RCAAP Repository

Predição do nível de cooperação em sistemas par-a-par de vídeo ao vivo a partir de métricas de centralidade

A arquitetura P2P vem sendo utilizada com sucesso para diminuir os custos e aumentar a escalabilidade dos sistemas de distribuição de vídeo ao vivo pela Internet, mas a eficácia desses sistemas depende muito do nível de cooperação dos seus participantes (pares). Neste trabalho, investiga-se o potencial de explorar propriedades topológicas da rede P2P sobreposta para prever o nível de cooperação de um par, medido pela razão entre as taxas de upload e download, durante uma janela de tempo pré-estabelecida. A partir de dados coletados do SopCast, mostra-se que métricas de centralidade provêem boas evidências sobre esse nível. Assim, foram desenvolvidos e avaliados modelos baseados em regressão para predizer, com precisão razoável, o nível de cooperação de um par no futuro próximo, dada a sua centralidade no passado recente. As propriedades topológicas da rede sobreposta ainda foram exploradas para a detecção de pares maliciosos que agem em conluio para aumentar a sua centralidade.

Year

2019-08-10T22:58:16Z

Creators

Glauber Dias Gonçalves

Modelagem computacional de blindagens para campos magnéticos de baixa frequência considerando fator de redução e impacto térmico

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Year

2020-12-30T21:04:18Z

Creators

Diogo Sampaio Cesar Souza

Motilidade do citoesqueleto de macrófagos e sua relação com o processo de fagocitose estudados através da microscopia de desfocalização

Neste trabalho aplicamos a técnica de microscopia de desfocalização, recentemente desenvolvida em nosso laboratório, ao estudo quantitativo in vivo das características morfológicas e dinâmicas das estruturas formadas na superfície da membrana plasmática de macrófagos derivados da medula óssea de camundongos. Dois tipos distintos de flutuações de formato da membrana foram detectadas e estudadas: pequenas flutuações aleatórias, presentes, de maneira uniforme, sobre toda a superfície da célula, em todos os instantes, e grandes estruturas localizadas, conhecidas como ruffles, que se propagam sobre a membrana. A partir dos dados obtidos destas flutuações pudemos determinar o módulo de curvatura da membrana e a viscosidade do citoplasma dos macrófagos. O efeito de vários fármacos e tratamentos sobre o comportamento das estruturas estudadas também foi avaliado. Através do uso combinado das técnicas de microscopia de desfocalização e pinçamento óptico, pudemos estudar o comportamento da membrana durante a fagocitose de parasitas (Leishmania amazonensis). A análise das mudanças observadas na quantidade de ruffles presente em regiões da membrana periféricas aos fagosomos em formação indicou que estas estruturas podem estar associadas à aceleração do processo de fagocitose. A investigação dos efeitos da redução da temperatura sobre as flutuações observadas e a fagocitose de parasitas resultou em dados que demonstram como estes fenômenos compartilham a mesma origem comum, diretamente relacionada à dinâmica do citoesqueleto celular.

Year

2019-08-10T08:13:48Z

Creators

Jose Coelho Neto

O discurso humorístico: um percurso de análise pela linguagem do riso

Numa sociedade na qual o riso é tido como o novo "ópio" do povo, uma panaceia para todos os males, e na qual rir se faz quase obrigatório, refletir a respeito de um discurso capaz de engendrar as mais diferentes formas do riso, do risível, do lúdico, do cômico, da sátira, do humor... torna-se, no nosso modo de ver, imprescindível. Com efeito, nesse percurso de análise, tomamos essa relação entre discurso e riso como ponto de partida para a (re)inserção do riso nos Estudos Discursivos. Dividido em duas partes, nosso percurso se debruça, primeiramente, sobre a linguagem que torna possível o engendramento das formas do riso e, por conseguinte, do discurso humorístico. Num segundo momento, voltamos nossa atenção para a estrutura desse discurso, tendo os sujeitos do discurso como parâmetro. Com efeito, na primeira parte, procuramos, a partir do conceito de linguagem do riso, delinear: i) as faces do riso: seu lado psicossociofisiológico enquanto atividade responsiva e seu lado linguageiro materializado nos GENERA RIDICVLORVM; ii) as finalidades do fazer rir: para além do seu uso estratégico em outros tipos discursos, o fazer rir voltado para o riso em si mesmo; iii) as causas linguísticas e discursivas dos efeitos risíveis, colocando em questão a paródia e a imitação como fontes do riso; e iv) os modos de relacionamento interdiscursivo que um discurso baseado na visada de fazer rir pode manter com outros tipos de discursos. Na segunda parte, as características estruturais do discurso humorístico passam a ser o foco de nossa análise. Apresentamos, primeiramente, os perfis ethóticos (as máscaras cômicas) que os sujeitos podem assumir quando do uso do riso no discurso. Em seguida, procuramos descrever o dispositivo conceptual desse discurso, perscrutando, aí, as posições que os sujeitos do riso podem assumir enquanto instâncias de produção e de recepção. Nesse passo, elencamos, ainda, as condições, as coerções e as vantagens da utilização do riso no discurso, tomando o conceito de VRBANITAS como uma propriedade constitutiva do ethos dos sujeitos do riso. Por fim, discutimos a instabilidade do lugar do humorista em relação aos campos discursivos (literário, jornalístico, publicitário... humorístico). Buscamos, assim, ver como o humor, saindo das entrelinhas da literatura, fez surgir, a partir das inovações tecnológicas dos séculos XX e XXI, certos "profissionais do riso" (humoristas, comediantes, caricaturistas, chargistas, risistas etc.) que procuram delimitar o próprio espaço de discurso no campo do humor, colocando em debate o que é ser um humorista.

