RCAAP Repository
Personal marketing and the recruitment and selection process: Hiring attributes and particularities in tourism and hospitality
The competitiveness of the labour market is a critical challenge for future professionals. This work intends to analyse the importance of personal marketing in the professionalization of human resources, as well as the most valued skills in the labour market. For this purpose, sample was composed of recent graduates in tourism/hospitality and other areas (for comparison). The main results show that using perso- nal marketing techniques in job search, develop a personal brand and digital social strategically are perceived as key in the tourism industry. This work enables academic institutions to better adjust tourism degree programmes, as well as a more efficient programme assess- ment and evaluation. It also provides employees valuable information to be more competitive in the labour market.
2021
Dominique-Ferreira, Sergio Rodrigues, Benilda Queirós Braga, Rui José
Relevant, or irrelevant, external factors in panic buying
In view of panic buying prevalence across countries during the COVID 19 pandemic, this study explores the external factors that may influence consumer engagement or disengagement with this buying behaviour and how they are related. Two studies were undertaken to achieve this research aim. The first was to explore these factors through a scale development processes. Three factors were revealed including (1) intervention and support from the government to combat and manage the pandemic, (2) intervention and support from businesses to prevent stockpiling or panic buying, and (3) influence of different categories of social groups, namely, family and rel- atives, peers and friends, acquaintance and non-acquainted social-media group. The second study collected data from five countries (Australia, India, China, Vietnam and Indonesia) to understand the relationship between these factors and panic buying engagement or disengagement. The rationale for the country choices has been provided in this manuscript. The results show that interventions and support from government and businesses influenced panic buying engagement, whereas social groups did not. Implications of these findings are high- lighted for the relevant stakeholders.
2021
Prentice, Catherine Nguyen, Mai Nandy, Purmina Winardi, Michael Chen, Yin Le Monkehouse, Lien Dominique-Ferreira, Sergio Stantic, Bela
ALTERAÇÃO DO TRATAMENTO CONTABILÍSTICO DO GOODWILL E A SUA RELAÇÃO COM A ESTRUTURA DO BALANÇO, OS RESULTADOS E OS INDICADORES DE GRANDES EMPRESAS PORTUGUESAS
Ao longo dos anos, o tratamento contabilístico do goodwill sofreu várias alterações. Em 2015 esta matéria viu a sua última alteração ser definida pelo Decreto-Lei (DL) n.º 98/2015, de 2 de junho, que procedeu à transposição da Diretiva 2013/34/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 26 de junho de 2013. Esta diretiva veio definir que o goodwill passa, a partir de 1 de janeiro de 2016, a ser sujeito ao reconhecimento de amortizações anuais, sendo as perdas por imparidade reconhecidas apenas quando houver indícios da sua existência. O objetivo deste trabalho consiste em analisar o impacto que a alteração normativa no tratamento do goodwill tem nos resultados e nos indicadores económico-financeiros de grandes empresas portuguesas. Para tal, efetuamos uma análise quantitativa e qualitativa aos valores constantes das demonstrações financeiras, retirados da SABI - Sistema de Análise de Balanços Ibéricos, de 195 grandes empresas portuguesas no período 2014-2017. Os resultados permitiram concluir que o goodwill é sempre facilmente associado à discricionariedade dos gestores. A alteração no tratamento do goodwill mostrou-se influente nos resultados e na estrutura de balanço das grandes empresas, embora não tenha sido relevante a alteração no valor do goodwill no período analisado. Os indicadores económico-financeiros não se apresentaram influenciados por esta alteração. Poderá ser precisamente o objetivo dos gestores, ao decidirem sobre a vida útil do goodwill ou sobre a eventual existência de perdas por imparidade, a estabilidade da imagem económico-financeira da empresa, verificando-se, por isso, a continuação da facilidade de gestão dos resultados associada a esta temática, continuando a considerar-se esta rubrica pouco confiável e fidedigna. Este estudo procura ser uma contribuição para a literatura sobre o tema para que se continue a estudar uma componente muito significativa das empresas, porque a maioria das vezes tem valores muito assinaláveis, mas que é das que mais subjetividade tem subjacente quer no seu reconhecimento quer, especialmente, na sua mensuração.
