RCAAP Repository

Demanda espontânea x demanda programada: lidando com a procura maior que a oferta

Este estudo tem como objetivo buscar informações sobre a demanda espontânea e programada no serviço de saúde da atenção primária. Foi realizado um relato de experiência do Programa de Saúde da Família - PSF Jardim Profeta no Município de Congonhas, Minas Gerais e uma revisão de literatura sobre este tema. A partir disto pôde-se concluir que a demanda espontânea vem com as necessidades da população bem como os costumes locais e que deve fazer uma avaliação constante do processo de trabalho para se obter êxito.

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2019-08-12T06:27:41Z

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Janaina Aparecida Paulino

Young girls in Flower: hhe Construction of Space in Fun Home and Valmikis Daughter

Esta dissertação pretende examinar os romances Fun Home, de Alison Bechdel e Valmiki's Daughter, de Shani Mootoo, apresentando uma análise sobre a construção do espaço proposta por estas obras. Argumento que as duas narrativas estudadas compartilham uma série de conexões, não apenas no que tange a aspectos temáticos e de enredo, mas na ênfase colocada na representação de relações espaciais. Ambas as obras abordam os conflitos entre pai e filha, a manifestação de desejos homossexuais, estruturas familiares patriarcais e a performatividade de gênero. A partir de tais correspondências, investigo as maneiras em como o espaço da casa e da cidade se manifestam e são articulados nas duas histórias, trazendo questões mais amplas de gênero, sexualidade e identidade. Considerando o caráter gráfico de Fun Home, meu estudo investiga a composição visual e as práticas representacionais empregadas pela autora como um componente importante da construção espacial presente na obra. Elaboro um argumento semelhante para Valmiki's Daughter, seu uso de dispositivos literários e a organização narrativa em relação à concepção do espaço. Para propor tal leitura, amparo-me em um conjunto de perspectivas críticas e referências textuais de modo a examinar e debater os conceitos estabelecidos sobre esferas domésticas e públicas, e a partir disto, apreender as dinâmicas do espaço habitado pelos personagens das narrativas. Com base em estudos ligados ao feminismo e à teoria queer, minha pesquisa aborda questões sobre desejo, subjetividades de gênero e a expressão da sexualidade, discutindo também suas interseções geográficas, culturais, históricas e políticas. Conclui-se afinal que os sujeitos representados por estas obras de ficção estão posicionados de forma diversa entre múltiplos eixos de poder e alteridade.

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2019-08-11T07:48:52Z

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Ana Carolina Ferreira Fernandes

Proposta de atendimento ao idoso frágil no Centro de Saúde Dom Cabral

Este estudo apresenta as implicações fisiológicas e psíquicas do envelhecimento para o indivíduo e para a saúde pública do Brasil. O envelhecimento populacional brasileiro passa pelo processo de transição demográfica, acarretando mudanças no perfil epidemiológico do país, aumentando a prevalência de doenças crônico-degenerativas. O profissional de saúde, principalmente o integrante da atenção básica, deve estar ciente deste processo, pois suas ações são fundamentais na prevenção, tratamento ou na detecção precoce de uma comorbidade que pode afetar o idoso, que está inserido no ambiente domiciliar. Estas ações devem ser estendidas à família. Na área de abrangência do Centro de Saúde Dom Cabral a população idosa é de 14,9% (acima da média nacional, que de acordo com o Censo 2010 é de 10,7%). Segundo os dados do cadastro dos agentes de saúde, no qual são registradas as comorbidades dos pacientes, a maioria destes idosos são considerados idosos frágeis. A equipe percebe a necessidade de sistematizar e criar parâmetros de atendimento ao idoso, considerando as especificidades próprias do envelhecer e também se faz necessária a capacitação dos profissionais da atenção primária. O objetivo é de elaborar uma proposta de atendimento ao paciente idoso frágil que é assistido pela Estratégia de Saúde da Família. A metodologia baseou-se em revisão bibliográfica narrativa, com busca nas bases de dados Lilacs, Scielo e Medline, tendo sido considerados artigos publicados entre os anos de 2000 e 2010 nos idiomas português e inglês. Foi elaborado um fluxograma de direcionamento do atendimento baseado nas atribuições dos profissionais, tanto da Equipe de Saúde da Família quanto Equipe de Apoio. Espera-se que esta proposta torne o atendimento mais eficaz, completo e amplie a visão do profissional de saúde sobre o paciente idoso.

