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Population aging and retirement age policy: period balances, age rebalances and generation al imbalances
Population aging impacts retirement systems structured on period financial balances, known as pay-as-you-go (PAYG) systems, because it changes the ratio of the population 65 years of age and older (i.e., potential beneficiaries) to the population 20 to 64 years of age (i.e., potential contributors). Population aging also impacts the return of PAYG systems to birth cohorts, because changes in period relations between beneficiaries and contributors lead to distinct life cycle contributions and benefits among different birth cohorts. Our primary objective is to examine the extent to which population aging affects period balances and generational imbalances of PAYG systems. We concentrate on three specific objectives. First, we examine the contribution of births, deaths, and migrations to world population aging. Second, we analyze the burden of population aging in PAYG systems from a period perspective. Last, we investigate the effects of population aging on the returns of PAYG systems to birth cohorts. We draw data from the 2017 revision of the official United Nations population estimates and projections that covers 150 years from 1950 to 2100. First, we apply a mathematical expression introduced by Preston, Himes, and Eggers (1989), which decomposes the rate of change in the mean age of a population into the rejuvenating effects of births, deaths, and migrations. Second, we apply a method introduced by Bayo and Faber (1981) that adjusts the retirement age based on gains in the mean age at death. Last, we apply a mathematical expression introduced by Samuelson (1958) and expanded by Aaron (1966) to measure the return of PAYG systems to birth cohorts. We show that demographic transitions differ alongside a general concerted pattern between the rejuvenating effect of births and the rejuvenating effect of deaths. We propose a categorization of the stages of the demographic transition based on levels and indicators of the rejuvenating effects of births and deaths. Regarding the burden of population aging, we argue that policies that adjust the retirement age of PAYG systems based on gains in longevity are intrinsically ineffective, and when old-age mortality declines, policies based alternatively on gains in the modal age at death may be less ineffective. We also show that when populations age defined benefit (DB) PAYG systems are preferable to defined contribution (DC) PAYG systems because the former yields higher and less variable returns to birth cohorts. In addition, increasing the ratio of per capita benefits to per capita net wages of fixed relative position (FRP) PAYG systems may lead to lower and faster decreases of the returns to birth cohorts. We further claim that a higher fixed retirement age tends to increase the returns to birth cohorts of DB PAYG systems, and to decrease the returns to birth cohorts of DC PAYG systems. In PAYG systems that adjust the retirement age basedon gains in longevity, a higher retirement age tends to decrease the returns to birth cohorts of DB PAYG systems, and to increase the returns to birth cohorts of DC PAYG systems.
Projeto de intervenção: realização de um projeto de planejamento familiar como forma de educar sobre a gravidez na adolescência
O período da adolescência se extende dos 10 aos 19 anos, e nesta fase ocorrem diversas mudanças, como alterações físicas, psíquicas e hormonais que são responsáveis pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e outros fatores. Nessa fase da vida é comum a ocorrência de gravidez não planejada, e a cada ano aumenta o número de adolescentes grávidas e pais adolescentes. Na UBS Ventosa localizada na região oeste de Belo Horizonte há um total de 118 grávidas em toda a sua área de abrangência, sendo que deste total 33 (27%) são adolescentes grávidas. O objetivo desse estudo foi propor juntamente com as escolas localizadas próximas ao Centro de Saúde Ventosa, palestras educativas sobre o tema planejamento familiar, além de conhecer a realidade local da UBS. Para o arcabouço teórico do estudo foi consultado as bases de dados Google acadêmico, Medline, Pubmed, anais de congressos, em livros e teses que abordavam o assunto. Com base no diagnóstico situacional foi feito um plano de intervenção que consiste em desenvolver uma abordardagem sobre a prevenção de gravidez e DST´s com adolescentes cadastradas na UBS Ventosa. Nesse sentido, só através da educação em saúde e conscientização desse grupo de pessoas será possível diminuir esse grave problema de saúde pública e social. Dessa forma a educação em saúde e a atuação dos profissionais é fundamental para a prevenção de uma gravidez indesejada e redução do número de adolescentes grávidas por descuido e desinformação.
