RCAAP Repository

Tratamento restaurador atraumático no controle da cárie em escolares do município de sarzedo MG: uma proposta de intervenção

Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção para a zona rural do Capão da Serra, pertencente à microrregião Brasília, no município de Sarzedo, Minas Gerais. Um levantamento de necessidades bucais, realizado no município, mostrou carências na situação bucal dessa região. O Capão da Serra mostrava dificuldades de acesso e água não fluoretada. Dessa forma, surgiu a ideia de um projeto que adotasse uma técnica que não necessitaria dos equipamentos odontológicos convencionais, que fosse simples e rápida e de fácil aplicação em cenários variados: o Tratamento Restaurador Atraumático (ART). A revisão de literatura sobre o tema contribuiu para a criação do Projeto Capão. Seu foco seria nas crianças das escolas do Capão, fazendo a Odontologia ultrapassar as quatro paredes do consultório, aproximando as crianças dos profissionais da Saúde Bucal e auxiliando no atendimento sobrecarregado da dentista da Unidade de Saúde da Família. O Projeto Capão seria, então, uma forma de promover a saúde bucal dessas crianças, com intuito de ser expandido para todo o município, futuramente. Medidas, como essa, mostram-se promissoras e devem ser utilizadas como forma de ampliar o cuidado com a saúde bucal, que, por vezes, carece de práticas que vão além das convencionais.

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2019-08-09T15:30:46Z

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Luiz Paulo da Silveira Borges

Gestão escolar, acompanhamento pedagógico e práticas escolares: um estudo sobre a eficácia escolar em três escolas estaduais de Belo Horizonte

Este estudo se insere na linha de pesquisa conhecida como Escola Eficaz. Até 1960, fatores extraescolares, como a origem socioeconômica e cultural das famílias dos alunos, explicavam a maior parte das desigualdades no desempenho escolar. A partir de 1970, os estudos sobre os estabelecimentos de ensino, sem negar o peso dos fatores familiares, questionaram tal determinismo. As pesquisas passaram a investigar os fatores escolares e os resultados mostraram que eles não deveriam ser negligenciados. Principalmente para os grupos sociais menos favorecidos, a escola faz diferença. Esta pesquisa buscou investigar características de escolas que têm capacidade de incidir positivamente na aprendizagem dos alunos. O percurso metodológico começou com a seleção de três escolas da rede estadual de Belo Horizonte que pudessem ser comparadas. Por meio de uma análise correlacional entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o Indicador de nível socioeconômico (INSE) das escolas da cidade, ambos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foi possível identificar escolas com resultados diferenciados, mas comparáveis do ponto de vista desses indicadores. Nessas escolas, foram realizadas observação e entrevistas semiestruturadas com os diretores, supervisores e professores. Os dados textuais obtidos em notas de campo e entrevistas foram analisados tendo como referência três categorias de análise: liderança, acompanhamento pedagógico e práticas escolares. Por meio da análise de Conteúdo, a pesquisa revela então, dez fatores de escolas eficazes, todos identificados em nossas análises. Os resultados atestam que as escolas mais eficazes contam com uma atuação diferenciada da direção, da supervisão e dos professores. Estes sujeitos escolares são consistentemente engajados e envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Desse modo pode-se afirmar como elementos importantes para a constituição de uma educação de qualidade: diretores envolvidos nas questões pedagógicas, professores comprometidos com a escola e, por fim, uma supervisão pedagógica disposta a acompanhar o processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa contribuiu para o fortalecimento das pesquisas educacionais sobre escola eficaz.

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2019-08-12T18:17:05Z

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Pollyanna Silva de Paulo Faria

Curvas pontuadas com semigrupo de weierstrass simétrico

Este trabalho detalha parte do artigo de Contiero e Stöhr [CS], onde seabordam o tema das estimativas para a dimensão de MS através de uma construção explícita de sua compactificação, onde o espaço de moduli original é visto como um aberto de um espaço maior, no qual se permite que as curvas admitam singularidades, desde que estas sejam Gorenstein.

