e depressão, e realizar a tradução e adaptação cultural da Escala de Despersonalização de Cambridge. Método: Foi realizado um estudo transversal observacional utilizando entrevistas psiquiátricas estruturadas em 49 pacientes que preenchiam critérios da Sociedade Internacional de Cefaleias (2013) para migrânea e 30 controles saudáveis. Foi utilizado o MINI para diagnosticar transtornos psiquiátricos do eixo I; a Escala de Despersonalização de Cambridge (versão em português brasileiro) e entrevista clínica visando identificar sintomas de despersonalização, BDI e BAI para quantificar os sintomas depressivos e ansiosos respectivamente e a MIDAS para avaliar o impacto da migrânea no trabalho e atividades diárias desses pacientes. O impacto da aura nos sintomas de despersonalização também foi avaliado. Resultados: Encontraram-se experiências transitórias de despersonalização nos últimos seis meses em 59,1% do grupo migrânea e 43,3% no grupo controle. A despersonalização clinicamente significativa, identificada por entrevista clínica semi-estruturada, esteve presente em 7,5% dos participantes, sendo associada ao diagnóstico de transtornos depressivos ou ansiosos em 85% dos casos. O transtorno de despersonalização e desrealização foi identificado em apenas um caso, representando 1,3% da amostra total ou 2,1% do grupo migrânea. Não foi encontrada associação entre a ocorrência da aura e a frequência ou duração das experiências de despersonalização. Conclusão: No grupo migrânea, as experiências clinicamente significativas de despersonalização estão ligadas à depressão e ansiedade, não sendo possível afirmar a existência de uma relação independente.
2022-12-06T15:42:04Z
Ana Carolina Sarquis Salgado
Estudo de caso sobre aplicação de um analisador químico de mão no controle de qualidade de minério de ferro
Na mineração de ferro, o controle de qualidade da lavra é feito com base no mapeamento geológico e na amostragem das frentes de lavra realizados pela equipe de geologia. As amostras de minério são enviadas para o laboratório químico da unidade operacional e, geralmente, são necessários alguns dias para que as análises sejam concluídas. Não raramente, a lavra do local amostrado ocorre antes que as análises químicas estejam prontas, o que implica num risco no controle da qualidade do minério lavrado. O analisador químico de mão pode ser uma ferramenta muito útil no controle de qualidade das frentes de lavra, se usado corretamente. Esse equipamento utiliza espectrometria de fluorescência de raios-X (FRX) por dispersão de energia (EDS, energy-dispersive spectrometry) para detectar cerca de 20 elementos, dentre eles: Fe, Si, P, Al, Mn, Mg, Ca. Em 2010, foi criado um banco de dados com amostras de diferentes tipos de minério encontrados nas minas de Mar Azul e Capão Xavier para realizar testes de precisão e acurácia com a FRX-EDS de mão. Em 2011, 20 amostras deste banco de dados foram testadas por esse equipamento e seus resultados foram comparados com análises de FRX-WDS, realizadas em laboratório, com condições de análise totalmente quantitativas. Com base nos resultados dos testes, foi possível calcular curvas de calibração para cada elemento de interesse. Assim, essas amostras foram reanalisadas e observou-se uma significativa redução do erro das análises da FRX-EDS de mão. Também observou-se que as análises com maior erro estão associadas às amostras com menor concentração dos elementos de interesse e vice e versa. Dessa forma, realizou-se uma setorização do erro por faixas de concentração do elemento Fe. A partir do gráfico desta setorização, foi possível observar que o equipamento apresenta um maior nível de acurácia para as faixas de concentração mais elevadas dos elementos de interesse e vice-versa. Logo, é necessário ter um maior cuidado ao interpretar as análises de elementos com baixos níveis de concentração. Conclui-se que o aparelho de FRX-EDS de mão apresentou boas acurácia e precisão se comparado com outros métodos. Os resultados são considerados satisfatórios levando-se em consideração a portabilidade, o curto tempo usado na realização das análises (aquisição de dados), a pouca preparação dedicada às amostras e pelo fato das análises terem sido realizadas sem padrões de calibração.
