RCAAP Repository
Simulador eletrônico de cargas com capacidade regenerativa e controle de tensão para testes em transformadores de potência
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022-04-05T19:27:27Z
Guilherme Monteiro de Rezende
Controle de polícia: a atuação da ouvidoria na atividade correicional
Este estudo compara os resultados dos fatos administrativos envolvendo policiais militares de Minas Gerais que são registrados diretamente na corporação e quando passam pela Ouvidoria de Polícia. Aborda o controle da atividade policial que é realizado por instâncias internas e externas à corporação policial, sendo que somente a Corregedoria de Polícia órgão interno é responsável pela investigação dos casos de desvios de conduta. A primeira etapa deste trabalho consistiu em verificar se os casos dessas duas instâncias de registro apresentavam características semelhantes em relação ao perfil dos fatos administrativos, considerando a região geográfica em que ocorreram, a graduação dos policiais envolvidos, a identificação dos denunciantes e a natureza das transgressões. Os resultados apontaram diferenças no perfil dos casos, o que demandou o uso de técnicaespecífica de análise de dados que permitisse anular o efeito dessas variáveis no desfecho dos casos. Foi realizado, então, um pareamento (1x1) dos casos registrados na Ouvidoria de Polícia e daqueles registrados diretamente na corporação policial, visando comparar casos semelhantes de cada tipo de origem. A partir daí, foi calculado o efeito da instância de registro dos fatos administrativos em seus resultados finais, ou seja, na procedência ou não dos mesmos. Ambas as etapas utilizam a Regressão Logística, que é uma técnica estatística que permite verificar o efeito de uma ou mais variáveis explicativas em uma outra, dependente. Ficou constatado que a taxa de procedência dos fatos administrativos que são recepcionados diretamente pela corporação policial militar, seja via corregedoriaou através de unidade policial, corresponde a 15%, superior aos 10% obtidos quando se consideram aqueles reportados pela Ouvidoria de Polícia. Alternativamente, a análise da razão de chances aponta que a chance de um fato administrativo que chega diretamente à PM ser considerado procedente é 67% superior a do fato reportado via OP.
2019-08-09T17:26:50Z
Edmilson Antonio Pereira Junior
Acompanhamento terapêutico na psicose: possibilidades de uma orientação analítica
O tema da presente dissertação é investigar a clínica e a teoria doAcompanhamento Terapêutico (AT)1 através da orientação psicanalítica, principalmente por meio das ferramentas conceituais da transferência e do imaginário. A partir de então, propõe-se como objetivo geral evidenciar em que a psicanálise poderá contribuir para a formalização e a orientação desse dispositivo clínico. Trata-se, portanto, de um acompanhante terapêutico orientado pela teoria psicanalítica. Após uma revisão bibliográfica sobre a história do AT, juntamente à uma pesquisa feita entre trabalhadores da saúde mental em Belo Horizonte e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), propõe-se uma caracterização do AT, desde sua origem até as perspectivas atuais, salientando seus avanços e seus impasses no âmbito da saúde mental. No que concerne à teoria psicanalítica, se por um lado Freud inviabiliza umtratamento da psicose, por outro trabalharemos, através da clínica do AT, a saída proposta por Lacan que visa à possibilidade de tratamento da psicose. Para tanto foram levantados casos clínicos de acompanhantes terapêuticos que trabalham ou já trabalharam em alguns programas e instituições de grande importância para história do AT em Belo Horizonte como o PAI-PJ (Programa de Atenção Integral ao PacienteJudiciário), PDP (Programa de Desospitalização Psiquiátrica), CERSAM (Centro de Referência em Saúde Mental) e a clínica Urgentemente.
2019-08-12T00:46:57Z
Anamaria Batista Nogueira
Formação de jovens leitores em bibliotecas públicas: aspectos sociais e subjetivos de práticas e escolhas de leituras literárias
Atualmente, é comum ouvirmos, em diversos contextos da nossa sociedade, o discurso da não-leitura da juventude. Entretanto, a partir de experiências de formação leitora em bibliotecas públicas, notamos a presença de jovens, seja pegando livros emprestados ou participando de encontros de leitura nesses espaços. Portanto, baseado em estudos sobre letramento literário, e de acordo com a concepção de leitor que, pertencendo a diferentes comunidades leitoras, na interação dialógica com os textos, produz e negocia sentidos, este estudo busca compreender aspectos subjetivos e socioculturais das práticas e escolhas de leituras literárias de jovens-leitores de quatro bibliotecas públicas municipais de Belo Horizonte, discutindo limites e contribuições na formação leitora desses sujeitos. Para tanto, entrevistamos 27 jovens leitores de literatura que frequentam essas instituições, observamos as atividades de leitura promovidas, o cotidiano dessas bibliotecas e analisamos as suas programações culturais. Foi possível constatar que: a) a família é a principal instância de incentivo à leitura literária no cotidiano desses leitores; b) a perspectiva dialógica contribui para o engajamento nas práticas leitoras; c) a identificação com narrativas e suas personagens favorece a aproximação com os textos literários; d) as escolhas textuais subjetivas colaboram para o exercício sociocultural dessa prática; e e) as bibliotecas públicas são espaços de encontro que aproximam os jovens dos livros, promovendo a sua formação leitora.