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2019-08-14T13:14:25Z

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Carlos Mejía Alemán

Discussão sobre os desconfortos físico-posturais em flautistas e sua relação com a técnica de performance da flauta transversal

O estudo sistemático de um instrumento musical não é uma tarefa simples e implica numa demanda física e emocional difícil de imaginar por quem não se dedica a essa atividade. Pesquisadores reconhecem que tal demanda pode afetar significativamente a carreira do músico instrumentista. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho foi investigar a provável associação entre os desconfortos físico posturais e as inadequações técnico-posturais da performance da flauta transversal. A partir da conceituação de postura, foram discutidos os aspectos fundamentais da biomecânica da postura corporal nas posições em pé e sentada; foi realizado um estudo sobre os desequilíbrios posturais mais frequentes buscando suas causas e consequências. A seguir, foi feita a transposição destes aspectos fundamentais da biomecânica da postura corporal para o universo da performance da flauta. Este estudo foi desenvolvido em três etapas: 1ª etapa - foram elaborados um questionário para avaliação da frequência de desconfortos físico-posturais em flautistas e um protocolo de vídeo para garantir a padronização das filmagens das performances dos flautistas; foi também sistematizada a técnica de avaliação de performance da flauta para aplicação neste estudo; 2ª etapa - aplicação do questionário; avaliação clínico-neurológica dos flautistas; filmagem da performance dos flautistas; avaliação da performance, através da análise de vídeo dos flautistas, realizada por uma fisioterapeuta especializada em atendimento a músicos e por um flautista de grande experiência, cegos aos resultados um do outro; 3ª etapa - análise estatística dos dados brutos e as devidas correlações entre os dados; compilação, avaliação final, discussão e resultados. O grupo de estudo foi formado por 42 flautistas que responderam o questionário, se submeteram às avaliações de performance e às avaliações clinico neurológicas. Através da análise dos dados, foi possível concluir que a frequência de desconfortos físico posturais nos flautistas estudados foi muito elevada e significativamente maior do que em não músicos. Embora os achados clínico-neurológicos descritos tenham significado clínico-patológico, é improvável que os desconfortos físico-posturais apresentados pelos flautistas possam ser explicados por eles. A metodologia criada para avaliação da performance (o Protocolo de Avaliação da Performance) mostrou-se um instrumento possivelmente útil, apesar de não ter sido comprovada estatisticamente a relação entre os problemas técnico posturais e os desconfortos físico posturais. Por esta razão, não foi possível confirmar a hipótese deste trabalho. Embora amplamente observada na prática do estudo e do ensino da flauta transversa, as inadequações técnico posturais observadas na performance dos flautistas avaliados não tiveram estatisticamente papel relevante na origem dos desconfortos físico posturais. É provável que esta confirmação ocorra mediante um estudo posterior envolvendo uma amostra de maior número.

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2019-08-14T20:24:37Z

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Marcelo Parizzi Marques Fonseca

Análise de atributos da modelagem BIM 4D associada às práticas de gerenciamento da construção – um estudo real com projeto de edificação vertical

As simulações 4D se mostram relevantes para apoiar diversos aspectos do planejamento de projetos de construção civil em contraponto às técnicas tradicionais que dificultam a visualização e compreensão espacial. Construir baseado em modelos pode oferecer mais do que apenas uma visualização das sequências construtivas, na qual o termo "simulação 4D" é comumente entendido. Pesquisas recentes mostram que a modelagem Building Information Modeling (BIM) 4D pode melhorar o gerenciamento da construção no contexto organizacional em áreas como planejamento, gerenciamento de riscos, logística de canteiro, alocação de recursos, detecção de conflitos entre outros. Neste contexto, a presente pesquisa buscou explorar como o gerenciamento da construção pode ser impactado pelos recursos da modelagem BIM 4D. Escolheu-se a abordagem metodológica constructive research para a construção do conhecimento, na qual se buscou o desenvolvimento de um conjunto de prescrições para um problema real. A parte prática se deu com a adoção dos softwares: ArchiCAD, Synchro PRO, Microsoft Office Project com os dados reais de uma edificação vertical concluída de uma construtora que está implantando o BIM. Também houve a checagem complementar de algumas funções com dados simulados. A principal contribuição da pesquisa consistiu num conjunto de requisitos e num guia de boas práticas que viabilizam os atributos da tecnologia de modelagem 4D combinados com fluxos de trabalho estruturados na qual essas ferramentas podem ser adotadas com suas respectivas oportunidades e limitações. Os softwares selecionados indicaram o auxílio na implantação do BIM, sendo úteis para facilitar diversas funções de gerenciamento, tanto na fase de desenvolvimento como de construção, porém a manipulação não observante do contexto ou indevida em relação aos fluxos de trabalho pode ser improdutiva e não permitir o favorecimento do potencial efetivo dos mesmos.

