RCAAP Repository
Percursos de dentro e de fora: juventudes, bares e escola
Esta dissertação propõe compreender como os jovens estudantes, de uma instituição de ensino tecnológico e profissionalizante, relacionam-se com os espaços de lazer no entorno da escola. Assim, busca-se entender como esses jovens vivenciam suas experiências no cotidiano da vida escolar e, ainda, como administram o tempo livre para o lazer em uma grande metrópole. O lócus do estudo realizado foi o CEFET-MG, campus I, situado na Avenida Amazonas, em Belo Horizonte. O percurso bibliográfico incluiu dados nas áreas das ciências humanas e sociais, em especial, nos estudos da Sociologia das Juventudes e da Psicologia Social, com o intuito de entender alguns significados impressos no fenômeno que envolveu o jovem e a realidade pesquisada. A etnografia, metodologia adotada nesta pesquisa, indicou que os significados conferidos à prática de frequentação de bares, no entorno educacional, estão associados às fases de aproximação da escola, à iniciação aos bares e ao uso da bebida pelos diferentes sujeitos que compõem o contexto pesquisado. Esses dados provocaram reflexões referentes aos fatores geracionais que estão como pano de fundo desse cenário. Os dados coletados assinalaram uma grande diversidade de motivos para estar no bar, como beber ou não, descontrair, conversar, jogar sinuca e outras; compartilhados entre os pares jovens, em vários momentos do dia, antes, durante e depois das aulas. Constatou-se, ainda, que a ação de beber, para alguns desses jovens, apresenta-se como um dos ritos de passagem da cultura juvenil. Diante disso, o bar configura-se enquanto um espaço de sedução e perigo para os jovens, mas, ao mesmo tempo, um ambiente de importantes vivências na formação desses sujeitos. Além disso, o espaço analisado se caracterizou como um território predominantemente masculino, indicando possíveis relações que podem ser estabelecidas entre rua e virilidade. Por fim, este estudo, aponta que a discussão da temática proposta aquinão pode ficar circunscrita apenas às situações de risco enfrentadas pelos sujeitos que se encontram submetidos a esse tipo de atividade, indicando que há uma complexa teia de relações envolvidas nesse contexto. Nesse sentido, a opção pela etnografia, como metodologiade aproximação dessa realidade, permitiu novos olhares e interpretações nas relações estabelecidas entre os jovens, os bares e a escola, uma configuração que perpassa a noção de Ordem e Desordem do campo da complexidade.
2019-08-10T16:42:23Z
João Carlos de Meneses Malheiros
O papel do arte-educador/mediador, perspectivas e ações, na visão de uma fotógrafa: estudo de caso: Elles
Essa monografia tem como proposta refletir sobre a importância da inserção do arte-educador/mediador em todo o processo de montagens de exposições, avaliando sua capacidade de assimilação e absorção de detalhes peculiares e transmissão dessa sua experiência numa abordagem própria que favoreça o seu papel como protagonista dentro do espaço expositivo. Para isso, optou-se por fazer um estudo de caso da Exposição Elles - Mulheres Artistas da Coleção do Centre Georges Pompidou - Musee National d'art Moderne de Paris, a partir de julho de 2013 no Centro Cultural do Banco do Brasil. Todo trabalho apresentado, foi a partir da visão da autora e sua experiência como fotógrafa, prestando serviço ao CCBB. Durante o período de análise observou-se que quanto mais envolvido estiver com as obras e com a exposição como um todo, o arte-educador/mediador será mais instigado a estudar as obras antes da mediação e também terá mais elementos e subsídios para fazer o seu trabalho.
2019-08-11T01:23:37Z
Ana Patrícia Castelo Branco Heringer
Influência do Ensino das Artes na Educação Fundamental para o processo criativo das crianças.