2022-12-06T15:42:04Z
Emilio Evo Magro Correa Urbano
Breve nota sobre a Medida Cautelar em Mandado de Segurança 34.530-DF, Ministro Relator Luiz Fux, de 14 de dezembro de 2016
Uma breve nota sobre a Medida Cautelar, no Mandado de Segurança n.º 34.530, pelo Ministro Relator Luiz Fux, tomada no dia 14 de dezembro de 2016, sob o fundamento, em princípio, de estar controlando a regularidade do processo legislativo.
2022-12-06T15:42:04Z
Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira
Trajetórias escolares e vida acadêmica do estudante pobre da UFMG: um estudo a partir de cinco casos
Este trabalho busca compreender a trajetória escolar e as vivencias universitárias de um grupo de estudantes pobres que tiveram acesso, através do vestibular, a carreiras altamente seletivas na Universidade Federal de Minas Gerais, a saber: Ciência da computação, comunicação social, direito, engenharia elétrica , fisioterapia e medicina. Ele se inspira e se apóia em trabalhos que investigam trajetórias escolares nos meios sociais desfavorecidos tais como o de Hoggart (1975), Terrail (1990), Laurens (1992), Viana (1998), Souza & Silva (1999), entre outros. Dessa forma, privilegiam-se na construção do objeto três momentos substantivos: a dimensão histórica, a reconstrução e a analise das trajetórias investigadas e a experiência universitária de cinco jovens pobres no decorrer de dois anos. As indagações que orientaram a pesquisa empírica foram: existiram estudantes pobres nos cursos superiores, desde os seus primórdios? Se existiram, como e que os estudantes pobres viveram a experiência acadêmica no passado? Qual foi a trajetória de acesso dos universitários pobres, no passado e no presente, aos cursos altamente seletivos? No interior desses cursos, como e que se processa a vida cotidiana desses sujeitos? Como as condições materiais de existência afetam esses sujeitos no decorrer da aventura universitária? Os dados empíricos foram extraídos de longas entrevistas efetuadas junto aos sujeitos, orientadas por temas como a condição econômica do universitário, a vida de estudante dentro e fora do campus, a vida acadêmica propriamente dita, principalmente naqueles aspectos atinentes a relação com os professores, com os colegas, a atuação na sala de aula e o desempenho acadêmico, com o objetivo de dar visibilidade ao estudante pobre no brutal e desigual jogo de acesso e permanecia no ensino superior publico, lá de onde ele e mais difícil de ser jogado, nos cursos altamente seletivos.
Violência, clima e expectativas escolares: evidências das escolas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte
O objetivo desta dissertação é compreender a relação entre violência e organização escolar, e como esses fatores interferem na expectativa de escolaridade dos alunos. A análise se estrutura em duas etapas: a primeira procura entender como os fatores da eficácia coletiva influenciam a ocorrência de atos infracionais dentro das escolas. A segunda, trabalhando com o conceito de expectativas de escolaridade, inclui a violência no conceito de clima escolar presente na teoria da eficácia escolar, para entender como a organização da escola afeta as expectativas de escolaridade dos alunos. Para tanto, foram utilizados dados do INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - sobre as escolas mineiras e dados de uma pesquisa amostral do CRISP Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública - sobre a violência escolar na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados da análise econométrica sugerem que a capacidade de organização da escola afeta a ocorrência de violência dos alunos. O aluno ser vítima de agressão, furto ou roubo dentro da escola ou a identificação da existência de gangue impacta negativamente na sua percepção sobre o clima escolar. A melhora do clima escolar, por sua vez, exerce efeito positivo sobre a expectativa de alta escolaridade dos adolescentes. Eventos de violência possuem efeito indireto - através do clima escolar - sobre a expectativa de alta escolaridade. Depreende-se, portanto, que, trabalhar com a eficácia coletiva para o entendimento organizacional da escola, não só afeta diretamente os eventos de violência, como ajuda, indiretamente, os alunos na perspectiva de escolaridade.
