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O LUGAR DA COGNIÇÃO (OU DA LEITURA?) E O PAPEL DO CÉREBRO (OU DO LEITOR?): REFLEXÕES EM SALA DE AULA

Neste artigo, faço um balanço crítico das discussões e reflexões surgidas durante a disciplina “Aspectos metacognitivos e sociocognitivos da leitura e da escrita”, ministrada no segundo semestre de 2015, no contexto do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) no campus de Itabaiana da Universidade Federal de Sergipe. Os questionamentos surgidos em sala de aula proporcionaram um debate fecundo sobre as relações entre educação e conhecimento humano, às expensas, talvez, do fiel cumprimento de nosso plano de curso. Duas questões em particular – o papel do cérebro nos processos de aprendizagem e leitura e a definição de cognição – geraram a maioria das discussões, que procuro, neste artigo, reproduzir e comentar. Ainda que os debates tenham tido um caráter coletivo, envolvendo toda a classe, o modo que escolhi para abordá-los e as opiniões e argumentos desenvolvidos no presente texto são de minha inteira responsabilidade.

ESTUDO SOCIOTERMINOLÓGICO DA VARIAÇÃO/MUDANÇA EM MANUSCRITOS MILITARES DOS SÉCULOS XVIII E XIX

Este artigo apresenta uma pesquisa de cunho variacionista da linguagem de especialidade militar. Os corpora são dois manuais manuscritos, setecentista e oitocentista- respectivamente, de tática de infantaria. Nosso objetivo principal consistiu em analisar as variantes coocorrentes de registro do campo nocional acessórios de recursos humanos, com base no aporte teórico da socioterminologia (FAULSTICH, 2001) em diálogo com a sociolinguística variacionista (LABOV, 2008; ECKERT, 2004). A partir do tratamento quantitativo e qualitativo dos dados, explicamos as diferenças de frequência dos termos a partir da noção de estilo e da visão socioterminológica de viés tipológico-funcional da linguagem de especialidade militar.

Year

2016

Creators

Marengo, Sandro Marcío Drumond Alves Cambraia, César Nardelli

Apresentação

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Year

2016

Creators

Chamorro, Antonio Chicharro Ramalho, Christina

SISTEMA LITERÁRIO E CAMPO DE PRODUÇÃO CULTURAL: OS ENTORNOS DE CANDIDO E BOURDIEU

O objetivo do presente trabalho é tecer comparações entre o “sistema literário”, de A. Candido, e o “campo literário”, de P. Bourdieu, no que diz respeito ao surgimento de ambos os conceitos nos contextos istoriográficos das literaturas brasileira e francesa. Ambas as contribuições conceituais, portanto, guardam ensinamentos internos e externos para uma compreensão de como a História e a Literatura se aproximam e se tocam: em Candido, o “sistema” relaciona-se ao contexto estritamente histórico da segunda metade do século XVIII como um dos “momentos decisivos” na Formação da Literatura Brasileira; em Bourdieu, o “campo” é exposto e ganha sua autonomização na metade do século XIX, segundo As regras da arte. As conclusões deixam claro que apesar de os conceitos se irmanarem, as realidades francesa e brasileira sempre foram (e ainda são) irremediavelmente dissimilares e, por não operarem na mesma faixa, mesmo as suas mais visíveis semelhanças não podem ser totalmente levadas em conta. 

CASA-GRANDE & SENZALA: A ESCRITA LITERÁRIA DO SOCIÓLOGO QUE DISSEMINOU UM MITO NOS ANOS 1930

Argumenta-se a favor da literariedade presente em Casa grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal, uma obra consagrada como um estudo socioantropológico. Questionado pela historiografia, o texto pode ser considerado como a narrativa de um mito. Polemizamos a atribuição à referida obra, de Gilberto Freyre, publicada em 1933, como precursora do enunciado da democracia racial. Trata-se de uma narrativa que engendrou um imaginário e compartilhou do mesmo lugar de memória de cânones literários que lhe foram contemporâneos, modificando o paradigma acerca das alteridades que formam a Nação Brasileira, embora não tenha incluído políticas afirmativas.

