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Pousadas de Portugal - Contradições de uma Privatização

Na proposta de trabalho definiu-se como objetivo principal: Indagar diferentes etapas de gestão das Pousadas ao longo dos tempos, quer quanto à conceção e modelos de gestão de entre os quais o que resultou na privatização em 2003 e as consequências do impacto que teve na rede das Pousadas de Portugal quer quanto à salvaguarda do património de unidades históricas e de todas as outras unidades distribuídas por diferentes classificações e regiões. Na procura da resposta a esse objetivo, surgiram o turismo e a hotelaria como um elemento fundamental de desenvolvimento nas sociedades pós-industriais, um fenómeno económico, político, social e cultural dos mais expressivos, evoluindo desde a sua fase mais rudimentar até ao esplendor das últimas décadas onde os meios de transporte se revelaram vitais e a hotelaria fundamental, catapultando desenvolvimento, riquezas e emprego, constituindo uma fonte de divisas prioritárias em muitas economias do mundo e particularmente em Portugal, graças, igualmente, ao aparecimento de novos processos de gestão que adaptaram estratégias de negócio mais ambiciosas, evoluindo de uma identidade tipo familiar para novos processos, assentes em cadeias hoteleiras que se revelaram essenciais, permitindo a implementação de processos e de serviços comuns independentemente do lugar ou do país. Finalmente, debruçou-se sobre o período após 2003, altura em que o Governo decidiu a privatização da exploração das Pousadas de Portugal, sustentada com os resultados negativos em consequência da gestão da empresa, e desde essa data até 2012, em que foram então desativadas um conjunto significativo de Pousadas com as consequências inevitáveis quer para o património envolvido, quer para a sua gestão e manutenção. Os principais resultados apontaram que a privatização da gestão das pousadas resultou na sua descaracterização pelo aumento do número de quartos e tipo de serviços prestados. O caderno de encargos não acautelou os interesses públicos levando ao encerramento de Pousadas Regionais e Históricas. Igualmente, e com base no relatório do Tribunal de Contas não se consegue determinar se a privatização das pousadas foi a melhor opção para evitar os prejuízos da empresa.

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2022-11-18T13:08:03Z

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Ferreira, Albino Esteves

O papel do marketing como influenciador de mudança de comportamento junto dos consumidores: um estudo aplicado ao altetismo em Portugal

O atletismo trata-se de um desporto que atravessa várias dificuldades em Portugal, essencialmente, ao nível financeiro, já que os apoios e patrocínios são cada vez menos, impedindo a construção de uma sustentabilidade financeira, o que se reflete numa redução de medalhas conquistadas em competições internacionais. Assim, a aplicação do marketing desportivo e relacional ao atletismo torna-se fundamental, dado que permitirá compreender quais os desejos dos consumidores, criar attachment e prestar atenção aos seus gostos, hábitos e interesses. O objetivo passa pela divulgação do atletismo em Portugal, por forma a proporcionar um aumento no número de praticantes e, essencialmente, no número de espectadores, delineando uma estratégia de marketing relacional. A metodologia combina uma pesquisa quantitativa com uma pesquisa qualitativa, tendo por base a observação de competições, realização de questionários e entrevistas aplicadas à área de estudo. A partir dos resultados da globalidade da pesquisa, conclui-se que as modalidades de atletismo não se encontram com uma estratégia de marketing adequada, havendo pouca divulgação nos meios de comunicação social. Incidindo em alguns clubes de atletismo de Portugal e na Federação Portuguesa de Atletismo, pretende-se, com esta investigação, contribuir para perspetivas sobre a relação do marketing relacional com o desporto, aplicando-se, em específico, a um caso de estudo: o atletismo em Portugal.

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2022-11-18T13:08:03Z

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Coutinho, Daniela Sofia Lima

O Impacto do Brand Attachment no comportamento do consumidor: estudo de marketing aplicado ao segmento Pet Friendly em Portugal.