LEARNING EXPERIENCE DESIGN: DESENHO INSTRUCIONAL APLICADO AO DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES INTELIGENTES
A presente investigação pretende averiguar se o Design Instrucional (ID) quando aplicado ao desenvolvimento de interfaces facilita a aprendizagem e, consequentemente, melhora a experiência de utilização (UX) de um software. Para tal, foi desenhada uma experiência de Onboarding e explorado como os recursos de ajuda podem ser integrados na própria interface dos produtos, assim como contextualizados no fluxo das tarefas dos utilizadores. A experiência foi então implementada num produto digital dedicado à faturação e gestão de negócios, sendo conjuntamente realizado um Estudo Quantitativo Quasi-Experimental através de um desenho de pós-teste em grupos não-equivalentes (Price et al., 2017). Consideram-se que os grupos são não equivalentes, tendo sido realizada uma amostragem aleatória estratificada, dado que a população não é homogénea no que respeita à característica que se pretende observar. A população foi dividida em 2 estratos distintos entre si, de modo que os elementos do grupo de interesse sejam o mais parecido possível (subpopulação). No presente estudo, considerando-se a amostra (n=168) da subpopulação (n=1140) que reúne as condições pré-estabelecidas, o erro de amostragem é cerca de 7% para um grau de confiança de 95%. Para executar a experiência, os elementos da amostra foram divididos num grupo de controlo (n=88) e num grupo experimental (n=80), onde cada elemento tem igual probabilidade de responder ao pós-teste, independentemente de ter ou não interagido com o onboarding. Foi aplicado o questionário SUS como instrumento de pós-teste, sendo este composto por 10 questões avaliadas através de uma escala Likert de 1 (Discordo completamente) a 5 (Concordo completamente), produzindo uma pontuação de 0 a 100. Os resultados obtidos através do SUS parecem suportar a hipótese formulada de que o design instrucional quando aplicado ao desenvolvimento de interfaces facilita a aprendizagem (learnability) e, consequentemente, melhora a experiência de utilização de um software (usability). Tais evidências residem no aumento observado da pontuação no grupo experimental, tanto na escala geral SUS e como em cada uma das suas dimensões (Usabilidade e Learnability). Tal como em estudos anteriores (Lewis e Sauro, 2017), verificou-se ainda que os resultados dimensionais estão correlacionados com a usabilidade geral do sistema, apoiando assim a interpretação da estrutura bidimensional da escala. Em suma, através da aplicação do SUS, foi possível avaliar o impacto dos princípios do Instructional Design (ID) quando aplicado de forma integrada num produto digital. Os resultados obtidos evidenciam um contributo positivo do ID não só na facilitação da aprendizagem, como também na própria perceção do utilizador sobre a usabilidade da interface.
DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO MOBILE PARA PROMOVER A ARTE URBANA EM BRAGA
A presente investigação pretende promover a arte urbana e respectivos artistas da cidade de Braga, através do mapeamento das obras e acrescentar valor às mesmas com o apoio da imagem animada digitalmente, nomeadamente os motion graphics. O conjunto de localizações de obras, animações e imagens recolhidas durante o trabalho de campo são base do desenvolvimento do protótipo da aplicação mobile. Devido ao avanço tecnológico, grande parte das obras de Graffiti e Street art, deixaram de ser efé meras. Os artistas passaram a registar as mesmas e a partilhá-las através dos media digitais, o que permite observá-las sem uma deslocação até ao local físico. Com este projeto acreditamos que reunimos os esforços, tal e qual como os variados estudos de caso que aqui apresentamos, para promover a deslocação das pessoas até às obras. Compreen demos que o impacto de ver uma obra “ao vivo” tem muitos pontos positivos, pelas dimensões das obras, pelo possível prazer estético ou pelo enquadramento que é feito no local ou região. Maior parte dos artistas, pretendem passar uma mensagem e envolver aqueles que visualizam a sua arte ou meio de comunicação. O outro momento destinado ao trabalho de campo, foi passado em Estarreja, junto da artista Maria na Rio durante 4ª Edição do ESTAU. Esta oportunidade agrupada à análise dos restantes estudos de caso desplotou tanto uma imagem gráfica, como um protótipo da aplicação que ambicionávamos produzir para este projeto
Tourism Business in A VUCA World: Marketing and Management Implications
In the context of modern management, we referred to the re-creation of tourism products, modification of segments, and directions of marketing tourism enterprises and destinations development. The COVID-19 crisis should thus be seen as an opportunity to critically reconsider tourism’s growth trajectory, and to question the logic of more arrivals implying greater benefits. As a result of the COVID-19 pandemic, the tourism industry went from over-tourism to ‘no tourism’. We paid attention to the implementation of the EFE concept (education, flexibility, empathy) and the necessary marketing segmentation. This manuscript aims to further develop the understanding of the marketing involvement for tourism business in a volatile, uncertain, complex, and ambiguous (VUCA) world. Implications for future research are also presented
Challenges for Marketing Research in the Concept of Sustainable Development
Sustainability is a topic that is currently being discussed and constantly adapting, since it is related not only to an ecologically correct posture and strategy but also economically viable and socially equitable. Therefore, the importance given by the media to the theme of ecology, sustainability has led to a growing concern among the population. This concern leads to greater environmental awareness (Ngo et al., 2018), which ends up influencing the purchase, that is, they verify whether a product is ecological and compatible with sustainability (Pinto da Silva et al., 2019). For instance, regarding the environment, it promotes incentives for the preservation of nature, education on environmental ethics, and the defense for the preservation with development within the environmental perspective.