Outra Agência
2020-05-21T16:20:50Z
Priscilla do Amaral do Espírito Santo
Perfil de imunoglobulinas G e suas subclasses em recém-nascidos comtoxoplasmose congênita em Minas Gerais, Brasil
Toxoplasma gondii possui importância médica e veterinária, sendo um patógeno oportunista em pacientes imunocomprometidos e fetos de mães recentemente infectadas. Entre novembro/2006 e maio/2007, foram identificados 220 recém-nascidos positivos para IgM anti-T. gondii e suas respectivas mães entre 146.307 crianças estudadas, participantes do Programa Estadual de Triagem Neonatal em Minas Gerais. A toxoplasmose foi confirmada em 190 crianças apresentando anticorpos IgG persistentes até o 12º mês de vida, enquanto 45 tiveram o diagnóstico de toxoplasmose congênita descartado. O objetivo do presente trabalho foi estabelecer uma comparação entre os resultados do teste de ELISA destes recém-nascidos com toxoplasmose congênita, quando utilizados antígenos solúveis (STAg) e recombinantes (rSAG1 erMIC3) de T. gondii, associando as subclasses de IgG aos sinais clínicos encontrados nos mesmos, além de comparar a sorologia das mães e dos recém-nascidos. Foram avaliadas 175 crianças dentre as 190 com toxoplasmose congênita confirmada e 42 dentre as 45 com diagnóstico negativo. As proporções de amostras reativas de recémnascidos infectados e aqueles não-infectados foram distintas ao realizar ELISA utilizando antígenos recombinantes. Todos os antígenos testados apresentaram alta sensibilidade e baixa especificidade para detectar IgG total e IgG1 anti-T. gondii em crianças com toxoplasmose congênita e baixa sensibilidade e alta especificidade para detectar IgG3 e IgG4. Diferença na proporção entre recém-nascidos infectados com mães não-infectadas e recém-nascidos não-infectados com mães infectadas foi observada, demonstrando a produção de anticorpos anti-T. gondii pelo feto infectado durante a gestação. Maior chance de se detectar IgG total anti-T. gondii pelo teste de ELISA em crianças sem lesões oculares quando comparadas com crianças com lesões ativas e cicatrizadas foi observada, enquanto a detecção de IgG2 e IgG4 anti-T. gondii relacionou-se com lesão ocular, quando comparada com crianças sem lesões. Relação entre o ELISA e casos de alterações neurológicas foi observada para IgG2 e IgG4 anti- T. gondii, enquanto IgG3 foi relacionada com crianças sem alterações neurológicas. A partir desses resultados, pode-se afirmar que antígenos recombinantes, em conjunto com a pesquisa de subclasses de anticorpos IgG são importantes ferramentas diagnósticas indiretas capazes de predizer as possíveis alterações encontradas em recém-nascidos com toxoplasmose congênita
2019-08-14T11:03:11Z
Carlos Henryque de Souza e Silva
Efeito da deposição da poeira de cimento na estrutura foliar, ultraestrutura celular e em variáveis fisiológicas e bioquímicas de espécies lenhosas nativas
O presente estudo abordou espécies lenhosas nativas do estado de Minas Gerais, Brasil, ocorrentes em áreas de afloramentos calcários, as quais têm recebido ao longo dos anos, material particulado proveniente das atividades de indústrias cimenteiras. Objetivou-se avaliar os efeitos da poeira de cimento na organização estrutural e ultraestrutural da folha e em variáveis fisiológicas e bioquímicas de Cedrela fissilis Vell. (Meliaceae), Guazuma ulmifolia Lam. (Malvaceae), Myracrodruon urundeuva Allemão (Anacardiaceae) e Trichilia hirta L. (Meliaceae). Para tal, as plantas foram submetidas às concentrações de 0; 2,5 e 5 mg cm-2 de material particulado de cimento aplicado em dois momentos sobre a superfície foliar; sobre o solo e sobre a superfície foliar e solo, em condições de exposição controlada e solo padronizado. Entre as espécies avaliadas, houve tolerância diferencial frente à poeira de cimento, sendo C. fissilis aquela com maior sensibilidade, o que determinou o encerramento do experimento com esta espécie aos 41 dias após o início das simulações, diferindo das demais espécies (60 dias), consideradas tolerantes à poeira. Em C. fissilis, nos tratamentos que receberam o material particulado alcalino na parte aérea da planta, houve clorose e necrose foliar, senescência, enrolamento e queda dos folíolos, aumento das atividades de enzimas do sistema antioxidante, redução na condutância estomática e no rendimento quântico potencial do fotossistema II, entre outros sintomas. Para as quatro espécies vegetais, após aplicação da poeira, houve formação de crosta de cimento na superfície foliar, bloqueio de parte da luz incidente e obstrução dos estômatos, além de alterações nos teores de pigmentos fotossintéticos, na morfoanatomia e composição nutricional, com redução nos teores foliares de Fe, entre outros sintomas. Em termos gerais, os efeitos prejudiciais da poeira foram anteriores às possíveis alterações no pH e composição química do solo, sendo causados em função principalmente do contato do cimento com a superfície foliar. Os resultados obtidos podem subsidiar estratégias de conservação e recuperação de áreas impactadas por indústrias cimenteiras, as quais representam ameaça à biodiversidade local.
2019-08-13T12:26:56Z
Advanio Inácio Siqueira Silva
Fatores associados à baixa adesão aos programas de estímulo a prática de exercícios físicos
A mudança no perfil demográfico da população tem levado a transformações no perfil epidemiológico, com o predomínio das patologias crônicas. Este trabalho de revisão narrativa da Literatura buscou identificar os fatores que se associam ao sedentarismo para que a ESF (Estratégia de Saúde da Família) possa promover ações mais efetivas contra este hábito de vida inadequado e, dessa forma, atuar na prevenção dessas patologias e suas complicações. Os trabalhos consultados indicam que a inatividade física aumenta com o envelhecimento, assim como: ser do sexo masculino, ser casado, ter baixo nível de escolaridade e renda, ter auto percepção da saúde como ruim, se associam com o sedentarismo. Evidenciaram também que o PSF não conferiu proteção contra a inatividade física. A partir dessas associações descritas pela literatura, fica evidente a necessidade de políticas públicas voltadas especialmente aos segmentos socialmente desfavorecidos, jovens e idosos. A ESF tem papel relevante na promoção da saúde e as ações das equipes da saúde da família devem começar na infância de sua população, a fim de se conseguir, a longo prazo, melhoria na qualidade de vida.