Efeitos de três estratégias de aleitamento sobre ganho de peso, desenvolvimento ruminal e perfil metabólico e hormonal de bezerros holandeses
Os efeitos de três estratégias de aleitamento foram avaliados em 54 bezerros Holandeses. Água econcentrado foram fornecidos à vontade. As estratégias foram: 4L-60d (quatro litros 500 g desucedâneo/dia por 60 dias); 6L-29d/4L-60d (seis litros 750 g de sucedâneo/dia nos primeiros 30dias e quatro litros/dia 500 g de 31 a 60 dias) e 6L-60d (seis litros 750 g de sucedâneo/dia por60 dias). O desaleitamento foi abrupto aos 60 dias. Seis animais de cada grupo foram necropsiados aos30, 60 e 90 dias. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado. Consumode concentrado, peso, ganho de peso, peso de estômagos e órgãos foram analisados em arranjo fatoriale hormônios/metabólitos em parcelas subdivididas, médias testadas por SNK (P=0,05). Peso inicial eimunidade passiva foram semelhantes entre grupos (P>0,05). O consumo de sucedâneo no primeiromês foi inferior ao oferecido. O consumo de concentrado foi semelhante entre os grupos (P>0,05) eaumentou com a idade (P<0,05). O maior ganho de peso ocorreu no grupo 6L-60d (P<0,05). O ganhode peso aumentou a cada semana, exceto na semana dois devido à diarreia, e na cinco no grupo 6L-29d/4L-60d devido à redução de sucedâneo oferecido. As concentrações de glicose, AGNE e IGF-1foram semelhantes (P>0,05). A concentração de insulina foi maior no grupo 6L-60d (P<0,05). Insulinae glicose aumentaram e AGNE reduziu com a idade (P<0,05). O desenvolvimento ruminal foisemelhante entre os grupos. A estratégia 6L-60d resultou em maior ganho de peso e eficiênciaalimentar, sem redução no consumo de concentrado ou prejuízos ao desenvolvimento ruminal.
2022-12-06T15:42:04Z
Bruna Figueiredo Silper
Utilização do FIFA 11+ para prevenção de lesões e melhora da performance em atletas de futebol: uma revisão de literatura
A prevenção de lesões musculoesqueléticas tem sido muito discutida nos últimos anos no esporte. Com ela os atletas se tornam menos propensos aos afastamentos, pois passam a ter uma melhor capacidade para desenvolver as demandas impostas. Além disso, programas de prevenção geram menos gastos de atendimento e reabilitação do atleta lesionado. Com esse intuito, o FIFA 11+ foi desenvolvido como um programa de exercícios de aquecimento antes do treino com o objetivo principal de prevenir lesões no futebol. Assim, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão narrativa da literatura sobre a utilização do programa FIFA 11+ para prevenção de lesões e melhora da performance em atletas de futebol. Para isso, foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed, Bireme, Medline (via OvidSP) e Scielo, incluindo artigos com a combinação das seguintes palavras-chave: FIFA 11+, injury prevention, soccer, football, performance. Foram incluídos neste trabalho dezesseis artigos científicos que avaliaram os efeitos do programa FIFA 11+ na incidência de lesões e no desempenho esportivo. De acordo com os resultados dos estudos revisados, as evidências sugerem que este programa pode tanto reduzir a incidência de lesão de jogadores amadores de futebol, do sexo feminino ou masculino, quanto melhorar a performance, no que diz respeito ao ganho de controle neuromuscular nesses jogadores.
