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Influência do tamanho de grão da zircônia estabilizada com ítria e das propriedades reológicas de barbotinas anódicas sobre as características microestruturais de filmes de anodo usados em pilhas a combustível de óxidos sólidos.

As pilhas a combustível de óxido sólido (SOFC) são dispositivos capazes de converter energia química em energia elétrica com alta eficiência e baixo índice de poluição. Um dos componentes mais importantes da SOFC é o anodo. Nesse eletrodo ocorrem as reações eletroquímicas de oxidação do gás combustível e os elétrons resultantes são transportados para os interconectores da pilha. O composto NiO/YSZ é atualmente o material mais empregado na fabricação de filmes de anodo devido, principalmente, ao seu baixo custo. Nesse trabalho, foram sintetizados dois pós de YSZ (YSZ800 e YSZ1000) pelo método de co-precipitação. A partir desses pós, dois compostos NiO/YSZ (NiO/YSZ800 e NiO/YSZ1000) foram preparados via impregnação. O pós de NiO/YSZ foram usados na preparação de oito barbotinas submetidas posteriormente, a tempos de mistura de 5, 10, 20 e 40h. Essas barbotinas foram depositadas por aerografia sobre substratos de YSZ e o conjunto tratado termicamente para que o filme anódico pudesse ser formado. Para caracterização dos pós de YSZ e dos compostos, varias técnicas foram utilizadas. A Difração de Raios X (DRX) foi empregada com o objetivo de determinar as fases cristalinas presentes, possíveis fases amorfas e tamanho dos cristalitos. O método Brunauer, Emmett and Teller (BET) auxiliou na determinação da área superficial específica (ABET), volume total dos poros (Vt) e diâmetro médio dos poros (dp) do YSZ800 e YSZ1000. O tamanho médio das partículas desses pós foi calculado a partir da área superficial específica dada pelo BET. O comportamento reológico das barbotinas foi estudado mediante a utilização de um Reômetro mostrando que os tempos de mistura e o tamanho de grão dos pós de YSZ influenciam significativamente a viscosidade dessas suspensões. As propriedades térmicas das barbotinas foram avaliadas por Análise Térmica (TG) e Análise Térmica Diferencial (DTA). A Microscopia Ótica (MO) e a Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) foram utilizadas no estudo da microestrutura dos filmes. A partir das imagens obtidas por MEV foi possível determinar a porosidade e contigüidade de poros, YSZ e NiO nos mesmos. A Espectrometria de Energia Dispersiva (EDS) foi empregada na detecção de possíveis impurezas presentes nos filmes e a análise de Espectrometria por Dispersão de Comprimento de Onda (WDS), possibilitou que os elementos ítrio e zircônio pudessem ser detectados separadamente. O Mapa de Elementos foi usado para verificar a distribuição dos elementos Y, Zr e Ni nos filmes e relacionar essas distribuições aos tempos de mistura das barbotinas.

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2019-08-13T08:41:15Z

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Aurellis Carvalho Nascimento

Do discurso ao diálogo: interfaces fisico-digitais no espaço urbano para a retomada da esfera pública

A dissertação tem como objetivo propor uma interface fisico-digital urbana em Catas Altas, cidade do interior de Minas Gerais, considerando o potencial das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em contribuir para a retomada da esfera pública. Como entendido pela filósofa Hannah Arendt, retomar a esfera pública significa articular os indivíduos para que possam agir politicamente, enquanto cidadãos. Para experimentar tal possibilidade o processo de produção da interface propõe a formação de uma rede de relações plural (garantindo que as diferentes perspectivas dos cidadãos sejam consideradas nas decisões), dialógica (garantindo que novas informações sejam criadas, podendo trazer mudanças à comunidade) e acerca de assuntos de interesse público (afastando-se da esfera do social na qual interesses privados definem as decisões políticas). Para construir o arcabouço da interface em Catas Altas foi feita uma crítica à suposta abertura democrática da internet e foram analisadas cinco interfaces, três digitais e duas fisico-digitais, com potencial para a retomada da esfera pública. Ficou evidente a importância de incluir a população desde o início do processo para que seja possível abordar assuntos relevantes para a comunidade, facilitando o engajamento dos moradores. Para alimentar a concepção da interface em Catas Altas, ao longo de dez meses foram realizadas diversas atividades participativas com a comunidade, desde oficinas de fotografia, vídeo e panfletos, até um circuito de cinema de rua. A interface R.I.C.A. (Rede de Ideias Catas Altas) foi desenvolvida como um protótipo itinerante e propõe discussões socio-espaciais articuladas por meio de um painel de led acoplado a um mapa da cidade com o qual as pessoas podem interagir iluminando suas partes e localizando pontos positivos e negativos com bolinhas luminosas. Os resultados das interações dos moradores com o mapa são disponibilizados na internet, evidenciando as opiniões dos moradores sobre questões urbanas diversas. Após um período de teste ficou evidente que o fato da R.I.C.A. ser itinerante no espaço público, baseada no mapa da cidade e, principalmente, por ser contextualizada com a realidade da cidade contribuiu para que pessoas de diferentes classes e círculos sociais interagissem entre si, dialogando exclusivamente sobre as complexidades socio-espaciais de Catas Altas. Sendo assim, R.I.C.A. se mostrou bem sucedida em articular os moradores em torno de assuntos de interesse público, afastando-os da esfera do social e apontando possíveis direções para a retomada da esfera pública.