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2020-12-04T23:40:18Z

Creators

Patrícia Quintão Lima

Propriedades twist dos bilhares clássico e simplético

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

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2022-03-16T15:27:40Z

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Raquel Salgado Saraiva

Responsabilização por violações de direitos humanos e humanitário: análise dos painéis especiais para o Timor-Leste

Nos últimos anos, a justiça e a responsabilidade em situações de violação de direitos humanos e direito humanitário têm proporcionado importantes discussões, principalmente pelos diversos conflitos deflagrados atualmente. A preocupação é sobre a maneira não só de punir os responsáveis, mas, sobretudo, estabelecer mecanismos que garantam a jurisdicionalização internacional. Nesse sentido, propõe-se estudar o processo de construção dessa jurisdicionalização no Timor-Leste. Para tanto é necessário apontar os antecedentes históricos do conflito, as características e composição do Tribunal, com fins a demonstrar que os direitos humanos e humanitário passam a ser considerados fundamentais para a consolidação de qualquer sistema legal, bem como de um sistema de Direito Internacional Penal. A importância dos painéis especiais reside justamente no fato de ser um mecanismo apto a promover maior possibilidade de responsabilidade, resguardando ainda os direitos inerentes a este tipo de jurisdição. Além disso, tais painéis representam uma forma de solucionar os conflitos advindos das violações, preservando também a vontade e o domínio reservado dos Estados.

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2022-03-17T15:48:46Z

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Renata Mantovani de Lima Jamile Bergamaschine Mata Diz

Práticas de ensino-aprendizagem empregadas nas capacitações para profissionais da saúde

O objetivo do estudo foi discutir as práticas de ensino-aprendizagem que estão sendo empregadas para realizar capacitações para profissionais de saúde. Optou-se pela revisão integrativa em que o levantamento bibliográfico foi realizado no período de 04 de Novembroa 26 de Dezembro de 2013, no site da Biblioteca Virtual em Saúde. Foram utilizados como critérios de inclusão: somente artigos científicos, publicados na íntegra, entre os anos de 2008 e 2013, que retratassem a temática referente à revisão, nos idiomas de português e espanhol.Para análise foram realizadas várias leituras, exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. Foram selecionados 20 artigos para o estudo e desses verificou-se que 14 (70%) foram agrupados em Práticas com Metodologia Participativas e Expositivas Concomitantes, 3 (15%)em Práticas com Metodologia Expositivas e 3 (15%) em Práticas com Metodologia Participativas. O tipo de metodologia predominante nos artigos foi a oficina e 90% dos artigos apresentaram resultados positivos com o desenvolvimento das práticas de ensino-aprendizado.A avaliação pré e pós teste foi a mais evidenciada nos estudos. Demonstraram como estratégias eficazes, as capacitações divididas em duas fases, a parte teórica e parte prática, fazendo parte da rotina do serviço e sendo realizadas dentro da carga horária do serviço. Asparcerias entre os serviços e as Universidades para a programação e realização das capacitações mostrou-se como algo frequente. Espera-se que este estudo possa fornecer uma visão panorâmica das práticas de ensino-aprendizado empregadas na atualidade paraprofissionais de saúde, servindo como referência para instituições que realizam capacitações para profissionais de saúde.