2022-12-06T15:42:04Z
Larissa Santos Pinto Pinheiro
Percepção de educadores sobre o processo de inclusão em uma Unidade Municipal de Educação Infantil
Esta pesquisa qualitativa apresenta um trabalho de Análise Crítica da Prática Pedagógica que consistiu em pesquisa e intervenção voltada para educadoras de uma UMEI da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte no que se refere as suas percepções sobre o trabalho de inserção das crianças com deficiência nesta unidade de ensino. Com o plano de ação previamente elaborado, foi realizada uma reunião com duração de três horas com o grupo de educadoras da Instituição, além de uma troca de experiências sobre a inserção e inclusão das crianças com deficiência na UMEI. O público alvo desse trabalho consistiu de XX educadoras que atendem crianças estas, na faixa etária entre 0 e 5 anos e 8 meses. Para a coleta de dados foram feitas cinco entrevistas semi-estruturadas, gravadas e transcritas. As educadoras entrevistadas possuem a faixa etária de 33 a 40 anos, com formação acadêmica em Pedagogia e outras com especialização. Através da análise realizada, foi constatado que o processo de inclusão na Educação Infantil nessa Instituição tem apresentado grandes avanços e que é necessário repensar as práticas pedagógicas e ações, trabalhar os desafios encontrados, buscar uma melhor parceria com as famílias e demais profissionais que atuam com as crianças com deficiências. Destacaram-se como desafios enfrentados pelos educadores as questões referentes aos laudos médicos apresentados, além de serem apontadas as dificuldades em suas formações e necessidade constante de pesquisa. Reafirmando a demanda por troca de experiências com a família e profissionais que atuam com as crianças, as educadoras acreditam na importância da formação do educador e do auxiliar de apoio à inclusão que trabalha com estas crianças para, uma melhor inserção e inclusão das crianças com deficiência nesta unidade de ensino de Belo Horizonte.
2022-12-06T15:42:04Z
Luzia Eustaquia Rates Pereira
O uso de modelos e aparelhos no ensino de astronomia nas séries iniciais do ensino básico: instrumentos de mediação para o aprendizado
A temática que esta pesquisa se propôs investigar se insere no contexto do trabalho desenvolvido com crianças de uma sala de aula das séries iniciais em atividades de ensino de ciências naturais a partir do Projeto Astronomia. Esta pesquisa tem por premissa epistemológica a perspectiva de que a interação social em espaços institucionais específicos é o eixo norteador do processo de construção de conhecimentos. O indivíduo se torna sujeito da aprendizagem no processo de interação com a cultura e de interlocução com o outro, o que segundo Vygotsky, (1986), integra o social e a atividade. O social, nessa perspectiva, constitui a fonte de desenvolvimento conceitual da criança e caracteriza a organização da atividade comum e do aprendizado dos estudantes. Com o desenvolvimento do Projeto Astronomia visou-se contribuir para a análise e reflexão sobre o uso de recursos mediacionais como modelos e aparelhos na construção do conhecimento físico na escola. A orientação para o trabalho pedagógico no contexto desta pesquisa no ambiente escolar procurou proporcionar o uso efetivo de tais recursos por parte das crianças, em situações construídas para que sua presença se fizesse necessária pela natureza das interações estabelecidas entre crianças e objeto do conhecimento. A necessidade de utilização e construção das mediações foi um recurso fundamental para o resgate dos fenômenos, por meio de estratégias de problematização, investigação e reflexão. O projeto de pesquisa consistiu em produzir, com a participação da professora e da pesquisadora, intervenções que permitissem identificar e avaliar as funções cumpridas e os impactos por ventura produzidos pelo uso dos recursos mediacionais no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. As intervenções na escola ocorreram durante o ano letivo de 2005.
2022-12-06T15:42:04Z
Alcione da Anunciacao Caetano Lobao Veras
As exposições de arte francesa no Brasil e sua influência em José Pancetti
A vinda da “Exposição de Pintura Francesa” para o Brasil, em 1940, seguida das mostras de 1945 e 1949, constituíram um acontecimento de grande relevância dentro da vida cultural e artística da época, pois além de tornarem-se um grande evento, possibilitaram a apreciação estética e o estudo de várias de obras conhecidas apenas por meio de publicações em preto e branco. Nesse sentido, o presente artigo tratará das sugestões e influências que alguns artistas presentes nessas mostras despertaram na obra do artista brasileiro José Pancetti (1902-1958).