2021
Sousa, Bruno Lubowiecki-Vikuk, Adrian Rodrigues, Maria Antónia Remondes, Jorge
A Problemática dos trabalhos não contratuais em empreitadas de obras Públicas - Trabalhos complementares e questões menos evidentes do regime de trabalhos a menos
O presente trabalho tem como objeto de estudo a problemática da existência de trabalhos não contratuais em empreitadas de obras públicas associando-os à verificação do cumprimento (ou subversão) dos princípios da Legalidade, Concorrência e Transparência nos procedimentos de contratação pública. Efetua o levantamento dos municípios que dispõem de Planos de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas em vigor, e quantifica os municípios que adotam uma atitude pró-ativa na prevenção da ocorrência de trabalhos complementares em empreitadas, nomeadamente quais os que efetuam a prévia revisão do projeto, nos termos preconizados no n.º2 do art.º 43 do Código dos Contratos Públicos. Para o efeito foi promovido um inquérito por questionário a todos os municípios portugueses, que obteve uma taxa de resposta de 54,5% e que permitiu apurar, entre outras questões relevantes, que 65,5% dos municípios dispõem de Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas em vigor, e que 56% declaram que procedem à prévia revisão do projeto. Contatou-se igualmente que, dos municípios que declararam não efetuar a prévia revisão do projeto (um mecanismo essencial na prevenção da existência de trabalhos complementares) 63,5% fundamentam que a não efetuam por ausência da publicação, por parte do Governo, do diploma regulamentar (previsto pelo n.º3 do artigo 5º do Decreto Lei n.º 149/2012 de 12 de julho, em 2012). Verificouse ainda que, por ausência de enquadramento normativo, a não obrigatoriedade de fundamentação de trabalhos a menos em empreitadas de obras públicas poderá permitir a existência de atos menos transparentes na gestão das empreitadas, subvertendo e distorcendo, na fase de execução do contrato, alguns dos princípios da contratação pública aplicáveis, nomeadamente, o Princípio da Concorrência.
2021
Rebelo, Eurico Pedro Marques Rodrigues Moita
A Responsabilidade dos Administradores em relação a dividas societárias - em especial a distinção entre Administradores de Facto e de Direito
A elaboração de uma dissertação no âmbito da obtenção do grau de Mestre importa não só para uma concretização de um objetivo próprio, como, também, para a tentativa de prestação de um contributo no tema que me proponho analisar. A pertinência do presente tema reside na necessidade legal de que a administração de uma sociedade comercial seja realizada por administradores, quer de facto quer de direito, conceitos que, no tráfego jurídico-económico atual, apesar muito utilizados, podem ser bastantes imprecisos existindo necessidade de os qualificar devidamente. A primeira parte da presente dissertação tem em vista um enquadramento generalista do modelo aplicado no nosso ordenamento jurídico sobre a responsabilidade dos administradores para, seguidamente, analisar os deveres a que estes estão adstritos. Nesse contexto, importa chamar à colação a Business Judgment Rule, uma norma de origem norte americana, que mediante o preenchimento de certos requisitos cumulativos pode afastar a responsabilidade dos administradores e vai relevar para o presente estudo. Na última parte da presente dissertação focamos o nosso estudo, como não poderia deixar de ser, na distinção entre administradores de facto e de direito. Como acontece em diversos ramos do direito a doutrina nacional não é uniforme no que diz respeito à aplicação do regime dos administradores de direito aos administradores de facto. Alguns preferem fazer uma aplicação do regime de forma ampla, outros, por sua vez, preferem uma aplicação mais restrita de forma a impedir que o recurso à administração de facto se torne a regra geral ao invés de ser tratada como uma exceção legislativa.