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2019-08-14T00:10:33Z

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Fabio de Jesus Santos

A contratualidade empregatícia: seu caráter ideológico e revisão crítica no pós-moderno

No Direito Privado, a evolução conceitual do contrato chegou ao seu ápice através de sua categorização como negócio jurídico, a cuja estruturação concorrem necessariamente os pressupostos da igualdade e da liberdade das partes. Eventos como o avanço da sociedade de massa, as grandes guerras mundiais e regionais, as crises econômico-financeiras do capitalismo interno e internacional, as políticas intervencionistas e planejadoras de governos liberais e socialistas, a globalização da economia, ocorridos especialmente a partir do século passado, desencadearam a chamada "crise do contrato", no seio da qual se perderam ou se esvaneceram aqueles atributos. Entretanto, à manutenção do status quo da dominação política convém a conservação do discurso da igualdade e da liberdade nos espaços mais sensíveis e diretamente relacionados com a base econômica daquela dominação, insistindo na manipulação e legitimação de uma classificação totalitária de contratos para as mais diversas convenções, independentemente do grau de igualdade e liberdade na sua estipulação e na execução das respectivas obrigações. É esse fetiche da totalidade, da homogeneidade, que o pluralismo ético e científico do pós-moderno rejeita. Em tal contexto, a subordinação do trabalhador ao capitalista, garantindo os interesses do capital não só através do comando dos processos de produção de bens e serviços, como também dos critérios da divisão de seus resultados, passa a exigir a retomada da crítica ideológica da contratualidade das relações de emprego. A imprestabilidade do discurso ideológico à Ciência do Direito, trazida por Kelsen, volta à cena, e por Mata-Machado se conduz à construção de uma relação trabalhista integral porque humanizadora de todos os que integram o processo produtivo, garantindo-lhes a igualdade e a liberdade e, por elas, preservando e desenvolvendo a dignidade das pessoas, como determina o mandamento supremo constitucional

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2019-08-12T06:49:30Z

Creators

Rosemary de Oliveira Pires

As avaliações vão para a gaveta?: um estudo da utilização de avaliações de impacto no governo de Minas Gerais

Apesar de as avaliações de políticas públicas constituírem subsídios para que a tomada de decisões mais racional, motivada por um conjunto de informações confiáveis sobre a implementação e o desempenho de programas governamentais, nem sempre são utilizadas como deveriam. Autores internacionais observam que os estudos avaliatórios acabam sendo mal utilizados, esquecidos ou engavetados. No Brasil e nos governos estaduais, apesar do crescente interesse em avaliações de programas governamentais, é possível observar certa escassez de estudos empíricos nacionais que permitam veriticar a utilização de tais avaliações como instrumento de correção de rumos e aprimoramento dos serviços públicos. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a dinâmica da utilização dos resultados das avaliações de projetos estruturadores realizadas pelo governo do estado de Minas Gerais desde o ano de 2007, a partir de uma pesquisa qualitativa que utiliza a estratégia do estudo de caso e emprega as técnicas de observação direta, análise documental e, principalmente, entrevistas semiestruturadas com diferentes stakeholders envolvidos nessas avaliações. Com vistas a ilustrar e problematizar a elaboração teórica, o problema da utilização das avaliações estudado nos casos de avaliações de quatro avaliações de projetos estruturadores do governo mineiro: Viva Vida, Gestão lntegrada de Ações e informações de Defesa Social, Minas Sem Fome e Acelerar para Vencer. Em cada um dos casos é remontado o histórico da avaliação, desde a concepção da avaliação e expectativa inicial, até a conclusão da mesma, com alusão ao tipo de utilização ocorrido, pela percepção dos entrevistados. Conclui-se que o estado de Minas Gerais apresenta um sistema de avaliação em construção, ainda recente, na administração pública brasileira e que requer aprimoramento em seu arranjo institucional. A incapacidade de acomodar o pluralismo de atores envolvidos nos programas públicos, a desconsideração do contexto, das circunstâncias e do propósito que envolve a implantação de programas são alguns dos fatores responsáveis pela não utilização dos resultados dos estudos avaliatórios.

Year

2019-08-14T18:24:22Z

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Cinthia Helena de Oliveira Bechelaine

Direito, ciência do social: o lugar dos juristas nos debates do Brasil nos anos 1930 e 1940

Este artigo analisa o lugar dos juristas nos debates do Brasil dos anos 1930 e 1940. A partir do estudo das revistas Forense e Cultura Política, argumentamos que aproximações em torno de temas como a hostilidade ao parlamento, a busca por um conhecimento objetivo da sociedade, projetos de reformas legislativas e a chamada “socialização do direito” permitiram que o governo Vargas e os bacharéis em direito tecessem laços bastante estreitos. No início da década de 1940, entretanto, essas relações se tornaram mais tensas, e muitos juristas passaram a endossar a oposição liberal ao Estado Novo.