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2019-08-10T14:00:30Z

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Camila Maria Marques de Castro

Efeito do ponto de orvalho da atmosfera protetora dos fornos de recozimento contínuo na qualidade do revestimento Galvannealed

A condição superficial do aço após o recozimento contínuo da tira é de extrema importância para a qualidade dos revestimentos obtidos na gávanização a quente. A presença de óxidos ou de elementos segregados na superficie do materiá recozido pode afdar as reações na interface revestimento/substrato e a molhabilidade do Zn na superficie do aço, provocando diversos defeitos no produto final. Desssa forma, emprega-se uma atmosfera protetora nos fornos de recozimento contínuo visando a redução de óxidos de Fe presentes na superficie do aço. Apesar desta atmosfera protetora, é um dos fatores da ocorrência de oxidação seletiva e de precipitação de partículas de segunda fase na Superficie do aço durante o recozimento contínuo, sendo o ponto de orvalho desta atmosfera um dos fatores mais relevantes a serern observados no sentido de atenuar a ocorrência. Assim, este estudo se propôs a avaliar o efeito do ponto de orvalho da atmosfera protetora do recozimento contínuo sobre a qualidade do revestimento galvanneeled (GA), aplicado em escala de laboratório em dois tipos de aço: (i) ultra baixo carbono com características de bake hardenabiIity, da classe de limite de escoamento de 210 MPa, denominado BH210; e (ii) dual phase, da classe delimite de resistência de 800Nl Pa, denominado DP800. A simulação do processo de recozimento destes aços sob atmosfera protetora com diferentes pontos de orvalho, assim como da etapa de galvanização a quente foram realizados em um Simulador do Processo de Galvanização a Quente (HDPS). Para avaliação da oxidação seletiva na superficie dos aços recozidos empregou-se espectrosoopia de fotoeletrons excitados por raios X (XPS), microscopia eletrônica de varredura com canhão de emissão por efeito de campo com espectrômetro de raios X por dispersão de energia aooplado (FEG-IVI EV/EDS) e espectrosoopia de emissão óptica de descarga Iuminiscente (GDOES). A qualidade dos revestimentos GA obtidos foi avaliada principalmente por IVIEV/EDS, difração de raios X (DRX), espectrometria de emissão atômica por plasma acoplado indutivannente (ICP/AES) e teste de aderência. Os resultados obtidos permitiram ooncluir que o ponto de orvalho da atmosfera protetora dos fornos de recozimento contínuo é determinante para a quantidade, distribuição e tipo de óxidos formados na superficie dos aços avaliados. No aço BH210 o emprego do ponto de orvalho de -30°C proporcionou a melhor quáidade para o revestimento GA, enquanto que para o aço DP80O atmosferas protetoras com pontos de orvalhoo entre -30°C a -60°C forneceram revestimentos com menor quantidade de fá Inas e mel hor aderência.