O comportamento do consumidor sofre constantes mudanças ao longo do tempo, não só porque os consumidores são cada vez mais exigentes e atentos ao mercado, mas também porque existe cada vez maior competitividade entre empresas para atender às preferências dos consumidores. Este processo é complexo, pois resulta da fusão de diversos fatores de ordem emocional, cultural e social que influenciam diretamente a sua tomada de decisão. Consequentemente, verifica-se que existem cada vez mais consumidores a procurar e usufruir de serviços disponibilizados que sejam pet-friendly. É neste sentido que as empresas encontram novas formas de evoluir e oferecer serviços que vão de encontro às preocupações e preferências dos consumidores deste tão específico segmento. A investigação desenvolvida visou estudar os fatores que influenciam o comportamento do consumidor através do brand attachment, no segmento pet-friendly em Portugal. Tendo por base a literatura desenvolvida, foi elaborado o modelo concetual que permitiu dar resposta a estas questões. A aplicação do modelo, a um conjunto de 190 inquiridos, possibilitou compreender e analisar as relações entre: o brand attachment, a confiança, a satisfação, o compromisso, a lealdade e a qualidade do serviço. A análise dos dados permitiu concluir que, a qualidade do serviço, a satisfação, a confiança e o compromisso apresentaram uma forte relação com a lealdade dos inquiridos. Quanto ao brand attachment, as variáveis que mostraram ter mais influência, foram a satisfação, a confiança e o compromisso. Esta dissertação contribui, deste modo, para uma melhor clareza ao nível teórico do brand attachment e do comportamento do consumidor, assim como veio permitir compreender do lado dos consumidores, quais as caraterísticas que fazem parte do seu processo de decisão, concedendo dados relevantes que possam cooperar na definição de melhores estratégias de marketing. Além disto, esta investigação por ser de caráter diferenciador e relativa a um segmento de estudo ainda recente, permite elucidar o tema para futuras pesquisas e estudos mais aprofundados.

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2022-11-18T13:08:03Z

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Alves, Helena Margarida Antunes Leão

Sistema para mapeamento e navegação da uretra através de múltiplos sensores

O refluxo vesico ureteral está patente em cerca de um terço dos pacientes portadores de uma disfunção vesical neurogénica não neurogénica. O tratamento conservador para a disfunção vesical recorre, essencialmente, à utilização de medicamentos e ao procedimento de cateterismo intermitente limpo, com o objetivo de despejar a bexiga periodicamente ao longo do dia. Este processo é concretizado pela algaliação do doente, através da introdução de um cateter pela uretra. Revelase uma tarefa de difícil execução, além das possíveis complicações inerentes ao procedimento, incluindo infeções do trato urinário (ITU), estenose de uretra e falso trajeto. Para reduzir as referidas complicações é proposto neste trabalho um novo sistema para mapear, em tempo real, a trajetória que o cateter está a realizar durante a sua introdução na uretra para apoiar o doente ou o cuidador na execução desta tarefa. A metodologia proposta para a realizar esta prova de conceito consistiu na aplicação ao longo de um cateter de um conjunto de sensores resistivos de deformação cujo valor alimenta uma rede neuronal treinada para estimar a orientação do cateter. Para a criação dos dados de treino de referência foram colocados sensores de captura de movimento eletromagnéticos no interior do cateter (Aurora Ndi). Posteriormente, foi criado um setup onde foi possível movimentar o cateter através de um robô e adquirir, em simultâneo, os dados dos sensores de deformação (entrada da rede) e dos sensores de deteção de movimento eletromagnéticos (saída da rede). Na implementação da rede neuronal artificial (RNA) foram testadas diferentes arquiteturas (alterando camadas ocultas e neurónios), com vários optimizadores e parâmetros, sendo avaliado o desempenho individual de cada número. Os valores dos sensores eletromagnéticos foram usados para estimar o erro do ângulo 3D de dois vetores associados à curvatura do cateter através de uma multi layer feedforward neural network (MLFNN). A MLFNN foi treinada a partir dos sensores de deformação (entradas) e dos sensores eletromagnéticos (saídas). O modelo da rede usou dados particionados de três datasets treino, desenvolvimento e teste sendo o otimizador LevenbergMarquardt o que obteve melhores resultados nos testes com amostras dos sensores de deformação desconhecidas pelo modelo. O erro obtido em graus nos vetores, respetivo às três etapas foi [1,1°; 2,2°], [2,1°; 3,5°] e [1,7°; 3,5°], respetivamente. Os resultados alcançados, embora preliminares, mostraramse promissores no que se refere ao desenvolvimento de uma solução, baseada em princípios similares, para a resolução deste problema clínico.