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2019-08-13T00:02:25Z

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Guilherme Ferreira de Arruda

Católicos e protestantes: escolas confessionais fundadas por missionários estrangeiros ,Belo Horizonte- MG (1900-1950)

No desenvolvimento desta pesquisa buscou-se investigar sobre duas instituições particulares de ensino constituídas por missionários estrangeiros, alemães e norte-americanos, na cidade de Belo Horizonte, durante a primeira metade do século XX (1900-1950). Trata-se deinstituições de ensino confessionais, uma católica e outra protestante, sendo esta última da denominação Batista. Foram observadas algumas das práticas educacionais, organizacionais e disciplinares entre estas escolas, de diferentes orientações religiosas, utilizando uma perspectiva comparativa. Objetivou-se realizar a reconstrução histórica das instituições escolares escolhidas, seguindo uma abordagem metodológica que confluiu História da Educação, História Política e caminhou por um viés cultural observado na materialidade produzida pelas próprias instituições em foco, além dos conflitos de ordem social e religiosa vividos pelas comunidades de estrangeiros estudadas. Pretendeu-se a respeito destas confissões religiosas verificar as diferentes experiências vividas por estes grupos em relação àinserção dos mesmos em uma cultura tradicionalmente permeada pelos valores pregados pela Igreja católica, que durante muito tempo esteve à frente do ensino privado no Brasil. Mesmo sendo os missionários alemães ligados ao catolicismo, estes encontraram problemas durante os dois períodos de guerra ocorridos na primeira metade do século XX. Os protestantes viveram em Minas Gerais experiências parecidas com as de outras regiões, não apenas brasileiras, mas mundiais, em relação a suas tentativas de expansão religiosa por terras tradicionalmente dominadas pelo ideário do catolicismo. Buscou-se compreender como se deu o estabelecimento desses grupos estrangeiros na, planejada e recém criada, capital mineira, concentrando o estudo na relação estrangeirismos/educação/urbanização/religião. Em relação à trajetória de levantamento da documentação histórica necessária ao desenvolvimento desta pesquisa, foram vários os locais pesquisados. Entre acervos férteis ou escassos, públicos e privados, foram consultados os arquivos das instituições escolares objeto desta pesquisa que foram cruzados com outros documentos, produzidos externamente a essas instituições, de natureza oficial ou não, prioritariamente, os jornais de ampla circulação no período.

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2019-08-10T00:37:18Z

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Hercules Pimenta dos Santos

Racionalidade técnico-científica versus criatividade, ou algumas chaves para enfrentar o desconforto da arquitetura dentro da universidade contemporânea