Year

2021-08-03T21:25:40Z

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Mariana de Moraes Silveira

Desigualdade sócioeconômica brasileira à luz da obra de Amartya Sen

A presente pesquisa consiste em abordagem diagnóstica de dados da distribuição da riqueza na população brasileira, à luz da ideia de injustiça remediável e da necessidade de reconciliação entre ética e economia de Amartya Sen. Por ser parte inicial de uma pesquisa mais abrangente e propositiva, esse artigo aponta, ao final, para a implementação de políticas públicas como meio de correção das distorções e desigualdades encontradas. A partir da análise de relatórios divulgados pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, IPEA e IBGE e da leitura das obras chave que sustentam a proposta, foram feitas abordagens diagnósticas, comparativas e compreensivas do objeto investigado. As desigualdades sociais são dimensões de um todo que compreende as perspectivas econômicas, jurídicas, políticas, históricas que influenciaram a posição em que uma pessoa se encontra na sociedade (RAWLS, 1970). A posição social geralmente se define pelo nascimento e tende a ser transmitida de geração em geração, a menos que o ciclo seja interrompido por meio de medidas públicas capazes de atingir um volume expressivo de pessoas na população. Uma política pública é uma medida conscientemente adotada por um governo, que o faz oficial e legitimamente em nome da população, para alcançar um determinado objetivo, conciliando os instrumentos políticos disponíveis com os interesses e aspirações de atores, instituições e ideias (HOWLETT, 2013). O caráter predominantemente econômico que assume a sociedade contemporânea faz com que essas desigualdades sejam percebidas como quase que exclusivamente afetadas por fatores econômicos. Isso se dá em razão de, frequentemente, as decisões jurídicas e políticas serem tomadas com base em critérios econômicos ou de eficiência, deixando de lado questões de ética e de justiça (LIPOVETSKY, 2016). Indicadores como o coeficiente Gini ou o IDH apontam para uma distribuição mundial da riqueza em que os 2% de adultos mais ricos possuem, juntos, mais da metade da riqueza global, enquanto a metade mais pobre da população mundial possui apenas cerca de 1% da riqueza total do mundo (UNU-WIDER, 2006). No Brasil, embora o coeficiente de Gini tenha sofrido redução no período 2004-2014 (de 0,545 em para 0,490), a concentração de renda permanece altíssima. O relatório de 2016 da SPE do Ministério da Fazenda, com base nos dados declarados à Receita Federal para o IRPF 2014 e 2015, indica que o 0,1% mais rico da população brasileira (27 mil pessoas) possui R$ 159,7 bilhões em rendimento total bruto. Essa parcela da população possui mais de 3000% de renda a mais que a média dos declarantes e bens e direitos em quantidade quase 6500% maior que a média nacional (BRASIL-SPE, 2016). Tais índices de concentração de renda refletem um quadro de desigualdades que se traduzem na não realização de direitos, e na impossibilidade de exercício da cidadania de forma plena, ou seja, em injustiça. Diante da existência de injustiças claramente remediáveis e que podem ser eliminadas, é preciso uma teoria da justiça econômica, reconciliada com a ética, com a tarefa de ser uma ética do capitalismo, para conciliá-lo com um paradigma político de democracia e realização de direitos humanos (SEN, 2009).

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2021-09-02T19:16:34Z

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Nathália Lipovetsky e Silva

Estudo das vilosidades em segmentos do intestino de ratos após a confecção de esfíncteres