2019-08-11T20:26:52Z
Daniela Chaves Correa de Figueiredo
Beyond Readability: a corpus-based proposal for text difficulty analysis
Desde a primeira metade do século 20 (Flesch, 1948), a tarefa deavaliar a dificuldade de textos tem sido primariamente enfrentadaatravés do design e uso de fórmulas de legibilidade (readability formulas) em diversas áreas: a seleção de livros para crianças em determinadas séries escolares (Spache, 1953), a simplificação de assuntos complexos, como textos de medicina e de direito (L. M. Bakeret al., 1997; Razek et al., 1982) e, em anos recentes, auxiliar escritoresa se tornarem mais inteligíveis (Readable.io s.d.). Contudo, há pouca demonstração empírica da validade de fórmulas de legibilidade, como evidenciado, por exemplo, em Begeny e Greene (2014), Leroy e Kauchak (2014), Schriver (2000) e Sydes e Hartley (1997), e muitas das ferramentas que estão disponíveis para a avaliação de dificuldade de texto, por exemplo Miltsakaki e Troutt (2007), dependem dessas fórmulas para funcionar. Além disso, essas ferramentas são bastante limitadas, feitas para serem usadas com uma língua, tipo de texto, e público específicos. Neste trabalho, desenvolvemos uma abordagem baseada em corpus e focada no léxico, para propor uma Escala de Dificuldade de Texto (EDT), a qual, ao contrário de abordagens anteriores, é adaptável a textos em praticamente qualquer língua, incluindo as que utilizam sistemas de escrita não latinos. Para alcançar esse objetivo, utilizamos medidas estatísticas mais sólidas, tais como o desvio de proporções (DP) (Gries, 2008, 2010); incluímos 2-grams e3-grams como fontes de expressões numerosas e frequentementenegligenciadas (Bu et al., 2011, p. 3); e construímos uma coleçãode textos de mais de 60 milhões de tokens de artigos da Wikipediaem inglês, para demonstração. Ademais, tornamos nosso trabalhode código livre disponível gratuitamente, como um conjunto deJupyter Notebooks escritos na língua de programação Python.Argumentamos que nossa proposta não somente oferece umamedida flexível e muito necessária de dificuldade de textos, especialmente no que tange a professores e alunos de línguas estrangeiras, mas que também poderia ser útil para pesquisadores em linguística cognitiva e psicolinguística, editores, escritores, e criançasem processo de aquisição de sua primeira língua.
Efeito agudo de alongamentos com torque e ângulo constantes na amplitude de movimento, propriedades passivas musculares e na percepçãode desconforto ao alongamento
A comparação entre os efeitos dos exercícios de alongamento com aplicação de torque constante (TC) e ângulo constante (AC) em seres humanos ainda foi pouco investigada. O objetivo do presente trabalho foi comparar o efeito agudo dos exercícios de alongamento TC e AC na amplitude de movimento máxima (ADMmax), torque de resistência em uma determinada amplitude de movimento (TR_), rigidez passiva, energia e amplitude de movimento e torque de resistência correspondente à primeira percepção subjetiva do desconforto ao alongamento (PSDAADM e PSDATR, respectivamente). Este estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da UFMG (COEP 0610.0.203.000-10). Participaram desse estudo vinte e três homens, com idades entre 19 e 33 anos. Todos os voluntários passaram por uma sessão de familiarização e, aleatoriamente, pelas condições de alongamento AC e TC, respeitando um intervalo de 48 a 72h. O treinamento foi realizado no membro inferior direito, enquanto o membro inferior esquerdo foi usado como controle (CON). Um dinamômetro isocinético (Flexmachine) foi utilizado para analisar a musculatura posterior de coxa durante um teste de extensão passiva do joelho. A ADMmax foi operacionalmente definida como o máximo de alongamento tolerado pelo indivíduo. Foram realizadas quatro séries de 30s de alongamento (AC ou TC) a 95% da ADMmax, com intervalo de aproximadamente 15s entre as séries. Os dados foram analisados como a diferença percentual entre o pós em relação ao pré-teste. Uma ANOVA one way com medidas repetidas seguida do teste t de student pareado foi utilizada para comparar a diferença entre os exercícios alongamentos. A correção de Bonferroni foi utilizada para ajustar o nível de significância adotado para _=0,0167 e os dados foram apresentados como média ± erro padrão. O aumento da ADMmax no TC (17,3±1,4%) foi maior que no AC (11,0±1,0%) (p<0,01). A redução do TR_ no TC (28,1±2,4%) não foi diferente ao AC (20,5±3,2%) (p=0,06). A redução da rigidez passiva no TC (25,5±3,2%) foi maior que no AC (17,5±1,7%) (p<0,05). A energia reduziu somente no TC (28,2±2,6%). O aumento da PSDAADM no TC (21,8±3,7%) não foi diferente ao AC (17,8± 3,3%) (p=0,42). Para a PSDATR não houve diferença entre os alongamentos TC (9,0±4,3%), AC (5,5±4,4%) e CON (-1,4± 3,9%) (F=1,75, p=0,18). O exercício de alongamento TC aumentou a ADMmax em maior magnitude que o alongamento AC, possivelmente por causar maiores alterações no comportamento das propriedades biomecânicas da UMT, medidas através da rigidez passiva e energia.