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2022-11-18T13:08:03Z

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Carvalho, Rui Miguel Martins

Turismo urbano e sustentabilidade social: uma reflexão para o futuro

O presente trabalho pretende contribuir para uma refexão entre o crescimento do turismo em espaços urbanos, especi camente centros históricos e o fenómeno da gentri cação que tem tomado de assalto as ruas das cidades. Desta forma, este trabalho discute qual a melhor abordagem para compreender o antagonismo face ao desenvolvimento do turismo, através as perspetivas dos residentes. Em especí co, pretende-se apresentar uma revisão de literatura que caminhe no sentido de propor um modelo onde a comunidade se sinta parte integrante do projeto turístico ao invés de prevalecer um sentimento de exclusão face a esta atividade. Importa ainda mencionar que este modelo de desenvolvimento sustentável parte do princípio de que o turismo pode agir como uma ferramenta transformadora e como agente de resgate da tradição local, em vez de atuar como um mecanismo de exclusão social e de gentrificação. Futuros trabalhos deverão contribuir no sentido de propor (e testar) novos modelos que melhor permitam preservar a sustentabilidade social no turismo. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo contribui para a literatura do turismo, desenvolvimento sustentável e estão dos destinos turísticos.

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2022-11-18T13:08:03Z

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Silva, Ana Filipa Brandão, Filipa Sousa, Bruno

Autenticidade e Motivações em Eventos Tradicionais: O caso da Festa das Cruzes

Os eventos populares existem em todo o mundo, e muitos deles têm a missão de preservar o património intangível e material de um país, região ou localidade específicas, criando vínculos entre a população, incentivando o crescimento do turismo e da economia. Em Portugal, as romarias no Norte de Portugal não são exceção. As aldeias, vilas e cidades estão repletas de costumes, testemunhos e tradições que unem o sagrado e o profano, que motivam a visita de modo a conhecer o território e a participar de eventos religiosos, caracterizados por procissões, bandas de música, marchas, desfiles etnográficos, grupos de dança e competições. A Festa das Cruzes, conhecida por ser a primeira romaria do Minho, caracteriza-se por um programa repleto de atividades que nos transportam para tempos passados, para o caráter religioso e profano que atrai milhares de pessoas à cidade durante as festividades. Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender as motivações dos participantes (residentes e não residentes) na Festa das Cruzes, em Barcelos. Para isso, foram recolhidos dados através de um questionário a 601 participantes, aplicado entre abril e maio de 2019 e a análise estatística foi realizada com recurso ao software SPSS, versão 23. Os resultados sugerem que os principais motivos para a visita à Festa partem de motivações relacionadas com a personalidade, influências sociais e culturais e atrativos do evento.

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2022-11-18T13:08:03Z

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Faria, Diana Vareiro, Laurentina Malheiro, Maria Alexandra

COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL: O PAPEL DA CONTABILIDADE E A CONTRIBUIÇÃO DA REDUÇÃO FISCAL NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PORTUGUESAS António Emanuel Salgado Fernandes Orientador Profª. Doutora Maria de Lurdes Ribeiro da Silva Coorientador Profª. Doutora Liliana Ivone da Silva Pereira Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico do Cávado e do Ave para obtenção do Grau de Mestre em Fiscalidade abril,

As Pequenas e Médias Empresas (doravante PME), representam mais de 99% do tecido empresarial português. A falta de estudos no âmbito das PME, nomeadamente no que respeita a fatores contabilísticos e fiscais que sejam potenciais promotores da sua competitividade, revelou-se uma motivação para a realização desta dissertação de mestrado. Assim, o presente trabalho procura analisar alguns indicadores de competitividade nas PME portuguesas e a importância da simplificação contabilística e da redução fiscal na promoção dessa competitividade. Para concretizar o objetivo proposto, realizou-se um inquérito por questionário dirigido a contabilistas, fiscalistas, gestores, empresários, auditores e estudantes das áreas da contabilidade e fiscalidade, no sentido de se aferir da sua perceção sobre os fatores que promovam e que inibam a competitividade das PME em Portugal e, concretamente, analisar o papel da contabilidade e da fiscalidade na promoção de competitividade das PME portuguesas. Os resultados demonstraram que a inovação é um dos principais indicadores de competitividade nacional mais assinalados pelos inquiridos. A informação fornecida pela contabilidade foi considerada uma ferramenta muito importante para a tomada de decisão nas PME e a normalização contabilística simplificada é entendida como promotora de competitividade das PME. A carga fiscal excessiva e a elevada burocracia foram assinaladas como principais obstáculos para a competitividade das PME portuguesas e o sistema fiscal português foi considerado pouco atrativo, complexo e instável para o investimento estrangeiro.