Year

2016

Creators

Santos, Camilla Ramos dos Rocha, Marlúcia Mendes da Carvalho, Isaías Francisco de

A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO POLÍTICO FEMININO EM A CANDIDATA DE VERA DUARTE

Expõe-se como a literatura, a partir da experiência humana, foi utilizada pela autora Vera Duarte, como suporte no percurso de construção do espaço público na escrita da protagonista de A candidata (2012), a fim de viabilizar a emancipação desta personagem, que se tornou a primeira mulher candidata à Presidência de seu país, Cabo Verde. Assim, faz-se necessário compreender a discussão da trajetória política de gênero e as implicações que dificultam ações concretas na construção de uma democracia efetivamente paritária. Toma-se como base teórica para realização das discussões no campo literário: Todorov (2014) e Simone C. Gomes (2008) e no campo feminista, pesquisadoras como: Judith Butler (2003), Amélia Valcárcel (2012), entre outras.

Year

2016

Creators

Santiago, Denise Sacramento, Sandra Maria Pereira do

DO JORNAL PARA O ROMANCE: A HISTÓRIA DE UM ASSASSINATO EM O RETRATO, DE ERICO VERISSIMO

O assassinato do senador Pinheiro Machado provocou comoção nacional e foi fartamente explorado pela imprensa de todo o país em 1915. Na contexto histórico de O retrato, segunda parte da trilogia O tempo e o vento, o escritor Erico Verissimo recupera no universo da fictícia cidade de Santa Fé o perfil do político e a repercussão de sua morte. Para produzir um efeito de verdade nos fatos que envolvem o crime, o autor recorre ao conteúdo dos jornais da época, incrementando a narrativa com detalhes reportados pelos jornalistas. Neste artigo analisamos as implicações das notícias de jornal na representação de um evento histórico concreto.

Year

2016

Creators

Alves, Márcio Miranda

TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA

Este ensaio pretende discutir a composição do batuque “Mãe Preta”, de Caco Velho (Mateus Nunes) e Piratini (António Amábile), interpretada como fado português por Amália Rodrigues, a partir de poema de David Mourão-Ferreira, no filme “Les Amants du Tâge”. Método: As discussões tiveram como base os estudos realizados por Carlos Sandroni (2001), Nei Lopes (2003), Maurício Barros de Castro e Alexandre Felipe Fiuza sobre as origens do batuque e do samba.  Trata-se, portanto, de um estudo comparado entre música e poema, passando também pela questão da autoria. Resultados e conclusões do trabalho: A ditadura salazarista impediu interpretações da música brasileira com a temática da escravidão, o que levou à modificação temática do batuque, substituindo o canto de lamento da escrava pelo lamento de despedida de uma mulher que acompanha, da praia, a partida do seu amado, na composição portuguesa.

Year

2016

Creators

Oliva, Osmar Pereira

GILLES DELEUZE E A POTÊNCIA DO PENSAMENTO SUBALTERNO: POR UM ARTE-EDUCADOR MENOR

Trata-se de um mapa das principais noções e operadores da filosofia de Gilles Deleuze, além de uma experimentação teórica articulando alguns desses operadores com a política cultural brasileira contemporânea, inclusive no âmbito da escola. O arte-educador-menor, como um ativista dos signos, é um dos principais resultados e um modo rizomático de situar o filósofo do acontecimento no cerne da cultura subalterna.