Year

2019-08-11T07:18:37Z

Creators

Rony Petterson Gomes do Vale

A matemática em uma escola organizada por ciclos de formação humana

Este trabalho pretende trazer uma contribuição para as discussões que se fazem, no campo da educação, a respeito do ensino de matemática em escolas organizadas por ciclos de formação humana. Ele investiga como uma escola de ensino fundamental se organiza para atender às demandas apresentadas pelos alunos em relação à aprendizagem de matemática. Para tanto, foi observado o trabalho realizado com um grupo de alunos que apresentava dificuldades com a operação de multiplicação. Durante a observação foram aplicados pré-testes e pós-teste e feitas entrevistas individuais com os alunos e professora envolvidos. Os dados coletados são analisados buscando responder como as alternativas propostas pela escola atenderam às demandas dos alunos em relação à compreensão do algoritmo da multiplicação. As entrevistas buscaram compreender o significado que o trabalho teve para os alunos e para a professora. Apoiamo-nos em Vergnaud e em Nunes e Bryant na descrição dos processos e significados que foram considerados como necessários à compreensão da operação de multiplicação nesta pesquisa. Utilizamos os referenciais de análise de Mortimer e Scott e de David para caracterizar o tipo de interações observadas no trabalho com esse grupo e para discutir a sua contribuição para os avanços percebidos nos alunos. Esses avanços foram identificados através das interações em sala de aula e dos resultados nos testes. Os resultados desta pesquisa apontam para a importância: de novas organizações dos tempos e espaços escolares, ao verificar que as características da escola contribuíram para um melhor desenvolvimento e uma melhor compreensão do algoritmo da multiplicação por parte dos alunos; das interações em sala de aula para uma melhor performance dos alunos ao final dos trabalhos; dos olhares em relação às dificuldades apresentadas pelos alunos para o enfrentamento das mesmas num processo compartilhado no ambiente escolar.

Year

2019-08-12T06:29:00Z

Creators

Sheila Maris Gomes Goulart

Prevalência de marcadores sorológicos de doença celíaca em pré escolares, escolares e adolescentes assintomáticos e sem fatores de risco

Inaugurado em 21 de agosto de 1928 o complexo hospitalar denominado Campus Saúde tem como base o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG). O HC-UFMG é um hospital geral, universitário, que realiza atividades de assistência, ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência municipal e estadual devido ao atendimento de média e alta complexidade. Além do atendimento hospitalar o Campus Saúde conta com diversos ambulatórios. A demanda crescente por atendimento especializado nas diversas áreas da Medicina favorecem a diversidade populacional atendida neste serviço e a formação de uma amostra de conveniência. O estudo transversal está organizado no formato de dois artigos e foi realizado com o apoio dos serviços de coleta laboratorial do Hospital das Clínicas, do ambulatório de Gastroenterologia Pediátrica localizado no ambulatório São Vicente, do laboratório de pesquisa em Gastroenterologia Pediátrica e do Serviço de Anatomia Patológica localizados na Faculdade de Medicina e do Instituto Alfa de Gastroenterologia localizado no Hospital das Clínicas. A verba para a realização dos testes sorológicos e das bolsas de acadêmicos de iniciação científica envolvidos no estudo foi obtida através de verba de pesquisa de Pós Graduação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em nome do pesquisador Francisco José Penna, coordenador do grupo de Gastroenterologia Pediátrica da Faculdade de Medicina da UFMG.

