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DAS “ESCOLINHAS DE FAVORES” À “ESCOLA DE DIREITO”: A EDUCAÇÃO NO/ DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE GOIÁS/From the "little school of favors" to "school right ": the rural education in the municipality of Goiás

Os propósitos da Educação do Campo nasceram junto com a luta pela terra, em decorrência do processo constitutivo da sociedade brasileira, que, tradicionalmente, negligencia as populações do campo. Este trabalho objetivou analisar a inter-relação entre a busca pela terra e pelo direito à educação na trajetória dos 30 anos de “Reforma Agrária” no município de Goiás e refletir sobre a transição da “escola de favor” para a “escola de direito”. Foram realizados estudos bibliográficos, documentais e entrevistas sobre a educação no/do campo no município de Goiás. A luta pela terra e pela educação do campo nesse município iniciou-se em 1985. Naquele contexto, havia, no campo, apenas escolas multisseriadas, vistas como dádivas à classe camponesa. Já em 2015, o município de Goiás possuía 23 Projetos de Assentamentos, com 722 famílias que lutam pela educação e permanência no campo. A pesquisa demonstra que a mobilização pela Reforma Agrária trouxe, às famílias camponesas, a consciência de direitos sociais. Ademais, o direito à educação vem sendo exigido e conquistado, no entanto, ainda necessita avançar em seus aspectos estruturais e pedagógicos. O artigo resulta de pesquisa realizada junto ao programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Universidade Federal de Goiás, no período de 2014 a 2016.

Year

2018

Creators

Moreira, Dorcelina Aparecida

LAS NUEVAS ZONAS ECONÓMICAS ESPECIALES EN MÉXICO: DESPOJO AGRARIO Y RESISTENCIA CAMPESINA/As novas Zonas Econômicas Especiais no México: despossessão agrária e resistência camponesa

En el año 2016 el gobierno mexicano anuncio la puesta en marcha de Zonas Económicas Especiales (ZEE) cuyos efectos de ultraliberalización económica dejarán sentirse sobre amplios territorios dominados por la dinámica campesina y la vida indígena. Todo ese proceso se impulsa para introducir zonas de acumulación intensiva del capitalismo global, que pretenden hacer uso de las grandes facilidades gubernamentales pero también de la amplía disposición de mano de obra indígena y de los estratégicos recursos naturales depositados en los espacios agrarios. A partir de una mayor explotación del trabajo y el despojo agrario. Frente a este proceso de desposesión y lucro, la resistencia campesina e indígena camina en México defendiendo la propiedad social de la tierra, el territorio, la vida y la ecología. En Chiapas, Oaxaca, Guerrero y Michoacán estas re-existencias plantean no sólo un movimiento defensivo sino anuncian nuevas practicas y relaciones sociales hacia el futuro.

Year

2017

Creators

Avila, Agustin Avila Romero, Leon Enrique

Capa

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Folha de rosto

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Expediente

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Sumário

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Apresentação

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Year

2017

Creators

Coca, Estevan Leopoldo de Freitas

Compêndio de autores

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Compêndio de edições

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ASSENTAMENTOS RURAIS E AS MODIFICAÇÕES SOCIOECONÔMICAS NO MUNICÍPIO DE RIO BONITO DO IGUAÇU/ Rural settlements and socioeconomic changes in the municipality of Rio Bonito do Iguaçu/ Asentamientos rurales y las modificaciones socioeconómicas en el municipio de Rio Bonito do Iguaçu

Diante do debate e experiências referentes a reforma agrária, existe um vasto campo para pesquisa de lacunas ainda existentes. O impacto socioeconômico dos assentamentos se configura como uma dessas lacunas. No Paraná, mais precisamente no município de Rio Bonito do Iguaçu, foram implantados dois assentamentos rurais no período de 1997/1998, os quais reúnem, aproximadamente, 1.530 famílias assentadas. Assim definiu-se como objetivo deste estudo identificar a evolução dos indicadores socioeconômicos de Rio Bonito do Iguaçu, em decorrência da instalação dos assentamentos “Marcos Freire” e “Ireno Alves dos Santos”. A metodologia utilizada para avaliar os impactos consiste no estudo de caso sobre o município de Rio Bonito do Iguaçu, através de dados secundários referentes a alguns indicadores socioeconômicos. Analisando a produção agropecuária e os índices de renda, desigualdade e pobreza, observa-se que os assentamentos proporcionaram uma modificação produtiva no município, intervindo diretamente na realidade socioeconômica local. Desta forma, conclui-se que a implementação destes dois assentamentos permitiu a alteração não só da estrutura fundiária neste território, mas, também, a transformação da estrutura produtiva e da realidade socioeconômica do município de Rio Bonito do Iguaçu.