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2019-08-14T05:32:04Z

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Juliana Porto Guimarães

O modo subjuntivo em português: um estudo contrastivo com o Italiano

Com este trabalho, a autora se propõe, antes de tudo, estudar o uso escrito do modo subjuntivo na língua portuguesa e, em segundo lugar, realizar uma análise contrastiva com a língua italiana. Serviu-se, para tal fim, de um "corpus" bilíngüe, constituído por todas as frases em que é utilizado o modo subjuntivo, retiradas do romance Anarquistas, Graças aDeus, de Zélia Gattai, e do manual para a quinta série da escola elementar italiana Códice '80, composto por textos de vários autores sobre as diferentes disciplinas do programa. Completou-se o "corpus" com as traduções das frases levantadas, feitas pela autora do trabalho e revistas por falantes das duas línguas. Para a análise, o "corpus" inicial foi depois reduzido, conservando somente aquelas frases que apresentavam dissimetria nas duas línguas com respeito ao uso do modo subjuntivo. O critério utilizado para a análise foi o de salientaros "condicionadores" do subjuntivo, que a autora classificou emlingüísticos (morfo-sintátiCOS, lexicais, semânticos e sintáticos) e extra-1ingüísticos (subjetivos). A descrição dos fatos lingüísticos levou em conta o estudo teórico prévio sobre o uso dos tempos e dos aspectos do modo subjuntivo em cada uma das duas línguas.

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2019-08-11T05:31:17Z

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Maria Miquelina Barra Rocha

Da princesa em perigo ao príncipe descartado: o amor romântico nos filmes de princesa da Disney

Os filmes de princesa da Disney ajudaram a construir um imaginário a respeito do amor de contos de fadas em que o amor à primeira vista está intimamente relacionado ao viveram felizes para sempre. Esse processo de construção faz parte do processo de identificação desse sentimento no ocidente, bem como da própria ideia do que se configura um conto de fadas. No entanto, nas últimas adaptações da Disney desse gênero narrativo, o amor e as relações amorosas heterossexuais tem se apresentado de forma distinta a qual a Disney costumava trabalhar até então em seus filmes de princesa. Além disso, verifica-se que novas representações dos papéis de gênero estão sendo exploradas nessas animações, divergindo do modelo príncipe herói e princesa em perigo e estando intimamente relacionada com o papel e a importância que o amor romântico apresenta para a constituição do enredo. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa é analisar esse processo que construiu um imaginário comum em torno do que é um amor de contos de fadas e como a Disney tem se afastado dele gradativamente em torno de um modelo mais moderno de relacionamentos e relações de gênero. Com base nessa gradual alteração discursiva, pretende-se compreender quais são os modelos ideais de relacionamentos e do amor apresentados pela Disney, bem como contribuir para o entendimento da construção social do amor no Ocidente.

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2019-08-11T15:19:44Z

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Virginia Therezinha Kestering

A Educação Física na cidade de Contagem/MG: aparato legal e propostas curriculares

Neste estudo, objetivamos analisar a Matriz de Referência Curricular de Educação Física, da cidade de Contagem/Minas Gerais, disseminada na Rede Municipal de Educação em 2010, discutir seu processo de elaboração na perspectiva dos documentos e materiais produzidos pela Secretaria de Educação de Contagem (Seduc) e sob a perspectiva dos sujeitos envolvidos. Para tanto, por meio da pesquisa bibliográfica, mobilizamos o debate teórico acerca da Educação Física no campo escolar, dialogando com Valter Bracht (1992; 1999; 2002; 2008; 2014), Tarcísio Mauro Vago (1997; 2006; 2010), entre outros, bem como sua legislação, buscamos o entendimento de como essa vem sendo construída até os dias atuais. Posteriormente, partimos para a pesquisa empírica, que foi dividida em dois momentos. O primeiro tratou da busca e da análise documental e material dos arquivos desenvolvidos pela Seduc sobre a matriz curricular. O segundo se deu com a realização de entrevistas com participantes do processo de elaboração da matriz. Após a análise de dados obtidos na pesquisa empírica, traçamos um caminho pelo qual o documento matriz curricular percorreu até sua difusão em 2010, passando pela constituição do documento em 2009, por meio de um curso de formação continuada, que teve como objetivo a construção das matrizes. Porém, há indicações de que o documento difundido não seja totalmente coerente com o documento construído pelos professores e pela consultora pedagógica. Paralelamente a esse movimento e como produto final do trabalho, elaboramos uma proposta de formação continuada em serviço para professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Contagem, alicerçada nos princípios da metodologia da pesquisa-ação, proposta por Thiollent (1985). Assim, buscamos discutir aspectos históricos e legislativos da Educação Física, o referencial curricular do município, bem como considerar os conhecimentos práticos que os professores trazem e, a partir disso, viabilizar um instrumento de auxílio ao professor e a sua prática.