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2022-11-18T13:08:03Z

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Fernandes, António Emanuel Salgado

Clinical outcomes and thrombus resolution in patients with solid left atrial appendage thrombi: results of a single-center real-world registry

Background: Data on thrombus resolution and clinical outcome data after a therapy of LAA thrombus with novel oral anticoagulants (NOACs) are scarce. Methods: In this single-center study, we retrospectively analyzed 78 patients diagnosed with a solid LAA thrombus by transesophageal echocardiography (TEE). We assessed baseline clinical and echocardiographic characteristics, the anticoagulatory regimens and outcomes of patients with (responders) and without (non-responders) thrombus resolution. Results Mean age was 76.1±8.3 years, patients were male in 57.7% and presented with a high risk for thromboembolism (CHA2DS2-VASc: 4.3±1.1). At thrombus diagnosis, 44.9% patients were treated with a NOAC, while 41.0% were under therapy with a VKA. Complete thrombusresolution was achieved after a mean of 116±79 days in a total of 51.3% of patients, 35.9% showed a reduction of thrombus size, whereas 12.8% showed no changes in thrombus dimensions. There was no statistically signifcant diference in the rate of LAA thrombus resolution between VKA and NOACs (41.2 vs. 57.1%, p=0.18). However, in cases in which only the therapy with a NOAC led to complete thrombus resolution, the time needed was signifcantly shorter than with VKA (81±38 vs. 129±46 days, p=0.03). Regarding safety outcomes, no diferences in bleeding or thromboembolism were observed between patients with and without thrombus resolution. Conclusions: In this registry, approximately 85% of LAA thrombi were diagnosed in patients with ongoing OAC. Thrombus resolution was observed in nearly 50% of cases. Although there was no diference in the rate of LAA thrombus resolution between VKA and NOACs, the resolution time was shorter in patients prescribed a NOAC.

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2022-11-18T13:08:03Z

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Dominik, Nelles Moritz, Lambers Myriam, Schafgh Pedro, Morais Robert, Schueler Vivian, Vij Vedat, Tiyerili Marcel, Weber Jan Wilko, Schrickel Georg, Nickenig Christoph, Hammerstingl Alexander, Sedaghat

Assessment of long-term cardiac adaptation in adult patients with type II atrial septal defect

Objectives: In type II atrial septal defect (ASD) patients, the left-to-right (LR) shunt causes adaptation of the heart and circulation. The study objective was to evaluate with cardiovascular magnetic resonance imaging (CMR) the impact of LR shunt on left (LV) and right ventricular (RV) volumes, function, and myocardial strain. Methods: Thirty-five patients (42 ± 17 years, 17 male) were compared to a control group (n = 40). Cine imaging was used to calculate ventricular volumes and ejection fraction (EF), global longitudinal (GLS) and circumferential strain (GCS), and longitudinal free wall (FWS) and interventricular septal (IVS) strain. Phase-contrast imaging was used to calculate pulmonary flow to systemic flow ratio (Qp/Qs). Results: The LR shunt (Qp/Qs 2.2 ± 0.6) resulted in larger RV end-diastolic volume (EDVi) (152 ± 42 vs 82 ± 11 ml/m2 ), lower LV EDVi (72 ± 16 vs 83 ± 9 ml/m2), and higher RV/LV EDVi ratio (2.2 ± 0.5 vs 1.0 ± 0.1) than controls (all p < 0.001). Functionally, stroke volumes were larger in RV and lower in LV (both p < 0.001) with a strong trend toward lower RV EF in patients (p = 0.08). The LR shunt negatively impacted RV GLS (p = 0.03) but not RV GCS. Longitudinal IVS but not RV FWS were significantly lower in patients, i.e., p < 0.001, of longitudinal IVS. Shunt severity correlated with RV size and stroke volume, right atrial size, and pulmonary trunk diameter (all p < 0.001), but not with functional nor strain parameters. Conclusion: Long-term cardiac adaptation in ASD patients, with RV overfilling and LV underfilling, has a negative impact on systolic RV performance, a phenomenon which likely can be attributed to longitudinal dysfunction of the interventricular septum.