Year

2019-08-10T21:30:39Z

Creators

Shinfay Maximilian Liu

Efeitos do treinamento físico aeróbio em ratos espontaneamente hipertensos sobre o balanço térmico e a expressão proteica de UCP1, UCP3 e BDNF

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Year

2021-04-15T17:54:55Z

Creators

Helton Oliveira Campos

Envelhecimento e institucionalização: as experiências na Fundação Obras Sociais da Paróquia da Boa Viagem em Belo Horizonte

O estudo se refere ao envelhecimento em um ambiente social marcado por graves questões políticas e econômicas, pelos avanços tecnológicos, pelo efêmero da imagem e por novas formas depensar a realidade a partir da industrialização, que trouxeram importantes transformações nos modos de viver e no cotidiano das relações, impondo à vida dos idosos uma complexidade crescente.O ingresso em Instituições de Longa Permanência para Idosos ILPIs apresenta-se como uma das alternativas que se pretendem resolutivas para as situações experimentadas pelas famílias, pela sociedade e pelos próprios idosos, vindo a evidenciar, na estratégia de redistribuição das pessoas conforme categorias, a ação de dispositivos sociais para a gestão da vida característicos das biopolíticas das populações. Torna-se relevante a investigação dos efeitos trazidos por essesdispositivos, alimentados pelas representações sobre a velhice avançada veiculadas na sociedade sobre os indivíduos idosos. Foram apresentados os contextos de duas ILPIs em Belo Horizonte, Minas Gerais, descritos e analisados os modos de vida experimentados nesses ambientes, consideradas as trajetórias e situações de vida que favoreceram o ingresso na instituição, além de examinada a influência exercida pela ILPI sobre a subjetividade dos que ali se inserem. Uma das instituições abriga vinte e sete mulheres, e a outra, oitenta e seis internos. Destes, dezoito idosos, de ambos os sexos, participaram das entrevistas individuais, realizadas, em sua maior parte, no ano de 2008. A abordagem etnográfica ancorou este estudo exploratório, em que foram utilizados: observação em campo, trabalhos em grupo com desenvolvimento de diferentes dinâmicas, entrevistas norteadas pela história oral e pesquisa documental, envolvendo também gestores das instituições e lideranças zitas empregadas domésticas que contaram com o apoio das Obras Sociais da Paróquia da Boa Viagem para a construção de um espaço para a estada na velhice. Os procedimentos para ingresso mostraram uma perspectiva de avaliação quantitativa e normalizadora, inadequadas para uma pessoa idosa necessitada de acolhimento, tendo a triagem se revelado um mecanismo burocrático. Foram constatadas a institucionalização espontânea (embora derivada de pressões externas), a proveniente de resolução conjunta entre familiares e idoso e a determinada pelos familiares ou patrões, algumas vezes à revelia do idoso. As zitas experimentam uma situação peculiar, a da inserção planejada. A proliferação das ILPIs evidencia a complexidade dos fenômenos sociais e a incipiência das formas de atendimento à pessoa idosa capazes de contribuir para a preservação dos vínculos originários.

Year

2019-08-13T03:00:59Z

Creators

Vanja de Castro Juste

Atuação do fisioterapeuta do núcleo de apoio à saúde da família junto aos cuidadores de idosos: proposta de intervenção

Segundo dados de projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE (2010), a população de idosos no Brasil vem aumentando significativamente e representa um contingente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade, ou seja, 8,6% da população brasileira. Além das alterações fisiológicas decorrentes do envelhecimento há também doenças crônicas e que exigem cuidados e acompanhamentos constantes. Os cuidados prestados ao idoso, em sua maioria, são realizados por pessoas sem formação básica adequada, como um familiar ou uma pessoa contratada para esse fim. Neste sentido, o objetivo deste trabalho será uma proposta de intervenção, focada na ação educativa, direcionada para cuidadores de idosos no município de Ervália, Minas Gerais, como forma de melhorar sua saúde e a qualidade de seu trabalho por meio da contribuição do fisioterapeuta do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Acreditamos que esta proposta poderá levar estímulo, atenção e assistência ao cuidador, de modo a contribuir para seu bem-estar físico e mental, para sua relação de cuidado com o paciente e para o maior vínculo com a equipe de saúde.