Estudo da influência dos parâmetros no processo de soldagem GMAW - arco pulsado
O processo MIG/MAG - Arco Pulsado descreve-se como o processo onde o modo de transferência do metal caracteriza-se por apresentar a transferência em queda livre com a alteração entre dois níveis da corrente da soldagem, sendo um nível baixo, conhecido como corrente de base e outro nível alto, conhecido como corrente de pulso ou pico. As vantagens do processo são: a transferência do metal sem formação de respingos e uma larga faixa de potência de soldagem. As desvantagens são o barulho excessivo (devido a freqüência de pulsação), o custo muito mais alto do equipamento e a complexidade dos parâmetros.No presente trabalho foi investigada a influência da polaridade do eletrodo na transferência do metal, o efeito da auto-correção na modulação da corrente de pulso tensão de base (IP-UB), a influência dos parâmetros principais da pulsação e as limitações do processo. Para os ensaios foi utilizado o metal de base ASTM-A36, o metal de adição ER70S-6 e a mistura de gás de proteção 82% argônio e 18% CO2. A análise dos resultados foi feita pelas imagens capturadascom uma câmera de alta velocidade. As imagens capturadas foram sincronizadas com os valores de corrente e tensão de soldagem. As características geométricas foram analisadas pelas seções transversais de cordões. O diagrama de tensão-corrente (U-I) foi utilizado para apresentar as características do processo. A variação da polaridade mostrou que, no modo arco pulsado, a transferência do metal só foi controlada com o eletrodo consumível no pólo positivo.A modulação IP-UB mostrou um efeito de auto-correção suficiente para manter o comprimento do arco constante durante a soldagem. Como vantagem da modulação foi identificado que a corrente constante na fase de pulso provocou um estrangulamento uniforme da gota e a tensão constante na fase de base provocou o efeito de auto-correção.O estudo dos principais parâmetros da pulsação apresentou como resultado que a tensão de base como uma ferramenta para manipular o comprimento do arco controlado; que o tempo de pulso atuou junto com a corrente de pulso, que o tempo da descida da corrente não influenciou na transferência do metal e que a freqüência de pulsação foi dependente da velocidade de alimentação do arame. O processo foi limitado por baixo (inferiormente) pela falta de penetração e instabilidade do arco na fase de base. Por cima (superiormente) ele foi limitado pela alta tensão na fase de base que provocou um comprimento do arco parecido como na fase de pulso.
Transformaciones educativas en Ecuador y Bolivia (2005-2013): escenarios en disputa y nuevos sentidos para la educación (sumak kawsay / suma qamaña)
Esta pesquisa aborda as transformações educacionais ocorridas naúltima década em dois países da América Latina - Bolívia e Equador, como parte deuma dinâmica regional de "refundação dos Estados. Neste contexto, a educação adquiriu novos significados e funções visando a reforçar o papel do Estado como garantidor de direitos e garantias para a construção de um novo paradigma de desenvolvimento e da sociedade chamados 'Bem Viver' (sumakkawsay), no Equador, e 'Viver Bem" (suma qamaña), na Bolívia. Na primeira parte, apresentamos as origens conceituais e culturais de um novoimaginário de desenvolvimento e sociedade que emergiu nos países andinos,no início deste século, inspirado nas matrizes culturais dos povos Indígenas,expressa nos conceitos de sumak kawsay (Kichwa) ou sumaQamaña (Aymara). Mostramos abordagens e formulações que estes novos conceitosadquiriram quando foram publicizados e incorporados nas novas constituições.Expomos tambem as transformações nas funções atribuídas à educação nas novas leis educacionais adotadas no Equador e na Bolívia nos anos 2010 e2011. E, por último, discutimos as contribuições e desafios decorrentes desses novos discursos para as políticas educacionais. Na segunda parte focamos separadamente os casos do Equador e da Bolívia,com as trajetórias e prioridades que tiveram nos planos e programas orientados para a transformação da educação pública no período 2006 2013. Especificamente, o estudo descreve e analisa oo campo da formaçãode professores, tentando desvelar criticamenteos enfoques assumidos e o papel atribuído aos professores na transformação da educação pública duranteo período assinalado. No contexto de disputas pela legitimidade social epolítica, os governos priorizaram políticas em cenários com diretrizes educacionais heterogéneas, e até mesmo contraditórias, para enfrentar os marcos constitucionais. A partir dos resultados encontrados, nossa análise revela, na terceira parte,um conjunto de tensões, contradições, rupturas e continuidades naimplementação das "Revoluções Educativas", supostas nas implementações efetivadas no contexto mais amplo de disputas, interesses e construção designificado para a educação. Mostramos, por fim, a importância da avaliaçãodas mudanças educacionais efetivamente alcançadas no âmbito de realizaçãode novos paradigmas de sociedade.