A prevalência do alimento materno no Brasil e aIniciativa Hospital Amigo da Criança
Trata-se de um estudo de revisão de literatura sobre o tema da amamentação com foco especial sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Teve como objetivos: analisar a evolução da prevalência da amamentação no Brasil, segundo estudos do Ministério da Saúde de 1999 e 2008 e identificar a contribuição do Hospital Amigo da Criança na prevalência da amamentação. Após leitura crítica dos resultados dos estudos, identificou-se que houve avanço no indicador relacionado a crianças menores de um ano que amamentaram na primeira hora de vida, tendo sido classificado como bom, segundo as recomendações da OMS, além de manter o percentual superior a 63,5 % em todo Brasil. Alguns estudos acessados avaliam o impacto da IHAC nas taxas de AM e mostram que houve aumento nos índices de AM e AME após a implantação da estratégia HAC. Ao mesmo tempo, outros estudiosos afirmam que, mesmo com as taxas de AM aumentando no país, não é possível afirmar que este aumento se dá somente pela ação do IHAC. Assim, não se pode afirmar que a estratégia da IHAC seja o fator determinante do aumento da prevalência da amamentação no País, considerando que ainda é jovem e tem baixa adesão de hospitais credenciados. Isso indica a necessidade de investimento dos profissionais da saúde na proposição de novas estratégias capazes de influenciar na prevalência do aleitamento materno, que possam superar os problemas multifatoriais detectados e avançar na prática da amamentação no País.
2019-08-10T23:18:42Z
Paula Janaina Martins Rocha
Revisão do Projeto Político Pedagógico do Centro de Formação de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde - Araraquara - São Paulo
O Projeto de Intervenção proposto é a revisão do Projeto Político Pedagógico - PPP, do Centro de Formação de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde de Araraquara - CEFORSUS SP de Araraquara. Essa revisão se faz necessária, tendo em vista que a construção/elaboração do PPP da Escola se deu por ocasião do desenvolvimento do Projeto de Formação dos Trabalhadores da Área de Enfermagem PROFAE/MS em 2003, com pequenas revisões quantitativas em 2005. O objetivo da proposta de intervenção é realizar a revisão, no coletivo, do Projeto Político-Pedagógico da Escola PPP, já existente. Foram propostas metodologias ativas, participativas, problematizadoras, envolvendo diversos atores, tanto da equipe da escola como, com a inclusão de atores da comunidade externa, que constituem a equipe ampliada. A avaliação institucional participativa é uma estratégia para a fase preparatória para a revisão do PPP.
2019-08-09T19:40:42Z
Maria Helena de Oliveira e Silva De Nardi
Dispepsia: uma abordagem preventiva e de promoção da saúde na UBS de Estevão Araújo do município de Araponga, Minas Gerais
O atual trabalho, à luz de referências extraídas da literatura e através da percepção na prática clínica da grande demanda relacionada aos sintomas do Trato Gastrointestinal Alto na população adscrita à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Estevão Araújo, no município de Araponga, Minas Gerais, propõe um Plano de Ação que permita a redução da incidência da Síndrome Dispéptica nessa comunidade. Para tal fim serão utilizadas múltiplas ações de educação em saúde estruturadas através de um Plano de Intervenção. Será realizada uma análise da prevalência da Síndrome através do levantamento das Fichas de Atendimento na (UBS) nos últimos três meses. O plano inclui ações de educação em saúde objetivando a redução da incidência de alcoolismo, tabagismo, depressão e ansiedade, melhoria dos hábitos alimentares, racionalização do uso de anti-inflamatórios e inibidores da bomba de prótons e capacitação da equipe de saúde. Espera-se, em última análise, contribuir com a redução da prevalência da Síndrome Dispéptica e suas complicações.