Year

2019-08-12T08:07:06Z

Creators

Renata Lima Santiago dos Reis

Enhanced nonquadratic stabilization of discrete-time Takagi-Sugeno fuzzy models

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Year

2022-04-20T19:27:36Z

Creators

Pedro Henrique Silva Coutinho

A edificação urbana como expressão da prática informacional: análise do campo tectônico de Belo Horizonte

Esta tese parte do entendimento da edificação urbana como produto sintetizador da arte de construir edifícios, imerso em suas dimensões sociais e culturais. Interessa-nos reconhecer a informação concernente ao campo de conhecimento em que a edificação urbana se insere e compreender as relações sociais de seus sujeitos, como elementos para o entendimento da informação como prática social. Para tal, investigamos (1) a edificação urbana como objeto tectônico, fruto do conjunto de ações culturais e informacionais, das interações sociais e das significações simbólicas; (2) a informação vista pela perspectivasócio-cultural, alicerçada pela análise de domínio que permite constituir as práticas informacionais das comunidades discursivas de um domínio de conhecimento a partir de suas estruturas informacionais; e (3) o espaço social estruturado pelo conjunto de ações, representações e interações sociais que os sujeitos enfrentam, além de suas características sociais. Definimos a revista Pampulha, publicada por um grupo de arquitetos de Belo Horizonte, entre os anos de 1979 e 1984, como nossa base empírica. As conclusões nos levam a instaurar um outro modo de olhar a edificação urbana o objeto tectônico é expressão de uma prática informacional.

Year

2019-08-10T18:34:46Z

Creators

Denise Morado Nascimento

O ensino de Artes a partir da perspectiva das modalidades da escola pública e privada

Considerando-se a Arte como elemento da cultura e muito presente na vida cotidiana das pessoas, a proposta desta pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: O ensino de arte na atualidade é democrático e tem uma proposta consistente para suprir as expectativas da aprendizagem e formação humana dos alunos e professores no Ensino Fundamental? Este trabalho se justifica a partir do pressuposto de que a arte é muitas vezes considerada como valor secundário, pouco importante na formação do ser humano e inferior a outras áreas do conhecimento. O estudo tem por objetivo analisar a estrutura do ensino de arte na modalidade pública e privada; mostrar suas consequências nos diferentes contextos; relatar os desafios encontrados em cada realidade e confrontar a prática apontada pela pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utiliza questionário, observações informais e registros fotográficos. Em síntese, conclui-se que a estrutura das duas modalidades analisadas é bem destoante e acaba refletindo diretamente nas aulas de Arte e no seu resultado. Foi constatada também a falta de investimentos na capacitação docente específica desta área do conhecimento enquanto disciplina do CBC.

Year

2019-08-11T03:05:51Z

Creators

Vânia Aparecida Floriano Borges

De Lélia Gonzalez a Marielle Franco : mulheres negras e seus processos comunicacionais interseccionais de resistência

O objetivo desta tese de doutoramento é apreender quais são os arranjos criados e as estratégias interacionais usadas por mulheres negras em suas insurgências políticas para transformar o lugar social de seus pares. Para entender esse contexto que precisa ser modificado, filiamo-nos, principalmente, à abordagem de Sueli Carneiro (2005) de que a sociedade brasileira está estruturada sob o dispositivo de racialidade que, em última instância, tem como objetivos o genocídio e o epistemicídio negro. Porém, observamos também que, continuamente, os sujeitos negros rearranjam os elementos que compõem o dispositivo e criam espaços de resistência aos seus efeitos. Especialmente, mulheres negras. Com isso mente, empreendemos um recuo histórico e analítico a fim de identificar as práticas comunicacionais que mulheres negras vêm empreendendo para transformar essa realidade que inscreve os sujeitos negros sob o signo da morte (factual e simbólica), mas que também lhes oferece oportunidades de desvio. Para selecionar as práticas comunicacionais que seriam analisadas, elaboramos uma metodologia que nomeamos como arco da vida — que, inspirada no recurso estilístico da escritora Conceição Evaristo em sua obra Olhos d’água, consiste em apresentar um significativo conjunto de mulheres negras, com características e experiências múltiplas, mas que se observadas conjuntamente, poderiam formar um arco da vida de qualquer mulher negra. Assim compõem o nosso corpus: a coluna Negra, escrita por Lélia Gonzalez (1980); a coluna Mulher Negra e Pequim 95 - da Informação à Ação escrita por integrantes do Instituto Geledés (1990); a Coluna Opinião do Jornal Correio Braziliense, reproduzida no Portal Geledés (2000), escrita por Sueli Carneiro; os artigos de opinião de Djamila Ribeiro no Blogueiras Negras (2010) e o artigo Últimas Palavras de Marielle Franco (2018). Nossa aproximação desse material revelou que essas mulheres precisaram e precisam continuamente desestabilizar o dispositivo de racialidade, que se manifesta através em certa autorização discursiva que cria legibilidades, ao mesmo tempo que tenta as aprisionar no lugar social do silenciamento. Para tanto, elas criam territórios simbólicos (online e offline), nos quais: 1) se autodefinem e se autoavaliam; 2) expõem a natureza interligada das opressões que as atingem e 3) valorizam a própria cultura. Ou seja, elas realizam procedimentos de subjetivação e emancipação política — um reconhecimento de si por si, diferente das regulações do dispositivo de racialidade. Como todas essas dimensões de subjetivação e emancipação tomam a raça como referência, mas produzem interações cujos sentidos são diferentes daqueles produzidos pelo dispositivo de racialidade, nossa hipótese é a de que essas mulheres, constantemente, tentam modificar o arranjo dos elementos que compõem o dispositivo de racialidade, para que eles se posicionem sob uma ótica interseccional e as interações que ocorram em sua ambiência produzam não mais o aniquilamento. Trata-se de uma continua tentativa de engendrar na sociedade brasileira um arranjo disposicional (BRAGA, 2018, 2020) interseccional de resistência que tensiona o dispositivo racial que vai modelar e orientar as interações. Uma espécie de contra-dispositivo que se manifesta: com o ingresso na ordem do discurso como colunistas, na organização e publicação das próprias demandas, no resgate e na publicação da própria história, na exposição das engenharias sociais opressivas, na valorização da própria cultura, no ato de se autodefinir e se autoavaliar.