2019-08-09T15:42:46Z
Christian Emmanuel Torres Cabido
Norma de gênero e instituição escolar: um estudo psicossocial sobre as estratégias de enfrentamento à homofobia nas escolas das redes públicas de ensino da região metropolitana de Belo Horizonte
A investigação tem como objeto as iniciativas de enfrentamento à homofobia empreendidas por educadores/as das redes públicas de ensino da região metropolitana de Belo Horizonte. Tais iniciativas formularam-se no formato de Projetos de Intervenção (PDI) e foram construídas como trabalho de conclusão do curso de formação continuada do Projeto Educação sem Homofobia. O curso de formação foi coordenado pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais da Universidade Federal de Minas Gerais (Nuh/UFMG) e contou com parceria das secretarias municipais de educação e dos movimentos sociais de LGBT. A pesquisa dedica-se a investigar: a) as articulações teórico-metodológicas em torno da compreensão da homofobia e dos recursos argumentativos para elaborar e desenvolver os PDI; b) as negociações, pessoais e institucionais, empreendidas que possibilitaram a execução das intervenções. Para tanto, foram analisados 58 PDI e realizadas entrevistas semi-estruturadas com cinco educadores/as. As análises das articulações teórico-metodológicas levaram a cinco categorias que, de maneiras variadas, aliam a compreensão da homofobia a outros fenômenos sociais como preconceito, discriminação e hierarquias sexuais. Pode-se observar nessas articulações, que as estratégias de intervenção privilegiam a reorganização dos lugares na hierarquia sexual, a partir da revalorização e fixação identitárias e da inclusão de LGBT; ao processo de desclassificação da norma de gênero e questionamentos das hierarquias sexuais. Quanto às negociações, pode-se observar que elas giram em torno de: aspectos pessoais, relacionados à sensibilização dos/as educadores/as para o enfrentamento à homofobia; e aspectos institucionais, que exigem elementos de legitimação para justificar a execução dos PDI nas escolas. Como aporte teórico utilizou-se as contribuições de Judith Butler, Daniel Borrillo e Jacques Rancière em torno dos conceitos de norma de gênero, homofobia e política, respectivamente. Pode-se concluir que os elementos de barganha utilizados pelos/as profissionais da educação, diante das exigências da homofobia institucional, são frágeis, precários e não suportam eficazmente as iniciativas individuais; o que dificulta a afirmação de que existem políticas públicas educacionais de enfrentamento à homofobia no Brasil.
2019-08-14T05:02:29Z
Leonardo Tolentino Lima Rocha
Um estudo de caso de professores de inglês em formação continuada: reflexão e mudança da prática e do discurso no ensino de gramática
Esta pesquisa é um estudo longitudinal realizado em duas fases. A primeira compreende o período de dois anos de participação de duas professoras da rede pública de ensino no projeto de educação continuada chamado EDUCONLE. A etapa 1 dessa fase teve comoobjetivo descrever como o ensino de gramática acontecia na sala de aula das participantes da pesquisa; identificar quais os fatores que influenciavam essa ocorrência; e verificar se as professoras eram capazes de analisar suas práticas pedagógicas de maneira reflexiva. Aetapa 2 da primeira fase teve como objetivo identificar indícios de mudanças, tanto no discurso das professoras quanto na prática do ensino de gramática. A segunda fase da pesquisa foi realizada com uma das participantes seis meses após o término de suaparticipação no projeto. O objetivo desta fase foi o de verificar se os movimentos de mudança iniciados na primeira fase poderiam ainda ser identificados mesmo depois da desvinculação da professora do projeto de educação continuada. Os dados foram coletados por meio de narrativas, questionários, gravação de aulas e sessões de isionamento. Os resultados demonstram que a gramática era trabalhada de maneira explícita na sala de aula de ambas as professoras. Todavia, a maneira como esse ensino era abordado se diferia, pois uma professora focalizava funções da língua trabalhando as três dimensões da gramática: forma, significado e uso apropriado em contextos comunicativos; e a outra professora trabalhava estruturas lingüísticas focalizando somente na forma, suas regras e a tradução. A prática das professoras era influenciada por fatores contextuais, experienciais e cognitivos que interagiam entre si. Entretanto, o fator que parece fundamentar a prática do ensino de gramática era a concepção de língua e de gramática de cada professora, ou seja, o fator cognitivo. Os resultados sugerem, ainda, que para que o processo de mudança sejadesencadeado é necessário que o professor aprenda a questionar sua prática, pois é somente a partir da reflexão que o processo de mudança pode ser restaurado. Ademais, as sessões de visionamento foram instrumentos eficazes para propiciar às professoras momentos dereflexão. O processo de mudança tanto no discurso quanto na prática iniciado na primeira fase da pesquisa pode ser verificado também após o término do projeto, sugerindo que a mudança é algo contínuo assim como a busca pelo desenvolvimento.