Na universidade contemporânea, cursos, escolas e faculdades estão, em sua grande maioria, estabelecidas sobre um sistema que atribui prevalência aos modelos operativos da racionalidade técnica. A origem desse quadro remonta ao período compreendido entre 1850 e 1950, caracterizado por um enorme desenvolvimento do conhecimento formal de caráter técnico e científico. Coincide, também, com o período da criação de diversas universidades brasileiras e, dentro delas, cursos para a formação de profissionais especializados. Esses cursos iniciam uma natural busca por reconhecimento e legitimação. Ainda nesse momento os currículos de caráter mais normativo começam a ganhar espaço e o ideal cientificista que os preside incorpora a ideia de que a competência prática adquire maior status profissional quando é baseada num tipo de conhecimento sistematizado, reprodutível e passível de ser caracterizado como científico. Em suma, quanto maior o viés cientificista, maior o prestígio acadêmico – e profissional. Por outro lado, o trabalho do arquiteto tende a ser caracterizado como um trabalho criativo, de invenção, delimitado e estimulado por um processo permanente de negociação entre o desejo e a materialidade. Nossa premissa é que o procedimento adotado em um ateliê de projetos tende a se caracterizar como um processo baseado num tipo de saber específico constituído através de séculos de pratica profissional e pode ser fundado na pesquisa através da solução de problemas. A partir dessa constatação se pode comprovar que não há sentido em corroborar a ideia tradicional que afirma a existência de um abismo intransponível entre o saber profissional praticado nas disciplinas de um curso de arquitetura, e aquele outro posto em prática nas chamadas disciplinas científicas. Esse abismo separaria por suas margens o generalista e o especialista, como que representante de saberes distintos praticados através de métodos irreconciliáveis.

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2021-07-27T21:22:22Z

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Maurício José Laguardia Campomori

Voltar, contar e lembrar de Gangan: por uma arqueologia griótica afrodecolonial em Mana, Guiana

Esta dissertação se constitui enquanto um esforço crítico a partir do modo de conhecimento que é a arqueologia. Fundamentada em uma perspectiva assumidamente afrodecolonial, a pesquisa propõe deslocamentos teóricos e práticos das formas modernas ocidentais com as quais a arqueologia tem sido feita, com destaque particular para a questão da alteridade. A noção de volta, tanto para Mana, terra ancestral da pessoa-pesquisadora, quanto para percepções do mundo afrocentradas, constitui o ponto de partida dessas reflexões. Desta forma, os conceitos de ancestralidade, de memória e de oralidade são ativados para construir outras possibilidades para a arqueologia que sejam menos colonialistas e menos violentas, a exemplo da perspectiva de arqueologia griótica proposta nessa dissertação

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2019-08-11T05:10:34Z

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Gabby Hartemann

Carga sedativa na farmacoterapia domiciliar de idosos

Determinar a carga sedativa na farmacoterapia domiciliar de idosos internados em um hospital. Trata-se de um estudo transversal realizado em um hospital de ensino. A variável dependente do estudo foi o índice de carga sedativa. A mensuração da atividade sedativa foi realizada de acordo com o modelo de carga sedativa adaptado por Taipale et al. (2011) sendo calculada pela soma da pontuação de cada um dos medicamentos presentes na farmacoterapia domiciliar dos pacientes. As variáveis independentes foram: sexo, idade, co-morbidades, polifarmácia, queda e internação no último ano. Realizou-se analise descritiva e univariada. Quarenta e dois (22,9%) idosos utilizavam pelo menos um medicamento que contribuía para a carga sedativa. Dentre eles, os mais frequentes foram os antidepressivos (n=24; 57,1%) e os antiepilépticos (n=11; 26,2%), sendo o clonazepam, amitriptilina e nortriptilina os agentes mais prescritos. Evidenciou-se associação positiva estatisticamente significativa (p<0,05) do índice de carga sedativa ≥ 2 com polifarmácia, número de doenças ≥ 5, depressão, demência, insuficiência cardíaca, neoplasia e queda no último ano. O uso de medicamentos com propriedades sedativas por idosos em domicílio mostrou-se frequente na amostra investigada.

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2022-04-07T21:20:02Z

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Williane do Nascimento Mendes Tácita Pires de Figueiredo Soraya Coelho Costa Barroso Mariana Martins Gonzaga do Nascimento Adriano Max Moreira Reis

Um novo olhar diante da gestão democrática

Este trabalho, concebido a partir de uma metodologia teórico bibliográfica, tem por finalidade conhecer e refletir sobre o trabalho dos gestores, que estão a frente das instituições escolares e que tem como meta o desenvolvimento de uma gestão compartilhada. Ao longo do estudo percebemos que para que a escola seja um espaço democrático faz-se necessário: o envolvimento dos alunos, pais, professores, funcionários e gestores, bem como a construção coletiva do PPP e que a mesma tenha assegurada a sua autonomia financeira e pedagógica. A partir da análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Dr. Viriato Mascarenhas Gonzaga, foi possível perceber quais são os caminhos a serem trilhados e os obstáculos que precisam ser vencidos para que a instituição efetive a gestão democrática e oferecerá uma educação com mais qualidade.