Year

2022-04-06T20:20:51Z

Creators

Pâmela Guimarães da Silva

Sensibilização dos profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE) para a importância das ações de promoção da saúde, no ambiente escolar, em Campo Grande, Alagoas

As origens da política de atenção à saúde escolar remontam o final do século XVIII e o início do século XIX. No Brasil, os primeiros estudos se dão a partir de 1850. A escola, ao longo do tempo, tem apresentado diversas denotações no que se refere a sua função social, missão eorganização, de forma que, hoje, apresenta-se como um espaço social no qual se desenvolvem processos de ensino/aprendizagem de naturezas diversas que envolvem seu território e entorno. Dada a importância da escola para a ampliação das ações da saúde, surgiu em 2007, instituído por Decreto Presidencial nº 6.286, o Programa Saúde na Escola (PSE). Este procura contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que afetam o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. O presente estudo tem como objetivo propor um plano de intervenção que comprove a importância da continuidade das ações de promoção da saúde dentro do ambiente escolar. Para tanto, serão realizadas atividades de preparação com os profissionais da saúde, educação e atores sociais envolvidos no PSE que incentivem a participação ativadestes, fortalecendo a promoção da saúde na escola.

Year

2019-08-14T22:59:19Z

Creators

Olivia Gabrielly Laranjeira Silva

Efeitos da imuno-senescência na infecção murina pelo Schistosoma mansoni

A imuno-senescência é o resultado cumulativo do processo de declínio progressivo da atividade do sistema imune devido ao processo de envelhecimento. Ela contribui para o aumento da susceptibilidade a doenças infecciosas, câncer e doenças autoimunes. As alterações relacionadas ao envelhecimento incluem a involução tímica, alterações nos fenótipos celulares, perfil de citocinas e no repertório de linfócitos. De um modo geral, animais e humanos idosos apresentam uma redução no número de linfócitos T virgens com o aumento paralelo dos linfócitos T de memória, uma reatividade imunológica comprometida e uma diminuição na sua capacidade de reagira antígenos novos. Vários trabalhos relatam modificações no desenvolvimento de doenças parasitárias ao longo do processo de envelhecimento no que diz respeito a sua prevalência e intensidade.Aponta-se uma forte associação entre idade e resistência à infecções e reinfecções por parasitos, tais como o Schistosoma mansoni, causador de doença endêmica debilitante e que afeta mais de duzentos milhões de pessoas em países em desenvolvimento.É possível que a menor intensidade observada em adultos resulte da aquisição de imunidade protetora devido ao estímulo antigênico crônico. O objetivo desse trabalho foi avaliar a influência do envelhecimento na reatividade imunológica à infecção pelo Schistosoma mansoniem modelo experimental murino. Verificamos que camundongos C57BL/6 velhos apresentam uma resposta inflamatória diminuída aos antígenos do parasito, resultando em títulos mais baixos de anticorpos específicos. Apesar da resposta imune humoral diminuída, os animais velhos são igualmente susceptíveis à infecção por S. mansoni, e também desenvolvem imunidade protetora frente a uma reinfecção. Em animais velhos infectados, a atividade de eosinófilos parece estar preservada e pode ter contribuído para a eliminaçãode vermes na reinfecção. Possivelmente, a menor polarização na produção decitocinas durante a evolução da patologia altera a dinâmica da formação/involução do granuloma no velho. Camundongos velhos formam granulomas menores durante a fase aguda da infecção, mas não é observado o processo de imunomodulação na fase crônica, como bem descrito nos jovens. Observamos um aumento na frequência de células T com perfil de ativação em animais jovens infectados, entretanto, em camundongos velhos, que já possuem maior proporção de linfócitos ativados, a infecção não altera a frequência dessas células. Devido a esse estado constitutivo de ativação dos linfócitos durante a senescência, é provável que respostas inflamatórias a novos antígenos sejam inibidas por encontrarem o sistema imune altamente povoado por células efetoras.