2019-08-14T08:08:50Z
Marcia Cristina Fontes Almeida
Avaliação de adicionalidade de projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo no setor siderúrgico
O aumento na temperatura média da superfície da Terra devido à ação do homem trouxe a necessidade de reduções drásticas nas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Este constitui um grande desafio para a nossa sociedade. Os esforços para buscar estas reduções levaram à assinatura do Protocolo de Kyoto por diversos países. Entre os mecanismos de flexibilização desenvolvidos no âmbito do Protocolo, destaca-se o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), o único que permite a cooperação entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Através deste mecanismo cada tonelada de CO2 deixada de ser emitida ou retirada da atmosfera por um país em desenvolvimento poderá ser negociada no mercado mundial, criando um novo atrativo para a redução das emissões globais. O setor siderúrgico é notoriamente um dos grandes emissores de GEE e, portanto, um dos setores promissores para a implantação de tais projetos. Contudo, para que um projeto de MDL passe por todo o ciclo de aprovação e possa gerar as Reduções Certificadas de Emissão (RCEs) deve-se comprovar a adicionalidade deste projeto. Este trabalho buscou avaliar três oportunidades de atividades de projeto de MDL à luz de uma ferramenta para a demonstração e avaliação de adicionalidade disponibilizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC). Foram avaliadas as principais dificuldades em se comprovar a adicionalidade destas atividades de projeto. Observou-se que, em meio a um setor produtivo onde há muitas oportunidades referentes à busca da eficiência energética e substituição de combustíveis fósseis, é muito difícil um projeto deste tipo não ser economicamente viável e, portanto, não ser viável como projeto de MDL.
2019-08-09T16:38:51Z
Filipe Leao Morgan da Costa
Tratamento convencional e associado ao biofeedback de crianças com dissinergia do assoalho pélvico
Introdução: Cerca de 50% das crianças com constipação intestinal contraem o esfíncter anal externo durante a tentativa de evacuar, caracterizando a dissinergia do assoalho pélvico. O treinamento com biofeedback é utilizado para o tratamento desta disfunção. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do tratamento convencional comparado com o associado ao treinamento com biofeedback em crianças com dissinergia do assoalho pélvico. Métodos: Noventa crianças com constipação intestinal e dissinergia do assoalho pélvico, com idade entre 4 e 14 anos, 64,5 % do gênero masculino, foram randomizadas consecutivamente para o grupo 1 tratamento convencional associado ao treinamento por biofeedback (45 pacientes) ou para o grupo 2 tratamento convencional (45 pacientes) e seguidas durante 12 meses. O tratamento convencional consistiu de dieta laxante, treinamento comportamental para uso do vaso sanitário, laxantes orais e enemas. O treinamento com biofeedback consistiu de duas a quatro sessões de biofeedback até a normalização da dinâmica evacuatória. O critério de sucesso do tratamento foi freqüência evacuatória maior ou igual a três vezes por semana, menos de dois episódios de escape fecal por mês e suspensão do uso de laxantes. Resultados: Após seis semanas de tratamento, a manometria anorretal mostrou diminuição do limiar da sensibilidade retal e aumento da pressão de contração em ambos os grupos. Ocorreu normalização da dissinergia do assoalho pélvico maiorno grupo do biofeedback. A porcentagem de crianças que não necessitou mais de usar laxantes foi maior no grupo do biofeedback após 12 meses. A freqüência evacuatória e de escape fecal foram semelhantes em ambos os grupos. A taxa de sucesso com seis meses foi maior no grupo do biofeedback com significância estatística e a normalização da dissinergia do assoalho pélvico esteve associadacom o sucesso do tratamento. Conclusão: A taxa de sucesso do tratamento convencional associado ao treinamento por biofeedback foi maior que a do tratamento convencional com seis meses de seguimento, porém, este resultado não se manteve após 12 meses deseguimento. Ocorreu melhora clínica e dos parâmetros manométricos no grupo do biofeedback que deve ser considerado como um recurso a mais no tratamento da dissinergia do assoalho pélvico.