2019-08-10T13:25:41Z
Geraldo Ildefonso de Campos Filho
Análise das políticas públicas para as bibliotecas públicas no Brasil
O estudo teve como objetivo realizar o mapeamento da comunicação científica sobre as políticas públicas realizadas pelo Governo Federal no âmbito das Bibliotecas Públicas brasileiras. Pretendeu-se traçar um panorama da produção científica sobre a referida temática, a partir da análise das publicações científicas dos Programas de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Ciência da Informação e áreas afins, entre os anos de 1988 e 2018. Trata-se de uma pesquisa quantitativa de análise de conteúdo e análise bibliométrica. Foram constatadas 36 publicações distintas. Foram analisadas as publicações disponíveis na Base de Dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), que apresentou 24 publicações, Library and Information Science Abstracts (LISTA), com cinco publicações, Scientific Electronic Library Online (Scielo), com quatro publicações e Library and Information Science Abstracts (LISA) com três publicações. A base PERI não apresentou nenhuma publicação que se adequasse ao escopo do presente estudo. As publicações foram classificadas e distribuídas de acordo com as categorias pré-estabelecidas. A categoria Instituto Nacional do Livro (INL) e Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) obtiveram duas publicações cada. A categoria de Políticas Públicas de Inclusão e Acessibilidade em Bibliotecas Públicas obteve sete publicações. A categoria Políticas Públicas Estaduais e Municipais para Bibliotecas Públicas obteve 12 publicações, seguida pela categoria Políticas Públicas para o Livro e Leitura com 14 publicações. Considerando as publicações com no mínimo duas incidências por periódico e ou anais de encontros científicos, foram verifiadas sete publicações na Revista Perspectivas em Ciência da Informação, sete incidências na Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, três incidências na Revista Informação e Sociedade: estudos, três incidências nos anais do Encontro Nacional em Pesquisa de Ciência da Informação e Biblioteconomia (ENANCIB). As revistas Transinformação, Ciência da Informação e Revista onine da Biblioteca Prof. Joel Martins obtiveram duas incidências de publicação cada uma. A maior concentração de publicações ocorreu no ano de 2018, com sete publicações, seguida pelos anos de 2014 com seis publicações e 2017 com quatro publicações. Nos anos de 2013, 2015 e 2016 foram constatadas três publicações, por ano. Os anos de 2000, 2005 e 2012 apresentaram duas publicações cada. Nos anos de 2001 a 2004, 2007 e 2011 não foram constatadas publicações sobre a temática do presente estudo. Foram constatadas 65 incidências de autorias, por meio da análise dos autores que obtiveram no mínimo duas publicações. Constatou-se que a autora Elisa Campos Machado obteve quatro incidências de publicações. Os demais autores que obtiveram no mínimo duas publicações apresentaram uma média de 2,5 publicações cada. Após a análise das pesquisas publicadas entre os anos de 1988 a 2018, constatou-se que a produção científica sobre as políticas públicas no âmbito das Bibliotecas Públicas brasileiras vêm sendo tratada com parcimônia pela agenda dos programas de Pós Graduação em Ciência da Informação no Brasil.
Estresse ocupacional de trabalhadores da atenção primária à saúde no contexto da pandemia Covid-19
Introdução: A transmissibilidade rápida da COVID-19 tem apresentado consequências físicas, psíquicas, sociais e econômicas graves que modificam comportamentos e regras gerando ansiedade, tensão, insegurança, bem como vigilância intensiva dos sintomas da doença em todas as esferas da nossa sociedade. Os profissionais da saúde que se encontraram na linha de frente da pandemia se expuseram a um risco considerável para o desenvolvimento de sentimentos de angústia, estresse e outros sintomas relacionados à saúde mental, uma vez que a sobrecarga de trabalho que já era uma realidade aumentou, bem como o risco de contaminação, somadas a informações controvérsias disseminadas por meio das redes sociais ampliando o potencial de desenvolvimento de reações psicológicas. O atendimento presencial de pacientes com sintomas de COVID-19 pode implicar em risco para a saúde dos trabalhadores, em especial nos serviços de atenção primária que assume a centralidade da rede de atenção à saúde, sendo o primeiro contato dos usuários com o Sistema Único de Saúde. Considerando que os serviços de atenção primária cumprem um papel estratégico no estabelecimento de relações contínuas com a população, também apresenta limitações próprias da natureza e dos seus objetivos de trabalho para o atendimento as Síndromes Gripais potencializando pressões significativas nos profissionais de saúde, capazes de gerar sentimentos para o estresse ocupacional. Objetivo: Analisar o estresse ocupacional em trabalhadores da Atenção Primária à Saúde no contexto da pandemia de COVID-19. Método: Estudo epidemiológico de delineamento transversal e analítico, constituído de um questionário validado com 23 questões fechadas com alternativas concordância do tipo Likert de 5 pontos, relacionadas à estrutura do ambiente de trabalho, relação interpessoal e relação com as lideranças. Participaram do estudo256 trabalhadores de todas as categorias profissionais que atuavam nos serviços de atenção primária em dez Centros de Saúde da Regional Nordeste de Belo Horizonte. A coleta de dados ocorreu entre os meses de janeiro e março de 2021. Foi construído um banco de dados com o auxílio do programa Epi Info versão 7.0, e a sua análise foi realizada com o uso do programa Stata versão 13.1. As análises descritivas foram realizadas de acordo com o tipo de variável e sua distribuição. Medidas de frequência absoluta (n) e frequência relativa (%), média (M), mediana e desvio padrão (DP) foram utilizadas para caracterização da população. Resultados: Os trabalhadores foram em sua maioria do gênero feminino (80%), adultos jovens (33%), de nível médio (53.73%) a superior (41.47%), composto por técnicos de enfermagem (28.40%) e agentes comunitários de saúde (23.60%). Ressalta-se que metade dos trabalhadores são concursados e a outra parte mantinha um vínculo de contrato com a Prefeitura de Belo Horizonte (49.8%). A maioria é casada (44.53) e sua maioria não possuem filhos (46.8) em relação aos que possuem (45,2%), trabalhavam nas unidades básicas de saúde há cinco anos ou mais, e estão atuando na mesma função há mais de dez anos (50.99%). As situações geradoras de estresse mais significativa foram elementos que envolvem as relações humanas institucionais, como: a ausência de comunicação entre o profissional e os colegas de trabalho; a competição no ambiente de trabalho; e o fato do superior encobrir o trabalho bem-feito do profissional diante de outras pessoas. De acordo com a escala utilizada os profissionais se encontraram no nível geral de estresse baixo (58,59%), o que significa que não há ausência de estresse, porém com um número significativo que profissionais em nível médio (37,89%). Considerações Finais: A pandemia impossibilitou um estudo mais amplo. Porém, representa um ponto de partida para discussões a respeito do estresse e adoecimento mental dos profissionais de saúde da atenção primária, que durante o período da pandemia mostrou um problema crônico com ênfase nas relações pessoais entre a equipe de saúde e os gestores. Apesar do nível geral de estresse ter sido baixo, ressalta o quanto as relações humanas têm se destacado enquanto um elemento estressor, inviabilizando um trabalho coletivo e uma comunicação eficaz, o que desestimula o trabalho em saúde. Como Produto Técnico foi elaborado um relatório da pesquisa, no formato A4 (frente e verso), resumindo a pesquisa de forma simples e fácil de ser compreendida. Encontra-se como Apêndice C.