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2019-08-14T02:28:49Z

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Ohana Alves de Almeida

Teorias da comunicação, transferência do conhecimento e implicações na subserviência dos sujeitos nas organizações

Este artigo reflete sobre estudos de transferência de conhecimento nas organizações, denunciando como certas concepções podem encobrir postulados que coisificam o homem e abrem caminho para a naturalização de correntes teóricas e práticas de subserviência ao modelo produtivo capitalista, que são reproduzidas e integram a cultura organizacional. O artigo defende que os estudos de comunicação organizacional podem e devem contribuir para desconstruir premissas que integrem a sutil rede de violências simbólicas que pautam relações sociais, objetos de pesquisa e práticas organizacionais.

Year

2021-09-10T20:08:38Z

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Fábia Pereira Lima

Posposição de demonstrativos em português e em espanhol: estudo histórico e comparado das estruturas articuladas e não-articuladas e não-articuladas

A fim de compreender melhor as assimetrias existentes entre as línguas românicas, este trabalho apresenta um estudo comparativo dos demonstrativos em português (este, esse, aquele e suas flexões) e em espanhol (este, ese, aquel e suas flexões), quando aparecem em posição pós-nominal. Foram identificados dois tipos de estrutura, o primeiro, exclusivo do espanhol, sempre apresenta um artigo definido antecedendo ao substantivo, por isso é chamado de posposição articulada de demonstrativo (PAD), enquanto isso, o segundo tipo, presente em ambas as línguas, é chamado de posposição não-articulada de demonstrativo (PND).Tendo em vista o quadro teórico tipológico-funcional proposto por Givón (2001) e o conceito de gramaticalização de Hopper & Traugott (1993), essas estruturas foram tratadas como construções gramaticalizadas que são usadas para desempenhar funções discursivas diferentes no discurso. A fim de se entender suas origens e quais as seriam essas funções comunicativas específicas expressas por elas ao longo dos séculos, fez-se um estudo sincrônico e diacrônico baseado em corpora, a partir da classificação morfossintática, semântica e discursivo-pragmática das ocorrências das posposições encontradas no Corpus do Português e no Corpus del Español, criados por Mark Davies.Além de terem sido encontradas várias diferenças entre a PAD e a PND com relação a fatores formais (morfológicos, sintáticos e semânticos), a análise discursivo-pragmática, realizada através da medição da distância referencial (DR) proposta por Givón (1992), apontou para a diferença mais relevante entre as duas: a PAD possui essencialmente um grande valor de DR, consequentemente um baixo grau de acessibilidade, enquanto a PND uma DR de valor pequeno, ou seja, com um alto grau de acessibilidade.

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2019-08-13T13:21:54Z

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Victor Hugo Barbosa Ramalho

Quando os bombeiros não chegam: algumas contribuições da psicologia do trabalho para o entendimento dos acidentes com veículos operacionais de bombeiros na região metropolitanade Belo Horizonte