As alterações da camada mucosa ocorrem quando as alças do intestino delgado são submetidas a trauma cirúrgico com ressecção de um segmento. Esta pesquisa buscou identificar a resposta das vilosidades em segmentos de intestino de ratos submetidos à confecção de esfíncteres. Foram utilizados 30 ratos, Wistar adultos, machos e distribuídos em três grupos de 10 animais. Do grupo controle (A) foi retirado um segmento do intestino distal para comparação com os grupos operados. Em outro grupo (B) foram confeccionados dois esfíncteres localizados a 100 milímetros e 150 milímetros da junção ileocecal. No terceiro grupo (C) foi realizada a confecção de apenas um esfíncter distante 100 milímetros da junção ileocecal. Entre o 10º e o 14º dia os animais foram, novamente, operados para retirada de segmento intestinal envolvendo os locais dos esfíncteres. Os animais foram pesados antes da realização das duas operações. Medidas dos diâmetros das alças foram tomadas nos atos operatórios antes e após o procedimento. O exame histopatológico permitiu a observação da altura das vilosidades medidas com auxílio de morfometria dos segmentos pré-esfíncter proximal, intermediário e pós-esfíncter distal do grupo B; pré-esfíncter pós-esfíncter do grupo C e com o segmento do grupo controle. Os resultados mostraram um aumento da média de altura das vilosidades para os segmentos pré e pós-esfíncter dos grupos B e C quando comparados com o grupo A. O segmento intermediário do grupo B não mostrou significância em relação ao controle, mostrando, no entanto em relação aos segmentos pré e pós-esfíncter dos grupos operados. Os animais de ambos os grupos apresentaram ganho ponderal e aumento do diâmetro da alças.

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2019-08-11T14:18:12Z

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Angela Aparecida Barra

Ciências da vida e da natureza: proposta de ensino para as classes multisseriadas

O Movimento da Educação do Campo é caracterizado por um conjunto de ações políticas e teórico-metodológicas protagonizadas pelos Povos do Campo em torno da luta pelo direito à Educação, que se integra à luta pela terra, tida como território de trabalho e vida. Tal movimento surgiu em meados da década de 80 e envolveu movimentos sociais, organizações sindicais, igrejas, universidades, organizações não governamentais e governamentais nos debates e práticas acerca da garantia do acesso dos sujeitos do campo ao conhecimento universalmente produzido. Dentre as muitas ações no âmbito das escolas campo, citamos a organização em classes multisseriadas, que reúne, em uma mesma sala, alunos de diferentes séries, orientados por um único professor. Isso ocorre em função do baixo número de alunos em cada ano/série e das longas distâncias entre as comunidades, constituindo um contexto marcado pela diversidade. Essa heterogeneidade presente em qualquer outra forma de organização do ensino, articulada a fatores identitários, como o ambiente, a cultura, a produção, os espaços sociais e geográficos, etc., precisam ser considerados na elaboração de políticas e práticas educativas para a Educação do Campo em classes multisseriadas. Os fatores apontados pelos professores como razão para o alto índice de fracasso escolar nessas turmas é justamente a organização multisseriada. Os docentes veem na diversidade de faixas etárias e de níveis de conhecimento um grande problema e entendem que a solução é fazer planejamentos distintos para cada grupo. Obviamente que o professor não dará conta de acompanhar todas as atividades dos alunos e, portanto, acaba dando mais atenção para determinado grupo. Outra questão é a negligência ao ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na maioria dos casos, os professores dessa etapa do ensino dedicam-se mais ao ensino de Língua Portuguesa e Matemática, devido a uma formação inicial deficiente e por considerarem essas áreas do conhecimento privilegiadas. Partindo desses problemas, propomos, neste trabalho, um Modelo de Ensino de Ciências com o intuito de subsidiar o trabalho do professor de classes multisseriadas na busca estratégias que promovam a interação dos alunos de diferentes níveis, usando a heterogeneidade em favor da prática pedagógica. Além disso, buscamos levar em conta, nessa proposta, os princípios da Educação do Campo, bem como a dinâmica e organicidade das classes multisseriadas. Nessa caminhada, a luta pela Escola de Direito é orientada pelos sujeitos coletivos do campo, cabendo a eles o protagonismo nas decisões para realizar o Projeto Político Pedagógico adequado aos seus interesses. Sendo assim, as práticas desenvolvidas no ambiente familiar, nos assentamentos, nos movimentos sociais, nas feiras, dentre outros espaços, devem compor os planejamentos de ensino, considerando as relações entre o campo e a sociedade. Se o educador conseguir desenvolver uma prática na perspectiva de superação da visão depreciativa dos sujeitos do campo, certamente estará fortalecendo a luta dos sujeitos do campo para (re)produzir suas existências como um direito humano.