Year

2016

Creators

Santos, Osmar Moreira dos

ARQUIVOS E INTERTEXTOS CULTURAIS

Este artigo traz uma proposta comparatista da exploração do conceito de intertexto cultural como uma ferramenta de ampliação da interpretação do texto literário a partir da herança teórica dos Estudos Culturais e Pós-coloniais. O intertexto cultural funciona como uma âncora dos processos ideológicos que o texto carrega. Para este trabalho, a intertextualidade pode ser vista como um diálogo ou como um conflito entre estruturas textuais e extratextuais e pode ser usada como uma ferramenta interpretativa. Nesse processo, o intertexto é portador de um trânsito de sentidos e interferências renováveis aos estudos literários, pois reforça a condição do texto como arquivo histórico e estético. Metodologicamente, desenvolve-se a construção do conceito de intertexto cultural por meio das categorias teóricas: intertextualidade, arquivo e hibridismo, respectivamente, propostos por T. Samoyault, J. Derrida e H. Bhabha.

AUSÊNCIAS E FANTASMAS DA MEMÓRIA EM BAÚ DE OSSOS

Este artigo objetiva examinar histórias de fantasmas compiladas de diferentes relatos por Pedro Nava, em Baú de Ossos (1972). O método consiste na distinção entre elementos folclóricos e históricos nessas narrativas, de acordo com os estudos de Câmara Cascudo, Gilberto Freyre, Linda Degh e outros. O propósito é demonstrar que a origem de algumas histórias locais permanece anônima, enquanto outras descrevem experiências pessoais de protagonistas e testemunhas reais. A análise sugere que a natureza complexa e fragmentária das experiências sobrenaturais narradas não se restringe a um espaço significativamente específico.

Year

2016

Creators

Gabriel, Maria Alice Ribeiro

O FOLHETO DE CORDEL NA CRÍTICA DE MÁRIO DE ANDRADE

O objetivo deste artigo é descrever o possível processo de crítica literária que o escritor modernista Mário de Andrade desenvolveu diante da produção de folhetos de cordel do Nordeste brasileiro e que se revela em sua diversificada produção, envolvendo suas notas marginais e de pesquisa presentes em folhetos de sua coleção particular, suas crônicas, seus artigos, suas cartas e seus manuscritos da Gramatiquinha da fala brasileira, materiais essenciais para sua avaliação.

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS DONZELAS GUERREIRAS DIADORIM E MONJA ALFEREZ

O presente artigo tem por objetivo traçar uma análise do mito da donzela guerreira, em suas manifestações ficcional e real/histórica. Para tanto, a título de exemplo, utilizaremos, no espaço romanesco, a personagem Diadorim, da obra Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, e sob a perspectiva do mundo real apreendido em um dado momento histórico, trabalharemos com a Monja Alferez, de Catalina Erauso.

Year

2016

Creators

Batista, Edilene Ribeiro

Expediente

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Year

2016

Creators

Expediente, Expediente

O PÓS-MODERNISMO E O FANTÁSTICO NA FICÇÃO DE PÉRICLES PRADE

Pretendemos com este artigo tratar dos contos de Péricles Prade, tentando mostrar sua feição pós-moderna, sobretudo, com o investimento do autor no non-sense e no fantástico, como forma de questionar a realidade banal, ao causar o efeito do estranhamento no leitor. Para o desenvolvimento deste tema, discutiremos primeiramente questões teóricas sobre a pós-modernidade, que serão depois aplicadas ao estudo dos contos do autor.

Year

2016

Creators

Teixeira, Eliane de Alcântara

A CONSTRUÇÃO DO ETHOS EM A CASA DOS BUDAS DITOSOS

O romance A Casa dos Budas Ditosos é apresentado aos leitores como sendo a transcrição do depoimento oral de uma libertina sexagenária, identificada apenas pelas iniciais CLB. Ao criar uma gênese ficcional do livro, o escritor João Ubaldo Ribeiro joga com as fronteiras entre ficção e realidade. Ao longo de seu depoimento, a autora ficcional procura projetar uma determinada imagem de si e faz da sua narrativa um tipo de monumento a si mesma, a sua vida e aos ideais que ela encarna. Esse trabalho busca analisar as estratégias argumentativas e os recursos retóricos empregados pela narradora, ao longo do romance, para transmitir essa imagem grandiosa de si mesma. Para a análise da construção do ethos no romance, utilizaremos como base teórica a Retórica de Aristóteles, assim como obras contemporâneas como as de Amossy, Perelman e Olbrechts-Tyteca.