2022-05-11T15:47:48Z
Alexandre Rodrigues Inácio de Azevedo
A questão do ser nos Ensaios de Montaigne
Esta dissertação pergunta por uma possível ontologia implícita nos Ensaios identificando, paralelamente ao ceticismo de Montaigne, suas principais características. Assim, ela busca remontar os principais trechos onde a noção de 'ser' aparece. Para tanto, sua estrutura organizou-se em três eixos, ou partes: o ser de Deus, o ser da natureza e o ser do homem. Na primeira parte, mapeou-se o fideísmo no penúltimo capítulo do Primeiro Livro, posição tradicionalmente atribuída à Apologia, capítulo sobre o qual também nos debruçamos. Subjacente à tese mesma do fideísmo, esta dissertação propôs que há um direcionamento ontológico a partir da separação entre razão e fé. A segunda parte buscou mapear trechos onde uma filosofia da natureza pudesse ganhar contorno no pensamento de Montaigne. Noções como movimento e diversidade são relevantes para tanto. Por fim, a terceira parte debruçou-se sobre noções fundamentais ('aparência' e 'universal') para se compreender a posição de Montaigne diante das coisas, do conhecimento e dos homens, onde não se deixou de incluir a questão do sujeito.
2019-08-12T05:08:54Z
Marcelo Fonseca Ribeiro de Oliveira
Do amor humano ao amor divino: correspondências entre "Dão-Lalalão (o devente)" e A Divina Comédia
Este trabalho é um estudo do tema do amor na novela 'Dão-Lalalão (o devente)', do livro Corpo de baile, de João Guimarães Rosa, à luz de suas correspondências com A divina comédia, de Dante Alighieri. Buscamos compreender, a partir do estudo das semelhanças e contrastes que se estabelecem entre as duas obras, a visão particular de amor que Guimarães Rosa apresenta ao leitor em sua novela. Ao oferecermos uma análise do tema do amor em uma obra específica, pretendemos contribuir também para a revisão pela qual a questão vem passando nos últimos tempos na crítica ao autor mineiro.
2019-08-11T20:03:41Z
Simara Aparecida Ribeiro Januario
A música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesia
A tese propõe uma discussão da relação entre música e linguagem, colocando em perspectiva crítica a tendência contemporânea de classificação apriorística da música, no quadro epistemológico, como um sistema semiótico . De um lado, acentuado o fato de a linguagem verbal e a música compartilharem a sonoridade, o trabalho busca evidenciar elementos que podem ser qualificados como musicais e que atuam na linguagem ainda antes de se integrarem na engrenagem de significação e codificação, como é o caso da voz. De outro, explorando a noção de musicalidade que permeia a teoria da poesia, a tese indica que o valor musical de um poema costuma justamente estar ligado à capacidade de a linguagem poética escapar à lógica férrea da representação e da significação unívoca, em proveito da exploração da ambiguidade e do potencial de movimento da palavra, com suas múltiplas direções e sentidos.Por essa dupla via, questiona-se exatamente o primado da representação e da significação (logocentrismo) - pelo qual a música foi progressivamente relegada a um plano secundário na classificação ocidental do conhecimento - e discutem-se as bases em que historicamente se estabeleceu a chamada teoria da música.