Year

2019-08-09T14:37:38Z

Creators

Rafael Pires de Oliveira

Uma abordagem de componentes combinados para geração de funções de ordenação usando programação genética

Com o advento da Web e de outros repositórios de informação, como Bibliotecas Digitais, a tarefa de recuperação de informação transformou-se em um problema extremamente complexo e desafiador. Neste contexto, as máquinas de busca surgiram como ferramentas fundamentais para a tarefa de recuperação de informação em uma coleção de documentos. Estas ferramentas são baseadas em modelos de recuperação de informação, cujo principal objetivo é definir a ordem na qual os documentos são retornados para os usuários em resposta a uma consulta, através de uma função de ordenação. Diversas funções de ordenação têm sido investigadas ao longo dos anos. No entanto, a maioria delas tem um caráter geral, isto é, são projetadas para serem efetivas em qualquer coleção.Neste trabalho é proposto um novo método para descobrir funções de ordenação adaptadas a uma coleção baseado em Programação Genética (GP). O processo evolutivo da Abordagem de Componentes Combinados (CCA), proposta por este trabalho, diferentemente de outras abordagens baseadas em GP, utiliza componentes de diferentes funções de ordenação comprovadamente eficazes e conhecidas da literatura de recuperação de informação. Parte-se da hipótese de que estes componentes são individualmente representativos e ricos de significado e podem ser combinados para a geração de uma nova função de ordenação mais efetiva e específica para uma determinada coleção.Os resultados experimentais mostram que a abordagem CCA foi capaz de superar em até 40% as abordagens clássicas da literatura tais como tf-idf, BM25 e outra abordagem baseada em GP (denominada FAN-GP) em duas coleções diferentes. O processo evolutivo CCA também foi capaz de reduzir o problema do 'treinamento exagerado', geralmente encontrado em métodos de aprendizado de máquina, especialmente programação genética.