Sistemas de Organização Administrativa. Especial referência à Descentralização e Desconcentração nas Autarquias Locais.
Com décadas de debate, a tendência geral em todo o mundo tem sido a favor de uma maior descentralização, um termo muitas vezes chamado até de "revolução silenciosa" (Ivanyna & Shah, 2014 apud OCDE/UCLG, 2019). O conceito de descentralização é caracterizado pelo Banco Mundial como uma esfera que agrega todo um conjunto de reorganizações do setor público (Bank, 2020). A OCDE define descentralização como medidas que transferem uma série de poderes, responsabilidades e recursos do Governo central para governos locais, definidos como entidades legais eleitas por sufrágio universal e com algum grau de autonomia (OCDE/UCLG, 2019). A descentralização é um processo que tem assumido cada vez mais destaque e relevância no arco das governações políticas. No entanto, a natureza das suas reformas varia muito e o conceito de descentralização abrange muitas formas diferentes de reorganização do setor público. A reforma assumida por via da descentralização congrega em si um conjunto de esperanças, nomeadamente um reforço da democratização do ponto de vista local autárquico, a melhoria nas prestações dos serviços públicos, um maior envolvimento dos cidadãos nos processos de tomada de decisão, impulsionado por via de uma maior participação destes através de políticas descentralizadas, entre outras. É possível verificar que a descentralização e o renascimento regional seguem rotas paralelas, revelando que o aperfeiçoamento da autoridade regional e local podem ser vistos como o “elixir” para um maior e melhor desenvolvimento regional (Ioannidis, 2015). A descentralização, vista num cenário do contexto democrático, é considerada de forma assaz uma estratégia de governação política e um método progressivo para se atingirem certas reformas, nomeadamente ao nível administrativo, político e fiscal. No entanto, o que se verifica frequentemente é que sobretudo pela forma desigual com que a descentralização acontece, existe um certo risco de não ser possível obter os ganhos expectáveis com todo o processo. Isto porque se verifica com frequência que os gastos são mais descentralizados do que as próprias receitas. A descentralização tem vindo a ser implementada por vários países, das várias formas que esta pode assumir, e o termo tem sido amplamente utilizado. No entanto, a mesma palavra é frequentemente usada para descrever coisas distintas. As interpretações são várias e levaram a diferentes estruturas conceptuais, desde o direito às políticas públicas, programas, implementação e implicações. Tais diferenças têm suscitado vários debates e discussões em torno das definições de descentralização, desconcentração, delegação e outros termos relacionados usados em artigos. II O seu desfecho está dependente sempre da forma da sua implementação e, sobretudo, do contexto em que esta assume dentro do sistema, e os seus resultados dependem sempre dos objetivos estabelecidos para a reforma, do ambiente político geral e da maneira como a reforma é projetada e implementada. O processo de descentralização não é um processo estático. Antes pelo contrário, é um procedimento que se assume como dinâmico, em constante evolução e cuja forma e ritmos são adaptados consoante os acordos políticos, institucionais e indo ao encontro da capacidade e dos recursos de cada país e de cada região. Foi possível constatarmos na literatura que o conceito de descentralização não é consensual, nem tampouco uma definição per si nova no contexto internacional. Em simultâneo, foi possível aferir que o aceitar do termo é apenas ainda o pontapé de saída para um processo longo e que exige muita vontade, mas, essencialmente, um entendimento político contínuo. No âmbito do Mestrado em Gestão Autárquica propõe-se aprofundar para tema de dissertação de mestrado a descentralização, focando sobretudo a nossa investigação na vertente das políticas públicas, executando um estudo aprofundado dos municípios de Portugal Continental, com exceção das regiões autónomas, e cujo objetivo principal passou por tentar avaliar e medir de que forma está a ser praticado todo este processo por parte das autarquias locais municipais portuguesas, com base na Lei-Quadro da transferência de competências para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais (Lei 50/2018, de 16 de Agosto).
Balanced Scored, Controlo Interno e Auditoria Interna: Uma análise da sua complementaridade.