2019-08-09T19:38:10Z
Carlos Manuel Crespo Burgos
Currículos por competencias en la educación infantil: ¿otras estrategias de gobierno de los infantes?
Esta tese de doutorado tem como objetivo analisar as práticas discursivas do currículo por competências de um dos Centros de Educação Infantil do Distrito Metropolitano de Quito. Seu objetivo é analisar os saberes usados e as estratégias accionadas para produzir " crianças competentes", que o discurso por competências demanda. A pesquisa foi realizada com base nas teorias poscríticas do currículo e as contribuições de Michel Foucault. Também problematiza os quereres e os fazeres do currículo investigado. O discurso investigado é examinado na sua produtividade, procurando mostrar as minúcias usadas na produção dos sujeitos infantis competentes, que o proprio discurso demanda. O argumento central da tese é que: as práticas discursivas do currículo por competências del Centro de Educacao do Distrito Metropolitano de Quito, aqui investigados, operam dividindo o currículo numa variedade de tempos, espaços e práticas que usam saberes sobre os infantis e sobre o ensino, com base, principalmente na psicologia e na psicoédagogia, para governar as crianças e produzire , no conjunto, um tipo de sujeito infante ao mesmo tempo adaptavel, obediente, que sigue regras , que seja flexível e capaz de auto se conduzirem. Esta tese mostra que o currículo investigado realiza innumeras divisões de tempos e espaços que, no geral, mobilizam saberes estrategicamente pensados para governar aos infantis de modo a se adaptar à sociedade existente. Revela também revela que, por meio de diferentes estratégias, os sujeitos infatis são minusiosamente preparados para ser capazes de assumir um tipo de "autonomia" que, paradoxalmente, é prescrito pelo próprio currículo competência. O currículo de competências investigado, por meio de práticas que se assumem apropriadas para a educacao inicial e o aparecimento de práticas próprias das competencias, regula a conduta dos infantis e estabelece relações de poder-saber, de dominio de si mesmos e dos outros. Além disso, a tese explicita como, através de práticas generificadas, o currículo apresenta uma sociedade onde mulheres e homens assumem papéis que são considerados adequados para cada sexo . Mostra que a ausência de qualquer tipo de questionamento não permite aberturas, fugas, para olhar a sociedade desde uma outra perspectiva. Ao fazer isso, o currículo por competencias investigado exclui saberes e posibilidades para os infantis, que poderiam permitir o acesso a ferramentas para problematizar a sociedade contemporânea, a transformação das relações de poder existentes, e a construção de um mundo diferente ao existente, que tem produzido tantas exclusões, diferenciações e desigualdades.