Year

2016

Creators

Silva, Leonardo Alexander do Carmo

DIÁLOGO ENTRE TEORIAS NA ANÁLISE DE “COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE"

Este artigo compreende uma interface entre uma teoria do texto e os estudos literários, respectivamente, a Semiótica Greimasiana e a Crítica Feminista. Nele, analisamos o romance mexicano Como Água para Chocolate, de Laura Esquivel (1989), por meio dessas duas perspectivas teóricas.  Com a Crítica feminista percebemos que a história retrata o embate de duas forças sociais: a independência feminina versus o patriarcalismo. Por sua vez, os estudos de Greimas (1977), Fiorin (2012) e Barros (2005) permitem uma análise estrutural do texto, demonstrando que o romance opõe os valores de liberdade e submissão, e ancora isso em dois actantes: um que representa a mulher simbolizando a busca pela liberdade e outro que representa a repressão. O trabalho demonstra que um diálogo entre teorias distintas, além de possível, é profícuo, contribuindo com o aprofundamento e enriquecimento da análise textual.

Year

2016

Creators

Burlamaque, Fabiane Verardi Crestani, Luciana Maria Barth, Pedro Afonso

REVISÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE GRAMÁTICA: UMA PRÁTICA EFICIENTE

O presente artigo propõe a adoção de fundamentos da linguística como ferramenta útil para contribuir com a melhoria do ensino de gramática na Educação Básica. Para tanto, assumimos uma “abordagem científica das línguas naturais” com base nas concepções teórico-metodológicas apresentadas por Pilati et al. (2011) e Pilati (2014) Partindo dos pressupostos dessa nova abordagem, o artigo apresenta uma sequência didática a ser adotada na Educação Básica: a revisão de textos. Consideramos que a atividade de revisão de textos é uma técnica capaz de levar o aluno a reconhecer o “sistema invisível da língua portuguesa”, ou seja, de auxiliar o aluno no reconhecimento dos padrões da estrutura gramatical da língua, além de contribuir para ativar o senso crítico e linguístico dos alunos, promovendo a criatividade linguística, a independência e a autoconfiança em relação à escrita.

Year

2016

Creators

Pilati, Eloisa Nascimento Silva Sandoval, Alzira Neves Zand, Stefania Caetano Martins de Rezende

THE WOMAN’S PLACE IN LISPECTOR’S AND VERÍSSIMO’S WRITING

Triggered by Robin Lakoff with the text "Language and Woman's Place", we conducted an analysis of short stories by Clarice Lispector and crônicas by Luis Fernando Veríssimo in order to reflect upon the possible existence of sexism in the Portuguese language. We focused on lexical choices in the representation of the characters regarding different gender, seeking to understand how women are linguistically depicted. We verified that Lispector’s instances of nouns/adjectives used for women’s representation were superior to Veríssimo’s, regarding the same gender. A more extensive study of linguistic representation should be carried out to reflect upon patriarchal culture impact on language and if this culture is yet reinforced by language.

Year

2016

Creators

Regis, Halessa Fabiane Funck, Susana Bornéo

MULTILETRAMENTOS E O SUJEITO CRÍTICO

Este trabalho aborda o tema dos multiletramentos no contexto do Ensino Médio. Parte das ideias de Magda Soares, Ângela Kleiman, Guilherme Rios, Roxane Rojo, entre outros. O objetivo é evidenciar como a escola pode preparar os indivíduos para práticas sociais interativas envolvendo níveis elaborados e diferenciados de letramento na construção do sujeito crítico e multiletrado.

Year

2016

Creators

Silva, Gislene Maria Barral Lima Felipe da