O presente estudo teve por objetivo compreender um aumento do número de acidentes com veículos operacionais de bombeiros das unidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A demanda foi apresentada ao setor de Psicologia da corporação pelo Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais que observou um aumento significativo dos acidentes no início de 2007. O trabalho iniciou-se com o levantamento dos registros sobre acidentes que confirmou o aumento percebido (131,81%). Em seguida, foram realizadas as etapas de Análise do Trabalho (AET) e Análise Psicossociológica do Trabalho (APT), que buscaram compreender a atividade a qual estavam sujeitos esses motoristas operacionais e seus impactos na subjetividade. Foram também realizados estudos de caso, como parte da APT, que permitiram compreender melhor as consequências dos problemas identificados na etapa de AET, para os sujeitos. No primeiro caso, analisamos um acidente com um veículo de salvamento e mostramos que sua causa, que parecia ser simples, na verdade resultava de uma complexa combinação de fatores. No segundo caso, trazemos dois exemplos de quase-acidentes, mostrando que esses eventos pré-acidentes também são importantes na reflexão sobre a segurança no trabalho dos motoristas, oferecendo elementos importantes para a compreensão do desencadeamento dos acidentes. O estudo apontou que fatores como a longa jornada de trabalho, as precárias condições materiais que comprometem o descanso e a rigidez das regras e da organização de suas atividades têm afetado as estratégias de regulação e de enfrentamento dos desafios impostos pela sua atividade.

Year

2019-08-10T03:58:47Z

Creators

Andreia Geraldo Batista

Differential geometry and stability of hypersurfaces in Minkowski spaces

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Year

2021-06-14T21:43:26Z

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Daniel Oliveira Silva

A relação entre o currículo e o contexto social da Escola Municipal Maria das Graças Ferreira

O presente trabalho pretende discutir e analisar a relação curricular da Escola Municipal Maria das Graças Ferreira dentro do seu contexto social. Por estar inserida na periferia a escola enfrenta algumas dificuldades para promover uma educação dentro de uma formação plena, ou seja, articulando o Ensino Regular com suas demandas sociais. Assim o objetivo deste trabalho é apresentar propostas que articulem o currículo e a realidade social dos(as) alunos(as) a partir da análise do Projeto Político Pedagógico.

Year

2019-08-14T23:06:51Z

Creators

Marinete Ribeiro de Souza

“PSICO-TINAS”: o relato da construção do serviço de Psicologia na Casa de Referência da Mulher Tina Martins

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de investigar a criação e implementação do serviço de Psicologia dentro de uma ocupação urbana social, militante e atuante no enfrentamento da violência contra a mulher. Um serviço de Psicologia, de caráter voluntário, atuando dentro de uma ocupação social de mulheres, a Casa Tina Martins, que acolhe e abriga mulheres em situação de violência é um acontecimento inovador. A Casa Tina Martins é uma ocupação social urbana, autogestionada pelo Movimento de Mulheres Olga Benário, localizada na cidade de Belo Horizonte – MG, que, dentre suas pautas, visa o combate à violência de gênero. Para conceber a presente dissertação, utilizam-se metodologias qualitativas de relato de experiências e/ou análise documental, ocorridas entre 2016 e 2018, e vinhetas de casos clínicos atendidos no período de 2016 a 2020. A pesquisa provoca uma reflexão sobre as políticas públicas voltadas ao combate à violência contra a mulher, almejando entender por qual razão houve a necessidade de implantação de uma ocupação urbana feminina para alertar a sociedade e os governantes sobre a saúde e a segurança das mulheres em situação de violência. Tendo a teoria psicanalítica como principal aporte teórico científico, a pesquisa também visa apresentar e refletir sobre a construção e atuação da equipe em questão, “Psico- Tinas”, seja tanto no nascimento e organização do serviço, quanto na atuação clínica, em atendimentos psicológicos psicoterápicos breves.