2019-08-14T18:31:54Z
Flavio Terrigno Barbeitas
Análise da mobilidade em redes veiculares usando diferentes tipos de grafods
As redes veiculares são um sistema de comunicação entre veículos que permite a interação e a troca de informações destes automóveis. Uma das dificuldades enfrentadas por essas redes é a comunicação, pela mudança frequente na topologia da rede. Por este motivo, diversos estudos têm sido feitos com o intuito de entender a mobilidade e, consequentemente, as aplicações que visam aprimorar a experiência dos motoristas e passageiros no tráfego. Na literatura, a modelagem da mobilidade veicular é frequentemente feita usando um grafo instantâneo, agregado ou temporal. Este trabalho compara o impacto dessas três abordagens nas análises das redes veiculares, além de discutir as vantagens e as desvantagens de cada uma. O objetivo foi entender como os resultados podem variar dependendo do modelo utilizado. Após realizar as análises, foi possível identificar que no grafo agregado, os resultados acabam sendo "exagerados" pois todos os contatos existentes nos quinze minutos são agregados em um único grafo. Já no grafo instantâneo, é possível analisar a curva do comportamento de cada métrica ao longo do dia. Ainda assim, existe uma grande perda de informação nessa abordagem. Por fim, na análise do grafo temporal apresenta de forma clara e legítima como cada métrica se comporta ao longo do dia.
Transformações do eu na velhice : estudo psicanalítico sobre algumas consequências psíquicas e para a prática clínica
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Estudo dos princípios de categorização na Biblioteconomia e Ciência da Informação: Ranganathan - entre a teoria clássica e a abordagem cognitiva contemporânea
A categorização o processo cognitivo de compreensão das características dos objetos por critérios de similitude ou dessemelhança constitui-se na biblioteconomia e ciência da informação (BCI) como uma ação intrínseca à organização dos registros do conhecimento e representa a temática central deste trabalho. No âmbito teórico, a lógica categorial apontada como a mais influente na BCI e a matriz, por quase dois mil anos, para trabalhos em diversas áreas do conhecimento é a teoria clássica de categorização, idealizada pelo filósofo grego Aristóteles. Alguns estudiosos da BCI a visualizam em consonância com os trabalhos realizados pelo bibliotecário indiano Shiyali Ramamrita Ranganathan (1892-1972), em especial as categorias fundamentais por ele propostas, expressas pelo acrônimo PMEST (personalidade, matéria, energia, espaço e tempo). Não se observa na literatura uma apropriação experimental de como se deu esta derivação e se ela realmente ocorreu. Em conformidade com isso, a partir da década de 1970, as análises na BCI passam a associar-se aos elementos cognitivos, que neste trabalho recebem a designação de gesto categorial. Objetivou-se, dessa forma, investigar a relação entre as teorias de categorização (clássica e cognitiva contemporânea) com os princípios categoriais de Ranganathan, observando a categorização enquanto um processo cognitivo, e compreender como se dá o gesto categorial nas diferentes instâncias de categorização na BCI (o classificador e o classificacionista) pautado nos escritos de Ranganathan. Partiu-se da pesquisa exploratória com a imersão teórica na temática dos conceitos, da classificação e da categorização. Observou-se nesta que a categorização se configura de maneira distinta conforme o período retratado e, ainda, a necessidade do resgate dos estudos orientados às categorias na BCI, já que se caracterizam como o fundamento na relação dos sujeitos com o ambiente. Abordou-se os princípios categoriais presentes na teoria clássica, na estrutura PMEST e na abordagem cognitiva comtemporânea. No âmbito empírico, empregou-se o protocolo verbal aos classificacionistas e aos classificadores através da realização de uma tarefa em um instrumento de recuperação da informação elaborado conforme os princípios categoriais de Ranganathan o Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira (TFCPB), seguido pela entrevista semiestruturada. Na análise do gesto categorial desses sujeitos, percebeu-se a existência de pontos que oscilam entre as diferentes propostas categoriais, bem como a ocorrência de certo enfraquecimento da estrutura PMEST na categorização que realizam, o que contraria um dos pressupostos traçados na pesquisa. De categoriais de Ranganathan transitem entre a teoria clássica e a abordagem cognitiva contemporânea, de forma que se miscigenam conforme o tipo de faceta que as categoriasretratam, além do já mencionado enfraquecimento da estrutura PMEST no emprego prático da categorização na BCI.
2019-08-11T18:24:21Z
Alessandra Rodrigues da Silva
Acidentes de trânsito ocorridos no sistema de transporte público de passageiros da região metropolitana de Belo Horizonte. 2012-2015.