2019-08-11T10:55:13Z
Maria Elena Ortiz Espinoza
O encontro do imaginário no diálogo entre a obra Unheimlich de Walmor Corrêa e a Histoire naturelle de Buffon: uma aproximação entre arte e ciência
Nesse artigo estabelece-se um diálogo entre o livro de artista Unheimlich: imaginário popular brasileiro (2006) e a obra Histoire naturelle, générale et particulière, avec la description du Cabinet du Roy (1749), do naturalista, matemático e escritor francês Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon. Buscando aproximar arte e ciência, é proposto um diálogo entre Ondina, de Corrêa, e Criança monstruosa pela transposição das víceras, da obra de Buffon, notando-se que, ao mesmo tempo em que a arte se apropria e subverte imagens geradas a partir da observação científica, a ciência utiliza procedimentos artísticos para obter diferentes modos de registro da realidade.
2021-10-06T16:44:40Z
Maria do Carmo de Freitas Veneroso
Diabetes Insípido Central associado à Carcinoma Hipofisiário: relato de caso
Relata-se o caso de diabetes insipido central em um canino, Boxer, macho, dez anos de idade, com histórico de poliúria e polidipsia. Ao exame clínico nenhuma alteração digna de nota foi encontrada. Nos exames complementares verificou-se que a densidade específica urinária (DEU) encontrava-se abaixo da fisiológica (1.000). O canino mostrou-se incapaz de concentrar a urina pelo período de 12 horas em que foi submetido ao teste de privação hídrica, tempo que levou para apresentar 5% de desidratação. Posteriormente o animal foi medicado com dDAVP (acetato de desmopressina) e após quatro horas da aplicação a DEU encontrou-se dentro dos valores de normalidade (1.035). O canino recebeu terapia à base de dDAVP, apresentando melhora do quadro clínico. O animal foi eutanasiado após apresentar sorologia positiva para leishmaniose em exame de rotina. No exame histopatológico foi evidenciado adenocarcinoma hipofisário como provável causa da diabetes insipidos central.
2019-08-12T13:41:58Z
Cinthya Brillante Cardinot
Consumo de drogas: crime ou doença? : o debate jurídico sobre a Lei nº 11.343/06
Esta monografia estuda o debate sobre o enquadramento do usode drogas como crime, analisando a alteração na Lei nº 11.343/06 e asteses doutrinárias sobre o sentido da nova regulamentação. Baseia-sena identificação da evolução da regulamentação sobre o uso de drogasna legislação brasileira e na análise dos debates provocados pelasmudanças nas concepções normativas relativas a este comportamento.Após a apresentação do debate decorrente da promulgação da Lei nº11.343/06, que introduziu a figura do usuário de drogas como caso desaúde pública, propõe-se reflexão sobre o modo como a legislaçãoafeta o trabalho na ponta, isto é, os procedimentos utilizados porpoliciais e delegados que se defrontam com o usuário de drogas edevem encaminhar o infrator ao âmbito judicial
2019-08-14T02:56:42Z
Glauber Miguel Gonçalves
Aspectos da função beta da teoria de Yang-Mills supersimétrica
Desde os trabalhos pioneiros existe uma controvérsia sobre a origem das correções radiativas para a função da Teoria de Yang-Mills supersimétrica. Em teorias supersimétricas as anomalias da corrente quiral e do traço do tensor, energia-momento estão relacionadas. Enquanto a primeira obedece ao terorema de Adler-Bardeen e é exata em um laço, a segunda é proporcional à função e cálculos explícitos de encontram contribuições de ordens mais altas. A este conflito dá-se o nome de problema de anomalia. Neste trabalho calculamos a função da Teoria de Yang-Mills supersimétrica N = 1 pura através da Regularização Implícita até dois laços. Apesar da parte divergente ultravioleta em dois laços ser nula, encontramos um coeficiente da função de segunda ordem diferente de zero através da equação do grupo de renormalização. Esclarecemos o papel de divergências infravermelhas separando-as consistentemente das ultravioletas. De acordo com nossos cálculos, divergências infravermelhas fora da concha, não tem nenhum papel na obtenção da função como esperado. Entretanto, divergências infravermelhas na concha são importantes.