O Balanced Scorecard (BSC), desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton, surgiu no início dos anos 90 proveniente da necessidade de mensurar o desempenho organizacional. No entanto, a atualidade é caracterizada pela necessidade de fornecer respostas rápidas às necessidades de gestão. Esta necessidade levou a que o BSC evoluísse passando de um sistema de medição de desempenho para um instrumento de gestão estratégica, imprescindível na tomada de decisão e no direcionamento do desempenho futuro incorporando indicadores financeiros e não financeiros, de curto, médio e longo prazo. Por outro lado, a necessidade constante das organizações garantirem a fiabilidade da informação divulgada e de incrementarem o seu desempenho global levaram as mesmas a socorrerem-se da Auditoria Interna, que contribui, à semelhança do BSC, para o processo de tomada de decisão e para agregar valor à organização. Não obstante, os riscos elevados e as incertezas que caracterizam o ambiente de negócios, assim como a necessidade de uma resposta adequada, impõe a implementação de um Sistema de Controlo Interno, que auxilia no alcance dos objetivos, metas estabelecidas e na gestão do risco. Face ao exposto, a presente Dissertação de Mestrado tem como objetivo principal averiguar a existência de complementaridade entre o BSC, o Controlo Interno e a Auditoria Interna e, como objetivo secundário, deslindar a importância do BSC nos trabalhos de Auditoria Interna, ressaltando a relação entre o BSC e o Sistema de Controlo Interno. O tema em epígrafe apresenta lacunas no que concerne à interligação do BSC, do Controlo Interno e da Auditoria Interna, sendo a natureza do estudo desenvolvido eminentemente teórica, recorreu-se à análise sistemática da literatura. A escassez de estudos que interliguem estas áreas, apesar do vasto leque de estudos efetuados individualmente sobre as referidas temáticas, contribui para a atribuição da relevância desta dissertação para a comunidade académica e empresarial. Este trabalho permitiu concluir que o BSC, a Auditoria Interna e o Sistema de Controlo Interno auxiliam a organização no processo de tomada de decisão, sendo atribuída relevância na aplicabilidade do BSC nos trabalhos de Auditoria Interna e no Sistema de Controlo Interno. O BSC fornece informação valiosa para a tomada de decisão ao efetuar a tradução da estratégia da empresa em objetivos dentro das perspetivas (financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento), conservando os indicadores financeiros como resumo crítico do desempenho e incorporando indicadores não financeiros nas restantes perspetivas para obtenção de sucesso a longo prazo. A Auditoria Interna possibilita a definição de estratégias mais assertivas auxiliando na identificação dos pontos fracos da organização, na correção de deficiências e na resolução de problemas, contribuindo para a mitigação dos riscos inerentes ao processo de tomada de decisão. O Sistema de Controlo Interno viabiliza a informação fornecida aos órgãos de gestão na medida em que a identificação, recolha e comunicação atempada da informação relevante para a tomada de decisão é assegura pela componente do Controlo Interno denominada informação e comunicação
Circularização de saldos de terceiros.
O processo de auditoria tem como finalidade concluir sobre a imagem verdadeira e apropriada da informação financeira referente a um determinado período. Deste modo, o auditor necessita de executar procedimentos e recolher prova, quer interna quer externa, que lhe permita concluir sobre a extensão da informação financeira. Existem várias formas de recolha de prova donde destacamos a circularização de saldos de terceiros. Neste sentido, o presente relatório de estágio, além de descrever as tarefas desenvolvidas, tem como principal objetivo analisar a importância da circularização de saldos de terceiros. Adicionalmente, tem como objetivos específicos averiguar como são realizadas as confirmações externas de saldos; destacar a sua finalidade; apurar o método utilizado na seleção dos clientes a circularizar; averiguar a fiabilidade e exequibilidade dos métodos utilizados na circularização; enumerar as etapas constituintes da sua elaboração; verificar se é usado um modelo padrão para a obtenção de confirmações externas de saldos, independentemente do terceiro ao qual se pede a confirmação, ou se acontece o inverso; identificar o momento em que as mesmas são realizadas; apurar quais os procedimentos alternativos quando não se obtém resposta às confirmações externas de saldos. Desta forma, com a realização deste estágio, procurou-se expandir, aplicar e desenvolver os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico; crescer ao nível profissional e pessoal; realizar as tarefas propostas pela entidade de acolhimento do estágio de forma eficiente e eficaz; contribuir para o enriquecimento do trabalho realizado na entidade de acolhimento do estágio e integrar o mercado de trabalho.