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2022-11-18T13:08:03Z

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Akito, Hiraoka Rolf, Symons Julie A., Bogaert Pedro, Morais Alexander, Van De Bruaene Werner, Budts Jan, Bogaert

As motivações , dificuldades e benefícios da certificação do sistema de gestão da qualidade pela norma (NP EN) ISO 9001:2015

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, pela norma ISO 9001:2015, assenta numa cultura organizacional de garantia de qualidade e da melhoria contínua e estão implícitas motivações (internas e externas), dificuldades e benefícios (internos e externos). Objetivos: Para o desenvolvimento da investigação fixou-se como objetivo geral e específicos, o de conhecer e identificar as principais motivações, dificuldades e benefícios decorrentes da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela norma (NP EN) ISO 9001:2015, das Organizações Privadas, com fins lucrativos, do concelho de Esposende. Metodologia: O plano de investigação do tipo descritivo, de cariz quantitativo, através de inquérito por questionário. A amostra não aleatória, do tipo por conveniência, de catorze Organizações privadas, com fins lucrativos, certificadas pela norma (NP EN) ISO 9001:2015, do concelho de Esposende, que responderam ao inquérito por questionário, correspondendo a uma taxa de resposta de 77,78%. Resultados: A principal motivação para a certificação pela norma (NP EN) ISO 9001: 2015 recaiu no "diminuir as não conformidades, os incidentes, as rejeições e as reclamações". A principal dificuldade durante o processo de certificação correspondeu aos "custos elevados (consultadoria, auditoria, certificação)". O principal benefício resultante da certificação do sistema de gestão da qualidade incidiu na "melhoria da organização interna, dos processos e procedimentos". Conclusões: As Organizações avançaram para a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade com base em motivações internas e externas, de forma a diminuírem a vulnerabilidade aos riscos. Apresentaram, uma motivação principal inédita. Não obstante, as dificuldades sentidas na certificação, as empresas combateram a crise económica e financeira global e a incerteza sobre a evolução futura da economia portuguesa com a certificação pela norma (NP EN)ISO 9001:2015, como fator de diferenciação das Empresas, alinhando as estratégias empresariais com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

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2022-11-18T13:08:03Z

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Pereira, Luís António da Silva

A CIDADANIA DIGITAL E FISCAL

O presente trabalho é composto de duas partes independentes: uma teórica que apresenta o conceito de cidadania digital e fiscal como um conceito novo mas em evolução, e uma parte empírica formada por um inquérito feito a estudantes de escolas secundárias das escolas do Concelho de Barcelos que permitiu averiguar o nível de iliteracia digital e fiscal. O conceito de cidadania digital e fiscal é um conceito complexo, construído a partir de várias componentes de conhecimento objetivas, cuja necessidade foi comprovada através de um estudo empírico, mas cuja ação transformadora é baseada ainda e também num conjunto de valores morais e éticos basilares informadores da justiça tributária. A cidadania digital e fiscal tem portanto como ponto de partida a proposta da aprendizagem ou da formação de competências digitais e tecnológicas nas escolas do ensino secundário tal como hoje acontece, mas é necessário que esta formação seja também orientada para uma vertente do ensino dos conhecimentos da fiscalidade e ainda da importância do pagamento dos impostos enquanto contribuição de todos os cidadãos para o bem estar dos portugueses e para a promoção do bem comum em Portugal. Não é um conceito limitado à combinação de competências estritamente digitais ou fiscais, mas um algoritmo para alcançar uma formação humana com uma perspetiva ética, e principalmente da moral individual centrada na relação de confiança que cada contribuinte deve estabelecer com o Estado. A confiança no Estado é um valor que deve ser valorizado contrariando a fuga aos impostos, a não declaração com verdade dos rendimentos, o incumprimento pontual dos deveres fiscais para que todos possam beneficiar de um sistema fiscal saudável sendo esta uma vertente do exercício da solidariedade dos cidadãos que podem pagar impostos para com aqueles que efetivamente não estão em condições de o fazer.