Year

2021-08-30T16:43:23Z

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Gabriella Nazário Cirilo

Efeitos da aprendizagem espacial associada a uma alta concentração de B-amilóide hipocampal sobre parâmetros inflamatórios, morfológicos e neuroquímicos centrais

A injeção de peptídeo Beta Amiloide tem sido usada como modelo para estudar alguns aspectos das bases moleculares da doença de Alzheimer. Muitos autores observaram alterações em parâmetros neuroquímicos, inflamatórios e morfológicos devido a injeção de Beta Amiloide. Contudo pouco se sabe a respeito da interação entre esses parâmetros. É sabido que a forma oligomérica desse peptídeo possui maior efeito citotóxico, porém pouco se sabe a respeito de como o sistema nervoso central reponde á presença desses oligômeros. Também existem relativamente poucos dados a respeito dos efeitos do treinamento cognitivo na progressão da doença de Alzheimer. Considerando essas informações objetivamos nesse estudo avaliar os efeitos da injeção de oligômeros de Beta Amiloide, com ou sem treinamento no Labirinto Aquático de Morris, em parâmetros neuroquímicos inflamatórios e morfológicos hipocampais. A fim de diferenciar os efeitos do esforço cognitivo no labirinto de Morris dos fatores estresse e exercício físico, também presentes nessa tarefa, um experimento controle lateral foi realizado comparando animais treinados no labirinto aquático com ou sem tarefa espacial. Observamos que o esforço cognitivo demandado pela tarefa especial aumentou a mielinização no hipocampo de maneira significante quando comparado com os animais que somente foram submetidos à natação no aparato. Também foi observado que os animais submetidos ao treinamento cognitivo apresentaram comportamentos distintos dos animais submetidos simplesmente à natação no labirinto. Levantamos a hipótese que tal diferença comportamental se deve a diferença motivacional apresentada pelos ratos nos diferentes modelos da tarefa. Os resultados do presente estudo mostram que a injeção de Beta Amiloide diminuiu a diferença entre a liberação de glutamato em meio normal e estimulado (alta concentração de KCl). Esse efeito foi evitado com o treinamento prévio na tarefa espacial de Morris. O treinamento espacial também alterou o efeito dos oligômeros de Beta Amiloide na concentração da citocina TNF- no hipocampo. Contudo o treinamento cognitivo não foi capaz de impedir o decréscimo na concentração de IL-10 ocasionado pela presença do peptídeo Beta Amiloide. Foi observado ainda, um aumento na concentração de IL-1 devido ao treinamento no labirinto aquático, independente da injeção de Beta Amiloide. Por fim os resultados mostram que o aumento na concentração de Beta Amiloide interfere no aumento de mielinização ocasionado pelo esforço cognitivo. Dados obtidos em análise de regressão linear múltipla mostram uma relação entre os níveis de TNF- e a diferença de liberação em meio normal e estimulado de GABA e glutamato pelas células hipocampais. Foi observada também uma relação entre a liberação desses neurotransmissores e os níveis de mielinização do hipocampo. Esses dados sugerem que o sistema nervoso e o sistema imune trabalham conjuntamente para compensar os efeitos da injeção de Beta Amiloide. Da mesma maneira a cooperação entre ambos os sistemas parece ser necessária para os processos de aprendizado e memória.

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2019-08-13T11:58:03Z

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Fabio Antonio Borges Vigil

História de práticas de ensinar-aprender Matemática no Colégio Técnico da UFMG: COLTEC (1969-1997)