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2019-08-12T21:50:11Z

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Vanessa Aparecida da Silva

Diferentes manipulações na amplitude de movimento podem resultar em distintas respostas de força e hipertrofia muscular no treinamento de força?

A amplitude de movimento articular (ADM) é uma variável do treinamento de força e o impacto de sua manipulação nas repostas de força e hipertrofia muscular tem sido questionado. Assim, o presente estudo teve como objetivo investigar se a manipulação da ADM influencia nas respostas de força e hipertrofia muscular. Para isso, 45 mulheres sedentárias entre 18 a 30 anos foram distribuídas igualmente em quatro (quatro) grupos experimentais e um (1) grupo controle (CON). Os grupos experimentais treinaram no “banco extensor de joelhos” durante três (3) meses e possuíam as seguintes denominações e configurações de ADM: Amplitude Completa (ACO) – ADM entre 100º e 30º de flexão de joelho (0º = joelho estendido); Amplitude Parcial Inicial (API) – ADM entre 100º e 65º; Amplitude Parcial Final (APF) – ADM entre 65º e 30º; Amplitude Variada (AVA) – alternância na configuração da ADM dos grupos API e APF a cada sessão de treinamento. Antes e após iniciarem o treinamento, todos os grupos foram submetidos ao registro de imagens axiais panorâmicas dos músculos reto femoral e vasto lateral em quatro pontos longitudinais na coxa direita, entre o trocânter maior do fêmur e o epicôndilo lateral do fêmur (40%, 50%, 60% e 70%), por meio de um aparelho de ultrassom. Com as imagens, a área de secção transversa (AST) de cada ponto foi calculada e somada entre os pontos. Além disso, todos os grupos realizaram três (3) testes de uma repetição máxima (1RM) nas ADM correspondentes a dos grupos API, APF e ACO, antes e após o treinamento, como forma de mensurar e comparar o desempenho de força. Todas as variáveis foram transformadas em respostas relativas (%), sendo que o aumento % da AST foi entendido como indicativo de hipertrofia e o aumento % nos testes de 1RM como indicativo de aumento da força máxima dinâmica. Para comparar a resposta de força e hipertrofia muscular, uma ANOVA two way (Grupo x Músculo) foi utilizada, com post hoc de Kcott-Knott sendo utilizado quando necessário e nível de significância igual a α < 0,05. Para a hipertrofia muscular foi detectado efeito principal no fator Grupo, onde API apresentou o maior aumento relativo, os grupos ACO e AVA apresentaram aumentos similares e superiores a APF e CON e APF foi superior a CON. Na resposta de força, o efeito significativo na interação entre os fatores apontou uma resposta de força ADM-específica (maior aumento nos ângulos treinados) para os protocolos API e APF, o que não foi visto para os grupos ACO e AVA que apresentaram aumentos similares entre os testes de 1RM. Além disso, no teste de 1RM na ADM parcial inicial os maiores aumentos foram dos grupos API e AVA. No teste de 1RM na ADM parcial final não houve diferenças entre os grupos experimentais, sendo todos superiores ao grupo CON. No teste de 1RM na ADM completa os grupos ACO, API e AVA apresentaram aumentos % similares e maiores que os dos grupos APF e CON, sendo APF superior a CON. Diante dos resultados, percebe-se que as respostas de força e hipertrofia muscular são afetadas pela configuração da ADM treinada.