Research in accounting: the case of Portuguese polytechnic higher education
Purpose - This study aims to analyse the academic research in accounting, conducted in Portugal in recent years. The main goal is to identify past trends and future research opportunities. The focus is on Portuguese polytechnic higher education because is where are most accounting graduations and post-graduations. Design/methodology/approach - Based on bibliometric techniques, the study was carried out through the collection of information on master’s dissertations and applied research projects. The data was collected in the repositories of public polytechnic higher education institutions in Portugal that offer master’s degrees, in accounting and management. Findings - Applied research projects are few compared with dissertations. The major research approach is qualitative and most of the studies used document or content analysis. Most of the studies used the traditional research methods, in detriment of the innovative ones, as experimental studies. Financial accounting is the main area of investigation for the private and non-profit sector, but cost and management accounting is the main area for the public sector. Originality/value - The relevance of this research is to outline a general profile of scientific research on accounting, providing historical and statistical data for the strengthening of the studies in this field of knowledg
2021
Quesado, Patrícia Rua, Susana Cardoso, Cláudia
Aesthetic Education of Art Directors in Spanish University Degrees in Advertising
In the context of advertising creativity, it is art directors who are ultimately responsible for messages’ visual facet, a task for which aesthetic sensitivity is an indispensable quality and which constitutes, therefore, a crucial skill in their training. Through a quantitative and qualitative survey organised into four blocks (contents, resources, methods and results) and a sample of 21 professors of art direction from Spanish university degree courses in Advertising, this study seeks to analyse the role of aesthetic education in these subjects, as well as the tools and methods used by teachers in this learning process. Among its conclusions, the research reveals the high relevance of the aesthetic component in these subjects, the teaching of which is supplemented with other subjects from the same study plan; a special role for practical tasks in this area, which—supported by the theoretical analysis of images—focus on the development of advertising campaigns and composition as the main graphic ingredient; frequent use of image bookmarking services, portfolios from qualified professionals and graphic design or creativity blogs as the most common instruments of inspiration; an extraordinary relevance of imitation processes to stimulate visual culture, with priority attention given to respecting the basic principles of graphic design; and, finally, a common perception of positive student growth in aesthetic learning using the above resources.
2021
Suárez-Carballo, Fernando Martins, Nuno Martín-Sanromán, Juan-Ramón
A PRESENÇA DA MARCA NO FACEBOOK: ESTRATÉGIA DE PUBLICAÇÃO E ENGAGEMENT DOS UTILIZADORES NA FANPAGE DA NETFLIX BRASIL
As redes sociais constituem um canal de comunicação privilegiado que as marcas utilizam na sua relação com o consumidor. As publicações no Facebook procuram envolver os seguidores, utilizando conteúdos que possam ser mais atrativos e recorrendo a formatos como a imagem e o vídeo. Neste contexto, o presente estudo pretende apurar se as publicações contendo imagem e vídeo podem provocar mais envolvimento por parte dos utilizadores, concretamente por meio de likes, comentários e partilhas. Para isso, realizou-se uma análise da atividade da marca Netflix no Facebook durante 362 dias, correspondendo a 660 posts, tendo-se utilizado os dados disponibilizados pela aplicação Netvizz. Verificou-se que a utilização dos formatos visuais, como as imagens e os vídeos, foi escolha estratégica que resultou em um elevado envolvimento por parte dos consumidores. Com base nos resultados obtidos, são elaboradas algumas reflexões à luz da literatura científica sobre o tema; são apresentadas recomendações para profissionais, propostas e algumas orientações para futuras investigações.
Conversão da penhora em hipoteca ou penhor, nos termos do Art.º 806 ao Art.º 810 do código de processo civil
O legislador no DL n.º 329-A/95, de 12 de dezembro estipulava que o exequente e o executado podiam acordar no pagamento da dívida exequenda em prestações, devendo celebrar um requerimento que contivesse o plano de pagamento. O requerimento era apresentado ao juiz e deviam as partes requerer a suspensão da execução. O mesmo devia ser apresentado até à notificação do despacho que ordenava as diligências para a venda ou para o pagamento da dívida. No entanto, as suspensões de várias execuções provocaram o congestionamento dos tribunais judiciais por longos e doloroso anos. Face a este cenário, foi imperioso uma reforma legislativa. Essa reforma ocorreu através do DL n.º 4/2013, de 11 de janeiro e momentos posteriores, com a Lei n.º 41/2013, de 26 de junho. Estes normativos sistematizaram normas processuais e adotaram, essencialmente, medidas de simplificação, desmaterialização processual e diminuição de pendências injustificadas. Das alterações inovadoras, o legislador consagrou que as partes podem acordar no pagamento da dívida em prestações, devendo definir um plano de pagamento, sendo o mesmo comunicado ao Agente de Execução. Um aditamento legal foi a admissão da celebração do acordo global. O acordo global é celebrado entre o exequente, executado e todos os credores reclamantes. Em qualquer dos casos, o exequente, declarando que não prescinde da penhora, esta converte-se automaticamente em hipoteca ou penhor, estando dependente da feitura do respetivo registo e da liquidação do imposto de selo. A comunicação ao Agente de Execução deve agora ser apresentada em dois momentos temporais diferentes: até à transmissão do bem penhorado ou, no caso de venda mediante proposta em carta fechada, até à aceitação da proposta. A celebração do plano de pagamento determina a extinção da execução.