O estudo analisou os acidentes de trânsito ocorridos no Sistema de Transporte Metropolitano da Região Metropolitana de Belo Horizonte, entre 2012 e 2015, caracterizando os envolvidos, mapeando os acidentes por local, tipologia, grau de lesão e sistemas de transporte. Utilizou-se metodologia descritiva, tendo como instrumento de informação os dados provenientes dos Registros de Eventos de Defesa Social REDS, preenchidos no local do acidente, pela Polícia Militar ou Civil e registros extraídos da base de dados do Sistema da BHTRANS, denominado BH10 que foram utilizados para identificação dos locais com maior incidência de acidentes com ônibus do Sistema de Transporte Municipal de Trânsito da BHTRANS A Análise Espacial foi realizada por mapas temáticos e a Análise de Correspondência (AC). No Sistema REDS verificou-se 13.499 acidentes de trânsito com ônibus do STM - Sistema de Transporte Metropolitano da RMBH entre 2012 a 2015, que envolveram 26.854 pessoas, sendo 15.839 (58,98%) vítimas, representando uma vítima em cada 1,7 acidentes e distribuição média de 1.948 vítimas por ano, ocasionando 49 óbitos em 46 acidentes fatais. No Sistema BHTRANS foram registrados 22.301 acidentes, sendo 4.235 (18,99%) com vítimas. No Sistema de Transporte Metropolitano observou-se aumento da taxa de acidentes no período, variando de 4,5 a 7,2 por dez mil viagens. O perfil dos envolvidos apontou predomínio de homens (82,8%) entre 30 a 39 anos, enquanto as mulheres foram as principais vítimas (69%). Causas ligadas ao condutor foram responsáveis por (39,4%) dos acidentes, com expressivo aumento em 2015 (61,8%). Acidentes foram mais frequentes na segunda-feira, nos turnos da manhã e tarde. Ressalta-se que as lesões fatais ocorreram mais na madrugada, e por causas relacionadas aos veículos. Os meses de janeiro, maio e dezembro apresentaram as maiores frequências de acidentes com vítima, em torno de 23%. As avenidas Amazonas, Cristiano Machado e Presidente Antônio Carlos apresentaram maior risco de acidentes com óbito. Fatores relacionados com a via (2,9%) e ao veículo (0,9%) mostraram pequena participação. Mais da metade dos acidentes (67%) ocorreu por colisão e abalroamento. A análise de correspondência demonstrou associação significativa entre os acidentes com lesões graves e fatais e causas relacionadas ao veículo, enquanto os acidentes sem lesões aparentes estão associados aos fatores referentes à via ou ao condutor. Os desafios para o enfrentamento dos acidentes de transito incluem, abordagem intersetorial e interdisciplinar, com ênfase no cumprimento das leis, o investimento em infraestrutura viária segura nas rodovias e vias urbanas e controle do excesso de velocidade. Por sua magnitude, consequências socioeconômicas e estreita vinculação com o modo de vida da sociedade contemporânea, os acidentes de trânsito exigem a abordagem intersetorial e interdisciplinar. Faz-se necessário também um acompanhamento sistemático, com o estabelecimento de metas de redução dos acidentes na obtenção da redução do seu impacto sobre a saúde da população.
2019-08-12T19:12:01Z
Maria Beatriz de Oliveira
Tratamento acústico na construção civil
tratamento acústico na construção civil é de grande importância na atualidade, principalmente com crescimento das áreas urbanas, que seguem gerando um aumento considerável na poluição sonora. Para proporcionar aos empreendimentos ambientes que apresentem condições acústicas com qualidade, assim, evitando-se efeitos psico-fisiológicos, estão disponíveis para consultas diversas normas técnicas e um conjunto de critérios, quer em fase de projeto ou no andamento da obra. Foi realizado um estudo do tratamento acústico aplicado no bloco 10 que pertence a um núcleo do Projeto Plug Minas, onde foi aplicado materiais com características acústicas e variados sistemas construtivos. Após conclusão da obra foram executadosalguns testes/medição de ruídos que constataram vazamento acústico de um ambiente para outro através dos difusores de ar condicionado, o recurso técnico para solucionar o vazamento foi revestir os tubos flexíveis e equipamentos que pertencem ao sistema de ar condicionado com painel de lã mineral revestido em suas faces com lençol de chumbo.