Year

2019-08-11T17:17:55Z

Creators

Humberto Mossri de Almeida

Levantes urbanos: o ciclo de lutas pós crise do capitalismo de 2008

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Year

2022-04-04T18:21:05Z

Creators

Maíra Ramirez Nobre

Relação entre o senso de coerência e alterações bucais de adolescentes

O presente estudo transversal foi realizado com o objetivo de investigar a relação entre o Senso de Coerência (SOC) das mães e dos adolescentes e as alterações bucais (cárie, sangramento gengival e placa visível) de adolescentes. A amostra foi composta por 366 adolescentes entre 13 e 15 anos, matriculados no ensino fundamental em escolas de Itabira, Minas Gerais e suas respectivas mães. Os dados foram coletados através de questionários e exame clínico para diagnóstico de cárie dentária, placa visível e sangramento gengival após a calibração do examinador (Kappa intra-examinador 0,81, 0,76 e 0,80 e inter-examinador 0,80, 0,88 e 0,88). As mães responderam a um questionário sobre aspectos socioeconômicos e à versão curta da escala do SOC (SOC-13). Esta mesma escala foi respondida pelos adolescentes. A análise dos dados foi realizada utilizando-se o software Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 21.0, e incluiu distribuição de frequência e testes de associação. A associação entre a experiência de cárie dentária e as variáveis independentes (idade, gênero, frequência de escovação, placa visível, sangramento gengival, frequência de visitas ao dentista, SOC do adolescente, SOC materno e classe econômica) foi verificada através dos testes qui-quadrado de Pearson, qui-quadrado de tendência linear e teste Exato de Fisher (p<0,05). Os mesmos testes foram empregados para verificar a associação entre SOC do adolescente e SOC materno e as demais variáveis (idade, gênero e classe econômica). Além disso, realizou-se regressão logística e regressão de Poisson com variância robusta. A prevalência de cada uma das alterações bucais foi: cárie dentária: 17,2%; sangramento gengival 9,6% e placa visível 47%. Os valores médios observados no SOC materno e SOC do adolescente foram 49,20 e 45,07, respectivamente. Associação estatisticamente significativa foi observada entre cárie dentária e frequência de visitas ao dentista (p<0,001), SOC do adolescente (p<0,001) e SOC materno (p=0,002). No modelo de regressão logística ajustado, a presença de placa visível (OR: 3,92 IC95% 2,07-7,41) e classe econômica menos favorável (OR: 3,59 IC95% 1,81-7,12) permaneceram associadas à cárie dentária independentemente das demais variáveis (idade, frequência de visitas ao dentista, SOC do adolescente e SOC materno). Considerando-se o SOC do adolescente, foi observada associação estatisticamente significativa com o gênero (p<0,001), idade (p=0,008) e classe econômica (p<0,001) e SOC materno (p<0,001). A variável associada ao SOC materno foi a classe econômica (p<0,001). Maiores valores de SOC do adolescente permaneceram associados ao gênero (RP: 0,608; IC95%: 0,487-0,760), classe econômica mais favorecida (RP:2,11; IC95%: 0,359-0,621) e maiores valores de SOC materno (RP: 2,01; IC95%: 1,505-2,705). Por sua vez, o SOC materno permaneceu associado a classe econômica mais favorecida (RP: 1,396; IC95%: 0,54-0,94) e maiores valores de SOC do adolescente (RP: 2,427. IC95%: 1,77-3,31). Dessa forma, conclui-se que a experiência de cárie não foi associada ao Senso de Coerência materno e dos adolescentes nesta amostra. Porém, o SOC materno e dos adolescentes foram associados entre si, sugerindo que o SOC do adolescente pode ser representativo de sua saúde bucal e comparável ao de sua família. Além disso, a classe econômica e a presença de placa visível constituem-se como fatores relacionados à experiência de cárie dentária em adolescentes.

Year

2019-08-11T06:22:01Z

Creators

Carolina Freitas Lage

Desenvolvimento de uma formulação lipossomal de uso tópico contendo o peptídeo sintético PnPP-19 para o tratamento da disfunção erétil & análise de patentes em biotecnologia, na área de fármacos e medicamentos, que exploram venenos e toxinas provenientes da fauna brasileira

A Parte I deste trabalho descreve o desenvolvimento de uma formulação lipossomal contendo PnPP-19, derivado da toxina PnTx2-6 da aranha Phoneutria nigriventer, para o tratamento tópico da disfunção erétil (DE). PnPP-19 é um peptídeo sintético de 19 aminoácidos, previamente descrito como uma nova substância bioativa para o tratamento da disfunção erétil. O objetivo desse trabalho foi avaliar as propriedades físico-químicas de lipossomas deformáveis catiônicos contendo PnPP-19 e a permeação cutânea de PnPP19, tanto livre quanto encapsulado nesses lipossomas. Três preparações lipossomais diferentes foram avaliadas. Os lipossomas deformáveis catiônicos continham fosfatidilcolina de ovo, estearilamina e Tween 20. A concentração lipídica variou de 20 mM a 40 mM. O teor de encapsulação, o diâmetro médio, o potencial zeta e a estabilidade a 4oC das formulações foram avaliados. Os experimentos de permeação cutânea foram realizados com pele abdominal humana em células de Franz, com área de difusão de 3 cm2 a 32ºC. Um derivado fluorescente do peptídeo, contendo 5-TAMRA ligado à região Cterminal de PnPP-19, onde uma lisina adicional foi inserida, foi utilizado para estes experimentos. Os resultados mostram que os diferentes métodos de preparação apresentaram diferentes teores de encapsulação, de 6% a 30%, e o método de evaporação em fase reversa na concentração lipídica de 40 mM apresentou o melhor teor de encapsulação (30,2 + 4,5 %). PnPP-19 livre foi capaz de permear a pele, na velocidade de 10,8 ng/cm2/h. Porém, PnPP-19 sofreu possivelmente uma hidrólise específica pelas enzimas proteolíticas presentes na pele, gerando um fragmento de 15 resíduos de aminoácidos. PnPP-19 encapsulado permeou a pele na velocidade de 12,6 ng/cm2/h. A encapsulação de PnPP-19 em lipossomas deformáveis catiônicos protegeu o peptídeo contra degradação, favorecendo sua administração tópica. O desenvolvimento de fármacos a partir da exploração da biodiversidade brasileira vem passando por uma fase de regulamentação no Brasil. A aplicação da medida provisória MP 2.186-16, de agosto de 2001, revogada pela lei Nº 13.123, de 20 de maio de 2015, gerou discussões importantes, com reflexos na produção científica e tecnológica brasileira. Nesse contexto, a Parte II do presente trabalho compreende o levantamento das patentes produzidas no Brasil e no exterior, entre 2000 e 2011, que descrevem fármacos ou medicamentos desenvolvidos a partir de venenos e toxinas da fauna brasileira. Nossos resultados mostraram que apenas 8 gêneros da fauna brasileira estão envolvidos em documentos de patente. As invenções geradas envolvem, em sua maioria, composições antitumorais, antimicrobianas, vacinas e agentes hipotensivos. Os inventores brasileiros detêm 49% dos documentos de patente, sendo os outros documentos depositados por inventores da América do Norte e Europa. Desta forma, ainda há um grande arsenal de moléculas provenientes de venenos da rica fauna brasileira a serem exploradas para o desenvolvimento de novas substânias bioativas. As leis brasileiras que regem a investigação e a exploração comercial de produtos provenientes do patrimônio genético brasileiro são também discutidas.