Neste trabalho construímos uma história das práticas de ensinar-aprender Matemática do Colégio Técnico da UFMG Coltec. Foram utilizadas várias fontes, entre as quais se destacam depoimentos de docentes de Matemática que lecionaram nessa escola, bem como de alguns ex-alunos em relação às práticas, experiências e concepções sobre o ensino de Matemática nessa instituição, desde sua criação, em 1969, até o ano de 1997. Visitamos arquivos diversos e bibliotecas públicas e consultamos materiais impressos e digitalizados em busca de informações sobre a escola e nossos depoentes. Entrevistamos o primeiro diretor do Coltec, sete docentes de Matemática e oito exalunos a respeito da fundação do Colégio, metodologias, recursos e materiais didáticos empregados. As conversas foram gravadas, transcritas e originaram dezesseis narrativas, aqui denominadas textualizações. Apoiamo-nos em autores que discutem História Oral, constituição de fontes, memória, lembranças e esquecimentos. Apresentamos narrativas que caracterizam o Colégio Técnico, incluindo aspectos de sua trajetória, com ênfase em seus anos iniciais, para uma maior compreensão do cenário de pesquisa; dissertamos sobre os professores (política de recrutamento, formação, desenvolvimento profissional, concepções de ensino e envolvimento em cursos de capacitação de docentes); focalizamos nos estudantes do Colégio (interesse pela escola, escolha da modalidade técnica, trajetórias profissionais dos egressos e sociabilidade dos alunos); e discorremos sobre as práticas de ensinar-aprender Matemática, que são o cerne da nossa investigação. Destacamos que o entendimento de práticas por nós discutido vai além do trabalho do professor em sala de aula. Assim, comentamos aspectos diversos como o currículo, a rotina, as decisões que os docentes tomavam, pautadas nas suas crenças, seus objetivos, planos de atuação, análise dos materiais, recursos produzidos e utilizados, as relações do Ensino Técnico com o Ensino de Matemática, permanências e rupturas nos modos de ensinar Matemática, ainda que distorcidos pelo tempo. Os resultados encontrados evidenciam que, embora houvesse uma tentativa dos docentes de repensar e incrementar as práticas de Matemática, raramente houve uma abordagem específica para os propósitos dos cursos técnicos.

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2019-08-10T14:51:15Z

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Kelly Maria de Campos Fornero A de Lima

Informatização das atividades desenvolvidas no Núcleo de assessoramento à Pesquisa (NAPq) do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

Este trabalho de conclusão de curso, parte obrigatória do curso Gestão das Instituições Federais de Educação Superior (GIFES) tem como objetivo apresentar um protótipo de uma página para o Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais de maneira a tornar o fluxo de informações mais dinâmico, atualizado e condizente com as características de um órgão cuja tônica é o desenvolvimento científico proporcionando assim uma maior visibilidade local, nacional e internacional do ICB tanto para o corpo docente e discente da Instituição como para o público externo. Dessa forma, conforme poderá ser observado, este TCC tem características singulares, uma vez que seus resultados não serão apresentados neste documento, mas diretamente na página que foi construída e, inclusive, ultrapassou a sua versão de protótipo, já estando em uso continuo pelo setor. Neste texto procuraremos apresentar os princípios norteadores da intervenção, bem como os elementos constituintes da proposta de intervenção e, por fim, convidamos os leitores a navegarem pelas paginas construídas.

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2019-08-14T01:46:14Z

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Rita de Cassia Santos Freitas

Mototáxi: proposta de parâmetros e normas gerais para concessão do serviço - estudo de caso no município de Betim-MG

No Brasil, o transporte público é essencialmente ofertado por ônibus (90% da demanda). No entanto, as vendas significativas de motocicletas, que dobraram no país entre 1995 e 2000 e também entre 2000 e 2005, atingindo 1,6 milhões de unidades em 2007, provocaram uma mudança no perfil de seu uso particular, que passou a ser direcionado tanto para o transporte particular individual como para o setor de serviços como motoboy e mototáxi. Com essa mudança, o mototáxi tornou-se uma realidade irreversível em grande parte das cidades brasileiras, pois está inserido nos hábitos de deslocamento de uma parcela da população, embora opere, na maioria dos casos, de forma ilegal. Por isso, a intervenção do Poder Público é indispensável para a correção de falhas operacionais, o que inclui fatores de risco e questões ambientais. Este estudo se baseia (i) na legislação específica vigente e em documentos pertinentes, (ii) em dados secundários de pesquisas quantitativas realizadas em 2011 com a categoria dos mototaxistas betinenses, com moradores de Betim e com usuários do transporte informal de mototáxi da cidade e (iii) em dados primários de pesquisas qualitativas (entrevistas) realizadas em 2012 com atores envolvidos no sistema de transporte por mototáxi. Com base nesses dados, este trabalho apresenta requisitos técnicos a serem exigidos nos editais para contratação dos serviços e que são capazes de melhorar a qualidade do transporte nas questões da segurança, do conforto, do meio ambiente, da relação com o usuário e da inclusão do mototaxista nos processos formais da sociedade. Além disso, este trabalho sugere pontos a serem incorporados em cursos especializados de formação do mototaxista e na revisão do processo de habilitação do condutor, com o objetivo de tornar esse modo de transporte uma opção real de melhoria da mobilidade nos centros urbanos.