Year

2018

Creators

Santos, Cristina Sturmer dos Krajevski, Luis Claudio

O CAMPO MOÇAMBICANO NO SÉCULO XXI: DILEMAS E PERSPECTIVAS DO CAMPESINATO FRENTE ÀS GRANDES CORPORAÇÕES DO AGRONEGÓCIO/ The rural areas of Mozambique in the 21 st. century: Dilemmas and perspectives of the peasantry through agro-indistrial companies/ El campo mozambiqueño en el siglo XXI: dilemas y perspectivas del campesinado frente a las grandes corporaciones agroindustriales

O texto discute a atual geopolítica mundial da questão agrária que marca a corrida por terras agrícolas em Moçambique para a produção de commodities para exportação. Embora, observemos nos discursos que levam a territorialização destas corporações em Moçambique, questões sociais, de serem elas, a solução da fome, da miséria e do desemprego, mas, mais do que solucioná-los, estão a recriar outros, difícil de solucionar ou remediar, como por exemplo, a expropriação e a usurpação de terras comunitárias sem, no entanto, deixar de lado os conflitos socioambientais. Além da destruição do campesinato, a territorialização do capital representa uma ameaça à soberania, tanto territorial, como alimentar, na medida em que são firmas orientadas apenas para a produção de commodities. O ProSAVANA, é apenas o exemplo disto, e a ele, adiciona-se o risco relacionado com o aprofundamento da insegurança alimentar e da miséria no Corredor de Nacala.

Year

2017

Creators

Catsossa, Lucas Anastácio

O PAPEL DA AGRICULTURA ENTRE AS FAMÍLIAS PLURIATIVAS ASSENTADAS EM REGIÃO METROPOLITANA: O CASO DO ASSENTAMENTO MILTON SANTOS EM AMERICANA E COSMÓPOLIS/SP/ The role of agriculture among pluriactive families settled around on metropolitan region: the case of the Milton Santos settlement in Americana and Cosmópolis/SP/ El papel de la agricultura entre las familias pluriactivas asentadas en zona metropolitana: el caso del asentamiento Milton Santos en Americana y Cosmópolis/SP

  A partir da década de 2000, o Estado brasileiro criou assentamentos denominados Projetos de Desenvolvimento Sustentável (PDS). No estado de São Paulo, estes PDS estão em grande parte localizados em regiões metropolitanas. Neste contexto, buscamos examinar o papel da agricultura na estratégia de vida das famílias pluriativas do assentamento periurbano Milton Santos. Para tal intuito, levantamos elementos de contextualização do assentamento, de caracterização das famílias pluriativas, de suas estratégias e de suas práticas agrícolas, além de considerarmos indicadores de renda familiar. Constatamos que a atividade agrícola desempenha papel multifuncional, possibilitando notadamente aos assentados com poucas chances de inserção no mercado de trabalho a realização de atividades produtivas geradoras de renda, contribuindo para uma perspectiva de desenvolvimento sustentável. Palavras chaves: Projeto de Desenvolvimento Sustentável, assentamentos periurbanos, pluriatividade, reforma agrária, multifuncionalidade da agricultura.

Year

2018

Creators

De Gaspari, Luciane Cristina Khatounian, Carlos Armênio Moruzzi Marques, Paulo Eduardo

ASSOCIAÇÕES AGRÍCOLAS E DESENVOLVIMENTO LOCAL EM MOÇAMBIQUE: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA ASSOCIAÇÃO LIVRE DE MAHUBO/ Agricultural associations and local development in Mozambique: perspectives and challenges of the Association Livre de Mahubo/ Asociaciones agrícolas y desarrollo local en Mozambique: perspectivas y desafíos de la Asociación Libre de Mahubo

O presente artigo busca compreender o processo de organização da Associação Agrícola Livre de Mahubo, no Distrito de Boane, em Moçambique, e como ela contribui para o desenvolvimento da comunidade. Além da revisão bibliográfica e documental, foi feita a pesquisa do campo, na qual foram aplicados questionários e entrevistas em uma amostra de 75% dos associados e do pessoal administrativo. Constatam-se como fatores preponderantes para a análise do desenvolvimento: a ausência dos gestores de políticas públicas atuantes na localidade, a dependência em relação a organizações não governamentais que trabalham na região, a crença na autoridade tradicional local e a importância das práticas como mutirões e financiamentos coletivos. Os produtores agrícolas são favoráveis à associação, mas há uma percepção de que a atuação da organização se restringe enquanto possibilidade de garantir o acesso a terra. Avalia-se que sua atuação poderia ser potencializada, por meio de ações para o aumento da autonomia dos associados e com base em princípios do desenvolvimento endógeno.

Year

2017

Creators

Libombo, Sergio Elias Ferrante, Vera Lucia Silveira Botta Duval, Henrique Carmona Lorenzo, Helena Carvalho De

A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO AMAPÁ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS/ The Countryside Education Degree in the State of Amapá: current challenges and perspectives/ L'éducation rurale Diplôme en état Amapá: défis et enjeux actuels

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) ofertado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É uma abordagem qualitativa, cuja metodologia constou da análise de documentos tais como, os editais, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a pesquisa de campo com a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas direcionadas aos acadêmicos, docentes e coordenador do curso, a fim de discutir os impactos dessa política educacional na formação dos sujeitos do campo no Estado do Amapá. A análise dos dados revelou, que a LEDOC é um desafio para a Unifap, uma vez que rompe com o modelo tradicional das licenciaturas mantidas pela instituição, assim como é um grande avanço das políticas públicas de educação voltadas para atender os povos do campo. 