2019-08-11T02:11:42Z
Helvecio Geovani Fargnoli Filho
Subsídios para a publicação de conteúdos na intranet da câmara dos deputados
A partir do mapeamento das páginas do Portal Intranet da Câmara dos Deputados, que atende a mais de 10 mil usuários internos, identificou-se a ocorrência de problemas na publicação de seus conteúdos, tais como erros de formatação, duplicação, grafia einconsistências. Esse trabalho apresenta um diagnóstico, relacionando os problemas encontrados às razões de sua ocorrência e concluiu-se que há dificuldade no uso da ferramenta de gestão de conteúdos, ocasionada pela falta de treinamento dos provedores e por restrição da própria ferramenta com relação a algumas funcionalidades que, casoestivessem disponíveis, facilitariam a atividade de publicação no Portal. Como resultado da pesquisa, são elencadas ações corretivas na gestão da intranet, com o objetivo de minimizar os erros na publicação de seus conteúdos
2019-08-14T02:38:36Z
Cristiane Medeiros Jardim
O texto se limita? Discussão baseada em Gérard Genette e João do Rio
O conceito de “paratexto” apresentado por Gérard Genette pressupõe que o texto literário delimita um território inequívoco e, idealmente, inviolável. Essa concepção de texto é análoga à noção de livro enquanto “fortaleza”, enquanto totalidade autossuficiente cujos significados estariam contidos em si mesma, como descreve Michel Melot. Porém, os elementos que Genette define como “paratextos” também podem se prestar à deslimitação do texto e, pois, do livro, contribuindo para lançá-lo para “fora” de si mesmo, ou melhor, para questionar o pressuposto de que haja “dentro” e “fora”. A partir da análise de dois itens paratextuais do livro A alma encantadora das ruas, do cronista João do Rio, pretendemos refletir sobre como pode ocorrer essa indeterminação de demarcações, ainda que haja sempre índices determinantes em qualquer contexto de leitura.
2022-04-05T00:21:43Z
Tiago de Holanda Padilha Vieira
Lá fora... na rua é diferente!: adolescência, escola e sintoma
Tema de relevante interesse para as pesquisas de psicanálise e educação, a adolescência vem gozando de um status cada vez mais singular e impactante nas teorias produzidas contemporaneamente. Mas, afinal de contas, quem é esse sujeito adolescente? O que ele diz e quais discursos produz sobre si frente ao lugar que ocupa, especialmente no que se refere ao âmbito escolar. Frente as falas coletadas em conversações com adolescentes da rede pública municipal de Belo Horizonte, podemos supor a configuração de uma cumplicidade - quase maternal - entre professor-aluno que pode estar contribuindo para fixar a adolescência em um mecanismo de recusa à diferença sexual.
2019-08-10T11:11:56Z
Márcio Boaventura Júnior
Uma leitura do I Livro de Tombo do Convento do Carmo em Salvador: contribuição à construção histórica da Ordem dos Carmelitas na Bahia-colonial
Apresenta um estudo do "Livro Iº de Tombo" do Convento do Carmo de Salvador, o mais antigo registro de documentos existente no arquivo da ordem Carmelitana no Brasil. Este Livro de Tombo contém documentos manuscritos, a saber: cartas de sesmarias, escrituras, quitações, procurações, provisões reais, testamentos, aforamentos, arrendamentos, escritos de liberdade, documentos referentes a associações religiosas e documentos avulsos. Estes documentos constituem-se moldura e contexto de caráter sócio-cultural, histórico e religioso da época. Após o estudo de temas considerados relevantes para a fundamentação teórica da pesquisa, tais como, padroado, missão carmelitana no Brasil e conceitos da arquivística, o Livro de Tombo é analisado em seus aspectos físicos e de conteúdo. Efetua-se a leitura do Livro de Tombo numa perspectiva histórica do processo formativo da cultura e religiosidade da nação, nos três séculos abrangidos pelas datas dos documentos relacionados no Livro (XVI, XVII e XVIII). Visa trazer a público a maior quantidade possível de informações como contribuição do Livro de Tombo e da Ordem Carmelitana à Ciência da Informação, seja mediante o estudo das características desses antigos manuscritos, como cetras e marcas d'água, seja pelo estudo da forma do texto, como arcaísmos e termos que motivaram a elaboração de um glossário para melhor compreensão dos significados. Os elementos de teor histórico que constituem fonte para valiosas informações, mereceram a elaboração de um instrumento de busca na forma de índices onomásticos das pessoas citadas.