Year

2021-08-02T16:26:36Z

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Gustavo Ferreira Pedrosa

Traço unário: o suporte da distintividade

Em, A Instância da letra ou a razão desde Freud, (1957/1998) Lacan formaliza sua abordagem estruturalista inscrita em seu retorno a Freud. Ao ressaltar a transposição, ou Entstellung, como o mecanismo básico do sonho enquanto formação do inconsciente, Lacan introduz seu conceito de significante. Assim, Lacan parte da leitura estruturalista, extraída de Saussurre, colocando o significante como elemento principal para ler os conceitos fundamentais da psicanálise freudiana, donde surge a ideia do inconsciente estruturado como uma linguagem. Desta feita, o estruturalismo foi escolhido por Lacan como instrumento de seu retorno a Freud. Sabemos que o signo saussureano é composto por uma relação do significante com o significado. Entretanto, ao tomar o significante, diferentemente do que propõe Sassurre, Lacan sublinha a importância da barra que separa esses elementos que compõem o signo. Desta feita o que leva o efeito de significação, que é a ultrapassagem da barra, passa a ser dificultado e extremamente evanescente. Diante desse modelo, a cadeia pede o incansável dizer do significante para gerar sentido. É preciso, portanto, supor um ponto aonde a cadeia se ancora, para pensarmos um sujeito que não seja consumido pela angustia do falar sem produzir sentido ou laço. Esse ponto de ancoragem é comumente tratado na teorização como ponto de captonage (point of capiton) ou 'ponto de basta'. Dado que a cadeia significante funciona continuamente, nosso intuito nessa dissertação foi entender como ela se interrompe e quais os conceitos relacionados a esse mecanismo. Para isso demonstramos como Lacan o define no seminário sobre 'As psicoses' (Lacan J. , 1955-1956/1985) e como o reformula a partir do seminário sobre 'A identificação' (Lacan J. , 1961-1962/ 2003) , com a noção de traço unário. Relativamente a esse último conceito, o de traço unário, consideramos que ele tornou-se o centro desta dissertação, desde que foi nosso objetivo principal cernir seus pressupostos e implicações.

Year

2019-08-12T21:02:23Z

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Tatiana Pedrozo de Sousa Pinto

Uso de medicamentos e assistência de enfermagem ao idoso hipertenso na Atenção Primária à Saúde: uma revisão da literatura

O objeto deste trabalho é assistir ao idoso submetido à terapêutica de medicamentos hipertensivos e possibilitar ao enfermeiro se tornar participante do processo de educação e saúde, orientando os idosos quanto à administração de medicação. Os medicamentos são o principal instrumento terapêutico para tratar a maior parte dos problemas de saúde dos idosos e o uso incorreto e indiscriminado destes representa graves perigos para a saúde desse grupo etário. O objetivo deste trabalho foi conhecer esta problemática e apontar ações que visem minimizar as iatrogenias medicamentosas em idosos. O estudo foi desenvolvido com uma abordagem de revisão bibliográfica. O estudo teve como objetivo fazer uma revisão bibliográfica, por meio de publicações científicas em livros, artigos e sites da saúde sobre o que propõe a literatura a respeito das ações de enfermagem para assistir ao idoso submetido à terapêutica de medicamentos hipertensivos. A partir da revisão da literatura pode-se perceber que os idosos possuem poucas informações a respeito de suas medicações e que ações educativas de enfermagem podem minimizar as complicações amenizando assim os problemas decorrentes do uso medicamentos.

Year

2019-08-11T13:16:42Z

Creators

Fabricia Macedo Nassau

A Intertextualidade na Produção de Resenha no Ensino Superior

Neste trabalho, são analisadas as estratégias intertextuais no gênero resenha, produzido por graduandos, a relação destas estratégias com a argumentação e sua contribuição para a função do gênero investigado. Buscamos, assim, oferecer uma visão integrada entre a intertextualidade e a construção do ponto de vista no gênero resenha para a capacitação do estudante como membro ativo na esfera acadêmica. Os pressupostos teóricos se baseiam, principalmente, em autores da Lingüística Textual e da sócio-retórica norte-americana no que diz respeito aos gêneros, à caracterização da resenha e da intertextualidade. O corpus é constituído por cinqüenta (50) resenhas produzidas por estudantes da graduação em Letras da Faculdade de Letras da UFMG. A análise demonstra que as estratégias intertextuais estão relacionadas à organização retórica das produções, e que esta organização retórica tende a demonstrar a apropriação do gênero produzido. A análise demonstra ainda que, para a função da resenha, a intertextualidade exerce um papel primordial, desde que articulada com a argumentação. Entretanto, esta articulação não é suficiente para a função da resenha, visto que o domínio deste gênero depende, também, da capacidade em textualizar as operações de linguagem necessárias a sua produção

Year

2019-08-14T03:50:54Z

Creators

Ana Virginia Lima da Silva