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2022-11-18T13:08:03Z

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Barbosa, Renato Jorge Vilas Boas

IMPLEMENTAÇÃO DE UM BALANCED SCORECARD PARA A MELHORIA DA GESTÃO DO CAPITAL HUMANO DE UMA CONSULTORA

O Balanced Scorecard permite aferir se o desempenho da organização está alinhado com a estratégia, permitindo à gestão redirecionar a organização e agir proactivamente quando ocorrem desvios em relação às metas definidas. Este foco na estratégia, acoplado aos resultados, fornecem à gestão um ramo de feedback direto, que permite agir de forma concisa. Este trabalho documenta um Projeto de implementação da ferramenta Balanced Scorecard (BSC), na vertente Capital Humano. A metodologia de investigação aplicada foi um estudo de caso, numa consultora, constituindo uma investigação-ação. O trabalho inclui uma revisão da literatura sobre o tema, que apresenta a ferramenta focando-se na vertente do Capital Humano; a apresentação da organização em análise, contendo as suas políticas, os seus indicadores de desempenho e a estratégia definida; e a documentação das várias fases do processo de implementação do Balanced Scorecard na organização. Foram propostos três novos indicadores de desempenho. Através da análise ao quadro de alinhamento externo conclui-se que poderá existir um conflito entre os dois drivers estratégicos da organização e dois dos resultados críticos de RH. Quanto ao quadro de alinhamento interno, foram destacados dois Processo de eficiência de RH na organização.

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2022-11-18T13:08:03Z

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Perestrelo, Jéssica Franco

Academic Tourism and Transport Services: Student Perceptions from a Social Responsibility Perspective

Firms aim at achieving their economic interests without neglecting the needs of local and regional communities and the environment itself. The process involves defining and implementing Social Responsibility strategies that leverage organizational competitiveness and sustainability. In this context, the current study purposes to demonstrate how Corporate Social Responsibility (CSR) and a sustainable orientation influence the satisfaction and loyalty of academic tourists to the Metro of Porto (in Portugal). More specifically, our study aims to assess the satisfaction of academic tourists with the Metro of Porto and, additionally, to analyze the variables that determine the satisfaction and loyalty of these tourists to this specific transport company, which has never been achieved before. Our proposed research model seeks to determine how CSR and a sustainable orientation influence academic tourists’ loyalty to the Metro of Porto transport services as well as their link to Service Quality, Perceived Value, Corporate Image and Tourist Satisfaction. From a sample of 256 academic tourists, customers of the Metro of Porto, a quantitative analysis was carried out using the structural equation model (SEM-PLS). The results obtained allow us to conclude that CSR and Service Quality have an impact on academic tourists’ satisfaction and loyalty to the Metro of Porto. The development of a region is intrinsically linked to transport networks that promote the integration and growth of productive systems. Our results demonstrate the relationship between regional development and business sustainability strategies that integrate Social Responsibility practices. We show the importance that Social Responsibility policies have for companies as a precursor to customer satisfaction and loyalty to a company. Hence, as a guarantee of obtaining economic results, firms must simultaneously contribute to the sustainable development of territories.

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2022-11-18T13:08:03Z

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Veloso, Cláudia Walter, Cicero Eduardo Sousa, Bruno Au-Yong-Oliveira, Manuel Santos, Vasco Valeri, Marco

Slow Tourism as a Tourism Alternative to Sustainable Development

Sustainability is a topic that is currently being discussed and constantly adapting, since it is related not only to an ecologically correct posture and strategy but also economically viable and socially equitable. Therefore, the importance given by the media to the theme of ecology, susta inability has led to a growing concern among the population. In this context, slow tourism is based on the concept of speed. It involves traveling for a prolonged period at a slow pace, allowing the tourist a deep, authentic, and cultural experience. This paper presents theoretical considerations that aim to understand how “slow tourism” can become a destination for future sustainable tourism trips.