Year

2018

Creators

Pereira da Costa, Heliadora Georgete Mayer Lomba, Roni

LUTA PELA TERRA EM MIRANDÓPOLIS (SP): TRAJETÓRIA DO ACAMPAMENTO NOVA ESPERANÇA/Struggle for land in Mirandópolis, State of São Paulo: trajectory of Camp Nova Esperança

A ocupação de terras no Brasil, tem sido um importante instrumento no processo de luta pela terra, pela reforma agrária e formação dos assentamentos, logo possibilitando ao campesinato se apropriar de uma fração do território capitalista. Nesse sentido, reconhecendo a ocupação por terras como estratégia fundamental para a formação dos Projetos de Assentamentos e, consequentemente a recriação do campesinato, o trabalho tem como objetivo analisar a formação do Acampamento Nova Esperança, este, espaço de luta fundamental na formação do Assentamento Primavera II, situado no município de Mirandópolis (SP). Em específico, analisamos a trajetória e memórias do assentados, assim enfatizando as dificuldades vivenciadas sob a lona preta. Teoricamente, o trabalho pauta-se em autores que se debruçam ao estudar a questão agrária ainda não resolvida no Brasil, e o campesinato como classe que nasce e se reproduz a partir das contradições do desenvolvimento capitalista. Além da analise bibliográfica, utilizamos como caminho metodológico a pesquisa de campo, tendo como principal instrumento as entrevistas. 

Year

2017

Creators

da Silva Arlindo, Marco Aurélio Almeida, Rosemeire Aparecida de

JUVENTUDES CAMPONESAS: PROTAGONIZANDO ESPERANÇAS, EMANCIPANDO SUJEITOS/Peasant youth: leading hopes, emancipating subjects/Juventudes campesinas: protagonizando esperanzas, emancipando sujetos

O objetivo do trabalho foi elucidar questões inerentes ao protagonismo e percepções dos jovens camponeses nos processos de desenvolvimento rural. Trata-se de um estudo a partir da observação participante junto às atividades da 1ª turma do Residência Agrária Jovem, acontecido como parte do projeto intitulado ‘’Juventude Rural: fortalecendo a inclusão produtiva na Zona da Mata e Brejo Paraibano’’ do PRONERA/UFPB/CNPq. O processo de aprendizagem do projeto foi realizado pela metodologia em alternância. Notou-se que o curso fez com que os estudantes enxergassem a força, potencial e coragem que tinham e que antes estava resguardada. O curso contribuiu não só com questões mais íntimas, mas também em relação aos discentes terem um maior conhecimento sobre reforma agrária, agroecologia, agricultura orgânica, elaboração de trabalhos, projetos e outras questões teóricas e práticas. O residência agrária jovem fez com que as juventudes se permitissem auto conhecerem, melhorando a visão política dos mesmos, otimizando a inserção da dimensão ecológica e técnico-econômica no processo produtivo local, e fazendo com que a dimensão social se entrelace em suas vidas para que possam ter melhor qualidade de vida e contribuam com a soberania alimentar.

Year

2018

Creators

Araujo, Alexandre Eduardo de Melo, Luana Fernandes de Silva, Luana Patrícia Costa

Capa

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Apresentação

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Year

2017

Creators

Buscioli, Lara Dalperio Pereira, Lorena Izá Cardoso, Messias Alessandro Rosa, Paulo Roberto

ESTRANGEIRIZAÇÃO DA TERRA: (DES) CONSTRUINDO UMA DEFINIÇÃO A PARTIR DA GEOGRAFIA/ Land foreignization: (de) constructing a definition from the Geography/ Extranjerización de la tierra: (de) construcción de una definición desde la Geografía

Apesar de ser um processo antigo, a apropriação de terras por estrangeiros, aqui chamada por estrangeirização da terra, apresenta um novo ciclo desde o início do século XXI. Esta nova guinada na estrangeirização da terra promove um intenso debate em torno do referido processo. Emerge uma série de definições, elementos, impactos e possíveis causas da estrangeirização da terra oriundas de pesquisadores acadêmicos, instituições multilaterais, governos, empresas, movimentos sociais e organizações não governamentais, muitas vezes divergentes entre si, sem consenso algum. No Brasil, o debate sobre a estrangeirização da terra, apesar de ter se intensificado nos últimos anos, ainda é bastante restrito. Assim, o nosso objetivo é propor um definição de estrangeirização da terra a partir da ciência geográfica através do debate paradigmático.

Year

2017

Creators

Iza Pereira, Lorena

Compêndio de autores

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