Análise termoestrutural do desencurvamento de placas no lingotamento contínuo
A magnitude das tensões impostas na placa, combinada com a presença de marcas de oscilação profundas e a baixa ductilidade em um determinado intervalo de temperatura, aumenta a probabilidade de formação de trincas na superfície e na frente de solidificação no lingotamento contínuo. Utilizou-se o software ANSYS para modelagem matemática do desencurvamento de placas. O coeficiente de atrito entre a placa e os rolos, a pressão ferrostática, a espessura da pele solidificada e os efeitos térmicos foram considerados nas simulações estruturais. Um aço hipoperitético microligado ao nióbio foi submetido à tração a quente nas temperaturas de 800, 900, 1000 e 1100 ° C e as curvas de tensão versus deformação foram obtidas. O modelo de material proposto por Anand, que combina os mecanismos de fluência e plasticidade usando nove constantes, foi avaliado. Duas delas foram obtidas por regressão múltipla. O modelo de Anand foi implementado no ANSYS e comparado com o procedimento tradicional de modelagem dos dois mecanismos em separado. A tensão máxima observada usando o modelo de Anand foi de 67,21 MPa, enquanto que para o modelo viscoplástico separado, foi de 32,20 MPa. As tensões obtidas com o modelo de Anand foram superiores ao limite de resistência do aço, indicando a formação de trincas, que não ocorrem no processo industrial. A maior deformação observada para o modelo viscoplástico foi 0,0123, enquanto que para o modelo de Anand as deformações encontradas foram abaixo de 0,0099. Como uma deformação de 0,033 foi estimada por um modelo empírico, pode-se concluir que os resultados da simulação usando o modelo viscoplástico foram mais precisos do que com o modelo de Anand. Para a velocidade de 0,8 m/min, aumentando-se a largura de 1200 mm para 1800 mm, a tensão elevou-se de 30,6 MPa para 37,9 MPa. Enquanto isso, para a velocidade de 1,0 m/min essa elevação da largura acarreta em um aumento na tensão de 28,8 MPa para 32,2 MPa. Portanto, o efeito da elevação da largura sobre o aumento da tensão mostra-se mais expressivo para velocidades mais baixas. Em relação a um desalinhamento de rolo de 1 mm, identificou-se que a tensão tem um aumento de 75%, partindo de 32,2 MPa e atingindo 56,4 MPa nas mesmas velocidades e larguras. Sendo assim, avalia-se elevado o potencial de trincamento devido ao desalinhamento quando comparado aos demais efeitos de variáveis de processo. De maneira similar a deformação total eleva-se em 70%, sendo para a condição alinhada igual a 0,0123 e desalinhada de 0,021. Percebeu-se que o incremento está associado principalmente ao mecanismo de plasticidade.
Utilização da ferramenta Milk Run em uma empresa do segmento automotivo
O presente estudo procura demonstrar a importância do gerenciamento logístico para que uma empresa possa reduzir custos e ganhar competitividade em meio a um mercado que se mostra cada vez mais exigente e complexo. Foi realizado um estudo de caso que tem como tema a utilização da ferramenta Milk Run em uma empresa do segmento automotivo empresa essa uma montadora que trabalha com o enfoque Just in Time e busca a melhoria contínua dos seus processos logísticos por meio da coleta programada dos seus insumos. Com o objetivo de avaliar a efetividade de uma ferramenta de gerenciamento logístico, Milk Run, buscou-se comparar os cenários antes e depois de a empresa implementar essa ferramenta. Conduziu-se uma pesquisa de campo envolvendo entrevistas e observação dos participantes responsáveis pela implantação da referida ferramenta dentro da montadora. Além disso, foram explorados os conceitos de logística, cadeia de suprimentos, parcerias, transporte rodoviário, estoques, custos logísticos, Just in Time, Milk Run e Planejamento e Controle da Produção (PCP), tanto para sustentar a importância do gerenciamento logístico como para mostrar as obras relacionadas ao estudo. Os resultados apontam para a eficiência da ferramenta Milk Run em tornar os processos logísticos da montadora mais efetivos, proporcionando-lhe competitividade frente aos concorrentes. Dentre os principais desafios enfrentados, destaca-se a necessidade de disciplinar o fornecedor, visto que a filosofia Just in Time requer enfoque sistêmico de toda a cadeia de abastecimento. Um trabalho de aliança estratégica entre os envolvidos torna-se peça fundamental para o sucesso dessa implantação, pois, a partir de agora, a montadora passa a coletar os insumos no fornecedor e, para que não ocorram atrasos na fabricação desses insumos, é necessário obter informações claras e objetivas na cadeia de suprimentos. O resultado mostra que a empresa em questão implantou o sistema Milk Run por concebê-lo como um processo efetivo para disciplinar o fornecedor e, com isso, obter maior controle da cadeia de abastecimento (auxiliado pela informatização dos processos), redução dos custos logísticos e excelência no atendimento aos clientes.