2019-08-12T21:02:08Z
Alice Santiago Barreto
A fundação do corpo político no pensamento de Hannah Arendt
O tema central desta pesquisa é a fundação do corpo político no pensamento de Hannah Arendt. Nossas análises partem da hipótese de que só podemos admitir o tema da fundação do corpo político no pensamento de Arendt se formos capazes de explicitar: a categoria da natalidade como potencialidade política; o sentido da Revolução como fundação que assegura o surgimento de um novo corpo político e a criação das Constituições como um momento de enraizamento da fundação do corpo político na História. Num primeiro momento, a démarche argumentativa examina a reflexão de Hannah Arendt sobre apotencialidade política da categoria da natalidade. A autora transporta o conceito agostiniano de natalidade para a construção de uma filosofia política. Num segundo nossas análises apontam os aspectos da abordagem arendtiana sobre o sentido da Revolução realçando suassigularidades, bem como o seu papel de fundação na modernidade. Num terceiro demonstramos como se processa a fundação do corpo político, no âmbito da experiência das Revoluções Americana e Francesa no que se refere ao recurso à tradição e às diferenças esemelhanças inerentes ao processo de fundação do corpo político. Finalmente, considera a visão de Hannah Arendt sobre a possibilidade de um novo modelo de corpo político e como a criação das Constituições se estabelece como o enraizamento da fundação do corpo político na História.
O pequi nas feiras livres do alto jequitinhonha
Outra Agência
2022-04-18T14:21:26Z
Danilo Lâmego Marinhoborges Aureo Eduardo Magalhães Ribeiro Erick Jose de Paula Simão Maria Sirlene da Cruz
Leite criôlo: da rede modernista nacional à memória monumental do modernismo
O presente trabalho investiga, sob ângulos variados, o periódico modernista brasileiro 'leite criôlo', publicado em Belo Horizonte ao longo do ano de 1929 e dirigido por João Dornas Filho, Aquiles Vivacqua e Guilhermino César. O relativo esquecimento ao qual foi relegado é abordado a partir da noção de 'memória monumental do modernismo'. A sua inserção no meio modernista dos anos 1920, descrito aqui como 'rede modernista nacional', é explorada tanto pela via da crítica biográfica quanto pela comparação com a obras-chave do modernismo daquele momento. Por fim, a face programática do periódico é relacionada com múltiplas leituras das relações entre nacionalidade, raça, cultura e primitivismo presentes naquele contexto, concebidas a partir do conceito clássico de transculturação narrativa.
2019-08-14T14:33:32Z
Miguel de Avila Duarte
Taxa de gestação em éguas inseminadas com sêmen resfriado de jumentos, utilizando diluidor à base de leite UHT desnatado: gema de ovo com duas concentrações de glicose
O presente estudo foi conduzido na fazenda Bálsamo, localizada no município de Luz, Minas Gerais, entre os meses de outubro de 2011 e maio de 2012. Objetivou-se, com este experimento, avaliar: a) o efeito de dois diluidores à base de leite desnatado UHT - gema de ovo e diferentes concentrações de glicose (D1 e D2) na preservação das características físicas do sêmen e fertilidade de éguas inseminadas com sêmen asinino diluído e resfriado a 5ºC; b) a resposta das células espermáticas de diferentes reprodutores asininos frente ao resfriamento, com base nas características físicas do sêmen e fertilidade das éguas inseminadas e c) o efeito da idade das éguas, da categoria reprodutiva, do intervalo IA-ovulação e do número de inseminações artificiais realizadas por ciclo sobre a fertilidade de éguas inseminadas com sêmen asinino diluído e resfriado. Para tal, foram utilizados 171 ciclos de 122 éguas sem raça definida, distribuídas, uniformemente, em dois tratamentos (TI e TII). Como doadores de sêmen foram utilizados três jumentos da raça Pêga. Após a coleta, o sêmen foi diluído em dois diferentes diluidores e utilizado para as inseminações dentro de 14,56±0,06 horas após a coleta do sêmen, ou após 14,13±0,06 horas do início do resfriamento. As éguas foram inseminadas às segundas, quartas e sextas-feiras, após a detecção de um folículo de 3,0 cm de diâmetro em um dos ovários, até a ovulação. Para diagnóstico de gestação foram realizadas ultrassonografias a partir do 11º dia após a ovulação. As taxas de concepção por ciclo não diferiram (p>0,05) entre os diluidores, sendo de 67,90% para o D1 e 55,56% para o D2. Os jumentos diferiram (p<0,05) entre si, quanto às características seminais, embora não tenham influenciado (p>0,05) a fertilidade das éguas inseminadas. A motilidade espermática se manteve acima de 70% e o vigor acima de 3 após o período de armazenamento do sêmen resfriado para os três jumentos utilizados em ambos os diluidores. A idade das éguas (2,5 a 5, 6 a 10, 11 a 14 e maior ou igual a 15 anos), a categoria reprodutiva (potra, égua solteira, égua parida e égua no cio do potro), o intervalo IA-ovulação (24P, 48P, 48PP e 72PP) e o número de inseminações por ciclo (1, 2 e 3 ou mais IAs) não exerceram influência (p>0,05) sobre a fertilidade de éguas inseminadas com sêmen asinino diluído e resfriado a 5ºC por até 14,56±0,06 horas após a coleta do sêmen. Considerando-se os resultados deste experimento, os protocolos testados podem ser recomendados para utilização comercial.