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2022-11-18T13:08:03Z

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Sousa, Bruno Santos, Rossana Lubowiecki-Vikuk, Adrian

A Satisfação e o Retorno às Festividades Locais: O Caso da Festa das Cruzes, Barcelos

A medição da satisfação dos visitantes com um evento possibilita às entidades organizadoras obter informações sobre o que aqueles entendem que correu melhor e menos bem, assim como compreender as suas necessidades e motivações, ajudando os diferentes setores envolvidos a melhorar a qualidade dos produtos e serviços, e a promover e posicionar o evento. A satisfação dos visitantes contribui para a fidelização a um determinado evento/destino, através das intenções de voltar a visitar e a recomendá- lo a outros potenciais visitantes. Desta forma, se as entidades organizadoras compreenderem os fatores que afetam a visita e revisita, estão a contribuir para o sucesso do evento/destino, bem como para a satisfação e fidelização dos visitantes. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a satisfação e a fidelização dos participantes da Festa das Cruzes (visitantes e residentes). Para isso, foram recolhidos dados através de um questionário a 601 indivíduos, entre abril e maio de 2019, e a análise estatística foi realizada com recurso ao software SPSS. Os resultados sugerem uma forte satisfação e fidelização ao evento, com cerca de 90% dos inquiridos a afirmarem que já tinham visitado o evento anteriormente e que pretendiam voltar e recomendar a Festa. Os inquiridos manifestaram algumas preocupações com questões relacionadas com a estrutura de apoio ao evento (como limpeza, transporte e estacionamento). Algumas diferenças foram encontradas entre residentes e não residentes em relação à satisfação com os atributos.

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2022-11-18T13:08:03Z

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Faria, Diana Vareiro, Laurentina Malheiro, Maria Alexandra

O papel do live marketing e marketing sensorial no evento Rock In Rio Brasil 2017 sob a ótica da oferta dos stakeholders e a dinâmica do destino turístico

Grande parte das experiências e das perceções humanas são, inicialmente, adquiridas através dos sentidos e de estímulos sensoriais (os quais influenciam o processo de tomada de decisão do consumidor). Por conseguinte, o marketing sensorial surge como uma nova ferramenta estratégica, através da estimulação dos cinco sentidos humanos (tato, paladar, visão, audição e olfato). O marketing sensorial pretende melhorar os resultados das empresas e a experiência com o consumidor (aumentar lucros a curto prazo e criando vínculos com os clientes. Numa perspetiva turística, tem-se como objetivo deste manuscrito, apresentar o papel do “live marketing” e do marketing sensorial no evento Rock in Rio Brasil 2017, sob a ótica da oferta dos stakeholders e a dinâmica do destino turístico Rio de Janeiro. Através de um estudo qualitativo, foi realizada uma visita (in loco) ao evento no ano 2017 (observação direta do fenómeno em estudo). Numa perspetiva interdisciplinar, o presente manuscrito apresenta inputs para o marketing, para o turismo e para a gestão de eventos.

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2022-11-18T13:08:03Z

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Machado, Annaelise Sousa, Bruno Figueira, Victor Vareiro, Laurentina

Sustentabilidade ambiental nos hotéis e o papel dos colaboradores na implementação de práticas ecológicas: O caso do Meliá Braga Hotel & Spa

Este estudo investiga a importância da implementação de práticas ecológicas nos hotéis na perspetiva dos colaboradores, tendo como estudo de caso um hotel de luxo - o Meliá Braga Hotel & Spa. Especialmente, é explorada a relação entre a perceção dos colaboradores sobre o desempenho ambiental do hotel e o seu comportamento ecológico. Foi aplicada uma metodologia mista baseada em pesquisa qualitativa e quantitativa. De modo a obter uma compreensão aprofundada do desempenho ambiental do hotel, realizou-se uma entrevista estruturada ao subdiretor do hotel, a qual foi complementada com recolha de dados através da aplicação de um questionário a 53 colaboradores. Os resultados revelam incerteza e desconhecimento dos colaboradores acerca da gestão ambiental no hotel. Dado que a fraca perceção da gestão ambiental do hotel por parte dos colaboradores afeta o seu comportamento, melhorar esta perceção, possibilitará comportamentos mais ecológicos, uma vez que a intenção dos colaboradores para implementar práticas ambientais no hotel é elevada. Os resultados deste estudo foram baseados num único caso de estudo - um hotel de cinco estrelas, pelo que investigações futuras poderão recolher dados em vários hotéis, de forma a elucidar possíveis diferenças de intenções e comportamentos de colaboradores em diferentes categorias de hotel.