2019-08-13T22:06:20Z
Beatriz Junqueira Pedras
Ética e cidadania na construção de uma escola de qualidade
O presente trabalho relata a importância dos princípios da ética e da cidadania nas relações, de modo que o leitor possa compreender a necessidade de valorizar tais princípios, como meio para atingir a escola de qualidade e, consequentemente, uma sociedade mais justa, mais humana. Busca-se compreender a origem e a aplicação desses princípios no contexto social, de modo particular na Escola Municipal Professor João Rodarte Batista, localizada na cidade de Pains/MG. O Projeto Político Pedagógico, elaborado por esta comunidade educativa é o elemento que norteia esta análise e como suporte, utiliza-se a pesquisa qualitativa através de consulta em livros, revistas e outros artigos publicados na Biblioteca Geral do Curso Formação de Gestores da Educação Básica, FAE/UFMG. O referencial teórico é baseado em autores que também trazem uma visão crítica da atuação do gestor numa escola que prima pela qualidade e o resultado final pretendido é um marco de compreensão para a vinculação entre ética e cidadania na construção de uma escola mais participativa e humana.
2019-08-11T16:00:09Z
Ledir Aparecida da Silva Ribeiro
Criticando a TV: considerações sobre o papel da crítica na construção dos gêneros televisivos
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Explorando estratégias bayesianas eficientes e eficazes para classificação de texto
Classificação automática de documentos (CAD) é a base de muitas aplicações importantes, tais como filtragem de spam, a mineração de opinião, organizadores de conteúdo e identificação de autoria. As abordagens Naive Bayes (NB) são amplamente utilizadas como paradigmas de classificação, devido à sua simplicidade, eficiência, ausência de parâmetros e eficácia em diversos cenários. Contudo, estas abordagens não apresentam eficácia competitiva quando comparada a outros métodos de aprendizagem estatísticos modernos, como SVMs, em tarefas de CAD. Isto está relacionado com algumas características das coleções reais de documentos, como desbalanceamento de classes e esparsidade dos dados. Nesta dissertação, investigamos se a combinação de alguns modelos de aprendizagem NB com diferentes propostas de ponderação de atributos pode melhorar a eficácia do NB em tarefas CAD, considerando várias coleções de dados do mundo real. Demonstramos que uma combinação adequada destas estratégias pode produzir resultados equivalentes ou mesmo superiores quando comparado com SVM. Além disso, apresentamos também uma investigação sobre o relaxamento da suposição de independência dos atributos do Naive Bayes (também conhecido como abordagens Semi-Naive Bayes) em grandes coleções textuais. Dados os elevados custos computacionais dessas investigações, aproveitamos as arquiteturas das GPUs para apresentarmos uma versão massivamente paralela da abordagem NB. Além disso, com esta solução paralela, propomos quatro novas abordagens Semi-NB lazy. Em nossos experimentos, nossas novas soluções lazy, não só superam as abordagens Semi-NB já existentes, assim como superam nossas estratégias NB incrementadas que já tiveram um desempenho melhor do que o SVM.