Year

2019-08-11T09:48:33Z

Creators

Flávia De Marco Almeida

Ambiente virtual de aprendizagem no contexto presencial do ensino médio: indícios de autonomia na escrita via estratégias de aprendizagem

O advento das tecnologias digitais de informação e comunicação e sua utilização no âmbito educacional, principalmente como ambiente virtual de aprendizagem (AVA), traz a necessidade de se estudar o que elas limitam, mudam ou acrescentam no processo ensino-aprendizagem de línguas no que tange ao desenvolvimento da autonomia. Neste trabalho, defendo que um AVA configurado na plataforma Moodle e integrado ao contexto presencial do ensino médio possibilita o desenvolvimento da autonomia dos alunos em sua aprendizagem de língua materna (LM) por favorecer o uso de estratégias de aprendizagem que levam a uma escrita mais reflexiva. Para tal, identifico e classifico as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos durante o uso do AVA; apresento as ferramentas do AVA que permitem maior emprego de estratégias de aprendizagem; e discuto as potencialidades e as limitações do AVA identificadas como possibilitadoras ou inibidoras de autonomia no ensino-aprendizagem da escrita de LM. O AVA investigado, no período de maio a dezembro de 2012, foi coordenado por dois professores de português e por mim, enquanto tutora-pesquisadora, e teve como clientela alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual do interior do Pará. Por abarcar os campos on-line e off-line, a investigação pautou-se em uma perspectiva etnográfica (ANGROSINO, 2009) de pesquisa qualitativa imbuída de sua variante virtual (HINE, 2000). Para a análise dos dados, utilizo como embasamento teórico os estudos de autonomia de Benson (1997, 2001), Little (1991, 2000), Paiva (2005, 2006); os de estratégias de aprendizagem de Oxford (1990); os de AVAs de Dillenbourg (2000), Dillenbourg, Schneider e Synteta (2002); os de plataforma Moodle de Dougiamas (1998, 1999, 2000); os de escrita de Olson (1995); entre outros que, ainda que indiretamente, reforçam o que prega a abordagem sociocultural Vygotskiana. Os resultados da análise apontam para um acréscimo no emprego de estratégias de aprendizagem pelos alunos, unindo as já conhecidas de contexto presencial a outras advindas do contexto virtual; indicam as ferramentas fóruns e wiki como as que permitem maior emprego de estratégias de aprendizagem, mobilizando os alunos a fazerem uso de uma escrita mais reflexiva e, ainda, cooperarem uns com os outros; e mostram a convergência da integração no ensino presencial da modalidade on-line como somadora de significativas potencialidades possibilitadoras de autonomia no processo ensino-aprendizagem da escrita de LM. Concluo que a integração de AVA ao ensino presencial pode ajudar a aprimorar estratégias de aprendizagem já anteriormente utilizadas e a desenvolver novas possibilidades de aprender a aprender a língua contextualizadamente com as novas tecnologias, levando os interagentes a desenvolver maior autonomia em seu processo de aprendizagem.

Year

2019-08-09T14:42:59Z

Creators

Agleice Marques Gama