2019-08-10T22:22:09Z
Nicole Melo de Araujo Rocha
Receptores C-ERBB-1 (EGFR) e C-ERBB-2 (HER-2) em carcinoma de células escamosas de Boca
O carcinoma de células escamosas de boca (CCEB) é a neoplasia maligna mais frequente da região bucomaxilofacial. Receptores c-erbB e seus ligantes estão envolvidos na patogênese e progressão do CCEB, entretanto, estudos detalhados que avaliem a expressão destas proteínas em relação ao comportamento tumoral não foram ainda adequadamente explorados. O objetivo deste estudo foi avaliar o papel dos receptores EGFR e Her-2 no CCEB e sua associação com MMP-2/-9, VEGF-A/-C e EGF. Foram mensurados níveis salivares de EGFR, Her-2 e EGF em indivíduos com CCEB, antes e após o tratamento cirúrgico, comparando-se a indivíduos clinicamente saudáveis. Os dados foram analisados nos softwares SPSS 17.0 e GraphPad Prism 5, adotando-se nível de significância p < 0,05. A amostra total compreendeu 72 casos de CCEB em que foi investigada a expressão imunoistoquímica de EGFR, Her-2, VEGF-A/-C, MMP-2/-9 e EGF, sendo realizadas a técnica de CISH para amplificação gênica de EGFR em 50 casos e dosagem por ELISA dos níveis salivares de EGFR, Her-2 e EGF em 46 casos e 46 controles. Observou-se positividade para EGFR e Her-2 em 43 (59,7%) e 1 (1,4%) casos de CCEB respectivamente. Observou-se associação entre a imunoexpressão para VEGF-C e para EGF (p < 0,05). Não houve associação entre a imunoexpressão das proteínas estudadas e dados clinicopatológicos como idade, sexo, hábitos tabagista e etilista do indivíduo, tamanho, envolvimento linfonodal e localização da neoplasia. Observou-se amplificação em 3 (6%) casos de CCEB, estando a maioria (94%) das lesões não amplificada para EGFR. EGFR e Her-2 apresentaram níveis salivares elevados após a remoção cirúrgica quando comparados ao CCEB e controle, enquanto níveis salivares de EGF foram baixos no CCEB em relação ao controle (p < 0,05). Ainda que positivo em 59,7% dos casos avaliados, EGFR não apresentou associação com VEGF, MMPs, níveis salivares ou amplificação gênica. Her-2 não apresentou expressão significativa em CCEB. Por outro lado, baixos níveis de EGF na saliva parecem relacionar-se à presença do carcinoma de células escamosas de boca.
2019-08-09T17:06:40Z
Vanessa de Fatima Bernardes
Métodos de dosimetria de superfícies aplicados ao controle de qualidade e investigação de dose na pele em tratamentos de Radioterapia
Este trabalho se desenvolveu em torno da temática da medição de doses superciais em Radioterapia. Neste ponto, fez-se necessário lidar com a desaante região de desequilíbrio eletrônico para a precisa obtenção de informações dosimétricas nas superfícies. Foi estabelecida a realização de dois trabalhos que contemplaram a dosimetria supercial pretendida. O primeiro trabalho buscou avaliar as doses superciais em tratamentos por radioterapia conformada, investigando o aumento de dose na pele como consequência do uso de imobilizadores termoplásticos de cabeça e pescoço. Para o estudo foram utilizados dosímetros termoluminescentes TLD-100, lmes radiocrômicos EBT-3 e simulações computacionais baseadas em algoritmos analíticos e estocásticos. O trabalho desenvolveu uma metodologia metrológica criteriosa, comparando os sistemas dosimétricos, comparando diferentes tipos de imobilizadores comerciais e confrontando diferentes métodos computacionais de cálculo de dose. Os resultados exibiram um signicativo aumento de dose supercial provocado pela utilização de imobilizadores. Além disso, houve concordância dos diferentes sistemas dosimétricos nas medidas das doses superciais no simulador sem máscara. Foi estudada a relação entre a área dos orifícios das máscaras e a área total das máscaras na alteração da magnitude de supercialização da dose. Finalmente, foi possível discutir a implementação de correções e considerações dosimétricas nos resultados oferecidos pelos algoritmos computacionais na superfície de volumes tratados por Radioterapia. O segundo trabalho voltou-separa o controle de qualidade na Radioterapia de Corpo Inteiro. Tendo como baliza a necessidade da execução de tratamentos com alto grau de homogeneidade de dose e precisão, a utilização de dosimetria in-vivo com TLDs foi uma importante alternativa para vericar a qualidade do tratamento, permitindo a adoção de alterações caso necessário. A escolha das posições de inserção dos TLD-100 sobre a pele baseou-se na intenção de abarcar de forma integral todas as regiões anatômicas da paciente, incluindo àquelas de menor espessura e aquelas de menor densidade eletrônica. A metodologia incluiu correções propostas para reduzir o erro causado por fatores de inuência conhecidos. Os resultados corroboraram com os critérios mínimos para a qualidade terapêutica da TBI, estabelecendo a dosimetria termoluminescente como opção segura para o controle de qualidade destes tratamentos