2019-08-12T15:39:36Z
Felipe Augusto Resende Viegas
Patentes de universidades e institutos públicos de pesquisa e a transferência de tecnologia para empresas no Brasil
Esta tese discute o posicionamento das universidades e institutos públicos de pesquisa em um sistema nacional de inovação, apresenta estatísticas dos depósitos de patentes destas instituições e analisa o papel da patente como um mecanismo de transferência de tecnologia. É apresentado um survey pioneiro sobre a transferência de tecnologia de universidades e institutos públicos de pesquisa no Brasil. Esta pesquisa, a respeito de 271 transferências de tecnologia realizadas por grupos de pesquisas de todo o Brasil, apresenta contribuições inéditas para a literatura, como por exemplo, a comparação do tipo de tecnologia transferida com o mecanismo utilizado em sua transferência e os benefícios acadêmicos que as universidades e institutos públicos de pesquisa podem obter pela interação empresas. O Capítulo 1 procura situar a universidade e os institutos de pesquisa no sistema nacional de inovação, de modo a destacar as suas contribuições e relações com outros agentes que contribuem para o desenvolvimento e a difusão das inovações tecnológicas. O aumento da participação das universidades na atividade de patenteamento é analisado no Capítulo 2. O capítulo 3 busca contribuir para a literatura sobre transferência de tecnologia. O objetivo principal é avaliar o papel das patentes no processo de transferência de tecnologia. No Capítulo 4 é discute se a universidade deve patentear suas invenções ou não. Os resultados sugerem que a patente não é uma pré-condição para que haja uma relação onde ocorra a transferência de tecnologia, mas a importância da patente passa a ser considerável quando a tecnologia em questão se trata de um novo produto e a empresa possui capacidade de absorção.
2019-08-11T21:16:19Z
Luciano Martins Costa Povoa
Comparação entre termos de indexação e palavras dos títulos dos artigos do periódico "Cadernos de Saúde Pública (2000/2005)"
A presente pesquisa tem como problema verificar se os termos de indexação atribuídos aos artigos publicados em periódico científico na área da saúde pública estariam contidos nos títulos destes mesmos artigos. Sendo assim, tem por objetivo analisar o processo de indexação dos artigos desse periódico, bem como, comparar a indexação feita pelos indexadores/autores dos artigos com uma possível indexação automática, considerando os termos constantes nos títulos dos artigos. Os pressupostos da pesquisa são: os títulos podem identificar conteúdo de um trabalho científico; que o processo de indexação de artigos científicos influencia a recuperação da informação; os títulos dos artigos de um periódico científico nem sempre representam a recuperação da informação; e as palavras-chaves criadas, entretanto, podem ir além dos títulos, possibilitando um detalhamento semântico (conteúdo específico, detalhes), tendo em vista a multiplicidade de pontos de vista, com influência às vezes subjetivas no processo de indexação. A fundamentação teórica foi privilegiada os seguintes assuntos, divulgados pela literatura nacional e internacional: a produção científica, linguagem documentária, comunicação científica, periódico científico, transmissão da informação científica, análise de assunto, indexação, recuperação da informação, bibliometria e indicadores bibliométricos. Em nível metodológico foi selecionada a base de dados nacional Scielo e dentro desta o periódico eletrônico científico Cadernos de Saúde Pública (todos os volumes publicados de 2000 a 2005), perfazendo um total de 895 artigos, com o intuito de refletir, analisar, bem como avaliar os resultados da atividade científica em um período pré-estabelecido. A coleta de dados foi desenvolvida através de levantamento dos assuntos indexados (cerca de 3707 termos) e análise desses dados. Tais dados foram quantificados, comparados e interpretados. A análise buscou aferir o percentual de assuntos indexados, bem como a relevância dos indicadores bibliométricos na difusão e transmissão do conhecimento gerado e investigado, e, sobretudo, constatar a qualidade da recuperação da informação em base de dados eletrônica.Como resultados encontrou-se um número considerável de termos diferentes ao se comparar as palavras-chaves usadas na indexação com as palavras constantes nos títulos dos artigos.Tal pesquisa poderá contribuir para a dinâmica de trabalho de profissionais da área de ciência da informação, e também para pesquisadores afins.