2019-08-10T02:39:21Z
Paulo Henrique de Faria
Construções de relações teoria-prática na formação de professores de Ciências e Biologia
Nosso estudo teve o objetivo de compreender os processos de construção de relações teoria-prática na formação de professores nas Ciências Biológicas. Para isso, investigamos interações discursivas entre licenciandos, professora e convidados em uma disciplina acadêmica para futuros professores de Ciências e Biologia que se propõe a tratar de conteúdos relacionados à educação em saúde. Além disso, dedicamos atenção para as relações entre os discursos produzidos em sala de aula com outros espaços externos a esse espaço social (BLOOME, 2004). As relações teoria-prática (RTP) nos cursos de formação de professores têm recebido atenção por parte de vários pesquisadores do campo. Por um lado, há uma corrente de estudos que discutem visões dicotômicas ou associativas sobre a dimensões teóricas e práticas dessa relação (p.ex.: VÀZQUEZ, 1986; PIMENTA, 1995; CANDAU e LELIS, 1995, 1999 e entre outros). Por outro lado, há pesquisas que investigam as relações teoria-prática em um dado curso de formação inicial de professores (p.ex.:WAGHORN, STEVENS 1996; HARSTEet al, 2004; SILVA 2009; HONGet al, 2010; DUTRA 2010; HOLLAND, EVANS e HAWKSLEY 2011; MOREIRA, 2012 e PERCY, 2012). Tendências mais atuais no campo reafirmam o princípio da indissociabilidade da relação teoria-prática nos programas de formação docente. Todavia, nessas investigações, é ainda escassa a preocupação de como os participantes constroem relações teoria-prática no interior das salas de aulas acadêmicas. Nosso quadro teórico-conceitual é composto por conceitos e reflexões oriundas de alguns campos de estudos e pesquisas. Do campo da Formação de Professores, nos apoiamos nas reflexões produzidas por autores brasileiros e internacionais que contribuíram para a construção de um quadro teórico que ficou conhecido como os modelos de formação docente (SCHÖN, 1983, 1997; 2000; KORTHAGEN, 2001; DINIZ-PEREIRA, 2002, 2007; SANTOS, 2007), assim como, as considerações sobre formação do professor reflexivo (SCHÖN, 1983, 1997; 2000; ZEICHNER, 1997; 1999, PÉREZ-GOMEZ, 1997; POPKEWITZ, 1997; NÓVOA, 1997, entre outros). As normatizações oficiais que orientam os currículos dos cursos de formação de professores, em especial, a prática como componente curricular (PCC) (BRASIL, 2002a, 2002b) também foram fundamentais em nossa pesquisa, para identificação do espaço curricular a ser investigado e na pluralização de sentidos de prática na formação de professores. Do campo da Educação em Ciências, as contribuições de Shulman (1986, 1987) têm nos auxiliado a caracterizar as disciplinas acadêmicas compreendidas no currículo universitário estudado, na medida em que tomamos como referência sua classificação para olhar os conhecimentos do professor. Além disso, são adotados como centrais os trabalhos de Kessels e Korthagen (1996); Korthagen e Kessels (1999) e de Korthagen (2001) que trouxeram a perspectiva de teoria (com t minúsculo), portanto, as linhas de ação (guidelines) ou os princípios que guiam as experiências de ensino dos licenciandos. Ao mesmo tempo, a concepção de prática adotada em nossa investigação também se alimentou de diálogos com as produções de Terreri (2008) e Terreri e Ferreira (2013) e Fernandes, Munford e Ferreira (2014). Nosso quadro teórico-metodológico foi influenciado por perspectivas do campo da Etnografia em Educação (GREEN, DIXON, ZAHARLIC, 2005; CASTANHEIRA, et al, 2001 e CASTANHEIRA, 2004). Tais investigações ajudaram-nos a interpretar a sala de aula, entendendo-a como uma cultura. Além disso, tentamos nos aproximar de alguns princípios-chave dessa lógica de investigação, tais como estudo de práticas culturais; (ii) a perspectiva constrastiva; a perspectiva holísticae o processo iterativo-responsivo. A disciplina acadêmica investigada foi o Laboratório de Ensino de Patologia, ofertada durante o segundo semestre do ano 2011, em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, diurno, de uma grande universidade do sudeste brasileiro. Essa disciplina traz um reconhecimento institucional como um espaço para construção das relações teoria-prática, pois faz parte da carga horária da prática como componente curricular. Para a coleta de dados realizamos observação participante, entrevista com a docente responsável pela disciplina e coleta de materiais produzidos para/na disciplina. Os dados gerados nesta pesquisa partiram de registros em áudio e vídeo, das anotações em sala de aula, de gravações em áudio de entrevistas com a professora-formadora, de anotações em caderno de campo e dos artefatos utilizados durante as atividades na disciplina. Nossas análises contaram com a construção de quadros e mapas de eventos (DIXON, GREEN, 2005); identificação de telling cases (MITCHEL, 1984); caracterização de situações sociais (SPRADLEY, 1980); construção dos eventos (BLOOME et al, 2004); transcrição do discurso verbal oral em escrito palavra-por-palavra (CAMERON, 2001) em unidades de mensagem (BLOOME et al, 2004) e análises das interações discursivas. Foram selecionados três momentos para análises, identificados como Eventos 1, 2 e 3, localizados nas aulas 15, 14 e 8, respectivamente. Nossos resultados apontam que as relações teoria-prática, quando assumidas enquanto a ordenação entre princípios pedagógicos e referências ao contexto de prática profissional do professor de Ciências, possivelmente ocorrem em vários momentos, em especial, quando são estabelecidos debates em torno de atividades do professor na escola. Identificamos ainda que, nos eventos analisados, os participantes mobilizam experiências, por eles vividas ou imaginadas, localizadas em diferentes espaços sociais (escolares ou não). Ao mesmo tempo, eles também mobilizam, nas interações, discursos externos à sala de aula. Investigar esse processo de construção discursiva das relações teoria-prática em uma sala de aula universitária permitiu-nos construir reflexões que chamam a atenção para: i) a complexidade dos processos de relações teoria-prática nas interações em sala de aula; ii) outras teorias compreendidas na formação de professores; iii) pluralidade de concepções da prática na formação de professores, e o papel das experiências em uma escola real nos processos de relação teoria-prática na formação de professores de Ciências e Biologia e para iv) os espaços de construção de relações teoria-prática na formação de professores e o papel do professor-formador.