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2019-08-10T10:30:14Z

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Rosângela Miranda Fonseca

Características biomecânicas de corredores com síndrome da dor patelofemoral: revisão da literatura

Aproximadamente quatro milhões de brasileiros correm regularmente, o que pode ser verificado pela quantidade de esportistas que participam de provas e competições. A SDPF é uma lesão comum em corredores, representando quase 20% de todas as lesões dos atletas de corrida. Apesar da elevada taxa de incidência de SDPF, a etiologia da síndrome ainda não está claramente compreendida, porém acredita-se ser de natureza multifatorial. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura a fim de discutir as influências de alterações biomecânicas de membros inferiores em corredores para o desenvolvimento dessa síndrome. Para tanto se buscou nas bases de dados PubMed e PEDro. Inicialmente utilizou-se os termos "Foot" AND "Knee Injuries", acrescentando à busca os seguintes termos: patellofemoral pain syndrome, patellofemoral pain syndrome running. Apartir desse levantamento bibliográfico ficou evidente que mais estudos devem ser realizados para quantificar as relações biomecânicas com a SDPF, e suas correlações com os corredores. É necessário também que esses estudos sejam critériosos nos aspectos metodológicos para que haja fidedginidade nos parâmetros e nos resultados avaliados.

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2019-08-09T15:33:28Z

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Geraldo Gabriel Silva Fagundes

Educação em solução de conflitos na escola: por uma formação voltada à cidadania, à cultura restaurativa e ao acesso à justiça infanto-juvenil

O modelo de tratamento de conflitos adotado nas escolas brasileiras, baseado em uma lógica adversarial e punitiva, tem gerado o aumento da violência, além do esvaziamento dos espaços públicos de participação nas instituições de ensino. A insegurança, a violação de direitos e a exclusão social presentes em tais instituições constituem potencial ameaça a dois princípios constitucionais: o de proteção integral da criança e do adolescente e o de formação cidadã, que orienta o direito à educação. O objetivo da pesquisa teórica proposta é demonstrar que a educação em solução de conflitos e a implementação do paradigma restaurativo nas escolas são condições essenciais e necessárias para a efetivação da cidadania, bem como do acesso à justiça infanto-juvenil - compreendido como o acesso às políticas públicas para a garantia de direitos. O desenvolvimento de um modelo dialógico de solução de conflitos escolares, pautado nas práticas restaurativas, justifica-se pela necessidade de fomentar a formação dos atores da comunidade escolar (alunos, educadores, funcionários e família) para a abordagem cooperativa dos conflitos, colaborando assim para a diminuição da violência na instituição, assim como para a construção de uma cidadania ativa e democrática. O caminho metodológico adotado perpassa pela análise de dados, doutrinas, legislações e casos práticos. Por fim, serão expostas para a construção de políticas públicas - metodologias para a educação escolar em solução dialógica de conflitos.

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2019-08-13T13:26:02Z

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Anelice Teixeira da Costa

A crise da democracia segundo Derrida

Jacques Derrida entende a crise da democracia não em termos de um movimento histórico a ser superado por medidas corretivas, mas em termos de uma crise permanente provocada desde sempre por um sistema autoimune que ataca o organismo democrático a partir do seu interior. A forma privilegiada de combate a essa crítica permanente consiste na possibilidade de um porvir imprevisível e improgramável que foi objeto de questionamentos por representantes maiores da tradição marxista.

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2021-08-16T20:47:28Z

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Sérgio Luiz Prado Bellei

Educação nutricional e a saúde: uma contribuição na formação de hábitos alimentares saudáveis em crianças na sua formação escolar

A alimentação saudável é essencial para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde. A obesidade e o sobrepeso infantil estão relacionados a uma série de fatores como hábitos alimentares e falta de atividade física, além de fatores biológicos, comportamentais e psicológicos. Desta forma, aprendizagem e hábitos saudáveis de alimentação andam articulados. O excesso de peso na infância aumentou nas últimas décadas, sendo que a escola também tem responsabilidade nesse processo. Essa revisão integrativa objetivou demonstrar a influência de programas de educação nutricional da escola na promoção de hábitos alimentares saudáveis de crianças em idade escolar. Para o levantamento dos artigos na literatura, realizou-se uma busca na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde LILACS e no MEDLINE. Foram utilizados, para busca dos artigos, os seguintes descritores: Nutrição; Hábitos alimentares; Crescimento e desenvolvimento; Educação nutricional; Infância. Alimentação escolar; Escola. Todos são descritores da BVS. Os descritores foram acrescidos do boleano AND. Dois artigos compuseram os quadros sinópticos. Conclui-se que é inegável a convicção de que as atividades de educação alimentar na escola irão influenciar o comportamento das crianças, inclusive na criação e desenvolvimento de hábitos alimentares e de higiene. O nutricionista deve participar e coordenar atividades de educação alimentar, pois como educador em saúde, exerce importante papel conjuntamente aos professores e funcionários de escolas, visando contribuir no enfrentamento da obesidade e do sobrepeso na infância.