A importância do Marketing Socialmente Responsável na decisão de compra do consumidor.
A “obrigatoriedade” da procura de um novo modelo de negócio, por parte das empresas, adaptado ao contexto socioeconómico, vivenciado na atualidade, deve-se, em demasia, às alterações exigentes expressas nas atitudes, comportamentos e formas de atuação dos consumidores modernos, que se inquietam com as adversidades que caracterizam a realidade contemporânea e que, por isso, atuam com mais cautela na aquisição dos seus produtos. Os mesmos exigem às organizações uma profunda reflexão sobre os valores regidos pela civilização, que se definem pela inserção de práticas socialmente responsáveis na conduta empresarial, e que podem ser benéficas para as empresas, conseguindo, as mesmas, alcançar vantagens oferecidas pela presença destas formas de atuação na sua estratégia organizacional, construindo, aos olhos dos compradores, uma imagem responsável. Neste sentido, a presente investigação tem como fundamento estudar a importância da Responsabilidade Social Corporativa na decisão de compra dos consumidores, bem como os fatores que possuem uma influência sobre a mesma. Para tal, foi desenvolvido um modelo concetual que tenciona obter resposta para tais assuntos, sendo aplicado a 193 inquiridos e permitindo a compreensão das relações entre: a perceção de RSC; a identificação do consumidor com a marca; a atratividade da empresa; o brand attachment; a satisfação, o compromisso, a confiança, a reputação e a qualidade; a intenção de compra e a lealdade. Concluída esta análise, foi possível apurar que a perceção de Responsabilidade Social Corporativa apresenta uma relação moderada com a identificação do consumidor com a marca, com o brand attachment e com a lealdade e, por sua vez a confiança, a reputação e a qualidade são as variáveis que exercem um maior poder de influência sobre a intenção de compra. Assim, a dissertação fornece uma compreensão teórica influente sobre a importância da inclusão de práticas de Responsabilidade Social Corporativa na estratégia laboral das empresas, auxiliando as mesmas na definição das suas estratégias de marketing.
O papel das Tecnologias na gestão de relacionamentos e no marketing interno: uma abordagem na ótica das empresas
Na saúde, tal como em qualquer outro sector de atividade, a adoção de tecnologia, se usada de uma forma apropriada, constitui uma mais valia e um fator de sucesso para um hospital. Nos dias de hoje, já não é exequível falar de saúde sem atentar o papel da tecnologia. Neste contexto, o presente estudo visa compreender o impacto e o papel das tecnologias em contexto hospitalar (e.g. Hospital de Braga), e na gestão de relacionamentos numa ótica interna (marketing interno). Com base numa abordagem qualitativa, a investigação visa, também, analisar de que forma é feita a comunicação interna, entre colaboradores e entre colaboradores e chefias no Hospital de Braga. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a cinco colaboradores da instituição de saúde (dois enfermeiros, um advogado, um analista de dados e a um técnico informático), e um grupo de foco com oito colaboradores também colaboradores do Hospital de Braga (quatro enfermeiros, um técnico informático, uma administrativa, uma assistente operacional, e uma assistente técnica/ administrativa). Atualmente, uma grande parte dos colaboradores do Hospital de Braga, está consideravelmente dependente da tecnologia, sendo esta uma mais valia para a elaboração das suas funções diárias. A unidade hospitalar, tem feito vários investimentos nesse sentido, sobressaindo-se perante a maioria dos hospitais públicos portugueses. A documentação já esta praticamente toda informatizada, o que facilita em tempo e eficácia a informação procurada. Tanto os resultados das entrevistas como os resultados do grupo de foco mostram essa dependência tecnológica, e o impacto que esta tem no trabalho de uma grande parte das pessoas que trabalham no Hospital de Braga. Os resultados mostram que essa tecnologia é bem-sucedida, mas ainda há alguns aspetos a apontar. Os resultados fornecem, também, alguns descontentamentos no que diz respeito ao marketing interno.