$a Síntese de derivados da D-arabinose e investigação da sua atividade antifúngica
A glicosamina-6-fosfato sintase é a única enzima que catalisa a reação de conversão da D-frutose-6-fosfato a D-glicosamina-6-fosfato. Essa é a primeira reação na via bioquímica que leva à formação da forma ativada da N-acetil-D-glicosamina, a uridina-5-difosfo-N-acetil-D-glicosamina. Esse nucleosídeo fornece a N-acetil-Dglicosamina para a biossíntese de lipopolissacarídeos, peptídeoglicanos em bactérias e quitina em fungos, insetos e crustáceos. Como uma enzima participantena biossíntese de componentes importantes da parede celular, a glicosamina-6- fosfato sintase é essencial para as células fúngicas e a sua importância para as essas foi demonstrada pela deleção de seu respectivo gene, que se mostrou letal. Nesse trabalho está descrita a síntese de derivados da D-arabinose, modificados em C-1 e fosforilados em C-5, como potenciais agentes antifúngicos. Esses foramplanejados com base na estrutura do carboidrato no estado de transição da reação catalisada por essa enzima. Os compostos planejados 5-O-diestilfosforil-E,Z-Darabinose oxima, bem como o 2-(D-arabino-1,2,3,4-tetra-hidroxibutil)-5-metil-1,3,4- oxadiazol não foram obtidos. O derivado contendo o anel tetrazólico em C-1 e fosforilado em C-5 foi obtido em cinco etapas. O composto 5-(D-arabino-4-dietilfosforiloxi-1,2,3-tri-hidroxibutil)tetrazol, bem como outros intermediários de síntese foram avaliados quanto às suas atividades antifúngicas e antibacterianas. Entretanto, nenhuma dessas substâncias exibiu atividade contra os fungos e bactérias testados.
2022-12-06T15:42:04Z
Renato Marcio Ribeiro Viana
O sarau: uma manifestação artística e literária na EJA
A falta de concentração e a dificuldade de ater-se a qualquer informação por mais que alguns minutos dificultam o envolvimento dos estudantes em atividades que exijam a atenção por muito tempo. Aliadas à desvalorização da educação como aspecto fundamental para a formação cidadã, tornam-se grandes empecilhos para o ensino e aprendizagem. Os professores da Escola Municipal Moysés Kalil observaram que o contexto acima tem como uma das principais consequências o prejuízo à integração social. O sarau constitui-se como uma tentativa de amenizar os problemas oriundos das dificuldades de aprendizagem. Surgiu da necessidade de motivar os alunos a conhecerem os aspectos variados da literatura e despertar neles o interesse pela leitura. É também um projeto amplo que explora várias áreas do saber, como ciências, linguagens, corporeidade, geografia e história e a própria arte, convertendo-se em uma prática única, promovendo a globalização do conhecimento. Como plano de ação, esta pesquisa analisa, através da observação e comparação, como o sarau contribui para o desenvolvimento escolar. Utiliza-se também da entrevista a alunos e professores realizada anterior e posteriormente ao sarau, para justificá-lo como processo que intermediação à aquisição da aprendizagem em diversos campos do saber e, por conseguinte, à globalização dos conhecimentos em turmas de jovens e adultos. Para tanto foram realizadas leituras de autores como Magda Soares (in. Revista Pátio: fevereiro de 2004), Hernández & Ventura (1998) e documentos oficiais, como a PROPOSTA POLÍTICO PEDAGÓGICA do Projeto EJA/BH - Projeto Veredas ( Homologado nos termos do artigo 12 da Lei n.º 7.543/98 em 09/09/03.) e PARECER CME/BH Nº 005/2009, Secretaria Municipal de Educação - PBH, que corroboraram para embasar essa prática executada na escola há oito anos. Assim, esse plano de ação descreve como o sarau foi idealizado e realizado no ano de 2011, divulga as expectativas, desenvolvimento e os objetivos alcançados por alunos e professores ao longo de sua execução.