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2022-11-18T13:08:03Z

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Ferreira, Sandra Martins, Isabel Vareiro, Laurentina

Lisbon as a literary tourism site: Εssays of a digital map of Pessoa as a new trigger

Purpose: The purpose of this paper is to analyse the potential of literary tourism in Portugal and explore the advantages of creating a digital literary map about the places associated with the widely renowned Portuguese author Fernando Pessoa (hereafter Pessoa), as well as the places that he suggests in one of his works, a tourist guide of Lisbon: What the Tourist Should See (1925). Methods: Firstly, a study of the state of art of the key concepts was made in order to apply them in the second part, the methodology, in the case of studying Lisbon from Pessoa's perspective. Then, allying personal taste for the writer/author with interest in cultural promotion gave rise to a digital literary map of Pessoa’s Lisbon. Methodologically, a questionnaire was applied covering a sample of 173 valid literary tourists. Results: literary tourism should be an object of in-depth studies, as it tends to be beneficial for cultural promotion of tourist destinations and products, specifically for literary tourists. Further limitations, implications and future suggestions of this study are provided. Implications: This paper is the first to empirically test literary tourism, proposing a digital literary tourism map. Regarding the main findings, there is high interest

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2022-11-18T13:08:03Z

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Anjo, Ana Margarida Sousa, Bruno Santos, Vasco Dias, Álvaro Valeri, Marco

Integrative simulation chain for improved components design: linking mould filling and structural simulations

Computer-Aided Engineering (CAE) is currently a standard tool in the development process of automotive components. For thermoplastic parts, for example, the manufacturing process is usually simulated with injection moulding simulation software, whereas passive safety is simulated with explicit crash software. Today, these two computational methods are only linked in the simulation of fibre-reinforced thermoplastics, where process induced fibre orientation is used by crash simulation to predict mechanical properties. In this work, a computer-assisted engineering (CAE) product design workflow is proposed for high-fidelity performance predictions of unreinforced injection moulded components. This approach integrates material testing at the part level and injection moulding simulation (Moldflow), and subsequently imports these “as-moulded” simulation results directly into a finite element solver (LS-Dyna) for high-fidelity performance predictions. A newly developed dedicated computer application allows users to seamlessly use results from injection moulding simulations in crash simulations. The manufacturing boundary conditions that most influence the mechanical behaviour are combined through the thermomechanical indices (TMI) methodology and mapped onto each crash mesh element. Mathematical functions have been used to correlate the TMI to important mechanical properties of the moulded polymer. A user-defined material model can read those indices and translate them to local mechanical properties. To validate the method, different combinations of moulding conditions were selected to manufacture components that were subsequently subjected to impact tests. The mechanical response of the polymeric parts under crash was analysed by simulations and validated by experimental testing. A set of quasi-static (1 mm/s) and dynamic impact (3 m/s) tests were performed, and the force–displacement curves were both experimentally and numerically assessed. The simulations under quasi-static loads overestimate the attained peak force, but the overall material response (elastic and hardening) is very representative of the expected trend. In the case of dynamic loads, the crash simulations can predict realistically the overall force–displacement curves in complex moulded geometries.

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2022-11-18T13:08:03Z

Creators

Barbosa, Carlos Viana, Julio Franzen, Markus Baranowski, Thomas Simoes, Ricardo

Drivers of customer behavioral intentions and the relationship with service quality in specific industry contexts

The purpose of this paper is to present a methodology to systematize the determinants of customer satisfaction and loyalty and the relationship with the perceived quality of service in traditional retail stores in the South and Island regions of Portugal. The proposed conceptual model aims to analyse if perceived service quality (five dimensions of SERVQUAL) directly contribute to customer satisfaction, customer-perceived value and corporate image. The results show that service quality significantly influences corporate image, perceived value and customer satisfaction. Furthermore, perceived value and quality service are the main determinants of customer satisfaction. Additionally, customer satisfaction, corporate image and perceived value significantly affect behavioural intentions towards the act of buying. From an interdisciplinary perspective, this study contributes to the consumer behaviour literature and service quality management in specific industry contexts.

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2022-11-18T13:08:03Z

Creators

Veloso, Cláudia Sousa, Bruno