2019-08-10T16:53:11Z
Elizabeth Andrade Duarte
Elementos de ordem alta em Corpos Finitos
Neste trabalho, apresentaremos o problema de encontrar elementos (...) de ordem alta em corpos finitos. Mais especicamente, trataremos deste problema em dois tipos de extensões de corpos finitos: as extensões ciclotômicas (...) e as extensões de Artin-Schreier (...). Ordens exatas dos elementos (...) não são calculadas; encontraremos limitantes inferiores.
Associação entre bullying, bruxismo noturno e satisfação de vida em adolescentes
O objetivo deste estudo foi verificar a associação entre satisfação de vida, bullying e bruxismo noturno e aspectos sóciodemográficos em adolescentes. Foi realizado um estudo transversal com 366 adolescentes com idade entre 13 e 15 anos, matriculados em cinco escolas da cidade de Itabira, Minas Gerais, Brasil. Os adolescentes responderam a questionários de auto-relato sobre a satisfação de vida através da Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes (EMSVA) e sobre a ocorrência de bullying na escola, elaborado a partir de perguntas extraídas do instrumento utilizado na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Os pais responderam a questões relacionadas à presença de bruxismo noturno elaboradas de acordo com os critérios da American Association of Sleep Medicine (AASM) e no formato de perguntas da versão brasileira do PSQI-BR (Pittsburgh Sleep Questionnaire), além de também responderem a questionários de aspectos socioeconômicos a partir do Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB). A análise dos dados foi realizada utilizando-se o SPSS 21.0 e incluiu distribuição de frequência, testes qui-quadrado de Pearson, qui-quadrado de tendência linear e Exato de Fisher, com 5% de nível de significância. O teste Alfa de Cronbach foi realizado a fim de verificar a confiabilidade da escala multidimensional de satisfação de vida ao ser aplicada a adolescentes na faixa etária deste estudo. Havia 163 meninos (44,5%) e 203 meninas (55,5%). A média de idade dos adolescentes participantes da pesquisa foi 13,7 (DP = 0,702). A maioria dos participantes pertencia a classe menos favorecida (54,9%). A prevalência de bruxismo noturno foi de 6,8% segundo relato dos pais. Episódios de bullying foram relatados por 8,2% dos adolescentes. Maiores frequências de bruxismo foram observadas entre os adolescentes mais jovens (p=0,002) e oriundos de famílias mais favorecidas economicamente (p=0,049). Não foi observada associação estatisticamente significativa entre bruxismo noturno, gênero (p=0,095) e bullying (p=0,708). Os maiores valores de satisfação de vida na dimensão família foram observados entre os adolescentes mais jovens (p=0,004) e oriundos de famílias mais favorecidas economicamente (p<0,001). Maiores valores de satisfação de vida na dimensão escola associaram-se aos adolescentes mais jovens (p<0,001). Observou-se associação estatisticamente significativa entre bruxismo noturno e altos níveis de satisfação nas dimensões autoeficácia (p=0,002) e self (p=0,031) A dimensão autoeficácia apresentou maiores valores de satisfação de vida entre os adolescentes mais jovens (p=0,001). Altos níveis de satisfação na dimensão não violência associaram-se significativamente à classe econômica mais favorecida (p<0,001). Avaliou-se a satisfação de vida e o bullying, porém não se achou associação estatisticamente significante. Concluiu-se que a avaliação de determinados domínios da satisfação de vida e a classe econômica associam-se ao bruxismo noturno em adolescentes. Uma vez que a alta avaliação de si mesmos (domínio self) e alta satisfação no cumprimento de tarefas (domínio autoeficácia) traduzem indivíduos com maior propensão ao bruxismo noturno; e que adolescentes de família mais favorecidas economicamente, por executarem maior quantidade de tarefas e com níveis maiores de exigência, também apresentam maior tendência ao bruxismo noturno. Classe menos favorecida apresenta maior propensão a envolvimento em brigas e discussões, ou seja, situações de violência.
2019-08-10T22:32:12Z
Lívia Bonfim Fulgêncio