A introdução do Marketing Digital enquanto ferramenta fundamental na gestão do Turismo Rural - Uma aplicação ao Concelho de Barcelos
Atualmente, o empreendedorismo e a criação de uma nova empresa constituem uma atitude cada vez mais comum na sociedade. Fruto da dinâmica do mercado, há uma alteração do paradigma do “emprego para a vida” para uma procura de oportunidades no mercado que possam, simultaneamente, preencher uma lacuna na oferta existente e constituir um fator de realização profissional. O turismo tem sido um setor onde esse espírito empreendedor e de criação de novos negócios se tem feito sentir, nomeadamente nas unidades de alojamento de turismo em espaço rural. Como em qualquer negócio, o marketing irá desempenhar um papel fundamental, quer numa perspetiva estratégica - na definição do conceito, quer na fase operacional - depois de concebido o produto, nomeadamente, na utilização de ferramentas de comunicação para o dar a conhecer ao mercado. O marketing, e mais concretamente o marketing digital, assumem efetivamente um papel muito atual e relevante. E se, já antes do contexto atual da pandemia mundial, esta abordagem de marketing se encontrava em franca expansão, o contexto dos negócios pós-covid veio mostrar que as ferramentas de comunicação de marketing digital são, mais do que importantes, fundamentais. A presente dissertação pretende responder à seguinte questão de pesquisa: Qual a importância das novas formas de marketing no turismo rural? Mais concretamente, o presente projeto de investigação pretende analisar as especificidades do marketing digital no turismo rural bem como discutir a importância da colocação em prática das novas ferramentas digitais como forma de chegar mais perto do cliente final. Para dar resposta a estas questões, o trabalho parte de uma revisão bibliográfica sobre o contexto do marketing e a sua evolução até às normas formas de comunicação de base digital. Por outro lado, faz uma aplicação empírica centrada no concelho de Barcelos tendo por base a aplicação de entrevistas realizadas junto dos diretores das casas de turismo rural do concelho bem como a análise de conteúdo das respetivas plataformas de comunicação digital. Os resultados indicam que, apesar de ser reconhecida por estes atores a importância do marketing digital, há ainda um longo caminho a percorrer no que se refere ao conhecimento acerca dos instrumentos existentes e da melhor forma de os otimizar.
Potencial Turistico do Municipio de Esposende: Proposta estratégica para a resolução do problema da escassez de camas face ao aumento da procura.
O crescente desenvolvimento do turismo tem sido um forte impulsionador para a economia e criação de emprego, tanto a nível nacional, como a nível mundial. As mudanças recentes originam enormes desafios, enquanto se abrem novas janelas de oportunidade. O presente estudo visou conhecer o potencial turístico do Município de Esposende e identificar eventuais gaps, a fim de explorar nichos para potenciar o desenvolvimento enquanto destino turístico. Depois de leituras preparatórias para conhecer a realidade do tema em estudo e obter informação mais detalhada sobre os aspetos relativos às perguntas de partida e definição do campo de investigação, foi feita uma revisão de literatura e foram utilizadas fontes primárias e fontes secundárias para recolha de informação fidedigna e atualizada. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a dois responsáveis do setor turístico de Esposende e a um técnico do Turismo do Porto e Norte, de forma a recolher a opinião dos principais stakeholders públicos, conhecer as dinâmicas recentes e futuras e os eixos estruturantes para o desenvolvimento preconizado pelo Município de Esposende. O estudo permitiu concluir que há muito potencial turístico na região, embora deva ser mais explorado e comunicado. A procura de alojamento de categoria superior tem sido crescente, o perfil do turista tem-se vindo a alterar, mas a oferta tem-se mantido praticamente estagnada. Existe escassez de oferta de camas de qualidade, sobretudo na época alta, sendo desejada uma aposta forte na hotelaria de 4* e 5* estrelas. O Município deve apoiar os empresários do setor e atrair novos investidores. Apesar das incertezas futuras provocadas pela COVID-19 provavelmente serão os turistas de segmento superior que procurarão Portugal nos próximos anos, dado que serão mais exigentes em termos de condições e estarão disponíveis para pagar preços mais elevados, para garantir mais segurança.