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2019-08-10T03:58:32Z

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Marcelo da Silva Custódio

Projeto Incubadora de Talentos: a experiência escolar e familiar dos bolsistas

Esta pesquisa se situa no campo de interseção entre os estudos sobre socialização e os estudos sobre sucesso escolar em meios populares. Trata-se da análise de uma situação singular, a saber, o sucesso escolar estatisticamente improvável de alunos provenientes de camadas populares, premiados com a inserção em um ambiente destinado a jovens originários de meios sociais favorecidos. A aproximação com um novo grupo de pares, a conciliação entre rotinas tão distintas e pertencimentos sociais tão desiguais, aliadas a altas expectativas em relação ao desempenho escolar, são algumas das situações enfrentadas por esse jovem aluno, e que forjam o objeto dessa pesquisa. O que se pretendeu nesse trabalho foi produzir interpretações sociológicas sobre esta experiência. Observação e entrevistas semi-diretivas foram os principais instrumentos na coleta dos dados. A amostra foi composta de oito jovens participantes ou egressos do projeto Incubadora de Talentos. O referencial teórico sobre os aspectos de socialização e sociabilidade foi encontrado em Dubet, Dubar e Martucelli. Daniel Thin, Bernard Lahire e Anette Laureau foram os aportes teóricos para a análise das relações entre família popular, sucesso escolar e escola. A pesquisa revelou que, para os jovens bolsistas, o investimento na manutenção de uma proficiência que gere destaque acadêmico é considerado a chancela para a inserção no novo ambiente escolar. Apontou a categoria socioeconômica como fator mais importante na definição da rede de sociabilidade e na socialização no novo ambiente. Apontou também a importância da figura materna e da organização da rotina doméstica no sucesso da trajetória escolar desses jovens.

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2019-08-11T20:59:15Z

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Andrea Aparecida de Araujo Zica Pereira

Produção de biodiesel em um reator de micro-ondas utilizando catálise homogênea e heterogênea, e o desenvolvimento de modelos quimiométricos para quantificação

No presente trabalho, verificou-se a viabilidade da produção de biodiesel em um reator irradiado por micro-ondas, por meio da reação de transesterificação de óleo de soja com metanol como agente esterificante. A catálise homogênea, usando o metilato de sódio como catalisador, e a catálise heterogênea foram testadas afim de verificar a compatibilidade com as irradiações por micro-ondas. O catalisador heterogêneo foi preparado utilizando cascas de ovos de galinhas como material precursor. As técnicas analíticas utilizadas para a quantificação dos ésteres metílicos presentes no biodiesel foram a cromatografia a gás e a espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). Um modelo planejado utilizando os espectros gerados do FTIR acoplado ao método quimiométrico de regressão dos mínimos quadrados parciais demonstrou ser um método de quantificação rápido e confiável. O estudo demonstrou que a irradiação por micro-ondas pode reduzir o tempo da reação de produção de biodiesel de horas para apenas alguns minutos quando comparado com o método convencional de agitação mecânica. A utilização de micro-ondas empregando a catálise heterogênea juntamente com a análise de FTIR são métodos promissores para a indústria desse biocombustível, uma vez que, resultam na redução significativa de custos e do tempo de produção e de análise.