Viabilidade construtiva
O presente trabalho de conclusão de curso apresentou uma alternativa para o sistema construtivo no Brasil, o Light Steel Framing. O Light Steel Framing é um sistema construtivo proveniente de avanços tecnológicos com finalidade de atualizar e evoluir os processos da construção civil, aperfeiçoando o método para reduzir o desperdício, o impacto ambiental e principalmente reduzir o prazo do processo construtivo. O método mais utilizado no país é a construção com alvenarias de tijolos ou blocos de concreto, o que implica em alto índice de desperdício de materiais e redução na produtividade. O Light Steel Framing é um processo construtivo em aço galvanizado, com etapas industrializadas que reduzem o desperdício de matéria prima durante a execução no canteiro de obras, sendo basicamente um processo de montagem. Possui uma estrutura leve, através da qual a fundação não sofre alta sobrecarga, diminuindo no custo de concreto e aço. Essa pesquisa identificou pontos positivos e negativos para utilização desse tipo de construção, levando em consideração aspectos gerais. A metodologia da pesquisa envolveu a avaliação de projetos já executados, para ilustrar esse sistema e provar as suas vantagens e desvantagens.
2022-12-06T15:42:04Z
Vinícius Oliveira Melo
Monitoração e controle de processos térmicos em edificações por meio de um sistema distribuído
Apresenta-se neste trabalho um sistema distribuído de baixo custo para fins de monitoramento e controle de usos finais em edificações. Para tanto, foi implementado um sistema de monitoramento contínuo das variáveis elétricas e ambientais no Centro de Pesquisa em Energia Inteligente (CPEI/CEFET-MG). Os dados coletados são armazenados em um banco de dados, e são disponibilizados via Internet, em tempo real, viabilizando o estudo mais realístico da matriz energética da edificação e das condições ambientais. O acompanhamento sistemático permite uma avaliação detalhada para identificação dos pontos críticos, para que se possa atuar de forma pontual. É apresentada neste trabalho, uma estratégia de controle para um sistema de condicionamento de ar, feita a partir do monitoramento de variáveis ambientais e do sistema. No caso do uso final ar condicionado (que é, em geral, a carga mais crítica em termos de consumo, tornando-se um ponto crucial no processo de eficientização), qualquer melhoria em seu controle pode representar melhoria nas condições ambientais e redução no consumo de energia. Um estudo de caso foi realizado em uma unidade de condicionamento de ar de pequeno porte, utilizando técnicas de controle convencionais. Entretanto, a plataforma implementada suporta a utilização de técnicas de controle avançadas (que seriam as que têm grande potencial de obtenção de ganhos energéticos ainda mais significativos). O sistema de controle ora proposto pode ser estendido a outros processos e sistemas de naturezas diversas. Os aspectos relacionados a implementação prática do sistema de monitoramento e controle são descritos nesta Dissertação. Ela compreende as fases de descrição da plataforma, descrição do processo, modelagem matemática, definição da estratégia de controle, projeto do controlador, implementação prática do sistema de controle e avaliação dos resultados obtidos no sistema real.