Análise da abordagem CTS nas questões da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias nas questões do ENEM 2014
O presente estudo tem como objetivo principal analisar a inferência da abordagem CTS nas questões, dos conteúdos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ano de 2014. A fim de contextualizar e justificar o objeto de pesquisa, além de nos proporcionar bases teóricas para a análise dos dados utilizamos como referenciais teóricos autores como Krasilchik (1988) sobre a evolução dos currículos de ciências embasadas nas transformações sociais; Fagundes & Saurwein (2011), Lima & Castro (2006), Mascio (2009) e Ricardo & Zylbersztajn (2008) sobre a abordagem CTS no ENEM e na formação para o trabalho e ; Santos & Mortimer (2002) e Sobrinho & Santos (2014) sobre importância do ensino de Ciências desenvolvimento da sociedade. A metodologia propõe a realizar uma análise qualitativa, por meio de uma análise documental das questões da área de conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM 2014. A análise será pautada pelas características presentes nos enunciados, destacando aquelas onde há contextualização e situação-problema dentro das habilidades e competências presentes na Matriz de Referência do MEC. O referencial metodológico adotado é proposto é inspirado no trabalho de Ferreira (2011). A análise dos dados nos permite inferir que o exame do ENEM, do ano de 2014, traz uma nova forma de avaliar os alunos com base na abordagem CTS paramentado nos documentos oficiais, LDB e PCN, e nas matrizes curriculares do ensino médio que buscam o aprimoramento do currículo em prol da formação humanizada do cidadão.
2019-08-13T05:48:01Z
Michele Eduardo Freitas
Os espaços de memória e a morte como imagem em Cien años de soledad, de Gabriel García Márquez
Os 'espaços de memória e a morte como imagem' em 'Cien años de soledad' são o tema desta tese, que busca compreender como é representada a memória individual e a coletiva no principal romance do escritor colombiano Gabriel García Márquez, além de problematizar uma concepção que traz a morte como potência visual, naquilo que apresenta de possibilidades para se refletir sobre algumas das questões cruciais da América Latina no século XX no contexto de transição para a modernidade. Tais temáticas se fundamentam no fato de que García Márquez soube transpor para sua literatura importantes fatos históricos da Colômbia e, por extensão, de todo o continente latino-americano, valendo-se da recuperação de um vigoroso passado familiar. Soube, mesmo tempo, elaborar uma ficção que apresenta uma sólida condição artística e de posicionamento intelectual, que se expande para além do âmbito das literaturas de língua espanhola. No que diz respeito ao tema da morte, muito mais que imagens de terror e de denúncia, o escritor logrou potencializar a 'imagem literária' (na acepção de Bachelard) por meio do uso da alegoria (no sentido benjaminiano), do exagero (de linhagem bakhtiniana) e de recursos estéticos que evidenciam diferentes níveis de uma realidade que no romance potencia seus aspectos objetivo e imaginário - conforme concepção de Vargas Llosa. Nesse sentido, 'Cien años de soledad', em diálogo com algumas obras anteriores e posteriores de García Márquez, se afigura como um romance que, em um só espaço narrativo, reúne aspectos distintos, porém comunicáveis, de uma matéria que simultaneamente abarca o local e o universal, o popular e o erudito, o lendário/o mítico e o factual, o profano/grotesco e o sagrado, entre outras várias facetas constituintes da própria condição humana. Partindo desses aspectos, a tese busca analisar as diversas estratégias textuais que evidenciam a multiplicidade das imagens e seus modos de significação no interior da narrativa, tomando a memória e a morte, que são temas recorrentes em vários livros de Gabriel García Márquez, como pontos de articulação com a própria noção de 'imagem literária'.