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2019-08-13T21:31:47Z

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Sabrina Nogueira Rabelo

Building free spaces

No summary/description provided

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2021-10-15T20:58:27Z

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Bruno Luiz Coutinho Santa Cecília

O profissional da informação em atividades de inteligência competitiva

Analisou-se a atuação dos profissionais da informação - bibliotecários, arquivistas, mestres e doutores em Ciência da Informação - em atividades de inteligência competitiva em instituições públicas e privadas. Foram apresentadas as categorias profissionais consideradas profissionais da informação, no que diz respeito ao perfil, habilidades e competências e fez se uma breve descrição dos profissionais da informação segundo a classificação proposta porMueller (2004). Apresentaram-se a evolução da atividade de inteligência competitiva, as habilidades e competências do profissional e o papel do profissional da informação em equipes multidisciplinares de inteligência competitiva. A atividade de inteligência competitiva foi analisada destacando-se sua interface com a ciência da informação, objetivos eimportância para os processos decisórios nas organizações. As fases do ciclo de inteligência competitiva foram descritas, bem como as fontes de informação, técnicas de análise de informação e ferramentas de tecnologia da informação utilizadas em cada etapa da atividade. Realizou-se um estudo com onze profissionais que atuam em inteligência competitiva, com destaque para os profissionais da informação, no sentido de caracterizar a sua atuação em relação às etapas do ciclo de inteligência competitiva e apontar as suas habilidades e competências para atuar em cada fase do ciclo. Concluiu-se que a participação do profissional da informação em atividades de inteligência competitiva é importante, que ele executa tarefas relacionadas a todas as etapas do ciclo, exceto na etapa de análise de informações cuja atuação foi menos destacada e que suas habilidades e competências estão em consonância com o que preconiza os principais autores apontados na revisão de literatura.

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2019-08-10T17:22:35Z

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Ester Laodiceia Santos

A construção coletiva do Projeto Politico-Pedagogico da Escola Municipal Maria de Jesus Torres

Este trabalho procurou demonstrar as dificuldades encontradas para a realização do trabalho coletivo na Escola Municipal Maria de Jesus Torres. Ficou evidente a cultura do individualismo, vários entraves foram encontrados visto que o corpo docente e equipe pedagógica não se relacionavam de maneira satisfatória. Analisando os conceitos, a estruturação e importância do projeto político-pedagógico conjuntamente à gestão escolar, compreende-se a sua extrema relevância e o quanto a efetiva participação da comunidade escolar interna e externa influência em sua construção e em seus fins. É fundamental que toda a comunidade envolvida na elaboração do PPP seja mobilizada para que essa ação se concretize. Como foi apresentado neste trabalho, é preciso que todos tenham a oportunidade de conhecer o conceito e a importância do PPP para a efetivação da qualidade do ensino, e que este seja um documento aberto para as mudanças que se fizerem necessárias.

Year

2019-08-12T09:49:39Z

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Marluce Caldeira Rocha

Validação de metodologia analítica para determinação de resíduos de fungicidas ditiocarbamatos em tomate por espectrofotometria

Para determinação de resíduos de fungicidas ditiocarbamatos em tomate foi realizada uma validação intralaboratorial do método espectrofotométrico utilizando o sistema de reação vertical para dissulfeto de carbono, atendendo os requisitos exigidos pela ABNT NBR ISO/IEC 17025 e a legislação brasileira vigente. Foram realizados ensaios com curvas de calibração em solventes e em matriz, em amostras brancas e em amostras adicionadas de padrão. As premissas relacionadas às estatísticas empregadas foram avaliadas e confirmadas. Nos estudos realizados, a linearidade do método foi demonstrada na faixa de 0,62 a 5,26 g mL-1, com confirmação do efeito do dia e ausência do efeito de matriz. O limite de detecção foi de 0,15 mg kg-1 e o limite de quantificação de 0,5 mg kg-1. Para o limite de quantificação a média de recuperação foi de 115,2 %, confirmando a exatidão. Neste nível, o método apresentou precisão aceitável, com desvios padrão relativos de 11,82%. sob condições de repetitividade e de reprodutibilidade parcial. Foram determinados limite de decisão de 2,4 mg kg-1 e capacidade de detecção de 3,0 mg kg-1. Os resultados obtidos confirmaram que o método espectrofotométrico para determinação de resíduos de ditiocarbamatos em tomate atende os requisitos exigidos.