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2019-08-11T12:57:28Z

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Artur Jose Dias de Abreu

Estudo do comportamento da dengue em um município de pequeno porte em Minas Gerais, 2009 a 2010

A dengue é a mais importante arbovirose que afeta o homem e vem se apresentando, juntamente com as outras doenças tropicais negligenciadas, como um sério problema de saúde pública. No Brasil, e também em outros países tropicais, as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti. Segundo a Organização Mundial de Saúde em 2008 a dengue atingiu mais 100 países em todos os continentes, com exceção da Europa. Em Minas Gerais a Dengue vem se tornando uma epidemia sem controle, muitos dos municípios estão ficando expostos ao aumento dos casos de dengue, como é o caso da cidade de Medina, localizada no Vale do Jequitinhonha a 650km da capital mineira Belo Horizonte. Considerando o aumento do número de pessoas acometidas neste município, foi elaborado um estudo baseado nos casos de notificados junto a Epidemiologia nos anos de 2009 a 2010. Os resultados apresentaram um aumento dos casos notificados o que destaca o município de Medina como prioritário para a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul e a necessidade de elaboração das estratégias para a prevenção da Dengue.

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2019-08-12T20:29:34Z

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Thiago Linhares Alves

Efeito da magnitude da perturbação na adaptação em uma tarefa de apontamento

O objetivo deste estudo foi comparar o efeito de duas magnitudes de perturbação na adaptação em uma tarefa de apontamento. Vinte voluntários (n=20), destros, universitários, sem experiência na tarefa, divididos em dois grupos em relação à magnitude da distorção da informação visual: G30 (30° de distorção) e G60 (60° dedistorção) participaram do estudo. Os intrumentos utilizados foram uma mesa digitalizadora, uma caneta digital, um computador e uma caixa de madeira coberta com um tecido. A tarefa consistiu em executar um movimento de apontamento partindo de um ponto fixo em direção ao alvo. Foram utilizadas duas condições: a) apontamento para direita, partindo do ponto central e atingir um alvo à direita; b) apontamento para esquerda, partindo do ponto central e atingir um alvo à esquerda.A ordem de aparecimento dos alvos foi pseudo-aleatória para todos os sujeitos e grupos. O experimento constou de duas fases: pré-exposição com 20 tentativas para cada alvo e exposição com 80 tentativas para cada alvo. Na fase de exposição foi manipulada a distorção da informação visual, sendo que a trajetória realizada era mostrada na tela com 30º e 60º de rotação no sentido anti-horário. As medidas utilizadas foram raiz quadrada do erro médio (RMSE), tempo de movimento (TM),erro direcional em 100 ms (IDE), número de vezes que a aceleração passa pelo zero (Nacel). Para a análise dos dados foi utilizado o teste estatístico ANOVA two-way com post-hoc de Duncan, com nível de significância p<0,05 e foi realizado um ajuste da curva do erro por um modelo exponencial. A análise da fase de exposição indicou que o processo de adaptação dos grupos foi diferente: G30 adaptou maisrapidamente que o G60. Em relação ao mecanismo de controle empregado na adaptação, não houve diferença entre os grupos, ambos utilizaram o feedforward. Contudo, a eficiência desse mecanismo foi influenciada pela magnitude da perturbação, visto que houve menor eficiência para a maior magnitude de perturbação.

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2019-08-11T15:54:47Z

Creators

Aline Horta Miguel