Efeito do fulerol nas alterações inflamatórias associadas à mucosite e isquemia e reperfusão intestinal em camundongos
A incidência de inflamação intestinal aumentou nas últimas décadas, principalmente nos países ocidentais. Vários estímulos podem levar a esse processo, no entanto, a inflamação resultante, quase sempre, converge para uma via final comum, na qual há resposta excessiva de célula T, infiltrado de neutrófilos e aumento da produção de citocinas e ROS. Visto que ROS participam da cascata inflamatória intestinal, grande atenção tem sido dada ao uso de compostos antioxidantes como forma de controlar a inflamação intestinal. Nesse contexto, analisamos como estratégia terapêutica, o fulerol, um nanocomposto com propriedades antioxidantes, em dois modelos: a mucosite induzida por Irinotecano e a isquemia e reperfusão intestinal (IRI) induzida por oclusão da artéria mesentérica superior. A mucosite é uma reação tóxica associada ao uso de quimioterápicos e é caracterizada por intenso processo inflamatório. Já a isquemia intestinal é uma emergência abdominal grave e a reperfusão sanguínea é a opção terapêutica necessária para restaurar as funções intestinais após isquemia. No entanto a reperfusão resulta em uma intensa resposta inflamatória. O fulerol protegeu contra neutropenia, atenuou a perda de peso e o encurtamento do intestino e diminuiu as lesões teciduais no modelo de mucosite. Essa melhora foi associada a um menor influxo de neutrófilos e eosinófilos, manutenção nos níveis de GSH e catalase e menor produção de IL-1. Já no modelo de IRI, o fulerol diminuiu o número de neutrófilos tanto no sangue quanto no intestino, diminuiu a permeabilidade vascular e as lesões teciduais e retardou a mortalidade. Essa melhora foi associada à menor concentração de CXCL-1 e, consequentemente, ao menor influxo de neutrófilos, que resultou em um processo inflamatório menos intenso com diminuição de citocinas pró-inflamatória, especialmente TNF-. Esses resultados nos permite concluir que o fulerol possui ação anti-inflamatória nos modelos de mucosite e IRI.
2019-08-09T18:16:13Z
Raquel Duque do Nascimento
A produção de edifícios diante dos novos paradigmas informacionais e da tecnologia BIM com a contribuição da gestão e organização do conhecimento
As atividades de Arquitetura e Engenharia se caracterizam por sua natureza essencialmente propositiva. Esses profissionais passam grande parte de seu tempo em atividades que contêm tomada de decisão e objetivam a transformação de uma realidade através de um plano e construção: a produção de um edifício. A tomada de decisão é uma etapa seguinte à criação de significados e à construção do conhecimento. Para cada tomada de decisão é necessária a geração de conhecimento. Assim, na produção de um edifício, o trabalho com o conhecimento é uma característica inerente. Mais recentemente, essa atividade passou a ter um novo paradigma que envolve três pontos: a introdução de nova tecnologia da Internet das Coisas; a mudança na configuração do trabalho para um arranjo colaborativo e simultâneo; e a introdução de novos instrumentos de criação, representação e documentação do edifício ou Modelagem da Informação da Construção. Como objetos do presente trabalho estão os novos paradigmas da Arquitetura e da produção do edifício, a disseminação da Gestão e Organização do Conhecimento nas diversas áreas de atividade humana e os novos desafios da educação formal em Arquitetura e Engenharia. O problema de pesquisa foi: como melhorar a produção de edifícios diante dos novos paradigmas informacionais, que envolvem Modelagem de Informação da Construção (BIM), projeto colaborativo e simultâneo, internet das coisas, edifícios inteligentes e cidades inteligentes, com a contribuição da Gestão e Organização do Conhecimento? O objetivo geral foi propor diretrizes para produção de edifícios, considerando seu novo paradigma como fenômeno informacional, no contexto da Arquitetura, Engenharia e Construção. Os objetivos específicos foram: descrever e caracterizar novos paradigmas da Arquitetura e da produção do edifício e as especificidades da representação espacial; reunir e discutir os fundamentos teóricos e metodológicos sobre a Gestão e Organização do Conhecimento, notadamente a colaboração e as ontologias, aplicáveis ao domínio; comparar e desenvolver as relações entre as necessidades apresentadas pelos paradigmas da produção de edifícios e a Gestão e Organização do Conhecimento. A justificativa para a realização desta pesquisa está na necessidade de reunir estudos sobre as teorias e metodologias de Gestão e Organização do Conhecimento que contribuam com o seu desenvolvimento e atendam às necessidades recentes da produção de edifícios. Quanto à natureza, a pesquisa foi classificada como pesquisa aplicada, quanto à abordagem do problema como pesquisa qualitativa, quanto aos objetivos como pesquisa exploratória. O presente trabalho é um estudo panorâmico sobre aspectos da Ciência da Informação e da Arquitetura e Engenharia. Os referenciais teóricos foram a Gestão da Informação e do Conhecimento, Colaboração, Sistemas de Organização do Conhecimento, Ontologia, Projeto Auxiliado por Computador, Modelagem da Informação da Construção, Projeto Simultâneo, Sustentabilidade, Internet das Coisas, Edifício Inteligente, Cidades Inteligentes, Vida Inteligente. Como resultado foram elaboradas e discutidas as relações entre as questões apresentadas pelos paradigmas da produção de edifícios e a Gestão e Organização do Conhecimento, e apresentadas diretrizes comportamentais e procedurais para produção de edifícios, considerando seu novo paradigma, como fenômeno informacional. Espera-se com este trabalho contribuir com a melhoria da produção de edifícios e com o fortalecimento das relações entre as áreas, em prol de benefícios mútuos, motivados sempre pela sustentabilidade e preservação do planeta e da vida.