Year

2019-08-12T19:13:06Z

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Leandro Augusto Ferreira de Sousa

Salinidade e concentração de presas na larvicultura de killifish anual Hypsolebias radiseriatus (Cyprinodontiformes: Rivulidae)

A larvicultura é considerada a fase crítica na produção de peixes. Alguns killifishes são anuais e são os únicos vertebrados onde os embriões podem, em certo momento, dependendo das condições ambientais, optarem por caminhos distintos de desenvolvimento, podendo este ser direto ou por diapausas. Para a espécie Hypsolebias radiseriatus ainda não existe nenhum dado de produção de juvenis. O objetivo deste trabalho foi avaliar a tolerância a diferentes gradientes de salinidade e realizar a larvicultura de H. radiseriatus em diferentes concentrações de presa e salinidade da água. Para os testes de tolerância, foram utilizadas larvas recém-eclodidas, onde foi realizado o choque osmótico (experimento I) e aclimatação gradual (experimento II) às seguintes salinidades: água doce, 2, 4, 6 e 8 g de sal/L. As observações foram realizadas até 96 horas. No experimento III, larvas recém eclodidas foram estocadas na densidade de 4 larvas L-1 e submetidas a três salinidades da água a saber: S0 - água doce, S2 - 2 g de sal L-1 e S4 - 4 g de sal L-1, e três concentrações diárias iniciais de presas: 100, 300 e 500 náuplios de artêmia larva-1 em esquema fatorial 3 × 3 com três repetições cada. A larvicultura teve duração de 35 dias. No experimento I e II a sobrevivência sofreu influência apenas na salinidade de 8 g de sal L-1 (P<0,01). Para o peso houve redução a partir de 6 g de sal L-1 (experimento I) e 8 g de sal L-1 (experimento II). No experimento III, a amônia total foi maior para a maior concentração de presas testada independente da salinidade da água. Após 15 dias, a sobrevivência foi menor a 4 g de sal L-1 e verificou-se efeitos tanto da salinidade, como da concentração de presas e da interação entre estes fatores no desempenho das larvas com menores valores para S4P100. Após 35 dias o comprimento não apresentou efeito da salinidade, concentração de presas e da interação entre os fatores (P>0,05). O peso foi influenciado somente pela concentração de presas (P<0,05) com maiores valores para P500. A sobrevivência foi influenciada pela salinidade (P<0,01) e pela concentração de presas (P<0.05), sem efeito da interação (P>0,05). A pior sobrevivência foi para S4 e para P100. Logo, a larvicultura de H. radiseriatus pode ser realizada em salinidade de até 2 g de sal L-1, com a maior concentração de presas testada neste experimento.

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2019-08-14T03:53:32Z

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Luciano Medeiros de Araujo

Avaliação de aminoácidos como palatabilizantes hídricos para gatos

Foram conduzidos dois experimentos com objetivo de avaliar a palatabilidade; o coeficiente de digestibilidade aparente dos nutrientes; características fecais e urinárias; parâmetros hematológicos e concentrações séricas de ureia e creatinina, para gatos adultos. Noexperimento 1, foi realizado o teste de palatabilidade e de consumo de água que avaliou a inclusão de 0,5% de L-prolina, L-ornitina ou L-cisteína na água. Foram avaliados a primeira escolha, primeiro consumo e consumo total de água com aminoácido comparada com a água controle. O experimento 2 foi composto pelo teste de digestibilidade e avaliação da qualidade fecal, parâmetros urinário, hemograma e concentrações séricas de ureia e creatinina, em gatosconsumindo água com a inclusão de 0,5% de L-prolina. Os gatos não demonstraram preferência entre à água contendo aminoácido. Dentre os aminoácidos a água contendo Lcisteína foi a de menor abordagem no primeiro consumo. O mesmo foi observado para o consumo. No segundo experimento a inclusão da L-prolina na água não alterou o consumo de alimento, a sua digestibilidade e a qualidade fecal dos animais. O consumo de água foi o mesmo entre os tratamentos, não modificando também os nos parâmetros urinários. Para as avaliações sanguíneas, não houve diferença significativa entre tratamentos. Todos os parâmetros se apresentaram dentro dos limites fisiológicos para a espécie, exceto para os parâmetros de monócitos, eosinófilos e ureia, que se mostraram acima do preconizado. A adição dos aminoácidos na concentração estudada não foi suficiente para aumentar oconsumo de água. No entanto, a água adicionada de L-prolina a 0,5% não influenciou a digestibilidade da dieta, os parâmetros urinários e os parâmetros sanguíneos avaliados.

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2019-08-14T12:43:27Z

Creators

Lizia Cordeiro de Carvalho

PROMISE: um modelo de confiabilidade para sistemas de economia colaborativa

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

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2020-05-26T22:56:22Z

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Geanderson Esteves dos Santos